meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Cinema no Hospital exibe "Nise – o coração da loucura" na segunda (14.08)

| Saúde, Cultura

Entrada é gratuita. Haverá, ainda, debate com o cantor e compositor Gonzaga Leal

A temática da próxima edição do Cinema no Hospital, nesta segunda-feira (14.08), a partir das 9h, no auditório do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), envolverá a arte e a loucura. Para tratar disso, será exibido o filme Nise - O coração da loucura, do cineasta Roberto Berliner e estrelado por Glória Pires.

 Após a exibição, haverá debate com o cantor e compositor Gonzaga Leal. A entrada é gratuita e aberta para a equipe do hospital, pacientes, acompanhantes e o público em geral. O HAM está localizado na Estrada do Arraial, 2.723, Casa Amarela – Recife/PE.

O filme traz a história da psiquiatra Nise da Silveira, que, na década de 1950, propôs uma nova forma de tratamento para pacientes psiquiátricos, eliminando o eletrochoque e lobotomia e trazendo a arte para o processo terapêutico. O cantor e compositor Gonzaga Leal foi convidado para o debate por ter trabalhado com Nise no Museu de Imagens do Inconsciente, além de ter escrito Guardados de Gaveta, reunião de cartas trocadas com a psiquiatra.

O projeto Cinema no Hospital, que completou seis anos, é uma iniciativa da psicóloga, psicanalista e cineasta Isabela Cribari. Teve início no Hospital Barão de Lucena, em 2011. Desde agosto de 2016 é realizado mensalmente no HAM. Só neste ano, já forem exibidos filmes para discutir temas como autismo (A céu aberto), cuidados paliativos (Uma passagem para Mário), questões sobre maternidade (Mãe só há uma) e sobre relações sociais e familiares (Que horas ela volta?).


Assuntos: ses, projeto cinema no hospital, hospital agamenon magalhaes
Compartilhe: Link para o post: