meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Caravana de Luz Cultural leva práticas integrativas a unidades da Funase

| Juventude, Direitos Humanos

Foi aplicado Reiki, a auriculoterapia, reflexologia e Qikong, além de oficina de artesanato e de dança do ventre.
 

Socioeducandos e socioeducandas dos Centros de Internação Provisória (Cenip) Recife e Santa Luzia receberam a Caravana de Luz Cultural, movimento social que visa à distribuição gratuita de saberes e divulgação dos artistas e suas artes. O grupo levou práticas integrativas como o Reiki, a auriculoterapia, reflexologia e Qikong, além de artesanato para as duas unidades e oficina de dança do ventre para as adolescentes.

A ação se deu por iniciativa da Caravana e os resultados foram apresentados e compartilhados na abertura do V Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida, considerado o maior evento do mundo sobre o tema, que aconteceu entre os últimos dias 20 e 22, no Classic Hall.

Para a assessora técnica de unidades de internação provisória, Zélia Mesquita, esse foi um momento muito rico para todos. “Foi um momento de descontração e de re-energização. Todas essas terapias colaboraram para o equilíbrio emocional, promovendo momentos de paz e tranquilidade, que beneficiou não só os jovens e adolescentes, mas também funcionários da Funase”, avaliou.

Durante as atividades, o que se viu foi adolescentes e jovens imersos nessa onda de relaxamento e profunda conexão com suas emoções. O adolescente R.S., de 18 anos, foi um deles. “Sou ansioso e nervoso. Depois da atividade me senti mais leve, mais relaxado”.

Já a adolescente A.K., de 17 anos, não vê a hora de outros momentos como esse. “Foi tudo muito legal, desde fazer a rosa na oficina de artesanato, até a dança do ventre, que foi um momento de muita descontração. Também gostei muito da massagem, que me deixou leve”, disse.

“Essas atividades colocam a pessoa em contato com ela mesma e diminuem o índice de conflitos com a lei, a partir da harmonização interior. O adolescente teve um desequilíbrio de várias ordens, que começa com a desigualdade social, mas tudo está dentro dele”, explicou o idealizador e coordenador da Caravana de Luz Cultural, Givanildo Amâncio.

A intenção de levar o resultado do trabalho realizado com os jovens e as jovens da Funase para o Simpósio surgiu com o objetivo de mostrar aos demais estados presentes nesse encontro os benefícios desse tipo de ação. “Apresentamos os resultados sugerindo a todos que é possível cuidar das pessoas que estão em processo de socioeducação e vários estados se mostraram interessados em instalarem essas vivências”, compartilhou Givanildo Amâncio.

Evento - O V Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida reuniu grandes nomes nacionais e internacionais em saúde integral, em 17 palestras, focando na melhoria da qualidade de vida e bem estar. A proposta do evento é a de compartilhar os ensinamentos de saúde quântica e terapias alternativas, como um meio de cura.
Cidades: Recife
Assuntos: sdscj, funase, cenip, praticas integrativas, socioeducandos
Compartilhe: Link para o post: