meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Manhã de férias no quartel do Corpo de Bombeiros

| Comunicação, Infância

Bombeiros

Dezenas de crianças viveram uma experiência diferente nessas férias divertindo-se bastante no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Elas tiveram a oportunidade de observarem o dia-a-dia dos "Soldados do Fogo" e receberam orientações importantes sobre diversos assuntos de forma lúdica e interessante.

O coronel Manoel Cunha, comandante geral do CBMPE, explicou que essas visitas fazem parte do programa de integração da corporação com os diversos setores da sociedade. “Damos ênfase ao trabalho com as crianças porque entendemos que é muito importante conscientizá-las da necessidade da prevenção em diversas situações e elas são grande difusoras dos conceitos com os pais, familiares e amigos”.

O encontro foi decorrente de uma ação conjunta do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) e do Centro de Comunicação Social (CCS), chefiados, respectivamente, pelos Majores Eduardo Rodrigues e Aldo Silva, e procurou diversificar a programação para deixar todos satisfeitos, pois as crianças são exigentes e é necessário elaborar atividades interessantes para que atraiam a atenção e o interesse delas, disse o Maj Eduardo. Já o Maj Aldo lembrou que "é de suma importância manter essa aproximação e interação com a sociedade, através do público infantil, de modo a mostrar o mundo dos bombeiros sob outra perspectiva, inclusive como possibilidade de despertar um futuro profissional."

Participaram também, e de forma imprescindível apoiando tal atividade, outros setores da corporação como o Centro de Assistência Social (CAS) com a contratação de mágico e fornecimento de guloseimas como algodão doce, picolé e pipoca; a Ajudância Geral (AjG) distribuindo um lanche por demais diversificado e reforçado para que a criançada repusesse todas as calorias consumidas; e ainda o Grupamento de Bombeiros de Incêndio (GBI) com viaturas e alguns bombeiros para a realização do passeio com a guarnição e do tradicional 'banho de neblina', cuja a meninada ama e é um dos momentos mais curtido por eles.

 A programação começou com atividades lúdicas de acordo com a faixa etária, na quadra e no tatame, passando orientações também sobre o trabalho das guarnições no combate a incêndios, resgate de vítimas de acidentes, deslizamentos de barreiras e desmoronamento de residências, além de salvamento de banhistas em iminência de afogamentos.

Um dos pontos mais agradáveis para a meninada foi a apresentação do mágico Rodrigo Lima, que manteve a atenção de todos, inclusive interagindo com os meninos que se interessavam em participar das “mágicas”. “É muito gratificante participar desse tipo de evento, porque as crianças são um público diferenciado e exigem muita precisão em nosso trabalho pois têm a percepção muito ativa”, ressaltou.

Mabele, de 5 anos, estava entusiasmada com  apresentação do mágico e também com tudo que viu durante a visita. Ainda molhada, após o banho de neblina, que concluiu a visita, ela dizia que queria voltar para o quartel onde a mãe, a soldado Mabel, trabalha.

Além do 'banho de neblina', as crianças tiveram oportunidade de dar um passeio em uma viatura de combate a incêndio, inclusive com as sirenes ligadas. Os pais e responsáveis que acompanharam a meninada elogiaram a iniciativa do comando do CBMPE e foram unânimes em reconhecer que será um dia inesquecível para todos.

Créditos:
Texto: Centro de Comunicação Social do CBMPE
Fotos: Cb BM Camilla Medeiros
Assuntos: férias, corpo de bombeiros, cbmpe, manoel cunha, eduardo rodrigues, aldo silva, cas, ajg, gbi,
Compartilhe: Link para o post: