meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Comunidades Terapêuticas terão apoio do Governo do Estado

    Na manhã desta quinta-feira (28), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio de sua executiva de Políticas sobre Drogas realizou o 2º Encontro com as Comunidades Terapêuticas. Na ocasião, foram debatidas as principais propostas para que as comunidades terapêuticas funcionem dentro das normas do marco regulatório regido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). A reunião ocorreu no Centro de Formação dos Servidores de Pernambuco (Cefospe) e foi presidida pela secretária executiva Márcia Ribeiro. O secretário da SDSCJ, Isaltino Nascimento, participou do fechamento dos trabalhos.

    No início foi apresentado o resultado consolidado do que foi obtido do primeiro encontro, na semana passada: as dificuldades, as necessidades e de que forma o Governo do Estado pode ajudar essas instituições. Segundo Márcia Ribeiro, esse foi o momento de discutir para que seja construído um programa de apoio. “Sabemos que as dificuldades são inúmeras, por isso o Governo do Estado tomou a iniciativa de trazer esses representantes das comunidades terapêuticas para conversar e, a partir daí, dentro das normas do marco regulatório, podermos iniciar um trabalho que venha beneficiar os assistidos pelas instituições”, frisou a secretária.

    Grupos de trabalho foram formados para traçar as linhas de atuação do Estado junto às instituições. Cada representante das comunidades terapêuticas apresentou o diagnóstico de sua instituição que será avaliado pela equipe da SDSCJ para que seja traçado um plano de atuação. Ao final, uma ata foi confeccionada com as sugestões e resoluções dos pontos discutidos. Isaltino concluiu os trabalhos fortalecendo os compromissos assumidos. “Nosso objetivo é dar passos estruturadores para a prevenção social. Construir trabalhos sólidos é o nosso compromisso”, destacou.

    Comunidades Terapêuticas - São instituições privadas, sem fins lucrativos. Oferecem gratuitamente acolhimento para pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de álcool e outras drogas. São instituições abertas, de adesão exclusivamente voluntária, voltadas a pessoas que desejam e necessitam de um espaço protegido, em ambiente residencial, para auxiliar na recuperação da dependência à droga. O tempo de acolhimento pode durar até 12 meses. Durante esse período, os residentes devem manter seu tratamento na rede de atenção psicossocial e demais serviços de saúde que se façam necessários.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cinema São Luiz segue com três filmes em cartaz

    O Cinema São Luiz, na Rua da Aurora, segue com sua programação própria de filmes, com três longas em cartaz: ‘O Grande Hotel Budapeste’, de Wes Anderson, a animação infantil ‘Os Pinguins de Madagascar’, dos diretores Simon J. Smith e Eric Arnell, e ‘Kingsman’, de Matthew Vaughn. Os ingressos para o São Luiz custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

    Confira os horários 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Itep lança o Edital Itac 2015 para novos empreendedores no Agreste

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) lançou o Edital Itac 2015, visando ao ingresso de novos empreendimentos na Incubadora Tecnológica do Agreste Central (Itac), localizada no Centro Tecnológico do Agreste – Rua Dalton Santos, 319, São Francisco, Caruaru. O edital disponibiliza cinco vagas, sendo duas para incubação não residente, duas para pré-incubação e uma vaga para incubação residente. Os projetos deverão ser apresentados conforme modelo eletrônico encontrado no site do Itep (http://www.itep.br/incubatepsis/), a partir de amanhã (29) até o dia 15 de junho. O edital está disponível em: http://www.itep.br/images/Incubatep/itac_2015/edital%20itac%202015.pdf.

    O agendamento para apresentação dos projetos pré-selecionados será feito pela equipe da Itac, no dia 16 de junho, por meio de e-mail. A apresentação oral, no dia 17 de junho, será de 15 minutos por projeto. A divulgação do resultado será no dia 19 de junho.

    A divulgação do edital em Caruaru está sendo feita pela equipe da Itac nas instituições de ensino superior, orientando professores e alunos, e por meio de atendimento pessoal, no Centro Tecnológico do Agreste.

    São áreas de atuação e maior interesse ao programa de incubação ofertado pelo Itep: Tecnologias Ambientais; Agronegócios; Tecnologias na área de Saúde (bioengenharia, engenharia médica); Engenharia de Alimentos/resíduos agrotóxicos; Energias alternativas; Eletroeletrônica; Mecatrônica; Metalmecânica; Vestuário, Moda; Design, prototipagem, modelagem; Engenharia Civil; Tecnologias da Informação e Comunicação relacionadas com as áreas de interesse deste edital; e Produtos/processos nas áreas de interesse dos novos empreendimentos em instalação em PE.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Gestores de água do Estado visitam Barragem Pirapama

    A Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD), em parceira com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), convidou os gestores estaduais de água para participar do projeto “Por dentro da Compesa”, na última quarta-feira (20.05). Na ocasião, representantes de 13 órgãos e entidades tiveram a oportunidade de visitar o maior sistema de abastecimento de água de Pernambuco: o sistema Pirapama, composto pela Barragem Pirapama, Estação de Tratamento de Água (ETA) e Anéis de Distribuição de Água, localizados no Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana de Recife.

    Durante a visita, técnicos da Compesa acompanharam os gestores e apresentaram as cinco principais etapas da ETA, desde a chegada da água bruta, proveniente da barragem Pirapama, até a cloração – também conhecida como polimento. Em seguida, o grupo conheceu a sala de monitoramento das operações da barragem e o laboratório, onde acompanhou a rotina das atividades realizadas pelos técnicos da Compesa, no controle do processo de tratamento e nos testes que garantem a qualidade da água.

    “Conhecer a dimensão do esforço desprendido no tratamento da água e os recursos empregados trouxe, para todos os presentes, uma maior reflexão a respeito da necessidade de racionalização deste insumo”, pontuou a gestora de Energia, Água e Saneamento da SAD, Michelle Ferro.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Chegou a vez do trade turístico do Agreste receber os representantes do Estado

    A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), está percorrendo o Estado, do Sertão ao Litoral, para conhecer as demandas do setor, os atrativos turísticos e analisar as dificuldades enfrentadas por cada município no desenvolvimento do Turismo. A segunda etapa do “Seminário Destino PE” acontece nesta segunda-feira (1°/6), em Gravatá, segue para Pesqueira (2/6) e finaliza em Garanhuns (3/6).

    O seminário é voltado para secretários municipais de turismo e cultura, associações ligadas ao turismo, ao artesanato e à cultura popular, e empresas do setor (meios de hospedagem, agências, bares e restaurantes, locadoras de carro, organizadores de eventos e guias de turismo). A primeira etapa aconteceu no Sertão de Pernambuco, entre os dias 19 e 21 de maio, e reuniu mais de 400 representantes de turismo das cidades de Petrolina, Ouricuri e Floresta (cidades-sede) e das cidades do entorno. Desta vez, estão sendo convidados representantes de mais de 70 municípios do Agreste pernambucano.

    Participam da ação, o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, o presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes, além de técnicos da Seturel e Empetur.  “A nossa ideia é mapear o setor para obter um diagnóstico preciso de como está o Turismo em Pernambuco”, comenta o secretário Felipe Carreras.

    No encontro, os representantes dos municípios irão passar informações sobre temas específicos, como estrutura dos equipamentos turísticos; organização da cadeia produtiva do turismo; recursos e atrativos turísticos; sensibilização e capacitação dos recursos humanos; gestão pública do turismo; e ações de esportes. No fim do encontro, os dados obtidos em cada seminário serão coletados e sistematizados por uma consultoria contratada para efetuar a análise. A ação “Seminário Destino PE” seguirá para Fernando de Noronha no dia 15 de junho. Até 03 de julho, irá percorrer mais seis municípios.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco participa da primeira edição da Mostra Viajar em São Paulo

    A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), participa entre os dias 29 e 31 de maio da  primeira edição da Mostra Viajar, em São Paulo. A Mostra Viajar tem como objetivo promover os destinos de forma leve, trazendo o consumidor final para vivenciar um pouco dos atrativos existentes.

    Pernambuco participará com um estande com 60 m² com três espaços dos destinos indutores (Fernando de Noronha, Porto de Galinhas e Recife). Primeiro espaço será o de Noronha, onde o público presente poderá assistir a um vídeo dos atrativos locais, o outro espaço fica com Porto de Galinhas que levará uma réplica das famosas jangadas e, por fim, o espaço Recife contará com um jogo sobre o frevo projetado em uma tela, onde o público disputará quem sabe dançar melhor com ambientação similar ao Paço do Frevo, e também haverá atendimento e distribuição de material promocional dos destinos e atrativos. 

    “Nossa participação será bastante intensa. Queremos que as pessoas se sintam em Pernambuco. Contaremos com uma passista de frevo que animará o público e distribuiremos o famoso bolo de rolo. Ações em São Paulo são sempre de impotância para nós, visto que o Estado é o nosso maior emissor de turista”, comenta Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

    A ação de Pernambuco na Mostra Viajar, conta com a parceria da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife e do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (PGCVB). 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador defende ampliação do debate sobre as potencialidades do Nordeste



    O governador Paulo Câmara defendeu, nesta quinta-feira (28), a ampliação do debate sobre as potencialidades do Nordeste, além da criação de uma agenda positiva para a região. De acordo com o chefe do Executivo estadual, o atual cenário é desafiador e exige muito mais preparação por parte dos Estados e da União. O assunto foi tema de uma reunião do governador e de secretários estaduais com o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, no Palácio do Campo das Princesas.

    "Já me prontifiquei junto ao ministro e aos colegas governadores para identificarmos estratégias que façam a região avançar em alguns pontos. Pensar o Nordeste do futuro diante dessa realidade que estamos vivendo. Uma agenda em favor do desenvolvimento de longo prazo, que exige muitas mudanças importantes de atitude, principalmente no cenário desafiador onde se exige mais preparação dos Estados", argumentou Paulo Câmara.

    O chefe do Executivo pernambucano também aproveitou a ocasião para destacar que o Estado está se preparando para o futuro com importantes ações de médio e longo prazos. "Pernambuco tem um plano para 2035, que visa preparar o Estado para os próximos 20 anos. Temos que planejar uma qualidade de vida para os pernambucanos, com uma educação e uma saúde melhores, mais empreendedorismo. E também garantir a proteção do meio ambiente para as futuras gerações", explicou Câmara.

    Já Mangabeira Unger reforçou a necessidade da construção de uma estratégia própria de desenvolvimento para a região. "O começo de uma grande solução para o Nordeste será organizar, dentro da região, uma estratégia de desenvolvimento econômico e social. Inclusive, estabelecer instituições controladas pelos governos da região. Hoje, as organizações que tratam do desenvolvimento do Nordeste são todas federais. O Nordeste precisa ter as suas instituições próprias para orquestrar a sua estratégia de desenvolvimento e combinar com a ação política que levante as travas que hoje pesam sobre o Nordeste", pontuou o ministro.

    Também participaram da reunião o vice-governador Raul Henry; os secretários Antônio Figueira (Casa Civil), Fred Amâncio (Educação), Nilton Mota (Agricultura e Reforma Agrária), Sérgio Xavier (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Márcio Stefanni (Fazenda), Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico), Milton Coelho (Administração), Rodrigo Amaro (Controladoria), Evandro Avelar (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação), César Caúla (Procuradoria do Estado), José Neto (Assessoria Especial) e Ruy Bezerra (Chefia de Gabinete); além dos deputados estaduais Waldemar Borges, Tony Gel e Lucas Ramos.

    Fotos: Wagner Ramos/SEI

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • “Permanência” estreia em circuito comercial

    Após circular por diversos festivais nacionais e internacionais, desde outubro do ano passado, o longa-metragem Permanência, de Leonardo Lacca, chega às salas do circuito comercial de cinema de todo o país nesta quinta (28). O filme foi produzido pela Trincheira Filmes, em parceria com a Cinemascópio Produções, e tem incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura. No longa, o premiado ator Irandhir Santos atua ao lado dos paulistanos Rita Carelli e de Sílvio Restiffe.

    Permanência conta a história de Ivo (Irandhir Santos), um fotógrafo do Recife que vai fazer sua primeira exposição individual em São Paulo. Na capital paulista, ele se hospeda na casa da sua ex-companheira Rita (Rita Carelli), hoje casada com outra pessoa e com a vida estabilizada. Esse reencontro dos dois despertam desejos antigos e reavivam memórias do passado.

    O longa foi exibido em diversas mostras e festivais dentro e fora do país. Passou pelo Festival do Rio, da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Panorama Coisa de Cinema e na Janela Internacional de Cinema de Recife. Também esteve no Festival international du film Entrevues Belfort, na França, conquistando os prêmios de Melhor Diretor (Leonardo Lacca) e Ator (Irandhir Santos). Outras importantes mostras em Cuba, Portugal, Uruguai também estão no currículo do filme. Permanência foi, ainda, o vencedor do 19º Cine PE Festival do Audiovisual e conquistou os prêmios de Melhor Filme, Atriz (Rita Carelli), Atriz Coadjuvante (Laila Pas), Ator Coadjuvante (Genesio de Barros) e Diretor de Arte (Juliano Dornelles).

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado autoriza concurso para 3 mil professores

    O governador do Estado, Paulo Câmara, autorizou, nesta quarta-feira (27), por meio da Câmara de Política de Pessoal (CPP), a realização de concurso público para contratação de três mil professores para atender a Rede Pública Estadual de Ensino, em todas as regiões do Estado. O certame será realizado ainda neste ano. Serão contratados professores, principalmente, das áreas de Química, Física, Matemática, Biologia, Educação Especial e Educação Profissional. Os trâmites para a realização do concurso serão de responsabilidade das secretarias de Educação e Administração.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Boa Visão beneficia mais de dois mil estudantes

    Mais de dois mil estudantes do ensino médio e fundamental de 17 escolas estaduais dos municípios de Arcoverde e Pedra, localizados no Sertão do Moxotó, serão beneficiados com atendimento oftalmológico, tratamento e, caso necessário, a entrega gratuita de óculos. A ação é uma iniciativa do Projeto Boa Visão, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV) e a fundação norte-americana OneSight, do Grupo Luxottica. A cerimônia de abertura do evento será realizada nesta segunda-feira (1º/06), na Escola de Referência em Ensino Médio de Arcoverde, localizada na Cohab 01, e contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Iran Costa.
     
    Os atendimentos, realizados de 1º a 05 de junho, no Esporte Clube de Arcoverde, serão feitos por equipes multiprofissionais, formadas por médicos oftalmologistas, oftalmologistas pediátricos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos em exames, recepcionistas e tradutores. Além disso, 50 voluntários intercambistas estrangeiros de várias nacionalidades participarão da atividade, responsáveis pela fabricação dos óculos.
     
    Em sua primeira passagem por Arcoverde, o Projeto Boa Visão vai realizar uma média de 400 atendimentos por dia. Os estudantes são alunos do ensino médio e fundamental (acima de 12 anos) das 14 escolas da rede estadual do município e mais três (03) da cidade de Pedra. Os exames serão realizados pela Fundação Altino Ventura, em parceria com a fundação norte-americana OneSight,  que fará a doação dos óculos a quem necessitar.
     
    Boa Visão – Lançado em dezembro de 2011, o Projeto Boa Visão é um programa do Governo de Pernambuco que busca melhorar o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar e de profissionais da educação, além do rendimento em sala de aula, evitando, assim, a evasão escolar.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: