meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Paulo Câmara inaugura escola na Zona Rural do Sertão do São Francisco

    | Educação
    inauguração

    Unidade, localizada no distrito de Cachoeira do Roberto, em Afrânio, tem capacidade para atender 720 estudantes
     
    AFRÂNIO – A educação da Zona Rural do Sertão do São Francisco foi reforçada, nesta sexta-feira (21.07), com a entrega da Escola Estadual Cláudio Rodrigues Galindo, no distrito de Cachoeira do Roberto, neste município. Acompanhado de autoridades e lideranças locais, o governador Paulo Câmara inaugurou a unidade, que terá capacidade para atender 720 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A implementação da estrutura foi discutida e planejada com a administração municipal.

     "Vir ao Sertão do São Francisco para inaugurar algo tão importante como uma escola, com uma estrutura como essa é muito gratificante. Investimos muito em educação, em todos os cantos do Estado, para construir um futuro que dialogue com o que queremos para a nossa população e para Pernambuco. Eduardo Campos iniciou um caminho que se mostra cada vez mais acertado. Deixamos as últimas colocações do IDEB para a primeira posição trabalhando dessa forma", ressaltou o governador.

    Com investimento de R$ 1,2 milhão, recursos oriundos do Tesouro Estadual e da União, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a nova escola tem uma estrutura completa, que contemplará seis salas de aula, sala de leitura, sala de informática, recreio coberto, cozinha com despensa, área de serviço, banheiros, depósito, secretaria, arquivo, almoxarifado e diretoria.

    HOMENAGEM - Ao destacar a importância do equipamento para a Zona Rural, o prefeito Rafael Cavalcanti elogiou a homenagem feita ao ex-prefeito Cláudio Galindo, falecido em 2013. "Ele sabia exatamente o que a educação significa na vida das pessoas. Dar o nome a essa escola é uma reverência merecida e que nos enche de orgulho", pontuou.

    O secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, frisou que o Governo de Pernambuco seguirá estruturando a sua Rede Pública em outros distritos e comunidades espalhados pelo território pernambucano. "A nossa política de educação é ampla e contempla muitas regiões como Cachoeira do Roberto. É um grande esforço que fazemos para que tenhamos o melhor ensino e o melhor aprendizado", afirmou.
    Cidades: Afrânio
    Assuntos: afranio, seduc, fred amancio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Síndrome Congênita do Zika: SES promoveu curso para pais e cuidadores

    | Saúde

    ses

    Atividade foi voltada para famílias da I Geres. Evento reuniu cerca de 200 pessoas

    Para oferecer mais informações às famílias das crianças com Síndrome Congênita do Zika/Microcefalia e ter um momento de escuta qualificada, o Núcleo de Apoio às Famílias com Microcefalia promoveu, nesta sexta-feira (21.07), na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi, um curso para pais, mães e cuidadores dos 20 municípios que integram a I Gerência Regional de Saúde (Geres), que tem sede no Recife. Profissionais de saúde de diversas especialidades foram convidados para participar do momento, como a neuropediatra Vanessa Van Der Linden, a fisioterapeuta Ana Patricia Bahe e a fonoaudióloga Ana Carla Freitas. Cerca de 200 pessoas participaram das atividades.

    No encontro, foram abordados os seguintes temas: os aspectos psicológicos e a importância da estimulação dos pacientes e orientações sobre a dificuldade de alimentação e linguagem. A Celpe também deu orientações de como as famílias podem solicitar a tarifa social de luz.

    “Em 2 anos de aprendizado de uma doença nova, tivemos que estudar bastante para trazer uma melhor solução possível para os portadores e o curso foi importantíssimo para repassar esse conhecimento aos pais e cuidadores.  É importante que eles tenham o conhecimento da doença para poder lutar de uma forma positiva pelas necessidades e melhorar a qualidade de vida dessas crianças”, comentou a neuropediatra,Vanessa Van Der Linden. 

    “Sabemos da importância do acompanhamento multidisciplinar constante, mas os pais, cuidadores ou responsáveis também podem auxiliar nesse processo no dia a dia da criança”, ressaltou a coordenadora do Núcleo, Laura Patriota, sobre a importância da estimulação em casa. Laura ainda esclarece que “o Núcleo está em funcionamento nas 12 Geres do Estado e o contato com as famílias é constante. Por meio desse diálogo, temos ouvido as demandas e, com isso, tentado solucionar as questões com toda a rede de assistência à saúde, além de dar suporte para que essas famílias tenham acesso as demandas de outros órgãos, como com o INSS e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social”. 

    A expectativa do Núcleo de Apoio às Famílias com Microcefalia é que novos cursos sejam realizados para atender os pais e as crianças dos outros municípios pernambucanos. 

    DADOS – Desde o início das notificações, em 2015, a Secretaria Estadual de Saúde computou 2.357 casos notificados, sendo 420 confirmados. Hoje, 27 unidades da rede estadual já prestam algum tipo de atendimento relacionado à microcefalia, espalhadas por todas as Regiões do Estado.

     NÚCLEO DE APOIO ÀS FAMÍLIAS – Com o intuito de coordenar e monitorar o trabalho relacionado às famílias e crianças com microcefalia, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) instituiu, em maio de 2016, o Núcleo de Apoio às Famílias com Microcefalia. Formado por uma equipe de 13 assistentes regionais distribuídos nas 12 Regionais da Saúde, um assistente e um coordenador no Nível Central, é responsável por monitorar e acompanhar, de modo regionalizado, as crianças notificadas durante toda a linha do cuidado, além de prestar apoio às famílias e desenvolver estratégias para garantir seus direitos. 

    Assim, faz parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Secretaria Estadual de Defesa Social, INSS, Programa Mãe Coruja, UMA (União de Mãe de Anjos) e em especial com as Secretarias Municipais de Saúde, elaborando estratégias para atender as famílias e buscando soluções para as problemáticas já existentes. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, microcefalia
    Compartilhe: Link para o post:
  • CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PARA O AGRESTE E SERTÃO

    | Emprego

    O Programa Novos Talentos da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq), inicia nesta segunda-feira (24), inscrições para preenchimento de 185 vagas gratuitas, distribuídas em cinco cursos de qualificação profissional, na região Agreste e Sertão do Estado. Para Bezerros estão sendo oferecidas 25 vagas para curso de Pedreiro de Alvenaria e mais 25 para Gesseiro; em Carnaubeira da Penha serão 60 vagas para Pedreiro de Alvenaria; trabalhadores de Caruaru poderão se inscrever em 25 vagas para curso técnico em Manutenção Automotiva e mais 25 para técnico em Vestuário; já Santa Cruz do Capibaribe recebe 25 vagas para curso técnico em Administração. Todos os cursos serão ministrados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, e os interessados podem realizar a inscrição pelo site www.sempetq.pe.gov.br até a próxima sexta-feira (28).

     

    CURSO

    CIDADE

    VAGAS

    Gesseiro

    Bezerros

    25

    Pedreiro de Alvenaria

    Bezerros

    25

    Técnico em Vestuário

    Caruaru

    25

    Técnico em Manutenção Automotiva

    Caruaru

    25

    Técnico em Administração

    Santa Cruz do Capibaribe

    25

    Pedreiro de Alvenaria

    Carnaubeira da Penha

    60

    Cidades: Bezerros, Carnaubeira da Penha, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe
    Assuntos: programa novos talentos, senai, sempetq, cursos gratuitos, agreste, sertao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Novos Talentos forma novos profissionais em Jaboatão dos Guararapes

    | Educação, Emprego

    senai

    Preparada para atuar nos diversos setores da construção civil, a técnica em edificações, Lileth Santos, 22 anos, também está apta a realizar aplicação de revestimentos cerâmicos de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança e meio ambiente que aprendeu no curso gratuito, realizado pelo programa Novos Talentos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco – Sempetq.

    Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, o programa formou 48 alunos na última sexta-feira, 14, no município do Jaboatão dos Guararapes. Eles concluíram os cursos de Aplicador de Revestimento Cerâmico; Gesseiro e de Instalações Prediais de Baixa Tensão com norma de segurança NR-10. “Quando surgir a oportunidade, estaremos preparados para trabalhar. Estou bastante satisfeita em incluir no currículo mais uma experiência”, comemorou Lileth. 

    Para Marcos Salvatori, diretor do Senai Jaboatão, é muito importante manter essa parceria com o Programa Novos Talentos, criado pela Sempetq para capacitar a população pernambucana. “Nesse tempo de crise, onde o Estado está se reerguendo economicamente, o investimento na qualificação da população é fundamental. E, surgindo vagas, este pessoal já estará qualificado e pronto para assumir as funções”, enfatizou. 

    Joseilton Rogério, 48 anos, concluiu o curso de Instalações Prediais de Baixa Tensão e está orgulhoso de ter formalizado a profissão. “É nesse momento de dificuldade financeira que precisamos fazer uma reciclagem profissional. Hoje posso me orgulhar de ser um eletricista profissional e deixar de lado as gambiarras do amadorismo”, ressaltou. 

    Já Jorge Farias, 48 anos, encontrou no curso de Gesseiro uma oportunidade para retornar ao mercado formal. “Estou desempregado há mais de um ano e venho fazendo alguns serviços de elétrica e pintura. O curso de gesseiro aumentou meus conhecimentos profissionais e espero, brevemente, voltar a ter carteira assinada”, disse.

    Fernanda Lessa, gerente Geral de Qualificação da Sempetq, ressalta que o Programa Novos Talentos tem o compromisso de estar sempre qualificando o trabalhador pernambucano. “Não podemos esquecer os resultados que a qualificação profissional trás para a vida do trabalhador. No momento atual para ingressar no mercado de trabalho e ter uma melhor qualidade do serviço desenvolvido, é preciso focar na qualificação profissional”, concluiu.

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes
    Assuntos: senai, sempetq. programa novos talentos, fernanda lessa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado entrega mais de 500 títulos de terra a agricultores do Agreste Meridional

    | Agricultura

    ITERPE

    Em mais uma ação para garantir o bem estar social e a qualidade de vida no meio rural, o Governo do Estado entregou 510 títulos de terra a famílias de agricultores do Agreste Meridional. O evento foi realizado nesta quinta-feira (20/07) na Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional – CODEAM, em Garanhuns.

     Desse total, são 403 títulos de propriedade (Regularização Fundiária) e 107 títulos de Concessão de Direito Real de Uso da Terra (Reordenamento Agrário), com investimentos de R$ 510 mil, beneficiando mais de 2.500 pessoas. Os títulos de propriedade, emitidos gratuitamente e registrados em cartório, vão contemplar trabalhadores rurais de 19 municípios. Já os títulos de Concessão de Direito Real de Uso da Terra foram entregues aos agricultores familiares de quatro assentamentos estaduais da região.

     O trabalho de regularização das famílias é realizado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Instituto de Terra e Reforma Agrária (Iterpe).  “Com essa ação, o Governador Paulo Câmara assegura a segurança jurídica de famílias rurais, o acesso ao crédito e a políticas públicas que repercutem na vida dos agricultores e seus familiares”, afirmou o secretário Nilton Mota.

     De 2015 a junho/2017, 10.224 mil agricultores rurais de todo o Estado foram beneficiados com acesso à terra. No Agreste Meridional foram emitidos, no período, 1.871 títulos de terra, sendo 1.491 títulos de terra por meio do Programa de Regularização Fundiária e mais 381 títulos de concessão de uso real da terra por meio do Reordenamento Agrário.

    Assuntos: codeam, iterpe, sara, nilton mota
    Compartilhe: Link para o post:
  • Operação Prontidão continua atuando após nova rajada de chuvas na região da Mata Sul nas últimas 24 horas

    Diante das chuvas das últimas 24 horas, o Governo de Pernambuco acionou as equipes da Operação Prontidão para dar assistência imediata aos sete municípios mais atingidos: Ribeirão, Cortês, Gameleira, Catende, Ipojuca, Cabo e Escada. Efetivos da Defesa Civil (Codecipe) e Corpo de Bombeiros estão nas localidades fazendo os atendimentos de emergência. Os escritórios locais da Operação Prontidão também estão mobilizados e em campo para receber as demandas e enviar a ajuda humanitária. A prioridade é a retirada das famílias das áreas de risco de desabamento de barreira para serem levadas a abrigos das prefeituras.

    Até a presente hora, não foi registrado nenhum óbito e nenhum pedido de salvamento aos bombeiros. Os dados sobre número de desabrigados e desalojados nas últimas 24 horas estão sendo levantados. Já as chuvas de maio e junho deixaram um saldo de 1.216 desabrigados e 6.692 desalojados. A Codecipe está atendendo a população nos números: 199 e 3181.2490.

    Foi decretado pelo Governo de Pernambuco Estado de Emergência (Decretos nº 44.491/2017, nº 44.492/2017 e nº 44.531 /2017) em 27 municípios. São eles: Amaraji, Água Preta, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Catende, Cortês, Jaqueira, Maraial, Palmares, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, Barreiros , Gameleira, Caruaru, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Jurema, Lagoa dos Gatos, Primavera, Quipapá, Sirinhaém, Tamadaré, Xexéu, São José da Coroa Grande, Bonito e Escada.

    As doações em dinheiro, para esses municípios da Mata Sul em estado de Emergência, podem ser feitas na Caixa Econômica Federal, agência 1294, conta 71037-9. Esses recursos farão parte do Fundo de Amparo aos Municípios Atingidos pelas Chuvas (FAMAC). O total arrecadado será investido em melhoria dos abrigos; reconstrução de bueiros, passagens molhadas e pontes; restabelecimento de escolas, hospitais e postos de saúde danificados pela enchente; e ajuda humanitária.

    Assuntos: chuvas, codecipe, doacoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cientista da IBM fará palestra Magna no Secop 2017

    | Tecnologia

    FGandour

    A palestra magna da 45ª edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública Secop, que será realizado em Porto de Galinhas de 13 a 15 de setembro, será com o cientista-chefe do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil e membro da New York City Academy of Sciences - duas instituições tradicionais no contexto da Inovação, Ciência, Tecnologia e Pesquisa - Fábio Gandour. 

    Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília e PhD em Ciências da Computação, ao longo de sua carreira, já se dedicou ao desenvolvimento de soluções com base em tecnologia e estratégias de marketing. Mais recentemente, dedica-se a processos inovadores aplicados em múltiplas indústrias e na área de serviços. Gandour foi pioneiro em vislumbrar a necessidade de se criar um laboratório de pesquisa no Brasil para concentrar esforços em inovação e produzir um impacto positivo nos negócios. Para sustentar essa visão, promove os conceitos de “Ciência como Negócio”, no Brasil e no âmbito internacional.

    O Secop – maior evento de TI pública do País - é uma iniciativa da ABEP – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação, promovida pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), órgão vinculado à Secretaria de Administração do Estado (SAD-PE). O evento conta com o apoio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e da Empetur.

    Cidades: Ipojuca
    Assuntos: secop, ati, fabio gandour
    Compartilhe: Link para o post:
  • Adolescentes da Funase participam de oficina de Hip-Hop realizada dentro da programação do FIG

    | Juventude, Cultura

    fig

    Pelo sétimo ano seguido, adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) participarão de oficina oferecida dentro do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Desta vez, os beneficiados serão os socioeducandos da Casa de Semiliberdade (Casem) Garanhuns. Durante toda a próxima semana, de 24 a 28 de julho, cerca de 15 socioeducandos terão contato com o universo Hip-Hop na formação de Dança de Rua e Rima, realizada dentro da unidade. Após os cinco dias de aula, o palco do Parque Euclides Dourado receberá o evento de culminância das oficinas oferecidas no festival, onde os adolescentes farão uma apresentação de abertura da Batalha de Hip-Hop, mostrando a toda a comunidade o trabalho desenvolvido durante as aulas. A atividade é oferecida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e pela Gerência de Projetos Especiais da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult), por meio de uma parceira com a Funase.

    A oficina será conduzida pelos educadores Levi Costa e Claudio Ferreira e levará aos adolescentes os movimentos básicos da Dança de Rua e a musicalidade dos seus ritmos no que se refere ao Funky Soul, Funky,  Groovy e Break. Segundo o educador Levi Costa, conhecido como Chitos, Pernambuco é uma das cidades onde o Hip-Hop é mais efervescente. “Incluímos características do coco, do cavalo marinho, da capoeira e do frevo na prática das aulas, porque a Dança de Rua tem tudo a ver com esses movimentos, que também são de resistência”, destacou.

    Dinâmicas de grupo, exibição de filmes, rodas de diálogo e debates também serão desenvolvidas dentro da oficina. Entre os temas levantados estão: a história do Hip-Hop no mundo e no Brasil, abordando a Dança de R​ua, MC, Graffiti, DJ e o 5° elemento; e a história da Dança de Rua, das origens nos Estados Unidos e sua constituição nas regiões brasileiras e em Pernambuco. “Nessa oficina trabalhamos também o conhecimento, estimulamos os adolescentes a lerem e escreverem, buscando assim uma melhoria de vida. Nos debates defendemos também a resistência negra e suas lutas. A Dança de Rua muda a vida e a cabeça deles, temos que mostrar uma força, um caminho e uma forma para isso acontecer”, destacou.

    Para a vice-presidente da Fundarpe, Antonieta Trindade, o Hip-Hop é uma expressão da cultura de rua, muito identificada com as comunidades afro-americanas e latinas em subúrbios e periferias das grandes cidades. “Quando você agrupa dança, música, literatura e artes plásticas numa mesma expressão artística, automaticamente você consegue fazer com que uma comunidade inteira possa refletir sobre a sua própria condição social. É a própria poética urbana. O rap, o grafite e o break vêm daí”​, enfatizou Antonieta Trindade​.

    A coordenadora geral da Casem, Luciana Virgínia, comemora mais um ano dessa parceria, que faz com que os adolescentes se sintam mais valorizados, mais integrados, em um momento em que a cidade está em efervescência. “Essa é uma oportunidade de inclusão dada aos nossos adolescentes. É uma forma de eles se sentirem presentes e vivenciando o FIG. E a cada ano percebemos ainda mais a sensibilidade da Fundarpe e do Governo do Estado em fazer com que a Funase participe do evento. Eles têm um olhar diferenciado, um olhar que precisamos ter”, frisou.

    Fora a oficina oferecida aos adolescentes da Funase, diversas outras opções de formação cultural estão disponíveis aos moradores e turistas dentro das atividades do FIG. São cursos de cinema de animação, de fotojornalismo nas mídias livres, confecção de bonecos de madeira, de teatro, música e dança, por exemplo.​
    Cidades: Garanhuns
    Assuntos: funase, casem, garanhuns, fig, hip hop, fundarpe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Plano estadual para fortalecer startups é discutido na Secti

    | Tecnologia

    Iniciativa faz parte da Estratégia de Ciência, Tecnologia
    e Inovação para Pernambuco

    Representantes de universidades, do Governo de Pernambuco e empresários de T.I. iniciaram os trabalhos de construção de um plano estadual de fortalecimento de startps nessa quinta-feira (20/07). A iniciativa faz parte da Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco, elaborada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para os próximos cinco anos, e prevê a ampliação da capacidade de difusão da inovação das empresas e ampliação da massa crítica de startups no estado.

    A secretária de C,T&I, Lucia Melo, fez a abertura dos debates e destacou que a iniciativa vai ao encontro das atividades do Fórum Estadual da Micro e Pequena Empresa e Empresa de Pequeno Porte (Fempe-PE), que elegeu a inovação como prioridade para o setor. "Estamos, neste primeiro momento, criando um consenso com os atores envolvidos na agenda de startups. Reunimos agências de financiamento, como a Facepe e a Agefepe, instituições de TI ligadas ao Porto Digital e as universidades para concentrar as linhas de atuação de cada um, para que possamos ajudar a potencializar as startups existentes e incentivar a criação de novas”, destacou.

    Durante o encontro foram debatidos aspectos como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para traçar uma análise SWOT (do termo em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats ? SWOT). “É através da identificação das oportunidades e fragilidades, por exemplo, que podemos promover o escalonamento das startups, identificando convergências e divergências no cenário. Assim, podemos estruturar um plano para atingir o objetivo de ampliar a capacidade inovativa de Pernambuco”, reforçou a secretária.

    O coordenador do encontro, Felipe Sabat, explicou que a elaboração do plano vai levar em consideração as particularidades de Pernambuco e dos empreendedores locais. Ele garante que, em breve, a Secti e os parceiros deverão finalizar um plano moderno para fortalecer as startups de Pernambuco.  

    “Estamos reunindo estudos, pesquisas e especialistas para criar mecanismos, incentivar e favorecer o ecossistema de startups de Pernambuco. Após esse primeiro levantamento, vamos definir linhas de ações e os respectivos responsáveis. Teremos outros encontros setoriais para finalizar o Plano”, esclareceu. Os resultados do encontro serão validados com demais atores que não estiveram presentes, dando sequência à construção do Plano.


    Assuntos: secti, fempe pe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Reeducandos vinculados ao Patronato Penitenciário começam a trabalhar na Prefeitura de Petrolina

    | Direitos Humanos

    petrolina


    O município de Petrolina, no Sertão do Estado, está com nova equipe de trabalhadores na área de limpeza urbana e na varrição das ruas. Um grupo de 21 reeducandos do regime aberto e livramento condicional iniciou as atividades nessa quinta-feira (20). 

    A iniciativa faz parte de um convênio assinado entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do Patronato Penitenciário, e a prefeitura do município, que disponibilizou 200 vagas.  A parceria de empregabilidade também é executada pelas prefeituras do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.

    Os amarelinhos, como são chamados esses reeducandos em Petrolina, vão trabalhar das 8h às 17h, e cada um será remunerado com o salário mínimo (R$ 937,00) e vale transporte.

    De acordo com o setor de Empregabilidade do Patronato Penitenciário, atualmente 534 reeducandos do regime aberto e livramento condicional trabalham no estado por meio de convênios públicos e privados.  “O objetivo é dar oportunidades de emprego para que eles não voltem a delinquir”, explica Josafá Reis, superintendente do órgão.

    Cidades: Petrolina
    Assuntos: sjdh, patronato penitenciario, petrolina
    Compartilhe: Link para o post: