meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Novembro Azul: Administração de Fernando de Noronha promove ações preventivas para os homens da ilha

| Saúde

 Noronha

Novembro é o mês da campanha mundial de prevenção ao câncer de próstata e outras doenças relacionadas ao público masculino. Por conta disso, a Administração de Fernando de Noronha, por meio da Superintendência de Saúde, realiza uma programação especial do Novembro Azul, voltada exclusivamente à saúde do homem.

Entre os dias 5 de novembro e 4 de dezembro, serão oferecidos atendimentos com médicos urologistas no Hospital São Lucas. A iniciativa faz parte da campanha mundial batizada de Novembro Azul, que tem o objetivo de alertar sobre a prevenção ao câncer de próstata e discutir sobre as diversas doenças que afetam a classe masculina.

Além do atendimento com os profissionais de saúde, vão acontecer rodas de conversa e palestras com alunos da Erem Arquipélago e com os trabalhadores que estão reformando o Forte dos Remédios e também com os funcionários da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos – UTRS Universo. Os temas abordados nos encontros serão sobre a sexualidade e o planejamento familiar, sobre o câncer de próstata e pênis, vacinação e avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC).

O câncer de próstata é o segundo com maior incidência nos homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pelede acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). instituto estima que 68 mil novos casos devam surgir este ano, o correspondente a sete diagnósticos por hora. Por isso a necessidade de campanhas educativas que esclareçam sobre os benefícios das consultas regulares, como informa Daniela Costa, gestora de Atenção Primária da ilha.

A Campanha Novembro Azul é realizada todos os anos para orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. Ao longo de todo mês diversas ações serão realizadas, estimulando a procura pelos serviços de Saúde em Fernando de Noronha e a realização dos exames preventivos e atendimentos com Urologistas. Isso é fundamental, porque se algum problema for detectado no início as chances de cura são elevadas”. 

A gestora lembra ainda que o atendimento não é restrito ao mês da campanha. O ideal é que os exames preventivos aconteçam anualmente a partir dos 50 anos idade. O médico de saúde da família do arquipélago solicita constantemente exames laboratoriais, de sangue e urina. Caso seja necessário encaminha o paciente para a avaliação do urologista no continente.

Atendimento Preventivo

As consultas serão realizadas por uma equipe médica formada de três especialistas em urologia, com expectativa de 45 consultas por dia. Os atendimentos vão acontecer no Hospital São Lucas nos dias 29 e 30 de novembro e 3 e 4 de dezembro,

Informações sobre o agendamento podem ser obtidos no Posto de Saúde da Família (PSF), através dos números: 3619.0970

Texto: Ney Anderson

 

Cidades: Fernando de Noronha
Assuntos: fernando de noronha, novembro azul, cancer de prostata, ses,
Compartilhe: Link para o post: