meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Programa Novos Talentos da Sempetq forma 128 profissionais no sertão pernambucano

| Educação

Ingressar no mercado de trabalho requer investimento, tempo, dedicação, comprometimento e, acima de tudo, qualificação profissional. Pensando nisso, a ex-dona de casa Elane Barros, 34 anos, deu um passo importante em sua vida profissional, ao receber, em Arcoverde, sertão de Pernambuco, o certificado de conclusão do curso de Mecânico de Motocicletas.

A capacitação que Elane participou integra o Programa Novos Talentos da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq), uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Fundação Terra, do Padre Airton Freire. Foram certificados 128 alunos nos cursos de Auxiliar de Padaria e Confeitaria, Operador de Marcenaria, Soldador de Estruturas Metálicas e Robótica Lego.

Elane sempre teve vontade de aprender mecânica para motos. Enfrentar o preconceito e sujar as mãos de graxa e óleo diariamente foi para ela a realização de um grande sonho e representa também uma oportunidade de superar o desemprego. “No início do curso, achava muito estranho ser a única mulher da turma, mas acabei me entrosando rapidamente e hoje reconheço o quanto foi gratificante ter participado. Antes estava sem perspectiva nenhuma e hoje tenho condições profissionais de ingressar no mercado de trabalho e em uma área que sempre sonhei trabalhar”, comemorou. 

Segundo a gerente geral de Qualificação da Sempetq, Fernanda Lessa, é muito importante que o Estado faça parcerias envolvendo instituições de ensino de qualidade como o SENAI, municípios e entidades como a Fundação Terra. “Essa união de esforços de competências contribui para grandes resultados como os que já ocorrem em Arcoverde. Estamos levando transformações profissionais para a vida desses trabalhadores locais que participaram ou ainda estão participando dos cursos de qualificação”, destacou. 

Quem também participou do Programa foi Williams da Silva, 25 anos. “Trabalhei durante algum tempo como ajudante de obras, mas agarrei a oportunidade de fazer o curso de soldador de estruturas metálicas que sempre tive interesse. Hoje estou recebendo meu certificado totalmente satisfeito com a nova área”, declarou.

O superintendente da Fundação Terra e irmão do Padre Airton Freire, Wellington Santana, destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e o SENAI para a população do sertão do Estado. “Além do primeiro emprego para alguns, para outros é uma melhor qualificação profissional naquilo que já faziam. A população em geral também se beneficia com serviços de melhor qualidade. Todo mundo ganha”, ressaltou.

 


Assuntos: programa novos talentos, sempetq, senai, qualificaçao
Compartilhe: Link para o post: