Parceria inédita entre Funase e IFPE Caruaru insere jovens em curso de profissionalização

| Direitos Humanos

curso

Socioeducandos terão 50 horas/aula sobre Eletricidade Veicular e sairão com certificados

Uma parceria inédita entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) viabilizou uma chance de profissionalização para cinco jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru. Os adolescentes estão participando do curso técnico de Eletricidade Veicular, ministrado por professores da instituição de ensino. O curso terá 50 horas/aula, sempre às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h.

A recepção aos socioeducandos teve a presença do coordenador do Eixo de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque, da coordenadora técnica do Case Caruaru, Thaysa Vila Nova, do juiz da Vara Regional da Infância e Juventude de Caruaru, José Fernando Santos, da diretora do IFPE Caruaru, Elaine Rocha, e dos gestores da Divisão de Extensão do instituto, Danilo Abreu e Fátima Verônica Pereira. Na ocasião, além de tomarem conhecimento sobre noções iniciais e possibilidades de trabalho proporcionadas pelo curso, os alunos conheceram laboratórios como o de eletrônica, o de máquinas e acionamentos elétricos e o de instalações e comandos elétricos.

Para Normando Albuquerque, o novo curso é resultado da busca da Funase em firmar parcerias de qualidade, com professores e ambientes diferenciados, para atender aos socioeducandos. "Tem muita gente aqui trabalhando na perspectiva de cuidar de vocês. Então, é uma oportunidade de vocês aprenderem não somente a eletricidade veicular, mas também a ser, a se relacionar com as outras pessoas", declarou aos adolescentes, acrescentando que, após a conclusão de todas as aulas, os socioeducandos receberão certificados.

Citando suas experiências pessoais, o juiz José Fernando Santos lembrou que estudar é o caminho para transformar os rumos da vida. "Só por vocês terem dado esse passo e estarem aqui, vocês já progrediram. Todos nós que estamos aqui vencemos estudando. Entrar nessa instituição não é fácil. Tem um vestibular para fazer. Então, aproveitem este privilégio que é estar aqui por meio dessa iniciativa", afirmou.

A diretora do Campus Caruaru do IFPE, Elaine Rocha, destacou que a instituição acredita no potencial dos socioeducandos. "A gente agradece essa parceria porque acreditamos que, pela educação, a gente muda o mundo", ressaltou.

O jovem V.P., 17 anos, disse que a aula inaugural foi muito positiva. "Fiquei com ainda mais vontade de fazer esse curso", opinou. O socioeducando J.D., 18 anos, vê o aprendizado que terá como uma chance única. "É algo com que a gente pode trabalhar no futuro. É muito importante estar aqui", resumiu.

Thaysa Vila Nova, coordenadora técnica do Case Caruaru, disse ter a expectativa de que novas parcerias beneficiem socioeducandos da unidade. "Estamos trabalhando como facilitadores do empenho desses meninos. Esperamos que mais portas se abram e que possamos trazer mais jovens para esse e outros cursos", avaliou.

Assuntos: sdscj, funase, ifpe, cursos profissionalizantes, eletricidade, socioeducandos