meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • ETE Eduardo Campos fortalece o ensino profissionalizante de São Lourenço da Mata

    ETE 34

    A unidade é a 34a escola técnica do Estado e tem capacidade para 1,3 mil alunos na região

    SÃO LOURENÇO DA MATA – Uma cerimônia comandada pelo governador Paulo Câmara, nesta sexta-feira (27.05), marcou a entrega da 34a unidade de ensino profissionalizante do Estado, implantada em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos tem capacidade para 1,3 mil alunos nas modalidades integral, subsequente (para os estudantes já concluintes do ensino médio) e Educação à Distância (EAD). Esse equipamento recebeu um investimento de R$ 8,7 milhões, recursos do Tesouro Estadual e da União. Ao lado do ministro da Educação, Mendonça Filho, de auxiliares e de familiares do ex-governador Eduardo Campos, o gestor destacou a importância da ampliação da rede e classificou como justa a homenagem ao ex-chefe do Executivo.

    Ao se referir à ETE de São Lourenço da Mata, Paulo Câmara afirmou que a qualidade da estrutura influencia no resultado acadêmico. "Esse tipo de equipamento faz a diferença. As escolas técnicas, além de ajudarem a elevar a qualidade de ensino para um possível ingresso em uma universidade pública, também capacitam o aluno para o mercado de trabalho", destacou Câmara. Ele ressaltou, ainda, que os empreendimentos que se instalaram em Pernambuco precisavam importar mão de obra qualificada, mas com o investimento feito na educação nesses últimos anos o cenário mudou. "A mão de obra formada aqui tem sido aproveitada pelas empresas e os pernambucanos têm dado conta do trabalho", completou o governador.

    Antes de iniciar a solenidade na quadra da ETE Eduardo Campos, o chefe do Executivo estadual vistoriou o prédio e conversou com alunos e professores da rede. Na oportunidade, Paulo Câmara afirmou que a unidade está pronta para realizar os sonhos desses estudantes de São Lourenço da Mata e região. "Até 2018, ao longo do nosso Governo, nós vamos ter 44 escolas técnicas em todas as regiões do Estado, ajudando a qualificar os nossos jovens para o mercado de trabalho e para o futuro", garantiu o governador, que também foi agraciado com a Medalha do Mérito Pau Brasil, a maior comenda do município.

    Para o ministro da Educação, Mendonça Filho, as iniciativas exitosas devem ser compartilhadas com o resto do Brasil. "Para que a gente possa transformar esse País, é necessário ter uma educação pública de qualidade e Pernambuco tem dado muitas lições nesse aspecto", destacou o ministro. Mendonça pontuou, ainda, que a unidade contou com recursos da União e que a atual gestão terá o apoio do Ministério. "O trabalho realizado pelo governador Paulo Câmara e pelo secretário Frederico Amâncio na área de educação é notável e respeitado e terá todo o nosso apoio", completou o titular da pasta de Educação do Governo Federal.

    Em consonância com o plano de expansão estabelecido pelo governador Paulo Câmara, o secretário de Educação, Frederico Amâncio, confirmou a entrega da ETE de Buíque e a construção de outras cinco. "Essa escola é um símbolo da importância de se investir na educação", frisou o gestor. Frederico ainda ressaltou que o Estado mantém 42 canteiros de obras no segmento, incluindo a construção de quadras e a melhoria da estrutura física de outras unidades públicas. Na ocasião, o secretário estadual de Educação recebeu o Título de Cidadão de São Lourenço das mãos do prefeito Gino Albanez.

    O prefeito Gino Albanez garantiu que o prédio da ETE será o mais bem cuidado da rede e que a unidade profissionalizante amplia o leque de oportunidades para os jovens do município. "Essa escola técnica é uma das obras mais importantes da nossa cidade", pontuou Gino, lembrando a atuação do ex-governador Eduardo Campos para garantir a obra. "Os municípios se encontram em grandes dificuldades econômicas, mas nós sabemos que podemos contar com o Governo do Estado", destacou o gestor, lembrando os momentos em que foi recebido por Paulo Câmara, no Palácio.

    HOMENAGEM - O prédio da nova escola técnica faz uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, que faleceu em um acidente aéreo, em 2014, durante a campanha presidencial. O ex-gestor foi o responsável pela ampliação das redes de ensino integral e técnico do Estado e por melhorias que proporcionaram o aumento dos índices educacionais. De acordo com Paulo Câmara, o modelo de gestão implantado por Campos na educação será sempre um exemplo. "Eduardo realizou grandes obras em todas as áreas, mas nós sabemos que ele tinha um carinho pela educação. Era possível ver nos olhos dele, quando ele falava desse tema, a sua paixão pelo assunto. Porque ele sabia que era por meio da educação que ele podia transformar a vida do povo", afirmou Câmara.

    Representando a família do homenageado, João Campos, que é filho do ex-governador, disse que é uma satisfação ver o legado de seu pai reconhecido pela população e eternizado em ações em todos os lugares. "Esse foi o trabalho de uma vida que o meu pai teve dedicado ao estado de Pernambuco e ao Brasil", destacou João, que hoje atua como chefe de gabinete do governador Paulo Câmara. O filho de Eduardo afirmou ainda que Pernambuco desfruta de bons índices educacionais em relação ao restante do País, devido ao investimento intensificado na gestão de Campos. "Isso foi fruto de muito trabalho e dedicação", completou João, finalizando com uma citação de seu pai: "Enquanto os jovens, filhos de ricos e pobres, não estudarem na mesma escola, não teremos o Brasil que queremos".

    DE OLHO NO FUTURO - A nova ETE da RMR já oferece os cursos técnicos em Administração e em Rede de Computadores para as turmas do ensino integrado. Já no segundo semestre, de acordo com o cronograma, está previsto o início dos cursos de Edificações e Telecomunicações, para as turmas na modalidade subsequente, além de nove formações em EAD. O prédio é composto por seis blocos com auditório, biblioteca, quadra, 12 salas de aula e laboratórios.

    Matriculada no curso de Administração, Wanessa Arruda, contou que migrou da rede privada para a pública, devido à qualidade oferecida no Estado. "A estrutura física é bem melhor do que a escola particular onde estudava. Aqui, temos mais ferramentas para ampliar o conhecimento", afirmou a aluna, que reside em um bairro próximo à ETE. Com apenas 15 anos, a jovem disse que está de olho nas oportunidades de emprego que podem ser proporcionadas pelo atual curso técnico. "A partir desse curso, nós vamos ter mais chances no mercado de trabalho", frisou.

    Também participaram da cerimônia em São Lourenço o vice-governador Raul Henry, o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira; o secretário de Agricultura, Nilton Mota; o secretário de Cidades, André de Paula; o Chefe da Casa Militar, coronel Eduardo Pereira; o presidente da Arpe, Ettore Labanca; o presidente da Compesa, Roberto Tavares; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa; o deputado estadual Vinicius Labanca; o deputado estadual Waldemar Borges; o deputado federal Danilo Cabral; e a viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos; além de prefeitos e vereadores da região.

    Texto: Marcela Pimenta | SEI

     

    -- 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Regulamentada a fabricação e comercialização de gelo no Estado


    O decreto assinado, nesta quinta, pelo governador também estabeleceu a criação de um selo sanitário para atestar a qualidade do produto 

    O governador Paulo Câmara assinou, nesta quinta-feira (26.05), o decreto que regulamenta a Lei n° 15.556, de 02 setembro de 2015, normatizando a fabricação e comercialização do gelo no Estado. A lei, que é pioneira no País, oferece um padrão para o produto, evitando a distribuição clandestina. A partir de 1° de junho, os fabricantes devem exibir um selo obtido na vigilância sanitária que certifica a regularidade da empresa. A fiscalização ficará por conta da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), que já designou equipes para o início desse trabalho. Na ocasião, o gestor afirmou que a medida dialoga com a saúde pública, pois a nova legislação oferece segurança aos consumidores.

    "Essa normatização é importante para a população, pois está diretamente relacionada com a saúde, e ainda vai melhorar a qualidade do produto oferecido", afirmou Paulo Câmara. O governador explicou que a legislação também ordena o segmento que, atualmente, sofre com empresas clandestinas. "Nós fizemos uma parceria com o setor que tem empresários que desejam prosperar e, ao mesmo tempo, estamos assegurando a qualidade do produto que será fornecido", completou Câmara.

    De autoria do deputado estadual Antônio Moraes, a Lei trata ainda da criação de um selo que vai atestar a qualidade do produto produzido e comercializado em Pernambuco. O parlamentar informou que 300 fabricantes atuam no Estado e que a fiscalização é pleito do próprio empresariado. "As pessoas agora vão ter uma referência de que aquele gelo é fiscalizado e tem qualidade", reforçou o parlamentar, que também é autor do projeto que originou a lei nº 14.826, em 2012, que regulamenta a captação e a comercialização de água potável.

    CONTROLE - Além de discorrer sobre às condições sanitárias de fabricação, o texto normatiza as embalagens e os rótulos, e estabelece que a água utilizada para fabricação do gelo deve respeitar o padrão do Ministério da Saúde. Esses mecanismos vão ampliar o controle na distribuição e também coibir a produção clandestina do produto no Estado.

    O diretor da Apevisa, Jaime Brito, destacou que cerca de 30 fabricantes estão de acordo com a nova legislação estadual e que os demais devem realizar o cadastramento. "A partir de 1° de junho, nós vamos estar com toda estrutura de fiscalização pronta e quem for pego ilegalmente será autuado. Os produtores que não realizaram o cadastramento devem procurar a vigilância sanitária do município para se regularizar, porque só adquire o selo quem for cadastrado", explicou Jaime.

    Também participaram da solenidade no Palácio o secretário da Casa Civil, Antonio Figueira; o secretário de Saúde, Iran Costa; o chefe de gabinete, João Campos; o secretários executivos da Casa Civil, André Campos e Marcelo Canuto; o presidente do Sindicato das Indústrias de Gelo de Pernambuco (Sindigelo), Rodolfo Aureliano; e o deputado estadual Waldemar Borges.


    Fotos: Aluísio Moreira|Divulgação SEI
    Texto: Marcela Pimenta|SEI
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estado lança campanha contra LGBTfobia

    LGBT

    Material será veiculado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude

    Com objetivo de fortalecer as políticas públicas do segmento LGBT e sensibilizar a população para a causa, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), através da Executiva de Segmentos Sociais (SESS), desenvolveu a campanha “Todo mundo é livre para amar a quem quiser”, que será trabalhada durante todo o ano, com distribuição de material gráfico em instituições públicas (escolas, órgãos do Estado) e durante atividades realcionadas ao segmento, pela SDSCJ.

    A proposta surgiu com foco para 'LGBTfobia: diga não!', em trabalho conjunto com a ouvidoria da secretaria estadual e apoio da Executiva de Segmentos Sociais – criada na gestão do secretário Isaltino Nascimento, no ano passado. “A Coordenadoria LGBT, que é integrada à SESS, tem o objetivo de construir políticas públicas para a promoção dos direitos da população LGBT, por meio de articulação, promoção e execução da política estadual de promoção ao respeito à livre orientação sexual e identidade de gênero”, disse o coordenador LGBT da SDSCJ, Marcone Costa.

    LGBTfobia – é toda forma de preconceito e discriminação que tocam pessoas as quais não se comportam conforme a regulação de sexualidade e/ou gênero na sociedade e resulta no medo e desprezo para com a população LGBT. “Casos de violência verbal, física e até o homicídio de pessoas do segmento são registrados diariamente. Nosso dever é combater estas práticas. Nossa SDSCJ está à disposição desta causa”, destaca o secretário Isaltino Nascimento.

    O Dia Internacional de Combate à LGBTfobia é comemorado no 17 de maio, em razão da data ter sido marcada pela retirada do termo homossexualidade da classificação internacional de doenças, pela Organização Muncial de Saúde, no recente ano 1990.

    Desde então, o dia passou a ser símbolo da luta por direitos humanos, diversidade sexual e contra o preconceito, violência e intolerância.

    Serviço:

    Coordenadoria Estadual LGBT da SDSCJ: Av.: Cruz Cabugá, nº665 – Santo Amaro – Recife/PE
    Contato: (81) 3183-3042 / (81) 98494-0203
    Email: coordenadorialgbtpe@gmail.com
    Ouvidoria SDSCJ: 0800-081-4421 / (81) 98494-1298
    Email: ouvidoria@sdscj.pe.gov.br

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo empossa novos gestores no Executivo estadual

    Secretários

    ALEXANDRE VALENÇA | MÁRCIO STEFANNI | MARCELO BARRO

    Secretarias de Planejamento e Gestão, Fazenda e Micro e Pequena Empresa,Trabalho e Qualificação ganham novos titulares

    O governador Paulo Câmara oficializou três alterações na sua equipe, nesta quinta-feira (26.05), em uma solenidade no Palácio do Campo das Princesas. Acompanhado da primeira-dama Ana Luiza Câmara, de auxiliares e de correligionários políticos, o gestor empossou os novos secretários da Fazenda, Marcelo Barros; de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni; e de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Alexandre Valença. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual afirmou que as mudanças foram necessárias e garantiu que os recém-chegados vão fortalecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido.

    "Os novos secretários têm a responsabilidade de continuar o trabalho de seus antecessores e agregar valor a nossa equipe. Nós temos muitos projetos para tirar do papel, o que vai exigir de todos um esforço muito grande", pontuou o governador. Paulo explicou que a escolha dos gestores está relacionada com a capacidade técnica, o nível de perseverança e também a confiança política. "Eles precisam estar determinados e, ao mesmo tempo, conscientes que nós temos uma forma de governar diferenciada. Essa atividade exige não só habilidade técnica, mas também sensibilidade política", grifou. 

    Ao se referir a Danilo Cabral e Evandro Avelar que deixam o Governo de Pernambuco para assumir novos desafios, Câmara foi enfático: "Eles cumpriram o seu papel no Executivo e agora vão ajudar Pernambuco em outras frentes". O chefe do Executivo estadual disse também que os dois são um grande quadro para a política brasileira. "Além de profissionais dedicados, Danilo e Evandro são excelentes companheiros e eu sempre quero contar com eles", afirmou o governador. Danilo Cabral deixa o Governo para reassumir o seu mandato de deputado federal. Evandro Avelar vai se dedicar a novos projetos políticos.

    Após 10 anos de contribuição no Executivo pernambucano, Danilo Cabral retorna a Câmara dos Deputados para defender os interesses da população e propor uma agenda positiva para o Brasil. "A agenda nacional impõe novos desafios e juntos vamos trabalhar para desativar muros e construir pontes", pontuou o deputado, lembrando que no Governo do Estado já comandou as pastas de Educação, Cidades e Planejamento e Gestão.

    Empossado na Secretaria de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, afirmou que a nova função trouxe também novos desafios. "A pasta de Planejamento mantém ações em todo o Estado e nos permite pensar o futuro", comentou o gestor. A pasta de Stefanni é responsável pelas principais ações do Governo, incluindo a coordenação do Pacto pela Vida. "É com essa missão de fazer mais com menos e entregar serviços de qualidade que nós assumimos a pasta", completou o secretario.

    O desenvolvimento e execução de políticas tributárias, além da normatização da programação financeira do Estado, entre outras responsabilidades, agora é uma atribuição de Marcelo Barros, que deixa o comando da Perpart para assumir a Fazenda. Barros afirmou que Pernambuco tem vocação para crescer e que o atual cenário econômico limitou algumas realizações."Os desafios são enormes, mas sob a liderança de Paulo Câmara, com o seu time de gestores públicos experientes e dedicados, com muita transparência e trabalho, nós iremos superar a atual conjuntura", assegurou Barros, enfatizando ainda a honra de atuar em uma instituição que já foi chefiada por nomes como Miguel Arraes, Eduardo Campos e o próprio governador.

    Alexandre Valença recebeu do governador a missão de fomentar atividades empreendedoras, bem como a universalização do acesso ao crédito e o desenvolvimento de ações inovadoras para o segmento. À frente da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Valença afirmou que a sua experiência como sindicalista na área da industria vai ajudar a ampliar as ações da pasta."Eu vou trazer essa experiência do setor privado para o público", completou o gestor. 

    Participaram desta cerimônia no Palácio o vice-governador Raul Henry; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa; os deputados federais Anderson Ferreira e João Fernando Coutinho; o líder do Governo na Alepe, o deputado estadual Waldemar Borges; os deputados estaduais Aluisio Lessa, André Ferreira, Ângelo Ferreira, Claudiano Filho, Diogo Moraes, Eriberto Medeiros, Francismar Pontes, Ricardo Costa, Rodrigo Novaes, Rogério Leão, Tony Gel, Romário Dias, Vinícius Labanca, José Maurício e José Humberto; além de todo o secretariado do governador e outros auxiliares. 

    Seguem breves perfis dos novos secretários:

    Márcio Stefanni

    Márcio Stefanni, advogado, é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Paraibano de nascimento, cresceu no município de Petrolina, no Sertão pernambucano. Funcionário concursado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde 2002, lotado na sede da instituição, no Rio de Janeiro, exerceu os cargos de técnico do Departamento de Desenvolvimento Urbano (Deurb), coordenador do Departamento de Operações Sociais (Depos), assessor da área de Crédito e Inclusão Social e assessor da presidência. No Governo de Pernambuco, antes de assumir a Secretaria da Fazenda, Márcio presidiu a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-Diper), entre fevereiro de 2011 e novembro de 2012, e foi secretário de Desenvolvimento Econômico de novembro de 2012 a dezembro de 2014, período em que acumulou a presidência do Complexo Industrial Portuário de Suape. Stefanni estava na Secretaria da Fazenda desde janeiro de 2015.


    Alexandre Valença

    Alexandre Valença é engenheiro mecânico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi diretor-superintendente da Indústria Metalgráfica Matarazzo S. A, com jurisdição sobre as fábricas do Recife (PE), Fortaleza (CE) e Teresina (PI). Exerceu o cargo até outubro de 1995. Em 1988, fundou a Indústria Metalúrgica UTIPEC – Utilidades Agropecuárias Ltda, a qual dirige até o momento como diretor-presidente. Entre 2003 e 2006, foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Atualmente, Valença é presidente do Sindicato da Indústria Metal-Mecânica (Simmepe), vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e conselheiro do Sebrae Pernambuco.

     

    Marcelo Barros

    Marcelo Barros é economista e mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco e professor na Universidade de Pernambuco e na Faculdade Boa Viagem. Atua ainda como consultor e pesquisador nas áreas de economia regional e finanças públicas, possuindo no currículo publicações nacionais e internacionais. Entre 2009 e 2010 foi secretário de Finanças da Prefeitura do Recife e atuou como superintendente técnico da Secretária da Fazenda de Pernambuco nos dois anos seguintes e assumiu a Secretaria de Finanças de Ipojuca em 2013. Está no comando da Perpart desde março de 2015.

     

    Crédito das Fotos: Aluísio Pereira|Divulgação SEI

    Texto: Marcela Pimenta|SEI

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • PE investe em mais transparência

    Portal da Transparência

    Nova aplicação no Portal da Transparência (www.transparencia.pe.gov.br) permite que o cidadão acesse, na integra, todos os contratos firmados com a administração pública

    Além das tradicionais consultas de receitas, despesas, o Portal da Transparência do Governo de Pernambuco (www.transparencia.pe.gov.br) apresenta nova funcionalidade aos internautas. Visitando a seção "Licitações e Contratos", além de conhecer as ferramentas de acompanhamento dos procedimentos licitatórios do Estado, o Portal disponibiliza nova aplicação de consulta dos contratos firmados pelos órgãos e entidades do Executivo Estadual.

    A aplicação permite que o cidadão possa consultar os contratos na íntegra podendo fazer a pesquisa pelo ano e pelo órgão ou entidade. Estão disponibilizados mais de 21 mil contratos e os usuários podem fazer pesquisas dos contratos firmado de 2008 até o ano corrente. É possível acessar documentos contratuais dos órgãos vigentes e dos que já foram extintos. "Antes o cidadão precisava visitar várias páginas, fazer vários cliques, sendo direcionado para diversos sites diferentes", relata o diretor de Estudos Especiais e Projetos Estratégicos, João Amaral

    "Agora o cidadão pode acessar em formato aberto e na íntegra os contratos firmados, fazendo a consulta em um único local, compreendendo os valores que são firmados entre as empresas e a administração pública de Pernambuco", disse Amaral.  Ainda segundo ele a solução foi criada a partir da utilização de software livre, não gerando custos adicionais.

    “Essa nova ferramenta aperfeiçoa e reforça o diálogo permanente que o Governo procura tratar em seu dia a dia, com foco na gestão participativa e transformadora”, disse o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Ruy Bezerra, que planeja uma série de aprimoramentos para o Portal da Transparência de Pernambuco. No curto prazo, a SCGE planeja ainda a customização da ferramenta permitindo pesquisas por palavras-chave, tipo de serviço, valores contratados, período de vigência, entre outros.


    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Negativa familiar ainda é entrave para doação de órgãos

    Transplante 

    Em PE, fila de espera ultrapassa 1,2 mil pessoas

    Nos primeiros quatro meses de 2016, a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) registrou 445 doações de órgãos e tecidos. O quantitativo é 21,25% maior que o mesmo período de 2015, que totalizou 367. O aumento foi motivado, principalmente, pela doação de córnea, que cresceu 71% (de 139, em 2015, para 238, em 2016). O dado geral é animador, mas ainda é preciso continuar conscientizando a população da importância do ato, pois, em Pernambuco, cerca de 45% das potenciais doações não são realizadas por causa da recusa dos familiares, sendo o principal entrave para efetivar o ato, que pode salvar vidas.

    Para capacitar os profissionais de saúde, e incitá-los para a causa, a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) promove o 3º Simpósio Pernambucano de Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos, que traz o tema “Reflexões sobre comunicação de má notícia e entrevista familiar para doação de órgãos”. O evento ocorre no auditório do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) nesta quarta-feira (25.05), a partir das 8h30, e trará discussões sobre a espiritualidade no contexto da morte e a experiência da Espanha na comunicação de más notícias.

    “Entre os motivos da negativa familiar, está o desconhecimento da população sobre a morte encefálica e sobre a integridade do corpo após a doação. Precisamos informar que o diagnóstico de morte encefálica segue um rígido protocolo na sua confirmação e que a família receberá o corpo do ente querido íntegro para realizar todas as cerimônias de despedida. Como a doação só ocorre com a autorização de um familiar de até segundo grau, de acordo com a legislação brasileira, precisamos difundir esse tema; tirar dúvidas, mitos e preconceitos; e saber que esse ato pode salvar muitas vidas”, afirma a coordenadora da CT-PE, Noemy Gomes.  

    A coordenadora ainda reforça a importância das equipes de captação de órgãos e tecidos e de todos os profissionais de saúde para a efetivação do ato. “A gente precisa de profissionais capacitados para que possamos mudar a situação da fila de espera por um órgão, que conta com mais de 1,2 mil pessoas. Precisamos saber acolher os familiares, explicar toda a situação e também seguir os protocolos corretos para confirmar que aquele paciente é um potencial doador", diz Noemy.  

    TRANSPLANTES – De janeiro a abril, foram realizados, em Pernambuco, 445 transplantes em Pernambuco. Foram 3 de válvula cardíaca, 3 de rim/pâncreas, 10 de coração, 35 fígado, 68 de medula óssea, 88 de rim, 238 de córnea.

    Em 2015, foram realizados 1.348 transplantes de órgãos e tecidos. O quantitativo foi 4,13% menor que em 2014, com 1.404 procedimentos.

    ESPERA – Atualmente, a fila de espera por órgãos e tecidos no Estado computa 1.229 pessoas. Desse total, 03 aguardam por um rim/pâncreas, 12 por coração, 25 por medula óssea, 57 por fígado, 307 por córnea e 825 por rim. 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parceria entre Estado e Prefeitura do Recife garante moderna creche-escola no Barro

    Creche 
     
    Governador Paulo Câmara inaugurou nesta terça, ao lado do prefeito Geraldo Julio, as dependências da unidade, que contou com aporte de R$ 2,7 milhões da Compesa 
     
    O cuidado com a primeira infância e o compromisso com fortalecimento das estruturas oferecidas às crianças ao longo desse período - de zero a seis anos - foram destacados, nesta terça-feira (24.05), pelo governador Paulo Câmara como prioridades que precisam ser assumidas pelo poder público para a construção de uma geração mais conectada com o futuro. O chefe do Executivo estadual fez o registro durante a cerimônia de inauguração da Creche-escola Presidente Tancredo Neves, no Barro, no Recife. Ao lado do prefeito Geraldo Julio, Câmara pontuou ainda que a unidade municipal dialoga com o conceito de educação e inclusão que o Estado tem adotado em sua rede de ensino.
     
    “Todos nós sabemos que, com uma primeira infância bem feita, o desenvolvimento das crianças acontece de maneira muito melhor. Então, é investindo na educação, nas creches para essas crianças, que vamos ter uma futura geração mais preparada para os desafios desse mundo moderno e conectado. Esse mundo vai precisar de crianças, aqui no Recife e em todos os municípios pernambucanos, aptas a enfrentar esses obstáculos”, sublinhou.

    A unidade é a nona entregue pela Prefeitura do Recife dentro do novo padrão estrutural da rede municipal de ensino. Fruto de um convênio firmado entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a gestão municipal. A construção do equipamento contou com investimentos de R$ 3,5 milhões. Desse total, R$ 2,7 são provenientes da estatal, através de medidas compensatórias de ação social.
     
    Inicialmente, a creche-escola começa a funcionar com uma oferta de 115 vagas voltadas para crianças de 0 a 3 anos, distribuídas em seis turmas - do berçário ao grupo 3 da educação Infantil. A partir de 2017, a unidade receberá mais 105 crianças, com idade entre 4 e 5 anos. O inicio das atividades para esse grupo acontece no próximo ano para garantir 200 dias letivos, o que não seria possível com o inicio das aulas em maio. Na creche-escola, que funciona em regime integral, os pequenos farão cinco refeições diárias com cardápio elaborado com orientação de nutricionistas.
     
    O prefeito Geraldo Julio detalhou o novo padrão de qualidade que está sendo implantado na rede municipal de ensino. “Esse é o programa Escola do Futuro, que já conseguiu que nossos alunos tirassem as melhores notas de Português e Matemática no Recife. A gente está cuidando da escola por dentro da sala de aula, trazendo recursos tecnológicos, programas inovadores, que estimulam os profissionais de educação e as crianças. Pode ter em algum País do mundo alguma criança tendo a oportunidade de ter a sua inclusão digital com um equipamento igual às crianças aqui do Barro, porém mais avançado não tem”, garantiu o gestor municipal.

    Pai de Letícia Alves, de um ano e dois meses, Tiago Farias, 31 anos, elogiou a qualidade da unidade de ensino ofertada na creche-escola. “O que mais impressiona é a quantidade de profissionais qualificados que nós encontramos aqui, como nutricionistas, cuidadores e professores. Temos outra filha que está na iniciativa privada e não tem a qualidade que essa creche está oferecendo”, destacou o administrador, que acompanha a filha na semana de adaptação.

    INFRAESTRUTURA - Erguida em uma área de 2.000 metros quadrados, a Creche-escola Tancredo Neves reúne oito salas de aula climatizadas e com acessibilidade para alunos com deficiência, biblioteca, espaço tecnológico, fraldário, refeitório e banheiros adaptados à faixa etária. E mais: as crianças terão acesso a recursos pedagógicos modernos, tecnologia na educação por meio de cinco mesas educativas que vão auxiliar na alfabetização, além de kits de robótica de encaixe da Lego, livros e CDs do Palavra Cantada.
     
     
    Fotos: Aluisio Moreira/SEI
    -- 
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo: o futuro que queremos parte de cuidar da primeira infância

    Seminário Bebes
    Governador participou, nesta segunda, de abertura de evento realizado pela Prefeitura do Recife e UNICEF para discutir o tema 

    “Uma primeira infância bem cuidada e trabalhada rende frutos para o futuro.” A afirmação marcou a participação do governador Paulo Câmara durante a abertura oficial da III Mostra Internacional da Semana do Bebê e a II Semana do Bebê do Recife, na noite desta segunda-feira (23.05), no Teatro de Santa Isabel. O evento, que vai debater as melhorias da qualidade de vida da criança no período de zero a seis anos, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e conta com o apoio do Governo de Pernambuco. O chefe do Executivo estadual acompanhou a solenidade ao lado da primeira-dama, Ana Luiza Câmara, do prefeito do Recife, Geraldo Julio, da primeira-dama municipal, Cristina Melo, do secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, e de representantes de entidades e organizações envolvidas com a área.
     
    “Debates como esse trazem uma rica discussão para o futuro que queremos para o nosso Estado. Sabemos que podemos melhorar cada vez mais com a união de todos e formando bem essas novas gerações. E isso só depende de nós, do nosso trabalho, da nossa dedicação e priorização, do nosso olhar atento para o futuro que a gente quer. E o futuro que queremos parte, sem dúvida nenhuma, de cuidar da primeira infância, cuidar das nossas crianças. E, com base nisso, cuidar da nossa gente”, defendeu Paulo Câmara. 

    Com uma programação diversificada, o evento, que reúne sociedade acadêmica e profissionais de saúde e assistência social, vai discutir o tema através de palestras, debates, mostra de filmes e rodas de diálogos com especialistas nacionais e internacionais. As experiências exitosas dos programas estaduais Mãe Coruja Pernambucana e Minha Certidão estarão presentes nas discussões. As políticas de proteção à mãe e à criança continuam sendo prioridade na gestão atual, como destacou Paulo Câmara, ao defender a realização de parcerias com os municípios pernambucanos.

    “O governador Eduardo Campos, quando criou o Programa Mãe Coruja, já pensava nisso: na redução da mortalidade infantil, na condição da mãe ter uma gestação mais tranquila, criar o seu filho nos primeiros anos de maneira adequada. A gente dá continuidade a essa política e, ao mesmo tempo, tem um olhar também junto aos municípios para fazer parcerias em favor do cuidado dessas crianças, tanto no aspecto da infraestrutura como também no cuidado, na saúde pública e assistência social”, frisou Câmara, ressaltando que, atento à saúde da mulher e da criança, o Governo do Estado construirá um Hospital da Mulher no Agreste e Sertão nos mesmos moldes da unidade de saúde erguida no Recife e recentemente entregue à população. 

    Fotos: Aluisio Moreira/SEI

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • 843 novos sargentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no Estado

    Formação Sargento e Bombeiros
    Paulo Câmara comandou, nesta segunda-feira, solenidade que formalizou a capacitação dos profissionais
     
    O governador Paulo Câmara presidiu, nesta segunda-feira (23.05), solenidade de formatura de 843 sargentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O curso habilitou os profissionais para assumir funções estratégicas nas corporações. Do total de profissionais capacitados, 608 são PMs e 235 são Bombeiros, alunos da primeira turma do ano de 2016. Para o gestor, a capacitação reitera o compromisso do Governo com a valorização da tropa e com o fortalecimento da segurança pública.

    "Estamos formando 843 policiais e bombeiros na primeira turma de 2016 e nos próximos anos vamos investir ainda mais. Tudo isso é fruto do reconhecimento desses profissionais que precisam ser mais valorizados", afirmou o governador. Paulo destacou ainda que todos os servidores devem continuar se esforçando para galgar novos espaços na corporação. "Com muito esforço, dedicação e perseverança é possível realizar sonhos", frisou o chefe do Executivo estadual.

    Ao destacar a importância de investir na segurança pública, Câmara reiterou a necessidade do trabalho em equipe, pontuando que todos os desafios serão vencidos com muito trabalho. "Os obstáculos são muitos, mas nós somos maiores do que qualquer desafio. E nós, juntos, vamos ter condições de superá-los, com o apoio de cada um dos senhores e das senhoras", salientou Paulo. Desde a implantação do Pacto pela Vida, na primeira gestão do ex-governador Eduardo Campos, a administração estadual já formou 4.945 sargentos, sendo 3.777 da PM e 1.168 do Corpo de Bombeiros. 

    O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, disse que a promoção traz novas responsabilidades e pediu ainda mais comprometimento aos agentes. "A promoção traz novas tarefas e nós temos que corresponder", destacou o auxiliar do governador. Além de investir no Plano de Cargos e Carreiras das instituições, o Estado está focado na reposição dos quadros, por meio da realização de concursos. "Mesmo diante de uma grave crise, o Governo vai selecionar profissionais para repor o quadro", cravou Carvalho.

    No âmbito da PM, o curso, que teve duração de 120 horas, habilitou os novos sargentos para operar em níveis estratégicos da corporação, comandar fração de tropa e auxiliar Oficiais em rotinas administrativas. Para o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Carlos D'Albuquerque, as promoções reforçam o compromisso dos agentes com o Estado. "São esses incentivos que fortalecem ainda mais as instituições e os profissionais que atuam ", considerou.

    Os sargentos do Corpo de Bombeiros também foram capacitado para atuar em funções diferenciadas. O comandante-geral da corporação, o coronel Manoel Cunha, adiantou ainda que outros 52 soldados vão iniciar um curso de habilitação de cabos na próxima quarta-feira. "Esse resgate de carreiras é fruto de um grande diálogo com o Governo", ponderou. Manoel sublinhou que a gestão de Paulo já promoveu 1.456 bombeiros. "Esse número corresponde a 58% do efetivo da corporação", informou o comandante.

    Também participaram do ato o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral; o deputado estadual Joel da Harpa; o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo; o chefe da Casa Militar do Estado, o coronel PM Eduardo Pereira; o secretário executivo da SDS, Alexandre Lucena; o secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Enéias Leite; o subcomandante da Polícia Militar, o coronel PM Adalberto Ferreira; e o subcomandante do Corpo de Bombeiros, o coronel BM Manoel Teles.  
     
    Fotos: Wagner Ramos/Sei

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Porto de Suape registra novo recorde de movimentação

    Suape1 

    O Porto de Suape bateu novo recorde de cargas movimentadas em um único mês. Em abril deste ano, foram embarcadas e desembarcadas mais de 2,25 milhões de toneladas de mercadorias. O número supera em 332 mil toneladas a última melhor marca alcançada em junho do ano passado, quando passaram por Suape 1,92 milhões de toneladas. No quadrimestre, a movimentação alcançou 7,07 milhões de toneladas de cargas. O número registra o crescimento contínuo dos granéis líquidos na liderança entre os produtos que passaram por Suape, que representam 5,2 milhões de toneladas desse montante devido à movimentação de óleo diesel, GLP (gás de cozinhas), óleo combustível, álcool, gasolina, querosene de aviação, entre outros.

    O aumento também foi registrado na movimentação de carga geral, que fechou os primeiros quatro meses do ano com 76,6 mil toneladas, mais de 10 mil toneladas que o mesmo período do passado. Este incremento deve-se, principalmente, à exportação de veículos, intensificada de janeiro a abril e atribuída à montadora Fiat Chrysler Automobiles (FCA), que recebe e exporta pelo Porto de Suape, e ao Centro de Distribuição da Toyota, instalado no Complexo. Ao todo, foram registrados 12.513 carros entrando em saindo do país pelo Porto de Suape, enquanto que, no mesmo período do ano passado, o número foi de 5.111 unidades.

    O resultado gera um desempenho positivo no faturamento de Suape, que também bateu recorde em abril deste ano. Neste mês, foram contabilizados mais de R$ 14,23 milhões. O crescimento é de 22% no comparativo com abril de 2015, quando o faturamento do porto somou R$ 11,69 milhões. Considerando o primeiro quadrimestre de 2016, o Complexo já soma uma arrecadação de R$ 52,84 milhões, totalizando R$6,16 milhões a mais que a renda dos mesmos quatro meses do ano passado.

    Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Thiago Norões, os bons ventos continuam soprando no Porto de Suape. “Com o aumento de cargas, como os derivados do petróleo, com tarifas portuárias e arrendamentos dos terminais conseguimos o nosso recorde na arrecadação. A previsão é que este número cresça ainda mais. Estamos esperançosos com a evolução da Refinaria Abreu e Lima, o aumento da exportação dos carros produzidos pela Fiat e importados pela Toyota e, ainda, com a vinda dos novos terminais, com licitação prevista já para o segundo semestre de 2016”, enfatiza Norões.

    PERSPECTIVAS – Nos próximos meses, a empresa Suape iniciará a atualização do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do atracadouro. Atendendo as politicas e diretrizes nacionais, o PDZ tem como objetivo atender o crescimento, otimizar o uso da infraestrutura existente e propor melhorias nas áreas operacionais e não operacionais do porto pernambucano. O Plano servirá de base para nortear as atividades da Autoridade Portuária, da Secretaria Especial de Portos (SEP) e das empresas arrendatárias por quatro anos depois de publicado e validado. O último estudo deste tipo foi realizado em 2010 e está em vigor hoje. A expectativa de Suape é que essa atualização seja concluída no primeiro semestre do próximo ano.  Entre os empreendimentos adicionados ao Plano de Desenvolvimento e Zoneamento de Suape, estão os cinco novos terminais que serão licitados pela Secretaria dos Portos e que somam R$ 2,1 bilhões de investimentos. São eles: o Segundo Terminal de Contêineres (Tecon II), o Terminal de Veículos, um Terminal de Grãos de Trigo e dois Terminais de Granéis Minerais.


     

     

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: