meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Capacitação de novos agentes da Funase chega à reta final

| Segurança

agentes 

Grupo de 101 recém-contratados está participando de um curso introdutório antes de atuar nas unidades da instituição

A capacitação dos 496 novos agentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) está entrando na reta final. Nesta semana, mais 101 recém-contratados iniciaram um curso introdutório com 80 horas/aula no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no Recife. Após o término das aulas, previsto para o fim de novembro, esse grupo já poderá atuar em unidades da instituição situadas na Região Metropolitana. Os novos funcionários chegaram à Funase após serem aprovados em uma seleção pública simplificada realizada entre julho e setembro deste ano.

A capacitação introdutória tem 13 módulos e aborda temas como Desenvolvimento Comportamental, Fundamentos Legais da Socioeducação, Ética Profissional e Direitos Humanos, Procedimentos Operacionais, Inteligência, Gerenciamento de Crises, Primeiros Socorros, Procedimentos Correcionais, Defesa Pessoal e o Projeto Político-Pedagógico da Funase. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. Nesta semana, tiveram início as turmas 13, 14, 15 e 16. Mais duas turmas, a 18 e a 19, ainda devem ser formadas para contemplar os últimos convocados em meio aos 496 novos agentes socioeducativos.

É a primeira vez que a formação de agentes da Funase é feita em parceria com o Cefospe, o que, por ocorrer em uma escola pública corporativa, tem assegurado uma qualidade ainda maior dos conteúdos ministrados durante as aulas. A capacitação tem como instrutores e coordenadores funcionários da Funase, escolhidos anteriormente como facilitadores internos da instituição, além de integrantes da Polícia Militar e do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. O curso introdutório é coordenado pela Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas (ATGP) da Diretoria Geral de Gestão do Trabalho e Educação (DGGTE) da Funase.

NOVOS AGENTES – Dos 496 agentes socioeducativos selecionados, 252 devem ser distribuídos nas três novas unidades da Funase: os Cases Pirapama, Recife e Guararapes. Os demais agentes reforçarão os quadros funcionais em unidades já existentes na Região Metropolitana, o que inclui quatro Cases – Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Santa Luzia –, quatro Casas de Semiliberdade (Casem) – Rosarinho, Casa Amarela, Areias e Santa Luzia –, dois Centros de Internação Provisória (Cenip) – Recife e Santa Luzia – e a Unidade de Atendimento Inicial (Uniai).

Imagem: Celso Araújo/SDSCJ
 
 
Assuntos: sds, novos agentes, funase, sjdh, cefospe,
Compartilhe: Link para o post: