Governo do Estado em busca de inovação

| Tecnologia, Administração

ATI

Promovido pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação do Governo de Pernambuco (ATI-PE) e pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), foi realizado nos dias 07 e 08 de novembro, no Cais do Apolo, a primeira edição do Gov In Play - um encontro para discutir inovação no setor público.

A mesa sobre o tema Marco Legal x Inovação Aberta foi mediada pelo Presidente da ATI Romero Guimarães. “Discutimos no Gov In Play como o Marco Legal da Inovação pode viabilizar um novo formato de desenvolvimento e produção de soluções para os desafios da administração pública. Atualmente, somos engessados pela Lei 8.666, que exige que o contratante defina o produto que quer. Mas só se faz inovação atacando os problemas. Nosso desafio, enquanto ATI, que provê soluções de TI para o Governo, é transformar, é encontrar a solução.”

Para o Diretor Presidente da Emprel Eugênio Antunes, “o desafio é grande para quem faz tecnologia no setor público, mas precisa ser vencido com soluções em conjunto, enfrentando as dificuldades. O Gov In Play foi uma ideia brilhante, uma oportunidade ímpar e de uma dimensão enorme. Sem falar da grande importância de acontecer dentro do Festival Rec’n’Play, um evento já tarimbado.”

Na ocasião, um dos palestrantes, o ex-diretor da Emprel, atual dirigente do Porto Marinho, Cláudio Marinho, falou sobre o tema Cidadãos digitais, governos analógicos. Marinho fez uma retrospectiva do surgimento da primeira internet pública do Brasil, que foi iniciada em 1997 com os técnicos da Emprel, com a Rede Cidadão.

“O Gov In Play foi pensado para funcionar de forma colaborativa, envolvendo vários seguimentos do setor público incluindo as esferas federal, estadual e municipal, além de empresas e startups do Porto Digital. Estamos satisfeitos com o resultado”, disse uma das coordenadoras do evento, e também gerente do Laboratório de Integração Governo, Universidade e Empresa (LIGUE/ATI), Mônica Bandeira. O evento reuniu cerca de 150 participantes. O Rec’n ‘Play continua até o dia 10 de novembro, no bairro do Recife. Mais informações www.recnplay.pe/ .

Texto:Etiene Bahé
Foto: Inês Dowsley

Assuntos: governo de pernambuco, ati-pe, sad, emprel, gov in play, inovaçao