meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Seminário aborda o trabalho do defensor público na sociedade moderna

    O Subdefensor para Assuntos Jurídicos do Rio Grande do Sul, Felipe Kirchner, destacou em sua palestra para os defensores públicos de Pernambuco o papel essencial que a Defensoria Pública exerce no acesso à Justiça e nos Direitos Humanos. "O Estado não pode só reprimir; ele tem que ser eficiente em olhar, em ouvir, em acolher o cidadão", afirmou durante a exposição oral. Esta tarefa, frisou ele, tem sido cada vez mais cobrada pela sociedade, que deseja mudança, com melhores serviços públicos prestados, inclusive das instituições jurídicas. "A sociedade quer um estado diferente e o diferente, no Estado, somos nós."

    Convidado pela Defensora Pública Geral de Pernambuco, Marta Freire, a participar do Seminário de Integração da Capital e Região Metropolitana, Kirchner fez um resgate histórico do Estado Democrático de Direito, passando pelas raízes romanas e pelo período medieval. "A Defensoria Pública é filha da modernidade, pois anteriormente a desigualdade social era pressuposto do sistema, não um problema a ser combatido", comentou. As mulheres, os idosos, as crianças e os deficientes eram excluídos socialmente. As leis eram feitas tendo em vista o pai de família. A Revolução Francesa representou uma ruptura na lógica vigente, visto que a burguesia tomou o poder e alterou a legislação, acrescentado que "todos são iguais perante a lei". Com isso, a burguesia, antes focada apenas em atividades comerciais, incluiu-se no cenário político. "O indivíduo passou a ser sujeito pela própria condição de ser humano", lembrou defensor gaúcho.

    Saiba mais

    Assuntos: defensoria publica, governo, estado, pernambuco, divulga, seminario, aborda, trabalho, defensor publico, sociedade, moderna
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fernando de Noronha é divulgada em feira de turismo

    Mais uma vez Fernando de Noronha é destaque em uma das feiras mais importantes do setor de Viagens e Turismo da América Latina. A Administração da ilha em parceria com a Empetur, participam da 2ª edição da “World Travel Market Latin America 2014”, que tem como objetivo central “promover a América Latina para o Mundo e trazer o Mundo para a América Latina”. O evento acontece até 25 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Simultaneamente a WTM acontece também, o 41º Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

    A WTM Latin America oferecerá uma visão abrangente do que acontece atualmente na indústria global do turismo. Entre os destaques da feira estão grandes agências de turismo, hotéis e entidades governamentais, players globais do mercado de tecnologia – como Google, Facebook e TripAdvisor –, além de destinos consagrados como a Grécia, País Patrono desta edição da WTM Latin America.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, feira, turismo, sao paulo, world travel latin america, 2014
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fenearte: SecMulher recebe pré-inscrições de artesãs

    Segue até o dia 25 de abril a pré-inscrição para grupos de artesãs que desejam expor e comercializar artesanato no estande institucional da SecMulher-PE durante a XV Fenearte. Grupos e associações de mulheres podem realizar a pré-inscrição presencialmente ou pela internet. Após a pré-inscrição, será feita uma seleção de trabalhos.

    O formulário de pré-inscrição, devidamente preenchido e cinco fotos dos principais produtos devem ser encaminhados ao email feneartemulher@hotmail.com, até 25 de abril. As fotos devem ser nítidas. O resultado será divulgado no site da SecMulher-PE e informado às selecionadas.

    Saiba mais

    Assuntos: secmulher, secretaria, mulher, governo, pernambuco, estado, divulga, inscricoes abertas, pre, feneart, artesas
    Compartilhe: Link para o post:
  • PE Conduz é referência em Direitos Humanos

    No seu quarto ano de funcionamento, o Pernambuco Conduz acumula histórias de sucesso. O programa criado em 2011 pelo Governo do Estado e gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), tem a finalidade de garantir acesso de pessoas com deficiência a serviços de reabilitação.

    Atualmente, 294 pessoas com severo comprometimento de mobilidade, usuárias de cadeiras de rodas são beneficiadas pelo programa, na Região Metropolitana do Recife e nos polos Agreste Central e Sertão do Araripe. Graças ao programa, essas pessoas conseguem fazer tratamentos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, entre outros atendimentos na área de saúde.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, pe conduz, referencia, dh
    Compartilhe: Link para o post:
  • “Jovem e bela” entra em cartaz no Cinema São Luiz

    Desprovida de culpa, moral ou qualquer laço de melancolia, a jovem estudante Isabelle, nascida numa família de boas condições, resolve se tornar prostituta. Esse é o enredo do filme “Jovem e bela”, que entra em cartaz, nesta quinta (24/4), no Cinema São Luiz. O longa do diretor francês François Ozon foi indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes e foi vencedor do prêmio Outro Olhar, do Festival de San Sebastián, na Espanha. Lea (nome de trabalho da protagonista) se aventura em fantasias sexuais e, dona de si, faz da experiência uma forma de compreender o seu próprio corpo.

    Seguem em cartaz os filmes “Ela”, de Spike Jonze, “Tatuagem”, longa do pernambucano Hilton Lacera, e a animação “As aventuras de Peabody e Sherman”.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, estreias, programacao, cinema, sao luiz
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa desmistifica uso da camisinha feminina

    Neste ano, o Programa Estadual de DST/Aids está mobilizando as mulheres para desmistificar a utilização do preservativo feminino. Para isso, estão sendo feitas oficinas nas Regionais de Saúde, tendo como foco a capacitação de profissionais para trabalhar com o público. Nesta quarta-feira (23/04), a ação foi feita com equipes da II Geres, no auditório do órgão, situado em Goiana.
     
    “O objetivo da oficina é trabalhar mitos e preconceitos sobre o formato e a utilização da camisinha feminina, bem como vergonhas e desconhecimento do próprio órgão sexual feminino, o que dificulta o bom uso e a aceitação do método”, afirma a técnica do Programa Estadual de DST/Aids, Bethânia Cunha.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, programa, desmistifica, uso, camisinha, feminina
    Compartilhe: Link para o post:
  • Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre está pronto para a Copa do Mundo

    secopaO Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre está modernizado e pronto para receber os passageiros para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O terminal tem capacidade para receber mais de 16 milhões de passageiros por ano e registrou, no ano passado, 6,8 milhões de embarques e desembarques. A demanda prevista para 2014 é de 8,7 milhões de passageiros.

    Os passageiros que desembarcarem na capital pernambucana para os jogos do Mundial vão encontrar um aeroporto com mais elevadores e um novo sistema de climatização nos conectores de embarque e desembarque. Outra novidade é a revitalização da pista de pousos e decolagens, obra executada para garantir ainda mais segurança.

    Saiba mais

    Assuntos: secopa, secretaria, pernambuco, fifa, copa, arena, 2014, mundial, divulga, recife, aeroporto, pronto, receber, copa do mundo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições abertas para Prêmio Naíde Teodósio

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10074_tn_20140423165607ff73.jpg

    O Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero está com inscrições abertas, até o dia 25 de maio. Podem participar estudantes de ensino médio, técnico subsequente, graduação e pós-graduação; bem como professoras, professores do ensino médio e técnico subseqüente, nas categorias redação, artigo científico, relatos, projetos de experiência pedagógica e roteiro para vídeo documentário digital de curta metragem.

    São cinco modalidades: artigos científicos, relatos de experiência pedagógica, projetos de experiência pedagógica, redações e roteiro para documentário digital de curta metragem. Serão distribuídos prêmios em dinheiro, que podem chegar a R$ 8 mil, auxílio para Participação de Pesquisador em Congresso ou Reuniões no País (ACP), prêmio de R$ 20 mil para o ganhador da categoria de roteiro para vídeo documentário, tablets, assinaturas da Revista Continente e diploma de Mérito Institucional.

    Saiba mais

    Assuntos: secmulher, secretaria, mulher, governo, pernambuco, estado, divulga, inscricoes abertas, premio, naide teodosio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Plano de Ação para segurança alimentar será implantado em Unidades Prisionais

    Na manhã de hoje (23), Bernardo D’Almeida, secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) de Pernambuco, presidiu, na Secretaria de Planejamento, reunião da CAISAN com o objetivo de apresentar o Plano de Ação das Unidades Prisionais.
     
    A Caisan é composta por 11 secretarias estaduais, onde os secretários são os titulares e indicam um suplente para participar das reuniões. Esse encontro que ocorre duas vezes ao ano, teve o propósito de detalhar o Plano de Ação das Unidades Prisionais, que será executado por seis (SEDSDH; SES; SEE; SARA; SEMAS e STQE) das 11 secretarias que compõe a Caisan. Segundo Mariana Suassuna, superintendente das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SUASAN) da SEDSDH, esse plano tem o intuito de melhorar as condições alimentares e nutricionais, neste primeiro momento, dos reeducandos do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJALLB), um dos três do Complexo Prisional do Curado. A proposta é reformar a cozinha da unidade; ampliar a produção de peixes e hortaliças; realizar um levantamento diagnosticando os hipertensos, diabéticos e portadores de HIV; promover capacitação, para os reeducandos utilizarem os alimentos de forma adequada e desenvolver um trabalho educativo de reciclagem com lixo.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, plano de acao, seguranca alimentar, implantado, unidades prisionais
    Compartilhe: Link para o post:
  • Campus UPE Mata Norte promove conferência sobre história

    “Para que serve a história hoje?” é o tema da conferência que o campus da Universidade de Pernambuco (UPE) na Mata Norte promove na próxima sexta-feira (25/04), às 19h, no auditório da unidade de ensino.

    A professora Dra. Marieta de Moraes Ferreira, coordenadora Nacional do Mestrado Profissional em Ensino de História e diretora Executiva da Editora FGV, é a convidada que irá falar sobre o assunto. O evento é gratuito e aberto ao público.

    Assuntos: upe, universidade, pernambuco, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, sectec, divulga, campus, mata norte, promove, conferencia, historia, tema
    Compartilhe: Link para o post: