meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

HMA e Hemope orientam sobre doação de sangue

| Saúde

hemope 

Neste 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, realizou uma sensibilização sobre a importância da doação. Para isso, convidou a assistente social do Hemope, Lucineide Lapenda, para falar sobre o assunto aos usuários presentes no Ambulatório, Internamento e na Emergência da unidade. Na ocasião também foi distribuído material informativo com orientações sobre doação de sangue.

A ação desta quinta-feira reuniu a Agência Transfusional e o Serviço Social do HMA. Através de sua Agência Transfusional, o HMA realiza, periodicamente, sensibilizações junto a pacientes e acompanhantes, no intuito de captar doadores que são encaminhados ao Hemope. Lucineide Lapenda destacou a importância dessa parceria para aumentar o número de doações: “o Hemope atende mais de 200 hospitais e tem o IMIP e o HR como maiores demandantes por transfusões. Por isso são necessárias ações como essa para termos consciência do nosso papel na sociedade, o papel de ajudar o próximo”, salientou.

Lucineide esclareceu, ainda, sobre o processo da doação de sangue, os pré-requisitos, orientações e tirou dúvidas dos usuários. O Hemope, hoje, está com três tipos sanguíneos com estoques críticos: A+, O- e AB+. Ela aproveitou para fazer um apelo aos doadores para que compareçam ao hemocentro (na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, no Recife) e ajudem a normalizar os estoques. É necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, com frequência máxima admitida de quatro doações anuais para o homem e de três para a mulher. 

Quem ainda não é doador, deve estar atento às condições: ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal – pai ou mãe, levando xerox da identidade. É necessário ter mais de 50kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto (identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Crachás não são aceitos).  

Assuntos: ses, saude, hospital miguel arraes, diamundial do doador de sengue, hemope,
Compartilhe: Link para o post: