meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Revista Gestão Pública PE chega à décima edição

    Revista  

    Revista Gestão Pública PE, produzida e editada pela Secretaria de Planejamento e Gestão, chega, no início de 2016, à décima edição. Realizada pela primeira vez de forma exclusiva por servidores da Seplag, principalmente gestores governamentais, a publicação aborda a crise econômica que não dá sinais de reversão e continua assombrando o Brasil. De forma, o novo número, disponível no site www.seplag.pe.gov.br, traz uma matéria de como os municípios, entes mais afetados pelo cenário de restrição financeira, enfrentam as dificuldades e como podem superá-las.

    Os municípios também são o mote principal da matéria sobre a Lei de Acesso à Informação. O texto aponta para os benefícios trazidos à gestão pública através da transparência e do acesso à informação, conquistas importantes da sociedade brasileira, mas mostra também que estes avanços ainda precisam ser implantados por igual em cada um dos entes da Federação.

    A primeira edição do ano da Revista Gestão Pública PE traz ainda um artigo sobre inclusão social, que inspirou a criação da capa, uma entrevista com o conselheiro Valdecir Pascoal, ex-presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, um texto sobre as práticas e tendências de aprendizagem nas organizações, que podem ser adotadas no serviço público, entre outros assuntos de interesse do servidor público e de leitores em geral. A seção Humor trouxe o trabalho do Jarbas. Seus trabalhos já foram premiados em salões nacionais e internacionais, como o World Press Cartoon, um dos mais importantes do mundo na área do humor gráfico.

    O secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão e presidente do Instituto de Gestão de Pernambuco Governador Eduardo Campos, Maurício Cruz, lembra que sempre foi uma aspiração da revista ser um instrumento para os gestores governamentais exporem suas ideias sobre gestão pública.

    “Aconteceu, neste número, uma feliz coincidência de todas as matérias e artigos terem sido assinados por gestores governamentais. A gente espera que isso estimule ainda mais a produção de textos pelos gestores da Seplag. No entanto, o canal de diálogo com outros profissionais continua aberto e continuaremos realizando parcerias, inclusive de fora do serviço público no sentido de apresentar outras visões e experiências que ajudem a oxigenar a gestão pública”, afirma.  

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Prazo para convocação das conferências municipais termina em fevereiro

    Conferência Estadual Cidades 

    Está terminando o prazo para as convocações preparatórias para a 6ª Conferência Estadual das Cidades. A data limite para a chamada via Conselho Municipal das Cidades ou outro correlato à Política de Desenvolvimento Urbano é até o dia 22 de fevereiro, assim como o chamamento pelo Poder Executivo Municipal (se não houver conselho municipal). Já a convocação pela sociedade civil com representação de três segmentos ocorre de 23 de fevereiro a 30 de março.

    Uma vez convocada a conferência municipal, deve-se divulgá-la por um jornal ou periódico. Caso o município não os possua, podem ser afixados em locais com grande circulação cópias do instrumento legal de convocação, cartazes e folhetos, além da utilização de espaço em rádios locais e comunitárias.

    “Não se pode esquecer que uma cópia de cada documento de divulgação deve ser enviada para o Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/PE), que o encaminhará para a Comissão Preparatória Estadual, para registro, análise e arquivo”, informa o coordenador do ConCidades de Pernambuco, Fernando Montenegro.

    Se o município possuir um Conselho da Cidade, Conselho de Desenvolvimento Urbano, Conselho de Habitação ou outro vinculado a essa última temática, poderá utilizá-lo na coordenação e composição da comissão preparatória para a conferência municipal. Caso não possua, após a convocação, o coordenador nomeado pelo agente público ou social que convocou a conferência, deve agendar reunião com a finalidade de eleger uma comissão preparatória. 

    Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com o ConCidades/PE  pelo e-mail concidades_pe@cidades.pe.gov.br ou pelos telefones (81) 3181.3397 e 3181.3398.

    Estadual

    As conferências colocam na agenda pública e política questões urbanas preteridas ou tratadas em âmbito local, como saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, ocupação de risco, urbanização de assentamentos precários, acesso à moradia para a população de baixa renda, mobilidade urbana, entre outros.

    Elas são a oportunidade de participação e pactuação política ao construir um espaço para a sociedade compartilhar a elaboração e avaliação das políticas públicas: habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana, acessibilidade e programas urbanos.

    A Conferência Estadual das Cidades está programada para acontecer em março de 2017, em data e local a serem definidos. Trata-se de um instrumento de garantia da gestão democrática, para a promoção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Sob a temática “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e com o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, a 6ª CNC está prevista na Lei 10.257/2001 - Estatuto da Cidade e conta com etapas preparatórias municipais e estaduais.

    Estima-se que a Etapa Nacional da Conferência receba cerca de 3.200 participantes, sendo aproximadamente 2.681 delegados e 600 observadores. Dos delegados, 1.689 são eleitos nas Conferências Estaduais, 250 são indicados pelo Poder Público Federal, 561 são indicados pelas entidades membro do Conselho das Cidades e 181 são conselheiros do Conselho das Cidades de âmbito nacional, os chamados delegados natos.

    Realização 

    De acordo com o coordenador do Concidades, Fernando Montenegro, o seminário tem o objetivo de orientar os poderes executivo e legislativo municipais, assim como as entidades da sociedade civil, para a realização das conferências estadual e municipal de políticas públicas com foco no desenvolvimento das cidades pernambucanas.

    Para tanto, segundo Montenegro, os compromissos ligados à gestão do desenvolvimento urbano também estão na pauta, informando os participantes não somente acerca da obrigatoriedade (sob pena de sanção administrativa ao gestor público) da elaboração e/ou revisão dos planos diretores municipais participativos, de acordo com o Estatuto das Cidades (Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001), como também reforçará a necessidade da elaboração dos planos municipais setoriais de habitação, mobilidade, plano territorial e saneamento ambiental, de forma participativa, para acesso aos recursos federais.

    Em seu discurso, a secretária executiva da Secid e presidente-executiva do Concidades, Ana Suassuna, enfatizou a importância daquele momento, responsável por fornecer condições para que os municípios, principal motivo da realização do evento, entendam o processo de construção de uma cidade inclusiva e socialmente justa. “Como disse o secretário, se não juntarmos os nossos esforços, não avançaremos”, reiterou.

    Desde 2003, com a criação do Ministério das Cidades, foram instituídos espaços de discussão e formulação das Políticas Públicas de Desenvolvimento Urbano, através de eventos democráticos e inclusivos e participativos, chamados de Conferências das Cidades, conforme estabelecido pela Lei Federal Nº 10.257, de 10 de julho de 2001, conhecida como Estatuto das Cidades.

    Após a instalação do Conselho Nacional, as conferências são iniciadas no âmbito municipal, passando pelo estadual e culminando com o nacional, onde são consolidadas as propostas coletadas nas etapas anteriores. A realização das conferências, nas três esferas federativas, é uma ação de governo, em obediência à Constituição Federal, que determina a participação da sociedade na discussão e definição das políticas públicas. Em Pernambuco, foram realizadas cinco conferências no período de 2003 a 2013.

    ConCidades

    Criado em 2004, é um órgão deliberativo do Ministério das Cidades com objetivo de intensificar a participação da sociedade brasileira na consolidação das políticas públicas para estudar e propor diretrizes à formulação e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), em consonância com as resoluções aprovadas pela Conferência Nacional das Cidades, e também acompanhar a sua execução.

    O ConCidades é constituído por 86 titulares – 49 representantes dos segmentos da sociedade civil e 37 dos poderes públicos federal, estadual e municipal – além de 86 suplentes, com mandato de três anos. A composição inclui, ainda, nove observadores representantes dos governos em Estados que possuem Conselho das Cidades.

    Eventos democráticos

    A exemplo de outras conferências setoriais, como Saúde, Educação, Assistência Social, entre outras, as conferências das cidades são eventos democráticos criados, periodicamente, para discussão de diretrizes na formulação de políticas públicas voltadas à cidade e suas funções.

    Nos estados, serão discutidas propostas para as políticas estaduais e para a política nacional. Na etapa nacional, são consolidadas as propostas originárias das etapas anteriores (municipais e estaduais), geradas novas, e todas sistematizadas na contribuição, na consolidação e/ou aperfeiçoamento das políticas setoriais. Só poderão participar da etapa seguinte, as unidades federativas que realizarem as suas próprias conferências.

    O Estado, através do Conselho Estadual das Cidades, vinculado à Secretaria das Cidades, formará uma comissão preparatória que organizará a etapa estadual e apoiará a etapa municipal. A 6ª Conferência Nacional das Cidades terá como temática ‘A Função Social da Cidade e da Propriedade, e como lema ‘Cidades Inclusivas Socialmente Justas’.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco engajado no Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes aegypt

    campanha mosquito

    O governador em exercício de Pernambuco, Raul Henry, e o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, recebem a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, na manhã deste sábado (13/02) para a realização do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti. As autoridades encontram-se às 7h30 no Comando da 7ª Região Militar, onde haverá a solenidade de abertura das ações, juntamente com autoridades militares. Em seguida, seguem para participar das atividades de promoção à saúde e educação encabeçadas pelo Exército, Aeronáutica e Marinha, que colocarão mais de 7 mil militares em ação em 16 municípios do Estado.
     
    O panorama de avanço das arboviroses em nosso país exige uma atuação focada de todos os entes públicos e de toda a sociedade. E este sábado é um dia importante para mobilizarmos a população a se engajar efetivamente no combate ao mosquito Aedes aegypti. Só assim vamos vencer essa batalha, já que sabemos que cerca de 90% dos focos estão nas residências?, ressalta o secretário Iran Costa. 

    As cidades que receberão as ações dos órgãos são: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Vitória de Santo Antão, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Arcoverde, Belo Jardim, Bezerros, Buíque, Carpina, Goiana, Ouricuri, Paudalho, Surubim. Nelas, as equipes irão entregar panfletos e dar informações de como combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. 
     
    Os demais municípios pernambucanos também foram incentivados a realizar atividades. As Gerências Regionais de Saúde (Geres) irão prestar apoio às cidades e realizar, no sábado e durante a semana, vistoria nos prédios da Saúde de suas regiões para eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti.
     
    De segunda (15.02) a quinta (18.02), ainda serão promovidas ações de controle do vetor. Ainda de segunda (15.02) a sexta (19.02), haverá mobilização em escolas públicas e particulares, para ampliar a disseminação de informações sobre a luta contra o Aedes.

    DADOS - Neste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) já notificou 7.120 casos de dengue (723 confirmados), distribuídos em 142 municípios. Até o momento, 9 óbitos suspeitos foram notificados eestão em investigação. 
     
    Ainda foram notificados 1.507 casos suspeitos de chikungunya (100 confirmados) em 87 municípios, com um óbito em investigação e 1.386 casos suspeitos de zika. 
     
    Atualmente, de acordo com o índice de infestação predial, 80 municípios estão em risco de surto para as doenças e 60 em situação de alerta. 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Carnaval pernambucano foi o segundo menos violento desde 2006

    SDS balanço carnaval 16

    Números da SDS apresentam redução de 24% na taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e de 11% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) nos dias de festa.

    A partir de um planejamento operacional iniciado no mês de outubro de 2015, a Secretaria de Defesa Social – SDS, por meio de seus Órgãos Operativos, proporcionou mais um Carnaval tranquilo para os milhares de foliões que escolheram Pernambuco como destino para passar os dias de momo.  De acordo com dados da Gerência de Análise Criminal e Estatística – GACE, da SDS, a folia em 2016 apresentou uma redução de 24% na taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e de 11% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) em comparação ao Carnaval 2015.

    “Este foi o segundo Carnaval com menor número de violência. Em 2016, registramos 57 mortes em todo o Estado, já em 2013, melhor ano desde 2006, foram 54”, disse o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, durante coletiva de imprensa na tarde de hoje (11/02), quando foi divulgado o balanço da Operação Carnaval 2016.

    Para garantir a segurança durante o período de folia, 35.466 profissionais de segurança, dentre policiais militares, civis, científicos e bombeiros, foram lançados em todo o Estado. Atuando de forma preventiva e ostensiva, a SDS garantiu a tranquilidade de pernambucanos e turistas em grandes eventos como o Galo da Madrugada - que arrastou 2,5 milhões de pessoas, de acordo com a organização do bloco -, os Carnavais do Recife Antigo e de Olinda - que juntos receberam mais de 4 milhões de foliões -, além da folia em cidades do interior, como Bezerros.

    Em Recife e Olinda o policiamento foi auxiliado por câmeras de videomonitoramento da SDS e pelo emprego de duas Plataformas de Observação Elevada (POE) instaladas na Praça do Carmo e no Mercado Eufrásio Barbosa em Olinda. “Com o auxílio das câmeras foi possível o rápido emprego dos policiais, facilidade na identificação de ações criminosas e início de tumultos, o que colaborou para a realização de um carnaval tranquilo e de paz”, ressaltou Alessandro.

    Das 8h do Sábado de Zé Pereira às 16h da Quarta-feira de Cinzas, 69 armas brancas e nove armas de fogo foram apreendidas pelas polícias Militar e Civil, representando um aumento de 39,3% nas apreensões em comparação ao Carnaval 2015. Nesse mesmo período, as polícias Militar e Civil realizaram 144 apreensões de drogas como cocaína, maconha, crack e tubos de loló. Já os crimes contra a pessoa (ameaça, vias de fato/agressão e lesão corporal) apresentaram uma redução de 32% nos dias de folia.

    Atuando preventivamente, o Corpo de Bombeiros Militar registrou 1.055 ocorrências sendo 948 casos de emergência clínica/mal súbito.

    Durante a coletiva o secretário Alessandro Carvalho ressaltou a importância da integração e agradeceu o apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público, além do empenho e profissionalismo dos policiais militares, civis, científicos e dos bombeiros durante a realização desta festa popular.

    Estiveram presentes a coletiva o secretário executivo da SDS, Rodrigo Bastos; o secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Enéias Leite; a coordenadora adjunta dos Juizados Especiais, Isabella Gouveia Magalhães; o representante do Ministério Público de pernambuco, promotor José Bispo; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos D’Albuquerque; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Manoel Cunha; o chefe da Polícia Civil, Antonio Barros e a gerente geral de Polícia Científica, Sandra Santos, dentre outras autoridades militares e civis.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: "Pernambuco tem Carnaval do Litoral ao Sertão"

    Papangus de Bezerros 
    Governador dedicou o domingo para apreciar o desfile dos Papangus, em Bezerros, no Agreste do Estado
     
    BEZERROS – O tradicional Desfile dos Pagangus de Bezerros arrastou, neste domingo de Carnaval (07.02), uma multidão pelas ladeiras do município do Agreste. Ao lado de secretários de Governo e do prefeito Severino Otávio, o governador Paulo Câmara acompanhou de perto a irreverência dos foliões, que se vestiram com suas fantasias e máscaras para se entregar, com muita paz e tranquilidade, à folia de Momo. 

    Admirador das expressões culturais do Estado, Paulo destacou que a festa vista hoje em Bezerros reflete bem a pluralidade da folia pernambucana. "Pernambuco tem Carnaval do Litoral ao Sertão. E nós nos empenhamos para divulgar essa riqueza para outras partes do País. O Desfile dos Papaguns é especial, um retrato da nossa riqueza cultura", afirmou o governador, frisando também: “Entramos com a estrutura, e o povo com a alegria”.

    O clássico desfile cruzou a cidade e foi acompanhado por orquestras de frevo e carros de som. Além dos blocos de rua, os foliões que estiverem em Bezerros podem ainda curtir shows e apresentações culturais. Este ano, são mais de 60 atrações. Durante todo o trajeto, Paulo Câmara cumprimentou os brincantes que faziam a festa nas ruas de Bezerros e visitou o Camarote da Acessibilidade, espaço que assegura uma visão privilegiada da festa para cadeirantes .

    “É uma tradição prestigiar a alegria do Carnaval promovido aqui em Bezerros. O Governo do Estado apoia a folia de Momo na cidade, pois os Papangus já fazem parte da nossa cultura. A gente fica feliz em poder prestigiar essa explosão cultural do Interior, após uma bonita festa que foi o Galo da Madrugada, ontem, no Recife”, avaliou o governador.

    Natural de Gravatá, também no Agreste, o militar do Exército Edson de Lima participa do Carnaval de Bezerros há 10 anos. Ele é tão apaixonado pelo Desfile dos Papangus que não recomenda outro local para brincar com a família. “É um lugar tranquilo para brincar. Aqui, nós podemos trazer a família com segurança e paz. E, além disso, aproveitar toda a cultura do Interior do Estado”, disse o folião, que estava acompanhado da esposa, do filho e da sogra.

    Em 2016, o Governo de Pernambuco investiu R$ 15,5 milhões no Carnaval. Além dos 14 polos espalhados por todas as regiões do Estado, 60 municípios realizam eventos durante o período, movimentando o turismo e a economia. Além de promover o Desfile dos Papangus em Bezerros, o Estado apoia apresentações culturais em Nazaré da Mata, Timbaúba, Paudalho e Chá de Alegria, na Mata Norte; Tamandaré, Vitória de Santa Antão e Catende, na Mata Sul; Surubim, no Agreste; Belém de São Francisco e Triunfo, no Sertão; em Ipojuca e Itamaracá, na Região Metropolitana.

    Para o governador, mesmo diante dos atuais desafios econômicos, Pernambuco está conseguindo fazer um Carnaval bonito. “Nós conseguimos economizar e promover uma festa de qualidade. Fizemos um carnaval simples e bonito, com a ajuda dos pernambucanos. A parceria entre o Estado e as prefeituras foi fundamental para a promoção dos festejos. Mas, acima de tudo, tenho que agradecer o apoio do povo, que foi, mais uma vez, o grande responsável pela realização do Carnaval de Pernambuco”, concluiu o chefe do Executivo estadual.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • No Galo da Madrugada, Paulo Câmara convoca a população para apreciar o Carnaval de Pernambuco

    Galo da Madrugada

    Governador participou, neste sábado, do desfile do maior bloco carnavalesco do mundo

    O governador Paulo Câmara acompanhou, neste Sábado de Zé Pereira (06.02), o 39º Desfile do Galo da Madrugada, no Recife. Atraindo milhares de pessoas para as ruas da Capital, o bloco fez uma homenagem ao cantor pernambucano Chico Science, que completaria 50 anos em 2016, e se destacou, mais uma vez, como a maior expressão de rua do Reinado de Momo do País. Ao lado da primeira-dama Ana Luiza Câmara, do prefeito Geraldo Julio e de secretários de Governo, o chefe do Executivo estadual conferiu toda a irreverência da festa e ressaltou a importância da agremiação para o Carnaval. 

    "O Galo da Madrugada mantém a tradição de muitos foliões que começam o sábado cedinho, brincando nas ruas, fantasiados e alegres. É um marco na festa de Momo. E a gente com a expectativa positiva de fazer um bonito Carnaval para que as pessoas possam brincar com muita paz, tranquilidade e harmonia. Para Pernambuco, mais uma vez, fazer o Carnaval que enche de orgulho a nós todos. E as pessoas que conhecem a nossa festa ficam encantadas e retornam todo o ano", afirmou o governador, convidando a população: "Esse é o momento de ir às ruas e aproveitar os festejos de Momo". 

    Ao destacar a sensibilidade da homenagem feita a Chico Science, Paulo Câmara frisou que o cantor foi responsável por marcar a nossa cultura nos cenários nacional e internacional. "O artista não faz falta só a Pernambuco, mas também ao Brasil e ao Mundo. Em pouco tempo em que conhecemos a sua carreira, ele deixou uma marca que encanta gerações. Chico tem que ser sempre reconhecido por todos os pernambucanos e por todos os brasileiros. Porque ele foi um artista que fez a diferença no Brasil", afirmou. 

    Antes de prestigiar o camarote oficial do Galo da Madrugada, o governador participou da largada da festa no tradicional café da manhã no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José. No local, Paulo conversou com foliões e pode sentir a descontração do encontro carnavalesco. O bloco, que é um dos maiores do Mundo, surgiu em 1978, a partir de uma reunião de amigos do bairro de São José. O desfile é composto por carros alegóricos, freviocas e trios elétricos. 

    Fã do Galo da Madrugada, a advogada Margareth Rubem não esconde a paixão pela agremiação."Não há outro igual ao Carnaval de Pernambuco.É uma festa multicultural e irreverente. Eu sou baiana, mas moro no Recife há 15 anos e aqui é o melhor carnaval do Mundo", disse a jovem, revelando ainda: "Já tenho programação completa. Hoje, ainda vou curtir Olinda e amanhã estarei em Bezerros".

    CIODS - O governador Paulo Câmara aproveitou o início dos festejos de Momo para visitar na manhã deste sábado a Central de Operações do Carnaval, no Centro Integrado de Defesa Social (Ciods). No local, agentes de segurança realizam uma atenta vigilância da folia, através de 750 câmeras. Nas ruas, o Governo lançou um efetivo de 27.410 pessoas da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para garantir uma festa tranquila e segura .  

    "Esse esquema reforçado de segurança vai cuidar do Estado inteiro. Este ano, são muitos policiais nas ruas e nas delegacias, e nós vamos trabalhar para proporcionar um Carnaval tranquilo para todos os foliões. É muito importante que as pessoas saibam que o planejamento começa antes do período carnavalesco. E todos os anos promovemos novos ajustes para melhor atender à população", explicou o governador, frisando que a central funciona o ano todo, sem interrupções.


    Fotos: Roberto Pereira/Sei
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara recebe Lenine no Palácio do Campo da Princesas

    Paulo e Lenine no café da manhã

    Cantor e compositor é uma das principais atrações do Carnaval 2016


    O governador Paulo Câmara recebeu, na manhã desta sexta-feira (05.02), o cantor Lenine para um café da manhã, no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, Paulo destacou a importância de fortalecer a cultura e os artistas da terra. Lenine é pernambucano, nascido no Recife, e é um dos convidados da Abertura Oficial do Carnaval do Recife 2016, hoje à noite, no Marco Zero da Capital. O cantor fará participação especial ao lado de Naná Vasconcelos e Sara Tavares. Dividirá o palco com nomes de peso da cena artística nacional, como Maestro Forró - homenageado do Carnaval do Recife -, Otto, Johnny Hoocker, entre outros grandes nomes da nossa cultura. 

    O vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, e prefeito Geraldo Julio, além dos secretários de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, e do Recife, Camilo Simões, também participaram do encontro.  Na ocasião, Paulo Câmara presenteou Lenine com gravuras do Recife do cartógrafo holandês Johan Vingboons. As gravuras retratam os domínios coloniais da Companhia das Índias Ocidentais no Nordeste brasileiro. As imagens foram editadas pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e agora fazem parte do acervo da sede do Executivo estadual.  

    Lenine também fez questão de presentear os convidados com o seu CD "Carbono". É o oitavo álbum de estúdio do cantor e considerado por ele próprio o seu trabalho "mais pernambucano", por conta da presença do frevo, maracatu e ciranda nas composições. Ganhador de cinco Grammy Latino e nove Prêmios da Música Brasileira, Oswaldo Lenine Macedo Pimentel (seu nome de batismo), revelou que "é uma honra" voltar a participar da abertura do Carnaval do Recife e acredita que será uma das mais belas edições da festas. Além da participação especial de hoje, Lenine fará dois shows. Um será no Marco Zero, no Sábado de Zé pereira, e o outro no domingo, no Polo Campo Grande. 

    Fotos: Aluisio Moreira/Sei
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo: "Vamos fazer, mais uma vez, um Carnaval bonito, de paz e alegria"

    Abertura Carnaval Olinda 2016

    Governador prestigiou, nessa quinta-feira, a abertura oficial da folia de Momo em Olinda

    O governador Paulo Câmara prestigiou a abertura oficial do Carnaval de Olinda, na noite desta quinta-feira (04.02), no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura do município. Ao lado do anfitrião da festa, o prefeito Renildo Calheiros, o chefe do Executivo estadual participou de homenagem a personalidades que representam a folia de Momo da cidade Patrimônio da Histórico Humanidade, entre elas, o cantor Alceu Valença. Este ano o tema da festa em Olinda é “O circo de Alceu Valença”.

    Ao garantir que as tradições de Pernambuco serão mantidas durante o período momesco, Paulo destacou o valor da participação popular. “Apesar de todas as dificuldades, vamos mostrar que se faz Carnaval bonito com simplicidade. É o povo quem faz o Carnaval. O Governo do Estado e as prefeituras ajudam na infraestrutura, na segurança e na saúde, mas é o povo quem faz, na rua, com democracia, alegria e muita vontade de curtir esses quatro dias, que vão ser marcantes”, afirmou.

    O chefe do Executivo estadual também comemorou o grande número de turistas que estão no Estado para acompanhar o reinado de Momo. “A rede hoteleira está cheia, os voos que estão vindo para Pernambuco também estão todos lotados. As pessoas vão vir aqui para Olinda, para o Recife e também  para os polos do Interior. Vão ver um Carnaval bonito, alegre, de harmonia, de muita tranquilidade e paz”, garantiu.

    FOTOS: Aluísio Moreira/SEI
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo: "Vamos fazer, mais uma vez, um Carnaval bonito, de paz e alegria"

    Abertura Carnaval Olinda

    Governador prestigiou, nessa quinta-feira, a abertura oficial da folia de Momo em Olinda

    O governador Paulo Câmara prestigiou a abertura oficial do Carnaval de Olinda, na noite desta quinta-feira (04.02), no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura do município. Ao lado do anfitrião da festa, o prefeito Renildo Calheiros, o chefe do Executivo estadual participou de homenagem a personalidades que representam a folia de Momo da cidade Patrimônio da Histórico Humanidade, entre elas, o cantor Alceu Valença. Este ano o tema da festa em Olinda é “O circo de Alceu Valença”.

    Ao garantir que as tradições de Pernambuco serão mantidas durante o período momesco, Paulo destacou o valor da participação popular. “Apesar de todas as dificuldades, vamos mostrar que se faz Carnaval bonito com simplicidade. É o povo quem faz o Carnaval. O Governo do Estado e as prefeituras ajudam na infraestrutura, na segurança e na saúde, mas é o povo quem faz, na rua, com democracia, alegria e muita vontade de curtir esses quatro dias, que vão ser marcantes”, afirmou.

    O chefe do Executivo estadual também comemorou o grande número de turistas que estão no Estado para acompanhar o reinado de Momo. “A rede hoteleira está cheia, os voos que estão vindo para Pernambuco também estão todos lotados. As pessoas vão vir aqui para Olinda, para o Recife e também  para os polos do Interior. Vão ver um Carnaval bonito, alegre, de harmonia, de muita tranquilidade e paz”, garantiu.


    FOTOS: Aluísio Moreira/SEI
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Na abertura do Carnaval do Recife, Paulo destaca a alegria do povo

    Abertura Carnaval Recife

    Festa reuniu milhares de foliões, nesta sexta, no Marco Zero da Capital

    O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza Câmara se somaram aos milhares de foliões que lotaram a Praça do Marco Zero para conferir abertura oficial do Carnaval do Recife 2016, nesta sexta-feira (05.02).  Ao lado do anfitrião da festa, o prefeito Geraldo Julio e da primeira-dama Cristina Mello, o chefe do Executivo estadual declarou aberta a folia de Momo, ao som das alfaias das Nações de Maracatu comandadas pelo percussionista Naná Vasconcelos. 

    Ao destacar que o folião é o personagem principal da festa, Paulo falou da expectativa de um Carnaval tranquilo, alegre e bonito. "Toda a infraestrutura está devidamente adequada. Policiamento nas ruas, hospitais e postos médicos devidamente aparelhados. Pernambuco, em 2016, apresenta uma rede hoteleira mais ocupada do que nos anos anteriores. Isso mostra realmente que o Carnaval bem feito, bem planejado, com alegria e paz, como é o nosso, atrai muitos turistas", enalteceu. Este ano o Governo do Estado investiu R$ 15,5 milhões nos festejos carnavalescos, recursos disponibilizados a diversos municípios polos.

    Aos foliões, o governador recomendou "brinquem muito". "Desejo que os pernambucanos e pernambucanas aproveitem os quatro dias de folia, se divirtam com muita paz, alegria e harmonia,  fortalecendo cada vez mais essa festa que é do povo, feita com muito carinho para trazer alegria para nossa gente", afirmou. Durante a passagem pelo bairro do Recife, o gestor cumprimentou e tirou fotos com os foliões e também visitou o camarote da Caixa Cultural e a Casa da Skol. 

    A abertura apoteótica dos Reinado de Momo no Recife também contou com  show pirotécnico, com uma bela queima de fogos e uma chuva de serpentinas e confetes, e a participação dos três homenageados da festa: o Maracatu Nação Porto Rico, o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e o Maestro Forró. O ponto alto da festa teve início por volta das 22h, quando o Maestro chegou ao palco do Marco Zero de tirolesa.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: