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Sefaz-PE adota Sistema Eletrônico de Informações

| Administração

Sistema vai diminuir o uso de papéis e tornar a comunicação oficial mais ágil

A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE) vai aderir na próxima quinta-feira (17/01) ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como forma de padronizar o envio de documentações oficiais no âmbito da secretaria, bem como entre ela e os demais órgãos do Governo de Pernambuco. O SEI possibilitará maior agilidade na circulação de comunicados, além de diminuir o uso de papel por parte dos servidores da Sefaz-PE, uma vez que as documentações serão enviadas, recebidas e validadas eletronicamente.

A adesão ao sistema estava prevista pelo Decreto 45.157/2017 e o treinamento dos servidores da Sefaz-PE  foi realizado entre outubro e dezembro de 2018.  O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), sendo o principal produto relacionado ao Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública dos entes federativos que tem como meta construir uma infraestrutura de processos e documentos administrativos eletrônicos.

O SEI é uma ferramenta online que permite a produção, edição, assinatura e o trâmite de documentos dentro de si mesma, proporcionando a virtualização de processos e documentos, permitindo atuação simultânea de várias unidades ao mesmo tempo em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, e reduzindo o tempo de realização das atividades. Também permite o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, conferindo o acesso somente às unidades envolvidas ou a usuários específicos.

Assuntos: sefaz, sistema eletronico de informacoes, governo de pernambuco
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