meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Noronha, volta a pauta

| Turismo
 Noronha
 
Balizamento noturno e ampliação do terminal de passageiros foram os itens pleiteados e que serão levados ao Ministério dos Transportes Portos e Aviação

Nesta quarta-feira (16), o Administrador Geral de Fernando de Noronha, Plínio Pimentel, se reuniu com o Secretário de Transportes de Pernambuco, Antônio Júnior, e o Gerente de Sistemas de Aeródromos, Fernando Maranhão, na sede da Setra, em Santo Amaro. Na ocasião, o gestor do arquipélago levou demandas relacionadas ao aeroporto Governador Carlos Wilson, como o balizamento noturno do espaço e dos morros próximos e a ampliação do terminal de passageiros.

De acordo com Plínio Pimentel, a busca pela liberação do balizamento noturno do aeroporto da Ilha se dá pela preocupação em garantir a segurança em voos noturnos. “Não pretendemos ultrapassar a capacidade de carga do arquipélago com novos voos comerciais. A medida visa, prioritariamente, atender possíveis voos emergenciais. Por exemplo, para transportar uma pessoa com qualquer tipo de problema de saúde mais grave, é necessário aguardar o dia amanhecer para enviar o salvo-aéreo. Em casos onde o tempo é essencial, essa espera pode ser crucial”, relata o administrador.

De acordo com a determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é preciso fazer a iluminação na pista do aeroporto e nos morros, entretanto, a obra aguarda análise do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). Na reunião, o secretário de Transportes, Antônio Júnior, ouviu atentamente os argumentos do administrador, e destacou a importância dessa solicitação. “Vamos agendar uma reunião com o Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, comandante do Cindacta III, a fim de somar esforços relativos ao balizamento noturno”, sugeriu Antonio Junior. O encontro proposto, acatado pelo administrador da Ilha, deverá ocorrer em breve.  

A agenda do Administrador da Ilha contou ainda com a retomada de diálogo referente à investimentos no Terminal de Passageiros do aeródromo da Ilha. “Durante a reunião, o secretário garantiu que tem todo interesse em ajudar a Administração Geral da Ilha nas duas questões, abrindo diálogo com outras instituições a fim de liberarmos o balizamento e ainda buscando recursos, junto ao Ministério de Transportes, para a ampliação do aeroporto do arquipélago. Essa agenda em Brasília com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Valter Casimiro Silveira está sendo abraçada por Antônio Junior e deve acontecer agora no início de junho”, adianta Plínio Pimentel.
Cidades: Fernando de Noronha
Assuntos: Fernando de Noronha, setra, aeroporto governador carlos wilson, terminal de passageiros, balizamento noturno
Compartilhe: Link para o post: