meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Funase receberá mostra de curtas-metragens do CineCreed

| Juventude, Direitos Humanos

cinecreed

Socioeducandos do Case Timbaúba poderão, pela primeira vez, escolher o melhor filme entre os que serão exibidos na unidade. Festival, de nível nacional, já tem mais de 200 produções inscritas

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) participará da 10ª edição do CineCreed, festival de mostras competitivas que reúne curtas-metragens de todo o Brasil e é voltado ao público privado de liberdade. Os filmes serão exibidos em 8 de novembro para adolescentes e jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco. A novidade, desta vez, é que os socioeducandos poderão escolher, em votação, qual o melhor curta exibido na unidade. Nos últimos três anos, a Funase havia recebido apenas mostras especiais, nas quais os internos tiveram acesso à sétima arte somente como espectadores.

Os últimos detalhes da realização do festival na unidade foram acertados, nesta semana, entre a assessora técnica da Diretoria Geral da Política de Atendimento (DGPAT) da Funase, Nereida Pontes, a coordenadora geral do Case Timbaúba, Brenda Pitanga, e o idealizador do projeto e coordenador geral do Programa Exibição de Cinema Social (Preciso), Francisco Pires. Além da unidade da Funase, receberão mostras competitivas do CineCreed a Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL) e a Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), ambas administradas pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).

O festival já tem mais de 200 produções inscritas, provenientes de 19 estados. As três mostras competitivas serão intituladas Brasil, Nordeste e Pernambuco. Os curtas devem ter sido produzidos a partir de 2016, com duração máxima de 20 minutos. Os vencedores de cada mostra receberão o troféu Coronel Alcides Romão, além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 800. As inscrições seguem até sexta-feira (19), no site www.precisope.com. A curadoria está sendo feita pela 6ª turma do curso de Especialização em Estudos Cinematográficos da Universidade Católica de Pernambuco, sob a coordenação do professor Alexandre Figueirôa.

Para a coordenadora geral do Case Timbaúba, Brenda Pitanga, a mostra competitiva que ocorrerá na unidade será mais uma chance de garantir o exercício de direitos pelos adolescentes e jovens atendidos no local. “Independentemente da situação deles, todos têm direito de ter acesso à cultura, e isso está sendo assegurado pela instituição, por meio dessa parceria”, destacou, acrescentando que os curtas terão a classificação indicativa para maiores de 16 anos, o que está de acordo com a faixa etária do público da unidade.

No mesmo sentido, o idealizador do festival e coordenador geral do Preciso, Francisco Pires, ressaltou a disposição de realizar outros projetos junto aos socioeducandos da Funase. “Em 2019, nosso desejo é não o de fazer apenas uma mostra do CineCreed, mas o de realizar o Cine Funase, com filmes que tenham temas específicos para esses adolescentes”, afirmou.

Cidades: Timbaúba
Assuntos: sdscj, funase, cinecreed
Compartilhe: Link para o post: