meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

CPRH apreende 76 pássaros e dezenas de gaiolas numa residência em Angelim

| Meio Ambiente

Tangará

Aves foram encaminhadas nesta terça (12) ao Cetas Tangara,  inclusive duas que estão ameaçadas de extinção

Setenta e seis pássaros, incluindo dois de espécies que estão na lista dos que correm risco de extinção  –  um bicudo e um pintassilgo do Nordeste – e outro de ocorrência no Sul – coleirinho do brejo – foram apreendidos em uma residência do município de Angelim, no Agreste Meridional. O proprietário, que havia sido detido por porte ilegal de armas e munição, mantinha gaiolas em praticamente todas as dependências de sua casa, o que surpreendeu policiais. Foram emitidos três autos de infração por crimes ambientais, totalizando R$ 94,5 mil em multas.

A apreensão foi feita na noite da segunda-feira (11). Ao encontrarem os animais e as gaiolas na residência de José Cícero Serafim da Silva, policiais civis da Delegacia de Angelim acionaram a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que enviou uma equipe da Unidade de Fauna ao município e fez a apreensão, por volta das 21h.  Havia gaiolas – muitas com pássaros e outras sem – na varanda, sala de estar, garagem, cozinha e quartos.  

As multas aplicadas sofreram agravantes por José Cícero ter admitido, em seu depoimento na Delegacia, que mantinha os pássaros para vender e também em razão das duas espécies ameaçadas de extinção. As aves foram encaminhadas na tarde de terça (12) ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH, no Bairro da Guabiraba, onde passarão por avaliação e reabilitação, antes de serem devolvidas à natureza. Há galos de campina (espécie de maior quantidade, com 20), tico-ticos, caboclinhos, canários, sanhaçus e curiós, entre outras espécies. 

Assuntos: semas, cprh, angelim, apreensao passaros, cetas tangara
Compartilhe: Link para o post: