meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Municípios capacitados para atuar na malha fina das contas públicas

| Administração

malha fina

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) capacitou na metodologia do Observatório da Despesa Pública (ODP) técnicos dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Petrolina e Caruaru, que aderiram por meio de acordo de cooperação técnica ao ODP. O observatório é uma unidade permanente do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), com o objetivo de auxiliar na prevenção e combate à corrupção e no monitoramento dos gastos públicos, funcionando como uma espécie de malha fina das despesas. Pernambuco foi o 1º Estado a atuar em conjunto com municípios no ODP, com a capital Recife.

Com isso, os entes envolvidos poderão compartilhar conhecimentos, fortalecendo assim a atuação do controle interno. Por meio do ODP, é possível realizar o cruzamento de dados de diferentes sistemas objetivando a prevenção de atos ilícitos na aplicação de recursos públicos, bem como a criação de mecanismos de gerenciamento de riscos que podem apoiar os gestores na realização dos controles internos primários.

Secretário da Controladoria-Geral do Estado, Ruy Bezerra, que recebeu os representantes dos municípios destacou a importância do ODP. “Essa rede de compartilhamentos formada a partir do ODP, além de contribuir para o aprimoramento da atuação dos órgãos de controle interno no país, traz mais transparência para a gestão”, completou.

A SCGE implantou o ODP.Pernambuco em 2016, com o apoio da CGU, que capacitou e transferiu a metodologia de atuação para uma equipe de Gestores Governamentais de Controle Interno do Estado de Pernambuco. Como parte do acordo assumido, a SCGE vem estimulando a adesão dos municípios ao ODP, comprometendo-se também a ajudá-los na implantaç

Cidades: Caruaru, Jaboatão dos Guararapes , Petrolina
Assuntos: scge, odp, capacitaçao, metodologia de atuaçao
Compartilhe: Link para o post: