meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Jogo entre Sport x Fluminense terá esquema especial de ônibus

    A Arena Pernambuco será palco de mais um duelo do Campeonato Brasileiro neste domingo (23). Desta vez, o Sport enfrenta o Fluminense (RJ), às 16h. A partida é válida pela 36a rodada da série A da competição. O Grande Recife preparou um esquema especial de ônibus para auxiliar no deslocamento dos torcedores.

    Na ida ao estádio, os torcedores do Fluminense utilizarão o metrô para chegar ao Terminal Integrado do TIP, onde dois veículos da linha especial 048 - TI TIP/Arena aguardarão os visitantes, a partir das 14h. Já na volta para casa, os veículos estarão disponíveis a partir das 17h43 na Arena PE. Ao todo, a linha realizará 24 viagens, com intervalo de 5 a 10 minutos entre um veículo e outro.

    Saiba mais

    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo, estado, pernambuco, divulga, esquema especial, onibus, arena pe, jogo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Universidades pernambucanas lançam no dia 25 convênio de cooperação inédito no país

    As cinco universidades pernambucanas (UNICAP, UFPE, UFRPE, UPE e UNIVASF) vão lançar no dia 25 de novembro, às 9h, no Salão Receptivo da Católica, o Consórcio Pernambuco Universitas. Um inédito convênio de cooperação interuniversitária entre as principais instituições de ensino superior de Pernambuco. O evento contará com a presença dos cinco reitores.

    O convênio, pioneiro no país, promoverá a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as cinco universidades, visando o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos, e o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos.

    Saiba mais

    Assuntos: upe, universidade, pernambuco, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, sectec, divulga, convenio, cooperacao, universidades, pernambucanas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mês da Consciência Negra com programação nas Casas das Juventudes

    scjNo mês dedicado à Consciência Negra, a Secretaria da Criança e da Juventude articula uma programação com ciclos de palestras e oficinas em Casas das Juventudes em diversos municípios pernambucanos. Nesta sexta-feira (21), o município de Salgueiro fez um ato cultural para marcar a retomada das atividades na Casa das Juventudes. No mesmo dia, houve uma palestra sobre o Dia da Consciência Negra com Rosa Marques, da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos do Estado.  

    Foram programadas ainda oficinas de fotografia e grafitagem que serão uma ferramenta de expressão cultural dos jovens e adolescentes dos municípios do Sertão. As aulas de grafitagem serão aplicadas no mês de novembro em Granito (24), Cedro (25), São José do Belmonte (26), Carnaubeira da Penha (27), Floresta (28) e Custódia (29).

    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, estado, pernambuco, divulga, mes, consciencia negra, programacao, casa das juventudes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parque de Santana recebe programação dominical do Museu Cais do Sertão

    secultDando continuidade a parceria realizada com o projeto Som na Rural, o Museu Cais do Sertão realizará na tarde de domingo (23), no Recife, mais uma edição de sua programação em homenagem ao Mês da Consciência Negra. A partir das 16h, o Parque de Santana, em Casa Forte, recebe os shows musicais do rapper Zé Brown e do Afoxé Oxum Pandá. A tarde também contará com as exibições dos filmes “Lua”, de Paulo Caldas e “4 Kordel”, de Lírio Ferreira. A programação é aberta ao público.

    O Museu Cais do Sertão colocou em prática a ideia de levar para fora do seu espaço físico as atividades culturais, tendo em vista aproximar a cultura sertaneja não só de quem visita o espaço no Bairro do Recife, mas do público em geral, segundo o gerente geral do museu, Gilberto Pimentel. “A nossa missão institucional não se resume à exposição, ao prédio do museu, mas está relacionada com disseminar a essência cultural do semiárido nordestino. Os parques públicos são lugares de encontro, de experiências, de contemplação. Por isso escolhemos esses espaços para apresentar parte do acervo do museu”.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, parque de santana, programacao, museu, cais do sertao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde discute notificação dos casos de violência em Pernambuco

    A violência é um problema de saúde pública que atinge toda a sociedade, causando danos físicos e psíquicos às suas vítimas e elevando o número de atendimentos nas unidades de saúde. Por isso, o enfrentamento à violência é pauta permanente da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que promoveu, nesta sexta-feira (21), o seminário Notificação compulsória da violência contra criança, adolescente, mulher e pessoa idosa: Mitos, entraves e desafios. O evento, que ocorreu no Recife Plaza Hotel, localizado no bairro do Pina, foi realizado em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e as secretarias da Mulher do Estado e do Recife.

    Durante o encontro, foi possível aprofundar o diálogo sobre a importância da notificação compulsória e, assim, fortalecer as ações de enfrentamento da violência contra esse público, além de reforças as redes de cuidados e proteção legal. “Apesar dos esforços empreendidos, há ainda entraves e dúvidas quanto à identificação, notificação e seguimento do caso. Principalmente, no que compete à articulação com as redes de justiça, de assistência social e de proteção legal. Nosso objetivo é que esse seminário abra um ciclo de encontros entre a SES e os gestores municipais, promotorias, a fim de discutir a estruturação da rede de enfrentamento e fortalecer a vigilância das violências no estado”, explica a diretora geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, notificacao, compulsoria, casos de violencia
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDS discute segurança com secretários de todo o País

    O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, participou nestas quinta e sexta-feiras (20 e 21/11), em Fortaleza, da LVI Reunião Ordinária dos Secretários de Segurança Pública, do Colégio Nacional de Secretários de Segurança – Consesp. Além dos representantes dos Estados, o encontro também contou com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

    Todas as reuniões ocorreram no Palácio da Abolição e os trabalhos foram abertos pelo governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes.

    Saiba mais

    Assuntos: sds, secretaria, defesa, social, governo, estado, pernambuco, divulga, discute, seguranca, secretarios, brasil
    Compartilhe: Link para o post:
  • "Livros Livres" vai surpreender moradores de Gravatá

    secultUma série de obras literárias serão “libertas”, neste sábado (22), nas ruas e praças do centro de Gravatá. É o projeto Livros Livres, uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), realizada através da sua Coordenadoria de Literatura, que chega ao município, com a programação do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC). A partir das 6h, cerca de 100 títulos estarão espalhados pelo local, à disposição do público leitor, gratuitamente.

    Os livros são doações da Companhia Editora de Pernambuco – CEPE, do Funcultura, além dos cinco títulos vencedores do I Prêmio Pernambuco. As obras estarão devidamente etiquetadas, indicando que são “livros livres”. Isso significa que qualquer pessoa que estiver circulando pelo local e encontrar um livro “esquecido”, pode pegá-lo e lê-lo. Depois, basta deixá-lo em outro local público da cidade, para que outras pessoas possam também encontrá-lo. Isso faz com que a os livros circulem livremente, atingindo um público ainda maior, ampliando o acesso à literatura.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, fpnc, festival, nacao cultural, livros livres, gravata
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grande Recife reforça frota para o vestibular do IFPE

    Os candidatos inscritos para no processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) realizarão as provas do vestibular neste domingo (23). A seleção acontecerá no período da manhã. Para auxiliar os estudantes a chegar ao local da prova, o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou algumas linhas.

    Ao todo, oito linhas de ônibus que atendem ao campus da instituição receberão reforço. Serão 73 veículos, realizando 608 viagens, das 7h às 13h. Ou seja, 76 viagens a mais que um domingo normal. Essas linhas atendem ao ponto de maior concentração de estudantes que farão a prova, o prédio do IFPE, localizado na Cidade Universitária.

    Saiba mais

    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo, estado, pernambuco, divulga, reforco, frota, vestibular, ifpe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Encontro Norte e Nordeste do Movimento Memória, Verdade e Justiça integra programação da Jornada de DH

    O II Encontro Norte e Nordeste do Movimento Memória, Verdade e Justiça, que será realizado, neste sábado (22) e domingo (23), a partir das 8h, no Recife Plaza Hotel, integra a programação da IV Jornada de Direitos Humanos, e terá a participação do secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes.

    O objetivo do evento é trocar experiências entre os Comitês e as Comissões da Verdade dos estados, o coroamento das atividades de repúdio aos 50 anos da ditadura militar fascista e as perspectivas do movimento em 2015.

    Entre os convidados estão: Fernando Coelho, Coordenador da Comissão da Verdade Dom Helder Câmara de Pernambuco; Paulo Geovane, presidente da Comissão da Verdade da Paraíba; padre Manoel Henrique, presidente da Comissão da Verdade Jaime Miranda, de  Alagoas; Adriano Diogo, presidente da Comissão da Verdade de São Paulo Rubens Paiva; Perly Cipriano, ex-Diretor da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e ex-preso político em Pernambuco; e Antônio Carlos Fon do Comitê Paulistano Memória, Verdade e Justiça e ex-preso político.

    De acordo com o secretário executivo, Paulo Moraes, o Encontro Norte e Nordeste do Movimento Memória e Verdade é uma das ações da Jornada de Direitos Humanos, que reúne ações nas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado. Esse encontro reforça a promoção dos direitos e da cidadania, além de destacar a importância da reparação aos anistiados e dar visibilidade a luta pela democracia.

    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, divulga, encontro, movimento, memoria, verdade, programacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • IPA apresenta tecnologias na 73ª Exposição Nordestina de Animais no Recife

    ipaO Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) apresenta as tecnologias e programas que desenvolve nas áreas de Pesquisa, Extensão Rural e Infraestrutura Hídrica no estande da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, durante a 73ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados.

    No local, pesquisadores e técnicos do IPA prestam esclarecimentos aos visitantes sobre os trabalhos desenvolvidos nas áreas de irrigação, perfuração de poços, produção, aquisição e distribuição de sementes e palma forrageira além de ensilagem e fenação. Também é possível conferir as práticas para o cultivo de hortaliças orgânicas.

    Na feira de artesanato, estão expostos variados objetos de decoração e utensílios, além de produtos derivados do queijo e mel, produzidos por agricultores de base familiar, que recebem assistência técnica do IPA.

    Assuntos: ipa, pernambuco, instituto, agronomico, secretaria, agricultura, reforma agraria, sara, governo, estado, divulga, tecnologias, exposicao de animais, cordeiro
    Compartilhe: Link para o post: