meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secretaria de Administração trabalha novo modelo de gestão de frota para o Estado

    sadUm novo modelo de gestão de frotas, com contratação conjunta dos serviços de gerenciamento do abastecimento e da manutenção dos veículos, foi implantado em Pernambuco. A mudança proporciona uma gestão mais eficiente, uma vez que se trabalha com uma única base de dados para ambos os serviços, otimizando os processos. Para isso, foi firmado um contrato único para execução desses serviços, que é gerenciado pela Secretaria de Administração (SAD), através da Gerência de Contratos Corporativos e da Gerência Técnica de Manutenção e Abastecimento. A novidade foi apresentada no 1º Encontro de Gestores de Frotas do Estado, promovido pela SAD, nesta quarta-feira (22). Atualmente, a frota é de mais de sete mil veículos.

    O contrato é firmado junto com os órgãos e entidades da administração direta e indireta. Com isso, uma única prestadora de serviços é responsável pelo gerenciamento da manutenção e do abastecimento, centralizando os processos de contratação na SAD. Antes disso, cada um formalizava seu contrato, gerando múltiplas plataformas e banco de dados disformes.

    Saiba mais

    Assuntos: sad, secretaria, administracao, governo, estado, pernambuco, divulga, novo modelo, gestao de frota
    Compartilhe: Link para o post:
  • Suape: habitacional Vila Nova Tatuoca terá galpão multiuso e campo de futebol

    suapeA administração do Complexo Industrial Portuário de Suape iniciou a construção de um galpão multiuso e de um campo de futebol em Vila Nova Tatuoca, conjunto habitacional situado no Cabo de Santo Agostinho. O loteamento foi entregue, em março deste ano, aos 75 ex-moradores da Ilha de Tatuoca, área que abriga o Estaleiro Atlântico Sul. Também serão feitas melhorias na rede de drenagem e na contenção de encostas. O investimento é de R$ 1,2 milhão e a empresa contratada para realizar o serviço foi a Pernambuco Construtora, vencedora da licitação. O prazo para a conclusão das obras, que foram iniciadas no último dia 13 de outubro, é de 90 dias.

    O galpão será um espaço para a realização de cursos e oficinas, além de atender a outras necessidades econômicas, como, por exemplo, servir para a venda de pescados ou produtos artesanais. O campo de futebol será importante para o desenvolvimento de práticas esportivas, complementando o espaço de convivência social do grupo, que hoje já conta com um parque infantil e uma praça instalados no local. Na obra de contenção de encostas, serão construídos muros de arrimos para garantir maior segurança às famílias e a rede de drenagem passará por melhorias no escoamento da água.

    Saiba mais

    Assuntos: suape, governo, estado, pernambuco, ipojuca, complexo, porto, portuario, divulga, habitacional, vila nova tatuoca, galpao multiuso, campo de futebol
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo incentiva ecoempreendedorismo nos presídios do Estado

    As secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedsdh), lançam, nesta quarta-feira (29), ação de educação ambiental e ecoempreendedorismo nas unidades prisionais do Estado. Na ocasião, será assinada, também, portaria que cria o grupo de trabalho que irá realizar a ação. Com essa iniciativa pioneira, o Governo espera proporcionar a possibilidade de reinserção dos detentos na sociedade, abrindo portas para o mercado de trabalho e a geração de renda. O evento será nesta quarta-feira (29), às 13h, no auditório da Semas.
     
    O grupo de trabalho que irá desenvolver as atividades contará com representantes da Semas, Sedsdh, Ministério Público e da ONG Reciclar-te. Os integrantes deverão estruturar atividades voltadas para o desenvolvimento de práticas ambientalmente corretas, como a utilização da técnica de compostagem, através da produção do adubo orgânico, do paisagismo e da produção de mudas de espécies nativas, que poderão ser comercializadas. Também serão produzidas material de limpeza, a partir de produtos recicláveis, como vassouras de garrafas PET.

    Saiba mais

    Assuntos: semas, secretaria, meio ambente, sustentabilidade, estado, pernambuco, governo, divulga, incentivo, ecoempreendedorismo, presidios
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDS assina convênio com a Seres e a Defensoria Pública de Pernambuco

    Na tarde desta quinta-feira (23), a Secretaria de Defesa Social – SDS, a Secretaria Executiva de Ressocialização e a Defensoria Pública assinaram um convênio em favor da população carcerária que depende da Defensoria Pública nos Tribunais. O acordo foi celebrado no Gabinete da SDS.

    “O convênio foi criado para facilitar o acesso da Defensoria Pública de Pernambuco as informações que auxiliarão na construção da defesa das pessoas que respondem a processos criminais”, informou o Secretario de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Violonista Henrique Annes se apresenta no Conservatório Pernambucano de Música

    O violonista Henrique Annes será a atração da próxima Quarta Musical, realizada no dia 29, no Conservatório Pernambucano de Música. Principal referência do violão pernambucano na atualidade, o instrumentista apresentará um recital com obras de sua autoria, além de músicas compostas por violonistas famosos, como José do Carmo e Alfredo Medeiros.

    Nascido em Recife, Henrique José Pedrosa Annes despertou logo cedo para a música. Aos 14 anos, foi levado à Rádio Jornal do Commercio pelo comediante Brivaldo Franklin, mais conhecido por Zé do Gato para se apresentar no programa Quando os violões se encontram. Impressionando os músicos da emissora pela sua desenvoltura com o violão, apesar da pouca idade, Annes passou a andar com os grandes nomes da época, como Ernani Reis, Miro Rosé e Romualdo Miranda.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Les Rois Vagabonds abre Festival de Circo do Brasil

    Conhecidos mundialmente por sua irreverência e formação eclética, que varia de acrobacias à música, os atores Julia e Igor Moa Caprez vêm ao Recife, no próximo dia 31/10, para abrir a programação do 10º Festival de Circo do Brasil (FCB), com a montagem Concerto para Dois Clowns. No espetáculo, que será encenado a partir das 21h, no Teatro de Santa Isabel, a companhia francesa Les Rois Vagabonds, formada pelo casal de palhaços, apresentará a execução de peças de música clássica, através de uma linguagem universal, sem palavras: o humor. “É [um espetáculo] para toda a família, poético e divertido”, diz Danielle Hoover, produtora do evento, que conta com incetivo do Funcultura/Governo do Estado de Pernambuco.

    Além da diversificação na programação, não apenas com grandes atrações nacionais e internacionais, mas também promovendo a interação entre o circo e outras expressões artísticas, o FCB, neste ano, presta uma homenagem ao  multiartista Antônio Nóbrega – daí, que vem a escolha do tema Somos todos Brincantes. A palavra “brincante” remete à cultura brasileira, à luta pela manutenção do espaço do Instituto Brincante e é, principalmente, um tributo à obra e à história do artista.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Patronato Penitenciário de PE participa do 1º Congresso Nacional de Acompanhamento a Egressos

    A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, por meio do Patronato Penitenciário de Pernambuco, órgão coordenado pela Secretaria Executiva de Justiça de Direitos Humanos – SEJUDH, irá participar do 1º Congresso Nacional de Acompanhamento a Egressos e Afins, que acontece de 21 a 24 de novembro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, técnicos do Patronato irão apresentar e debater sobre as experiências desenvolvidas em Pernambuco no âmbito da ressocialização e da inclusão produtiva dos egressos, com base em duas linhas de atuação: Aporte Jurídico e Direitos Humanos e Mercado de Trabalho.

    Atualmente o Patronato de Pernambuco atende 5.030 reeducandos da RMR em regime aberto e livramento condicional. Afora a capital, o órgão interioriza a atuação a partir de três núcleos descentralizados, situados nos municípios de Caruaru, Petrolina e Santa Cruz do Capibaribe. Juntos, eles atendem 1.086 reeducandos, na perspectiva do trabalho técnico qualificado, realizado por equipe multiprofissional formada por advogados, assistentes sociais e psicólogos.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, patronato penitenciario, congresso
    Compartilhe: Link para o post:
  • SCJ realiza oficinas culturais em comemoração a Semana Estadual da Juventude

    scjEm comemoração à Semana Estadual da Juventude, a Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco (SCJ-PE), por meio do Programa Casa das Juventudes, firma parceria com instituições e secretarias estaduais para realizar ações de formação e um circuito de oficinas culturais em municípios contemplados com Casas das Juventudes.

    Para o secretário executivo da SCJ, Eduardo Figueiredo, a realização da Semana Estadual da Juventude simboliza os esforços das secretarias e instituições envolvidas nas atividades, que colocam o jovem como sujeito de destaque nas ações e políticas públicas. “Com a participação nas oficinas de empreendedorismo, formação profissional e de ações culturais, a juventude passa a interagir em uma cultura de paz, colocando-se como parceiro na liberdade de opinião e de expressão”, comentou o gestor.

    Saiba mais

    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, estado, pernambuco, divulga, oficinas culturais, semana
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grupo 7Fotografia seleciona trabalhos para o 4º Mesa7

    blogO 7Fotografia, coletivo formado por cinco fotógrafas pernambucanas, abre convocatória para seleção de trabalhos fotográficos, em vídeo e multimídia, para projeção da 4ª edição do Mesa7, que acontece no dia 21 de novembro, no Museu da Cidade do Recife, com incentivo do Funcultura/Governo de Pernambuco. Os trabalhos devem dialogar com o tema proposto, Falha no Sistema , em suas múltiplas interpretações e possibilidades. Dez projetos serão selecionados para serem exibidos durante o evento. As inscrições podem ser feitas até dia 10 de novembro pelo e-mail: mesa7@7fotografia.com.br.

    “A Mesa7 surgiu no Recife com o objetivo claro de promover um espaço de diálogo e troca entre os fotógrafos e as pessoas que se interessam por fotografia. Nosso intuito sempre foi criar um espaço desburocratizado e participativo. A grande novidade é o tema, que pode ser explorado nas interpretações mais amplas possíveis. Interessamos-nos por entender e pesquisar exemplos de atuações, ações e pessoas que encontraram os erros no sistema, e, a partir dessas brechas, plantaram contra-alternativas, desestabilizaram a ordem”, explica a fotógrafa Joana Pires, que forma o grupo junto com Priscilla Buhr, Isabella Valle, Maira Gamarra e Val Lima.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, seleciona, trabalhos, mesa7
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Cidade Saneada é debatido durante fórum de engenharia

    Engenheiros e demais profissionais dos setores de saneamento e meio ambiente tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes do programa Cidade Saneada, fruto da Parceria Público-Privada firmada entre a Compesa e a Odebrecht Ambiental. Representantes das duas empresas participaram de um fórum que debateu o tema, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Pernambuco (ABES/PE). O evento foi realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) e foi aberto ao público.

    Na ocasião, o diretor de Novos Negócios da Compesa, Ricardo Barretto, explicou como o formato da PPP vai ajudar a Compesa a expandir sua rede de esgotamento sanitário em todos os municípios da Região Metropolitana do Recife e em Goiana. A expectativa do Cidade Saneada é coletar 90% dos resíduos nessas cidades e tratar 100% do que for parar na rede de esgoto. O programa está em curso há um ano e deve alcançar essa meta em mais 11 anos de execução. O investimento é de R$ 4,5 bilhões.

    As discussões acerca do maior programa de saneamento ambiental em curso no país foram mediadas pelo vice-presidente da ABES-PE, o engenheiro Álvaro José Menezes da Costa.

    Assuntos: compesa, companhia, abastecimento, agua, secretaria, infraestrutura, governo, estado, pernambuco, divulga, programa, cidade saneada, forum
    Compartilhe: Link para o post: