meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Coletivo de Direitos leva oportunidades de qualificação para moradores de Afogados

    Vagas para jovens nos cursos de manutenção de computadores, logística, técnicas de vendas, soldador e encanador industrial, oportunidades de emprego., cuidados com a saúde e orientações sobre direitos serão oferecidos durante a realização do Coletivo de Direitos do Programa Governo Presente, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), que será realizado amanhã, dia 1º de outubro, na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima (Rua São Miguel, 431), em Afogados - Recife.

    Os destaques são a inscrição para primeira Carteira de Habilitação (exclusivamente para os egressos do sistema penal e em liberdade assistida) e os cuidados com a saúde. Haverá palestras sobre prevenção às drogas ilícitas, orientação de saúde bucal, vacinas contra gripe, distribuição de preservativos femininos e masculinos, hipoclorito de sódio e soro de reidratação oral. Também serão disponibilizados teste de glicemia, exames preventivo contra o câncer de colo de útero, mamografia e aferição da pressão arterial.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, coletivo de direitos, oportunidades, qualificacao, afogados
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon–Móvel: consumidores fazem acordo em Sítio Novo

    Iniciou nesta terça (30), no bairro de Sítio Novo, Olinda, as audiências de conciliação entre consumidores e fornecedores. A unidade do Procon–Móvel estará em frente ao Mercado de Sítio novo das 9h às 16h realizando 20 audiências até a sexta-feira, 03 de outubro.
     
    Esta etapa é continuidade do atendimento aos consumidores, ocorrido em julho/agosto, que compareceram à unidade e após a triagem, abriram reclamações, resultando em audiências que buscam fazer com que as partes cheguem a um acordo e não partam para uma ação judicial.

    Saiba mais

    Assuntos: procon, governo, estado, pernambuco, pe, secretaria, justica, direitos humanos, desenvolvimento social, órgao, divulga, procon movel, conciliacoes, acordo, sitio novo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes de escolas estaduais visitam o Palácio do Campo das Princesas através do Turismo Convida

    seturO projeto Turismo Convida, uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), levou estudantes de quatro escolas estaduais para conhecer o Palácio do Campo das Princesas, no Recife. A visita guiada por monitores deu a oportunidade aos alunos de ver os bastidores da sede do governo pernambucano.

    A história do pomposo palacete e de seus respectivos ocupantes foi atentamente escutada por aproximadamente 50 alunos das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) Porto Digital, Sizenando Silveira, Aníbal Fernandes e do Ginásio Pernambucano.

    Impossível não se encantar com a escadaria da entrada ou com o vitral de Gastão Forment, que retrata a Revolução Pernambucana de 1817. Entretanto, para a estudante da EREM Porto Digital Larissa Milene, 14 anos, o principal atrativo foi ouvir estórias sobres os governadores. “É bem interessante poder conhecer a sede do nosso governo e um pouco sobre as pessoas que governaram Pernambuco. Acho que nos deixa mais próximos deles”, afirmou Milene.

    Após conhecer os aposentos do Palácio, os alunos seguiram para os jardins, onde, segundo relatos informais, as princesas Isabel e Leopoldina teriam brincado. Mas, de acordo com os monitores, historiadores já negaram essa versão.  Para o estudante do 1º ano da EREM Aníbal Fernandes, Dyego Santos, 15 anos, a veracidade ou não desse fato não tira a essência histórica do local. “Os jardins são o meu canto preferido, pois aqui estamos cercados pela história, com ou sem princesas”, conclui o aluno.

    As visitas ao Palácio do Campo das Princesas são gratuitas e acontecem nos dias: quinta-feira e sexta-feira das 9h às 11h e das 14h às 16h e aos domingos das 10h às 12h. Para grupos de mais de dez pessoas é necessário fazer agendamento.

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, alunos, visita, palacio, campo das princesas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estado promove capacitação para ONGs vinculadas ao Programa Todos com a Nota – Módulo Solidário

    sedsdhRepresentantes das instituições não-governamentais classificadas na IX rodada do Todos com a Nota – Módulo Solidário participaram nesta terça-feira (30), no auditório do Centro Comunitário Salesiano do Recife, localizado no bairro de Casa Amarela, Zona Norte da cidade, de capacitação sobre o programa. O objetivo é qualificar os envolvidos na elaboração de Planos de Trabalho e da Prestação de Contas dos projetos sociais enviados à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH.

    Segundo Paula Vanusa, gerente de Planejamento, Projetos e Capacitação da Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social – SEDAS, 91 entidades sem fins lucrativos já receberam o comunicado da SEDSDH para apresentar as documentações necessárias à assinatura de convênio.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, capacitação, programa, todos com a nota, modulo solidario
    Compartilhe: Link para o post:
  • 16º Batalhão da PM recebe visita de jornalista da Folha de São Paulo

    pmpeNa tarde desta segunda-feira (29), o jornalista da Folha de São Paulo, Galeno Lima, fez uma visita a 3ª cia do 16º Batalhão, com sede no bairro de Santo Amaro. A visita teve como objetivo subsidiar o jornalista numa reportagem especial sobre projetos que deram certo no combate à violência em todo o país.
     
    O repórter, entrevistou o comandante do 16º BPM, tenente-coronel, Jailson e o capitão Ferreira, responsável pela área de Santo Amaro. O foco da conversa foi o programa Pacto Pela Vida, programa do governo do Estado de Pernambuco conhecido nacionalmente que já mostrou resultados significativos. Santo Amaro foi o bairro que teve mais sucesso no programa, sendo considerado o primeiro Território da Paz do Brasil.

    Saiba mais

    Assuntos: pmpe, policia militar, sds, secretaria, defesa social, governo, estado, pernambuco, divulga, jornalista, visita, reportagem, projetos, exito, combate, violencia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições para a IV Oficina de Educação Financeira continuam abertas

    Com o objetivo de conscientizar o cidadão para o planejamento financeiro e consumo consciente, o Procon Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promove nos dias 15, 16 e 17 de outubro, a IV OFICINA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

    A oficina é gratuita e oferece 50 vagas para cada dia que terá um público-alvo diferente. No dia 15, o foco são os idosos e o tema apresentado é “Livre-se das dívidas (empréstimos, cartões de crédito)”. No dia 16, o público-alvo são servidores públicos e o assunto será “O que fazer com o 13° salário”. Já no dia 17, a oficina será para o público geral e a temática abordada é “Como fazer sua planilha de orçamento financeiro familiar”.

    Saiba mais

    Assuntos: procon, governo, estado, pernambuco, pe, secretaria, justica, direitos humanos, desenvolvimento social, órgao, divulga, oficina, educacao financeira, inscricoes abertas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Abertas inscrições para oficinas do Fórum de Artes Performativas

    secultRecife irá sediar um fórum específico para artistas vinculados às performances, com programação de oficinas, debates e apresentações. O Fórum de Artes Performativas, será realizado de 25 a 30 de novembro, no Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas, com incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco. Nesta segunda edição, com o tema “Articulações – Mundos Possíveis”, o fórum busca refletir sobre as possibilidades de composição e transformação de perspectivas para a realidade através da arte.

    Aqueles que tiverem interesse na troca de experiências podem fazer inscrição em duas oficinas até 05 de outubro. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição (com seus dados, currículo e carta de intenção), disponível no site articulacoes2014.wordpress.com e enviar para o e-mail:forumarticulacoes@gmail.com. Os selecionados para as oficinas serão anunciados no dia 17 de outubro. A participação é gratuita.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, inscricoes abertas, oficinas, forum, artes performativas
    Compartilhe: Link para o post:
  • TVPE: noBALAIO desta semana traz entrevista especial com o músico Tibério Azul

    A revista eletrônica noBALAIO desta semana traz o pianista Vitor Araújo, uma reportagem sobre parto humanizado e a arte do origami. O programa vai ao ar nesta terça-feira (30/09), às 19h30, e tem como entrevistado especial o cantor e compositor pernambucano Tibério Azul.

    Na conversa com Tibério, a apresentadora Tila Chitunda aborda temas como o poesia, budismo e a experiência dele de ser pai pela primeira vez.  O músico também relembra a época da faculdade, quando formou a banda Mula Manca, e comenta seus próximos projetos da carreira solo.

    Saiba mais

    Assuntos: tvpe, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, divulga, cultura, variedades, nobalaio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Defensoria Pública firma parceria com Instituição de apoio a crianças portadoras de Síndrome de Down e Autismo

    A parceria é com a Associação Novo Rumo.  O objetivo é dar um passo a mais na luta pela inclusão com instituições de apoio a crianças especiais, como é o caso dessa associação, que tem como principal meta auxiliar crianças carentes portadoras de Síndrome de Down e Autismo, além de outras síndromes prestando gratuitamente ou a baixo custo serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
     
    Segundo o Defensor Público Geral, Manoel Jerônimo, a ideia é aproximar a Defensoria Pública desse público através de uma atuação dos Defensores Públicos diretamente na sede dessas instituições, uma vez por mês. “Iremos prestar atendimento e orientação jurídica às famílias dessas crianças em todas as áreas como Direito de Família, Direito consumidor, Direito civil em geral e, em especial, auxilia-las na luta pela inclusão efetiva e concreta”, esclareceu.

    Saiba mais

    Assuntos: defensoria publica, governo, estado, pernambuco, divulga, parceria, instituicao, apoio, criancas, down, autismo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Arquiteto espanhol dialoga com público sobre o barroco brasileiro

    secultDentro da programação da mostra Diálogo entre Barrocos, instalada na Torre Malakoff, Bairro do Recife, o arquiteto espanhol José Maria Escrivá realiza no local, nesta quinta-feira (2), às 19h, uma conferência para tratar da relação entre os barrocos recifense e mineiro. A exposição é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Pernambuco e o Instituo Cervantes Recife. A entrada é gratuita.

    Diálogos entre Barrocos chegou ao Recife no momento em que se celebra o segundo centenário da morte de Aleijadinho, ocorrida em 18 de novembro, o Dia do Barroco Mineiro. A proposta da mostra, aberta à visitação até o próximo dia 12 de outubro, é estabelecer um diálogo entre o barroco pernambucano e o de Minas Gerais, ressaltando a originalidade do estilo artístico desenvolvido no Brasil. Além da conferência, no dia 9 de outubro, às 10h, o espanhol Escrivá ministrará uma classe in situ para pessoas interessadas, desenhando a Torre Malakoff no próprio local.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, arquiteto, espanhol, barroco brasileiro, exposicao, torre malakoff
    Compartilhe: Link para o post: