Catamarã, Cais do Sertão e Aeroporto recebem programação da Secretaria de Turismo de Pernambuco

Atividades gratuitas de lazer com shows estão na programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Com objetivo de buscar cada vez mais a inserção da pessoa com deficiência na sociedade e oferecer atividades de lazer que proporcionem momentos lúdicos, através de ações educacionais, de capacitações e informações, a Seturel-PE organizou uma programação recheada de opções culturais e gratuitas.

Na manhã de hoje, a partir das 9h, cerca de 45 usuários de cadeiras de rodas, pessoas cegas, pessoas com síndrome de down e pessoas com déficit intelectual  tiveram a oportunidade de participar de um passeio de Catamaran pelo Rio Capibaribe e pontes do Recife. Os participantes puderam se inscreveram gratuitamente. Amanhã a programação será à noite, quando cerca de 70 pessoas com deficiências e mobilidade reduzida assistirão ao show do cantor Milton Nascimento no Teatro Guararapes, gratuitamente. A ação faz parte do Projeto Horizonte Cultural.

Na quinta-feira, ainda dentro do Horizonte Cultural, os participantes do Instituto dos Cegos e do Centro de Apoio ao Surdo de Pernambuco vão visitar o museu Cais do Sertão, às 9h. Na ocasião, as pessoas cegas e as pessoas surdas visitarão o equipamento e contarão com áudio descrição e intérprete de libras.

No mesmo dia, acontece também o Luau do Praia Sem Barreiras de Boa Viagem, em parceria com a Prefeitura do Recife e a Uninassau. Para animar, cerca de 200 pessoas poderão curtir show gratuito de voz e teclado de Celo Gomes, das 18h às 21h, no Posto 7, na altura da Rua Bruno Veloso.

“Estamos promovendo ações durante a Semana Nacional de Pessoa com Deficiência pois temos um compromisso com a causa, tanto para quem vista o Estado, quanto para quem vive nele. As atividades proporcionam às pessoas com deficiência opções de lazer, capacitação e informação, integrando-as e promovendo a inclusão na sociedade”, afirma o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carrerras.

No sábado (26), a programação continua com apresentações culturais, a exemplo da Banda Segnus, que é formada por pessoas cegas ou com baixa visão, além de Show de Talentos com dança e manifestações culturais como o forró, frevo e samba. As atividades serão realizadas por pessoas com algum tipo de deficiência no Aeroporto Internacional do Recife. Como mestre de cerimônias, a Seturel-PE convidou Bruno Ribeiro e Amanda Moraes, que são pessoas com síndrome de down. Entre as apresentações culturais, a Secretária organizou apresentações de balé com Amanda Cabral (usuária de cadeira de rodas com paralisia cerebral) e Amanda Lima (síndrome de down); Frevo com Caio Rocha (síndrome de down); Samba com Bruno Ribeiro (síndrome de down); Zumba com Priscila Mesquita (síndrome de down) e a Banda do Projeto Encontro com grupo formado por autistas, pessoas com paralisia cerebral, síndrome de down, pessoas cegas, usuárias de cadeira de rodas e deficiência intelectual.

Durante a semana, também serão anunciadas as inscrições para a o novo curso de Recepcionista de Eventos para pessoas com síndrome de down, desta vez em Petrolina, no Sertão pernambucano. Serão oferecidas 20 vagas na turma. As inscrições e as aulas estão programadas para o próximo mês de setembro. “Devido ao sucesso que foi o Curso de Recepcionista de Eventos para pessoas com síndrome de down no Recife, resolvemos expandir para outros destinos turísticos. Com isso, começamos a disseminar a questão da inclusão social em Pernambuco”, cometa Carreras.

Assuntos: seturel, pessoa com deficiencia, atividades gratuitas, shows, lazer