meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

​Segurança e tranquilidade nas prévias do Sítio Histórico

| Segurança

previa

Os foliões que se aquecem para o carnaval nos redutos do Sítio Histórico de Olinda, seja nos Quatros Cantos ou na Praça do Carmo, para acompanhar o desfile de troças e blocos carnavalescos e ensaios de grupos de maracatus vêm encontrando um clima de segurança e tranquilidade.

A sensação é fruto do trabalho incansável da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), responsável pelo policiamento no Sítio Histórico de Olinda, que tem atuado de forma ostensiva para prevenir e combater crimes durante as prévias carnavalescas que iniciaram em setembro.

“As prévias iniciaram com o desfile do Bloco Pitombeira dos Quatros Cantos. Nesse momento já estávamos prontos para executar o planejamento do policiamento desenvolvido pela Ciatur, a fim de garantir a segurança daqueles que vieram ao Sítio Histórico de Olinda. Desde então não temos registro de nenhuma briga ou arrastão. Estamos trabalhando incansavelmente para garantir a tranquilidade não só do folião, como também dos moradores”, contou o comandante da Ciatur, o major PM Geovani Nascimento. E ressaltou: “As pessoas travestidas de folião marcavam brigas pelas redes sociais e vinham se confrontar nas ruas e ladeiras de Olinda. Passamos a monitorar o perímetro do Sítio, identificando e abordando pessoas em atitude suspeita e afastando-as do local de folia”.

E para dar maior agilidade às ações policiais no local, a Companhia conta com um videomonitoramento instalado na sede da Unidade, localizada na Praça do Carmo. As imagens recebidas nos finais de semana, principalmente aos domingos, quando ocorre as prévias carnavalescas, são enviadas pelo Centro Integrado de Defesa Social – Ciods.

Para o major Geovani, a novidade garantiu maior celeridade no deslocamento dos policiais no terreno de atuação. “Passamos a enxergar as 16 câmeras de videomonitoramento espalhadas pelo Sítio Histórico, resultando num rápido remanejamento de efetivo para pontos de grande aglomeração de pessoas, bem como um rápido acionamento de patrulhas após a visualização de conflitos”, afirmou.

Atuando há 1​3 anos no Estado com um policiamento especializado, voltado para o turista, a CIATur possui em seu quadro efetivo policiais bilíngues, com formação em história e capacitação em Qualidade no Atendimento, qualificações específicas para esse tipo de trabalho, especialmente voltado para o turista que visita o Recife Antigo, bem como outros pontos turísticos bastante visitados de Pernambuco.​

Cidades: Olinda
Assuntos: sds, ciatur, pmpe, ciods
Compartilhe: Link para o post: