meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Novo Portal da Transparência de Pernambuco impulsiona acessos

| Administração

portal

A nova versão do Portal da Transparência registrou incremento no número de acessos. Desde o seu lançamento, há cinco meses, foram contabilizados 164.762 acessos únicos, e 575.221 mil visualizações de páginas, ou seja, clicks em seções. Em um comparativo com o mesmo período de 2017, o crescimento foi de 61% no quantitativo de acessos, e de 57% nas visitações das páginas. A estimativa era de que, com o novo formato, o número de acessos aumentasse 20%. O Portal da Transparência, coordenado pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), é um importante instrumento de cidadania, que coloca à disposição da sociedade as informações sobre a gestão. O endereço é o www.portaldatransparencia.pe.gov.br.

A seção de Remuneração se manteve como a mais acessada, seguida por Despesa Detalhada. Para o Secretário da CGE, Ruy Bezerra, o crescimento no número de acessos demonstra que a nova ferramenta atendeu às necessidades do cidadão. “O Portal está moderno, com uma linguagem didática, painéis interativos, o que torna a navegação mais fácil. A ideia era estimular o uso da ferramenta, fazendo com que a sociedade exerça seu direito à cidadania, participando da gestão”, ressaltou Ruy.

O conteúdo do Portal foi ampliado, disponibilizando uma gama maior de informações gerenciais sobre o funcionamento do Estado. Entre elas destacam-se o de “Servidores Expulsos”, “Fornecedores sancionados”, “Pagamentos”, “Consulta pública de pedidos de acesso à informação”. O portal foi desenvolvido pela equipe técnica da SCGE, utilizando ferramentas livres, de baixos custos de implantação e manutenção.

HISTÓRICO - Pernambuco é pioneiro na criação do Portal da Transparência. O Portal foi lançamento em 2007, pelo então governador Eduardo Campos. Naquele mesmo ano, foi criada a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, que assumiu a gestão da ferramenta. Mais tarde, a Lei 131/2009 passou a exigir dos entes federados a liberação em tempo real das informações da execução orçamentária financeira em meio eletrônico, que possibilitem amplo acesso ao público, garantindo a transparência das contas públicas. Ao longo desses 11 anos, o Portal passou por várias reformulações, buscando oferecer um instrumento cada vez melhor para o cidadão, e sempre se destacando no cenário nacional.

Assuntos: cge, scge, portal da transparencia, acessos, servidores, novo portal
Compartilhe: Link para o post: