meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Pernambuco participa da primeira edição da Mostra Viajar em São Paulo

    A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), participa entre os dias 29 e 31 de maio da  primeira edição da Mostra Viajar, em São Paulo. A Mostra Viajar tem como objetivo promover os destinos de forma leve, trazendo o consumidor final para vivenciar um pouco dos atrativos existentes.

    Pernambuco participará com um estande com 60 m² com três espaços dos destinos indutores (Fernando de Noronha, Porto de Galinhas e Recife). Primeiro espaço será o de Noronha, onde o público presente poderá assistir a um vídeo dos atrativos locais, o outro espaço fica com Porto de Galinhas que levará uma réplica das famosas jangadas e, por fim, o espaço Recife contará com um jogo sobre o frevo projetado em uma tela, onde o público disputará quem sabe dançar melhor com ambientação similar ao Paço do Frevo, e também haverá atendimento e distribuição de material promocional dos destinos e atrativos. 

    “Nossa participação será bastante intensa. Queremos que as pessoas se sintam em Pernambuco. Contaremos com uma passista de frevo que animará o público e distribuiremos o famoso bolo de rolo. Ações em São Paulo são sempre de impotância para nós, visto que o Estado é o nosso maior emissor de turista”, comenta Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

    A ação de Pernambuco na Mostra Viajar, conta com a parceria da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife e do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (PGCVB). 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • “Permanência” estreia em circuito comercial

    Após circular por diversos festivais nacionais e internacionais, desde outubro do ano passado, o longa-metragem Permanência, de Leonardo Lacca, chega às salas do circuito comercial de cinema de todo o país nesta quinta (28). O filme foi produzido pela Trincheira Filmes, em parceria com a Cinemascópio Produções, e tem incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura. No longa, o premiado ator Irandhir Santos atua ao lado dos paulistanos Rita Carelli e de Sílvio Restiffe.

    Permanência conta a história de Ivo (Irandhir Santos), um fotógrafo do Recife que vai fazer sua primeira exposição individual em São Paulo. Na capital paulista, ele se hospeda na casa da sua ex-companheira Rita (Rita Carelli), hoje casada com outra pessoa e com a vida estabilizada. Esse reencontro dos dois despertam desejos antigos e reavivam memórias do passado.

    O longa foi exibido em diversas mostras e festivais dentro e fora do país. Passou pelo Festival do Rio, da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Panorama Coisa de Cinema e na Janela Internacional de Cinema de Recife. Também esteve no Festival international du film Entrevues Belfort, na França, conquistando os prêmios de Melhor Diretor (Leonardo Lacca) e Ator (Irandhir Santos). Outras importantes mostras em Cuba, Portugal, Uruguai também estão no currículo do filme. Permanência foi, ainda, o vencedor do 19º Cine PE Festival do Audiovisual e conquistou os prêmios de Melhor Filme, Atriz (Rita Carelli), Atriz Coadjuvante (Laila Pas), Ator Coadjuvante (Genesio de Barros) e Diretor de Arte (Juliano Dornelles).

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado autoriza concurso para 3 mil professores

    O governador do Estado, Paulo Câmara, autorizou, nesta quarta-feira (27), por meio da Câmara de Política de Pessoal (CPP), a realização de concurso público para contratação de três mil professores para atender a Rede Pública Estadual de Ensino, em todas as regiões do Estado. O certame será realizado ainda neste ano. Serão contratados professores, principalmente, das áreas de Química, Física, Matemática, Biologia, Educação Especial e Educação Profissional. Os trâmites para a realização do concurso serão de responsabilidade das secretarias de Educação e Administração.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Boa Visão beneficia mais de dois mil estudantes

    Mais de dois mil estudantes do ensino médio e fundamental de 17 escolas estaduais dos municípios de Arcoverde e Pedra, localizados no Sertão do Moxotó, serão beneficiados com atendimento oftalmológico, tratamento e, caso necessário, a entrega gratuita de óculos. A ação é uma iniciativa do Projeto Boa Visão, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV) e a fundação norte-americana OneSight, do Grupo Luxottica. A cerimônia de abertura do evento será realizada nesta segunda-feira (1º/06), na Escola de Referência em Ensino Médio de Arcoverde, localizada na Cohab 01, e contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Iran Costa.
     
    Os atendimentos, realizados de 1º a 05 de junho, no Esporte Clube de Arcoverde, serão feitos por equipes multiprofissionais, formadas por médicos oftalmologistas, oftalmologistas pediátricos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos em exames, recepcionistas e tradutores. Além disso, 50 voluntários intercambistas estrangeiros de várias nacionalidades participarão da atividade, responsáveis pela fabricação dos óculos.
     
    Em sua primeira passagem por Arcoverde, o Projeto Boa Visão vai realizar uma média de 400 atendimentos por dia. Os estudantes são alunos do ensino médio e fundamental (acima de 12 anos) das 14 escolas da rede estadual do município e mais três (03) da cidade de Pedra. Os exames serão realizados pela Fundação Altino Ventura, em parceria com a fundação norte-americana OneSight,  que fará a doação dos óculos a quem necessitar.
     
    Boa Visão – Lançado em dezembro de 2011, o Projeto Boa Visão é um programa do Governo de Pernambuco que busca melhorar o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar e de profissionais da educação, além do rendimento em sala de aula, evitando, assim, a evasão escolar.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Educação divulga resultado final da Seleção Simplificada

    A Secretaria de Educação do Estado divulga a listagem com o resultado final da Seleção Simplificada para professores de Português e Matemática.

    CONFIRA AQUI O RESULTADO FINAL

    A Seleção Pública Simplificada será válida por 12 meses, prorrogável por igual período, a partir da data de homologação do seu resultado final. Já a contratação temporária terá validade de até seis meses, prorrogável por igual período, observado os termos da Lei Estadual N° 14.547, de 21 de dezembro de 2011.

    Do total de vagas ofertadas por função, 3% ou, no mínimo, uma vaga será reservada para pessoas com deficiência.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Passe Livre para estudantes da Rede Estadual começa a ser implantado

    O Governo de Pernambuco, resgatando o compromisso firmado no início do ano, começa a implantar o Passe Livre: benefício que, a partir do primeiro dia letivo do segundo semestre de 2015, garante passagem gratuita a estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino da Região Metropolitana do Recife (RMR). Terão direito ao benefício alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico, além dos cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE).
     
    Para ter direito ao benefício, os estudantes devem morar e estudar, exclusivamente, em instituições localizadas no Recife e Região Metropolitana. Ao todo, 260 mil alunos de 399 escolas, além de 1,5 mil cotistas da UPE, estão aptos a tirar o Passe Livre Estudantil. Os interessados já podem agendar o atendimento, por meio do site: www.atendimentovem.com.br ou pelo número 3125-7575, de segunda a sábado, das 7h às 19h. 
     
    Após a realização do agendamento, os estudantes devem fazer a retirada do cartão, que começa a ser realizada a partir do dia 8 de junho, no posto do VEM, localizado na Rua da Soledade, nº 259, no bairro da Boa Vista. Os cartões serão impressos na hora. No dia do atendimento, os estudantes devem levar documentos originais com foto, CPF e comprovante de residência. Mas atenção: é necessário que o CPF esteja no nome do estudante. Portando, os que ainda não possuem devem providenciar o documento o quanto antes. Já o comprovante de residência pode estar no nome dos pais do beneficiado. 
     
    O Passe Livre será carregado com 44 créditos por mês, concedidos pelo Governo do Estado, válidos de segunda a sexta-feira, durante o período letivo. Além disso, o estudante permanecerá com o benefício da meia passagem, podendo carregar até 26 créditos,totalizando 70 passagens por mês.
     
    Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente, por meio do número gratuito: 0800 081 0158. 
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Plano vai fortalecer Salgueiro como polo econômico pernambucano

    Nesta semana será dado mais um passo para a consolidação da região circunvizinha de Salgueiro, no Sertão, como um polo de desenvolvimento da economia pernambucana. A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem vai dar inicio a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do município e seu entorno. Neste sentido será realizada uma primeira reunião entre os técnicos da entidade e da consultoria contratada para a realização de atividades. Entre as etapas previstas no plano de trabalho estão : a mobilização social,  a caracterização da área, a  preparação de diagnóstico situacional e a identificação de diretrizes gerais e propostas, além da consolidação do plano.

    A área a ser estudada abrange dez municípios. Além de Salgueiro, serão contemplados : Cedro, Serrita, Parnamirim, Terra Nova, Carnaubeira da Penha, Verdejante, Mirandiba, São José do Belmonte, Cabrobó e Belém do São Francisco.  A ação tem aporte financeiro da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), ligada ao Ministério da Integração Nacional. A região tem uma população estimada de cerca de 220 mil habitantes,  o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,670 e a vocação econômica local se baseia na agropecuária e no comércio e serviços.

    A área foi escolhida para a realização do trabalho por causa da localização privilegiada do ponto de vista logístico e geográfico, já que Salgueiro conecta os municípios dos Estados do Nordeste e do Centro Sul, por causa do cruzamento entre rodovias importantes como a BR-232 e a BR-116 . Outro fator é a perspectiva da implantação de investimentos de grande porte no Sertão a exemplo da Transnordestina, da Plataforma Logística Multimodal de Salgueiro, do Projeto de Integração do Rio São Francisco, do Canal do Sertão e da Ponte do Ibó, esta última, interligando três estados: Bahia, Pernambuco e Ceará e em plena operação, que vão impactar diretamente na área, favorecendo a  atração de empreendimentos para o local. "O estudo vem ampliar a capacidade de gerar novas oportunidades para a região, e melhorar a qualidade de vida da população", explica o presidente da Agência Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo.

    Segundo ele, o plano a ser proposto pela Agência Condepe/Fidem vai orientar as iniciativas de diferentes atores (públicos ou privados) na região e potencializar a organização e o planejamento integrado do município e  de seu entorno, de forma a alcançar o desenvolvimento sustentável, consolidando a região como um Polo dinâmico do Estado.

    Através Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável serão identificadas as principais potencialidades e desafios na perspectiva econômica, social e de logística, através de visitas técnicas e levantamento descritivo e cartográfico da área. Também serão elaboradas as propostas que permitirão o desenvolvimento integrado e sustentável na região, identificando possibilidades de investimentos em educação, saúde, entre outras. A população será envolvida nas diversas etapas através da realização de oficinas de trabalho.  “O plano propõe o diálogo constante entre os municípios, sociedade e poder público para discutir e entender o estudo, garantindo seu sucesso e a sua capacidade de apontar soluções para um desenvolvimento planejado”, ressaltou a diretora de articulação e de Apoio ao Desenvolvimento Regional, Graça Tavares.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco institui nova política de incentivo à preservação ambiental



    O Governo enviou à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (26), um projeto de Lei instituindo uma nova política de estímulo à preservação ambiental. Pioneira no Nordeste, a iniciativa propõe um novo modelo econômico para Pernambuco, que vai gerar receitas para quem proteger o meio ambiente. Com a medida, qualquer cidadão que preservar os recursos naturais poderá ter acesso a um incentivo financeiro por parte do Estado. O governador Paulo Câmara assinou a matéria em ato realizado no Palácio do Campo das Princesas, com a presença da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

    Além de estabelecer a nova política para o segmento, o projeto de Lei também cria um programa e um fundo estaduais de pagamento pelos serviços ambientais. Ainda de acordo com a matéria, estão previstas a catalogação das áreas de preservação do Estado e o desenvolvimento de um sistema de informações; ambos serão utilizados para agilizar a concessão de licenças ambientais. Dessa forma, as empresas que tiverem interesse em se instalar em Pernambuco não vão perder tempo com estudos em áreas não permitidas.

    "O que estamos fazendo desde janeiro nada mais é do que dar sequência à visão da importância de termos um desenvolvimento sustentável cada vez mais presente em nossas ações. Um desenvolvimento que olhe para o aspecto econômico, mas que seja aliado do social e mantenha o meio ambiente protegido", argumentou Paulo Câmara.

    O governador afirmou que as ações do Estado estão sendo desenvolvidas a partir de um "novo olhar". "Um olhar para a energia limpa; para a conservação do nosso meio ambiente. Eu tive a satisfação de implementar políticas que facilitam a atuação dos empreendimentos, mas que, ao mesmo tempo, mantêm o controle", pontuou Câmara, salientando que a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) preza por empreendimentos que invistam com responsabilidade.

    O valor do incentivo pago pelo Estado será proporcional aos serviços prestados, levando em consideração a extensão e características da área preservada e as ações que serão realizadas. Para ter direito ao benefício, será necessário fazer a inscrição do projeto de preservação no programa, respeitando o edital que será lançado pela pasta de Meio Ambiente e Sustentabilidade, coordenadora de todo o processo. A prioridade será das áreas que, por critérios técnicos e legais, tais como o tamanho, status de conservação e regime de uso, sejam mais amplos em termos de conservação.

    Marina Silva destacou que as medidas anunciadas vão contribuir para o crescimento do Estado. "Nessa lógica, pagando pelos serviços ambientais, utilizando com inteligência e sabedoria os recursos naturais, vamos poder criar novos produtos e novas ocupações. O desenvolvimento sustentável não é a proteção do verde pelo verde. O desenvolvimento sustentável é termos a capacidade de pensar os aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais. Na questão econômica, é juntar economia com ecologia, transformando vantagens comparativas em competitivas", assegurou.

    A ex-ministra também elogiou a atuação de Paulo Câmara. "É inteiramente compatível ter um jovem governador trabalhando a agenda histórica da dinâmica econômica, social e cultural do seu Estado; mas com uma visão antecipatória, que já consegue enxergar quais serão os nichos para novos investimentos", considerou Marina Silva.

    Para o secretário estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, "será cada vez mais lucrativo proteger a natureza em Pernambuco". O gestor explicou que os recursos para a viabilização do programa serão oriundos dos acordos de compensação ambiental, que são os valores pagos pelas empresas que provocam algum tipo de impacto na natureza. "O Fundo Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais já começa com um investimento de R$ 5 milhões", adiantou Sérgio.

    Ainda em seu pronunciamento, o governador destacou a sua preocupação com o futuro de Pernambuco. "Eu tenho duas filhas, uma de dez e uma de seis anos, que estão cada vez mais conscientes a partir das atividades escolares. Eu, como governador de Pernambuco, quero acelerar esse processo, deixando um Estado muito melhor para as futuras gerações. Um Pernambuco que gera emprego, renda, que seja socialmente justo, e, acima de tudo, um Pernambuco que cuida do meio ambiente e vê o futuro do País e do Mundo de maneira muito responsável", afirmou Paulo Câmara.

    CENÁRIO NACIONAL - Antes da solenidade, o governador recebeu Marina Silva em seu gabinete, no Palácio do Campo das Princesas. Na pauta da conversa, o cenário nacional em seus aspectos políticos e econômicos. Para Câmara, ele e Marina convergem em diversos aspectos.

    "Marina tem uma visão crítica em relação ao que está sendo feito hoje. Nós concordamos em muitos aspectos. Acreditamos que o Brasil precisa reagir e buscar mais investimentos para diminuir o desemprego. Pernambuco tem sido o Estado mais afetado com a desmobilização de obras federais, principalmente no entorno de Suape. Foram mais de 50 mil postos de trabalho fechados só no primeiro quadrimestre. Então, a gente tem trabalhar. Fazer os ajustes necessários, além de contribuir para os que precisam ser feitos no âmbito federal. Mas também cobrar reação da União em relação às políticas econômicas, para, principalmente, estabilizar o desemprego no País", argumentou Paulo Câmara.

    Fotos: Roberto Pereira/SEI


    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Literatura de Cordel aproxima Pernambuco dos turistas

    A rica cultura e os atrativos turísticos de Pernambuco serão divulgados em formato de poesia popular. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco - Governador Eduardo Campos) está produzindo folhetos de cordel para serem entregues nos principais eventos de divulgação do destino.

    “A ideia é realizar a promoção do Estado através de uma campanha inovadora, com a exaltação da cultura pernambucana, utilizando-a como poderosa ferramenta de divulgação do destino, destacando nossas peculiaridades culturais”, destaca Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

    Focada no público final, a intenção é sensibilizar o turista para os aspectos da cultura pernambucana, promovendo, com isso, o reconhecimento do destino Pernambuco para além de “Sol e Mar”. No texto do cordel, o turista encontrará informações sobre danças, gastronomia, municípios do Litoral ao Sertão, infraestrutura turística, artesanato e o povo pernambucano. 

    Com um linguajar regionalizado e informal, o texto é do poeta-cordelista Allan Sales, que já fez trilhas musicais originais para o teatro. A arte é baseada no Movimento Armorial, criado pelo escritor Ariano Suassuna. A primeira distribuição dos cordéis será no interior do Estado, durante o “Seminário Destino PE”, em que o secretário Felipe Carreras está percorrendo municípios de Pernambuco para mapear o turismo do Estado. 

    O Cordel “Pernambuco Joia Rara do Nordeste Brasileiro” também será musicado, para que seja ouvido na abertura dos principais eventos turísticos.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Literatura de Cordel aproxima Pernambuco dos turistas

    A rica cultura e os atrativos turísticos de Pernambuco serão divulgados em formato de poesia popular. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco - Governador Eduardo Campos) está produzindo folhetos de cordel para serem entregues nos principais eventos de divulgação do destino.

    “A ideia é realizar a promoção do Estado através de uma campanha inovadora, com a exaltação da cultura pernambucana, utilizando-a como poderosa ferramenta de divulgação do destino, destacando nossas peculiaridades culturais”, destaca Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

    Focada no público final, a intenção é sensibilizar o turista para os aspectos da cultura pernambucana, promovendo, com isso, o reconhecimento do destino Pernambuco para além de “Sol e Mar”. No texto do cordel, o turista encontrará informações sobre danças, gastronomia, municípios do Litoral ao Sertão, infraestrutura turística, artesanato e o povo pernambucano. 

    Com um linguajar regionalizado e informal, o texto é do poeta-cordelista Allan Sales, que já fez trilhas musicais originais para o teatro. A arte é baseada no Movimento Armorial, criado pelo escritor Ariano Suassuna. A primeira distribuição dos cordéis será no interior do Estado, durante o “Seminário Destino PE”, em que o secretário Felipe Carreras está percorrendo municípios de Pernambuco para mapear o turismo do Estado. 

    O Cordel “Pernambuco Joia Rara do Nordeste Brasileiro” também será musicado, para que seja ouvido na abertura dos principais eventos turísticos.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: