meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secretaria de Saúde promove sete dias de ações para detectar casos de hanseníase no Estado

    Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, lembrado sempre no último domingo de janeiro (25), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, em parceria com sete municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), ações para detectar novos casos da doença. Para chamar a atenção sobre o tema e ampliar o diagnóstico, serão promovidas também atividades de educação em saúde para população.
     
    O primeiro município a receber o ônibus Prevenção para Tod@s é a cidade de Paulista, nesta terça-feira (27), na Praça João Pessoa, no Centro, das 8h30 às 13h. Na quarta (28), a população do Recife será atendida no Pátio do Carmo, das 9h às 16h. Já na sexta (30), a cidade de Camaragibe recebe, em frente à Prefeitura, das 8h30 às 13h, a equipe de profissionais para o atendimento ao público. Em fevereiro, entre os dias 3 e 6, será a vez de Ipojuca (3), no Distrito de Camela, das 8h30 às 13h; Cabo de Santo Agostinho (4), na Praça de Ponte dos Carvalhos, das 8h30 às 13h; Jaboatão dos Guararapes (5), das 8h30 às 13h; e Olinda (6), em Caixa D'água, das 9h às 15h.
     
    "O atendimento, realizado pelas equipes de saúde, será itinerante e o ônibus montará sua estrutura nesses municípios, nos locais previamente selecionados. Dados do ano passado mostraram que Pernambuco teve um número de casos abaixo do esperado, 2.007 casos novos (73,4% do esperado), o que indica que ações de busca ativa de casos novos devem ser intensificadas para que esses casos sejam encontrados, resultando na quebra da cadeia de transmissão e posterior controle da doença. Por conta disso, a SES decidiu trabalhar vários municípios neste período de campanha e não apenas um como era feito nos anos anteriores", explica a coordenadora estadual do Programa de Controle da Hanseníase, Raissa Alencar.
     
    Nas ações, haverá a participação de médicos dermatologistas, enfermeiros, equipe das coordenações estaduais e municipais de hanseníase, entre outros profissionais que serão mobilizados antes, durante e após a ação, nas unidades básicas de saúde dos municípios. Segundo a coordenadora, esse é um momento de sensibilização para informar as pessoas sobre a doença e ampliar o tratamento dos usuários. “Os principais obstáculos para a erradicação da hanseníase no país são o preconceito, a dificuldade de acesso a postos de saúde de pessoas que vivem em comunidades mais carentes e a falta de preparo de profissionais de saúde para lidar com a doença”, pontua.
     
    Dados - No ano de 2011, foram 2.649 casos novos na detecção geral, sendo 286 casos em menores de 15 anos. Do total, 81% se curaram. Em 2012, houve uma discreta redução no número de casos, atingindo 2.561 casos novos na detecção geral e 263 casos em menores de 15 anos, com 82,3% de cura. Já em 2013, o número de casos voltou a subir: foram 2.604 casos novos, mas ainda menor que em 2011. Nos menores de 15 anos, foram 285 casos novos. A cura atingida em 2013 foi de 81,2%.
     
    Doença – A hanseníase é uma doença infecciosa transmitida pela pessoa doente para uma sadia pelo contínuo contato. Ela é transmitida pelo bacilo M. leprae, bactéria que ataca o sistema nervoso periférico e provoca alterações de sensibilidade ao frio/calor, ao tato e à dor. A doença também pode evoluir para perda de força muscular das mãos, pés e olhos.

    O tratamento é gratuito, padronizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), e baseia-se na poliquimioterapia, constituída pelos medicamentos: rifampicina, dapsona e clofazimina. É realizada nos postos de saúde, necessitando que o paciente compareça à unidade uma vez por mês para tomar a medicação (dose supervisionada). O restante dos remédios o paciente toma em casa. Apenas os casos mais graves e com complicações deverão ser atendidos em unidades de referência. O Hospital Otávio de Freitas (HOF), no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife, e o Hospital Geral da Mirueira, em Paulista, são referências secundárias estaduais no atendimento aos pacientes de hanseníase em Pernambuco. O Imip é a referência terciária. Se não tratada precocemente, a doença pode causar incapacidades ou deformidades no corpo.

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, acoes, hanseniase, casos, detectar
    Compartilhe: Link para o post:
  • Turismo de Pernambuco é divulgado em eventos na Europa

    Dando início ao calendário promocional de divulgações no mercado internacional, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco  (Empetur), participa da 35ª edição da Feira Internacional do Turismo (Fitur), na cidade de Madri, na Espanha, que vai de 28 de janeiro a 1º de fevereiro. “Pela dimensão e importância da Fitur, é uma oportunidade estratégica para o início de ano, de começarmos nosso trabalho em contato com o mercado europeu, um dos principais na emissão de turistas para nosso Estado”, afirma o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras.

    Pernambuco participará do evento num espaço dentro do estande da Embratur, promovendo a divulgação das suas potencialidades, por meio de vídeos e folheteria promocional, além de atendimento e reuniões com profissionais do setor. A ação conta com o apoio da Prefeitura do Recife. A feira reúne milhares de pessoas do trade profissional e é um dos eventos mais importantes do segmento.

    “Começamos o ano com a participação na Fitur, que é uma das feiras principais do calendário mundial de eventos. Estamos ligados através de duas companhias aéreas: a TAP, que faz o voo diário para a cidade de Lisboa, em Portugal, e com a Condor, que promove duas saídas para a cidade de Frankfurt, na Alemanha”, comenta Sylvia Sarubbi, diretora comercial da Empetur.

    Dando continuidade aos eventos na Europa, no dia 3 de fevereiro, os executivos do marketing da Empetur participam do Workschultz, evento promovido pela Operadora brasileira Schultz, que está abrindo filial na cidade de Lisboa, em Portugal. A participação de Pernambuco será por meio de uma capacitação sobre os destinos e atrativos do Estado para cerca de 150 agentes de viagens, além da distribuição do material promocional.

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, eventos, europa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Arco Viário Metropolitano: agência Condepe/Fidem recepciona grupo de empresários e prefeitos

    O diretor-presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo, recebeu na última quinta-feira, 21, um grupo de empresários pernambucanos e prefeitos do Território Norte da Região Metropolitana do Recife. O encontro, que ocorreu no auditório da instituição e foi demandado pelo grupo, objetivou promover uma discussão em torno de pleitos referentes à manutenção do traçado do projeto original do Arco Viário Metropolitano. A via terá a função de desafogar o tráfego intenso de veículos na BR- 101, além de ajudar no escoamento da produção de empresas.
     
    Entre os presentes na reunião estavam os prefeitos de Abreu e Lima, Pastor Marcos José; de Araçoiaba, Joamy Alves; de Igarassu, Mário Ricardo; de Itapissuma, Cal Volia; e, de Paulista, Júnior Matuto. Entre os empresários participaram Frederico Petribú, da Usina São José, Márcio Lopes e Israel Martins, do Grupo Petropólis, Arthur Rebelo, da Pernambuco Construtora, entre outros, além de vários diretores e técnicos da Agência Condepe/Fidem.
     
    Na ocasião, foi apresentado um estudo, realizado através de uma consultoria contratada pelo grupo de empresários e prefeitos, que apontou os impactos financeiros e ambientais do antigo projeto, defendendo a manutenção do traçado original da via. Também enfatizou  a superposição dos aspectos positivos sobre os negativos,  sendo um deles a possibilidade de uma maior articulação/ integração entre os polos metropolitanos.
     
    O Arco Viário Metropolitano do Recife foi projetado há cerca de 20 anos pela antiga Fidem – Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife, que observava que a crescente demanda urbana dos veículos (sejam do transporte público, cargas ou particulares) cresceria e excederia a capacidade do trecho urbano da BR-101, duplicado no final dos anos 70.  O projeto previu a implantação de 77 quilômetros de rodovia expressa, conectando as zonas da Mata Norte e Sul, o que permitirá ligar o Porto de Suape (RMR sul) a Goiana (Mata Norte) sem passar pelo Recife. O trabalho está hoje sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que dividiu em dois lotes. O primeiro saindo da BR-101 Sul (no Cabo de Santo Agostinho) até a BR-408 (em São Lourenço da Mata/Paudalho).
     
    Já o segundo deles, que está provocando a polêmica, está previsto para sair da BR-408, em São Lourenço da Mata/Paudalho e ir até a BR-101, em Igarassu.  O impasse que motiva a discussão junto aos empresários e prefeitos foi iniciado com a decisão pelo órgão federal em mudar trechos do traçado original nesta área, motivado pela criação, em 2010 pelo Governo do Estado, de uma Área de Proteção Ambiental - APA Aldeia/Beberibe, a maior porção sobrevivente da Mata atlântica na região, fato que já era conhecido na época do projeto.
     
    O DNIT vem buscando alternativas de novos traçados para evitar desmatar a área protegida, o que vem desagradando a alguns setores sociais. O grupo atendido na Agência Condepe/Fidem busca apoio para manter pontos que acredita serem primordiais para o bom funcionamento da mobilidade no território, como as extremidades da via (saída e chegada dos veículos).
     
    Para Junior Matuto, prefeito de Paulista, o município perderia muito com a mudança do traçado original do projeto, “deixaria de ser um arco metropolitano”. Já Mário Ricardo, de Igarassu, diz que “não podemos deixar sair o edital do 2º trecho. O projeto em voga é desastroso do ponto de vista do escoamento da produção”.  O prefeito de Itapissuma, Cal Volia, acredita não haver problemas em passar um trecho da estrada por dentro da Área de Proteção Ambiental -APA de Aldeia/Beberibe, já que há um compromisso com o reflorestamento”.
     
    A ideia do grupo é iniciar uma mobilização que tem como destino, com o apoio do Governador Paulo Câmara, chegar até Brasília a fim de sensibilizar os ministros de Desenvolvimento Econômico e dos Transportes para a questão. O presidente Flávio Figueiredo se dispôs a analisar a documentação apresentada pelos empresários e prefeitos, além de disponibilizar seu corpo técnico para realizar uma analise mais detalhada do estudo apresentado por eles, priorizando as possibilidades de ajustes que venham atender o maior número de municípios.  “Com a articulação, estaremos pondo em prática a missão da Agência Condepe/Fidem de promover a articulação intergovernamental, subsidiando o processo de planejamento e gestão do Estado”, comentou o presidente da instituição. Uma nova reunião já ficou agendada para o dia 30 no mesmo local.

    Assuntos: condepe, fidem, agencia, estadual, planejamento, pesquisa, governo, estado, pernambuco, divulga, arco viario metropolitano, empresarios, prefeitos
    Compartilhe: Link para o post:
  • DER mostra como transportar com segurança o seu animal de estimação

    Na hora de transportar um animal doméstico, é preciso muito cuidado, a fim de garantir a sua segurança e a dos demais passageiros no veículo.

    O ideal é transportá-los em caixas de transporte ou gaiolas, sempre no banco de trás. No caso dos cães e gatos, o recomendável é o uso das caixas de transporte ou o cinto de segurança que ficará acoplado à coleira do animal, impedindo a sua locomoção no veículo e garantindo sua proteção em caso de acidentes. Com os peixes, é recomendado o uso de sacos plásticos para o transporte e gaiolas para as aves, uma dica é cobrir a gaiola com um pano para evitar no animal o possível estresse da viagem.

    Saiba mais

    Assuntos: der, departamento, estradas, dodagens, setra, secretaria, transportes, governo, estado, pernambuco, divulga, dicas, transporte, animais de estimacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco defende isenção para os bens de capital

    sefaz​Penambuco vem marcando sua atuação no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) como principal defensor de uma política para desonerar as aquisições de bens de capital. O Confaz reúne representantes das secretarias da Fazenda de todos os Estados. A ideia é que máquinas e equipamentos adquiridos pelo setor produtivo não sejam taxados com o ICMS, o que beneficiaria principalmente os Estados menos industrializados ou em fase de industrialização.
     
    “Esse é um pleito histórico recorrente dos empresários e que assume enorme importância na atual conjuntura, em que o País necessita de ações concretas e urgentes para enfrentar a crise econômica”, afirma o coordenador da Comissão Técnica Permanente do ICMS na Sefaz-PE (Cotepe), José Cruz.

    Saiba mais

    Assuntos: sefaz, secretaria, fazenda, estado, pernambuco, governo, divulga, isencao, bens de capital
    Compartilhe: Link para o post:
  • Confira o comportamento das chuvas durante o mês de dezembro de 2014 e a análise climatológica para o próximo trimestre

    A precipitação acumulada durante o mês de dezembro de 2014 ficou acima da climatologia do mês em grande parte do estado. No Sertão, onde dezembro ainda é caracterizado como pré-estação chuvosa, o acumulado de chuvas médio foi de 25 mm e a climatologia desse mês é de 49 mm, o que representa um desvio relativo de 47% abaixo da climatológica do mês. No Agreste, onde a média climática é de 28 mm, as chuvas tiveram um acumulado médio de 13 mm, chovendo a metade da média. As chuvas ficaram próximas da média na Zona da Mata a média ocorrida foi de 31 mm, representando um desvio de 32% abaixo da climatologia e na Região Metropolitana do Recife, choveu 62 mm na média, sendo 7,8% acima da média climatológica do mês.

    Saiba mais no nosso Informe climático

    Assuntos: apac, agencia, pernambucana, aguas, clima, governo, estado, pernambuco, divulga, previsao do tempo, informe climatico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Policiais Militares auxiliam reencontro de mãe e filha 32 anos depois

    Em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do Estado, Policiais Militares lotados região na promoveram o reencontro entre mãe e filha, que foram separadas, há 32 anos, quando a filha era ainda um bebê.

    Essa história teve início no natal passado, durante uma confraternização no Hospital Regional, ocasião em que Maria Aparecida da Silva, a filha, relatou a assistente social do hospital, Jeovana Saldanha, que nasceu em Santa Maria da Boa Vista e possuía uma enorme angústia em seu coração por não conhecer a mãe. Comovida com a história, a assistente social entrou em contato com o capitão da Barros, que atua na 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ªCIPM), sediada em Santa Maria.

    Saiba mais

    Assuntos: pmpe, policia militar, sds, secretaria, defesa social, governo, estado, pernambuco, divulga, reencontro, mae, filha, santa maria da boa vista
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-Móvel dedica semana à realização de acordos

    Desta segunda (26), até a sexta 30), das 09h às 15h o Procon-Móvel estará realizando 42 audiências de conciliação com o objetivo de promover acordos entre consumidores e empresas, tendo com base de mediação os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor – CDC.

    Os atendimentos acontecerão nesta segunda, na Av. Herculano Bandeira, no Pina, ao lado da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, zona sul do Recife.  Já no município de São Lourenço da Mata, as audiências serão de segunda a sexta, na Escola Cleto Campelo, próximo à antiga Praça do Canhão.

    Saiba mais

    Assuntos: procon, governo, estado, pernambuco, pe, secretaria, justica, direitos humanos, desenvolvimento social, órgao, divulga, procon movel, agenda, acordos, semana
    Compartilhe: Link para o post:
  • DER dá dicas para as gestantes: com a mão no volante e cuidando do bebê

    Com o aumento da independência que a mulher vem conquistando ao longo dos anos, sua vida passou a ser mais dinâmica. O mundo feminino tem conquistado lugares que só pertenciam aos homens. Suas atribuições não são apenas voltadas ao cuidado do lar e filhos, mas também para a vida profissional.

    Ao engravidar, a mulher precisa readaptar-se as novas condições do seu corpo, e muitas fazem isso sem deixar de exercer as atividades de trabalho. Uma dessas atividades que exige uma atenção extra para as mamães é dirigir. Há uma série de fatores e cuidados que valem a pena serem analisados para garantir a segurança da gestante e do bebê.

    Saiba mais

    Assuntos: der, departamento, estradas, dodagens, setra, secretaria, transportes, governo, estado, pernambuco, divulga, dicas, gestantes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Campanha contra violência doméstica chega a mais oito comunidades rurais

    A campanha Violência contra Mulher não dá Frutos está ganhando cada dia mais força. Nessa segunda-feira (26), os ônibus chegam em Joaquim Nabuco, Ribeirão, Glória do Goitá e Itaquitinga. Na ocasião, são levadas informações e esclarecimentos sobre a violência doméstica e familiar contra mulher, a Lei Maria da Penha e sua aplicação. Em quatro meses, a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher/PE) atendeu 1.820 mulheres de 83 comunidades localizadas em municípios do estado.
     
    A ação, uma parceria com o Governo Federal e as prefeituras, tem como foco a população rural. A ideia é promover rodas de conversa com as mulheres dos 181 municípios do estado que têm zona rural, fazendo uma conscientização acerca da criminalização do machismo, além de divulgara Rede Pernambucana de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.
     
    Equipes formadas por psicólogos e assistentes sociais conduzem as rodas de conversa. As mulheres que necessitam, podem ser atendidas individualmente. Desde o início da campanha, setembro de 2014, já foram realizados 31 atendimentos psicossociais.
     
    Confira a agenda da semana:https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_12637_tn_201501261354291c7b.png

    Assuntos: secmulher, secretaria, mulher, governo, estado, pernambuco, divulga, campanha, violencia domestica, comunidades rurais
    Compartilhe: Link para o post: