meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • IRH lança novo Sistema de Perícias Médicas do Estado de PE

    | Administração

     

    Os servidores do Estado de Pernambuco já podem agendar serviços de perícias médicas sem sair de casa, de forma online. O novo sistema, lançado nessa quarta-feira (18), oferece mais de 20 serviços que podem ser acessados através do site do Instituto de Recursos Humanos (IRH), vinculado à Secretaria de Administração (SAD), no endereço www.irh.pe.gov.br.

    Outra novidade é que ainda neste primeiro semestre o sistema chegará também às unidades de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, que serão inauguradas dentro das agências do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe). Com essa conquista, os servidores do interior realizarão procedimentos sem precisar se deslocar à capital. 

    A novidade beneficia não somente servidores, assim como também pensionistas e dependentes legais, que vão contar com o Sistema de Perícias Médicas (SPM) para pedir, por exemplo, isenção de imposto de renda. "A entrega dessa ferramenta vai sem dúvida nenhuma contribuir para que os servidores tenham um atendimento mais humanizado, mais eficiente", afirmou o presidente do IRH, André Longo.

    Para a secretária executiva de Pessoal e Relações Institucionais, Marília Lins, o novo sistema é um marco para a gestão da saúde do trabalho no Estado. "Além de propiciar mais comodidade e agilidade no atendimento dos servidores, o sistema é uma importante ferramenta de gestão, já que permite a extração de dados e relatórios para subsidiar ações voltadas à qualidade de vida, à saúde preventiva e ao planejamento de pessoal dos órgãos e entidades do Poder Executivo".

    A gerente de Perícias Médicas do IRH, Helena Carneiro Leão, também destacou que o sistema possibilitará a geração de dados epidemiológicos sobre a saúde do servidor. "Uma vez que teremos dados tais como os tipos de doença por secretaria, por setor, etc, vamos poder promover ações de prevenção e promoção nos locais de trabalho, valorizando o servidor. Ou seja, não só concederemos os benefícios, mas iremos acompanhar e tomar alguma ação junto aos órgãos sobre as condições de trabalho dos servidores", declarou.

    Integrante do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Seguridade Social de Pernambuco (SindSaúde-PE) e membro do Conselho Deliberativo do Sassepe (Condaspe), João Batista Fortunato vê o sistema como um avanço, já que irá melhorar a informação entre o usuário e o IRH, e destacou a necessidade da interiorização do Serviço de Perícias Médicas. "Essa é uma luta antiga dos servidores, pois diminuiria muito a peleja deles", destacou.

    Qualquer servidor pode fazer o agendamento de serviços pela internet, bastando entrar com o CPF e a senha do Portal do Servidor, a mesma usada para acessar o contracheque. Além de agendar, o servidor pode acompanhar todo o andamento do processo através do SPM, que também tem uma funcionalidade que facilita e agiliza todo processo de publicação no Diário Oficial. 

    De acordo com a coordenadora do novo sistema, Olga Marinho, já foram capacitados para usar o sistema mais de 600 servidores de diferentes órgãos do Governo do Estado, além da equipe interna da Perícia Médica, peritos e administrativo.  No site também é possível baixar o Manual de Perícia Médica, o qual reúne todo o passo a passo para acessar o sistema. 

     Confira o passo-a-passo de como solicitar sua perícia:


    1- Acessar o site www.irhspm.pe.gov.br em qualquer navegador;

    2- Na tela inicial, digitar o número do CPF e a senha do sistema de contra-cheques;

    3- No sistema SPM, clicar no menu agendamento para solicitar a perícia;

    4- Clicar no botão 'Novo Agendamento' no cantor superior direito de sua tela (botão verde);

    5- Na tela de 'Novo Agendamento':

    a) Selecionar a tipologia ('Tipo de perícia');

    b) Preencher a tela com os dados solicitados conforme a tipologia escolhida.

    Obs.: A solicitação só será concluída após clicar no botão 'Confirmar' (botão verde).

    Sede: (81) 3183-4810 / 4798

    Horário de atendimento: das 7h às 16h

    Segue abaixo a lista de serviços oferecidos:

    ATIVOS ESTATUTÁRIOS:

    - Aposentadoria Especial
    - Aposentadoria por Invalidez
    - Avaliação de Habilitação de Dependentes
    - Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT
    - Designação de Assistente Técnico
    - Exame Pré-Admissional
    - Informação para Seguro Compreensivo Habitacional
    - Inspeção
    - Licença de Acompanhamento Familiar
    - Licença Maternidade
    - Licença Maternidade aborto
    - Licença Médica para Tratamento de Saúde
    - Licença Natimorto
    - Portador com Deficiência - PCD
    - Readaptação de Função
    - Recurso Administrativo
    - Remanejamento de Função
    - Remoção
    - Reversão de Aposentadoria por Invalidez
    - Risco de Vida/Insalubridade
    - Sindicância, Inquérito, PAD

    DEPENDENTES LEGAIS:

    - Isenções previdenciárias e de Imposto de Renda
    - Avaliação de habilitação de dependentes
    - Admissão de pensionista maior inválido

    PENSIONISTAS:

    - Isenções previdenciárias e de Imposto de Renda

    Assuntos: pericia médica, sevidores do estado, instituto recursos humanos, irh, sad, andre longo, marilia lins,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Leva Bike passa a operar na linha 2467 – Chã de Cruz/TI Camaragibe

    | Transporte, Mobilidade

    Em operação na linha 2446 – UR-07 desde o segundo semestre de 2016, o projeto Leva Bike passará por uma mudança. Ele trocará de linha a partir deste domingo (22), passando a operar na linha 2467 – Chã de Cruz/TI Camaragibe. Dessa maneira, a linha 2446 – UR-07 deixará de contar com o suporte para bicicletas.

    O veículo do Leva Bike permite o transporte de até sete bicicletas na parte interna, e está sinalizado com adesivos na frente, nas laterais e na parte traseira. Além disso, o espaço para colocar as bicicletas tem o chão revestido com piso emborrachado e suporte instalado para fixar o modal de maneira segura e sem interferir na circulação dos passageiros.

    Durante a operação, o passageiro entrará pela porta traseira do ônibus, colocará a bicicleta em um dos suportes e caminhará, por dentro do veículo, para fazer o pagamento da passagem e rodar a catraca. A ideia é iniciar um transporte multimodal nos ônibus, dando mais opções de meios de deslocamentos aos usuários até o centro do Recife.

    Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158).

    Cidades: Recife
    Assuntos: projeto leva bike, transporte, bicicleta, mobilidade,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana Nordestina da Visibilidade Trans começa na próxima segunda-feira (23/01)

    | Direitos Humanos
    Extensa programação vai marcar a Semana Nordestina da Visibilidade Trans em Pernambuco, que traz o tema "Acorda e aborda, Pernambuco!". Com apoio de diversas entidades e órgãos governamentais, entre eles a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESES), o evento será aberto na próxima segunda-feira (23/01), às 16h, no Cinema São Luiz, com o desfile organizado pelo grupo Mães pela Diversidade, que tem o apoio da Coordenação Estadual LGBT.
     
    Ao longo de toda a semana, até o domingo (29/01), a Semana da Visibilidade Trans contará, além do Recife, com eventos em Olinda, Igarassu e Palmares. 
     
    A SESES vai participar ativamente das atividades, sob a coordenação de Marcone Menezes, que dirige a Coordenadoria LGBT. 
     
    Abaixo, em anexo, toda a programação:
     
    TRans
    Assuntos: semana nordestina da visibilidade trans, acorda e acorda pernambuco, sdscj, seses
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cadastramento do Chapéu de Palha da fruticultura começa nesta segunda-feira (23/01)

    | Economia, Agricultura


    São 14 polos de inscrição localizados nos municípios de Belém do São Francisco, Cabrobó, Lagoa Grande, Orocó, Petrolândia, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista

    O Governo de Pernambuco começa a cadastrar nesta segunda-feira (23/01) trabalhadores e trabalhadoras da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco para serem beneficiários do Chapéu de Palha em 2017. Para marcar o início das atividades do programa este ano, haverá uma solenidade no Centro de Convenções em Petrolina, a partir das 8h, com as presenças do governador Paulo Câmara e do secretário de Planejamento e Gestão Márcio Stefanni, entre outras autoridades.

    As inscrições para a edição 2017 do Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada seguem até o dia 27/01 e poderão ser realizadas em 14 polos distribuídos nos municípios de Belém do São Francisco, Cabrobó, Lagoa Grande, Orocó, Petrolândia, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Podem se inscrever trabalhadores rurais, auxiliares de câmara fria e de casa de embalagem, embaladores ou tratoristas, maiores de 18 anos, que tenham trabalhado com registro em carteira pelo período mínimo de 30 dias corridos entre 1º de junho e 31 de dezembro de 2016. Também é preciso ser morador de um dos sete municípios contemplados no programa, citados acima, não sendo aceitos trabalhadores residentes em outras cidades.

    Este é o 11º ano consecutivo do Programa Chapéu de Palha desde que foi reeditado, em 2007, pelo então governador Eduardo Campos. Originalmente criado em 1988 por Miguel Arraes, o programa era exclusivo para os trabalhadores rurais da cana-de-açúcar. Em 2009, a ação chegou até os trabalhadores rurais da fruticultura irrigada. Em 2012, os pescadores artesanais foram inseridos no programa.

    Em 2015 e 2016, o Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada beneficiou mais de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras. Somando as três modalidades (cana, fruta e pesca), o programa beneficiou cerca de 100 mil pessoas nos dois últimos anos. “O governador Paulo Câmara tem se esforçado para manter o programa por entender sua importância para a subsistência do trabalhador no período da entressafra, mesmo em um período de grandes dificuldades na economia”, ressalta o secretário Márcio Stefanni.

    Durante a entressafra, os trabalhadores inscritos no Chapéu de Palha recebem uma bolsa complementar ao programa federal Bolsa Família. “Apenas um membro por família poderá ser aprovado para recebimento do benefício, pois seguimos o critério do núcleo familiar registrado no Cadastro Único do governo federal, atualizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social”, explica o gerente geral de Articulação Institucional da Secretaria de Planejamento e Gestão e coordenador do programa, Humberto Vianna.

    Documentos – Nos dias de cadastramento, os trabalhadores precisam levar os originais e cópias dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, número do PIS ou NIS (cartão cidadão ou Bolsa Família), Carteira de Trabalho e contrato de trabalho rescindido. No ato do cadastro, os participantes recebem o cartão de frequência. Quem já possuir este documento, por ter participado do programa em anos anteriores, deve apresentá-lo no momento do cadastramento.

    Para saber mais detalhes sobre os locais de cadastro, os trabalhadores podem ligar para o número 0800.282.5158.Fruticultura

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • ​Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer promove programações especiais de final de semana em equipamentos do Estado

    | Turismo, Esportes

     Cais do Sertão

    O fim de semana está recheado de programações para quem deseja aproveitar o mês de férias com muito lazer e diversão. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer vai promover atividades no Cais do Sertão, no Marco Zero e na Arena de Pernambuco. Também tem movimentação no Paço do Frevo, no Instituto Ricardo Brennand e nos parques da Jaqueira e no Baobá. Isso sem falar de todo o litoral pernambucano e o seu rico interior. Opção de programação é o que não vai faltar em Pernambuco!

    No Marco Zero, o Recital do Cais é uma excelente opção para o sábado. Graças a uma parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e do Recife com os Armazéns do Porto, os pernambucanos terão a chance de aproveitar o entardecer de forma diferenciada, às margens do Rio Capibaribe. A bordo de um catamaran, a Orquestra Perfil realiza um trajeto musical de ida e volta que contempla um repertório que une músicas regionais com arranjos clássicos.

    Como o Recital só começa no final da tarde, por volta das 17h, as pessoas têm a opção de almoçar nos restaurantes do Armazém do Porto e aproveitar a tarde no Centro de Artesanato, que possui peças belíssimas. Existe ainda a possibilidade do Centro Cultural da Caixa, que vai contar com a oficina de Pintura Rupestre em Quadrinhos para crianças, das 14h às 17h. A casa ainda conta com uma exposição das obras do pernambucano J. Borges, considerado um dos melhores xilogravuristas do mundo.

    O Museu Cais do Sertão, que possui vários recursos de tecnologia promovendo a interatividade com os visitantes, abre as portas das 13h às 17h, no sábado e domingo. No sábado, a programação é normal, com uma imersão no universo sertanejo, com direito a uma exposição permanente sobre a cultura da região. A vida e obra de Luiz Gonzaga, o rei do baião, é celebrada pelo Cais com o merecido reconhecimento de sua genialidade.

    No domingo, entra em cena o “Domingo no Cais”, programação que inclui oficinas, contação de histórias, pocket show e teatro infantil. Também vai ter a exposição de longa duração “O Mundo do Sertão” oferece os 7 territórios temáticos Ocupar, Viver, Trabalhar, Cantar, Criar, Crer e Migrar, expandindo os horizontes do sertão e encantando os visitantes. O Cais do Sertão está localizado na Avenida Alfredo Lisboa, Armazém 10 do Porto do Recife, no bairro do Recife Antigo. A entrada custa R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia.

    Para quem quer um espaço maior para a brincadeira, com possibilidade de andar livremente de bicicleta, patins e skate, a Arena de Pernambuco é a melhor opção. No domingo, mesmo com a realização da Taça Ariano Suassuna, amistoso de pré-temporada do Sport contra o The Strongest, às 15h, será realizado o Domingo na Arena especial.

    A programação inclui o Tour Rubro-Negro, com a oportunidade para os torcedores conhecerem as dependências da Arena a um valor simbólico de R$ 2 com gratuidade para os sócios, mediante apresentação da carteira. O tour mostrará aos visitantes o vestiário do Sport pronto para o jogo, taças conquistadas pelo clube em sua história e totens de jogadores.

    Além disso, a criançada poderá se divertir nos brinquedos infantis na área externa da Arena, como pula-pula, cama elástica e amarelinha. Orquestras de frevo e maracatu tocam até a abertura dos portões, que será às 13h. Após a abertura, o torcedor contará com oficina de xilogravura e cinema infantil. Os ingressos para Sport x The Strongest-BOL estão sendo vendidos em pontos espalhados pela cidade e nos sites http://sportdeverdade.com.br para os sócios e http://futebolcard.com.

    Outras opções para desfrutar no fim de semana são o Paço do Frevo e o Instituto Ricardo Brennand. O Paço do Frevo é um espaço administrado pela Prefeitura do Recife que busca garantir a prática do frevo nas futuras gerações com a difusão e pesquisas sobre a dança. O Paço oferece oficinas, escolas de dança e música e exposições, tudo na Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife. O horário de funcionamento aos finais de semana é das 14h às 18h e a entrada custa R$ 8, com direito a meia entrada para estudantes e maiores de 60 anos.

    O Instituto Ricardo Brennand é um complexo cultural particular que busca promover a cultura através da história, da arte e da educação. O IRB ocupa uma área de 30.000 metros quadrados e é formado pelo Castelo de São João, Pinacoteca, Biblioteca, Galeria, Parque de esculturas e jardins. O visitante tem a oportunidade de conferir o vasto acervo de peças históricas com o ar medieval trazido pela arquitetura do Instituto. O Instituto Ricardo Brennand está localizado na Alameda Antônio Brennand, s/n, bairro da Várzea. A entrada custa R$ 25 a inteira e R$ 12 a meia e funciona de terça a domingo, das 13h às 17h.

     

     
    Assuntos: turismo, lazer, felipe carreras, férias,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara empossa novos secretários e presidente de Suape


    Raul Henry

    Roberto Franca

    Roberto Franca

    Bruno Lisboa


    Nesta quinta, o governador deu posse a três novos secretários estaduais e ao novo presidente de Suape
     
    O governador Paulo Câmara empossou, na tarde desta quinta-feira (19.01), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, três novos secretários, além do presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape. Para a pasta de Desenvolvimento Econômico, o chefe do Executivo estadual nomeou o vice governador Raul Henry. Marcos Baptista assumiu Suape deixando a Secretaria de Habitação aos cuidados do gestor Bruno Lisboa. Roberto Franca migrou da presidência da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, em substituição ao deputado Isaltino Nascimento. Este último, voltou para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) onde assume a liderança do Governo.

    Para o chefe do Executivo pernambucano, as mudanças são naturais e trazem um novo gás para a equipe. "São pessoas experientes, que tem compromisso público e a nossa confiança. As secretarias de Desenvolvimento Econômico, Social e Habitação, além de Suape, estão bem representadas e, com certeza, os novos gestores vão dar conta do recado", assegurou o governador. Paulo reiterou ainda que os recém empossados secretários darão continuidade às ações já iniciadas nas pastas. "Eles vão substituir pessoas que se dedicaram muito ao nosso Governo", completou.

    Ao destacar a importância do time econômico para o Governo do Estado, Paulo Câmara afirmou que sua gestão vai continuar prezando pelo desenvolvimento sustentável. "O empenho de todos continuará sendo uma marca presente nos desafios do dia a dia", frisou o chefe do Executivo estadual. O governador disse ainda que deseja continuar contando com o apoio do povo pernambucano. "O nosso objetivo é manter o crescimento no âmbito econômico, de maneira sustentável e com desenvolvimento social", reforçou Câmara.

    Com uma larga experiência no campo econômico e na gestão pública, o vice governador Raul Henry afirmou que continuará trabalhando pelo Estado. Raul reafirmou que Pernambuco vai voltar a ocupar o lugar de protagonismo no cenário econômico do Nordeste. "Estamos em uma localização geográfica privilegiada, tem capital humano e a melhor escola pública do País. Então, nós temos um conjunto de condições estruturais e, com a volta da confiança, temos condições de sair dessa crise", pontuou Raul.

    Marcos Baptista deixou a pasta de Habitação para comandar a presidência do Complexo Industrial e Portuário de Suape - empresa pública ligada à secretaria de Desenvolvimento Econômico. Considerado um gestor experiente, Baptista vai atuar em uma das áreas mais estratégicas para o Estado. Ele reforçou que está confortável com a mudança de pasta. "Embora sejam áreas de atuação distintas estou confortável, porque conto com a confiança do governador e do secretário", pontuou o novo gestor de Suape.

    MUDANÇA NA ÁREA SOCIAL - Ainda na oportunidade, Paulo ratificou a ida do presidente da Funase, Roberto Franca, para a pasta de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Franca foi secretário de Justiça na gestão de Miguel Arraes e deputado federal. Na solenidade de posse, Franca reforçou que, inicialmente, terá foco na Funase e no Pacto pela Vida. "Quero dar uma atenção especial a Funase, assim como fiz até o momento. E, juntamente com os demais secretários da área social, quero me unir às ações do Pacto pela Vida", afirmou Franca.

    Animado com o novo desafio, Bruno Lisboa assume a secretaria de Habitação. Ele promete desempenhar a função com o mesmo empenho e afinco com que atuou na Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). "Conforme disse o governador, nós vamos continuar o trabalho de regularização fundiária. Esse é um trabalho no qual estamos investindo desde 2015", assegurou Bruno, que é funcionário público da Urb-Recife e exerceu diversos cargos na administração.

    Além dos secretários e do prefeito do Recife, Geraldo Julio, acompanharam o governador nesta pauta os deputados federais Tadeu Alencar, Danilo Cabral, André de Paula, Augusto Coutinho, Gonzaga Patriota, Jarbas Vasconcelos, Marinaldo Rosendo, Kaio Maniçoba e Fernando Monteiro. E ainda os deputados estaduais Ricardo Costa, Waldemar Borges, Isaltino Nascimento, Clodoaldo Magalhães, Gustavo Negromonte, Laura Gomes, Paulo Tomé, Tony Gel e Lucas Ramos. Estiveram presentes a primeira-dama do Estado, Ana Luíza Câmara; a esposa do vice governador Raul Henry, Luiza Nogueira; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Jonas Figueiredo; e o desembargador Eduardo Pugliese.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Compesa capta água no Rio Amaraji para garantir continuidade no abastecimento de Ribeirão

    | Meio Ambiente


    Uma intervenção emergencial vai possibilitar o incremento da oferta de água para a população

    Para evitar que o fornecimento de água de Ribeirão, localizado na Zona da Mata Sul, entre em colapso, a Compesa está finalizando uma intervenção no Rio Amaraji para reforçar o abastecimento da cidade, durante o período de seca prolongada que já perdura seis anos consecutivos no estado. A companhia dedicou esforços para instalar, de forma emergencial, uma estação elevatória que vai captar água bruta no rio - que passa dentro do perímetro urbano do município - e regularizar a distribuição de água para os 35 mil moradores de Ribeirão. Os trabalhos iniciaram no dia 10 de janeiro e já foram instalados a bomba e o motor, além de uma subestação elétrica, restando apenas  a  energização  do sistema, que será feita pela Celpe. A expectativa é que a estação elevatória comece a operar até a próxima semana.

    Em função da estiagem, os dois mananciais que atendem a cidade estão com a vazão bem abaixo da normalidade. O Açude de Ingaí entrou em colapso no mês de dezembro do ano passado, e o Riacho Ditoso está com baixo nível, o que obrigou a Compesa a realizar paradas constantes na captação, reduzindo pela metade a sua capacidade de ofertar água para Ribeirão. No começo do mês, o Riacho Ditoso chegou a não oferecer mais condições de captação - feita à fio d'água, com barragens de nível - mas semana passada, devido a um pouco de chuvas que caiu na região e também a uma limpeza e remoção da vegetação do manancial, foi possível melhorar o acúmulo de água.

    "Em parceria com a Prefeitura de Ribeirão, também fizemos a reabertura do riacho que estava assoreado. Hoje, conseguimos captar água de oito a dez horas por dia no Ditoso. A vazão de 70 litros de água por segundo que o riacho oferecia antes, caiu para 35 l/s", explicou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Mozart Alencar. O calendário da cidade passou de um dia com água e um dia sem, no mês de novembro de 2016, para o rodízio de um dia com água e seis dias sem. "As partes altas de Ribeirão vamos abastecer com carros-pipa, a partir da próxima semana", disse o gerente.

    A Compesa investiu cerca de R$ 200 mil para construir a estação elevatória, cujos equipamentos foram mobilizados de outros sistemas. A nova unidade vai promover a captação de água bruta no Rio Amaraji e 'jogar' na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Ribeirão, incrementando o abastecimento da cidade com a vazão de 30 litros por segundo. "A companhia está realizando estudos para executar uma captação definitiva no Rio Amaraji, ainda num local a ser definido, para garantir estabilidade no sistema e evitar situações de colapso no futuro", informa Mozart Alencar.

    Cidades: Ribeirão
    Assuntos: ribeirão, agua, seca, compesa,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Porto do Recife é a primeira parada do transatlântico Costa Luminosa que dará a volta ao mundo

    | Turismo
    Costa Luminosa

    A embarcação que veio diretamente de Cabo Verde  atracou no ancoradouro recifense hoje (19.01) e trouxe cerca de 3 mil passageiros em trânsito.


    O navio italiano Costa Luminosa atracou no Porto do Recife hoje (19.01) às 7h. Com mais de 290 metros de comprimento, a embarcação trouxe a bordo cerca de 3 mil passageiros, entre turistas e tripulantes. O navio criou uma proposta diferente para os cruzeiristas, ele dará a volta ao mundo em 106 noites, passando pelos 5 continentes e diversos países. O Costa Luminosa veio diretamente do porto de Mindelo, em Cabo Verde, e o Recife foi o primeiro Porto da costa brasileira em que o navio atracou. 
     
    Ana Paula Neves é tripulante do navio e trabalha na área de RH nas embarcação há mais de 6 anos. Longe de casa há 8 meses, a parada na capital pernambucana  trouxe à gaúcha uma vantagem: poder trazer a família do Rio Grande do Sul para embarcar no navio e prosseguir viagem até o Rio de Janeiro. "Eu trouxe elas para Recife, para embarcar e irmos até o Rio. É muita saudade! Passo muito tempo longe de casa, longe da minha família e essa oportunidade de ter esse reencontro me deixa muito feliz! Vamos conhecer o centro, Olinda e a praia de Boa Viagem", conta a tripulante. 
     
    O francês Françoise Chardon, aposentado que atuava no ramo de alimentos, é uma das pessoas que irá fazer a viagem completa de volta ao mundo. No Brasil, ele conhecia apenas o Rio de Janeiro. Com sua primeira parada em Recife, ficou encantado com a receptividade e o calor dos pernambucanos. "É minha primeira vez em Recife. Espero encontrar ao longo da viagem, pessoas tão legais e interessantes quanto as pessoas que estou conhecendo por aqui. Estou muito empolgado para continuar e poder finalizar essa experiência", conta o francês.  
     
    A embarcação permanece no ancoradouro recifense até às 19h de hoje (19.01), quando segue viagem rumo à Salvador, na Bahia. Em seguida, ele continua o roteiro para o Rio de Janeiro e de lá para os demais destinos. 
     
    A viagem
     

    No último dia 06 de janeiro o Costa Luminosa saiu de Savona (Itália) para cumprir o primeiro trecho do roteiro, com duração de 17 dias. Os destinos reservados a esta parte da viagem foram Marselha, Barcelona, Casablanca, Mindelo/São Vicente, Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Ao chegar no Porto carioca, em 23 de janeiro, haverá embarque e desembarque de passageiros para que o Costa Luminosa faça o resto do roteiro, com duração de mais 88 noites: Punta Del Este, Buenos Aires (pernoite), Montevidéu, Puerto Madryn, Ushuaia (pernoite), Punta Arenas, Puerto Chacabuco, Puerto Montt, Valparaíso, Ilha de Páscoa, Papeete, Moorea, Bora Bora, Tonga, Auckland, Sydney, Melbourne, Perth, Sri Lanka, Cochin, Mormugao, Bombay, Dubai, Muscat, Salalah, Aqaba, Heraklion (Grécia), Civitavecchia e Savona.

     

    Texto e fotos: Assessoria de Imprensa e Comunicação do Porto do Recife

     

    OBS: A foto que tem uma mulher com roupa em estilo marinheiro abraçadas por uma senhora e uma adolescente é a da tripulante gaúcha Ana Paula Neves que aproveitou a parada em Recife para o embarque da família.


    Cidades: Recife
    Assuntos: costa luminosa, porto do recife, turistas, cruzeiro,
    Compartilhe: Link para o post:
  • PGE-PE abre inscrição para seleção de estagiários de Direito no Recife

    | Administração
     
    A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) abre nesta quarta-feira (18) inscrições para seleção de estagiários do curso de Direito no Recife. Alunos matriculados entre o 5º e 8º períodos ou entre o 3º e 4º anos (se o regime escolar for seriado) podem fazer sua inscrição até 3 de fevereiro no site da organizadora do processo seletivo, o Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br).
     

    São ofertadas 20 vagas mais cadastro de reserva. O estágio de 20 horas semanais terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Os estagiários receberão bolsa mensal equivalente a R$ 840. O edital da seleção está disponível nos sites da PGE (www.pge.pe.gov.br) e do Nosso Rumo. 

    Na instituição, responsável pela representação judicial do Estado de Pernambuco, os estudantes poderão desempenhar atividades orientadas pelos procuradores do Estado nas Procuradorias Consultiva, do Contencioso e da Fazenda. A supervisão do estágio é feita pelo Centro de Estudos Jurídicos (CEJ) da PGE-PE.

    O valor da inscrição é de R$ 26,10. Na seleção, os candidatos serão avaliados mediante aplicação de prova de conhecimento composta de 50 questões objetivas de múltipla escolha no dia 19 de fevereiro. O conteúdo programático inclui Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Financeiro, Direito Processual Civil, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, Direito Civil e Direito Empresarial.

    Para mais informações, o Instituto Nosso Rumo disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Candidato, por meio do e-mail candidato@nossorumo.org.br e do link Fale Conosco disponível em seu site www.nossorumo.org.br.

    Leia também: Estágio na PGE-PE desperta vocação para carreiras de Direito Público

    Assuntos: pge, procuradoria geral do estado de pernambuco, estagiários, direito,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretarias da Mulher do Estado e de Paulista oferece 60 vagas para curso

    | Emprego

    As secretarias da Mulher de Pernambuco e de Paulista fecham parceria com a Plan International Brasil para oferecer curso para mulheres que residem em Paulista. Este ano, serão disponibilizadas 60 vagas e as interessadas tem de 20 de janeiro a 06 de fevereiro para realizarem a pré-inscrição.

    Para participar dos cursos, as mulheres precisam residir no município do Paulista, ter entre 18 e 29 anos, ter concluído o ensino médio em escola pública e disponibilidade de horário. As interessadas, no curso de Operadora de Serviços de Produção, podem se inscrever através do fone: (81) 9.8879-7777 ou na Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, que fica na Rua 86, S/N  Jardim Paulista Baixo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30. As selecionadas receberão duas passagens do anel A.

    O PROJETO JOVENS CONSTRUINDO O FUTURO - É uma ação da Plan International Brasil, com a finalidade de beneficiar jovens em situação de vulnerabilidade social em Recife. Essa iniciativa teve início na Ásia e na África beneficiando 32.000 jovens daqueles continentes, que foram capacitados (as) e inseridos (as) no mercado de trabalho, contando com uma rede estratégica de parceiros composta por mais de 100 empresas. Em 2015, essa ação chegou a América Latina, por meio do Projeto Jovens Construindo o Futuro, com o propósito de qualificar profissionalmente e apoiar a inserção no mercado de trabalho de mais de 4.000 jovens, entre 18 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, no Brasil, Colômbia e El Salvador.

    Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba , Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe , Igarassu, Ipojuca , Itamaracá , Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes , Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: secretaria da mulher, plan international brasil,
    Compartilhe: Link para o post: