meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Ação de Cidadania chega a Barra de Guabiraba neste sábado

    Mais de 100 serviços serão disponibilizados pelo Governo do Estado, Defensoria Pública e prefeitura municipal 

    O município de Barra de Guabiraba, no Agreste pernambucano, será o local da próxima Ação de Cidadania, promovida pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. O município tem uma população de cerca de 14 mil habitantes e a base da economia é a agricultura. Para a execução de muitos serviços, os moradores precisam se deslocar a municípios maiores, como Bezerros e Caruaru. A ação deste sábado (15) é uma oportunidade de resolver muitos problemas e pendências sem precisar se deslocar para outras cidades.

    O mutirão de serviços acontecerá neste sábado, dia 15 de junho, na Escola Municipal Professora Francisdete Tenório de Holanda Silva (Praça Carlos Augusto Alves de Araújo), no bairro Nova Esperança.  Serão disponibilizados mais de 100 serviços gratuitos à população e o atendimento será das 8h às 12h.

    Serviços - Na Ação de Cidadania, que será realizada em parceria com a Defensoria Pública e a prefeitura municipal, a população terá à disposição a emissão de CPF e carteira de motorista; a segunda via da carteira de identidade, registros de nascimento, casamento e óbito. Também haverá cadastro no ‘Alerta Celular’, orientações sobre o BPC, CadÚnico, Programa Bolsa Família e mediação de conflitos.

    Na área de saúde serão oferecidas vacinação, testes de HIV/Aids e sífilis, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e kits de higiene bucal, além de serviços de beleza, como cortes de cabelo e manicure. Os moradores do município ainda poderão solicitar os benefícios da tarifa social para a redução das faturas de água e luz e negociar débitos com a Compesa e Celpe entre outros.

    Números – As quatro últimas Ações de Cidadania, realizadas em Pau Amarelo (Paulista), Vila da Cohab (Cabo de Santo Agostinho), Cabanga e Estância (Recife), resultaram em 27.056 atendimentos diretos à população.

    Em 2018, as 30 Ações de Cidadania foram responsáveis por mais de 300 mil atendimentos. Os serviços disponibilizados à população são de todas as secretarias e órgãos estaduais, prefeituras e parceiros da iniciativa privada.

    SERVIÇO·       

    Ação de Cidadania em Barra de Guabiraba
    Quando: sábado, dia 15 de junho de 2019. Das 8h às 12h
    Local: Escola Municipal Professora Francisdete Tenório de Holanda Silva - Praça Carlos Augusto Alves de Araújo, s/n - Nova Esperança.

    Cidades: Barra de Guabiraba
    Assuntos: spvd, acao de cidadania, mutirao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Influenza: 98,7% dos pernambucanos foram protegidos

    | Saúde

     ses

    Mais de 2,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários foram imunizadas. Da população em geral, foram 20 mil

    Nesta sexta-feira (14.06), termina a campanha de vacinação contra a influenza, iniciada em abril. Em cerca de dois meses, Pernambuco vacinou 2.610.374 pessoas dos grupos prioritários, chegando ao percentual de 98,70%, acima da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). De acordo com os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, a média nacional, até a manhã desta sexta, está em 88,64%.

    “Pernambuco foi um dos primeiros Estados a atingir a meta de vacinação contra a influenza. Conseguimos esse feito com um esforço de mobilização grande entre gestores municipais, estaduais e também de toda a população. Este ano, vacinamos mais do que em 2018, já que tivemos um acréscimo na população de crianças, público que, diferente do ano passado, atingiu a meta, o que muito nos alegra”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

    Ao todo, foram vacinados 699.319 (92,93%) meninos e meninas entre 6 meses e menores de 6 anos, deixando o Estado entre os oitos que atingiram a meta nessa população. Importante destacar que, neste ano, foram acrescidas mais de 143 mil crianças com 5 anos na campanha. “A maior parte dos casos de síndrome respiratória aguda grave deste ano foi em crianças, o que eleva a importância da imunização dos meninos e meninas pernambucanos”, pontua Longo.

    O Estado ainda vacinou 20 mil pessoas do público em geral, após a liberação das doses para toda a população. “Fizemos nossa tarefa de casa contra a influenza e agora começamos a preparação para mais uma campanha, de multivacinação de crianças e adolescentes. O objetivo é reforçar a imunização de rotina, atualizando as cadernetas de vacinação de quem está com doses em atraso”, informa o secretário de Saúde. 

    Assuntos: ses, vacinacao, influenza, imunizacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • CPRH embarga áreas desmatadas em Unidade de Conservação da Mata Norte

    | Meio Ambiente

     cprh

    Além de multa, proprietários terão que executar um plano de recuperação de áreas degradadas

    Uma ação que envolveu equipes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Companhia Independente de Meio Ambiente (Cipoma, Polícia Militar), Delegacia do Meio Ambiente (Depoma, Polícia Civil) e Prefeitura de Timbaúba embagou, na terça e quarta-feira (11 e 12/06), 3,3 hectares de áreas desmatadas no Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Matas de Água Azul, na Mata Norte do Estado. Foram emitidos autos de infração com as penalidade de embargo de áreas e multas que totalizam R$ 15.000,00.

    O RVS Matas de Água Azul é uma Unidade de Conservação (UC), de Proteção Integral, que abriga remanescentes da Mata Atlântica, inserida em partes dos municípios de Timbaúba, Vicência e Macaparana. Foi criado em 2014 com o objetivo de preservar esse importante fragmento de Mata Atlântica, sendo este o maior RVS do bioma, com o total 4.652,57 hectares, dos quais 2743,86 preservam exclusivamente mata floresta nativa.

    Planejada a partir do monitoramento das Unidades de Conservação do Estado, a ação desta semana visou o combate ao desmatamento e ao plantio ilegal – principalmente de bananeiras – no interior da Unidade de Conservação. Uma operação semelhante, na mesma região, foi realizada em junho de 2018, quando foram constatados desmatamento em duas áreas para tentativas de ocupação (invasão), desmobilizadas de imediato, e plantios irregulares. Na ocasião, os plantios foram destruídos e as bananas recolhidas foram destinadas à merenda escolar em Timbaúba. Os responsáveis não foram encontrados.

    Desta vez, no entanto, com a identificação dos proprietários das áreas degradadas da vegetação de Mata Atlântica– mais uma vez para plantio irregular –, foram emitidos os autos de infração e os respectivos processos de penalidade iniciados. Conforme as autuações da Agência ambiental, os degradadores terão que definir e executar um plano de recuperação da área degradada.

    Assuntos: cprh, combate ao desmatamento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Socioeducandos da Funase vencem 49ª edição das Olimpíadas Estudantis de Petrolina

    | Social

     funase

    Com o bom desempenho, time, composto por jovens em internação e em semiliberdade, passa para a etapa regional

    Sete adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas venceram a 49ª edição das Olimpíadas Estudantis de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento, promovido pela prefeitura, mobilizou estudantes de instituições de ensino públicas e particulares do município. Os participantes foram divididos em categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Equipes masculinas e femininas jogaram partidas de handebol, basquete, vôlei, futsal, futebol de 7 e futebol de campo, essa última, a modalidade disputada pelos socioeducandos. Com a vitória, o grupo passa para a etapa regional, que abre caminho para o título estadual.

    Os socioeducandos jogaram pelo time da Escola Estadual de Alternância, que tem um anexo dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina. Cinco deles cumprem medida socioeducativa nessa unidade, e outros dois, na Casa de Semiliberdade (Casem) Petrolina. Ambas são vinculadas à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Toda a competição foi acompanhada por integrantes das equipes técnicas que atendem os adolescentes e por agentes socioeducativos.

    A vitória foi construída com um alto saldo de bolas na rede ao longo das Olimpíadas. Somente até a semifinal, quando já tinha disputado quatro jogos, o time marcou 24 gols e sofreu apenas quatro. A etapa final ocorreu nesta semana, contra a equipe do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Os jovens da Funase venceram por 3 a 1 e se sagraram campeões. Os socioeducandos foram treinados pelo professor de educação física Romilson Wladson, com o auxílio do agente socioeducativo Cícero Brito. A próxima fase, regional, que deve ter jogos em Petrolina, envolverá os times vencedores de outros municípios.

    “A nossa equipe teve grande destaque entre os times de estudantes de Petrolina. Teve jovens do Case, da Casem e outros alunos da Escola de Alternância, com um bom treinamento. Eles estão muito felizes com o troféu e empolgados para a regional. Temos plena confiança de que também terão um bom resultado”, afirma a coordenadora geral do Case Petrolina, Nídia Alencar, acrescentando que, além de funcionários da unidade, outros 30 socioeducandos foram levados para o jogo final como espectadores.

     
    Cidades: Petrolina
    Assuntos: funase, case petrolina, socioeducandos, olimpiadas estudantis
    Compartilhe: Link para o post:
  • Arena de Pernambuco sedia torneio de futebol infantil neste fim de semana

    | Esportes

     arena

    Com cerca de 300 jogadores, Arena Cup será realizada nos dias 15 e 16 de junho

    Recife, 13 de junho de 2019 - Neste sábado e domingo (15 e 16), a Arena de Pernambuco recebe a primeira edição da Arena Cup, torneio de futebol infantil formado pelas categorias sub-8 e sub-10. Com a presença de cerca de 300 crianças, o evento terá 20 equipes - dez para cada faixa etária - alusivas a dez países sul-americanos, que serão representados por clubes e escolinhas de Pernambuco e outros Estados nordestinos, como Alagoas e Paraíba. Entre os participantes estarão os times infantis de Náutico e Santa Cruz.

    Os atletas mirins irão representar as seguintes seleções: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Ao todo serão 52 partidas nos dois dias de torneio e, para comportar tantos jogos, o gramado da Arena será subdividido em quatro partes. A primeira rodada ocorre a partir das 8h30, neste sábado, com quatro jogos simultâneos. No domingo, às 16h, acontece a final das duas categorias.

    “A proposta da Arena de Pernambuco em ser um equipamento dedicado ao povo segue sendo cumprida. No Arena Cup, o estádio estará repleto de crianças, aproveitando este espaço para a prática esportiva e de lazer com o conforto e estrutura que só a Arena tem no Estado”, destacou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco e presidente da Empetur, Rodrigo Novaes.

    A competição é aberta ao público e ocorre em parceria com a Federação de Pernambuco de Futebol 7 Society. No último sábado, um sorteio definiu quais times irão representar cada seleção:

    Categoria sub-8:
    Cabo Branco-PB (Colômbia)
    Recife Soccer (Bolívia)
    Santa Cruz Futsal (Venezuela)
    Náutico (Peru)
    CT Barão (Chile)
    Escola Modelo (Uruguai)
    Geração Show (Brasil)
    Chuts Meninos da Vila (Equador)
    Primeira Camisa-AL (Argentina)
    Santos Recife (Paraguai)

    Categoria sub-10:
    CT Barão (Bolívia)
    Geragol A (Equador)
    Geragol B (Argentina)
    Escola Modelo (Uruguai)
    Primeira Camisa-AL (Chile)
    Gol D´Letra (Paraguai)
    Revelação (Colômbia)
    Grêmio Janga (Venezuela)
    Associação Projeto Infantil (Peru)
    Abençoados (Brasil)

    SERVIÇO
    Arena Cup:
    Dia 15 de junho, a partir das 8h30.
    Dia 16 de junho, a partir das 9h30.
    Evento aberto ao público, na Arena de Pernambuco.

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: arena de pernambuco, arena cup, futebol, torneio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Compesa sensibiliza estudantes para a preservação do meio ambiente

     compesa

    Ao longo do mês de junho, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) programou uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – data celebrada oficialmente no dia 05 de junho. Hoje (13), cerca de 100 alunos da Escola Municipal Cônego Costa Carvalho, em Maranguape I, Paulista, participaram de atividades educativas e gincanas sobre a importância da coleta do óleo de cozinha utilizado, que não deve ser despejado diretamente nos ralos das pias e vasos sanitários e, consequentemente, na rede coletora de esgoto. Essa atividade recebeu o apoio da ASA Indústria, que disponibilizou bombonas (Pontos de Entrega Voluntária) para arrecadação de óleo na escola.

    Ontem (12), uma programação semelhante sensibilizou 400 estudantes da Escola Municipal Professora Almerinda Umbelino de Barros, no bairro do Vasco da Gama, no Recife, para a necessidade da preservação dos recursos hídricos e evitar o descarte de garrafas plásticas nos rios, riachos e córregos e também nas galerias pluviais. As turmas vencedoras das duas escolas visitarão o Universo Compesa, que é o espaço digital interativo e multimídia que funciona na sede da Compesa, em Santo Amaro.

    Na Zona da Mata Norte, a Compesa levará, no dia 18 de junho, um trabalho de educação socioambiental com contação de história para 100 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Ernesto Geisel, na cidade de Lagoa do Carro. Na última terça-feira (11), essa mesma atividade foi promovida para 180 alunos da Escola Municipal Pio X, no bairro de São José, em Carpina. E ontem (12), no Sertão do Estado, a Compesa também envolveu os alunos da Escola Municipal Apolônia Siqueira em ações socioambientais e jogos educativos. 

    Assuntos: compesa, meio ambiente, atividades educativas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência tem programação especial nesta terça, 18 de junho, para celebrar o Dia do Químico

    | Tecnologia

     espaco ciencia

     

    “Cadê a Química?” Este é o mote do Espaço Ciência nesta terça-feira, 18 de junho. Uma programação especial celebra o Dia do Químico (e da Química). Com atividades que revelam a presença desta Ciência no cotidiano, os participantes poderão, entre outras coisas, participar da investigação de um crime. O Museu aproveita a data para lançar as comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica.

    A tabela que ajudou a sistematizar e organizar o conhecimento científico é a homenageada do ano de 2019 pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Espaço Ciência, uma imensa tabela periódica chama atenção dos estudantes na lateral do Museu. A expectativa é de que, até o final do ano, uma tabela periódica interativa possa estar à disposição dos visitantes como mais um experimento do acervo permanente.

    CADÊ A QUÍMICA? – Além da tabela periódica, o Espaço Ciência estará com uma programação que ressalta a presença da Química no cotidiano. Os visitantes poderão entrar em uma casa e descobrir que nossos lares são verdadeiros laboratórios científicos. Dentro da casa, poderão se transformar em detetives e ajudar a elucidar um crime.

    Para isso, utilizarão técnicas de investigação semelhantes às do seriado CSI: extração de DNA, identificação de impressões digitais e tinta invisível, teste de balística, análise de um fármaco semelhante à cocaína presente no local do crime... Caberá aos visitantes investigadores descobrir o que aconteceu e quem é o assassino.

    A casa que compõe o cenário do crime é parte da exposição “Minha Casa tem Ciência?”. Composta por sala, quarto do casal, quarto da criança, cozinha, banheiro e lavanderia, ela permite perceber o quanto estamos sempre rodeados de Ciência: na composição química dos produtos de higiene e de limpeza; nos tipos de fibra que formam cada vestimenta; nos pigmentos que compõem as tintas da parede; nos alimentos que preparamos e comemos; e até nas fezes deixadas no vaso sanitário.

     Outra atração é a mostra “História Química da Humanidade”. Contada através de painéis e experimentos interativos, ela apresenta aspectos intrigantes: o Brasil foi descoberto pela Química; Argentina, um país com nome de prata; a primeira guerra mundial aconteceu por causa da síntese da amônia; a independência dos Estados Unidos deve-se à pólvora francesa, dentre outros.

    DIA DO QUÍMICO - O dia 18 de junho foi escolhido como Dia Nacional do Químico em 1956. Nessa data, o então Presidente Juscelino Kubitschek promulgou a “Lei Mater dos Químicos” – nº 2800/56, que regulamenta o exercício da profissão.

    O Espaço Ciência é um Museu Interativo de Ciência vinculado à Secretaria de Ciência, tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco. Funciona de forma gratuita de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h e, nos fins de semana, de 13:30h às 17h. Mais informações, acesse: www.espacociencia.pe.gov.br

    Cidades: Olinda
    Assuntos: espaco ciencia, museu, dia do quimico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Bancos se propõem a ajudar a combater fraudes em empréstimos

    | Direitos Humanos

     sjdh

    Durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (13.06), na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, os bancos participantes, se mostraram dispostos a unir forças com o Procon-PE no sentido de combater as fraudes das empresas de empréstimos. O órgão vem realizando diversas fiscalizações e coibindo empresas que não funcionam de forma legal.

    O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, que presidiu a reunião, foi enfático ao afirma que correspondentes financeiros que estão funcionando de forma ilegal serão fechados. “O Procon tem recebido diversas denúncias de fraudes e irregularidades e não vamos permitir essa prática”, citando o caso de uma financeira que foi fechada ontem (12.06) após aplicar um golpe em um idoso de 79 anos.

    O gerente de Normas e Autorregulação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Evandro Zuliani, disse que a instituição contratou uma empresa para investigar as denúncias de compartilhamento de dados pessoais de clientes. “As fraudes não contribuem para o mercado e não compactuamos com essas práticas ilegais”, disse.

    As agências bancárias têm até 10 dias para apresentarem a lista dos correspondentes autorizados a realizar empréstimos. Na reunião foi proposta a elaboração, em parceria com bancos e Procon, de uma cartilha com informações para os consumidores que pretendem realizar empréstimos. Já que a falta de informação é um dos pontos que leva o consumidor a contratar serviços que não queriam.

    Para que aja um acompanhamento de perto das atividades, trimestralmente o mesmo grupo se reunirá para alinhar informações sobre o assunto. A próxima reunião já ficou pré-marcada para o dia 11 de setembro.

    Na ocasião, a gerente de fiscalização do Procon-PE, Danyelle Sena, apresentou as ações desenvolvidas pelo órgão, para coibir a prática de ilegal de algumas financeiras. Até o momento foram fiscalizados 119 estabelecimentos; 103 foram notificados e 19 interditados.

    Ainda fizeram parte da reunião a Secretária Executiva de Direito do Consumidor, Mariana Pontual, os gerentes de atendimento e jurídico do Procon, Pedro Cavalcanti e Ricardo Faustino, e representantes das delegacias do consumidor e do idoso.

     
    Assuntos: sjdh, procon, bancos, empresas de emprestimos, fiscalizacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco promove ações de sensibilização contra violência à pessoa idosa

    | Social

    sdscj 

    Iniciativa será realizada nesta segunda-feira (17/06), na Praça do Derby, com orientações sobre violação dos direitos, além de serviços gratuitos de aferição de pressão, glicemia e vacinação contra a gripe

    Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado anualmente em 15 de junho, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDSCJ), Criança e Juventude, promove, na próxima segunda-feira (17), uma série de ações de sensibilização com distribuição de material informativo e orientações, serviços de saúde voltados para o público, além de uma unidade móvel da delegacia de Proteção à Pessoa Idosa para recebimento de denúncias. A iniciativa, que tem início às 7h, na Praça do Derby, será realizada em parceria com as pastas estaduais de Justiça e Direitos Humanos, Defesa Social e Saúde, com apoio do Ministério Público, Defensoria Pública, secretaria municipal de Saúde do Recife e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

    Cada órgão vai colaborar com um serviço, sendo a SDSCJ, junto à SJDH, SES, MPPE e DPPE, responsáveis pelas orientações sobre o envelhecimento, principais formas de violência, e a rede de proteção e garantia dos direitos da pessoa idosa, além da distribuição de material informativo sobre a temática. “A ideia é criar uma consciência da existência da violência contra a pessoa idosa e disseminar a realidade de não aceitá-la, mostrando os meios para denúncias, tudo isso como forma de prevenir a violação dos direitos e qualificar o debate sobre o tema”, explicou o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes.

    A Organização Mundial de Saúde – OMS conceitua a violência contra a pessoa idosa como o ato (único ou repetido) ou omissão que lhe cause dano ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança. No primeiro trimestre deste ano, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, recebeu 391 denúncias. Em comparação ao mesmo período do ano passado, que foram 163 queixas, um aumento que chega a quase 140%. Negligência, violência psicológica e financeira são as principais queixas. Além do CIAPPI, a Ouvidoria Social também é um canal para recebimento de denúncias, que podem ser feitas no 0800.081.4421.

    Para facilitar e incentivar as denúncias, a SDS disponibiliza Unidade Móvel da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa para acolhimento de denúncias. Já a Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer serviços como aferição de pressão, glicemia e vacinação contra a gripe, além de orientar a população sobre saúde bucal. “Eventos como esses auxiliam a mantermos um diálogo contínuo, com políticas públicas para a promoção e garantia dos direitos da pessoa idosa no nosso Estado”, afirmou a secretária-executiva de Segmentos Sociais, Laura Gomes.

    15 DE JUNHO
    Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, instituíram o dia 15 de junho, dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que tem por objetivo criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. Na esteira deste movimento mundial o Estado de Pernambuco incentiva a apresentação da rede de proteção e enfrentamento, a qualificação do debate e o fortalecimento das mais diversas formas de prevenção à violência contra a pessoa idosa.

    Serviço: Ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
    Data: 17 de junho
    Hora: 7h
    Local: Praça do Derby

    Cidades: Recife
    Assuntos: governo de pernambuco, sdscj, violencia contra o idoso
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran-PE alerta motoristas de carros que perderam placa durante a chuva

    | Transporte

    Quem perdeu a placa do veículo em meio aos alagamentos, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - Detran-PE, por meio da Diretoria de Atendimento, alerta os condutores de carros para tomar providências o mais rápido possível. Em primeiro lugar, quem perdeu a placa na chuva deve ir até um ponto de atendimento do Detran mais perto de casa. Pode ser a sede, na Iputinga, nas lojas de atendimento dos shoppings centers e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), onde vai solicitar a ordem de emplacamento. De posse da ordem, vai até uma das lojas de placas credenciadas para, após o pagamento da placa, providenciar o emplacamento.

    Para fazer a solicitação de nova placa dianteira, não é necessário realizar vistoria prévia. Já, no caso da placa traseira, só é possível obter a ordem de emplacamento após realização de inspeção veicular, ou seja, vistoria. Lembrando que o serviço está sendo disponibilizado sem agendamento, por um período de 10 dias úteis, ou seja, de 14 de junho à 28 de junho.  

    O DETRAN-PE lembra que, de conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, conduzir o veículo sem qualquer uma das placas de identificação é Infração gravíssima, resultando em 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e uma multa de R$ 293,47, além disso, o carro é apreendido. Foi enviado Ofício Circular para os Órgãos fiscalizadores do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, solicitando apoio na fiscalização.

    Assuntos: detran, emplacamento, veiculo
    Compartilhe: Link para o post: