PMPE mostra primeiros resultados da Agamenon

| Segurança

PMPE

Diretoria Integrada Metropolitana recebe a imprensa e mostra números apurados em dois meses de operação especial na importante avenida que liga o Recife a Olinda

Passados dois meses do lançamento da operação especial de segurança montada na Avenida Agamenon Magalhães, a Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) da Polícia Militar voltou a reunir a imprensa pernambucana, em entrevista coletiva, para falar dos primeiros números e resultados provocados pela iniciativa. Na comparação com o mesmo período do ano passado, foi registrada uma redução de 46% no número geral de ocorrências policiais na via.

Para o coronel Ricardo Barbosa, diretor da DIM, os resultados apontam que foi feita uma escolha correta na estratégia de combate ao crime na área, mas isso não pode significar acomodação. A operação segue por prazo indeterminado, e passa por análises constantes. “Estamos permanentemente mapeando os locais e horários onde os índices de criminalidade se mostram mais preocupantes, e fazendo os devidos remanejamentos no lançamento do efetivo, para continuar reduzindo esses indicadores”, destacou Ricardo, lembrando que o melhor termômetro dessa situação é ouvir dos cidadãos que utilizam a via o reconhecimento de que as coisas mudaram para melhor na Agamenon.

Entre as medidas adotadas pela PMPE na Agamenon estão patrulhas a pé e motorizadas, e também o serviço de policiais da Inteligência que, à paisana, percorrem a avenida detectando a presença de criminosos e acionando o pessoal fardado para o trabalho repressivo. “Nessa atividade, é preciso contar com a migração dos marginais. Quando veem uma área saturada por policiais, eles correm para outra. Por isso, precisamos estar sempre atentos a esse movimento”, explicou o coronel.

Além da redução global de 46%, outros números segmentados são importantes de serem divulgados, sempre no comparativo com o mesmo período de 2016, quando ainda não havia a operação: o número de assaltos a ônibus caiu de 14 para um (-93%); o de assaltos a transeuntes de 173 para 115 (-34%). o de estabelecimentos comerciais de quatro para um (-75%); e de outras modalidades de assaltos de 37 para seis (-84%).

Assuntos: pmpe, Policia militar, segurança, operação especial, agamenon, combate ao crime, sds