meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Administração de Fernando de Noronha faz balanço positivo do ano

| Comunicação, Economia, Social, Saúde, Meio Ambiente, Turismo, Transporte, Balanço, Tecnologia, Esportes, Mobilidade, Administração

 

O ano de 2016 foi favorável para Fernando de Noronha. A ilha recebeu uma série de ações significativas nas áreas de infraestrutura, saúde, turismo e tecnologia, que mudou a realidade e qualidade de vida dos noronhenses. A atual gestão está a frente da Administração do arquipélago há cerca de um ano e dois meses, e se mantém em 2017 com novos desafios e propostas.

Um dos primeiros feitos foi a implementação dos programas de redução de custeio do governo estadual. Aadministração economizou no início de 2016 um total de R$ 2,3 milhões, incluindo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com a economia e o aumento na arrecadação da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), além da fiscalização de outros tributos de competência do Distrito, foi possível a ampliação de investimentos na ilha.

Na área de infraestrutura pode-se destacar a reestruturação e ampliação do Centro Integrado Infantil Bem-Me-Quer. O prédio, que foi restaurado, com recursos da ATDFN, ganhou um muro de 230 metros no entorno e a construção de mais quatro salas, com expectativa de entrega para o final de janeiro. A iniciativa beneficiará a comunidade com a abertura de 40 novas vagas para matrículas de crianças com idade entre 1 a 3 anos. A Escola de Referência de Ensino Médio Arquipélago também passará por modificações. O Administrador da ilha, Luís Eduardo Antunes e o secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amâncio, assinaram a ordem de serviço para reforma da quadra poliesportiva do local, que receberá cobertura, piso adequado e arquibancadas.

As melhorias no Hospital São Lucas – HSL seguem no plano de desenvolvimento de Noronha. Após quatro meses de reforma, a unidade de saúde, considerada uma das melhores de Pernambuco de média complexidade, passou por reestruturação, ampliação da área dos serviços administrativos e da sala de Raio-X, requalificação da “sala vermelha” para atendimento intensivo de pacientes em casos graves, corredor exclusivo à remoção das vítimas conduzidas de ambulância para o atendimento, além da aquisição de novos equipamentos. O Hospital atende mil pacientes por mês.

O Posto de Saúde da Família – PSF, também recebeu melhorias, como a implantação do sistema de prontuário eletrônico. Também foi feito o Plano de Contingência para a Vigilância de Riscos, Doenças e Agravos de Transmissão Alimentar, promovendo ações de educação sanitária e inspeções em todos os restaurantes, pousadas, bares de praia e fiscalização nos pescados.

Outros serviços relevantes foram feitos, como a implantação da nova iluminação do Campo Pianão, na Vila do Trinta, a entrega do píer de embarque e desembarque de passageiros e o reordenamento da praia do Porto de Santo Antônio. Além da inauguração da Academia Pernambuco Fernando Noronha Camilo Simões, que também fez parte do planejamento da nova gestão.

A maioria das nossas obras foram executadas com recursos próprios graças ao contingenciamento de gastos. Estamos muito satisfeitos de termos tirado vários projetos do papel e estarmos trazendo melhorias para Noronha. Vamos construir ainda 26 casas populares, também com verba proveniente da administração e outras 56 no Loteamento Vacaria para sanar definitivamente o déficit habitacional da ilha. Conquistamos a liberação do montante junto ao Ministério das Cidades”, disse Luís Eduardo Antunes.

Além disso, os bairros de Floresta Nova e Floresta Velha terão 16 vias recuperadas pela iniciativa da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer – SETUREL, por meio do PRODETUR, com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. O processo licitatório para contratação de empresa de engenharia para a realização da pavimentação asfáltica e restauração de vias na ilha foi publicado no Diário Oficial. “As obras são um grande anseio da população de Noronha. Nossos técnicos da diretoria de Infraestrutura trabalharão em conjunto com os do PRODETUR para que estes desejos se realizem”, afirmou Antunes.

Em 2016, a comunidade noronhense recebeu várias bicicletas dentro do projeto “Bike Noronha e Pedala PE”. A iniciativa foi uma parceria da SETUREL, Administração de Fernando de Noronha e Banco Itaú. Ao todo, cerca de 1.500 bicicletas estão em circulação por Noronha desde a implantação do projeto em 2015, beneficiando a prática saudável entre turistas e moradores, que passaram a vivenciar a ilha por outra perspectiva, contribuindo cada vez mais com o desenvolvimento sustentável.

Outra grande conquista em 2016 foi a melhoria da internet. Após um amplo estudo realizado pela administração foi assinada a Ordem de Serviço com a empresa Vectra Consultoria e Serviços, na intenção de melhorar definitivamente a conectividade na ilha. Batizada de Noronha Connect, a empresa implantou quatro pontos da rede WiFi de alta velocidade em locais estratégicos do arquipélago, com perspectiva de ampliação para mais nove locais. Pegando carona no desenvolvimento tecnológico, a administração do Distrito oficializou o Colab, a rede social de gestão pública colaborativa.

Disponível através de aplicativo móvel, nas plataformas Android e IOS, o Colab permite que as pessoas interajam, fiscalizem e proponham soluções para melhoria na prestação do serviço público. Uma equipe da administração distrital está conectada ao painel de monitoramento do Colab.re, para acompanhar em tempo real as demandas geradas para respondê-las de forma personalizada. Outro acontecimento importante foi a parceria da Administração com a Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) para a reativação da TV Golfinho, que estava fora do ar há cerca de 4 anos, e deve ser inaugurada até março, com programação local.

No aspecto turístico, Fernando de Noronha esteve bem representada em feiras nacionais e internacionais, como o Destination Brazil Travel Mart, em Ipojuca; BTL, feira de turismo mais importante de Portugal; ITB, maior evento do setor na Alemanha, e também naPADI Dive Festival, considerada a maior feira de mergulho da América Latina, entre outras. Em 2016 foi lançado ainda o Manual do Operador na 44ª Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV, em São Paulo. A publicação foi produzida com informações sobre locais para hospedagem, restaurantes, praias, passeios etc.

Além disso, Noronha esteve presente no Espaço Pernambuco, no Rio de Janeiro, no mês de agosto, apresentando a cultura, gastronomia, patrimônio histórico e potencial turístico do arquipélago no período das Olimpíadas Rio 2016, com a ação "Noronha Te Espera",resultado da parceria entre a Empetur, a Secretaria de Turismo de Pernambuco e a Administração de Fernando de Noronha. O projeto recebeu jornalistas e operadores de turismo que puderam conhecer mais sobre a cultura e a gastronomia de Noronha. Antes, a ilha foi um dos lugares que aconteceu o revesamento da tocha olímpica sendo conduzida por personalidades locais e autoridades. Na ocasião, a emoção tomou conta de Noronha com esse fato histórico.

Ainda falando de esportes, estudantes da Escola Arquipélago representaram a ilha nos jogos escolares de Pernambuco. A 28º edição da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha foi um sucesso. Com 52 embarcações participando da competição, reunindo 389 tripulantes de 11 estados do Brasil e de três países, o título ficou com a embarcação Camiranga, do Rio Grande do Sul.

Na área de saúde houve também uma consulta pública para escutar a comunidade sobre a realização de partos seguros no arquipélago com a presença do secretário estadual de Saúde, José Iran da Costa e do promotor do Ministério Público, André Rabelo. Na ocasião, o administrador geral, Luís Eduardo Antunes ressaltou que a comunidade anseia pela volta da realização de partos em Noronha, tendo em vista que, desde 2004, não nascem mais crianças na ilha em função de toda uma política que prevê a saída da gestante no sétimo mês de gravidez.

Cidades: Fernando de Noronha
Assuntos: fernando de noronha, centro integrado infantil bem me quer, balanço 2017 noronha, luis eduardo antunes, bike noronha, pedala noronha, pier, academia pernambuco, noronha conect, colab, tv golfinho,
Compartilhe: Link para o post: