Procuradores participam de oficina do planejamento estratégico da PGE-PE

| Administração

O procurador-geral-adjunto do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, procuradores-chefes e chefes-adjuntos das especializadas e regionais da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (23), em oficina de trabalho dentro da elaboração do Plano Estratégico 2018-2021 da instituição. A atividade, que deu prosseguimento aos trabalhos de construção coletiva do diagnóstico institucional, proporcionou debates sobre o ambiente interno e externo da PGE, identificando aspectos que representam forças e fraquezas, oportunidades e ameaças à instituição.

O planejamento estratégico da PGE-PE está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Teve início em junho de 2016 e, desde então, já foram realizados diversos encontros para elaboração da identidade organizacional, com aplicação de pesquisa organizacional e a definição da missão, visão e valores da instituição.

Atualmente, o planejamento está na fase de diagnóstico institucional, iniciada com a realização de entrevistas com 60 componentes da PGE-PE. Na oficina de quinta-feira, foram apresentados os dados resultantes dessas entrevistas. A partir daí, os procuradores dividiram-se em grupos e analisaram fatores do ambiente interno e externo à instituição.

A oficina foi conduzida pelos gestores em planejamento do Estado Cristian Alves, da PGE-PE, e Murilo Alves, da Seplag. Segundo eles, o objetivo do encontro foi construir uma matriz SWOT, ferramenta utilizada para análise do ambiente organizacional, a partir do diagnóstico elaborado com uma síntese das entrevistas realizadas nos últimos meses. “O material produzido pelos procuradores durante o evento será utilizado como referência paras as fases posteriores que serão as da construção do mapa estratégico e proposição de iniciativas”, afirmou Cristian Alves.

As oficinas estão entre as atividades de construção coletiva previstas pelo modelo de gestão do Governo do Estado, que prioriza a participação de todos os colaboradores da instituição na formulação do plano de ação a ser implantado a partir do próximo ano. "Encontros como esse proporcionam a oportunidade para pararmos e refletirmos sobre questões estratégicas de hoje e do amanhã da instituição”, declarou Cristian.

A reunião aconteceu no auditório da PGE-PE e contou com a presença do procurador-geral adjunto Ernani Medicis; da secretária-geral da PGE-PE, Erika Lacet; da corregedora-geral da PGE-PE, Maria Claudia Junqueira; e dos procuradores Leonardo Freire (chefe da Fazenda), Giovana Ferreira (chefe da Consultiva), Luciana Roffé (chefe-adjunta do Contencioso), Olímpio Oliveira (chefe da Regional de Caruaru), Aldo Bernardo (chefe-adjunto da Fazenda), Suely Pedrosa Barros e Renata Brayner (Assessoria do Gabinete do Procurador-Geral), Marcos André Couto Santos, Taciana Nilo e Isabele Marques Sahb Nóbrega (Consultiva) e Carlos André Guedes Loureiro, Luiz Mário Guerra e Danielle Lima (Fazenda).

Cidades: Recife
Assuntos: pge-pe, oficina de trabalho, planejamento estrategico, seplag, governo de pernambuco