meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Beneficiários do Programa Vida Ativa da Funape têm aula de inglês na exposição beatlemania experience

| Administração

ingles

Há 50 anos, a banda The Beatles lançava em Londres, o disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, que virou grande sucesso. Em comemoração, a empresa paulista Let it Be Entertainment  criou a exposição Beatlemania Experience, que desembarcou no Recife em 15 de setembro e ficará aberta até 15 de outubro, no Shopping Recife, das 13h às 21h.

Na terça-feira (10), os beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e participantes do Programa Vida Ativa da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD) tiveram aula de inglês em plena mostra que reverencia o grupo de rock mais bem sucedido e aclamado da história da música no mundo.

Os aposentados e pensionistas tiveram a oportunidade de imergir na história dos Beatles, conhecendo objetos usados pelos músicos como instrumentos musicais, cenários de shows e imagens que marcaram o percurso dos garotos de Liverpool até serem reconhecidos no mundo inteiro.

Em meio ao cenário que representava o primeiro show dos Beatles, decorado com uma carroceria de caminhão carregada de instrumentos, a professora de inglês do Programa Vida Ativa, Thaysa Daniella, iniciou a aula de inglês para os aposentados e pensionistas com conversação sobre a trajetória da banda, inserindo letras de canções que estavam disponíveis para os visitantes da mostra.  "“Listen to the songs and look for the meaning of the lyrics"”, orientou a professora, pedindo para eles ouvirem as músicas e observarem o significado das letras.

Os beneficiários também visitaram a sala que representava o Yellow Submarine (Submarino Amarelo), título que dá nome ao álbum dos Beatles, trilha sonora do filme homônimo. Além disso, com a tecnologia de ponta e usando óculos 3D, eles puderam se ambientar e viver a experiência virtual como se estivessem num show ao vivo. Também puderam reproduzir a famosa foto dos Beatles atravessando a rua Abbey Road, em Londres, onde ficava o estúdio de gravação do grupo de  mesmo nome e que também foi título do 12º álbum dos Beatles.

Antes de ir com os aposentados e pensionistas até a exposição, a professora fez questão de trabalhar em sala de aula conteúdos relacionados à história da vida dos Beatles, elaborando textos, exercitando o idioma com músicas e exibição de vídeos. “A exposição serviu como uma vivência prática. A ideia para a próxima aula é que eles façam um texto sobre o que viram e viveram na exposição", disse Thaysa Daniella.

Fã dos Beatles desde a adolescência, o aposentado Paulo Pereira, que sabe tudo sobre a banda, relatou como o conteúdo dado em sala de aula serviu como estímulo para continuar aprendendo inglês: “Acho muito importante essa conexão. "Como fã, eu tinha a experiência de gostar das músicas, mas não sabia o significado. Então, as aulas com esse assunto, serviram de estímulo para ajudar a desenvolver o meu inglês", justificou.

Já o aposentado João Sebastião, que nunca tinha se interessado pela banda por não saber falar inglês, contou sobre a experiência de aprender a língua ouvindo Beatles: “"por não falar inglês, nunca procurei ouvir músicas estrangeiras, mas quando ouvi Let it Be e vi que a letra era tão bonita, virei fã na mesma hora"”, relatou vibrando.

Para a presidente da Funape, Tatiana Nóbrega, "o Programa Vida Ativa busca valorizar e integrar os aposentados e pensionistas da previdência do Estado, proporcionando-lhes oportunidade de convivência e aprendizado, através de atividades educacionais, de cultura e lazer, visando uma melhor qualidade de vida. Há exemplos de pessoas que entraram no programa que estavam depressivas e com problemas de saúde e hoje tiveram melhoras significativas", explicou.

Cidades: Recife
Assuntos: sad, funape, programa vida ativa
Compartilhe: Link para o post: