meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Programa PE no Batente realiza aula inaugural

    Na noite desta terça-feira (31), a Secretaria Executiva de Assistência Social (Seas) – vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) -, realiza a aula inaugural do Programa PE no Batente, no Centro Social Urbano da Imbiribeira, no Grande Recife.

    Os cursos ofertados pelo Programa foram demandados pela comunidade e, pelo CSU da Imbiribeira, atende às comunidades da Ilha de Deus, Vila da Imbiribeira e áreas circunvizinhas. As capacitações nas áreas de confeitaria, corte e costura, auxiliar administrativo, mecânico automotivo, refrigeração, bordado manual, customização, confeitaria, operador de caixa e beleza e estética são direcionadas à população de baixa renda e vulnerabilidade social e estarão divididos entre os períodos de tarde e noite, para melhor atender às disponibilidades dos inscritos.

    O programa Pernambuco no Batente utiliza os Centros Sociais Urbanos (CSU) como espaço físico para o desenvolvimento de ações de inclusão socioprodutiva, articulação e desenvolvimento social. Além de capacitação profissional, também são realizadas apresentações culturais, atividades esportivas, reuniões comunitárias e trabalhos ligados a empreendimentos para a sustentabilidade dos membros das comunidades. 

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Três Fortes situados em Pernambuco podem ser declarados Patrimônios Mundiais

    O Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (IPHAN) divulgou nesta terça-feira (31), que mais seis bens culturais foram incluídos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na Lista Indicativa Brasileira do Patrimônio Mundial em 2015.

    Entre os bens que integram a lista, está o conjunto de fortificações que tiveram um papel fundamental na ocupação do território nacional. São construções situadas em 10 estados brasileiros, inclusive em Pernambuco, como o Forte de Santa Cruz (Forte Orange), em Itamaracá; o Forte São João Batista do Brum, no Recife; e o Forte São Tiago das Cinco Pontas, também no Recife. De acordo com a nota técnica do IPHAN, as edificações apresentam-se como testemunho material único do contato produzido entre diferentes culturas do Velho e do Novo Mundo.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran-PE realiza fórum de educação para o trânsito

    O Departamento Estadual de Transito de Pernambuco (Detran-PE)  sediou, nesta terça-feira (31/03), mais uma edição do Fórum Permanente de Educação de Trânsito de Pernambuco. O encontro tem como objetivo discutir o tema educação no trânsito, além de definir estratégias para a criação de campanhas educativas, capacitações e cursos gratuitos para os motoristas do Estado.

    De acordo com o presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, o fórum atuará em três frentes. “Vamos trabalhar para promover a capacitação dos motoristas de toda administração estadual, oferecendo cursos gratuitos na nossa Escola de Trânsito. Também iremos promover palestras em empresas públicas e privadas sobre otema educação no trânsito. Além disso, atuaremos em campanhas educativas, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação”, diz. Ainda segundo Charles, o Detran-PE realizará outros 12 encontros, sendo quatro na Região Metropolitana do Recife e outros oito encontros em polos regionais. 

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estado inicia restauração de 29 quilômetros da PE-103



    O Governo do Estado iniciou, nesta terça-feira (31), a restauração de 29 quilômetros da PE-103, no trecho entre os entroncamentos da PE-109, em Bonito, e da BR-232, em Bezerros. O governador Paulo Câmara foi a Bonito autorizar o começo da obra, que terá duração de 12 meses a partir de um investimento de R$ 19 milhões.

    Nos últimos oito anos, o Estado já recuperou mais de dois mil quilômetros da malha viária pernambucana. Há dez dias, o governador esteve em Sertânia para autorizar a construção do contorno rodoviário do município. A obra terá 7,5 quilômetros de extensão e representará um aporte de R$ 14,9 milhões, com prazo de 18 meses para a conclusão. Paulo Câmara também inaugurou, no mesmo ato, a recuperação de 35,6 quilômetros da PE-280, que liga Sertânia à Custódia.

    O chefe do Executivo pernambucano destacou os avanços que serão garantidos com a restauração da PE-103. "Essa obra vai melhorar a qualidade de vida da população, diminuindo o tempo de viagem entre os dois municípios, o que resultará em uma melhora para o comércio da região. Vamos continuar o que Eduardo começou há oito anos; estamos no caminho certo do desenvolvimento econômico e social. É assim que vamos governar, dialogando e ouvindo as prioridades de cada local", ressaltou o governador, lembrando que o Todos por Pernambuco chegará ao Agreste na próxima semana.

    A restauração da PE-103 é um pleito antigo da população. Seu início já havia sido autorizado, mas a empresa que venceu a licitação não chegou a começar a obra. "Nós vamos fiscalizar e garantir que a intervenção seja finalizada, pois essa é a necessidade do povo", assegurou o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira.

    UPE - Antes da solenidade, o governador visitou o Colégio Municipal Paulo Vianna de Queiroz, que foi reformado e ampliado para receber no futuro um campus da Universidade de Pernambuco (UPE). Câmara adiantou que uma frente de trabalho para a implantação da universidade no município começará a atuar de imediato. "A escola está com todas as condições para receber o novo campus da UPE e nós vamos trabalhar para implantar", explicou.

    Fotos: Roberto Pereira/SEI

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secult-PE e Fundarpe vão recuperar fachada do prédio do Conselho Estadual de Cultura

    Em visita à sede do Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco, gestores e técnicos da Secult-PE e Fundarpe avaliaram os danos causados por pichações na fachada e na placa de sinalização do prédio.

    De acordo com Marcelino Granja, secretário estadual de Cultura, “a gestão cultural repudia a depredação deste importante patrimônio material do nosso estado e vai tomar todas as providências no sentido de recuperar o prédio no menor espaço de tempo possível”.

    Técnicos da Gestão de Preservação Cultural da Fundarpe já estão levantando os custos necessários à realização da pintura e, em breve, a fachada e a placa de sinalização do prédio serão completamente recuperadas. Ao mesmo tempo, a gestão acionará formalmente os órgãos competentes para a devida apuração dos fatos e identificação de responsabilidades.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo autoriza obras de ampliação de barragens do Agreste

    Após visitar a barragem Capim Frio, no município de Bom Jardim, na última sexta-feira (27), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Nilton Mota, seguiu para mais dois municípios do Agreste Setentrional para autorizar a execução dos serviços de ampliação de barragens.

    As outras duas cidades contempladas foram Santa Maria do Cambucá e Vertentes. A ação tem o objetivo de levar água potável para população da zona rural. “Vamos aprimorar as barragens desses municípios a fim de ofertar melhores condições de vida aos moradores da região, proporcionando o avanço tanto no bem estar das famílias em suas residências, quanto na produção e na renda dos produtores rurais” destacou Mota.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Empresas poderão obter alvará de regularidade dos Bombeiros via Internet

    A presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Terezinha Nunes, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Francisco Cunha, acertaram as bases de um trabalho conjunto entre os dois órgãos para que o Corpo de Bombeiros possa, até o final deste ano, se integrar à Redesim, sistema coordenado pela Junta que interliga os órgãos responsáveis pelo registro de comercial. Com isso, o alvará de regularidade das empresas poderá ser obtido via internet.

    No momento, embora a Junta esteja conseguindo abrir uma empresa em três dias, o empresário ainda tem que aguardar mais de um mês para ter em mãos o alvará de regularidade dos bombeiros. "Este é um gargalo que permanece apesar da Junta já ter conseguido integrar à Redesim vários municípios, a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda, todos operando on line através do sistema de informática da Jucepe", afirmou Terezinha Nunes.

    Segundo ela, feita a adequação do Corpo de Bombeiros ao sistema, Pernambuco passa a ser o primeiro estado brasileiro a dar ao empresário o direito de obter a licença dos bombeiros no mínimo prazo possível - em até três dias.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco é referência no cultivo de palma sem irrigação


    O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) está sendo um importante parceiro do Ceará e do Rio Grande do Norte, devido à experiência no cultivo de palma. Isso porque os dois estados estão investindo na pecuária leiteira, mas a baixa altitude não permite que o cultivo seja feito durante o ano todo, sem irrigação complementar.

    Já Pernambuco, ao lado de Alagoas, é referência no Nordeste para a produção de palma. “O nosso cultivo pode ser com ou sem irrigação complementar por conta da altitude. A nossa noite é mais fria e a planta perde menos água. Essa é uma cultura tradicional em Pernambuco, temos muitas áreas de cultivo, não dependemos da micropropagação de mudas”, explicou o pesquisador do IPA, Djalma Cordeiro, que visitou os dois estados juntamente com mais dois pesquisadores do Instituto, Sérvulo Siqueira e José Nunes.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • 19ª Jornada de Iniciação Científica da FACEPE recebe inscrições a partir desta quarta-feira

    A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) realizará, de 09 a 12 de junho, a sua 19ª Jornada de Iniciação Científica. Com o tema “Cidades inteligentes: o início de uma nova era”, a Jornada, cujo local ainda será confirmado, vai homenagear o cientista britânico Alan Mathison Turing, pioneiro na inteligência artificial e na ciência da computação, desempenhando importante papel na criação do computador moderno.

    Estudantes bolsistas do Programa de Iniciação Científica da FACEPE (PIBIC) das diversas instituições de ensino superior de Pernambuco e seus orientadores são convidados a apresentar trabalhos científicos referentes às pesquisas desenvolvidas. As inscrições deverão ser feitas mediante apresentação de resumo dos trabalhos via internet pelos professores orientadores e/ou procurador devidamente autorizado. O prazo para submissão dos resumos inicia-se nesta quarta-feira (1º de abril) e estende-se até o dia 30 de abril.

    A participação nesta Jornada é obrigatória para os bolsistas com até seis meses de bolsa do PIBIC e para aqueles que estão concorrendo à renovação da bolsa no Edital 01/2015 (PIBIC 2015).

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Convênio descentraliza atividades de licenciamento ambiental

    O diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Paulo Teixeira de Farias, assinou nesta segunda-feira (30), Acordo de Cooperação Técnica para municipalização de licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental com os prefeitos dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Xexéu e Igarassu. A assinatura ocorreu durante a abertura do  Primeiro Encontro Estadual do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SISEMAS), será realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) até esta terça-feira (31), no Mar Hotel, em Boa Viagem, no Recife.

    "O objetivo desta descentralização é permitir que os municípios do estado de Pernambuco, que solicitaram o uso desta tecnologia, aperfeiçoem os serviços relacionados a licenciamento ambiental", destaca o diretor-presidente da CPRH, Paulo Teixeira de Farias. Além dos municípios de Jaboatão e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR) e de Xexéu, na zona da Mata Sul do Estado, outras 11 cidades possuem acordo de cooperação técnica com a CPRH para o licenciamento ambiental.

    A mais recente a assinar o convênio foi Paranatama, situada no agreste pernambucano, que firmou acordo no início de março. Os demais municípios são: Recife, Cabo de Santo Agostinho, Paulista e Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR); São José da Coroa Grande, no litoral sul do estado; Gravatá, Bonito e Caruaru, no agreste pernambucano e Petrolina e Serra Talhada, no sertão.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: