meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Música inspira detentos a trilhar um novo caminho no Complexo do Curado

    | Direitos Humanos

    No Presídio Juiz Antonio Luiz Lins de Barros (Pjallb), no Complexo do Curado, a música é uma das aliadas no processo de recuperação dos detentos. Para isso, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), montou na unidade prisional um estúdio de música, onde 63 reeducandos aprendem a tocar instrumentos musicais.

    Em um ambiente exclusivo para as aulas de música, os detentos contam com instrumentos como bateria, violão, contrabaixo, teclado e microfones. Para motivar o engajamento dos participantes, a direção do presídio permite que dois reeducandos ministrem as aulas que ocorrem durante os turnos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira. O envolvimento no grupo é voluntário, mas para ser inserido no projeto o apenado deve ter bom comportamento, seguindo as regras da unidade prisional.

    O reeducando Gilberto Guaraná, 37, dá aulas de violão aos colegas e não esconde a paixão que tem pela música. “A música é uma arte que liberta a alma e faz com que a gente se ressocialize, enxergue o mundo de uma forma diferente” conta o reeducando.

    Em parceria com Gilberto, o detento Solon Henrique, 42, conta que o estúdio é seu lugar preferido no presídio. “É um lugar que a gente fala de cultura e que nos faz interagir de forma pacífica, falando a linguagem da música, ocupando a mente, abrindo os horizontes e nos dando perspectivas de vida”, frisa o músico que cumpre pena no Pjallb há nove anos.

    Para o supervisor de Laborterapia e Apoio Pedagógico, Euclides Ferreira, que monitora as aulas e ensaios musicais “o projeto vai além dos muros do presídio porque oferece novas perspectivas de vida aos reeducandos” destaca. “Vemos futuro nos detentos, um acréscimo cultural, espiritual e profissional”, finaliza Ferreira que também é agente penitenciário.

    Cidades: Recife
    Assuntos: seres, governo de pernambuco, pjallb, complexo do curado, reeducandos, musica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caruaru: vagas para curso técnico gratuito em vestuário e mecânica

    | Emprego

    O município de Caruaru, no agreste pernambucano, está com dois cursos gratuitos do Programa Novos Talentos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq). Há 25 vagas para a turma de Técnico em Vestuário e 25 para Técnico em Mecânica. As inscrições são limitadas e estão abertas até o preenchimento das vagas ou dia 26 de janeiro, o que acontecer primeiro, no site www.sempetq.pe.gov.br. Para se inscrever, os alunos devem ter o Ensino Médio concluído e comprovar a escolaridade com a ficha 19 no ato da matrícula nos dias 29 e 30 de janeiro. 

    As matrículas e as aulas serão realizadas no Senai, localizado na Rua João Gomes de Pontes, 166, Kennedy, Caruaru. Os dois cursos acontecem de segunda a sexta-feira, no período noturno. A previsão de início das turmas é para o dia 19 de fevereiro. 

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sempetq, governo de pernambuco, programa novos talentos, senai
    Compartilhe: Link para o post:
  • CSTM aprova resolução que cria grupo para a elaboração de Conferência e prorroga mandato dos Conselheiros

    | Transporte

    O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) aprovou, na tarde desta sexta-feira (19), a resolução nº 015/2017, que cria um grupo de trabalho para a elaboração e execução da 3ª Conferência Metropolitana de Transportes, e prorroga os mandatos dos Conselheiros representantes dos usuários, estudantes e gratuidade.

    A reunião foi convocada pelo secretário das Cidades, Francisco Papaléo, que ocupa o cargo de presidente do Conselho, e ocorreu no auditório do edifício-sede da Secid, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

    Com a prorrogação do mandato, os representantes da sociedade civil que têm assento no CSTM devem permanecer em seus cargos até a realização da nova Conferência Metropolitana de Transportes. Durante a reunião, o representante dos estudantes, Márcio Morais, propôs a inclusão de todos os Conselheiros no grupo de trabalho que irá elaborar e executar a Conferência. A proposta foi aprovada com apenas um voto contra.

    As plenárias serão realizadas nos 15 municípios da RMR até a Conferência final, onde serão escolhidos os novos Conselheiros para representar os usuários, estudantes e gratuidade nas reuniões do CSTM.

    Francisco Papaléo destacou que o objetivo da Conferência será discutir ideias que garantam um melhor serviço de transporte nos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Ele explica que foi posta em prática, por exemplo, a partir da 2ª Conferência Metropolitana de Transportes, que ocorreu em 2015, a ideia do Governo do Estado de dobrar a representatividade dos usuários comuns. “Assim, os representantes dos usuários passaram de dois para quatro; gratuidade, de um para dois; e estudantes, também de um para dois”, afirmou Papaléo.

    O secretário acrescentou que “na nova Conferência serão eleitos os representantes e suplentes para uma nova composição do Conselho nas categorias usuários, estudante e gratuidade (pessoas idosas e pessoas com deficiência)”.

    O presidente do CSTM considerou que a reunião desta sexta-feira foi bastante produtiva e que foi possível escutar democraticamente todos os Conselheiros que compõem o colegiado.

    Cidades: Recife
    Assuntos: secid, cstm, conferencia metropolitana de transportes, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Arena de Pernambuco homenageia Luiz Cavalcante antes do Clássico dos Clássicos

    | Esportes

    Comentarista da Palavra Abalizada será eternizado na Tribuna de Imprensa do estádio que sediou jogos da Copa do Mundo de 2014

    Na próxima quarta-feira a Arena de Pernambuco receberá mais um Clássico dos Clássicos, duelo entre Náutico e Sport, e o encontro entre os rivais será precedido de uma uma homenagem ao comentarista Luiz Cavalcante, uma das vozes mais marcantes do rádio pernambucano. O radialista que marcou gerações terá um espaço especial na Arena de Pernambuco a partir da próxima quarta-feira.

    Conhecido como “o comentarista da palavra abalizada”, Luiz Cavalcante iniciou a carreira em 1952, na Rádio Cultura de Ilhéus, na Bahia. Apesar de ser baiano, Luis fez  sua carreira em Pernambuco e em 1955, chegou ao estado Pernambuco e começou a trabalhar como narrador esportivo na Rádio Olinda. Tornou-se comentarista na década de 1960 e suas análises detalhadas se eternizaram na mente dos torcedores pernambucanos.

    Luis Cavalcante também foi presidente da Associação de Cronistas Desportivos de Pernambuco por três mandatos e faleceu em novembro de 2017. Por ser uma figura tão marcante e querida do futebol de Pernambuco, nada mais justo do que uma homenagem à sua altura e a partir da próxima quarta-feira a Tribuna de Imprensa será chamada Tribuna de Imprensa Luiz Cavalcante.

    A cerimônia será realizada às 20h30 e terá a presença do secretário de Turismo, Esportes e Lazer Felipe Carreras, do neto de Luiz Cavalcante, Luiz Cavalcante Neto, que segue os passos do avô, e de Aderval Barros, grande companheiro da época de rádio e que escreveu o texto que será fixado ao lado da sua imagem na Arena de Pernambuco.

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: seturel, arena de pernambuco, homenagem, classico dos classicos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Primeiro atendimento no Ceatox aumenta 6% em 2017

    | Saúde

    Principais casos continuam envolvendo acidente com escorpião, ingestão de medicamento e chumbinho

    Durante todo o ano de 2017, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) realizou 4.857 primeiros atendimentos pelo seu 0800.722.6001 para auxiliar em casos de intoxicações exógenas ou acidentes com animais peçonhentos. O quantitativo é 6% maior que 2016, com 4.578. Em 2017, juntando o trabalho de acompanhamento dos casos, o número de atendimentos sobe para 12.960 – contra 10.717 em 2016 (ampliação de 20%).

    “Os principais casos continuam sendo relacionados aos acidentes com animais peçonhentos, principalmente escorpião; medicamentos e agrotóxico agrícola, conhecido popularmente como chumbinho. Precisamos continuar orientando a população para evitar essas ocorrências. Mas existindo o caso, os pernambucanos precisam saber que o 0800.722.6001 do Ceatox funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana e que a ligação é gratuita. Estamos aptos a auxiliar os profissionais de saúde na realização do atendimento especializado, além de orientar a população em geral”, diz a pediatra e coordenadora do Ceatox, Lucineide Porto.

    ANIMAIS PEÇONHENTOS – Dos 1.975 primeiros atendimentos relacionados com animais peçonhentos, 1.329 foram de picadas de escorpião.  “A população precisa saber que, em casos de acidente, é imprescindível lavar o local da picada apenas com água e sabão e seguir para a unidade de saúde mais próxima, para que seja feito o tratamento para dor local. Se a vítima for uma criança de até 12 anos, que tem risco de morte, pode haver indicação do uso do soro contra o veneno. Vale ressaltar que menores picados por escorpiões obrigatoriamente não necessitam tomar o soro específico, sendo indispensável uma criteriosa análise da equipe médica para avaliar a necessidade do soro”, reforça Lucineide.

    No Estado, o soro está disponível no Hospital da Restauração (Recife), Hospital Jaboatão-Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) e Hospital João Murilo (Vitória de Santo Antão). No interior, nos hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, além do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Importante lembrar que se a população observar presença de escorpiões nas residências, é necessário entrar com contato com a vigilância ambiental municipal e solicitar uma visita ao imóvel.

    MEDICAMENTOS – A segunda principal demanda no 0800 do Ceatox está relacionada ao uso de medicamentos. Em 2017, foram 1.213 casos, sendo 302 envolvendo crianças entre 1 e 4 anos. Em 2016 foram 1.036 (269 em crianças de 1 a 4 anos). “Os pais ou responsáveis precisam ficar atentos ao armazenamento dos fármacos, que muitas vezes são coloridos e podem ser confundidos por alguma guloseima. É importante que os medicamentos fiquem guardados em locais altos ou em recipientes trancados”, diz a coordenadora do Ceatox.

    Quando os adultos forem tomar um remédio ou dar a seus filhos, é preciso checar a dosagem correta e se o produto está dentro da validade. Em caso de dúvida, é imprescindível retornar ao profissional médico ou procurar um farmacêutico, evitando, assim, algum tipo de intoxicação.

    RATICIDA – O produto popularmente conhecido como chumbinho é utilizado erroneamente como um raticida. Trata-se, na verdade, de um agrotóxico agrícola vendido criminosamente e clandestinamente como eficiente para matar ratos, o que não é verdade. “O chumbinho não é eficaz contra as colônias de rato. Esse produto ainda é perigoso para os seres humanos, pois sua ingestão pode causar o óbito em poucas horas”, avisa.

    Em 2017, o Ceatox atendeu 375 casos envolvendo o agrotóxico agrícola – em 2016 foram 361. “O chumbinho causa problemas no sistema nervoso, respiratório, cardiovascular, digestivo. Depois da ingestão, a pessoa, pode apresentar diminuição dos batimentos cardíacos, dor abdominal, distúrbios neurológicos, e dificuldade de respirar”, explica Lucineide Porto. Ela ainda conta que o produto pode contaminar uma pessoa no simples contato com a pele ou respiração. Em caso de ingestão, dependendo da quantidade, pode levar à morte.

    Assuntos: ses, ceatox, atendimentos, balanço
    Compartilhe: Link para o post:
  • PGE-PE altera datas das provas do concurso para procurador do Estado

    | Administração

    A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) alterou a data de aplicação das provas do concurso para preenchimento de dez vagas de procurador do Estado e formação de cadastro de reserva. As provas objetiva e discursiva serão aplicadas nos dias 24 e 25 de março, respectivamente. Portaria conjunta da PGE e Secretaria de Administração (SAD)  determinando a publicação do edital e a alteração das datas das provas foi publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco neste sábado (20) e está disponível no site da PGE-PE.

    A instituição decidiu adiar em uma semana as provas para evitar que o exame, inicialmente marcado para 17 e 18 de março, coincidisse com a segunda fase do concurso para o cargo de defensor público do Estado de Pernambuco, o que impediria muitos candidatos de participar dos dois certames.

    O concurso para procurador do Estado é realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As inscrições, no valor de R$ 210,00, serão realizadas de 23 de janeiro a 2 de fevereiro no site www.cespe.unb.br. Das dez vagas oferecidas, uma é reservada a pessoa com deficiência. 

    O certame terá três fases, todas realizadas no Recife. A primeira é uma prova objetiva de cem questões, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda etapa é uma prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, que consistirá na elaboração de um parecer de até 60 linhas e de uma peça processual de até 90 linhas sobre o tema apresentado. As provas objetiva e subjetiva terão duração de cinco horas, cada. 

    O conteúdo inclui conhecimentos sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Processual Civil, Direito Civil e Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Penal, Direito Financeiro, Direito Previdenciário, e Direito Ambiental. 

    A terceira fase da seleção é a avaliação de títulos, de caráter classificatório. Entre os títulos a contar pontuação estão: pós-graduação em nível de doutorado, mestrado ou especialização; título de professor em Direito havido em concurso público; livro, de autoria individual, no âmbito da ciência jurídica; trabalhos publicados em periódicos especializados; arrazoados forenses; e exercício, por mais de um ano, de cargo, emprego ou função de natureza jurídica em entidades públicas, inclusive cargos em comissão e empregos temporários. 

    O resultado final está previsto para ser divulgado em 29 de junho. O prazo de validade do concurso é de dois anos a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. 

    O certame é executado pelo Cebraspe, sob a supervisão de Comissão Coordenadora formada por procuradores do Estado e com participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

    PROCURADORIA – Criada pela Lei Complementar nº 02, de 20 de agosto de 1990, a PGE-PE é o órgão responsável pela representação judicial do Estado de Pernambuco e de suas autarquias, pela consultoria jurídica ao Poder Executivo e pela promoção da cobrança da dívida ativa. Este é o sexto concurso para procurador realizado na instituição.

    A PGE-PE conta atualmente com 169 procuradores na ativa distribuídos nas quatro Procuradorias especializadas no Recife (Consultiva, do Contencioso, da Fazenda Estadual e de Apoio Jurídico-Legislativo ao Governador), nas Regionais de Caruaru, Petrolina, Arcoverde e Brasília e nas Sub-Regionais de Garanhuns e Salgueiro.

    Assuntos: pge-pe, sad, concurso, procurador do estado, mudança de data
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mais de 900 famílias de Itamaracá e Olinda ganham novas moradias

    | Social

    Ao todo, 4.100 pernambucanos foram beneficiados com a entrega comandada, neste sábado, pelo governador Paulo Câmara e pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy

    O governador Paulo Câmara dedicou  a manhã e a tarde deste sábado (20.01) à entrega de novas moradias à mais de 900 famílias, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ao lado do ministro Alexandre Baldy (Cidades), o chefe do Executivo estadual inaugurou os Conjuntos Habitacionais Ciranda da Ilha, em Itamaracá, e Vila Brasília, em Olinda. A ação beneficia cerca de 4.100 pessoas, que se encontram na chamada Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), do Governo Federal. 

    "É importante, sem dúvida nenhuma, estarmos em Itamaracá e Olinda inaugurando esse conjunto de casas.  O Brasil passa por um momento de dificuldade, e é muito importante que todos nós darmos prioridade ao que é fundamental E eu não vejo, em um momento como esse, motivos para não darmos prioridade máximo a obras que cheguem até à população mais carente", frisou o governador Paulo Câmara. 

    O Conjunto Habitacional Ciranda da Ilha contou com um aporte de superior a R$ 31 milhões e é fruto de uma parceria entre os Governos Federal, através do Ministério das Cidades, e o Estadual, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). Já o conjunto localizado em Olinda, é uma obra com um aporte total de R$ 25 milhões - recursos advindos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). 
     
    O ministro  Alexandre Baldy destacou a importância do trabalho em conjunto entre diferentes gestões para o benefício da população. "Vamos tornar realidade essas parcerias e fazer delas uma aliança de sucesso que, com certeza, promoverá desenvolvimento e a realização do sonho de muitos brasileiros", afirmou. 

    O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, agradeceu o esforço do Governo de Pernambuco para a concretização de obras e ações que beneficiam a população do Estado. "Quero agradecer ao governador Paulo Câmara  pela sua participação, aportando recursos aqui nesse empreendimento (em Itamaracá) para que o acesso ao residencial fosse pavimentado. Essa é a grande parceria: Governo Federal, Estadual e Municipal. Esse é o nosso principal objetivo. Proporcionar, através do Ministério das Cidades e das nossas parcerias, a oportunidade de nós entregarmos essas moradias não só ao povo de Itamaracá, mas do Brasil", pontuou. 

    O habitacional entregue em Itamaracá é formado por 32 blocos residenciais. Desses, vinte e nove com dezesseis unidades habitacionais e outros três com doze unidades cada. Todos os prédios possuem, além do térreo, outros três pavimentos, numa área total de quatro hectares. Com 49,80m² de área privativa, os apartamentos são compostos por dois quartos sociais, um banheiro social, uma sala de estar/jantar, uma cozinha e uma área de serviços. As unidades possuem piso cerâmico em todos os cômodos, além de contar com água e energia individualizadas. A parte externa do conjunto dispõe de bicicletário, quadra poliesportiva, dois playgrounds, um centro comunitário, estacionamento, parque infantil, bicicletário, WC's feminino e masculino, cozinha, depósito, zeladoria com WC e oficina, uma guarita e estação de tratamento de esgotos, além de possuir adaptação para portadores de deficiência. 

    Já o conjunto Vila Brasília, situado no bairro de Ouro Preto, em Olinda, e integrado à malha urbana, é formado por cinquenta blocos com quatro pavimentos (térreo + 03 pavimentos). São duas unidades habitacionais por pavimento, oito por bloco, além de doze unidades adaptadas para pessoas com necessidades especiais. No total, o conjunto possui 30 mil m² e é equipado com área para circulação de veículos e passeios para pedestres, além de quadra esportiva, playground e academia. O residencial conta ainda com sistema de abastecimento de água com reservatório elevado, esgotamento sanitário, pavimentação, drenagem e iluminação pública do sistema viário. A localização é próxima de escolas e creche, além de postos de saúde. Com área útil e privativa de 40,04m², os apartamentos são compostas por sala, dois quartos, cozinha, área de serviço e um banheiro social. Todas as unidades possuem piso cerâmico em todos os ambientes.  
    Cidades: Itamaracá , Olinda
    Assuntos: sei, paulo camara, governo de pernambuco, ministerio das cidades, cehab, moradia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Em Bonito, Paulo Câmara vistoria obras de segurança e turismo

    | Segurança, Turismo

    O município contará, em breve, com novas unidades  para abrigar a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além de um teleférico

    Para reforçar a segurança e melhor atender a população deste município, localizado no Agreste Central do Estado, o Governo de Pernambuco está investindo R$ 1,6 milhão na requalificação das unidades do Pelotão da Polícia Militar (PMPE) e do Corpo de Bombeiros (CBMPE). Nesta sexta-feira (19.01), o governador Paulo Câmara vistoriou as obras, que beneficiarão cerca de 190 mil pessoas quando entregues - ainda no primeiro trimestre de 2018. Na ocasião, Paulo entregou à Prefeitura de Bonito uma ambulância, melhorando o acesso à saúde, e um caminhão com caçamba. Em seguida, no âmbito do turismo, o gestor estadual vistoriou as obras do Teleférico Governador Eduardo Campos.

    “Vim visitar algumas obras que estamos fazendo em conjunto com a prefeitura. Em breve, Bonito terá uma nova unidade do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Queremos diminuir a violência em Pernambuco e, para isso, estamos atuando de maneira decisiva para melhorar a segurança. Ao mesmo tempo, estamos buscando trazer atrações que possam melhorar o turismo, que é uma vocação de Bonito. É com essas e outras obras que o município vai se desenvolver e gerar emprego e renda. E é desse jeito que a gente governa: fazendo parcerias em favor da qualidade de vida da população”, afirmou o governador Paulo Câmara.

    A obra da seção do CBMPE, que já está 50% concluída, está sendo realizada em um espaço de 900 metros quadrados (m²) cedido pela Prefeitura de Bonito, na entrada da cidade. A nova sede compreenderá uma garagem para três viaturas: uma de incêndio, uma de vistoria e outra de atendimento pré-hospitalar. Além de Bonito, também serão atendidos os municípios de Barra de Guabiraba, São Joaquim do Monte, Agrestina, Camocim de São Félix, Sairé, Cortês, Cupira, Belém de Maria e Lagoa dos Gatos. Já o pelotão da PMPE, com área total de 1.800 m², contará com 30 policiais a mais após a conclusão das obras, chegando ao total de 64 PMs. A unidade atenderá a uma população de 50 mil pessoas, de Bonito e de municípios circunvizinhos.

    O secretário de Defesa Social (SDS), Antônio de Pádua, registrou que as futuras instalações são mais um compromisso do governador Paulo Câmara com a segurança de Pernambuco. Ele explicou que o novo Pelotão da PM irá contemplar a área integrada de segurança do município e que, a partir de fevereiro, Bonito também contará com um reforço da Polícia Civil. “Além de seis agentes da Polícia Civil, a cidade também terá um escrivão e um delegado para reforçar a segurança e oferecer mais tranquilidade para a população”, destacou.

    Durante vistoria das obras do Teleférico Governador Eduardo Campos, o secretário de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), Felipe Carreras, explicou que o equipamento irá incrementar o turismo do município. “Bonito tem uma vocação turística muito grande, e estamos trabalhando justamente para ajudar  a desenvolvê-la cada vez mais. E esse teleférico terá uma importância muito grande nesse sentido”, destacou Carreras. O equipamento recebeu um investimento de mais de R$ 5 milhões e irá colaborar para movimentar a economia regional através de recursos oriundos da visitação, locação dos espaços, promovendo oportunidades de emprego e aumento da renda para a população do local, possibilitando ao turista momentos de descontração e enriquecimento histórico e cultural.  

    O prefeito de Bonito, Gustavo Adolfo Neves, fez questão de registrar a gratidão pelas obras de segurança e turismo que serão entregues ao município. “Não conseguimos dimensionar as obras que o governador Paulo Câmara vem realizando aqui. Bonito, assim como Pernambuco, é um canteiro de obras e nós só temos a agradecer o empenho e a dedicação com o município”, afirmou

    Também acompanharam a visita os deputados Gonzaga Patriota (federal), Clodoaldo Magalhães (estadual); o prefeito de Xexéu, Eudo Magalhães; e o secretário João Suassuna (executivo de Criança e Juventude).
    Cidades: Bonito
    Assuntos: sei, governo de pernambuco, paulo camara, sds, seturel, pmpe, cbmpe, teleferico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Linha Opcional da UR-11 fará novo atendimento

    | Transporte

    A linha 224-UR-11 (Opcional) fará um novo itinerário a partir deste sábado (20). Em algumas viagens, a pedido da comunidade, o bairro do Ipsep ganhará um atendimento da linha. A mudança é válida nos dias úteis e sábados. Serão sete viagens nos dias úteis e mais quatro nos sábados. Confira os horários, partindo do terminal, na UR-11:

    Dias úteis:

    05h55/ 07h40/ 09h35/ 11h35/ 13h35/ 15h35/ 17h25.

    Aos sábados:

    06h40/ 08h45/ 10h50/ 13h.

    Confira o itinerário da linha, atendendo o bairro do Ipsep:

    Terminal/Ponto de Retorno:

    R. 40 (Praça da UR-11), R. 40, R. Frei Gaspar da Madre de Deus, R. João Batista Ribeiro, R. Gregório de Matos Guerra, R. Astrogildo Pereira, R. Ferreira de Araújo, R. 40, Av. Expedicionário Francisco Vitoriano, R. Dr. Otávio de Vasconcelos, R. Vale do Itajaí, R. Dr. Benígno Jordão de Vasconcelos, Av. Doze de Junho, Av. Rio Largo, Av. Engenho Serra Verde, Av. Rio São Francisco, Av. Pernambuco, Ladeira da COHAB, Av. Dois Rios, Av. Dom Helder Câmara, Rua Pintor Antônio de Albuquerque, Rua Prof. José Vicente, Rua Aristides Lobo, Rua Anísio Galvão, Rua Jean Emile Favre, Rua Jamaica, Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, Ponte Motocolombó, Av. Sul, Cais de Santa Rita.

    Ponto de Retorno/Terminal:

    Terminal de Passageiros Santa Rita, Av. Martins de Barros, R. Primeiro de Março, Praça da Independência (Pracinha do Diário), Av. Dantas Barreto (Pista Leste), Av. Dantas Barreto (Pista Oeste), Av. Sul, R. da Paz, Praça da Paz, R. Motocolombó, Ponte Motocolombó, Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, Rua Jean Emile Favre, Av. Recife, Rua Pintor Antônio de Albuquerque, Rua Hélio Brandão, Rua São Nicolau, Av. Dom Hélder Câmara, Av. Dois Rios, Ladeira da COHAB, Av. Pernambuco, Av. Rio São Francisco, Av. Engenho Muribara, Av. Engenho Muribeca, Av. Engenho Serra Verde, Av. Rio Largo, Av. Doze de Junho, R. Dr. Benígno Jordão de Vasconcelos, R. Vale do Itajaí, R. Dr. Otávio de Vasconcelos, Av. Expedicionário Francisco Vitoriano, R. 40, R. Ferreira de Araújo,  R. Astrogildo Pereira, R. Gregório de Matos Guerra, R. João Batista Ribeiro, R. Frei Gaspar da Madre de Deus, R. 40, R. 40 (Praça da UR-11).

    Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (9.9488.3999).

    Cidades: Recife
    Assuntos: grande recife, sistema sei
    Compartilhe: Link para o post:
  • ​Segurança e tranquilidade nas prévias do Sítio Histórico

    | Segurança

    previa

    Os foliões que se aquecem para o carnaval nos redutos do Sítio Histórico de Olinda, seja nos Quatros Cantos ou na Praça do Carmo, para acompanhar o desfile de troças e blocos carnavalescos e ensaios de grupos de maracatus vêm encontrando um clima de segurança e tranquilidade.

    A sensação é fruto do trabalho incansável da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), responsável pelo policiamento no Sítio Histórico de Olinda, que tem atuado de forma ostensiva para prevenir e combater crimes durante as prévias carnavalescas que iniciaram em setembro.

    “As prévias iniciaram com o desfile do Bloco Pitombeira dos Quatros Cantos. Nesse momento já estávamos prontos para executar o planejamento do policiamento desenvolvido pela Ciatur, a fim de garantir a segurança daqueles que vieram ao Sítio Histórico de Olinda. Desde então não temos registro de nenhuma briga ou arrastão. Estamos trabalhando incansavelmente para garantir a tranquilidade não só do folião, como também dos moradores”, contou o comandante da Ciatur, o major PM Geovani Nascimento. E ressaltou: “As pessoas travestidas de folião marcavam brigas pelas redes sociais e vinham se confrontar nas ruas e ladeiras de Olinda. Passamos a monitorar o perímetro do Sítio, identificando e abordando pessoas em atitude suspeita e afastando-as do local de folia”.

    E para dar maior agilidade às ações policiais no local, a Companhia conta com um videomonitoramento instalado na sede da Unidade, localizada na Praça do Carmo. As imagens recebidas nos finais de semana, principalmente aos domingos, quando ocorre as prévias carnavalescas, são enviadas pelo Centro Integrado de Defesa Social – Ciods.

    Para o major Geovani, a novidade garantiu maior celeridade no deslocamento dos policiais no terreno de atuação. “Passamos a enxergar as 16 câmeras de videomonitoramento espalhadas pelo Sítio Histórico, resultando num rápido remanejamento de efetivo para pontos de grande aglomeração de pessoas, bem como um rápido acionamento de patrulhas após a visualização de conflitos”, afirmou.

    Atuando há 1​3 anos no Estado com um policiamento especializado, voltado para o turista, a CIATur possui em seu quadro efetivo policiais bilíngues, com formação em história e capacitação em Qualidade no Atendimento, qualificações específicas para esse tipo de trabalho, especialmente voltado para o turista que visita o Recife Antigo, bem como outros pontos turísticos bastante visitados de Pernambuco.​

    Cidades: Olinda
    Assuntos: sds, ciatur, pmpe, ciods
    Compartilhe: Link para o post: