meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Sai resultado preliminar do Time PE

    seeA Secretaria de Educação e Esportes divulga a lista preliminar dos 37 selecionados, via currículo, para compor o Time Pernambuco de agosto de 2014 a julho de 2015. Foram selecionados pela equipe técnica da Secretaria Executiva de Esportes 17 atletas, 04 paratletas, 01 atleta guia e 15 treinadores, em 06 modalidades (vela, judô, pentatlo moderno, atletismo, natação e handebol). “Todos possuem títulos internacionais e atendem aos critérios técnicos”, justifica a secretária executiva, Ana Cavalcanti. Os contemplados passarão agora por uma avaliação médica e cardiológica, a ser realizada de 21 a 25 de julho. O resultado final será divulgado no Diário Oficial do Estado e no site www.esportes.pe.gov.br, no dia 01 de agosto de 2014.

    A nova lista tem poucas mudanças: o acréscimo de mais um atleta (antes eram 16); além da entrada de Cisiane Lopes da marcha atlética, Gabriel Pinheiro do judô e seu técnico Dênis Lima, e das meninas do handebol, Bárbara Alves, Jade Monteiro, Cecília Mousinho e Camila Maia. Deixaram de integrar o Time PE Hiago Garcia do atletismo, porque está morando na Rússia, e Franciele Lira, Thaís Oliveira, Valquíria Oliveira e Welton Lima - os quatro atletas do handebol não solicitaram a renovação no programa.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, iresultado, preliminar, time pe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Museu Cais do Sertão oferece programação infantil no mês de julho

    Julho é mês de férias, é a tradicional época em que as pessoas aproveitam para descansar e conhecer lugares diferentes, viver uma nova experiência. Pensando nisso, o Museu Cais do Sertão montou uma programação especial para este mês, com atrações para crianças e adultos. As opções vão das oficinas às apresentações de mamulengo, além de teatro, grupos culturais e shows de artistas locais.

    “Vamos aproveitar esse momento de férias escolares em que a criança tem mais tempo livre para fazer essa ligação com o Cais e seu conteúdo sobre o sertão nordestino. Tudo de forma lúdica, com músicas e apresentações de teatro”, explica Leda Dias, coordenadora de conteúdo do Museu.

    Saiba mais

    Assuntos: secretaria, desenvolvimento economico, pernambuco, sdec, governo, estado, divulga, museu, cais do sertao, programacao infantil, ferias
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ariano Suassuna apresenta aula-espetáculo “Tributo a Capiba” no FIG

    secultO 24º Festival de Inverno de Garanhuns vai receber uma ilustre visita no seu primeiro fim de semana. Com os artistas que fazem parte do imaginário “Circo da Onça Malhada”, o escritor Ariano Suassuna chega ao FIG, no dia 18 (sexta-feira), às 19h, para apresentar, pela primeia  a aula-espetáculo “Tributo a Capiba”, repleta de surpresas e improvisos, numa mistura de poesia, música, dança – além do riso natural do circo, sua grande paixão. O “mote” da aula-espetáculo é render uma homenagem a um dos maiores compositores de Pernambuco, Lourenço Barbosa da Fonseca, o “Capiba”, resgatando obras não muito conhecidas do público.

    Fazendo o papel de mestre de cerimônia, acompanhado de músicos, bailarinos e cantores do “Grupo Arraial”, Ariano detalhará a origem de cada música, relembrando os poetas que inspiraram composições de Capiba e fará uma grande caminhada em torno da cultura brasileira. Nos momentos de maior emoção, ele recitará poemas inteiros de memória, como “Tu que me deste o teu cuidado”, uma seresta criada a partir de um poema de Manuel Bandeira, cantada por Isaar França, ou “Sino, claro sino”, de Carlos Pena Filho, exibida, em dueto, por Isaar e Ednaldo Cosmo de Santana.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, fig, festival de inverso de garanhuns, 2014, ariano suassuna, apresenta, aula espetaculo, tributo a capiba
    Compartilhe: Link para o post:
  • CPRH realiza curso de educação ambiental

    A Unidade de Educação Ambiental (UEAM) da CPRH realiza na próxima segunda - feira (14), em Moreno, Região Metropolitana do Recife (RMR), curso de educação ambiental, em parceria com a Unidade de Gerenciamento de Unidades de Conservação - UGUC.

    Nesta segunda- feira , de 8h às 12h e das 14h às 17h, as atividades acontecem com a participação dos técnicos do Refúgio de   Vida Silvestre   Matas do Sistema Gurjaú RVS- Gurjaú. Palestras e dinâmicas estão previstas para acontecerem no auditório do Casarão, ao lado da   Secretaria de Educação   do município. O endereço é Rua 15 de novembro, nº 136, Centro.

    Saiba mais

    Assuntos: cprh, agencia, estadual, meio ambiente, governo, estado, pernambuco, divulga, realiza, curso, educacao ambiental
    Compartilhe: Link para o post:
  • Concurso de Pôster recebe inscrições para o FPNC Sertão do Pajeú

    secultEstão abertas as inscrições para mais uma edição do Concurso de Pôster Festival Pernambuco Nação Cultural.  Desta vez, designers e artistas visuais do estado podem enviar propostas de identidade para o FPNC Sertão do Pajeú (Triunfo).

    O edital tem como objetivo fomentar a produção visual em todas as macrorregiões de Pernambuco, através de uma política cultural, que visa democratizar o acesso à linguagem. Ao mesmo tempo, apresenta-se como uma estratégia de promover a circulação de projetos gráficos contemporâneos pernambucanos, aliando-se a outras atividades de fruição desenvolvidas pela Secult-PE e Fundarpe.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, concurso, poster, inscricoes, fpnc, sertao do pajeu
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ipa lança projeto inovador para o Sistema Produtivo de Hortaliças Orgânicas

    “Gestão Sustentável em Sistemas Produtivos Locais - SPL: hortaliças orgânicas no Sertão do Pajeú, Pernambuco”. Esse foi o projeto implantado por uma equipe multidisciplinar do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), formada por pesquisadores das áreas de Entomologia, Fitopatologia e Socioeconomia, bem como por Extensionistas dos Escritórios Municipais de Tabira, Solidão e Iguaracy.  O projeto de pesquisa/ação trabalha a integração participativa entre agricultores rurais de hortaliças orgânicas dessa Região.

    Segundo a entomologista do IPA e coordenadora do projeto, Cynthia Lacerda, a iniciativa é um avanço, uma vez que integra o trabalho de pesquisadores e extensionistas do IPA e  agricultores, na coleta e construção de informações para solucionar problemas ligados a questão de pragas e doenças que afetam o Sistema Produtivo.

    Saiba mais

    Assuntos: ipa, pernambuco, instituto, agronomico, secretaria, agricultura, reforma agraria, sara, governo, estado, divulga, lanca, projeto, inovador, sistema, produtivo, hortalicas, organicas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran divulga funcionamento de suas unidades neste sábado (12)

    O Detran-PE informa que amanhã (12), ocorrerá expediente normal em suas unidades localizadas nos shoppings. Já nos pontos de atendimento situados nos Expressos Cidadão, o expediente terminará às 12h30. Vale lembrar que não há atendimento, aos sábados, nem na sede do Órgão (bairro da Iputinga, zona Oeste de Recife), nem nas Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs).

    Motofretes e Transporte Escolar - Também haverá atendimento normal para a inspeção semestral obrigatória de motofretes, na sede do Órgão (bairro da Iputinga, zona Oeste de Recife), e para a vistoria semestral obrigatória de Transporte Escolar, que ocorre na Unidade de Táxi e Coletivo (DUAT). O endereço da DUAT é: Rua Professor Joaquim Cavalcanti, 859 – Iputinga, às margens da BR 101.

    Saiba mais

    Assuntos: cidades, secretaria, transito, governo, estado, pernambuco, detran, divulga, funcionamento, unidades, horario
    Compartilhe: Link para o post:
  • Coletadores municipais são capacitados sobre filariose

    No ano de 2013, foram feitos 97.898 exames de filariose. Desse total, apenas 1 caso positivo foi encontrado. Neste ano, não houve nenhuma confirmação. Objetivando melhorar ainda mais a qualidade dos exames, para comprovar a erradicação da doença no Estado, o Programa Sanar, de enfrentamento às doenças negligenciadas, está capacitando os coletadores municipais. A capacitação está acontecendo nesta semana, no Labend/Lacen-PE, com técnicos e coletadores dos municípios de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes.
     
    O intuito é retirar as dúvidas sobre as ações e intensificar a qualidade da biossegurança. Segundo o Sanar, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estipulou a erradicação da doença até 2020. “Os programas devem estar aptos a avaliar se as intervenções foram exitosas na diminuição da prevalência da infecção para níveis que não mais sustentem a transmissão”, afirma a gerente de Vigilância e Controle das Doenças Negligenciadas Transmitidas por Vetores, Bárbara Morgana.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, coletadores, municipais, capacitados, filariose
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fenearte abre às 10h em seus dois últimos dias

    sdecE vai chegando aos seus últimos dias a maior feira de artesanato da América Latina. Nesta sexta-feira (11) e no sábado (12), a Fenearte funcionará com horário ampliado (10h às 22h) para se despedir do público. No domingo, devido à final da Copa do Mundo a feira não funciona.

    Na programação cultural há shows para adultos, espetáculos infantis e também até um bloco de carnaval nos corredores da feira. Na sexta-feira, a partir das 11h, o Bloco Lírico Cordas & Retalhos distribui a magia dos antigos carnavais ao público nos corredores do pavilhão do Centro de Convenções. Já no palco infantil, às 17h, é hora do grupo Jurubeba encantar. Quem estiver na Praça de Alimentação já poderá curtir música pernambucana de qualidade. Fechando a noite tem Cylene Araujo, a partir das 18h e Ivan Ferraz, a partir das 20h no Palco Mestre Salustiano. No sábado, a animação fica por conta dos shows de Diego Cabral (15h30), Terezinha do Acordeon (16h30), Beto Hortis (18h) e Novinho da Paraíba (20h). No mezanino às 17h tem o espetáculo Sanfoninha Choradeira.

    Saiba mais

    Assuntos: secretaria, desenvolvimento economico, pernambuco, sdec, governo, estado, divulga, fenearte, visitantes, pavilhao, centro de convencoes, olinda, horario
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secult-PE e Fundarpe recebem doação da exposição fotográfica dos Patrimônios Vivos

    O secretário de Cultura Marcelo Canuto e o presidente da Fundarpe Severino Pessoa receberam, do Jornal do Commercio, o acervo fotográfico da exposição intitulada Pernambuco Vivo. O conjunto é formado por quarenta e uma fotos de fotógrafos do JC Imagem, que registram momentos especiais e espontâneos vividos por mestres e mestras da cultura popular pernambucana, agraciados com o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

    O secretário Marcelo Canuto agradeceu a doação e prometeu zelar pelo acervo. Ele adiantou que as fotografias seguirão por exposições itinerantes, pelo estado de Pernambuco, dentro do circuito de festivais Pernambuco Nação Cultural. A primeira parada da mostra será no 24º Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece de 17 a 26 de julho.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, recebem, doacao, exposicao fotografica, patrimonio vivo
    Compartilhe: Link para o post: