meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secretaria de Saúde promove treinamento em Gravatá

    A Secretaria Estadual de Saúde promove, nesta quarta e quinta-feira (23 e 24/07), no Hotel Canarius, de Gravatá, uma oficina de manejo clínico para pessoas vivendo com HIV/Aids. O objetivo é capacitar profissionais de clínica médica para atuar no acompanhamento desses pacientes.

    A ideia da Gerência de Prevenção e Controle da Aids e outras DSTs, responsável pelo treinamento, é ter pessoal habilitado para o chamado Serviço de Atendimento Especializado (SAES), em dez municípios pernambucanos ainda este ano.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, promove, treinamento, gravata
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cultura popular está em festa no FIG

    secultNem o trânsito agitado pelas ruas do centro, típico de uma segunda-feira, não diminuiu a empolgação do público que foi à avenida Santo Antônio ontem (21), conferir as atrações do Palco Cultura Popular do FIG.

    Entre elas, o Maracatu Nação Cambinda Estrela, que já se prepara para celebrar 80 anos em atividade, coloriu a praça. O manifesto de baque virado originado em Chão de Estrela, no Recife, envolveu o porta-estandarte, as baianas, os batuqueiros e o ritmo empolgante dos seus tambores, para deixar o espetáculo ao ar livre ainda mais convidativo a participação do público nas danças.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, fig, festival de inverno, garanhuns, agreste, festa, cultura popular
    Compartilhe: Link para o post:
  • Nova ferramenta da CPRH verifica autenticidade das licenças ambientais

    A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) disponibiliza mais uma ferramenta para identificar a autenticidade da licença ambiental com rapidez e segurança: a impressão de códigos QR (QR Code) nas Licenças Simplificadas emitidas através do SILIAweb.

    Para ler o código, basta utilizar um dispositivo móvel, como um aparelho celular, que possua um software leitor e uma câmera fotográfica. Em segundos, a informação chega ao usuário, atestando a validade (ou não) do documento apresentado pela empresa.

    Segundo o diretor presidente da CPRH, Paulo Teixeira de Farias, a nova ferramenta é mais um passo no processo de automação da Agência, facilitando o acesso da população à informação e evitando fraudes. "Pretendemos expandir o uso da ferramenta para todos os tipos de licenças, mas é importante lembrar que continua disponível a opção de consultar a autenticidade das licenças ambientais através do site http://www.cprh.pe.gov.br/", comenta.

    Saiba mais

    Assuntos: cprh, agencia, estadual, meio ambiente, governo, estado, pernambuco, divulga, nova ferramenta, verifica, autenticidade, licencas ambientais
    Compartilhe: Link para o post:
  • Lagoa de Itaenga sedia 6º Fórum de Gestoras

    O município de Lagoa do Itaenga sediará o 6º Fórum de Gestoras de Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres da Região Canavieira. O fórum, sob a coordenação da Secretaria da Mulher de Pernambuco, terá início no próximo dia 24. A secretária da Mulher em exercício, Bárbara Kreuzig, a gerente de Fortalecimento Sociopolítico da SecMulher-PE, Karine Farias, e a cientista social Carla de Paula comandam a discussão.
     
     “Trabalho, renda e empreendedorismo” será tema do fórum que deve reunir cerca de cinquenta gestoras com o objetivo de formular propostas de políticas públicas para aplicação nos municípios. “Os fóruns são espaços muito importantes. É o momento em que as gestoras podem exercer a fala pública, trocar experiências entre elas e, sobretudo, são espaços de deliberação, nos quais elas podem propor as ações a serem implementadas”, avalia a gerente de Fortalecimento Sociopolítico da SecMulher-PE, Karine Farias.

    Saiba mais

    Assuntos: secmulher, secretaria, mulher, governo, estado, pernambuco, divulga, lagoa de itaenga, sedia, forum, gestoras
    Compartilhe: Link para o post:
  • Obra reforça abastecimento de Vitória de Santo Antão

    Falta pouco tempo para Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do estado, receber a obra da Adutora de Tapacurá, uma ramificação do Sistema de mesmo nome que irá ampliar em 88% o abastecimento de água da cidade. Os técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) trabalham em ritmo acelerado para concluir o novo sistema até outubro, quando será iniciada a fase de testes. Ao todo, serão implantados 27,5 quilômetros de tubulações a partir da Barragem de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, até a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Vitória.

    Nesse primeiro momento, a adutora levará água para o município de Vitória, onde chegará bruta para ser tratada na ETA e posteriormente distribuída. Na próxima etapa, prevista para novembro, será a vez do distrito de Bonança, em Moreno, receber o acréscimo no fornecimento d’água. A previsão é que todo o empreendimento, que também inclui uma estação de bombeamento flutuante, uma estação elevatória (sistema de bombeamento) e uma adutora de água bruta, seja concluído até o final de janeiro de 2015.

    Atualmente, Vitória de Santo Antão possui uma vazão aproximada de 215 litros de água por segundo, enquanto que em Bonança esse volume é de 26 litros. Com a conclusão da obra, a distribuição passará a ser, respectivamente, de 406 e 46 litros por segundo, beneficiando cerca de 200 mil moradores.

    “Estudos realizados pela companhia apontam que esse projeto irá garantir a sustentabilidade hídrica dessas localidades por mais 20 anos”, comentou o diretor Regional do Agreste e Matas, Leonardo Selva. A obra, iniciada em janeiro de 2013, recebeu um investimento de R$ 43 milhões dos governos Estadual e Federal, além de recursos do Banco Mundial.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDEC lança e-commerce para Produtos Prêmio da Economia Criativa

    A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC) convida para coletiva de imprensa nesta quinta-feira (24), às 10h30, sobre o lançamento do site para comercialização dos Produtos Prêmio da Economia Criativa do estado. Os produtos, genuinamente pernambucanos, foram selecionados através de um edital público para receber o selo de identificação que atesta seus diferenciais em qualidade, criatividade e inovação. Além do sistema de e-commerce, os produtos terão destaque em vitrines instaladas em alguns pontos de apelo turístico do Grande Recife.

    Todos os detalhes serão divulgados durante a coletiva, que será realizada no auditório da SDEC, localizada na Praça Arsenal da Marina, S/N. Bairro do Recife.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Alegria do circo está presente no FIG

    A lona de circo do 24º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é um sucesso. Todos os dias, o espaço, com capacidade para 1.300 pessoas, fica lotado por famílias que buscam a alegria do circo. Até 26 de julho, o FIG recebe 11 espetáculos de circos, trupes e companhias  e artistas de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

    A lona de circo está montada, na Avenida Caruaru, ao lado do Terminal Rodoviário, as apresentações acontecem às 16h. A entrada é gratuita. Os ingressos são distribuídos no local, das 13h30 às 15h. Cada pessoa pode receber até 3 ingressos. A comunidade quilombola do Castainho (a 5km de Garanhuns) e as ruas do centro comercial de Garanhuns também recebem atrações circenses. Já passaram pelo picadeiro do FIG, os Irmãos Brothers (RJ), o Circo Alves (PE) e a Cia. Brincantes de Circo (PE).

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dia especial apresenta alternativas de alimentação animal

    Os agricultores do município de Afrânio, Sertão de Pernambuco, participam do Dia Especial sobre Estratégias de Convivência com o Semiárido e Alternativas de Alimentação para Animais, na quarta-feira (23), no sitio Lagoa do Mato, na zona rural da cidade.

    Cerca de 60 agricultores serão beneficiados com essa metodologia de ATER, que visa orientar sobre uso da forragem hidropônica e do sal mineral na forragem, como suplemento alimentar para o rebanho. A forragem hidropônica é uma técnica que consiste em colocar sobre uma lona a forragem que se deseja utilizar, no caso do dia especial será utilizado o milho. As palhas secas  serão utilizadas como substrato que serve de base para a planta que deverá ser molhadas por 15 dias.

    Saiba mais

    Assuntos: ipa, pernambuco, instituto, agronomico, secretaria, agricultura, reforma agraria, sara, governo, estado, divulga, dia especial, alternativas, alimentacao animal
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fernando de Noronha é destaque em workshop de turismo no Reino Unido

    fernandoO paradisíaco arquipélago de Fernando de Noronha será um dos destinos brasileiros divulgados no Road Show VBRATA, a ser realizado no Reino Unido, no período de 22 a 24 de julho. A ação visa capacitar agentes de viagens e divulgar, naquele estado soberano insular, o potencial turístico e os atrativos do Brasil. A Secretaria de Turismo de Pernambuco, através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participará do evento a convite da Embratur.

    O Road Show VBRATA cumprirá uma agenda de treinamentos nas cidades inglesas de Brayton (22), Manchester (23), e finalizado na cidade de Glasgow (24), na Escócia. Na ação, o estado de Pernambuco será apresentado para cerca de 50 agentes em cada cidade. Logo após o evento, será realizada uma rodada de negócios e uma divulgação feita por meio da folheteria promocional da Empetur.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, destauqe, workshop, turismo, reino unido
    Compartilhe: Link para o post:
  • FIG comemora uma década de Virtuosi em Garanhuns

    Começa hoje a programação do Virtuosi na Serra no Festival de Inverno de Garanhuns. Pelo décimo ano consecutivo, o evento idealizado e produzido pelo casal Ana Lúcia Altino e Rafael Garcia terá quatro dias de programação na Catedral de Santo Antonio, localizado no centro da cidade. A entrada é gratuita.

    O Virtuosi na Serra completa uma década com uma programação especial que reúne grandes músicos em uma programação diversificada, com a interpretação de clássicos de Schubert, Ravel, Chopin e Debussy. Um dos pontos altos do evento será na próxima quinta, com o pianista Arthur Moreira Lima, que se apresenta acompanhado pela Orquestra Jovem de Pernambuco e regência de Rafael Garcia. No programa, peças para piano solo e um concerto de Tchaikowsky para piano e orquestra.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, comemora, decada, virtuosi, garanhuns, 2013, 2014
    Compartilhe: Link para o post: