PE Conduz já realizou mais de 67 mil viagens este ano

| Juventude, Infância

Programa transporta gratuitamente pessoas com deficiência para serviços de saúde e atividades de lazer

O PE Conduz, um dos programas mais importantes do Governo Paulo Câmara, realizou, de janeiro a agosto deste ano, 67.102 viagens. Destinado ao transporte gratuito de pessoas com deficiência para tratamentos de saúde e atividades de lazer o Programa conta com 45 vans, todas adaptadas para o transporte confortável e seguro de pessoas em cadeira de rodas, comportando cada um deles até três usuários, com acompanhante.

O serviço é feito porta a porta e, atualmente, atende vários municípios em todo o Estado: 14 da Região Metropolitana do Recife, além de Petrolina, Arcoverde, Timbaúba, Vitória, Caruaru e nove cidades circunvizinhas.

Usuário do PE Conduz há quatro anos, Cláudio José, 52, morador de Barra de Jangada, tem um tipo de amiotrofia muscular rara. Ele conheceu o serviço através da irmã e usa o transporte duas vezes por semana (terça e quinta), para fazer fisioterapia no Centro de Apoio e Integração de Portadores de Necessidades Especiais (Caine), em Candeias. “Antes de utilizar o serviço eu tinha dificuldade de chegar aos lugares para fazer o tratamento. Sempre que perdia um ônibus, demorava muito para vir outro, além do fato de nem todos os coletivos terem o elevador para subir com a cadeira de rodas”, afirmou. Ele elogiou o PE Conduz, ressaltando que o serviço contribuiu muito para melhorar sua qualidade de vida.

Por sua vez, Priscila Silva, 25 anos, mãe de Marcos Silva, de sete anos, que tem paralisia infantil, entrou no programa há três meses. Além de utilizar o serviço de vans duas vezes por semana (segunda e terça), para tratamentos na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Priscilla e Marcos também participam da rota de lazer. Através do programa já tiveram a oportunidade de ir para Porto de Galinhas, Garanhuns e passeio no Marco Zero do Recife. Para Priscila, o serviço facilitou a sua vida já que, segundo ela, no transporte público nem todos os ônibus estão preparados para receber pessoas com deficiência. "Sempre que precisava sair com o Marcos era um desconforto muito grande, além dos ônibus não terem a estrutura necessária também não ofereciam segurança nenhuma. Com o serviço de vans chegamos em segurança e dentro do horário marcado nas atividades e consultas”, ressaltou.

De acordo com Edmilson Silva, que comanda a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), "atualmente, 628 pessoas estão registradas para atendimento pelo PE Conduz, todas elas cadeirantes. O uso do serviço é para atividades contínuas, sendo no máximo cinco viagens por semana". A SEAD é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, e integra a Secretaria Executiva de Segmentos Sociais, dirigida por Sérgio Moura.

Para ser beneficiário do programa é necessário que o candidato realize o cadastro através do número 0800 28 10312. No Recife, este cadastro pode ser feito pessoalmente, de segunda a sexta, das 8h às 16h na SEAD, localizada ao lado do Centro da Juventude, na Avenida Norte Miguel Arraes, S/N, no bairro de Santo Amaro. "Após a inscrição, o candidato é orientado a imprimir uma ficha de validação médica (disponível no site do programa), providenciar o laudo médico, originais do CPF, identidade, comprovante de residência, comprovante de renda e encaminhar toda esta documentação para SEAD", explicou Edmilson Silva. Ele acrescentou que após análise dos documentos e elegibilidade é agendada uma visita social e o candidato aguarda a inclusão na rota para começar a desfrutar do serviço.

Além dos serviços de transporte para tratamento de saúde o usuário cadastrado no PE Conduz também pode utilizar o transporte para rotas de lazer e atividades culturais de caráter público.  Edmilson ressaltou que, "nos finais de semana e em algumas datas comemorativas, são realizadas diversas atividades para este público, como o Praia sem Barreiras, Festival de Inverno de Garanhuns, Espetáculo da Paixão de Cristo, Camarote da Acessibilidade no Carnaval e Bike sem Barreiras. Também são realizadas visitas a museus, zoológico e parques".

COMO SURGIU: O Programa Pernambuco Conduz surgiu em novembro de 2010, estabelecido pela Lei estadual n° 14.218/11, para atender às pessoas com deficiência física, com severa dificuldade de locomoção e que não apresentem condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transporte já existentes. O serviço é um atendimento especial e gratuito oferecido pelo Governo Paulo Câmara, que foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), comandada por Roberto Franca, por meio da Executiva de Segmentos Sociais, sob a coordenação de Sérgio Moura, e da Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), dirigida por Edmilson Silva.

URJA SOCIAL: Todo o trajeto dos beneficiários do programa até os locais de tratamento ou lazer é operacionalizado através da Central de Monitoramento da Urja Social – empresa responsável pela execução do programa. Através deste sistema, é possível saber em tempo real a localização de cada veículo e quem são os usuários que estão sendo transportados no momento. Esta interação entre monitoramento e operação busca a garantia da execução das programações de viagens planejadas. Além de realizar possíveis mudanças nas rotas, quando necessário, a fim de otimizar o tempo e garantir a pontualidade do serviço.

Cidades: Arcoverde, Caruaru, Petrolina, Recife, Timbaúba, Vitória de Santo Antão
Assuntos: sdscj, PE conduz, sead