DER promove seminário sobre conservação e segurança de obras em engenharia

| Mobilidade

Fernando Leão

O evento aconteceu na manhã da última quinta-feira (21), no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes. O Seminário tem o objetivo de transmitir conhecimentos atualizados sobre vários temas abordados por profissionais pós-graduados durante as palestras, destinadas para engenheiros, arquitetos e técnicos que atuam em projetos, execução e fiscalização dessas obras. A segunda e última etapa será na próxima semana, dia 28, no mesmo local, das 8h30 às 13 horas.

O diretor executivo do DER, Fernando Leão, representando o presidente do órgão, deu início à programação com as boas-vindas a todos: “Desejamos um ótimo Seminário aos participantes e declaramos aberto esse evento” enfatizou. Em seguida, o Mestre em engenharia civil, Clayton José, do DNIT/PE, proferiu palestra sobre “Uma Amostra das Condições Estruturais e Funcionais das Pontes e Viadutos das Rodovias Federais de Pernambuco”.

Após uma rápida parada para o coffee break, o engenheiro civil pós-graduado pela UPE e consultor de estruturas, José Afonso Vitório, da diretoria de Planejamento do DER-PE, abordou amplamente o tema Colapsos Estruturais e Avaliação de Segurança de Pontes, Viadutos e Passarelas.

Na última palestra, Eduardo Oliveira, engenheiro civil do DNIT/PEe professor da Unicap, abordou amplamente o tema “A Atual Situação da Conservação da Malha Rodoviária Brasileira”, dando início ao debate com os participantes os aspectos diretamente ligados ao tema, como a importância de uma fiscalização mais rigorosa com utilização das balanças eletrônicas para pesagem de cargas, como forma de coibir o excesso de peso dos caminhões de transportes, que contribuem para o rápido desgaste do pavimento das rodovias, entre outros assuntos relevantes questionados pelos profissionais e estagiários da área.

Ao final, foram sorteados brindes entre os participantes, que agradeceram aos palestrantes pela valiosa contribuição de suas apresentações, com audiovisuais ilustrativos para melhor aproveitamento. O Seminário ofereceu inscrições para 150 vagas gratuitas e já esgotadas. A segunda e última parte será também na sede do DER, na Avenida Cruz Cabugá, 1033, no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Cidades: Recife
Assuntos: der, seminario, conservacao da malha viaria, colapsos estruturais, seguranca de pontes, passarelas, viadutos