meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Curso formará 50 agentes em Educação Ambiental para a Mata da Pimenteira

| Meio Ambiente
 serra talhada

Formação será conduzida pela CPRH e Cepan e as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta (10)
 
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em parceria com o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), promoverá, de 20 a 24 deste mês, um curso de Formação de Agentes em Educação Ambiental  para o Parque Estadual Mata da Pimenteira, no município de Serra Talhada, Sertão do Pajeú. A iniciativa ocorre dentro do projeto de promoção de ações de EA nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado, com oferta de 50 vagas. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta (10), por meio do link https://goo.gl/forms/und5LSFU7c1z7pkr2.
 
O curso terá carga horária de 40 horas e será dividido em duas turmas, cada uma com 25 integrantes, com aulas na AESET/FAFOPST, das 8h às 17h. É mais um investimento feito com  recursos provenientes da compensação ambiental, previstos nas leis do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUNC  – Lei Federal 9.985/2000) e do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC – Lei Estadual 13.787/2009). São garantidas 10 vagas para estudantes e professores do nível médio, técnico ou superior.
 
Instituições representadas no Conselho Gestor da UC também têm prioridade na seleção, além de moradores de Serra Talhada e pessoas que já desenvolvam atividades voltadas à temática ambiental na área do parque ou entorno direito. Com 887,24 hectares, o Parque Estadual Mata da Pimenteira é a primeira Unidade de Conservação de Pernambuco no bioma caatinga e está inserida na categoria de Proteção Integral. 
 
Estão entre seus objetivos, entre outros:  contribuir para a preservação e a restauração da diversidade ecológica da caatinga; incentivar a ampliação de ações que promovam a recuperação de áreas degradadas; proteger as espécies endêmicas e as espécies raras ameaçadas de extinção ocorrentes na área e nos remanescentes florestais da região, e proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental.
Cidades: Serra Talhada
Assuntos: semas, qualificação, unidades de conservação, meio ambiente
Compartilhe: Link para o post: