meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • “Guetos” mostra realidade da população LGBT

    Após o estrondoso sucesso de "Priscilas, um grito contra a homofobia", o Centro Estadual de Combate à Homofobia, programa da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, retorna à linguagem teatral, ao longo da IV Jornada de Direitos Humanos, com o espetáculo "Guetos".

    A peça está percorrendo o interior do estado, e nesta sexta-feira (28), às 19h, chega ao Teatro Alaíde Conserva, em Salgueiro, no Sertão. O público vai poder conferir os dilemas vividos pela população LGBT ao apresentarem uma orientação afetivo-sexual e/ou identidade de gênero discordante do padrão vigente.

    O espetáculo convida a refletir sobre as faces da homo-lesbo-transfobia, e mostra os comportamentos preconceituosos reproduzidos ao longo dos tempos, que têm empurrado as pessoas LGBT’s para espaços perigosos, de vulnerabilidade e de exclusão, os chamados “guetos”, contribuindo com os altos índices de violência.

    A produção, da JN Cênicas, e já passou pelos municípios de Petrolina e Triunfo. E depois de Salgueiro, segue para Palmares, no dia 04 de Dezembro, e em seguida, Garanhuns, 05 de Dezembro; e Santa Cruz do Capibaribe, 08 de Dezembro.

    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, divulga, espetaculo, guetos, lgbt, sertao, salgueiro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sexta é dia de Escambo de Livros no hall da Fundarpe

    Para quem tem aquele livro, já empoeirado, guardado há um bom tempo na estante: chegou a hora de trocá-lo por uma nova leitura. A oportunidade está nesta sexta (28), quando acontece a edição especial do Escambo de Livros, a partir das 9h, no hall da Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista – Recife).

    Cerca de 150 títulos dos mais diversos estarão disponíveis ao público. Basta trazer um livro, em bom estado, e trocá-lo por outro de sua preferência. As literaturas brasileira e estrangeira marcam presença no Escambo, com destaque para: “O cão de Baskerville” (Arthur Conan Doyle); “O girassol” (Garibaldi Otávio), “Os olhos da treva” (Gilvan Lemos), “Scorpions – Minha história em uma das maiores bandas de todos os tempos” (Herman Rarebell) e “Led Zeppelin – A história ilustrada” (Gareth Tomas).

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, escambo de livros, hall,
    Compartilhe: Link para o post:
  • ETE José Alencar Gomes da Silva realiza II Colóquio de Administração

    seeOs estudantes do curso técnico em Administração da ETE José Alencar Gomes da Silva, no bairro do Janga, em Paulista, participaram do II Colóquio de Administração, realizado na própria instituição. O tema escolhido para este ano foi O Papel do técnico em Administração no Mercado Atual. Em parceria com a Faculdade Joaquim Nabuco, a escola realizou diversas oficinas direcionadas ao profissional de administração, como Gestão de Conflitos e Relacionamento Interpessoal, entre outros. Cada aluno pôde fazer até duas oficinas.

    O evento ainda contou com a presença do treinador comportamental Otoniel Felipe, com a palestra Firewalker: Caminhando sobre Brasas. Além disso, também houve a participação do grupo Nação Maracambuco, que realizou uma apresentação em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, ete, escola tecnica, coloquio, administracao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Noite de rock e música alternativa durante o FPNC em Caruaru

    A cidade de Caruaru, conhecida como a capital do forró, vai contar com uma noite exclusiva para os amantes do rock and roll e da música alternativa durante o Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC), que acontece no Agreste do Estado. Trata-se do Palco Garagem, na Av. Rui Barbosa, próximo ao INSS, que receberá nesta quinta-feira (27), às 20h, shows das bandas Psych, Extreme Death, Seu Luiz e Os Comparsas e Banda Vírus Sucateando.

    O Palco Garagem do FPNC em Caruaru tem a proposta de dar visibilidade e fomentar a cena musical da região. Para isso, investe principalmente na participação de bandas do circuito alternativo da cidade. É o caso, por exemplo, do grupo Seu Luiz e Os Comparsas, que promete apresentar o repertório do Rei do Baião numa roupagem contemporânea, entre o pop e o rock.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, noite de rock, musica alternativa, fpnc, caruaru
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escolas estaduais participam de Olimpíada de Língua Portuguesa

    seeA Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro movimentou as escolas da rede estadual de ensino nesta edição de 2014.  Estudantes da Escola Estadual Antônio Correia de Araújo, e das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) Antônio Alves de Araújo, Alberto Augusto de Morais e Severino Farias, classificaram-se para a etapa final do concurso, que irá ocorrer nos próximos dias 16 e 17 de dezembro, em Brasília.

    Na ocasião, os jovens terão a oportunidade de conhecer a capital federal, além de participar da cerimônia de encerramento que irá premiar as vinte melhores produções textuais de cada categoria da olimpíada como poema, memórias, crônicas e artigos de opinião. Para chegar à etapa nacional, os concorrentes tiveram seus textos avaliados por uma equipe de formadores do concurso, por meio de etapas municipais, estaduais e regionais.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, escolas, participam, olimpiadas, lingua portuguesa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ginástica laboral na SAD terá início em 1º de dezembro

    Os servidores da Secretaria de Administração poderão participar, a partir desta segunda-feira (1º), de sessões de ginástica laboral, realizadas no prédio da SAD, em seus próprios locais de trabalho. Promovida pela Gerência de Gestão de Pessoas (Gespe), dentro do Programa Bem Viver, a atividade contemplará diferentes pavimentos a cada dia. Nas segundas e quartas-feiras, as atividades serão realizadas do subsolo até o 6º andar. Nas terças e quintas-feiras, será a vez do 7º ao 12º andar, sempre no horário das 8h10 às 12h.

    Os funcionários de cada pavimento poderão se dividir em subgrupos, conforme a adequação às sessões, cada uma com duração de aproximadamente 12 minutos. Até a sexta-feira (28), os servidores devem preencher o formulário encaminhado por email pela Gespe, nesta quarta-feira (26), com informações que ajudarão no direcionamento dos exercícios. A ginástica laboral envolve um conjunto de atividades físicas, realizadas no próprio local de trabalho, visando à obtenção e manutenção do bem-estar físico e mental. A prática tem eficácia comprovada na prevenção e recuperação das Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).

    Saiba mais

    Assuntos: sad, secretaria, administracao, governo, estado, pernambuco, divulga, ginastica laboral
    Compartilhe: Link para o post:
  • Número de homicídios de mulheres em Pernambuco cai 8,5%

    A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) e a Câmara de Enfrentamento da Violência de Gênero contra as Mulheres realizaram na manhã desta terça-feira (25) uma coletiva para apresentar um balanço das ações realizadas no último ano. De acordo com os dados apresentados, em oito anos Pernambuco caiu da 2ª para a 16ª colocação no ranking dos Estados que mais registram assassinatos de mulheres em todo o País. Os dados são do mapa da violência do Instituto Sangari.
     
    De acordo com a diretora de enfrentamento da violência de gênero da SecMulher-PE, Fábia Lopes, o monitoramento eletrônico é a mais recente medida combativa implementada. O monitoramento é feito por meio da colocação de uma tornozeleira no agressor, que rastreia a sua posição geográfica com fins de assegurar que a decisão judicial de mantê-lo longe da vítima seja cumprida.

    Saiba mais

    Assuntos: pmpe, policia militar, sds, secretaria, defesa social, governo, estado, pernambuco, divulga, homicidios, mulheres, reducao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Universidades pernambucanas assinam convênio inédito

    O Salão Receptivo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi palco nessa terça-feira (25/11) para o lançamento do Consórcio Pernambuco Universitas, um convênio inédito de cooperação interuniversitária entre as principais instituições pernambucanas de ensino superior.

    Na ocasião, os reitores das cinco universidades pernambucanas (Unicap, UPE, UFPE, UFRPE, e Univasf) integrantes do consórcio assinaram o acordo que passou a vigorar a partir da data da assinatura e tem validade de cinco anos, podendo ser prorrogado, mediante o interesse dessas instituições. O convênio promoverá a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as universidades, visando o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos, e o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos.

    Saiba mais

    Assuntos: upe, universidade, pernambuco, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, sectec, divulga, universidades, assinam, convenio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência promove ação socioeducativa

    Amanhã (27) o Espaço Ciência, através da Gerência da Ação Social, participará de dois eventos: o Coletivo de Direitos promovido pelo Governo Presente e o 1° Dia da Cidadania da Escola Aníbal Fernandes, ambos serão realizados na escola.

    Das 8h às 17h o Gepetto (Ateliê de Ciência) – Projeto que faz parte da Ação Social do museu, vai divulgar e expor jogos educativos produzidos pelos participantes do projeto. Já os monitores de robótica apresentarão ao público robôs da Lego seguidores de linha.

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, espaco ciencia, divulga, promove, acao, socioeducativa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caruaru recebe espetáculos de circo, teatro e mamulengo

    secultO Festival Pernambuco Nação incia, nesta quarta-feira (26), em Caruaru, a temporada de espetáculos cênicos na cidade, que incluirá apresentações circenses, teatrais e mamulengo. Neste primeiro dia, a partir das 16h30, quem abre a programação é o magico Rapha Santacruz, com a montagem AbraCASAbra, na Praça do Artesão (Alto do Moura). Natural da capital do agreste pernambucano, o artista mescla, em seu número, a arte do ilusionismo com as atividades do dia-a-dia, temperando todas as cenas com pitadas de humor. Situações corriqueiras como arrumar a casa, regar as flores e encher o aquário, são cenário para a mágica acontecer. Misturando ficção e realidade, Rapha aproxima o público da magia, ajudando, de um jeito poético, a lançar reflexões acerca das atribulações da vida contemporânea que acabou afastando os indivíduos da espontaneidade e da leveza. O espetáculo já realizou, no ano passado, uma turnê por várias capitais do Nordeste, com incentivo do Funcultura.

    Na quinta-feira (27), a palhaça Keke Kerubina leva, às 16h30, seu Circuluz Brincante ao Alto do Moura. No espetáculo, Keke  explora as possibilidades de jogo e diálogo entre comicidade, cultura popular e habilidades circenses, em cenas que estabelecem uma interatividade cênica com a platéia, originada na arte de rua. Malabarismos, acrobacias no tecido, dança e dramaturgia popular se confundem no desenrolar das cenas, e semeiam, na platéia, a vontade de mostrar seu próprio brincante.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, caruarua, espetaculos, circo, teatro, mamulengo
    Compartilhe: Link para o post: