meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governador busca mais recursos para a área de Saúde



    O governador Paulo Câmara esteve na manhã desta quinta-feira (27.08) com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para solicitar a ampliação no repasse de recursos para a Saúde Pública de Pernambuco. De acordo com o governador, as áreas prioritárias são a rede de UPA Especialidades e os segmentos de média e alta complexidade.

    "Tinha acertado essa conversa com o ministro na sexta-feira passada, quando ele esteve em Pernambuco acompanhando a programação da presidente Dilma Rousseff. Ele ficou de nos dar uma resposta durante o próximo mês de setembro”, explicou o governador pernambucano, que se reuniu com Chioro na sede da Organização Pan Americana de Saúde (Opas), acompanhado do senador Humberto Costa. A secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Soter, também participou da audiência.

    De acordo com Paulo Câmara,o Estado de Pernambuco tem a segunda maior rede pública do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. "Outra peculiaridade é que a Saúde Pública é concentrada basicamente nas mãos do Governo do Estado”.

    O governador lembrou, ainda, que Pernambuco vem investindo, nos últimos anos, bem acima do que determina a Constituição, que é 12% do Orçamento. Foram 15,74% em 2012, 14,96% em 2013 e 16,58% em 2014. O Governo de Pernambuco é o segundo Estado da Federação que mais investe em Saúde, perdendo apenas para o Tocantins.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pessoas com deficiência ganham programa de estágio no Estado

    A Secretaria de Administração (SAD) lançou seu programa de Inclusão de Estagiários com Deficiência nos órgãos do Poder Executivo estadual nesta manhã (26.08), para os gestores de Recursos Humanos (RHs) estaduais. O encontro, realizado no auditório do Banco Central, promovido pela Secretaria de Administração (SAD), através do Núcleo de Estágio Corporativo, fez parte da programação da Semana da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SEDSCJ), via Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD).

    De acordo com a secretária executiva de Pessoal e Relações Institucionais, Marília Lins, que participou da abertura do evento, “o objetivo (do programa) é dá oportunidade às pessoas com deficiência a ingressarem no mercado de trabalho”. Na ocasião, a assistente social Mariana Horta, proferiu palestra sobre o tema que motivou a criação do programa: “A importância da inclusão de estagiários com deficiência: estrutura e práticas necessárias". 

    Para Thiago Melo, estudante do 6º período de Jornalismo na Faculdade Maurício de Nassau, e estagiário da Imprensa da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SETUREL), o programa é importante porque incentiva a participação dos alunos com algum tipo de deficiência. “(o programa) Vai dar oportunidade para os jovens com deficiência buscarem seu espaço no mercado de trabalho, começando pelo estágio”, acredita.  A gerente de RH da SETUREL, Suzy Andrade, concorda com a inclusão e diz que Thiago, apesar de sua deficiência física, atende perfeitamente à necessidade do órgão. Assim como a assistente de RH da Ilha de Fernando de Noronha, Helena Brasil.

    “Esse programa é essencial para se criar a cultura de contratar pessoas com algum tipo de deficiência. No setor de Informática do Escritório de Apoio do Distrito Estadual de Fernando de Noronha temos um deficiente visual. Jeydison Nascimento, estudante de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, atua na elaboração de projetos jurídicos. Ele é um exemplo de dedicação”, garante.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ex-intercambista viaja para Xangai, na China

    O secretário de Educação, Fred Amancio, recebeu a visita do estudante Jonas do Nascimento, 17 anos, aluno da Escola Estadual Dom Sebastião Leme. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (26), na sede da Secretaria Estadual de Educação (SEE), na Várzea. O aluno, ex-intercambista do Programa Ganhe o Mundo (PGM), da SEE, veio contar sua história de superação. Ele embarca no próximo dia 04 de setembro para um período letivo em Xangai, na China.

    Tudo começou durante o intercâmbio do estudante pelo PGM, em janeiro deste ano, quando Jonas embarcou para um período letivo nos Estados Unidos. Lá, assim como no Brasil, o aluno se destacou e foi convidado pelo diretor da instituição para participar de uma seleção que levaria quatro estudantes para passar um período letivo em Xangai. O menino, que já admirava a cultura oriental e, na escola americana, participava do chamado clube do Chinês, onde iniciou os estudos da língua mandarim, aceitou o convite do gestor. Passou por vários testes, desde prova escrita a várias redações. Porém, a aprovação só veio quando Jonas já estava de volta ao Brasil.

    “Minha escola americana existia em 35 países. Só nela tinham 35 alunos da China. Fiquei interessado pela cultura deles e pela língua também. Nunca pensei que conseguiria a vaga. Estou muito feliz e certo de que voltarei com uma bagagem muito boa para, aqui, cursar a faculdade de Relações Internacionais”, disse. A mãe, Inalda do Nascimento, disse que admira a determinação do filho. “Temos outros três, mas Jonas é o mais determinado. Quando ficamos sabendo da oportunidade achei que seria impossível, mas Deus é tão bom que fez tudo acontecer”, disse a costureira que, com um sorriso largo e lagrimas nos olhos, destacou o esforço do filho. “Ele estuda muito. Tem muita vontade de crescer na vida. E sei que vai realizar todos os sonhos dele porque ele sempre busca o melhor”, finalizou.

    “Aqui estamos torcendo pelo sucesso do Jonas. Contem, sempre, conosco. Somos felizes por fazer parte de um programa que tem tantas histórias bonitas e tantos “Jonas” sendo descobertos”, disse Amancio.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • PGE-PE firma convênio para intercâmbio profissional com a Caixa

    A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) e a Caixa Econômica Federal (CEF) firmaram acordo de cooperação técnica com o objetivo de proporcionar intercâmbio profissional nos programas de formação das duas instituições. Com isso, o corpo técnico de advogados, empregados e estagiários da Caixa e os procuradores, servidores e estagiários da PGE e outros entes públicos da administração direta e indireta do Estado poderão participar de cursos e eventos promovidos pelas instituições.

    Assinaram o documento o procurador-geral do Estado de Pernambuco, César Caúla, e o gerente regional do Jurídico da Caixa, Ricardo Siqueira. Para Caúla, “essa é uma forma diferenciada de relacionamento entre as instituições, agregando vantagens para ambas”. “Temos investido na promoção da formação e capacitação por meio de eventos para os setores jurídicos de outras secretarias e de entidades com as quais mantemos vínculo técnico. Convênios como esse só fazem estreitar esse laço”, avalia o procurador-geral.

    Ricardo Siqueira informou que está analisando, junto à gestão de pessoas da Caixa, uma possibilidade de estender cursos da Universidade Caixa para esse tipo de intercâmbio. “Essa parceria não só melhora os processos jurídicos como também facilita o entendimento e o relacionamento de órgãos públicos com o banco”, disse o gerente regional do Jurídico da Caixa.

    O procurador Paulo Rosenblatt, coordenador do Centro de Estudos Jurídicos (CEJ) da PGE-PE, lembra que esse é o terceiro convênio desta natureza celebrado desde o início do ano. “O primeiro foi com a Escola de Contas do TCE-PE, o segundo com a Escola Fazendária (Esafaz) e agora esse, com a Caixa”, informou Rosenblatt, responsável pela organização dos cursos promovidos pela PGE-PE.

    “Estamos muito satisfeitos com essa parceria que vem suprir uma necessidade das duas entidades que agora serão parceiras nesse intercâmbio de experiências jurídicas”, destacou Roseane Hollanda, coordenadora do Consultivo Jurídico Regional da Caixa.
    Pelos termos do convênio – que tem duração de um ano, podendo ser renovado –, a Caixa promoverá palestras, seminários e cursos para procuradores, servidores e estagiários da PGE-PE e outros entes públicos da administração direta e indireta do Estado, sobre temas como regularização fundiária, licitação, registro imobiliário, SFH, SFI, operações de repasses PMCMV, OGU, entre outros. Já a PGE-PE disponibilizará vagas para advogados, empregados e estagiários da Caixa nos eventos promovidos pelo CEJ.

    Também estiveram presentes na assinatura do convênio, na sala do Conselho Superior da PGE-PE, Ricardo Jorge Lima de Melo, gerente geral da Caixa; Luiz Sales, coordenador da área jurídica da Regional; e Marcelo Auto, gerente de pessoa jurídica pública da Caixa. 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto da Semas em Serra Talhada muda a realidade dos moradores da comunidade de Laginha

    Enquanto os moradores de vários estados do País estão mudando a rotina para conviver com a crise hídrica, as 28 famílias da comunidade de Laginha, em Serra Talhada, a 450 quilômetros do Recife, comemoram a chegada da água na porta de casa. “O povo da cidade não me faz inveja, a vida agora tá boa, a gente tem como plantar a horta, liga a torneira e tem água”, afirma a dona de casa Janicléia Batista Silva, que em apenas um mês com água em casa nem pensa em sair da zona rural para ir morar na cidade. Casada a 5 anos e com uma filha de apenas 4 anos, a dona de casa deixava de fazer os serviços de casa para economizar água para beber e dar banho na filha.

    A água chegou à comunidade há um mês, graças a perfuração e instalação do sistema simplificado de abastecimento de água do projeto de Implantação de Módulos de Manejo Sustentável da Agrobiodiversidade para o Combate à Desertificação no Semiárido Pernambucano, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e o Ministério do Meio Ambiente.  O projeto atua em outros 13 municípios, escolhidos pela proximidade as zonas de amortecimento de Unidades de Conservação do bioma Caatinga, e foi premiado em 2014 com o Prêmio Dryland Champions, concedido pela United Nations Convention to Combat Desertification (UNCCD)/OUNU), por meio do Ministério do Meio Ambiente, por fazer parte essencial do combate à degradação do solo e à desertificação para o convívio com o semiárido. O poço, perfurado no começo do ano, enche duas caixas d`água com capacidade de 10 e 5  mil litros e atende a comunidade de acordo com a necessidade dos moradores, a perspectiva de abastecimento é até 2020.

    Damiana Lopes da Silva, de 43 anos, andava cinco quilômetros pra pegar água no riacho, todos os dias de manhã e a tarde. Há um mês ela comemora a nova vida “sossegada”. “É uma benção, é um sossego poder lavar a roupa em casa, plantar uma roça, tomar banho todos os dias, agora eu não me preocupo”, diz Damiana, que criou os quatro filhos carregando água na cabeça e com um burro pra ajudar a aumentar a quantidade dos baldes.

    Com ações distribuídas em cinco eixos: segurança hídrica, segurança alimentar, segurança energética, saneamento básico e capacitação dos professores e agricultores, o projeto pretende transformar a realidade de outras 400 famílias nas 13 comunidades atendidas. Nas capacitações, os moradores definem como podem desenvolver alguma atividade produtiva, que gere renda e respeite o meio ambiente e as condições climáticas do local, como a fabricação de mel, polpas de frutas criação de gado e derivados. Em Laginha, já começaram as obras de 30 banheiros e já foram realizadas as capacitações dos professores e agricultores, além do sistema simplificado de abastecimento que está funcionando.

    O Gerente de Programa do Semiárido, Caatinga e Combate à Desertificação da Semas, Sérgio Mendonça, afirma que continua vibrando com os resultados dos projetos. “Isso é política pública, tirar do papel e aplicar na realidade dessas famílias. E como cidadão é muito gratificante participar dessa etapa de mudança na vida dessas pessoas”, afirma o engenheiro florestal, que se diz um apaixonado pelo sertão pernambucano, trabalhando com projetos há mais de quinze anos na região. A engenheira civil da Semas, que acompanha as obras, Kátia Van Drunen, fica com os olhos marejados ao falar dos resultados. “Eu fico emocionada toda vez que venho, é muito importante fazer essas pessoas não dependerem do clima, porque eles vão conviver com a seca pro resto da vida. Mas ter um sustento com dignidade, ter água pra beber, cozinhar e melhorar de vida é essencial”, diz Kátia. A expectativa dos moradores é com a instalação dos fogões ecológicos, que faz parte do item segurança energética.

    Rosemere Beatriz de Souza é líder comunitária desde 2001, e não vê a hora de ter seu fogão ecológico. “A expectativa é grande pra fazer meu quintal produtivo, ter um galinheiro maior, plantar pra vender nas feiras e quem sabe até fazer uns bolos pra vender pra quem visitar a Mata da Pimenteira”, revela a agricultora. A Unidade de Conservação Parque Estadual Mata da Pimenteira foi a primeira a ser criada no bioma Caatinga através do decreto nº 37.823, de janeiro de 2012, e possui 887,24 hectares.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pólio: 274.248 ainda não foram vacinados

    Até esta terça-feira (25/08), 351.438 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos foram vacinadas contra a poliomielite, 56% do público total. A expectativa é imunizar, no mínimo, 95% dos 625.686 meninos e meninas contemplados pela campanha de vacinação, que termina na próxima segunda-feira (31/08). 
     
    “Apesar de não registrarmos casos de poliomielite no Estado desde 1988, ainda há registros da doença em outros países, como Paquistão e no Afeganistão. Isso mostra a necessidade de imunizarmos nossas crianças e, assim, mantermos o vírus da pólio fora de circulação em nosso território”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo. 
     
    A vacina contra a poliomielite não possuem contra-indicação. As crianças não imunizadas podem desenvolver a doença, que tem como seu principal agravamento a flacidez muscular em pelo menos um dos membros inferiores. Em 2014, Pernambuco imunizou 619.807 (99,08% do público total).
     
    Histórico – A poliomielite não é registrada no Brasil há 26 anos. O último caso foi no município de Souza, na Paraíba, em 1989. Em Pernambuco, foi em 1988. Desde 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem. A partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais maiores ou igual a 90%. Em 2001, esta meta foi alterada para 95% da população alvo.
     
    A Farmácia de Pernambuco esclarece que dialogou com os funcionários terceirizados e, em comum acordo, foi possível colocar um percentual dos trabalhadores para fazer a dispensa dos medicamentos e, com isso, evitar prejuízos aos usuários do serviço. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforça que continua em negociação com a empresa terceirizada para regularizar o pagamento.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Canadá é o destino de mais 79 estudantes

    O Programa Ganhe o Mundo (PGM), da Secretaria Estadual de Educação (SEE), embarcou, nesta segunda-feira (25), outros 79 estudantes para o Canadá. Lá, eles passarão um período letivo aperfeiçoando o inglês e aprendendo uma nova cultura. O secretário de Educação, Fred Amancio, esteve presente no aeroporto Internacional do Guararapes, na Imbiribeira, onde acompanhou o embarque dos estudantes.
    “O PGM é um programa que visa o futuro do Estado e dos jovens pernambucanos. Um programa de impacto que muda a vida da família, da comunidade e todos os que estão próximos aos jovens contemplados com a ação”, disse o secretário de Educação.

    Vitória Leite, 16 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio Edite Matos, em Santa Maria da Boa vista, no Sertão, estava feliz e bastante ansiosa. “Chegou o grande dia. Depois de muitas noites estudando e sem dormir, finalmente, vou poder realizar o sonho de estudar fora do meu país. Sei que será uma experiência ímpar. Quero aproveitar para conhecer uma nova cultura e para aprimorar o meu inglês que, antes do programa aparecer em minha vida, era muito básico”, disse a aluna que estava acompanhada pela família. Vitória planeja cursas Medicina, após retornar do intercâmbio.

      O pai de Vitória, Fábio Marques, estava sorridente e certo de que a filha estava viajando para realizar um grande sonho. Ela nunca viajou para fora do Brasil. Estudar no Canadá era um sonho que ela se esforçou para realizar. Depois de tanta dedicação, Vitória terá a chance de conhecer uma nova cultura. Tenho certeza que ela voltará ainda mais preparada para realizar novos sonhos. O futuro dela começa agora.

    O colega de Vitória, Pedro Fernando dos Santos, 16 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio Agrícola de Umãs, do município de Salgueiro, disse que estava nervoso, mas feliz em poder conhecer uma nova cultura e fazer novos amigos. “Acho que tudo é uma questão de perseverança. Os obstáculos servem para que a gente passe por eles e consiga fazer um alicerce. São, exatamente, esses alicerces que faz a gente crescer”, explicou ele. O próximo embarque para o Canadá acontece na próxima quinta-feira (27).

    PGM - Criado em 2011, o Programa Ganhe o Mundo já beneficiou mais de 3,4 mil estudantes do ensino médio. Os selecionados têm todas as despesas pagas pelo Governo do Estado, desde passagem aérea, até hospedagem em casa de família, matrícula em escola de ensino médio, seguro de saúde, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Torcedor de verdade ganha opção no combate ao vandalismo

    A Secretaria de Defesa Social - SDS está oferecendo uma nova arma em defesa do verdadeiro torcedor, que gosta de ir para o estádio apenas para torcer e vibrar por sua equipe. Conforme ficou decidido em reunião do Grupo de Trabalho de Mobilidade e Combate à Violência no Futebol, em reunião da última semana, a SDS disponibilizará, a partir do jogo Sport x Flamengo, no próximo domingo (30/08), o telefone número 9 8606 9880, contendo o aplicativo WhatsApp.

    Com a ferramenta, a população poderá enviar informações, imagens e vídeos denunciando práticas delituosas relacionadas aos jogos de futebol, possibilitando respostas imediatas das forças de segurança pública, com a certeza do mais absoluto sigilo sobre sua identidade. É muito importante destacar que o WhatsApp do Torcedor não substitui o 190, que continua disponível e operando normalmente

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições abertas para o Prêmio Reciclando Saberes

    Alunos matriculados em escolas públicas do ensino fundamental, médio e técnico, localizadas no Recife, têm até o dia 03 de outubro para se inscreverem no Prêmio Reciclando Saberes: os resíduos do Recife. Promovido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e CNPq, o prêmio promoverá uma feira de ciências sobre meio ambiente e resíduos sólidos, no dia 06 de novembro, no Museu do Homem do Nordeste, onde contemplará os 20 melhores trabalhos.

    O objetivo da feira é estimular iniciativas focadas na difusão de conhecimentos teóricos e práticos sobre o tema. Cada trabalho poderá ter mais de três alunos e um professor orientador na equipe. Os candidatos podem inscrever quaisquer projetos, inclusive pesquisas em andamento, finalizadas ou a serem desenvolvidas. Os vencedores serão premiados com bolsas de iniciação científica júnior durante um ano, e terão os trabalhos publicados em livro eletrônico.

    Saiba como participar: https://reciclandosaberes.wordpress.com/

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Horário de funcionamento do Poder Executivo Estadual é reduzido em uma hora

    A partir do dia 1° de Setembro todo o Poder Executivo Estadual terá o seu horário de funcionamento reduzido, passando a das 08h às 17h. A Portaria publicada nesta quarta-feira (26) faz parte das ações da Secretaria de Administração (SAD) para atender ao que estabelece o Plano de Contingenciamento de Gastos Públicos do Governo Estadual que prevê a redução nos gastos do orçamento publico estadual. A medida valerá até o dia 31 de dezembro de 2015.

    Para o secretário de Administração, Milton Coelho, o objetivo da Portaria é diminuir o consumo com energia elétrica do Poder Executivo. “Para se ter uma ideia, o custo com esse serviço no horário de pico, ou seja, das 17h30 às 20h30, aumenta em sete vezes se for comparado ao uso em horário normal”, ressaltou ele, lembrando que o intervalo para o almoço dos servidores também terá uma redução de uma hora. “Dessa forma manteremos a carga horária dos servidores estabelecida na legislação em vigor para cada cargo”, disse Milton.

    Já os serviços que, por sua natureza finalística, demandem atendimento continuado e ininterrupto, mediante escalas de turnos sucessivos e regime de plantão continuam com o seu horário de funcionamento normal. Assim como as unidades administrativas que tenham horário diferenciado previsto em norma específica, como escolas, hospitais, postos policiais, centrais de atendimento do Programa Expresso Cidadão, agências do trabalho e postos avançados do DETRAN.

    Milton Lembra ainda que as empresas públicas e as sociedades de economia mista que não recebam recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária, são consideradas independentes, para os fins da Portaria em questão. “Cabe a essas empresas acatar ou não essas determinações”, finalizou o secretário.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: