meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Loja de atendimento da Compesa em Afogados recebe melhorias

    A partir da próxima segunda-feira (4), o atendimento presencial aos clientes da Compesa de Afogados, na unidade localizada na Praça do Largo da Paz, S/N, será transferido para as lojas da Boa Vista, Prazeres e Expresso Cidadão do Shopping Rio Mar (confira os endereços abaixo). A mudança ocorrerá enquanto o local passa por uma reforma, com conclusão prevista para o dia 20 de agosto, visando garantir maior conforto aos clientes.
     
    A companhia destaca que, nesse período, alguns serviços também poderão ser solicitados pelo site da Compesa (www.compesa.com.br), a exemplo da segunda via da conta de água e extrato de débito, ou através do 0800 081 0195, por onde podem ser solicitados serviços como mudança de endereço e informações sobre calendário de abastecimento.
     
    LOJAS DE ATENDIMENTO DA COMPESA:
    BOA VISTA: Av. Conde da Boa Vista, 1099, Boa Vista
    PRAZERES: Estrada da Batalha, 4332, Prazeres
    EXPRESSO RIO MAR: Avenida República do Líbano, 251, Pina

    Assuntos: compesa, companhia, governo, estado, pernambuco, abastecimento, agua, divulga, atendimento, loja, reforma, afogados
    Compartilhe: Link para o post:
  • Empetur divulga Pernambuco para agentes de viagem da Argentina

    Com o objetivo de capacitar agentes de viagens e divulgar o destino Pernambuco, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participará entre os dias 03 e 19 de agosto do Road Show Top Dest, em Buenos Aires e nas principais cidades do interior da Argentina.

    O roadshow será realizado em forma de capacitações nas cidades argentinas de Buenos Aires, Salta, Rosário, Paraná, Neuquén, Córdoba, Mendonza e Tucuman. As cidades que receberão os treinamentos têm um potencial de vendas de destinos brasileiros considerado alto, o que justifica uma intensificação das ações nesses locais.

    “O cenário do mercado turístico da Argentina para Pernambuco é de grande relevância. O país é o terceiro emissor de turistas para o Estado, segundo pesquisa realizada pela Empetur, com a participação de 13,21% no total de turistas internacionais”, comenta o presidente da Empetur, André Correia.

    A estimativa é de cerca de 700 agentes sejam capacitados nas oitos cidades em que serão apresentados os atrativos de Pernambuco. A ação conta ainda com o apoio da Prefeitura do município do Ipojuca e da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG).

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, agentes, viagem, argentina
    Compartilhe: Link para o post:
  • Começa amanhã (2) a fase regional dos Jogos Escolares de Pernambuco

    seeNesse fim de semana tem atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, badminton e xadrez.  Começa a fase estadual da 55ª edição dos Jogos Escolares de Pernambuco. Mais de cinco mil alunos / atletas vão disputar medalhas na cidade de Recife e região metropolitana.

    No sábado (2) e domingo (3) o Centro Esportivo Santos Dumont vai sediar o atletismo, o tênis de mesa e o badminton. O ciclismo será na Arena PE. A ginástica rítmica poderá ser vista no Colégio Imaculado. O judô e a luta olímpica serão na sede da Secretaria de Educação. O vôlei de praia na Praia de Boa Viagem. A natação no Sport Club do Recife.  E o xadrez no Hotel Marante.

    Os jogos coletivos serão sediados nas cidades de Caruaru e Gravatá. A fase mirim do handebol, basquete e futsal será em Caruaru. E do voleibol será em Gravatá. Enquanto que o infantil do handebol, voleibol, basquete, futsal e futebol acontecerão na cidade de Arcoverde.

    O handebol mirim será na próxima semana, de 05 a 10 de agosto. O voleibol, o basquete e o futsal mirins serão realizados de 11 a 16 de agosto. E o handebol infantil só ocorrerá de 07 a 12 de outubro. Assim como o basquete e o futebol. De 13 a 18 de outubro será a vez do voleibol e do futsal infantis.

    Os vencedores garantem vaga nos Jogos da Juventude (Etapa Nacional). Um evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A etapa mirim (de 12 a 14 anos) será de 04 a 13 de setembro, em Londrina no Paraná. Já a edição da etapa infantil (de 15 a 17 anos), será de 06 a 15 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba. Os Jogos Escolares de Pernambuco é uma realização da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.
    Mais informações: 3184-2676 / 2675 ou 8492-92218801-5254.

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, fase regional, jogos escolares
    Compartilhe: Link para o post:
  • A partir de 1º de agosto condutores de veículos com final de placa em 1,2,3 e 4 só podem dirigir com o documento do veículo de 2014

    A partir de 1º de agosto de 2014, os condutores de veículos com placas terminadas em 1,2,3 e 4 só poderão dirigir portando o documento do veículo de 2014.

    Os veículos de placas terminadas em 5,6 e 7 podem continuar rodando com o documento de 2013 até o dia 31 de agosto. Já para aqueles com final de placa em 8,9 e 0, o documento do veículo de 2013 continua válido até 30 de setembro.

    O documento do veículo, cujo nome oficial é Certificado de Licenciamento Anual (CLA), é de porte obrigatório. Circular com o CLA fora do prazo de validade é infração gravíssima, que gera multa no valor de R$ 191,54 e recolhimento do veículo. Além disso, o condutor acumulará sete pontos na carteira. Caso o prazo para o porte do documento de 2013 esteja vencendo e o proprietário ainda não tenha, em mãos,  o documento de 2014, ele deve se dirigir a um dos pontos de atendimento do Detran-PE para solicitar o CLA atualizado.

    Nenhum agente de trânsito, em Pernambuco, pode multar condutores que ainda estejam com o CLA dentro do prazo de validade, como é o caso dos proprietários de veículos com placas terminadas em  5,6,7,8,9 e 0.

    Confira abaixo o calendário com os prazos-limite de validade do documento do veículo do ano passado:
    Terminações     Prazo limite para circular com CLA 2013
    1, 2, 3 e 4     31/07/2014 (validade encerrada)
    5, 6 e 7     31/08/2014
    8, 9 e 0     30/09/2014
     
    Veículos de outros estados – A fiscalização de veículos registrados em outros estados e que estiverem circulando em Pernambuco tem como referência o calendário-base nacional, trazido pela Resolução 110/2000.

    Assuntos: cidades, secretaria, transito, governo, estado, pernambuco, detran, divulga, placa, veiculos, circulacao, documentacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fernando de Noronha completa 511 anos

    No próxima semana o paraíso de Fernando de Noronha estará em festa. No domingo (10), o arquipélago completa 511 anos de muita história. A festa em comemoração será no Porto de Santo Antônio. Moradores e turistas dançarão ao som de muita música para todos os gostos. O evento será gratuito.

    Além de muita música a programação também conta com a Feira da Sustentabilidade, na Praça São Miguel, que começa às 17h. Quem passar por lá, poderá conferir os artesanatos da ilha e se deliciar com as comidas, que serão vendidas em estandes montados no local. A festa no Porto de Santo Antônio começará as 18h. O palco, que receberá as atrações, medirá sete metros de altura, contará com jogos de luzes e ainda um painel de LED de aproximadamente quatro metros. Os cantores terão camarins especiais climatizados.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, completa aniversario
    Compartilhe: Link para o post:
  • Joelma Gonçalves assume a Secretaria Executiva de Gestão Integrada da SDS

    sdsO Secretário de Defesa Social – SDS, Alessandro Carvalho, participou durante o início da manhã dessa sexta-feira (01/08), da solenidade de Posse da nova Secretária Executiva de Gestão Integrada - SEGI da Secretaria de Defesa Social, no auditório da Secretaria, localizado na Rua São Geraldo, Nº 111, bairro de Santo Amaro, Recife.

    O ex-secretário da SEGI expressou sua gratidão a todos que compõem a Secretaria, pelo companheirismo e agilidade em atender a todos os processos licitatórios. “Saio com a tranquilidade de ter dado o meu melhor, embora tenha encontrado algumas limitações no caminho, todas as barreiras que vencemos foram visando beneficiar a sociedade pernambucana”, concluiu o delegado de Polícia Federal, Alciomar Goersch.

    Saiba mais

    Assuntos: sds, secretaria, defesa, social, governo, estado, pernambuco, divulga, joelma goncalves, assume, gestao integrada, sds
    Compartilhe: Link para o post:
  • Vai começar a 7ª edição do Festival de Cinema de Triunfo

    secultCom mais de 50 filmes em 9 mostras competitivas e especiais, estreia na próxima segunda-feira (4), a sétima edição de um dos festivais mais charmosos do país: o Festival de Cinema de Triunfo.

    Já consolidado no circuito nacional, o evento deste ano vai ocupar mais uma vez o Cine Theatro Guarany com uma vasta programação, entre curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, uma mostra especial de animação e homenagens à atriz Magdale Alves, ao artista Nelson Triunfo e ao cineasta e patrimônio vivo in memorian Fernando Spencer.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, ferstival, cinema, triunfo, sertao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Será implantado Centro de Inclusão Produtiva em Caetés

    Foi assinado ontem (31), no município de Caetés, Agreste do Estado, documento que irá propiciar a implantação de um Centro de Inclusão Produtiva. O evento que teve lugar na Câmara de Vereadores dará oportunidade a 200 pessoas que se encontra em situação de pobreza e extrema pobreza, inseridas no Cadastro Único, com mais de 15 anos e alfabetizados de profissionalizarem na área têxtil.

    Bernardo D'Almeida, secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que na ocasião foi representado Ana Célia Farias, secretária executiva de Desenvolvimento e Assistência Social, disse que o motivo da visita foi renovar o termo de aceite assinado em 2013, o que propiciará o repasse de recursos da ordem de R$ 300 mil, sendo R$ 150 mil para investimento, que será repassado na primeira quinzena de agosto. Os outros R$ 150 mil serão destinados para a manutenção e será liberado até o final do ano. Esse valor já estava previsto no orçamento de 2014, junto a Secretaria da Fazenda, pactuado na Comissão Intergestora Bipartiti 2013, que conta com representantes dos governos estadual e municipal. Para tanto, foi assinado o termo de aceite entre a representante do secretário e o prefeito de Caetés, Armando Duarte.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, implantacao, centro, inclusao produtiva, caetes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência abre inscrições para uma das maiores feiras de ciência do Brasil

    sectecDurante todo o mês de agosto, o Espaço Ciência estará com inscrições abertas para seu maior evento anual, a Ciência Jovem que em 2014 está comemorando 20 anos.

    A feira é um grande evento de educação e divulgação científica onde professores e alunos são estimulados para a pesquisa e comunicação científica, além de promover a interação entre escolas, famílias e comunidades. Poderão participar professores e estudantes da educação infantil ao ensino médio de escolas públicas e privadas de todo Brasil.

    Incentivo Serão selecionados trabalhos de feiras afiliadas para participar da Ciência Jovem com todas as despesas de passagens e diárias pagas. Já os trabalhos avulsos que foram pré-inscritos serão beneficiados com 01 ponto na fase de avaliação.

    Saiba mais

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, espaco ciencia, divulga, inscricao, feira, brasil
    Compartilhe: Link para o post:
  • Oficina debate uso de tecnologias na educação e na formação de professores

    Teve início na manhã de hoje (1º de agosto) a primeira, de quatro oficinas sobre "Uso de Tecnologias Educacionais (TED) na Aprendizagem de Ciências". A oficina tem o objetivo de estimular a criação de um programa de capacitação de professores na utilização de tecnologias educacionais. A ação é promovida pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fotônica, e das secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia (Sectec) e de Educação e Esportes (Seduc).

    O secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, José Bertotti, lembrou aos presentes o esforço do Governo de Pernambuco em fortalecer a formação desses professores, principalmente no interior do estado, onde existe um déficit de educadores nas áreas de matemática, química e física. “Com o Programa Universidade para Todos de Pernambuco (Proupe), atualmente o estado beneficia 12 mil alunos, em 34 cursos ofertados em todo território do estado. O programa oferece bolsas de 100%, 50% e 25% do valor da mensalidade dos cursos de licenciatura. Ao todo são treze autarquias municipais de ensino superior conveniadas ao programa”, reforçou.

    Saiba mais

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, divulga, oficina, debate, uso, tecnologia, educacao, formacao, professores
    Compartilhe: Link para o post: