meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Espaço Ciência inaugura nova Exposição

| Educação, Tecnologia

nova campanha

Está oficialmente inaugurada a nova exposição do Espaço Ciência: “Aedes: que mosquito é esse?”.  A mostra é uma iniciativa do Museu da Vida/Fiocruz e da farmacêutica Sanofi e vem pela segunda vez ao Museu Interativo de Ciência de Pernambuco, reformulada e com novas atrações. De forma lúdica e com alta tecnologia, ela explora vários aspectos das arboviroses e de seu transmissor.

Os estudantes da Escola Pedro Augusto Carneiro Leão foram os primeiros a conhecer a nova atração. Em  jogos digitais interativos, puderam conhecer melhor sobre os vírus da dengue,  chikungunya e zika; e também sobre o seu transmissor: o mosquito Aedes aegypti.

Uma impressionante escultura de mosquito fêmea, com mais de dois metros – criação do artista plástico Ricardo Fernandes –, chama a atenção ao usar alta tecnologia para instigar a curiosidade. A partir da interação com sensores distribuídos em partes específicas do modelo 3Dinformações são projetadas em uma tela, com textos, imagens e animações.

De forma lúdica e interativa, a meninada também pôde conhecer as doenças transmitidas pelo Aedes, as principais pesquisas em andamento e as medidas de controle dos vetores que transmitem essas arboviroses. Com um óculos de Realidade Virtual, os alunos se divertiram tentando seguir o mosquito dentro de uma casa.

INTERATIVA - A exposição reúne diversas atividades. Entre as atrações, está o “Quintal Interativo”, em que é possível observar, ao microscópio, o ciclo de vida do Aedes aegypti nas fases ovo, larva, pupa e alada (adulto). A ideia é convidar o visitante a encontrar potenciais criadouros do vetor, como pneus, caixas d’água destampadas e garrafas armazenadas de maneira incorreta.  O jogo no estilo point-and-click promete mexer com o público e se tornar uma das grandes sensações.

O jogo “Detetive da Dengue” apresenta cenários com possíveis criadouros – o participante deve identificá-los e tocá-los para eliminar a ameaça. Quem encontrar e bloquear mais focos, ganha a partida e acumula pontos na passagem à próxima fase, com nova missão.

O visitante pode ainda usar um aplicativo no celular para achar criadouros do inseto em locais distribuídos ao longo da exposição. 

"Aedes, que mosquito é esse?" fica no Espaço Ciência até 2019 e, para agendar uma visita de grupos de mais de dez pessoas, é só acessar o formulário pelo site www.espacociencia.pe.gov.br/. Grupos menores não precisam agendar. Basta vir ao Museu em seu horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, de 13:30h às 17h. Mais informações: (81) 3241.3226. 

Assuntos: secti, espaco ciencia, aedes, campanha, tecnologia, eposicao,
Compartilhe: Link para o post: