meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secretário de Cultura e Presidente da Fundarpe participam de Fórum Nacional

    O secretário de cultura de Pernambuco, Marcelo Canuto, e o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, participam nesta quinta e sexta, em Salvador, da Reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Junto com gestores estaduais de Cultura de todo país, eles marcarão presença no Seminário Nacional de Políticas de Fomento à Cultura – Desafios e Perspectivas, que acontecerá na Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

    Nesta quinta, após encontro com o governador Jaques Wagner, os secretários assistiram a uma mesa cujo tema é Políticas para uma maior sustentabilidade da cultura. Durante este momento, foram debatidos subtemas como Cultura, sustentabilidade e economia solidária, Financiamento Coletivo e Nova Economia e Plataformas Colaborativas. Os secretários também discutirão sobre Políticas de financiamento e sistemas de cultura (nacional, estaduais e municipais).

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Polo técnico Fernando de Noronha abre 90 vagas para cursos técnicos

    “O Homem pra ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar”, já dizia o filósofo Sócrates. Diante dessas sábias palavras, uma boa notícia para a comunidade noronhense: estão abertas as inscrições do Vestibular Curso Técnico EAD 2014.

    Promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco/ EAD PERNAMBUCO e a Secretaria Executiva de educação Profissional- SEEP, está é uma ótima oportunidade de qualificação gratuita nas áreas de Recursos Humanos, Logística, Administração, Informática, Serviços de Bar e Restaurante e Segurança do Trabalho. Ao todo, estão sendo ofertadas 90 vagas e os cursos terão duração de dois anos.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Educação abre Semana da Pessoa com Deficiência com palestra

    Professores, alunos, gestores, pessoas com deficiência e técnicos de Educação Especial acompanharam a palestra Educação e família: unidos no processo de inclusão, no auditório do bloco A da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), nesta quinta-feira (21). O evento, promovido pela Gerência de Políticas de Educação Especial (GEDE), marca as discussões da Semana da Pessoa com Deficiência.

    Durante a programação foram realizadas atividades que chamaram a atenção para a importância da acessibilidade e da inclusão dos alunos com necessidades especiais em toda a sociedade. Laíse Resende, coordenadora do Centro de Pro Integração Cidadania e Arte (Integrarte), debateu a temática durante o encontro, que também contou com a apresentação do grupo de maracatu Maracarte.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Em Escada, fábrica de acessórios para banheiros e cozinha inicia atividades gerando mais 120 empregos diretos

    Com dez anos de existência, voltados para a produção de acessórios em resina plástica e PVC para banheiros e cozinhas, a empresa carioca Duda Damewer inaugurou sua primeira filial no foto1Nordeste nesta quinta-feira (21/08). A fábrica, que recebeu cerca de R$ 16 milhões em investimentos, foi erguida no município de Escada, na Mata Sul pernambucana. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador João Lyra Neto, que esteve na unidade acompanhado dos secretários Márcio Stefanni (Desenvolvimento Econômico) e Romeu Baptista (Turismo), além do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães.

    Após visitar as instalações da empresa, o governador destacou que a instalação da Duda Damewer em Pernambuco é fruto de uma política do Governo do Estado de interiorização do desenvolvimento. "Esta foi uma decisão de governo tomada, em 2007, por Eduardo (Campos) e por mim. Foi um compromisso que assumimos em praça pública e, esse aqui, é mais um resultado", afirmou João Lyra Neto, que também lembrou a presença, no f2Distrito Industrial de Escada, da empresa Tigre, líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios no País.

    Responsável pela fabricação de uma extensa linha de produtos em resina plástica e PVC para banheiros e cozinhas - como saboneteiras, porta-toalhas, assentos sanitários, caixas de descarga, tubos extensivos -, a unidade da Duda Damewer em Escada começa a operar com mais 7.200 metros quadrados de área construída e um terreno de 42.000 metros quadrados, que foi recebido através de doação feita pela Prefeitura do município. A unidade pernambucana vai gerar, inicialmente, cerca de 120 empregos diretos, mas, a expectativa é de que, dentro de três anos, a fábrica alcance o número de 180 funcionários. Todos os contratados são moradores de Escada.

    A escolha de Pernambuco pela Duda Damewer faz parte de uma estratégia da empresa para chegar mais próximo do consumidor nordestino. A região representa 40% das vendas da empresa, e f3Pernambuco, isoladamente, corresponde a quase 10% das vendas totais no Brasil. Com a inauguração da nova fábrica, a expectativa da diretoria é de triplicar a capacidade produtiva da empresa. "Pernambuco foi muito profissional. Em todo momento, em nosso contato com a AD Diper, percebemos que as pessoas estão preparadas, elas querem trazer as empresas. Isso é um fator determinante, porque nós queríamos e Pernambuco também queria. Então, nem sempre a questão é quem dá mais, mas quem quer fazer a coisa andar mais rápido", elogiou Daniel Wermelinger, diretor da Duda Damewer.

    Outra razão que levou à escolha do Estado foi a logística estratégica, uma vez que Escada fica a 60 quilômetros do Recife e 25 quilômetros do Porto de Suape. "Estamos mais próximos aos fornecedores de insumos de Pernambuco e de estados vizinhos, permitindo o reabastecimento do mercado do Nordeste com mais rapidez", completou o diretor.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Território das Mãos cria mapa da escultura popular contemporânea

    secultMuitos artistas que trabalham com escultura popular em Pernambuco são desconhecidos do grande público. No intuito de dar visibilidade ao trabalho desses artistas nasceu o projeto cultural “Território das Mãos”, realizado com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), mantido pelo Governo de Pernambuco. O projeto teve como principal finalidade criar um mapeamento da escultura popular contemporânea do Estado, a partir de entrevistas com os escultores, revisão bibliográfica e registros em vídeo e fotografia. O resultado é um mapa com a localização dos artistas em Pernambuco, impresso em formato de folder, distribuído gratuitamente em centros de artesanato, escolas e pontos de cultura.

    O projeto  pretende retraçar fronteiras ao construir o mapeamento dos novos conceitos presentes na atual escultura popular pernambucana, valorizando heranças culturais, fortalecendo o patrimônio do Estado e contribuindo para a inclusão sócio-cultural. Uma série de fotografias e textos sobre o processo da pesquisa podem ser conferidos através do blog territoriodasmaos.wordpress.com. Já os vídeos com as entrevistas podem ser acessados através do canal do Youtube www.youtube.com/user/territoriodasmaos.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, territorio das maos, mapa, escultura popular, contemporanea
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estado inicia capacitações de servidores públicos para o atendimento à pessoa com deficiência

    Seis municípios pernambucanos receberão a partir da próxima segunda-feira (25) capacitações educativas para o atendimento adequado às pessoas com deficiência. A primeira cidade que será realizada a ação com o tema: ?Orientação para atendimento às pessoas com deficiência no serviço público de Pernambuco? é o Recife. O evento da próxima segunda é direcionado a servidores estaduais e municipais da capital pernambucana e Região Metropolitana e ocorrerá no auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro, das 8h às 17h.

    As formações realizadas numa parceria conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Secretaria das Cidades por meio Detran e a Compesa, é fruto de uma ação judicial durante o atendimento inadequado por um servidor estadual ao consultor em acessibilidade e inclusão e cego, Manoel Augusto Aguiar.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, inicio, capacitacao, sevidores publicos, atendimento, deficientes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Professor arcoverdense é primeiro lugar em prêmio nacional de poesia

    seeO professor Carlos Alberto de Assis Cavalcanti, da Escola Industrial de Arcoverde, no sertão do estado, venceu em primeiro lugar o Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2014, promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com o poema “In Foco”. A entrega da premiação aconteceu na semana passada, no Solar dos Câmara, em Porto Alegre, e foi seguida de um sarau poéticos para os convidados.

    O poema de Carlos Alberto foi destaque entre 582 trabalhos inscritos e deu a ele a premiação máxima. Com a conquista, o arcoverdense acumula agora mais de cinco trabalhos de sua autoria premiados em concursos.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, professor, arcoverde, premio, nacional, poesia
    Compartilhe: Link para o post:
  • ProUPE: Sectec divulga processo seletivo para concessão de bolsas de estudo em vacância

    Foi publicado no Diário Oficial do Estado de hoje (21) portaria para concessão de 1.570 ( mil quinhentas e setenta) bolsas de estudo integrais e parciais em vacância, no âmbito do Programa Universidade para Todos em Pernambuco – PROUPE , aplicado às Autarquias de Ensino Superior sem fins lucrativos.

    Saiba mais

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, divulga, processo seletivo, bolsas, proupe
    Compartilhe: Link para o post:
  • SAD anuncia convocação de seleção pública simplificada para o Programa Expresso Cidadão

    O Secretário de Administração convoca os candidatos aprovados listados abaixo na Seleção Pública Simplificada referente à Portaria SAD nº 1.438 de 23.07.2012, para a função de Assistente de Atendimento ao Cidadão, das Unidades do Expresso Cidadão instaladas na Região Metropolitana do Recife, para se apresentarem na Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco – Gerência de Gestão de Pessoas, localizada na Avenida Antônio de Góes, nº 194, 7º andar, Pina, Recife-Pe, de 25 a 29 de agosto de 2014, no horário das 9:00h às 12:00h ou 14:00h às 17:00h.

    Saiba mais

    Assuntos: sad, secretaria, administracao, governo, estado, pernambuco, divulga, processo, selecao, convoca, programa, expresso cidadao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Colégio da Polícia realiza passeio ciclístico em Petrolina

    O 2º Passeio Ciclístico do Colégio da Polícia Militar/Anexo1 – Petrolina que será no próximo domingo (24), às 7h00 é alusivo ao Dia do Soldado e ao Dia da Família. A concentração será em frente ao CPM/Anexo I, localizado na Av. Coronel Otacílio Ferraz, nº 20, Jatobá, Petrolina.
     
    Os interessados devem se inscrever na sede do Colégio até a próxima sexta-feira (22). O valor da inscrição é de R$ 2,00 e 1kg de alimento não perecível que será destinado a Instituições Filantrópicas. Outras informações pelos telefones:087 38669743 ou 38666750.

    Assuntos: pmpe, policia militar, sds, secretaria, defesa social, governo, estado, pernambuco, divulga, realiza, passeio ciclistico, colegio, petrolina
    Compartilhe: Link para o post: