Espaço Ciência abriga Simpósio sobre o Rio Capibaribe de quinta a sábado (22 a 24)

| Meio Ambiente

O Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco, abriga, nesta quinta, sexta e sábado (22 a 24), a primeira edição do “Simpósio Capibaribe: uma visão multidisciplinar”. Além de mesas temáticas e apresentações culturais, haverá apresentação oral de trabalhos e sessões de pôster. Como ponto culminante do evento, uma “canoata” percorre o rio, com saída do Marco Zero, às 9h do sábado.

O evento é organizado em parceria pelo Espaço Ciência, Instituto MAPAS, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Regional/PE (SBPC).

Trata-se de um espaço para reunir trabalhos científicos; debater a situação do Capibaribe e convidar os interessados, comunidade científica e sociedade civil, a somar esforços em defesa do rio. É também uma forma de celebrar o Dia do Rio Capibaribe, instituído por Lei Estadual de 2010 em 24 de novembro. Nesta data, mais de trinta barcos, além do barco-escola da Prefeitura do Recife, saem do Marco Zero em percurso pelo Rio Capibaribe.

Em cada um dos barcos, serão realizadas atividades de conscientização para preservação ambiental; e coleta de águas para análise qualitativa. A concentração será às 9h e, realizado o percurso, a canoata retorna ao ponto de partida: o Marco Zero.

SIMPÓSIO - Na quinta e sexta (22 e 23), os debates dividem-se em três mesas temáticas. No primeiro dia de Simpósio, o tema “O Manguezal, a Bacia hidrográfica e o Estuário Capibaribe” será discutido em mesa-redonda conduzida por Maria do Carmo Soares (UFRPE). Participam da mesa Carlos Augusto Schettini (UFPE), Clemente Coelho Júnior (/UPE), Ricardo Braga (UFPE/Presidente da Associação Águas do Nordeste) e Augusto Guimarães (presidente da Colônia de Pesca Z-1).

No dia 23, serão duas mesas temáticas: uma pela manhã e outra pela tarde. Pela manhã, o debate sobre os “Direitos da Natureza e os direitos do Rio Capibaribe” serão conduzidos por Helenilda Cavalcanti (FUNDAJ), com participação de Vanessa Hasson  (UNICAP/MAPAS),  Fernando Porto (UFRPE), Luciana Camargo (Consultora) e Alexandre Sávio Pereira (COBH Capibaribe).

À tarde, a mesa temática “Revitalização da Bacia do Rio Capibaribe” terá como moderador Marcelo Asfora (Dipes/FUNDAJ). Participam do debate Aldo Santos (COMPESA), Anísio Coelho (FIEPE/PE), Eduardo Elvino  (CPRH) e Clênio Torres (APAC).

O evento será ainda um espaço privilegiado para troca de experiências e apresentação de trabalhos científicos, tanto na forma oral quanto em sessões de pôsteres. São mais de trinta trabalhos de estudantes, professores e pesquisadores em diversas áreas do conhecimento relacionadas com o Sistema Estuarino do Rio Capibaribe.

Completam a programação as apresentações culturais. Haverá sarau de poesias; exibição do documentário “Capibaribe: do nascente à foz” e da mostra fotográfica “Capibaribes”, do advogado Canário Caliaris; e exposição “Capibaribe em postais”..

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SIMCAPI:

tabela

Assuntos: espaço ciencia, secti, simposio capibaribe,