meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Direitos da mulher é tema de palestra na Funape

funapeTendo como parte da proposta de integrar os segurados e servidores aos assuntos referentes à melhoria da qualidade de vida, a Funape promoveu na quinta-feira (8), o evento Luta – Uma palavra feminina, para homenagear a conquista da cidadania no Dia Internacional da Mulher.

As mulheres foram recebidas em um café da manhã e tiveram sessões de massagem, antes de assistirem a palestra: Direitos da Mulher, ministrada pela representante da Secretaria Estadual da Mulher, Cristiane Lina. A palestrante iniciou sua apresentação com uma abordagem sobre as diferenças de gênero e repassou aos presentes a nova conquista da Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) que aprovou, na terça-feira (6), o projeto de lei que multa as empresas que pagarem salários inferiores às mulheres que ocupam o mesmo cargo dos homens.“As diferenças salariais existem e é necessário que se haja respeito em relação à mulher enquanto sujeito político na sociedade. Precisamos lutar para que o Brasil se torne, de fato, uma democracia. Mulheres e homens são iguais perante a lei e é preciso que isso exista na prática”, afirmou Cristiane.

Outra grande conquista feminina destacada foi a lei Maria da Penha que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. A lei também prevê que o agressor poderá pegar pena de até três anos, com a saída do agressor do domicílio, proibindo a sua aproximação da mulher agredida.

“Hoje, no Estado, contamos com o auxílio do Centro de Atendimento às Mulheres, as casas de abrigo, redes de atendimento à mulher, organizações municipais e as seis Delegacias da Mulher. É essencial que a população também participe e denuncie os casos de violência”, alertou.

Cristiane também falou sobre as lutas das mulheres negras e indígenas, tão pouco divulgadas, mas que foram as primeiras habitantes brasileiras e que foram cruelmente dizimadas, exploradas, estupradas e arrancadas de suas famílias para servir aos brancos. Ela reafirmou a importância da mulher na sociedade protagonistas das mobilizações e lutas pelos direitos políticos femininos, como o direito ao voto, ao divórcio e a inserção no mercado de trabalho.

Ao término da palestra, a promotora de Justiça, Norma da Mota Sales, pediu a palavra e elogiou a iniciativa. “Gostei muito da palestra e quero acrescentar que nós somos responsáveis quando vemos a violência e não denunciamos. Depende muito de nós também. Parabéns, mulheres!”.


SERVIÇO
Disque Denúncia:
(81) 3421.9595

Ouvidoria da Mulher
(81) 3183.2863

Secretaria da Mulher
(81) 3183 2952
E-mail: secmulher@secmulher.pe.gov.br

Assuntos: palestra, funape, mulher, homenagem, direitos
Compartilhe: Link para o post: