meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • SEMAS realiza o Cadastro Ambiental Rural (CAR) da Cachoeira do Urubu

    Os participantes do curso de capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado de 20 a 24 de abril, na sede do Instituto de Pesquisas Agronômicas (IPA), pela Gerência de Proteção da Mata Atlântica e da Biodiversidade(GPMAB) da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), tiveram nesta quinta-feira (23/04) uma aula diferente. Em Primavera, na mata sul do Estado, eles realizaram o CAR da Cachoeira do Urubu, que possui uma área de 300 mil metros quadrados, o equivalente a 30 hectares, e tem 77 metros de queda d`água. A Cachoeira possui uma área onde 80% é uma reserva de proteção integral, equivalente a 24 hectares e 20% de uso sustentável, ou seja, 6 hectares e recebe cerca de 3.500 visitantes por mês.

    Divididos em três equipes: uma para marcar a mata, outra para o trecho do rio Ipojuca que corta a cachoeira e a terceira para demarcar o perímetro, que é a medida do comprimento do contorno da área, representantes da prefeitura de Olinda, trabalhadores rurais de Olinda, organizações não-governamentais, Sindaçúcar, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) passaram o dia marcando os pontos no GPS para fazer mapeamento necessário para efetivar o cadastro. Orientados pelo Coordenador do CAR em Pernambuco, gestor da cachoeira e Gerente da GPMAB, Josemario Lucena, as equipes colocaram em prática o que já vinham aprendendo no treinamento. Érika Scorel, é analista ambiental do Iterpe e trabalha na regularização fundiária dos 384 assentamentos administrados pelo estado, para ela o curso traz mais conhecimento para o trabalho diário. "É importante pra aprimorar e melhorar a capacidade técnica. O CAR tem várias formas de se fazer, por rotas, pontos, e aqui tô aprendendo as várias maneiras possíveis de realizá-lo", afirma a analista ambiental.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • SEE e Microsoft ampliam parceria de fornecimento de software para Escolas Técnicas

    A Microsoft e a Secretaria Estadual de Educação selaram a renovação da parceria e a ampliação do Microsoft DreamSpark, nesta quinta-feira (23). O programa da Microsoft que apoia a educação técnica, fornecendo acesso a software Microsoft para fins de aprendizagem, ensino e pesquisa. Os softwares doados para 20 escolas da Rede Estadual tem o objetivo de auxiliar os estudantes de Escolas Técnicas de cursos de tecnologias, a aumentar sua capacidade criativa, utilizando-se de suas ferramentas de desenvolvimento. 

    “O benefício é que todos os alunos e professores tenha uma grande variedade de softwares para ser utilizado no aprendizado. O convênio anteriormente era com 10 Escolas e agora houve a adição de mais 10 Escolas beneficiadas pelo programa”, explicou Francinildo Kleyson, coordenador do Centro de Inovação da Microsoft na Etepam (MIC Etepam).

    A renovação aconteceu durante a primeira fase do programa Students to Business (S2B), no auditório da Escola Técnica Agamenon Magalhães, localizada na Zona Norte do Recife, e contou com palestras ministradas por nomes do cenário acadêmico e corporativo local, como Gerente de Programas Acadêmicos e Centros de Inovação da Microsoft, Rodrigo Dias e o fundador do Células Empreendedoras, professor e coordenador do Programa de Educação Empreendedora da Universidade de Pernambuco (UPE), Genésio Gomes, que palestrou sobre a importância do empreendedorismo em Pernambuco.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDSCJ realiza duas formações em Recife e municípios da Mata Norte e Agreste

    A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, por meio de sua Executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos, realizará cursos no Centro de Desenvolvimento Integral – CEDILI (Rua Maria de Lurdes Macedo ,  Lagoa de Itaenga) nos dias 28 e 29 de abril, das 8 h Às 16 h.

    Além de qualificar as entidades municipais, o encontro pretende fortalecer a política de atendimento socioeducativo para adolescentes do meio aberto no âmbito municipal. Vindos de Limoeiro, no Agreste, de Lagoa de Itaenga, Carpina e João Alfredo, na Mata Norte do Estado, os 40 profissionais são gestores das secretarias municipais de Saúde e de Educação, conselheiros e representantes das entidades executoras de medidas socioeducativas. 

    Segundo Suelly Cysneiros, Superintendente do Sistema Socioeducativo, a formação terá orientações técnicas sobre Medidas Socioeducativas (MSEs) e os marcos regulatórios do Sistema Socioeducativo (Estatuto da Criança e do Adolescente, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - Sinase). Além da exposição sobre a experiência da ONG Comvida, de Caruaru, outros temas serão abordados como: a redução da maioridade penal; adolescência e ato infracional; o papel do educador no atendimento socioeducativo.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Influenza: vacinação para 2 milhões

    Começa nesta segunda-feira (27/04), e segue até o dia 22 de maio, a Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Em Pernambuco, o público total da ação é de 2,09 milhões e compreende crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabetes, transplantadores, obesos, doentes cardíacos/renais/hepáticos/neurológicos crônicos, entre outros). Em 2014, 1,7 milhão de pernambucanos foram imunizados (91,28% do total de 1,88 milhão).
     
    “A proteção da vacina é de aproximadamente um ano, por isso a necessidade de realizarmos campanhas anuais. A imunização contribui para prevenção da gripe nos grupos vacinados e isso tem um importante impacto na redução de internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e na diminuição dos casos de morte”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (PEI/SES), Ana Catarina de Melo.
     
    “A vacinação do grupo de risco clínico com comorbidades deve ser feito nos postos de vacinação mediante apresentação de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina”, reforça Ana Catarina de Melo.

    Saiba mais 
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Turismo monta esquema especial para divulgar Pernambuco

    A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, está realizando uma operação especial para divulgar nossos atrativos aos convidados que chegam aqui nos próximos dias, para o evento de inauguração da fábrica da Jeep em Goiana, marcada para a próxima terça (dia 28). Uma das estratégias foi a preparação de kits para os 200 jornalistas convidados, maioria da América Latina e México, e também para outros 500 convidados especiais da montadora, nacionais e estrangeiros. Felipe Carreras e Luis Eduardo Antunes também fecharam parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, para reforçar o material de divulgação e também realizar os receptivos com frevo e passistas nos horários de pico das chegadas dos visitantes, no aeroporto neste domingo e segunda.

    Além de todo o material de divulgação do destino, os convidados receberão, nos kits que serão deixados nas suítes dos cinco hotéis em que ficarão hospedados, bolo de rolo e artigos como rapadura e cachaça, com o apoio da Associação dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura de Pernambuco (Apar). O material e os produtos de apoio estão bem diversificados, pois a Empetur contou também com o apoio da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas e da Associação Pernambucana de Turismo Rural (Apeturr). Todos os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) receberam reforço de material para distribuição e de pessoal para atender a demanda. Os convidados vão receber, em seus kits, os endereços de todos os CATs, bem como telefones de plantão para dar mais informações sobre os pontos turísticos.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Com 14.717 participantes, Todos por PE de 2015 já é o maior da história

    Com o número de participantes registrados na Zona da Mata, somados ao do Sertão e Agreste, o Todos Por Pernambuco de 2015 chegou à marca de 14.717 pessoas cadastradas, com 15.249 propostas colhidas; o que já faz desta edição a maior da história do programa, ainda faltando a etapa da Região Metropolitana do Recife. Em 2007, 4.530 pessoas participaram da primeira versão do Todos. Em 2011, 12.078 cadastrados deixaram suas propostas para o Governo do Estado.

    O governador Paulo Câmara comemorou a marca do programa, idealizado por Eduardo Campos. “A cada etapa do Todos por Pernambuco eu me convenço mais da importância desse processo e das peculiaridades que cada região do nosso Estado tem. Nós temos ações integradas, que vão acontecer da mesma forma em todas as regiões. Mas o processo de escuta é importante para sabermos exatamente as peculiaridades de cada local e o que está precisando ser trabalhado com mais dedicação, determinação e uma olhar diferente”, destacou.

    No comparativo com o Sertão e o Agreste, a Zona da Mata pernambucana foi responsável pelas duas maiores etapas do Todos Por Pernambuco 2015. Somando as duas regiões de desenvolvimento, Mata Norte e Mata Sul, 3.607 pessoas se cadastraram para participar do evento. Foram recolhidas 3.583 contribuições da população, que serão sistematizadas, e, junto com as propostas do Programa de Governo e do Pernambuco 2035, ajudarão na confecção do Plano Plurianual 2016/2019.

    Nesta sexta-feira (24), o Seminário aconteceu em Palmares, Mata Sul, e reuniu 1.977 pessoas, com 1.848 contribuições das oito salas temáticas. A sala de Cidadania, assim como aconteceu em Timbaúba, na Mata Norte (1630 participantes – 1735 propostas), foi a mais concorrida, com 73 propostas debatidas e 571 sugestões recolhidas nos Formulários de Propostas.

    Entre as principais propostas apresentadas no tema cidadania estavam a implantação de mais políticas voltadas para a juventude do campo, maior financiamento para manutenção das Casas da Juventude, implantação de delegacia especializada de atendimento às mulheres, construção de um ginásio de esportes e a criação de centros de assistência para jovens usuários de drogas.

    A sala com o tema Saúde foi a segunda com mais participantes, 158, e discutiu 55 propostas no local, recolhendo 203 através dos formulários. O fortalecimento da atenção foi um dos assuntos mais discutido na sala. A atenção materno-infantil, com o fortalecimento do Mãe Coruja também teve destaque no debate. Reforma nos hospitais de Barreiros e no Regional de Palmares foram outras sugestões dadas pela população da Mata Sul, que também pediu a criação de um centro regional de Oncologia.

    As demais salas, Economia, sustentabilidade e Inovação; Infraestrutura; Água; e Segurança tiveram um número de participantes na casa das 150 pessoas, enquanto Educação e Cultura contou com 134 participantes. A última etapa do Seminário Todos por Pernambuco de 2015 acontece no próximo dia 29, no Recife, com a participação dos moradores da Região Metropolitana.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Patrimônio Cultural do Estado, Forte de Tamandaré será totalmente requalificado



    Palco da luta contra os invasores holandeses no passado, considerado um dos cenários mais importantes da história de Pernambuco, o Forte de Santo Inácio de Loyola, também conhecido como Forte de Tamandaré, será totalmente requalificado pelo Governo do Estado. O governador Paulo Câmara foi ao município, nesta sexta-feira (24), autorizar o início das obras. Mais cedo, o chefe do Executivo estadual fez a abertura do Todos por Pernambuco da Mata Sul, em Palmares.

    Com investimentos de R$ 6,8 milhões - recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Estado -, o equipamento receberá serviços de revestimento de paredes e teto, hipermeabilização, esquadrias, pintura, monitoramento arqueológico, instalações hidrossanitárias e elétricas; além de climatização e tratamento paisagístico, entre outras intervenções. A previsão é de que as obras sejam concluídas dentro de seis meses.

    Erguido no século XVII, o Forte de Tamandaré é um importante equipamento turístico, cuja visitação deve ser incentivada, como defendeu o governador Paulo Câmara. “Não podemos nunca esquecer que temos aqui um belo cartão postal de Pernambuco. Ampliaremos os atrativos dessa cidade com essa requalificação. Com certeza, muita gente tem a curiosidade de conhecer esse Forte”, ressaltou Paulo Câmara.

    O governador destacou ainda a importância de se manter vivo o passado de lutas libertárias, travadas em terras pernambucanas. “Esse Forte vai relembrar a história desse município e da região; a história de Pernambuco. E Pernambuco tem muito a contar para o Brasil porque sempre fomos pioneiros nas tradições libertárias. Em pensar na democracia, na República e na melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Em combater os que não estavam fazendo bem à nossa terra, como foi feito em tantas invasões que aqui ocorreram. É essa história que temos que contar para as novas gerações”, cravou Paulo.



    SAÚDE -
    Ainda em Tamandaré, o governador inaugurou as novas instalações do Hospital José Múcio Monteiro, que foi reformado e ampliado. A intervenção recebeu recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e da Prefeitura do município, que apresentou o projeto na edição de 2013. O aporte foi de R$ 1,2 milhão.

    Com a reforma e ampliação, o hospital, que contava com 16 leitos, distribuídos em clínicas médica, cirúrgica, pediátrica e obstetrícia, praticamente dobrou sua capacidade, passando a contar com 30 leitos. Além disso, a emergência da unidade de saúde, agora, conta com sala vermelha adequada, dentro dos padrões para atendimento de urgência e emergência; e boxes para observação dos pacientes, garantindo, assim, um atendimento eficaz e completo.

    A nova estrutura tem um centro de diagnóstico com Raio X e laboratório próprios, para evitar transferências desnecessárias. O setor de triagem, agora com classificação de risco, garante atendimento prioritário para pacientes graves. O centro cirúrgico também foi ampliado, aumentando o número de cirurgias eletivas semanais, evitando a transferência para outros hospitais, o que vai gerar mais conforto e praticidade para a população. No município, o governador também visitou a Escola Almirante Tamandaré, reformada pela prefeitura.

    Fotos: Aluisio Moreira/SEI 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: