meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Respeito à diversidade deu o tom aos eventos LGBT neste final de semana

    sejudhTudo começou na sexta-feira (19), com o lançamento do Protocolo de Atendimento às Demandas LGBT, no III Seminário do Centro Estadual de Combate à Homofobia.  

    O encontro, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, contou com apresentações musicais e as presenças do Secretário Executivo, Paulo Moraes; Silma Paula, Gerente de Proteção Social Especial da Média Complexidade, da Sedas; Ísis de Fátima, do Fórum LGBT em Pernambuco; Juliermes Veras, da Polícia Militar; e Andressa Barkokebas, do Comitê de Saúde LGBT.  

    Dando continuidade a programação, no sábado, 20, a noite foi da Grande Final do Concurso de Talentos “Diversidade em Cena - O orgulho de sermos quem somos nos levará além”, que aconteceu no Teatro do IMIP.

    10 participantes, classificados nas edições regionais do concurso, mostraram seus dotes culturais. Os grandes vencedores foram: Rafaela Lira,  de Carpina; Joelma Cristian e Gabriel, de Belém de São Francisco, e, o primeiro lugar, Luiz Carlos, de Santa Cruz do Capibaribe, com a brilhante interpretação de Ney Matogrosso.

    Os vencedores receberam prêmios em dinheiro e brindes do Centro Estadual de Combate à Homofobia. O evento também contou com a participação de grandes nomes da noite LGBT pernambucana.

    No domingo (21), a animação ficou por conta da XIII Parada da Diversidade de Pernambuco, na Avenida Boa Viagem. O evento contou com a participação do trio elétrico do Centro Estadual de Combate à Homofobia, CECH e da equipe que atua na instituição.

    Para Rhemo Guedes, do CECH, o respeito a diversidade e o fortalecimento do diálogo entre os serviços públicos e o público LGBT, deram o tom a toda a festa. Ainda de acordo com ele, o Protocolo de Atendimento, lançado pelo Governo do Estado, significa um avanço nas conquistas desse público, que trabalha, se diverte e que busca por respeito e reconhecimento.

    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, divulga, protocolo, atendimento, demandas, lgbt, parada, diversidade
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-Móvel promove conciliação na Encruzilhada e em Rio Doce

    A partir de hoje (22) até a quarta (24), as unidades móveis do Procon-PE, estarão recebendo consumidores e representante as empresas reclamadas para a realização de audiências de conciliação, nos bairros da Encruzilhada e de Rio Doce, sempre das 9h às 16h. Com um total de 36 audiências, os assessores jurídicos buscam resolver as pendências entre as partes com base no Código de Defesa do Consumidor – CDC.
     
    As unidades são compostas por dois micro-ônibus adaptados para o atendimento, inclusive com acessibilidade às pessoas com locomoção reduzida, garantindo o direito dos consumidores. Em Olinda, a uma unidade móvel ficará no Terminal Integrado de Rio Doce, entre a 3ª e 4ª etapa. Em Recife, a segunda unidade estará recebendo os consumidores no Largo da Encruzilhada, próximo ao mercado público.

    Saiba mais

    Assuntos: procon, governo, estado, pernambuco, pe, secretaria, justica, direitos humanos, desenvolvimento social, órgao, divulga, procon movel, atividades, mutirao, negociacao, acao, conciliacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hoje começa a primavera

    A primavera é a estação que antecede o verão, sendo considerada uma estação de transição. Para o estado de Pernambuco, as temperaturas começam aumentar mensalmente, a umidade diminui para os menores níveis, principalmente, na região do Sertão. Os meses de setembro, outubro e novembro são os mais secos para todo o estado, as chuvas diminuem bastante na parte leste (Litoral) e são muito escassas na parte oeste (Sertão). Por isso, a primavera é a estação do ano mais quente e mais seca para o Pernambuco.

    Neste período, as temperaturas máximas podem passar dos 35°C no Sertão, já do Agreste ao Litoral as máximas podem passar dos 30°C. Mais informações, assim como os mapas de precipitação e temperaturas estão disponíveis no site da APAC, no link abaixo:

    www.apac.pe.gov.br/meteorologia/estacoes-do-ano.php?estacao=primavera

    Assuntos: apac, agencia, pernambucana, aguas, clima, governo, estado, pernambuco, divulga, inicio, primavera
    Compartilhe: Link para o post:
  • Abertas inscrições para curso de extensão em saúde e prevenção de DST e Aids na juventude

    Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Juventude e Sexualidade na Escola: Prevenção de DSTs e Aids”, promovido pelo comitê gestor da Rede Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (Renafor), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O curso tem carga horária de 90 horas e será ministrado pela professora Gilvaneide Oliveira, do Departamento de Educação da UFRPE na modalidade semipresencial no campus sede da universidade, no bairro de Dois Irmãos, zona norte do Recife.

    O objetivo do curso é contribuir com a formação continuada de professores da educação básica. Serão propostas intervenções sobre temáticas relativas à sexualidade e à saúde na escola, desenvolvendo temas como igualdade de gênero, sexualidade, diversidade raças e etnias em suas práticas de promoção da saúde e da prevenção da DST e AIDS.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, inscricoes abertas, curso, extensao, saude, prevencao, dst, aids
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-PE promove IV Oficina de Educação Financeira em outubro

    Com o objetivo de conscientizar o cidadão para o planejamento financeiro e consumo consciente, o Procon Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promove nos dias 15, 16 e 17 de outubro, a IV OFICINA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

    A oficina é gratuita e oferece 50 vagas para cada dia que terá um público-alvo diferente. No dia 15, o foco são os idosos e o tema apresentado é “Livre-se das dívidas (empréstimos, cartões de crédito)”. No dia 16, o público-alvo são servidores públicos e o assunto será “O que fazer com o 13° salário”. Já no dia 17, a oficina será para o público geral e a temática abordada é “Como fazer sua planilha de orçamento financeiro familiar”.

    Saiba mais

    Assuntos: procon, governo, estado, pernambuco, pe, secretaria, justica, direitos humanos, desenvolvimento social, órgao, divulga, oficina, educacao financeira
    Compartilhe: Link para o post:
  • TVPE: Beth Carvalho é destaque do Samba na Gamboa desta segunda (22)

    Diogo Nogueira recebe Beth Carvalho como convidada de honra no “Samba na Gamboa” desta segunda, 22, que celebra o Dia Nacional do Samba.

    A sambista, conhecida como “Rainha do Samba”, conta experiências da carreira musical de sucesso. Ela largou a faculdade de relações internacionais para construir uma relação visceral com o samba. Beth Carvalho, conversa sobre passado, presente e futuro, embalada pelos sucessos que marcaram sua carreira, como “Vou Festejar”, “Coisinha do Pai” e “1800 Colinas”.

    Saiba mais

    Assuntos: tvpe, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, divulga, destque, programa, samba da gamboa, beth carvalho
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pesquisa do IPA é reconhecida como melhor na área de Biologia do Solo

    O trabalho “Caracterização Molecular de Isolados Bacterianos em Cana-de-Açúcar”, desenvolvido pelo aluno de doutorado, Jadson Emanuel Lopes Antunes, com as equipes dos Laboratórios de Biologia do Solo e Genoma do IPA/UFRPE, foi premiado como o melhor na área de Biologia do Solo, no Congresso Fertbio 2014, em Araxá- MG.

    Assuntos: ipa, pernambuco, instituto, agronomico, secretaria, agricultura, reforma agraria, sara, governo, estado, divulga, pesquisa, premio, fertbio, biologia do slo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Centro de Geração e Renda em Fernando de Noronha oferece curso técnico de Instalações de Sistemas Prediais

    A Administração da ilha, através do Centro de Geração e Renda, em parceria com o SENAI (Escola Técnica Paulista), dará início a mais um curso para os noronhenses. Dessa vez as aulas serão do curso técnico de Instalações de Sistemas Prediais, que acontece em Fernando de Noronha.

    Os inscritos, cerca de 50 pessoas, serão divididas em duas turmas, tarde e noite. As atividades serão práticas e teóricas. O curso terá carga horária de 84h. Será realizado no período de 23 de setembro a 24 de outubro, no espaço do Centro de Geração e Renda na ilha.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, oferece, curso tecnico, instalacoes, sistemas prediais
    Compartilhe: Link para o post:
  • Memorial Noronhense participa da 8ª edição da Primavera dos Museus

    fernandoNa busca por solucionar os problemas e os desafios ao redor dos museus, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), promove pela oitava vez a Primavera dos Museus. O evento mobiliza instituições museológicas de todo o país para se inserirem nas atividades. Esse ano o tema será a criatividade. Pela segunda vez o Memorial Noronhense participa com programação em Fernando de Noronha.

    À procura de novos “museus criativos”, a Primavera é um acontecimento relevante para o intercâmbio de experiências e conhecimentos. O Memorial Noronhense lança diversas atividades para pensar o Patrimonio Insular. Entre os dias 22 e 28 de setembro o público participará de exposições, oficinas, expedição Cultural, visita guiada e roda de conversa sobre o periodo americano em Fernando de Noronha, compondo programação diária.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, memorial noronhense, participa, primavera dos museus
    Compartilhe: Link para o post:
  • Operação Lei Seca realiza palestras na Semana Nacional do Trânsito

    sesDe 22 a 26 de setembro, 100 municípios pernambucanos vão receber palestras educativas sobre segurança dos pedestres, direção e álcool. A atividade faz parte das ações da Operação Lei Seca (OLS) para marcar a Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro.

    A expectativa é que, pelo menos, cinco mil pessoas acompanhem as palestras, que ocorrerão em escolas, universidades e empresas, públicas e privadas, de dez Gerências Regionais de Saúde, incluindo Limoeiro, Goiana, Palmares, Caruaru, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Garanhuns, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina. 

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, operacao, lei seca, palestra, semana, nacional, transito
    Compartilhe: Link para o post: