meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Estudantes da Mata Sul fazem visita ao Palácio do Campo das Princesas

    seeAlunos do 3º ano do ensino médio e professores da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Mendo Sampaio, localizada em Catende, na Mata Sul do Estado de Pernambuco, participaram, no dia 22 deste mês, de uma excursão de estudos batizada como “O que os olhos veem o coração sente”. A iniciativa foi parte do programa de estudos da disciplina de geografia, que está abordando Pernambuco e seus aspectos econômicos, geográficos e culturais como objeto de pesquisa neste semestre.

    Para isso, 37 estudantes estiveram na capital pernambucana participando de uma visita guiada pelo Palácio do Campo das Princesas, onde passearam por todo o prédio histórico e seus cômodos. Na ocasião, levaram uma bandeira de Pernambuco assinada pelos estudantes da instituição e entregaram aos cuidados do professor-coordenador Fernando Guerra. A bandeira deverá ser entregue à ex-primeira dama do Estado, Renata Campos, como forma de homenagear o ex-governador Eduardo Campos, que faleceu no dia 13 de agosto.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria das Cidades e municípios da RMR debatem plano de resíduos sólidos

    Mobilizar os municípios para a importância do plano de resíduos sólidos da região de desenvolvimento metropolitana do Recife e sensibilizar a população para a educação ambiental. Esses foram os principais assuntos discutidos no seminário realizado na manhã desta quinta-feira (28), no auditório da Secretaria das Cidades de Pernambuco (Secid), que reuniu representantes dos 14 municípios da RMR, bem como a inclusão do arquipélago de Fernando de Noronha, além de interessados no tema.
     
    No seminário foram tratadas as atualizações do plano que, além de incluir o distrito de Fernando de Noronha, também aborda a coleta seletiva e abrange não somente os resíduos sólidos urbanos, como também demais tipos de resíduos como agrossilvopastoris , comerciais, industriais, da construção civil, entre outros.

    Saiba mais

    Assuntos: secid, secretaria, cidades, governo, estado, pernambuco, divulga, debate, plano, residuos solidos, municipios, rmr
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-PE abre unidade do órgão na Faculdade Salesiana

    O Procon Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, abre nesta segunda-feira, 01/09, a 58ª sede do órgão no Estado. O Procon-Salesiana é a nova unidade conveniada com a Faculdade Salesiana do Recife e fica localizada na Av. Lins Petit, 135,Ilha do Leite, Recife/PE.

    O Procon-Salesiana é mais uma opção de atendimento para a área central do Recife, que já conta com as seguintes unidades: Procon-Sede, Procon-Facipe, Procon-Sopece e o Procon Municipal.

    Saiba mais

    Assuntos: procon, governo, estado, pernambuco, pe, secretaria, justica, direitos humanos, desenvolvimento social, órgao, divulga, nova unidade, orgao, faculdade salesiana
    Compartilhe: Link para o post:
  • Porto Digital é responsável por modelo de empreendedorismo aspirado por jovens do Nordeste

    Os adolescentes dos nove estados nordestinos são mais propensos a desenvolverem projetos na internet como negócios. A constatação é da pesquisa Juventude Conectada, da Fundação Telefônica Vivo. Entre os motivos apontados pelos estudiosos para essa aspiração é a influência do Porto Digital, parque tecnológico considerado um dos clusters mais inovadores do país.

    A especialista em empreendedorismo Cynthia Serva, uma das analistas do estudo, explica o resultado. "Parte desse comportamento mais eufórico pode ser motivado por um importante conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento de polos e de projetos de tecnologia, como o Porto Digital do Recife, adotadas nos últimos anos na região", comenta na publicação que destaca os pontos principais da pesquisa.

    Saiba mais

    Assuntos: porto digital, pernambuco, sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, divulga, responsavel, modelo, empreendedorismo, jovens, nordeste
    Compartilhe: Link para o post:
  • Itep apoia o V Seminário Internacional Sobre Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (IV Siree)

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) está apoiando a realização dois importantes eventos - IV Seminário Internacional Sobre Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (IV Siree) / I Feira Sobre Iniciativas Para Logística Reversa de Eletroeletrônicos (I Firee), que serão realizados nos dias 18 e 19 de setembro, no Recife, numa promoção do Porto Digital. A coordenação científica está a cargo do engenheiro Bertrand Sampaio, gerente do Projeto Recicla PE, executado pelo Itep em 12 municípios do Estado. Inscrições e mais informações pelo site http://siree.org/#home .

    O IV SIREE visa fornecer o fórum adequado para que ocorram debates sobre a destinação ambientalmente correta e as boas práticas de gestão mais sustentável dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, através da troca de experiências entre líderes da sociedade e iniciativa privada, autoridades governamentais e especialistas do Brasil e de outros países.

    Saiba mais

    Assuntos: itep, instituto, tecnologia, pernambuco, estado, governo, divulga, apoio, seminario, internacional, eletroeletronicos
    Compartilhe: Link para o post:
  • "Preenchendo Espaços" vai revelar o talento de Consuelo Figueira

    secultNa próxima terça-feira (2/9), a terapeuta ocupacional Consuelo Figueira, 59, tornará público um talento até então conhecido apenas por amigos e familiares. Cerca de 60 desenhos de sua autoria estarão expostos no restaurante Villa – Cozinha de Bistrô, no Espinheiro, a partir das 19h.

    Artista diletante, Consuelo começou a dedicar mais atenção aos desenhos que fazia, como passatempo, há uns quatro anos. Sem maiores pretensões, a terapeuta desenhava para preencher espaços: os intervalos entre um paciente e outro e os espaços vazios na folha de papel. Seus desenhos, à caneta de nanquim, são cenas carregadas, fundo e figuras totalmente preenchidos por padrões variados. Era uma decisão menos estética do que prática – mais detalhes lhe ocupariam mais tempo. Aos poucos, amadureceu-se um estilo.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, preenchendo espacos, talento, consuelo figueira
    Compartilhe: Link para o post:
  • Após 31 de agosto condutores de veículos com final de placa em 5,6 e 7 só podem dirigir portando o documento do veículo de 2014

    31 de agosto de 2014 é o prazo-limite para que os condutores de veículos com placas terminadas em 5,6 e 7 dirijam portando o documento do veículo do ano passado. Depois dessa data, só terá validade o documento do veículo de 2014.

    Os veículos de placas terminadas em 8,9 e 0 podem continuar circulando com o documento de 2013 até 30 de setembro.

    O documento do veículo, cujo nome oficial é Certificado de Licenciamento Anual (CLA) também pode ser chamado de Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) e é de porte obrigatório. Circular com o CRLV fora do prazo de validade é infração gravíssima, cuja multa é de R$ 191,54, estando a ela associado o recolhimento do veículo. Esta infração gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

    Saiba mais

    Assuntos: cidades, secretaria, transito, governo, estado, pernambuco, detran, divulga, prazo, documento, crlv, 2014
    Compartilhe: Link para o post:
  • Natureza e arte para representar o FPNC Taquaritinga do Norte

    secult“Beleza e Festa das Dálias” dá nome ao trabalho do artista visual Java Araújo que representa o Festival Pernambuco Nação Cultural etapa Taquaritinga do Norte, que acontece entre os dias 09 e 13 de setembro, em uma edição especial que agrega a 15ª Festa das Dálias. O pôster foi o vencedor do concurso realizado pela Secretaria de Cultura e Fundarpe, através da Assessoria de Design e Moda.

    O cartaz deixa em evidência a beleza da dália, símbolo da cidade, e dela surge uma figura que faz referência à cultura popular e às artes cênicas, em uma explosão de cores. Segundo o artista, “o pôster, através de seu rico colorido, representa a alegria e a festividade”. Foram usadas técnicas de pintura em aquarela com posterior tratamento da imagem.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, fpnc, festival, nacao cultural, tauaritinga do norte
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital Barão de Lucena realiza simulação de acidente

    sesO Hospital Barão de Lucena encerrou, nesta quinta-feira (28), o curso de brigadistas da unidade, que teve início na última segunda-feira (25). A atividade de conclusão foi uma simulação de um acidente, com o consequente “abandono de área”, e contou com a participação de profissionais das áreas de assistência, manutenção e vigilância do HBL.

    O objetivo da simulação era ver como funcionaria, na prática, o planejamento de evacuação que veio sendo trabalhado no treinamento. Na opinião da gerente de Engenharia e Manutenção, Vera Carvalho, o evento ocorreu dentro do planejado. “O pessoal fez tudo direitinho. Nós distribuímos os personagens, definimos quem faria o quê e todo mundo acertou”, avalia.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, hbl, hospital, barao de lucena, realiza, simulacao, acidente
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado garante apoio na reconstrução do prédio do Movimento Pró-Criança

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_11302_tn_20140829144315a9be.jpg

    Após reunião com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e representantes do Movimento Pró-Criança, na manhã desta sexta-feira (29/08), o governador João Lyra Neto garantiu aplicação de recursos do Tesouro Estadual na reforma e reconstrução do prédio sede da entidade, destruído durante incêndio na noite da segunda-feira (25/08). O chefe do Executivo estadual também requisitou à Secretaria de Defesa Social agilidade na perícia técnica.
    foto1
    O investimento do Governo do Estado será definido após a conclusão da perícia técnica e elaboração do projeto de reforma/reconstrução. “Nossa intenção é reconstruir o mais rapidamente possível. Essa entidade, assim como a Arquidiocese, vai ter a nossa solidariedade e participação”, garantiu o governador, ao lembrar a importância da unidade do Pró-Criança dos Coelhos. No local, cerca de 600 crianças e adolescentes realizavam cursos profissionalizantes, aulas de artesanato, teatro, dança, canto, além de receberem atendimento psicossocial e praticarem esportes.

    Dom Fernando Saburido elogiou a “sensibilidade” do governador João Lyra Neto ao final do encontro. “Queremos agradecer muito por essa iniciativa. Fiquei muito emocionado, ontem, com o telefone do governador nos convidando para esse encontro, aqui, hoje pela manhã. Estamos saindo satisfeitos porque, de fato, já temos algo concreto. Nossa preocupação inicial era com o projeto. Agora já tem alguém que vai fazer o projeto, e ele também se prontificou em fazer o orçamento”, comemorou o arcebispo.

    A elaboração voluntária do projeto de arquitetura e engenharia para reforma e reconstrução da unidade será realizada pelo arquiteto Roberto Freitas. Também participaram da reunião o secretário de Criança e Juventude, Pedro Eurico; Dom Genival Saraiva, vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, além de  quatro representantes do Movimento Pró-Criança: Antônio Vicente, coordenador da unidade dos Coelhos; Braga Sá, diretor Administrativo; Paulo Barbosa, diretor de Planejamento e Roseângela Almeida, assessora.

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_11301_tn_201408291443152bb2.jpg

    Assuntos: governador, joao lyra neto, governo, estado, pernambuco, divulga, garante, poio, reconstrucao, sede, pro crianca, movimento
    Compartilhe: Link para o post: