Intercambistas da Alemanha recebem orientação

| Educação

Os cinco estudantes selecionados aproveitaram o momento para tirar dúvidas.

Na manhã desta quarta-feira (1º) os cinco estudantes selecionados para o intercâmbio na Alemanha, por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM), participaram da reunião de orientação promovida no auditório da Secretaria de Educação do Estado (SEE). Acompanhados dos pais ou responsáveis, os intercambistas tiraram dúvidas sobre todo o processo de pré-embarque e receberam as primeiras orientações dos coordenadores do PGM e representantes das agências de viagens. O embarque está previsto para o primeiro semestre do próximo ano.

“O intercâmbio para Alemanha é a realização de um projeto que já temos desde 2005, quando o Ginásio Pernambucano foi procurado pelo Centro Cultural Brasil Alemanha para ter a língua alemã como uma opção de aprendizado para a segunda língua”, comentou Neuza Pontes, gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte. “Hoje temos aulas de alemão através do PASCH, uma iniciativa do Goethe-Institut, em parceria com a SEE”, finalizou.

Pheary Santos, de 18 anos, mora na Alemanha desde os dois anos de idade e está em Pernambuco há três meses, num intercâmbio para aperfeiçoar o português e conhecer mais sobre a nossa cultura. Ela nasceu em Vitória, na Mata Centro do Estado, e viajou para Alemanha ainda criança. “Aqui eu tenho uma rotina totalmente diferente da que tinha lá na Alemanha. Meus horários são diferentes, a natureza é outra, clima, tudo saiu do que eu estava acostumada a viver lá”, comentou. Os estudantes que estão indo para Alemanha irão encontrar escolas bem equipadas, muitas opções de projetos que eles podem participar, e eu tenho certeza que irão voltar com saudades”, brincou a estudante.

Assuntos: see, programa ganhe o mundo, intercambio, alemanha