meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Seminário reúne mulheres no Quilombo Onze Negras para discutir violência

| Social, Direitos Humanos

SecMulher-PE realiza ação itinerante e vai até as mulheres para criar novas estratégias de prevenção à violência  

A Secretaria da Mulher do Governo de Pernambuco e o Comitê das Mulheres Negras Metropolitanas realizam, nesta quinta-feira (09), das 8h às 16h, o Seminário Mulheres Negras e as Violações de Direitos: Mães Quilombolas e o Extermínio da Juventude Negra. O evento, em alusão ao mês da Consciência Negra, acontece no Quilombo Onze Negras, o único existente na Região Metropolitana do Recife, localizado no Loteamento Engenho Trapiche, área rural do Cabo de Santo Agostinho. 

A gerente de Fortalecimento Sociopolítico da SecMulher-PE, Beatriz Vidal, explica que ir à comunidade ouvir suas demandas, anseios e propostas, é uma forma itinerante de construir uma política pública de prevenção contra a violência de meninas, jovens e mulheres adultas das comunidades. “As mulheres negras representam 64% das pernambucanas, segundo dados da PNAD 2013 e são as que mais sofrem violências. Para enfrentar essa realidade, o Governo do Estado se une a sociedade civil e vai até a comunidade para buscar formas eficientes e eficazes para enfrentar a violência e demais demandas das mulheres negras”, completa Beatriz Vidal.

A coordenadora do GT Racismo do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a procuradora Maria Bernadete Azevedo, falará sobre o tema: Mulheres Negras e as Violações de Direitos: mães quilombolas e o extermínio da juventude negra.

A organização do evento contabiliza 150 mulheres inscritas para participar do Seminário e informa que esse número é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2012, data da criação do Comitê das Mulheres Negras Metropolitanas que, desde então, vem desenvolvendo ações voltadas para as mulheres nas áreas de enfrentamento da violência, saúde, formação e inclusão econômica.

Entre os órgãos que apóiam a ação estão: a Secretaria da Educação de Pernambuco, Secretaria de Saúde de Pernambuco, Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Secretaria da Mulher do Cabo de Santo Agostinho, Secretaria de Ação Social de Altinho, Instituto do Ministério Público de Pernambuco, sociedade civil e movimentos de mulheres negras.

Cidades: Cabo de Santo Agostinho
Assuntos: secmulher, governo de pernambuco, seminario, mppe, quilombo onze negras
Compartilhe: Link para o post: