meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Em Caruaru, governador acompanha procissão em homenagem à Nossa Senhora das Dores

    O governador João Lyra Neto se somou a milhares de fiéis que participaram, nesta segunda-feira (15/09), da procissão em homenagem à Nossa Senhora das Dores, padroeira da Diocese e do município de Caruaru, no Agreste pernambucano. A ocasião também marcou a comemoração pelos 166 anos da Paróquia dedicada à Santa e os 66 anos da Diocese. Da concentração em frente a Catedral, no Centro, o governador seguiu por 2,6 quilômetros, numa caminhada de emoção e fé pelas principais ruas da cidade. 

    Natural de Caruaru, o governador João Lyra Neto afirmou, ao final da procissão, que o evento traz muitas e boas recordações dos anos em que participou da celebração de fé. "Participei como prefeito duas vezes. Hoje, como governador, e sempre que estou aqui em Caruaru, participo dessa solenidade", afirmou Lyra Neto. O chefe do Executivo estadual também elogiou a demonstração de "fé e religiosidade" dos fiéis. "Pelas ruas que nós percorremos hoje, vimos muita adesão e solidariedade. A procissão foi recebida com muita festa e fé cristã pela Igreja Católica", destacou.

    A festa da padroeira, que este ano teve como tema "Mãe das Dores, mostra-nos o caminho do serviço e do encontro", teve início no dia 6 de setembro. Durante todo o período, foram realizadas missas e visitas a famílias, hospitais, escolas e instituições de serviço para lembrar a data. "Hoje precisamos de muitas pessoas que saibam imitar Jesus e Maria no serviço aos irmãos na caridade e na solidariedade. Não podemos viver brigando. No mundo já tem muita violência e guerra, nós queremos a paz e a fraternidade", disse Dom Bernardino Marchió, bispo da Diocese de Caruaru.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Coletivo de Direitos leva oficinas e oportunidades ao bairro da Mangueira

    Mangueira será o próximo bairro a receber a capacitação sobre meio ambiente articulada pelo Programa Governo Presente. Ela acontecerána manhã da próxima quarta-feira (17), durante o Coletivo de Direitos, uma ação para ampliar o acesso às políticas públicas, que oferece à comunidade e alunos da Escola Débora Feijó (Rua Jovelina Selva nº 71) palestras, inscrição em cursos, oficinas e teatro.
     
    “Na falta de espaço, as escolas tem optado pela ideia do jardim vertical, onde os vasos de PET são colocados no muro,” disse a educadora Genilse Gonçalves, também assessora de articulação e sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). As oficinas de mini-horta em garrafas PET já aconteceram na Ocupação Social da Mustardinha, na Estação GP Jaboatão dos Guararapes e na Associação Hildebrando Vasconcelos, em Dois Unidos.

    Além da capacitação em meio ambiente, os jovens maiores de 16 anos poderão assistir palestra sobre orientação vocacional e processo seletivo (CIEE) e se cadastrar para cursos de logística, técnica de vendas e manutenção de computadores (ONG Movimento Pró-Criança e Coletivo Coca-Cola). O divertimento está garantido com a banda marcial da escola, a exibição dos filmes do Cine Creas e as esquetes teatrais infantis para explicar de forma lúdica como lidar com o problema das drogas (Programa Atitude/Sedsdh). Outros temas serão abordados em palestras, como bullying e gravidez na adolescência (Uninassau).

    Realizado semanalmente pelas sete Estações do GP do Recife (Santo Amaro, Cajueiro, Afogados, Ibura-Jordão), Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina, o Coletivo de Direitos atende as diretrizes do Programa, cujo objetivo é viabilizar o acesso às políticas públicas à população dos 39 Territórios Especiais de Cidadania (TECs). Até o momento mais de 4 mil pessoas foram beneficiadas nestes municípios.

    Assuntos: seart, secretaria, articulacao, regional, social, estado, pernambuco, governo, presente, acao, ocupacao, mutirao, sevicos, atendimento, sedsdh, coletivo de direitos, oficinas, oportunidades, mangueira
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes de escolas estaduais conhecem o dia-a-dia do Complexo Portuário Suape

    A quarta edição do projeto Horizonte Profissional segue levando estudantes de escolas estaduais, técnicas e de referência, para conhecer o Complexo Industrial de Suape. Durante esta semana, de 15 a 19 de setembro, 400 alunos dos municípios do Recife, Petrolina, Quipapá, Calçado, Calumbi, Altinho, Cachoeirinha, Quixabá e Cabrobró passam à tarde em Suape para entender o dia-a-dia do 5º maior porto do país.

    Chegando ao Complexo, os grupos participam de uma palestra educativa e recebem material informativo. Percorrem, então, o Centro Administrativo e o Centro de Treinamento, onde conhecem de perto as oportunidades diretas e indiretas de trabalho relacionadas às atividades portuárias. Todas as visitas são guiadas e acontecem sempre no período da tarde, das 13h às 16h.

    Saiba mais

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, horizonte pofissional, alunos, suape
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estado capacita servidores do Sertão

    Servidores públicos estaduais e municipais de três cidades do Sertão pernambucano receberão nesta semana, capacitações sobre atendimento às pessoas com deficiência no serviço público de Pernambuco. As formações, já promovidas anteriormente no Recife, Caruaru e Garanhuns serão realizadas pelo Governo do Estado em parceria com prefeituras nos dias 16, 18 e 19, respectivamente nos municípios de Arcoverde, Petrolina e Salgueiro.

    Com foco na garantia dos direitos das pessoas com deficiência, as atividades educativas contam com acessibilidade comunicacional através de intérpretes de Libras e de audiodescrição e trabalham as normas da Convenção Internacional da ONU e da Política Estadual da Pessoa com Deficiência, além de trazer dicas de convivências e dinâmicas simulando um atendimento público.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, capacita, servidores, sertao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-Móvel recebe consumidores em Casa Amarela e Caixa Dágua

    Uma unidade móvel do Procon-PE estará atendendo os consumidores de Casa Amarela a partir desta segunda, 15, realizando audiências de conciliação na Facipe, instalada no bairro, das 9h às 16h. Ao todo serão 29 audiências até a quarta (17), buscando resolver as pendências entre as partes com base no Código de Defesa do Consumidor – CDC.

    Esta é a segunda etapa de um processo iniciado em Junho/julho, que conta com dois assessores jurídicos, recebendo os representantes das empresas e as pessoas que abriram reclamações, na busca de um acordo.

    Saiba mais

    Assuntos: procon, governo, estado, pernambuco, pe, secretaria, justica, direitos humanos, desenvolvimento social, órgao, divulga, procon movel, atividades, mutirao, negociacao, acao, bairros, casa amarela, caixa dagua
    Compartilhe: Link para o post:
  • Assistência jurídica vai agilizar processos de doação de órgãos

    sesUm termo de cooperação técnica entre Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, foi assinado nesta segunda-feira (15), na sede da SES, no Bongi, para dar mais agilidade, na via judicial, às autorizações necessárias para o implemento das doações de órgãos e transplantes em Pernambuco que só podem ser feitas com autorização judicial. A intenção é oferecer ao parente ou responsável legal, do potencial doador, assistência jurídica integral e gratuita.

    Estiveram presentes a secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque, o defensor público Geral do Estado, Manoel Jerônimo de Melo Neto e o representante do MPPE. “Queremos promover aproximação entre as três instituições e criar um fluxo com procedimentos padrões para situações de não comprovação documental de parentesco e/ou responsabilidade legal do potencial doador de órgãos e tecidos”, explica a secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque. Atualmente, a retirada de órgãos/tecidos de pessoas falecidas para a realização de transplante depende da autorização da família, sendo necessário ser parente de até segundo grau ou cônjuge.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, assistencia juridica, agiliza, processos, doacao de orgaos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições abertas para oficina de preparação física e vocal com italiana Lina Della Rocca

    secultA Papelão Produções está com inscrições abertas para a oficina do projeto “Fio dos Ventos – Uma Iniciação”, com a italiana Lina Della Rocca, fundadora do Teatro Ridotto (Itália) e integrante Grupo Internacional de Pesquisa Teatral Ponte dos Ventos. A atividade terá carga horária de 60 horas, nas quais serão apresentadas técnicas de preparação física e vocal focadas na ‘poiesis’ e presença do corpo do ator-bailarino em cena. A oficina recebeu o título “Usando Tintas e Cores do Imaginário: O Mundo Pegando Fogo – Uma Experiência do Fio dos Ventos” e acontecerá, de 06 a 12 de outubro, no Espaço Vila, no bairro de Santo Amaro, no Recife. O projeto tem incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco.

    São ofertadas 20 vagas para artistas, sejam eles atores, bailarinos, cantores, diretores ou estudantes das artes cênicas. As inscrições ficam abertas até o dia 28 de setembro e a lista dos selecionados será divulgada no primeiro dia de outubro. Os interessados devem enviar carta de intenção e currículo para o email fiodosventos@gmail.com.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, inscricoes abertas, curso, preparacao, fisica, vocal
    Compartilhe: Link para o post:
  • João Lyra Neto destaca trajetória do ex-governador Miguel Arraes

    foto1"O maior legado de Miguel Arraes de Alencar foi o compromisso com a redução das desigualdades sociais. A trajetória do ex-governador de Pernambuco foi realmente exemplar, mas posso aqui destacar dois momentos: a criação do Movimento de Cultura Popular (MCP), quando Arraes foi prefeito do Recife; e o Acordo do Campo, que teve como princípio a implantação da justiça na relação trabalhista dos canavieiros com os donos de usinas, no seu primeiro mandato como chefe do Executivo pernambucano". Foi o que disse o governador João Lyra Neto, na manhã desta segunda-feira (15/09), durante a cerimônia que marcou a passagem dos 35 anos do regresso do ex-governador a Pernambuco. Arraes permaneceu exilado na Argélia por um período de 14 anos, retornando ao Brasil em 1979, ano em que foi promulgada a Lei 6.683, conhecida como a Lei da Anistia, ainda durante a ditadura militar.

    foto2A solenidade, que aconteceu no Instituto Miguel Arraes (IMA), no Poço da Panela, Zona Norte do Recife, marcou ainda a inauguração do Espaço Cultural Eduardo Campos, também ex-governador de Pernambuco e falecido em um acidente aéreo no dia 13 de agosto deste ano. Eduardo era neto de Miguel Arraes e governou o Estado de janeiro de 2007 a abril de 2014, quando se desincompatibilizou do cargo para concorrer à Presidência da República. Para João Lyra Neto, o legado de Eduardo será o modelo gestão focado na educação. "Acredito que todos clamam por uma educação de qualidade e, apesar de ter muito ainda a ser feito, hoje nós temos o reconhecimento, com o quarto lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica", disse, lembrando em 2007, Pernambuco ocupava a 21ª posição no ranking nacional.

    Sobre a revisão dos processos referentes ao regime militar, o governador classificou como importante para que se faça justiça. foto3"Esse já um movimento nacional feito por diversas comissões e nós temos que apoiar", disse Lyra Neto. O presidente do Conselho Deliberativo do IMA, Antônio Campos, que é neto de Miguel Arraes e irmão de Eduardo, afirmou que a anistia do povo brasileiro vai se completar quando todos tiverem o acesso à educação. "É através do conhecimento que vamos dar a liberdade que o Brasil precisa", completou o advogado.

    Após a cerimônia oficial, que contou com a presença da viúva de Miguel Arraes, Magdalena Arraes, os presentes plantaram uma muda de Pau-Brasil no jardim do instituto, em homenagem ao ex-governador Eduardo Campos. "Em meio a tristeza da perda de um amigo e de uma jovem liderança, renovo aqui o meu compromisso de fazer um Brasil melhor", finalizou Lyra Neto.

    foto4TRAJETÓRIA - Miguel Arraes de Alencar nasceu em Araripe, no interior do Ceará, mas construiu sua carreira política em Pernambuco. Foi deputado estadual, federal, prefeito do Recife e governador de Pernambuco por três mandatos. Em 1979, quando retornou ao Brasil após 14 anos de exílio na Argélia, Arraes retomou sua vida política, sendo eleito governador de Pernambuco, em 1986 e 1994. Faleceu aos 88 anos, no dia 13 de agosto de 2005, no exercício do mandato de deputado federal.

    Assuntos: governador, joao lyra neto, governo, estado, pernambuco, destaca, trajetoria, legado, miguel arraes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Abertas inscrições para o X Seminário de Educação de Trânsito

    detranO Detran-PE abre inscrições para seu X Seminário de Educação de Trânsito, que acontecerá no dia 18 de setembro, das 9 ao meio-dia, no auditório da Uninassau,localizada no bairro das Graças, em Recife. O evento marca a abertura, em Pernambuco, da Semana Nacional de Trânsito 2014, cujo tema é “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”. As vagas para o Seminário são limitadas e os interessados em participar, gratuitamente, devem preencher o formulário disponível aqui.

    O Seminário terá participação de especialistas em temas relativos ao reconhecimento do papel fundamental do Pedestre no cenário do trânsito. A Diretora do Centro de Prevenção às Dependências, Ana Glória Melcop, fará a palestra “Pedestre: o seu direito de caminhar”, abordando como a vulnerabilidade dos pedestres está associada à desigualdade social entre os atores do trânsito, influenciada pelos símbolos de status construídos culturalmente. Outro foco da pesquisadora é como a ingestão de álcool pelos pedestres pode contribuir para aumentar sua exposição ao risco de acidentes.

    Saiba mais

    Assuntos: cidades, secretaria, transito, governo, estado, pernambuco, detran, divulga, inscricoes abertas, seminario, educacao de transito
    Compartilhe: Link para o post:
  • Quilombola Chã de Negros: cultura forjada na resistência

    secultNo antigo refúgio, negros guerreiros que não se curvaram ao cativeiro imposto pelo branco colonizador. Escondidos, embrenhados, lá ergueram suas trincheiras e empunharam uma resistência… étnica e cultural. Os quilombos tornaram-se, então, redutos de comunidades inteiras que, desde séculos passados, fizeram sobreviver a cultura negra ao longo dos séculos. Chã de Negros, em Passira, é uma dessas localidades onde os descendentes dos que, um dia, foram acorrentados, hoje, celebram a vitória e liberdade. O Festival Pernambuco Nação Cultural aproveitou a passagem por Taquaritinga do Norte e levou à cidade vizinha, na sexta (12), grupos que comungam das mesmas matrizes: a África que pulsa em nossas veias.

    Há relatos de que Chã de Negros existe desde o século XVIII, quando lá chegaram as três primeiras famílias. Hoje, são mais de 150, que vivem da agricultura familiar, outros são professores, funcionários públicos. Mas todos, acima de tudo, estão irmanados pelo mesmo sentimento: o de preservação das suas tradições. “É o que temos de mais precioso aqui e a nossa luta é para que possamos preservar e deixar para os mais novos a nossa tradição”, conta a professora Goreti Martins, que é também representante da comunidade. Chã de Negros se tornou Ponto de Cultura, a partir dos projeto Contos e Danças de Roçado, que tem como sua principal proposta manter viva a tradição do coco de roda tradicional da localidade.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, fpnc, festival, nacao cultural, tauaritinga do norte, quilombola, cha de negros, resistencia
    Compartilhe: Link para o post: