meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Seres e parceiros capacitam mais de 2 mil detentos em 100 cursos

| Educação, Direitos Humanos

curado  

Até a próxima semana 20 detentos do Pamfa, no Complexo do Curado, serão capacitados no Curso de Formação de Garçon,

A ressocialização através do trabalho tem sido uma das principais metas da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) e as parcerias firmadas com empresas privadas e órgãos públicos têm possibilitado ao Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, assegurar cursos de capacitação para detentos das unidades prisionais do Estado.

Nesta quarta (06/12), 20 presos do Presídio Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), no Complexo do Curado, iniciaram o curso de Formação de Garçon, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), juntamente com a Gerência de  Educação e Qualificação Profissionalizante (GEQP/Seres). O intuito do curso, com 30 horas divididas em 15 dias, é preparar os alunos para saírem do ambiente carcerário prontos para atuar no recebimento e acomodação do cliente, formas adequadas de servi-lo, entre outros conhecimentos.

Já 12 reeducandas da Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL) participaram, de 04 a 06 de dezembro, do Curso de Jardinagem, promovido pelo Senar. A experiência poderá servir como porta de entrada para o mercado de trabalho mas também deixar a unidade prisional bem cuidada pois na aula prática criaram uma área verde na CPFAL. “As parcerias são fundamentais nesse processo de ressocialização tanto para o trabalho como para o estudo, mas a vontade de crescer por parte dos reeducandos é o ponto de partida”, lembra o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues.

BALANÇO – Até 05 de dezembro de 2017 foram capacitados 2.221 detentos graças à parceria da Seres, através da GEQP, com o Sistema “S”: Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai (Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), além da empresa Teleport e do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco(Ceasa). As três instituições promoveram 100 cursos em diversas áreas como modelagem, sistema de iluminação, design de sobrancelhas, jardinagem e preparação de doces e salgados. 

Assuntos: sjdh, seres, senac, geqp, cursos profissionalizantes, cpfal, senar
Compartilhe: Link para o post: