Novo Sistema Eletrônico de Informações do Governo de Pernambuco - SEI

| Tecnologia, Administração

O treinamento para multiplicadores da ATI já começou

A Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE) começou a implantar o novo Sistema Eletrônico de Informações do Governo. O SEI é uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos completamente digitais, com a virtualização de processos e documentos. Possibilita ainda a atuação simultânea de várias unidades em um mesmo processo, ainda que as mesmas estejam distantes fisicamente, reduzindo assim o tempo de realização das atividades.

“A ATI será o primeiro órgão do governo a implantar a cultura digital no Estado e já montou infra-estrutura capaz de atender às secretarias e órgãos”, garante o presidente do órgão, Romero Guimarães.

“Já existem aproximadamente 180 instituições usando o SEI no Brasil. O sistema pode ser acessado através do tablet, smartphone, desktop, notebook. O treinamento para multiplicadores da ATI já começou. A expectativa é que o SEI esteja funcionando na ATI até setembro e que seja implantado no restante do Governo a partir de outubro”, espera a Gerente Técnica deste projeto e Analista da Gerência de Arquitetura de Sistemas de Informação de Governo, Vanessa Cândido.

Durante evento realizado na ATI, na última semana, Vanessa fez uma apresentação, já disponibilizada na wiki do Governo www.wiki.pe.gov.br, para sensibilizar os servidores quanto à importância da ferramenta que em breve irá substituir o SIGEPE. Entre suas principais vantagens estão o aumento da produtividade, transparência, redução de custos e agilidade dos processos. O fluxo de processos do SEI encontra-se postado no site www.ati.pe.gov.br e no portal de arquitetura corporativa do Governo (www.arquiteturacorporativa.pe.gov.br).

aTI

O SEI, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4), é integrante do Processo Eletrônico Nacional (PEN) do Governo Federal. Sua implantação no Estado encontra-se respaldada, através da portaria SAD nº 406 de fevereiro de 2017, sendo fruto do Grupo de Trabalho da Desburocratização que é presidido pela Secretaria de Administração (SAD), por intermédio da Superintendência de Modernização Governamental (SUMOG).  “O protocolo integrado do SEI fará com que possamos viver nesse mundo híbrido – vários sistemas com uso ou não de papel – sem tanta burocracia, com transparência, agilidade e segurança”, explica o superintendente da SUMOG, Ricardo Melo.

Assuntos: sad, ati-pe, sistema eletronico de informação do governo, cultura digital,