Secretaria da Mulher faz balanço das ações do Escritório de Jaqueira

| Balanço

jaqueira

Após 30 dias de acompanhamento ininterrupto às vítimas das fortes chuvas de Jaqueira, a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), responsável pelo Escritório de Crise, instalado na sede da prefeitura, apresenta balanço das principais atividades realizadas. Sob a coordenação da secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, a equipe da pasta, em parceria com os representantes da Casa Militar (Camil), Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Codecipe) e prefeitura local trabalharam em ações humanitárias e de infraestrutura para dar condições à cidade de retomar as atividades cotidianas.

O Escritório, instalado no dia 31 de maio, planejou e estruturou uma operação de emergência responsável pela distribuição de 19 rolos de lonas plásticas, para evitar deslizamentos nas áreas de risco; 660 kits dormitórios; 680 kits colchões; 400 kits de limpeza; 250 kits de higiene; 500 cestas de pronto consumo; 950 cestas básicas e 11.254 litros de água mineral. O município também recebeu 3.588 doses de vacinas como as de gripe, meningite, febre amarela, rotavirus, tetraviral, sarampo, hepatite B e A, HPV, anti-rábica humana, entre outras.

Como a cidade teve parte das vias públicas comprometidas são necessárias intervenções como a construção e recuperação de pontes e passagens molhadas entre outros equipamentos. As chuvas danificaram 35 pontes e passagens molhadas, uma rodovia (63,8 Km da PE-126), dois postos de saúde, uma escola Estadual, 10 escolas municipais ( três urbanas e sete rurais), 484 habitações e destruiu 22 residências.  A  Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e a Prefeitura de Jaqueira estão fazendo o levantamento das pessoas que tiveram suas habitações destruídas e danificadas.

Uma medida de emergência que já mudou, definitivamente, a qualidade de vida dos jaqueirenses é a oferta de água tratada pelo sistema de abastecimento da cidade. “Há 10 anos, os moradores e moradoras de Jaqueira não tinham água potável. A água vinha bruta da barragem do Bálsamo das Freiras. Outra forma de obter água era através dos poços que representavam 80% do abastecimento das casas”, explicou o secretário Adjunto de Saúde de Jaqueira, Robson Emanuel Correia e Sá.

A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, explicou que foi firmada uma parceria entre o Estado, Prefeitura e Funasa para recuperar o sistema de água e esgoto da cidade com a reativação da Estação de Tratamento d'água de Jaqueira. “Para isso foi assinado um termo de cooperação técnica com a Compesa para outorga do sistema de abastecimento”, completa.

O governador Paulo Câmara esteve no município no dia 2 de junho, para visitar o escritório e acompanhar as ações emergenciais de Jaqueira num encontro com o prefeito Marivaldo de Andrade. O município registrou 3.835 pessoas afetadas pelas chuvas. Destas, haviam 125 desabrigados e 1.750 desalojados. Atualmente, não há desabrigados e o número de desalojados caiu para 282.

A secretária Silvia Cordeiro e o prefeito Marivaldo de Andrade avaliaram como bem sucedidas as ações do escritório com a retomada das aulas nas escolas, lonas colocadas nas áreas de risco, retomada da energia, abastecimento d’água, além das medidas de emergência como desobstruções de vias, distribuição de alimentos, kits colchões, cestas de pronto atendimento, cestas básicas, roupas e água.

Cidades: Jaqueira
Assuntos: secretaria da mulher, operacao prontidao, jaqueira, compesa, mata sul, chuvas, silvia cordeiro