meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Sistema Único da Assistência Social (SUAS) é debatido durante o 3º Encontro Regional

| Social

suas

O atual cenário do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e os desafios para os gestores municipais foram amplamente discutidos, no 3º Encontro Regional dos Trabalhadores da Assistência Social de Pernambuco, que aconteceu, em Palmares.

O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, através da Executiva de Assistência Social ((SEASS), dirigida por Socorro Araújo, reuniu mais de 100 técnicos, secretários municipais e gestores de 21 municípios da Zona da Mata Sul. Durante os dois dias eles debateram e discutiram os problemas ligados à assistência e participaram de seis oficinas promovidas pela SEASS, seguindo as diretrizes do Governo Paulo Câmara.

De acordo com Socorro Araújo, que abriu o evento representando o secretário Roberto Franca, foi um momento para capacitar, atualizar e nivelar os novos gestores e as equipes municipais da assistência para o trabalho. Socorro fez a palestra de abertura do encontro, sobre os “Desafios da gestão municipal na política de assistência social”.

O Estado quer a população mais assistida e melhor cuidada, por isso assume o compromisso de planejar e ajudar os municípios na execução das ações na área de assistência”, explicou Socorro. A SEASS oferece apoio técnico e promove a formação continuada aos gestores e trabalhadores do SUAS, com o objetivo de garantir os direitos socioassistencias e a oferta qualificada dos serviços aos usuários da assistência em Pernambuco.

Eventos como esse são de grande relevância. Além de aproximar o Estado dos municípios, contribui para a capacitação técnica dos servidores da área”, afirmou a secretária de Assistência Social de Palmares, Luciana Miranda. “A SEASS foi muito feliz ao adotar a estratégia de levar as suas equipes aos municípios para identificar as fragilidades regionais, traçar estratégias e discutir soluções para os problemas”, completou a secretária municipal de Surubim e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-PE), Penélope Andrade.

Além das palestras, foram realizadas oficinas com foco nos serviços ofertados pelo SUAS: “Planejamento e Vigilância Socioassistencial”, “Gestão e Orçamento do Fundo de Assistência Social”, “Controle Social”, “Proteção Social Básica/Criança Feliz”, “Proteção Social Especial da Média e Alta Complexidade”, “Segurança Alimentar e Nutricional e Gestão do Cadastro Único/Programa Bolsa Família”.

Os próximos encontros acontecerão nos dias 22 e 23 de maio, em Petrolina (para municípios dos sertões do Araripe e São Francisco); 25 e 26, em Serra Talhada (municípios dos sertões do Pajeú, Moxotó, Itaparica e Central); 01 e 02 de junho, em Caruaru (municípios do Agreste Central e parte do Setentrional); e 07 e 08 de junho, no Recife, para os municípios da Região Metropolitana e território de Fernando de Noronha.
Assuntos: sdscj, roberto franca, seass, socorro araujo,
Compartilhe: Link para o post: