meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Pernambuco divulgará salários dos servidores

Com o objetivo de cumprir o que diz a Lei de Acesso à Informação, estão disponibilizados, no Portal da Transparência de Pernambuco (www.portaldatransparencia.pe.gov.br) os salários dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual. Estão sendo divulgados os salários dos servidores ativos e inativos, com informações como o nome, sobrenome, cargo, função, estabelecimento, CPF, matrícula, remuneração de função, jornada mensal e o total de vantagens com descontos oficiais. Essas informações estarão acessíveis de forma simplificada, em planilhas de Excel, facilitando a consulta. Estarão disponíveis os salários a partir julho de 2012.

“Com a divulgação dessa informação, Pernambuco avança em relação ao que é exigido pela Lei de Acesso à Informação e atende a mais um requisito exigido pelo governador Eduardo Campos na transparência da gestão. Estarão divulgados o valor total da remuneração dos servidores, com os descontos obrigatórios – previdência e Imposto de Renda”, detalha o secretário da Controladoria Geral de Pernambuco, Djalmo Leão. Até junho deste ano, Pernambuco contabiliza mais de 220 mil servidores, entre ativos e inativos.

O Portal da Transparência de Pernambuco foi criado em 2007 e, em 2010, foi escolhido um dos três melhores do Brasil pela ONG Contas Abertas. Em 2010, a ONG criou o Ranking de Transparência que elenca sites com maior ou menor grau de transparência. O ranking é um meio de informar ao cidadão o nível de transparência das contas públicas. Naquele ano, o Portal da Transparência de Pernambuco ficou no terceiro lugar, atrás apenas dos sites do Executivo Nacional e do estado de São Paulo.

Ainda no novo site serão adicionadas informações de execução orçamentária, classificação orçamentária, natureza das despesas e fonte de recursos. Com isso, o usuário do novo portal terá uma visão mais completa de todas as fases do empenho, desde a sua geração até a etapa final, com detalhamento do pagamento. Pensando na importância da publicação de informações, foi construída, no Portal da Transparência, página de download da base, que contém os arquivos gerais dos dados da receita e da despesa tal qual na base de dados do site. Este formato aberto permite que os usuários possam criar suas próprias consultas utilizando as informações disponíveis no site. “Com todas essas informações disponibilizadas, o portal atende 100% aos critérios de transparência para os sites. Com isso, a expectativa é que Pernambuco se mantenha entre os primeiros lugares na divulgação da avaliação da ONG Contas Abertas, que acontece no próximo mês de setembro”, explica Djalmo.

Assuntos: pernambuco, transparencia, servidores, salario
Compartilhe: Link para o post: