Governo fortalece a educação profissional do Agreste Meridional

Inaugurada na última quinta-feira, a Escola Técnica Estadual Ariano Vilar Suassuna recebeu um investimento de R$ 10 milhões e contemplará 1.300 alunos de Garanhuns e região.

O Governo de Pernambuco entregou, na última quinta-feira (05.07), mais um equipamento público para fortalecer a educação do Estado: a Escola Técnica Estadual (ETE) Ariano Vilar Suassuna, em Garanhuns, no Agreste Meridional. A nova unidade de ensino, a 43ª entregue, recebeu um investimento da ordem de R$ 10 milhões e beneficiará 1.300 estudantes de toda a região. A ETE irá ofertar cerca de 250 vagas em cursos técnicos nas modalidades de Ensino à Distância (EaD) e Subsequente.

A ETE é composta por seis blocos interligados por passarelas cobertas: auditório, bloco de acesso e biblioteca, bloco de serviços e vivência, quadra poliesportiva coberta - com vestiários e sala multiuso - laboratórios especiais e um bloco pedagógico/administrativo. Este último é dividido em 12 salas de aula e laboratórios de Biologia, Química, Física, Matemática, Línguas e Informática.

O processo seletivo da unidade de ensino, previsto para ser iniciado ainda este mês, irá ofertar cerca de 250 vagas em cursos técnicos nas modalidades de Ensino à Distância (EaD) e Subsequente. São eles: Administração, Biblioteconomia, Design de Interiores, Logística, Multimeios Didáticos, Recursos Humanos, Secretaria Escolar e Segurança do Trabalho.

O secretário de Educação, Fred Amâncio, explicou que essa é a escola técnica de número 43 entregue, mas que outras sete ainda serão inauguradas. “Foi uma obra construída com muita agilidade. Era um sonho antigo aqui da cidade de Garanhuns ter uma escola técnica estadual. Por ser a maior cidade da região, tem uma demanda grande de estudantes por oferta de educação profissional”, pontuou Fred.

Neto de Ariano Suassuna, João Suassuna agradeceu a homenagem ao avô e falou da alegria e emoção que sentiu pelo reconhecimento. “Quero agradecer enormemente essa homenagem. Garanhuns tem uma simbologia grande para Ariano. A última aula-espetáculo que ele deu foi aqui. Ele exercia essa missão de ensinar com muito amor e dedicação, por isso, a chama do legado de Ariano continua aceso e é eterno”, disse João.

Vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente destacou que a educação profissional do município tem tido grandes avanços. “Em nome da população de Garanhuns, quero agradecer porque a cidade está se transformando em um polo universitário e isso é um avanço para nós e para nossos 125 municípios vizinhos. Então essa nova ETE beneficiará todos da região”, comemorou.

Assuntos: sei, governo de pernambuco, ete, garanhuns, investimento, see, ariano suassuna,