meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Fenearte aposta em espaço de proteção para as crianças que frequentam o evento

| Juventude, Infância

3d

A estrutura, com capacidade para atender 80 crianças, vai oferecer atividades educativas e culturais.

A 19º edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) vai oferecer espaço de proteção para os filhos de artesãos e comerciantes, além das crianças que frequentam a feira. Com capacidade para atender até 80 crianças, a Fenearte Cidadania vai oferecer diariamente programação de atividades culturais e educativas como exibição filmes, apresentações teatrais, oficinas, contação de história. A estrutura, que faz alusão a um circo, vai dispor de sala, estilo trailer, com divisórias e vidros, banheiros, brinquedoteca, espaço para cinema e outros. 

A proposta foi desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) que vai atuar no espaço com os programas Atenção Redobrada, coordenado pela Executiva de Políticas para Criança e Juventude (Sepcj), e de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Executiva de Assistência Social (Seass). De acordo com o gerente de Políticas para Criança e coordenador do Fenearte Cidadania, Macdouglas de Oliveira, o local vai efetivar a política de prevenção social e garantir proteção integral das crianças permitindo o acesso ao lazer e a cultura, pontos que são previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “A importância do espaço de proteção é justamente garantir o direito de crianças e adolescentes em situação vulnerável, ou seja, ele tem a perspectiva de tirar a criança do trabalho infantil e de outras violações de direito”, destaca. 

Ao todo, 35 profissionais das prefeituras de Olinda e Recife, além dos oficineiros do PETI, que irão desenvolver atividades lúdicas, motoras, cognitivas e criativas sob a ótica do desenvolvimento infantil, elaborar peças de arte com artesãos expositores convidados, realizar passeios assistidos por toda a feira, com o intuito de garantir às crianças o acesso a cultura e lazer, além de construir uma exposição com o que foi trabalhado e desenvolvido na Fenearte Cidadania. O grupo vai ainda cadastrar as famílias e crianças para fazer acompanhamentos necessários pela Rede Socioassistencial, distribuir material e fazer abordagens informativas. 

Atenção Redobrada
O programa Atenção Redobrada desenvolve ações de prevenção, articulação, sensibilização e enfrentamento ao trabalho infantil, à exploração sexual, ao consumo e venda de bebidas alcoólicas, a situação de rua e a outras violações dos direitos das crianças e adolescentes.

Atua com o objetivo de fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, por meio de campanhas educativas e formações com profissionais de diversas áreas, além de desenvolver Espaços de Proteção nos grandes eventos festivos do Estado. 

O Programa já alcançou em média 10.000 crianças e obteve o reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma das 10 melhores práticas de prevenção ao trabalho infantil.

PETI
O PETI é um programa do Governo Federal que tem como objetivo retirar as crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos, do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante, que coloca em risco a saúde e a segurança das crianças e dos adolescentes.

O objetivo é proteger as crianças e adolescentes de serem explorados precocemente por qualquer forma de trabalho, contribuindo através de ações socioassistenciais que incluam também as famílias buscando a promoção de direitos, cidadania e inclusão social.

Pernambuco possui 68 municípios com a gestão do PETI. Suas equipes são formadas por profissionais capacitados a desenvolver ações de busca ativa e identificação do trabalho infantil nos seus territórios e realizar os encaminhamentos para atendimento nos equipamentos e serviços da assistência social e de outras políticas públicas.

Assuntos: sdscj, sepcj, seass, peti, eca, fenearte, espaco para criancas, circo, atencao redobrada,
Compartilhe: Link para o post: