meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • #176 || Pernambuco contra o novo coronavírus

    | Comunicação, Saúde

    Sexta-feira, 07/08/2020

    CORONAVÍRUS | A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, hoje (7), 1.477 novos casos da Covid-19 no estado. Entre os casos confirmados hoje, 64 (4%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). São leves todos os outros 1.413 (96%). O Estado agora totaliza 102.872 casos confirmados, número que inclui as 78.898 pessoas já recuperadas da doença. O boletim também registrou 39 óbitos, ocorridos desde 5 de maio. Destes, 17 (43,5%) ocorreram nos últimos três dias, sendo oito no dia de ontem (quinta, 06/08), cinco em 05/08 e quatro em 04/08.  Com isso, Pernambuco tem 6.867 vítimas fatais do novo coronavírus. Leia o boletim completo:  https://bit.ly/33GaRHQ.

    => Entenda a metodologia para definição de casos: https://bit.ly/321Ih31.

    SERTÃO DO PAJEÚ | A 10ª Gerência Regional de Saúde, que abrange 12 municípios do Sertão do Pajeú, reforçou sua capacidade de assistência aos pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 na região. Foram inaugurados hoje dez leitos de terapia intensiva. O Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, que já contava com 10 vagas de enfermaria, ganhou dez leitos de terapia intensiva. “Esta é uma grande obra para o Sertão do Pajeú, uma UTI com dez leitos, absolutamente equipada com o que há de melhor em tecnologia médica a serviço da população sertaneja", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

    LEITOS | Com a inauguração das dez vagas de UTI no Sertão do Pajeú, Pernambuco chega a 1.941 leitos públicos voltados para pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19. Segundo o Conselho Federal de Medicina, Pernambuco é o segundo estado do país em número de leitos criados no combate à pandemia, atrás apenas de São Paulo. Outro levantamento, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coloca o estado também na segunda posição em número de leitos de UTI para cada 10 mil habitantes – 1,3, atrás do Espírito Santos, com 1,5.

    => Nesta sexta-feira (7), a média de ocupação de leitos dedicados à Covid-19 está em 56%, sendo de 48% na enfermaria, e 64% na UTI, um dos menores patamares desde o início da pandemia.

    NOVOS PROTOCOLOS | Confira os novos protocolos setoriais para as atividades econômicas autorizadas a funcionar a partir da próxima semana, como o polo de confecções do Agreste e os cursos livres (idiomas, técnicos, qualificação profissional). As medidas foram anunciadas ontem, com o avanço de diversas regiões do Estado para fases subsquentes do Plano de Convivência com a Covid-19. Todos os protocolos (geral e específicos) podem ser acessados aqui: https://bit.ly/3iowcJR.

    ATENDE EM CASA | Está com sintomas gripais? O Atende em Casa faz marcação de testes para quem tiver sintomas da doença nos 143 municípios cadastrados (consulte aqui: portal.saude.pe.gov.br). Você pode acessar www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixar o app em celulares com sistema Android. Atualmente, 178 municípios estão cobertos pelo programa.

    PROTOCOLOS => Consulte aqui os protocolos para setores econômicos autorizados a funcionar: https://bit.ly/3gDeiCw.

    FAKE NEWS => Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews.

    Informe Epidemiológico: https://www.cievspe.com/novo-coronavirus-2019-ncov.

    Para informações sobre casos de Covid-19 na população privada de liberdade: https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/corona.html#prisional.

    Para dados sobre testagem para o novo coronavírus: https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/corona.html#testes.

    Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

    Assuntos: sei, boletim, covid19
    Compartilhe: Link para o post:
  • Boletim Covid-19 - Comunicação SES-PE

    | Saúde

    Sexta-feira, 07/08/2020

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (07.08), 1.477 novos casos da Covid-19. É importante mais uma vez destacar que o aumento no número de casos no informe de hoje é motivado pelo atraso, e consequente acúmulo de notificações, pelos municípios. Para se ter ideia, entre os confirmados hoje, apenas 64 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Todos os outros 1.413 (96%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que já estavam curados, ou na fase final da doença. Agora, Pernambuco totaliza 102.872 casos confirmados, sendo 24.098 graves e 78.774 leves.

    Além disso, o boletim registra 78.898 pacientes recuperados da doença, o que representa 77% do total de infectados pela Covid-19 em Pernambuco. Destes, 13.391 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 65.507 eram casos leves.

    Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 183 municípios pernambucanos (tabela 2), além do arquipélago de Fernando de Noronha e da  ocorrência de pacientes e outros Estados e países.

    Também foram confirmados laboratorialmente 39 óbitos (sendo 19 do sexo masculino e 20 do sexo feminino). Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Agrestina (3), Alagoinha (1), Araripina (1), Bom Jardim (1), Caruaru (1), Garanhuns (1), Jaboatão dos Guararapes (5), Lagoa Grande (1), Olinda (4), Paulista (2), Petrolina (3), Pombos (1), Recife (11), Santa Cruz do Capibaribe (1), Sertânia (1) e Timbaúba (1), além de um caso de paciente de outro Estado. Com isso, o Estado totaliza 6.867 mortes pela doença.

    As mortes registradas no boletim de hoje ocorreram entre 5 de maio e 06 de agosto. Do total de mortes do informe de hoje, 17 (43,5%) ocorreram nos últimos três dias, sendo 8 mortes registradas no dia de ontem (quinta, 06/08), 5 mortes em 05/08 e 4 em 04/08. Os outros 22 óbitos (56,5%) ocorreram entre os dias 05/05 e 03/08. Os pacientes tinham idades entre 15 e 98 anos. As faixas etárias são: 10 a 19 (1), 20 a 29 (1), 40 a 49 (2), 50 a 59 (5), 60 a 69 (7), 70 a 79 (8), 80 anos ou mais (15).

    Dos 39 pacientes que vieram a óbito, 33 apresentavam comorbidades confirmadas: doença cardiovascular (21), diabetes (18), hipertensão (7), doença renal (5), histórico de AVC/AVE (4), doença respiratória (3), doença de Alzheimer (2), obesidade (2), câncer (1), doença neurológica (1), etilismo/histórico de etilismo (1),  imunossupressão (1), tabagismo/histórico de tabagismo (1), - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais estão em investigação.

    Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 19.522 casos foram confirmados e 27.287 descartados.

    UTI - A X Gerência Regional de Saúde, que abrange 12 municípios do Sertão do Pajeú, ganhou, nesta sexta-feira (07.08), seus primeiros 10 leitos de UTI no Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, reforçando a assistência aos pacientes com a Covid-19 na região. A unidade, já possuía 10 vagas de enfermaria para o atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados do novo coronavírus.  O secretário estadual de Saúde, André Longo, visitou o novo serviço na manhã de hoje, ao lado do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, que também é prefeito de Afogados da Ingazeira.

    “Esta é uma grande obra para o Sertão do Pajeú, uma UTI com dez leitos, absolutamente equipada com o que há de melhor em tecnologia médica a serviço da população sertaneja. Esse é um compromisso do governador Paulo Câmara com a ampliação da nossa capacidade instalada no interior do Estado, inicialmente para atender os pacientes com a Covid-19, mas esse equipamento será um legado pois ficará para atender outras patologias tão logo a gente consiga superar essa fase difícil da Covid”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo. “Como sertanejo, fico muito feliz em poder propiciar este momento, que será um marco para a medicina e para a população da região”, completou.

    A UTI foi nomeada de Otoniel Barbosa de Lima, em homenagem a um dos primeiros servidores da unidade, que prestou 35 anos de serviço e faleceu aos 100 anos de Covid. “Viver 100 anos é uma dádiva. Quero agradecer essa homenagem a meu pai e dizer que estou encantada com esses 10 leitos para a região. Tenho certeza que trará muita sorte e salvará muitas vidas”, disse a filha do homenageado, Fernanda Barbosa Lima.

    Até o final de agosto, ainda serão instalados os equipamentos necessários para ofertar terapia renal substutiva (diálise) para os pacientes que apresentarem algum tipo de insuficiência renal aguda por conta do uso de antibióticos. “Estamos ofertando a linha de cuidado necessária para prestar a devida assistência para os nossos pacientes do Sertão do Pajeú. Além de maquinário e insumos, também contamos com uma equipe multiprofissional capacitada para atender a demanda que chegar à unidade”, frisou o diretor do Emília Câmara, Sebastião Duque.

    “O Hospital Regional já vinha fazendo muito e bem feito, e agora vai fazer muito mais, com um tratamento humanizado e salvando vidas”, reiterou o prefeito José Patriota. O Hospital Regional Emília Câmara conta com 62 leitos de enfermaria, nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica e ortopédica. O hospital, antes da pandemia, realizava uma média mensal de 12 mil atendimentos na urgência, 180 partos, 560 internamentos e 150 cirurgias de urgência e eletivas.

    LEITOS – Com a  inauguração dos primeiros leitos de UTI da X Gerência Regional de Saúde, em Afogados da Ingazeira, o Governo do Estado totaliza 1.941 leitos voltados para os pacientes com a Covid-19. Estas vagas - no maior esforço sanitário, logístico e de mobilização de insumos, equipamentos e recursos humanos da história da Saúde Público de Pernambuco - estão garantindo a assistência à população pernambucana. Segundo estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM), que analisou o número de leitos nos estados e capitais brasileiros entre fevereiro e junho de 2020, e Pernambuco aparece como o segundo estado brasileiro em ampliação da rede hospitalar, atrás apenas de São Paulo. Outro levantamento divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coloca o Estado na segunda melhor posição na proporção de leitos de UTI adulto para Covid-19 quando relacionado com a sua população. Com uma taxa de 1,3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, o Estado fica atrás apenas do Espírito Santo, que registra taxa de 1,5.

    Nesta sexta-feira (07.08), a taxa de ocupação dos leitos dedicados à Covid-19 está em 56%, com 48% de ocupação das vagas de enfermaria e 64% nas de terapia intensiva - um dos menores patamares desde o início da pandemia.

    Assuntos: ses, saude, covid19
    Compartilhe: Link para o post:
  • PE-158, em Panelas, recebe ações de melhorias na malha viária

    estrada

    A rodovia foi vistoriada, nesta sexta-feira (7/8), pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado

    Cumprindo agenda na região do Agreste, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, realizou visita técnica, na manhã desta sexta-feira (7/8), ao canteiro de obras da rodovia PE-158, no município de Panelas. A via possui 59,90 quilômetros de extensão e está recebendo os serviços de manutenção asfáltica, limpeza dos dispositivos de drenagem e roço.

    As intervenções integram o Programa Caminhos de Pernambuco. Os trabalhos foram iniciados no começo desta semana pela equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e possuem a previsão de conclusão de três meses.

    “A PE-158 é muito importante para Panelas e também para os distritos que estão em seu percurso. Estamos fazendo, neste momento, a manutenção corretiva e trabalhando em uma segunda etapa, que é a elaboração do projeto de restauração para rodovia. Nossa previsão é lançar o edital para contratação do projeto no mês de setembro”, afirma a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista. De acordo com a gestora, esse trabalho vai ser ampliado para outras rodovias do Agreste, a exemplo, da PE-149, no município de Altinho.

    Outra via da região, a PE-166, que está sendo restaurada no trecho de 16,6 km, do entroncamento com a BR-232, em Belo Jardim, até o distrito de Serra dos Ventos, recebeu vistoria do órgão nesta quinta-feira (6/8).

    Caminhos de Pernambuco - Lançado em maio de 2019, o Programa Caminhos de Pernambuco já alcançou a marca de 2.275 km de rodovias estaduais requalificadas em um ano de ação. Até 2022, serão recuperados 5.554,5 km de vias em todas as regiões com o investimento de R$ 505 milhões. O foco está nos serviços de capinação, desobstrução dos dispositivos de drenagem, requalificação asfáltica, além de sinalização vertical e horizontal.

     

    Crédito da foto: Flávio Japa

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Obra de esgoto no bairro de Candeias tem prazo de conclusão alterado

    compesa

    A obra de implantação de rede coletora de esgoto na Avenida Ulisses Montarroyos, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, terá o prazo de conclusão prorrogado. Em execução desde o dia 20 de julho pela Compesa, a intervenção em andamento no trecho compreendido entre a Rua do Jangadeiro e a Avenida Aníbal Ribeiro Varejão, que deveria ser finalizada amanhã (8), teve o prazo alterado. A decisão foi motivada pelo registro de algumas interferências na área e, para não impactar nas tubulações assentadas na região, a opção foi ampliar a profundidade da rede coletora a ser instalada em alguns pontos, medida bem mais complexa.

    Agora, a nova previsão para a finalização é dia 5 de outubro. A Compesa alerta que o trânsito permanecerá interditado no local e os motoristas devem fazer o desvio pela Rua Antônio Ferreira Campos (via paralela à Av. Ulisses Montarroyos). No total, serão implantados cerca de 300 metros de tubulações que farão a coleta e transporte do efluente. A ação faz parte do Programa Cidade Saneada, parceria público-privada entre a Compesa e a BRK Ambiental, e tem como objetivo a universalização do acesso ao esgotamento sanitário na RMR.

    Assuntos: compesa, agua, abastecimento, covid19
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretária Érika Lacet participa de reunião técnica do Conaci

    conaci

    A secretária da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE), Érika Lacet, participou da 35ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), ocorrida na tarde da última quinta-feira (06). O encontro virtual contou com a presença de cerca de 70 representantes de controladorias municipais, estaduais e federal e foi marcado por discussões e deliberações relacionadas ao futuro da instituição e seus desdobramentos para contribuição de um controle interno ainda mais eficiente no País.

    Durante a reunião foi apresentada a prestação de contas da parceria com o Banco Mundial e exibidos os resultados da pesquisa que faz parte do projeto "Diagnóstico Nacional de Controle Interno". Além disso, foi divulgado o concurso de artigos do Conaci, que será lançado em breve, e a versão final da campanha “Não existe gestão sem controle”, voltada para a sensibilização dos gestores e da população. Em sua condução dos trabalhos, o presidente do conselho, Leonardo Ferraz, anunciou que em setembro será realizado o Ciclo de Debates do Controle Interno, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

    Neste período da pandemia, o Conaci realizou quatro webinars e cinco reuniões virtuais para troca de experiências entre os órgãos de controle, que resultaram na criação de diversos manuais pelos órgãos membros e da página Covid-19 no site do Conaci.

    Assuntos: scge, covid-19, OGE, conaci
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mulheres do assentamento Santo Antônio produzem roupas como alternativa de aumentar a renda

    | Agricultura

    iterpe

    Capacitadas pelos empreendedores do polo têxtil do Agreste Central, 17 agricultoras do assentamento estadual Santo Antônio, localizado no município de Gravatá, estão sendo responsáveis pela produção de 300 roupas por semana. A iniciativa foi idealizada pelas próprias mulheres, com o objetivo de atender a demanda latente dos cuidados com a saúde da população nesse período da pandemia.

     “As mulheres estão animadas com mais essa chance de conseguir um dinheirinho nesse período. As costuras já são há muito tempo uma alternativa de renda para essas mulheres”, comemorou a vice-presidente e agricultora do assentamento Santo Antônio, Edilene Maria Santos Araújo, assegurando que além da produção de vestimentas, as agricultoras costureiras também produziram 500 máscaras por semana até o mês de julho.

    A agricultora relata que as mulheres já haviam sido beneficiadas há oito anos com as máquinas de costura, quando receberam capacitação do município para desenvolver a habilidade de corte e costura. A expertise que proporcionou a autonomia das agricultoras, historicamente começou para atender a demanda de produção de vestimentas dos empreendimentos do pólo têxtil da região.

    Ao longo do tempo, as mulheres do assentamento Santo Antônio se juntaram com as mulheres da Cooperativa de Bordadeiras Flor de Jurema, no município de Gravatá, para desenvolverem a arte do bordado. Juntos, os dois grupos de mulheres fortaleceram a própria rede de apoio; contribuíram para alavancar a economia local e ampliaram a autonomia financeira por meio das habilidades em corte, costura e bordado.

    A comunidade rural, que possui duzentas famílias assentadas que vivem da concessão da terra, integra o conjunto de assentamentos estaduais administrados por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA). 

    Assuntos: agricultura, assentamento, iterpe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Últimos dias para se inscrever na seleção de estagiários de Direito na PGE-PE

    O período de inscrição para a seleção do Programa de Estágio de Estudantes de Direito na Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) termina na próxima segunda-feira (10/8). Universitários matriculados a partir do 4º período ou 3º ano (regime seriado) podem concorrer às 29 vagas disponibilizadas, sendo 12 para a estudantes egressos do ensino médio de escolas públicas do Estado de Pernambuco, mais cadastro de reserva. O edital está disponível no www.pge.pe.gov.br.

    A inscrição é feita no site do Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Sustente) – www.sustente.org.br, organizador do certame e custa R$ 40,00. As provas ocorrerão em 27 de setembro. As vagas estão distribuídas na sede da PGE-PE no Recife (20, incluindo uma para pessoa com deficiência) e nas Regionais de Petrolina (3), Arcoverde (3) e Caruaru (3).

    A seleção para o tradicional programa de estágio da PGE-PE costuma ser bastante disputada – em 2018, 1.144 candidatos fizeram a prova e, em 2017, 1.171. Na instituição, além de atuarem sob orientação e supervisão dos procuradores do Estado, os estudantes participam do Programa de Capacitação dos Estagiários de Direito (PCED), projeto de educação continuada com palestras periódicas sobre advocacia pública.

    A prova objetiva será aplicada nos respectivos municípios onde os estudantes irão atuar. Terá 50 questões de múltipla escolha sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Financeiro, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Os estagiários cumprem jornada de 20 horas semanais na PGE-PE e recebem bolsa de R$ 840,00 mais auxílio transporte.

     

    http://www.pge.pe.gov.br/?1771_ultimos_dias_para_se_inscrever_na_selecao_de_estagiarios_de_direito_na_pge-pe

    Assuntos: pge, estagio, direito
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE realizou ação para Pais

    detran

    O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, realizou hoje (07), na Av. Alfredo Lisboa, Recife Antigo, em frente ao Marco Zero, ação em homenagem ao dia dos pais. No local, foram distribuídos máscaras e álcool 70% para os pais motoristas e motociclistas.

    A ação contou com a parceria da Secretaria de Políticas de Prevenção a Violência e às Drogas – SPVD-PE, e da Central Única das Favelas – CUFA, além da participação da Disnove Yamaha, que enviou o instrutor Uiractan de Assis para orientar como deve ser feito a desinfecção do capacete, e a Moto Cruz, que levou mecânicos para realizarem chick list nas motos, sob a coordenação de Gerson Santos.

    Uma equipe de agentes da Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, ordenaram o trânsito, além de entregarem máscaras, juntamente com os representantes da SPVD e CUFA, sempre obedecendo o distanciamento exigido. Na ocasião, os condutores puderam consultar multas e imprimir taxas no Detran Móvel, uma van equipada com computadores aptos a realizar esse tipo de serviço.

    Segundo o agente e instrutor de trânsito do Órgão, Givanilson Tavares, o maior objetivo da equipe foi alertar quanto aos cuidados que os condutores devem ter para evitar o contágio da Covid-19, lembrando a obediência ao plano de convivência do Governo de Pernambuco para o enfrentamento à pandemia, o qual estabelece protocolos gerais e setoriais, além de orientar como evitar acidentes, principalmente com motocicletas, uma vez que, com a reabertura de alguns setores da economia, o número de acidentes com motos aumentou muito. A maioria dos casos é provocada por imprudência dos envolvidos que não usam capacetes, pilotam em alta velocidade e muitas vezes estão alcoolizados.

     

    Foto: Paulo Maciel

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ouvidoria de Pernambuco atende mais de 8 mil manifestações sobre Covid-19

    ouvidoria

    A Rede de Ouvidorias do Governo de Pernambuco atendeu 8.781 demandas relacionadas à pandemia do coronavírus entre os meses de março e julho 2020, recebidas por meio do sistema informatizado do Poder Executivo Estadual. O quantitativo corresponde a quase 20% do total de 46.613 manifestações recebidas no período. O balanço é da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), órgão responsável pela coordenação da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE). Os números estão disponível em relatório publicado nesta quinta-feira (06) no Portal da Transparência (www.transparencia.pe.gov.br).

    Das demandas referentes à Covid-19, as principais naturezas foram solicitações, com 79% do total, seguidas por reclamações (15%) e denúncias (4%). Entre os assuntos, destacam-se: descumprimento das medidas estabelecidas pelo Governo do Estado por parte de estabelecimentos públicos e privados; ações de prevenção e combate ao coronavírus; cartão de alimentação estudantil; orientações gerais sobre o decreto de quarentena; dificuldade de obtenção de informações sobre o funcionamento dos órgãos e entidades públicas estaduais; e dúvidas sobre a retomada das atividades econômicas no Estado.

    “Temos orientado as unidades que fazem parte da nossa Rede de Ouvidorias a dar prioridade ao atendimento das manifestações relacionadas às medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública do coronavírus. Sabemos a importância de ouvir os cidadãos nesse momento, para saber maneiras mais assertivas e pontuais de atuar junto à população”, destaca a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet.

    ORIENTAÇÕES GERAIS – Com o objetivo de agilizar o atendimento relacionado à pandemia, a OGE recomenda que as demandas sejam realizadas diretamente por meio dos telefones 190, da Secretaria de Defesa Social (SDS), e 136, do Ministério da Saúde. No primeiro número, devem ser comunicadas apenas as situações que precisam de atuação policial imediata. Já no outro, chamado de Disque Saúde, é possível receber informações gerais sobre a doença.

    Para os demais assuntos, a OGE orienta que os cidadãos utilizem as plataformas online disponibilizadas pela Rede Estadual de Ouvidorias: site (www.ouvidoria.pe.gov.br) ou e-mail (ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br). Também é possível ser atendido pelo número 162 (ligação gratuita de telefone fixo e celular), que está funcionando das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

    Assuntos: scge, covid-19, OGE
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sefaz-PE interdita sete mercadinhos na Zona Oeste do Recife

    sefaz

    Em apoio ao combate do roubo e furto de cargas desenvolvido pela Força Tarefa Roubo de Cargas da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), a Diretoria de Operações Estratégicas da Sefaz-PE interditou, cautelarmente, sete mercadinhos populares localizados na Zona Oeste do Recife. As interdições, que ocorreram na quarta-feira (05) e ainda seguem, se deram por irregularidades fiscais, em especial pela comercialização de mercadorias sem comprovação de aquisição lícita, constatadas na data das diligências.

    A SDS auxiliará a Sefaz-PE nas investigações da origem das mercadorias flagradas em situação irregular. Em caso de se constatar a receptação qualificada, os estabelecimentos poderão ficar interditados por um ano. Além da interdição, dois estabelecimentos tiveram os dados de seus computadores duplicados pelo Laboratório de Auditoria Digital (LAUD/DOE) que fará a análise e interpretação das informações.

    Essas ações serão contínuas, visando à manutenção da segurança pública e da livre concorrência, combatendo os assaltos e a prática do comércio ilegal de produtos roubados ou furtados, evitando perdas de vidas, bens e concorrência desleal.

    O levantamento inicial realizado pela Sefaz-PE aponta para a prática de concorrência desleal por parte dos estabelecimentos. Durante a pandemia, quando as diligências presenciais foram suspensas, a Secretaria da Fazenda continuou monitorando as operações comerciais de todos os contribuintes do Estado. Esta é a primeira de uma série de operações já programadas que serão realizadas nas próximas semanas.

    Para regularizar as mercadorias, avaliadas em R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), os contribuintes devem recolher R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais).

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: