meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Eduardo faz balanço positivo de viagem para vender PE na China

| Economia, Balanço

Foram quatro dias de trabalho que renderam frutos concretos, como a conquista da Shacman para Caruaru e a abertura de um escritório comercial do Governo de Pernambuco em Pequim. Esse foi o balanço que o governador Eduardo Campos fez nesta quinta-feira (10), sobre sua passagem pela China para cumprir agenda administrativa.

“Com certeza foi uma viagem muito importante. A China hoje é o principal parceiro comercial do Brasil e o grande desafio é atrair os investimentos produtivos. A China já é hoje o maior investidor externo no país e temos que apresentar um Brasil menos conhecido deles, que é a região Nordeste”, afirmou o governador, citando entre os principais resultados da viagem a instalação da montadora de caminhões da Shacman em Caruaru.

Na agenda desta quinta-feira a comitiva liderada pelo governador visitou a fábrica de caminhões da Shacman que servirá de modelo para a que será erguida em Pernambuco. Ela ocupa uma área de 1.200 hectares, emprega 2.880 funcionários e produz 150 mil caminhões por ano. A cada sete minutos, um veículo sai da linha de produção. No dia anterior, o grupo já havia conhecido a produção de transmissões da Fast, que também pertence à estatal chinesa Shaanxi Automobile Group (SAG).

A diretoria da empresa estará em Pernambuco na primeira semana de junho para dar início ao projeto em Caruaru.“É muito importante a chegada da Shacman para que a gente consolide dessa maneira, junto com a Fiat, um cluster de indústria automotiva. Em 60 anos de indústria automotiva, o Nordeste só teve duas plantas, a Ford na Bahia, a Fiat aqui em Goiana e agora a Shacman, em Caruaru”, frisou Eduardo.

A fábrica receberá investimentos da ordem de R$ 1 bilhão e empregará mais de mil trabalhadores. Serão produzidos cinco modelos de caminhão visando o mercado da América do Sul. O início das operações será em 2013. Durante o encontro, o governador afirmou que a fábrica de Caruaru deve marcar apenas o início de uma grande parceria entre o estado e a montadora. "A China é hoje o principal parceiro comercial do Brasil e o nosso país é o oitavo maior parceiro da economia chinesa. Queremos que a relação entre Pernambuco e a Shacman se dê nessa intensidade", disse Eduardo.

Na segunda-feira, Eduardo apresentou Pernambuco como opção para a Great Wall Motors Company (GWM), a maior fábrica privada de automóveis da China que já anunciou a sua decisão de investir no Brasil. A GWM pretende triplicar sua produção - que hoje é de 500 mil veículos por ano - até 2020, e Pernambuco é hoje um dos mais prováveis destinos estudados pela companhia. Encerrando a programação na China, a comitiva do Governo do Estado.

Já na última terça-feira, o governador reuniu-se com o embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney, e acordou a abertura de escritório de representação comercial na sede da Associação Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Pequim. O escritório deve iniciar as suas operações em 60 dias e será administrado pela AD Diper.

 



Cidades: Caruaru
Assuntos: eduardo campos, china, balanço de viagem, gwm, great wall motors
Compartilhe: Link para o post: