meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Detentos do Complexo do Curado ganham salas para estudo

| Educação, Direitos Humanos
Sala de leitura 
 

Salas de aula e espaço para leitura reformados são entregues a detentos do Pamfa

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), vinculada à Justiça e Direitos Humanos, entregou, na tarde desta quarta (13.06), uma sala de leitura e duas novas salas de aula aos reeducandos do Presídio Agente Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), no Complexo do Curado. Esse incentivo ao aprendizado, através da educação, é meta do Governo de Pernambuco.

Os reeducandos que desejam estudar e ‘viajar’ no mundo da leitura, inclusive os inscritos no Programa Remição de Pena pela Leitura, agora contam com duas salas de aula na Escola Professor Joel Pontes, com capacidade para 25 alunos cada, e a Sala de Leitura ASP Roberto Murilo, onde há títulos doados pelo Departamento Penitenciário Nacional. Os dois locais foram reformados com a mão de obra carcerária.  

O secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, prestigiou iniciativa da unidade prisional e lembrou que os detentos têm de provar para eles mesmos que são capazes. “Vocês começam aqui dentro e lá fora devem continuar lutando por mais oportunidades, só depende de vocês”, lembrou. Participaram da entrega a gerente de Educação e Qualificação Profissionalizante(GEQP/Seres), Edvany Oliveira, e o gerente do Pamfa, Fabiano Augustus.

A entrega das salas foi comemorada em clima escolar, com a presença de 25 alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e da professora Gerlane Lima, que elogiou o desempenho dos estudantes. “Para mim, essa turma é nota dez pelo comportamento e pelo capricho nas atividades escolares, melhor do que muitas escolas lá fora”, compara. As aulas vinham sendo ministradas em uma área improvisada, próximo aos pavilhões. “A Educação (Secretaria) queria suspender o ensino aqui por conta do local aí eu corri para resolver a situação e evitar esse prejuízo aos reeducandos”, conta Augustus.   

O representante da turma agradeceu pelo novo espaço. “Isso aqui é oportunidade de aprender e atravessar o portão de saída sendo uma nova pessoa”, disse Charles Soares do Nascimento, aplaudido pelos colegas.   

​Texto: Franci Almeida/Seres
Fotos: Divulgação​/Seres
Assuntos: sjdh, seres, detentos, reeducandos, presideo agente marcelo francisco de araújo, pamfa, governo de pernambuco,
Compartilhe: Link para o post: