meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • FIG: autor de livro vencedor do Prêmio Pernambuco de Literatura lança a obra na Praça da Palavra

    secultO livro de Walther Moreira Santos toma emprestada uma frase de Bernard Shaw, que intitula e serve de epígrafe à obra: “A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos e afia-nos, conforme o metal de que somos feitos”. A frase antecipa um pouco do clima do livro, apresentado pelo escritor ontem (23) durante a palestra que antecedeu o lançamento de “O metal de que somos feitos”, um dos vencedores do segundo Prêmio Pernambuco de Literatura, realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco em parceria com a Editora Cepe. “Isso é incrível porque se sua alma é de lata, você se destrói no caminho, mas se é de um metal forte, você é afiado pela vida”, comenta o escritor enquanto apresenta, capítulo a capítulo, o livro ao público presente.

    A frase de Shaw parece realmente ressoar nos temas de cada um dos 13 contos do livro, que indicam tomar como ponto de partida sempre uma tragédia pré-anunciada, já estabelecida ou irreversível. São personagens feitos de metal frágil, reféns de seus conflitos internos e sentimentos pouco edificantes, guerras sangrentas e desilusões. São vítimas de si mesmos e da pedra de amolar da vida.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, fig, festival de inverno, garanhuns, agreste, premio, literatura, autor, walther moreira santos
    Compartilhe: Link para o post:
  • STARTUP&MAKERS: rede social para monitorar os resíduos sólidos

    sectecQue tal usar sua rede social para colaborar com o meio ambiente e de quebra ganhar uma "graninha" extra. Essa é a proposta do ReciclUP, um aplicativo desenvolvido pela Lady Code uma StartUp de sete garotas que tem entre 16 e 21 anos e são estudantes ou estudaram em escolas públicas do estado. A iniciativa é uma startup de negócios sociais e está entre os 50 projetos do Programa de STARTUP&MAKERS da terceira edição da Campus Party Recife.

    O objetivo do aplicativo é reduzir o descarte incorreto de resíduos, sobretudo o chamado “lixo eletrônico”. O aplicativo é uma rede social móvel de geolocalização que identifica pontos específicos de coleta para determinados materiais. “Ao encontrar um ponto de coleta o APP gera um código que deverá ser apresentado na entrega do material. A empresa faz o pagamento ao usuário e dá baixa no sistema”, explicou Aline Holanda, aluna da Escola Técnica Estadual Cícero Dias. Aline é a mais jovens das garotas que compõem a equipe, com apenas 16 anos.

    Saiba mais

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, espaco ciencia, divulga, cprecife, 2014, campus party, startup&makers, rede social, monitoramento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-PE participa de megaoperação conjunta de fiscalização nos supermercados

    O Procon Pernambuco, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, participa nesta quinta-feira (24), da megaoperação de fiscalização em parceria com o Ministério Público de Pernambuco – MPPE, Vigilância Sanitária do Recife, Delegacia do Consumidor, Instituto de Pesos e Medidas – Ipem e Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – Adagro. Na ação, 12 supermercados do Recife serão vistoriados.

    Cada órgão participante vai verificar se há irregularidades com base na sua área de atuação. O Procon-PE vai observar se os estabelecimentos  colocam a venda produtos fora do prazo de validade ou impróprios para o consumo, as condições das embalagens, as  informações de preço, prazo de validade e data de fabricação (que devem estar visíveis ao consumidor), a presença de insetos e condições de higiene, entre outros pontos.

    Saiba mais

    Assuntos: procon, governo, estado, pernambuco, pe, secretaria, justica, direitos humanos, desenvolvimento social, órgao, divulga, operacao conjunta, fiscalizacao, supermercados
    Compartilhe: Link para o post:
  • Intervenção urbana discute a reconexão com a natureza e os efeitos do acaso

    Uma faixa longa de papel espelhado é colocada, horizontalmente, ao longo dos finos troncos dos eucaliptos do Parque Euclides Dourado. A incidência da luz, do vento, das nuvens que cobrem e descobrem a luz do sol, dão origem a um efeito estético impactante. Mathieu Duvignaud, artista que trouxe uma intervenção urbana ao 24° Festival de Inverno de Garanhuns, explica que, nesta obra de land art, a ideia foi trabalhar com uma quebra da verticalidade, muito marcante no parque, através dessa intervenção horizontal.

    Vivendo desde 2001 no Brasil, Duvignaud é arquiteto e paisagista de formação, com incursões pela fotografia e cinema. “Eu gosto de beber em muitas águas. Pouco a pouco eu juntei o meu trabalho como paisagista e o meu interesse pela “arte do acaso”, que comecei a experimentar primeiramente através da fotografia. Passei a desenvolver a minha própria técnica”, explica. Para o artista, a arte conectada com a paisagem, além do valor de fruição estética, tem sobretudo um valor de re-sensibilização da relação humana com a paisagem. “O homem se desconectou da paisagem. Através do cotidiano é possível encontrar sonho e fonte de imaginação. A riqueza da realidade não precisa criar ficções para ser interessante, a realidade já é muito complexa e extraordinária”, sublinha Duvignaud. Essa preocupação com uma ideia de paisagem cultural e de reconexão do humano com o espaço é a grande questão do artista.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, intervencao urbana, discute, reconexao, natureza
    Compartilhe: Link para o post:
  • FIG: palcos Pop e Forró retomam programação nesta quinta-feira (24)

    Recarregando as baterias para mais um fim de semana, o 24° Festival de Inverno de Garanhuns retoma a programação de todos os seus polos musicais, a partir desta quinta (24). Entre eles, o Palco Pop  e o Palco Forró, no Euclides Dourado, que seguem com shows até o próximo sábado (26). Nestes três dias, serão 13 atrações no Pop e nove no Forró.

    Na primeira noite, a programação do Palco Pop será dedicada ao reggae e dub. A partir das 18h, artistas e bandas que seguem o gênero sobem ao palco.O destaque desta quinta são os maranhenses da lendária Tribo de Jah, que encerram a noite, a partir das 21h30. Formada na Escola de Cegos do Maranhão, a Tribo de Jah é aclamada em todo o país, por ser uma das defensoras do estilo reggae roots, que levou até os mais longínquos palcos do país e do mundo – com passagens pela França, Itália e Jamaica. Também se apresentam nesta quinta Hercinho (18h), King Size (19h10) e NZambi (20h30).

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, fig, festival de inverno, garanhuns, agreste, palco, pop, forro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Quatro mil campuseiros tomam conta do Centro de Convenções

    sectecPelo terceiro ano consecutivo a Campus Party pousa na Veneza brasileira para promover um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Na tarde desta quarta-feira (23) quatro mil jovens, e alguns vovozinhos da tecnologia, montaram acampamento no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco para conhecer parceiros, interagir com novas tecnologias e apresentar projetos e produtos inovadores que poderão fazer parte de nossas vidas em poucos anos.

    Serão 300 horas de programação que incluem palestras, workshops e rodadas de negócios. Ao todo são 27 mil m² reservados para áreas de camping, zona expo (área aberta ao público) e arena Campus Party (dividida em cinco palcos temáticos).

    Saiba mais

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, espaco ciencia, divulga, cprecife, 2014, campus party, campuseiros, evento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Policiais da 7ª CIPM ministram palestra em Santa Maria da Boa Vista

    na última terça-feira (22), policiais instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD e do Projeto Patrulheiro Mirim da 7ª CIPM, atendendo o Cronograma de Atividades de Prevenção Social, realizaram uma palestra com o tema: “Drogas e Violência Escolar”. O encontro aconteceu na escola municipal Arco Íris, localizada no Distrito de Vermelhos, município de Lagoa Grande.
     
    Outro assunto bastante discutido, foi a preservação dos valores familiares e o respeito aos mais velhos. A palestra, foi ministrada para os alunos das turmas: 5º Ano C, 5º Ano D, 5º Ano E, 5º Ano F, 5º Ano B e a turma do “Programa Se Liga”, totalizando cerca de 170.

    Saiba mais

    Assuntos: pmpe, policia militar, sds, secretaria, defesa social, governo, estado, pernambuco, divulga, policiais, ministram, palestra, santa maria da boa vista, sertao, proerd
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ilha do Retiro recebe jogo de Sport X Paysandu

    A Ilha do Retiro recebe, nesta quinta-feira (24), a partida Sport X Paysandu válida pela Copa do Brasil.O jogo acontece às 19h30 e o Consórcio organizou um esquema especial de ônibus para o dia.

    Na ida ao estádio, os torcedores contarão com sete veículos que estarão distribuídos da seguinte forma: quatro no TI Afogados , dois no TI PE-15 e um no TI Rio Doce, a partir das 18h. A partir das 20h, 20 veículos estarão à disposição dos torcedores no Terminal Integrado Joana Bezerra para voltar para casa.

    Saiba mais

    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo, estado, pernambuco, divulga, esquema, especial, linhas, onibus, futebol, jogo, ilha do retiro
    Compartilhe: Link para o post: