meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • CPRH e Plaza Shopping abrem exposição fotográfica na Semana da Fauna

    | Meio Ambiente

    III SEMANA DA FAUNA

    Mostra sobre animais silvestres reabilitados no Cetas foi aberta nesta segunda (18) e pode ser visitada ate o dia 25

    A abertura da exposição fotográfica “Animais Silvestres: eles precisam de nós” deu prosseguimento, na manhã desta segunda-feira (18), à programação da III Semana da Fauna, uma promoção da Agência Estadual de Meio Ambiente e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com instituições públicas e privadas. A Mostra pode ser visitada até o próximo dia 25, no Plaza Shopping, das 10h às 22h.

    A mostra reúne fotografias de animais que foram (ou ainda são) tratados no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH, muitos deles vítimas de maus-tratos e do tráfico. Funcionando numa extensa área no bairro recifense da Guabiraba, com clínica, médicos veterinários, tratadores e uma boa estrutura, o Cetas reabilita os animais e prepara seu retorno ao habitat natural. De janeiro a julho deste ano, acolheu 6.073 animais, a grande maioria aves. No mesmo período, devolveu 4.308 à natureza.

    A Semana da Fauna foi aberta no domingo (17), com o lançamento de uma campanha de entrega voluntária de animais silvestres e atividades recreativas e lúdicas na Arena de Pernambuco. Com a participação também de equipe do Trilogiabio, as atividades envolveram muitas crianças e adolescentes, com jogos e a alegria dos totens educativos dos Defensores do Meio Ambiente.

    “Esta é uma iniciativa importante para falarmos sobre os animais silvestres. O combate ao comércio ilegal e o estímulo à entrega voluntária estão no foco de nossas ações”, destacou Walber Santana, diretor de Recursos Florestais e Biodiversidade da CPRH na abertura. “Conhecer a importância do papel dos animais silvestres ajuda na tomada de atitude para defendê-los”, reforçou André Maia, da Trilogiabio.

    Ainda nesta segunda (18), mais duas atividades marcaram a Semana da Fauna: a palestra “Defesa da Fauna Silvestre”, do gerente da unidade de Fauna da CPRH, Eduardo Vasconcelos, na Escola Estadual Emídio Cavalcanti de Albuquerque, no Cabo de Santo Agostinho, e um curso de formação para professores de Ciências da Natureza da Rede Municipal de Ensino do Recife, ministrado por Franci Palhano e Taíza Nascimento, do Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental.

    Nesta terça (19), a programação segue com a palestra “Espécies Ameaçadas do Centro Pernambuco”, que será proferida por Glauco Pereira, do Observadores de Aves de Pernambuco (OAP). Será às 14h30, no auditório da Semas, na Avenida Rosa e Silva, Aflitos. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: semas, cprh, cetas tangara, semana da fauna, exposicao fotografica,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana Nacional de Trânsito 2017 é aberta em Pernambuco

    | Educação, Trânsito

    Abertura da Semana Nacional de Trânsito

    “Cumprindo a determinação do governador Paulo Câmara estamos intensificando as ações educativas voltadas aos condutores do amanhã, uma vez que Pernambuco já é primeiro lugar em educação no país e queremos ser também primeiro lugar na redução de acidentes de trânsito”. Com essas palavras o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, abriu na manhã desta segunda-feira (18), a Semana Nacional do Trânsito - SNT.

    O evento que foi promovido pela Secretaria das Cidades, por meio do DETRAN-PE, aconteceu no Centro Educacional de Trânsito da Honda- CETH, no bairro de Areias, quando na ocasião o digital influencer do Manual do Mundo, Iberê Thenório, realizou uma palestra sob o título “Mídias Sociais e Educação de Trânsito”, voltado aos parceiros multiplicadores das ações educativas do Órgão. Além dele, o instrutor Carlos Augusto Elias, criador do Manual do Trânsito, debateu com os presentes os desafios de falar com os jovens sobre educação no trânsito através das redes sociais.

    “Trouxe para essa apresentação algumas coisas que aprendi com nossa história no YouTube e acredito que está na hora das esferas públicas trabalharem também as plataformas online, chegando aos jovens de uma forma mais efetiva e mais barata. Para mudar a mentalidade deles essa forma de comunicação é muito importante, onde conseguiremos resolver o problema de um jeito mais efetivo entre cinco e dez anos”, defendeu Iberê.

    Ainda durante a abertura da SNT Ribeiro entregou ao presidente do Sindicato das Empresas Terceirizadas de Motoboys de Pernambuco (SempreMoto–PE), Robson Florencio e a representantes da concessionária Motopart e Pernambuco Motos, capacetes branco da campanha de prevenção de acidentes de moto realizada pelo DETRAN-PE “A vida é melhor com você”. “Queremos reconhecer nossos parceiros, tendo em vista que a união é fundamental para que possamos somar força no que se refere a prevenção e consequentemente o salvamento de vidas no trânsito”, enfatizou.

    Estiveram na mesa de abertura, além de Charles Ribeiro, o secretário executivo de Projetos Especiais da Secretaria das Cidades, Fernando Freire, que na ocasião representou o secretário Francisco Papáleo, o diretor geral do DETRAN-PE, Sebastião Marinho, o prefeito de Itapissuma, José Bezerra Tenório (Zé de Irmã Teca), a coordenadora de Educação de Trânsito do DETRAN-PE, Luciana Carvalho, o chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da PRF, Hélio Davino, o representante da Fenacor e do Maio Amarelo, Carlos Valle, o coordenador da Operação Lei Seca, Fábio Bagetii e o supervisor do CETH, Marcelo Torres. 

    SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

    A Semana Nacional de Trânsito, que é organizada pela Coordenação de Educação de Trânsito do DETRAN-PE, segue até o próximo dia 24 com atividades educativas, entre elas, a XVII Feira de Educação do Trânsito, que acontece nos dias 19 e 20 em Itapissuma. Dentre as atividades da Feira está o lançamento da Revista Turma da Mônica – Educação Para o Trânsito Não Tem Idade, editada pela Maurício de Souza produções, trazendo abordagens de orientações para pedestres, condutores, transporte de crianças em veículos, uso de equipamentos de proteção individual em bicicletas, ciclomotores e motocicletas.   

    Completando a programação da SNT 2017 acontece ainda na Feira de Educação de Trânsito de Olinda, nos dias 21 e 22; A I Exposição de Trânsito do Compaz Alto Santa Terezinha, no dia 22; Blitz Educativa com a Operação Lei Seca, no dia 23 na Avenida Agamenon Magalhães e Mini cidade com circuito de moto, no dia 23 e 24, no Parque da Jaqueira, ação em parceira com a Honda.   

    São parceiros da SNT 2017 a Porto Seguro; UPE; Metron; Prefeitura de Itapissuma; Honda; Pedala PE; Grande Recife Consórcio de Transporte; Total; DPVAT; Operação Lei Seca; Secretaria Estadual de Saúde; Escoteiros do Brasil; Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTRAN; Corpo de Bombeiro; Departamento de Estadas e Rodagem; Polícia Rodoviária Federal; Samu; Vitarella; Compesa; CFC Albuquerque; CFC Santa Luzia; CFC CEPA, Concessionária Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros, Sest/Senat e Prefeitura de Olinda. 

    Programação da Semana Nacional de Trânsito 2017 

     DATA

    AÇÃO

    LOCAL

    HORÁRIO

    19 e 20/09

    XVII Feira de Educação de Trânsito do DETRAN/PE

    Pátio de eventos de Itapissuma –Av Frei Serafim, s/n , ao da Secretaria de Obras.

    10 às 16h

    21 e 22/09

    V Feira de Educação de Trânsito de Olinda

    Praça do Carmo

    Av. Liberdade -  Carmo

    08 às 16h

    22/09

    I Exposição de Trânsito

    Compaz/ Alto Santa Terezinha

    09 às 17h

    23/09

    Blitz Educativa com Operação Lei Seca

    Av Agamenon Magalhaes com Av Norte.

    14:30 às 17:30

    23 e 24/09

    Mini cidade com circuito de moto - HONDA

    Parque da Jaqueira

    10 às 16h

     

     

     

     

     

     

     

     

     
    Cidades: Itapissuma, Olinda, Recife
    Assuntos: detran-pe, snt, semana nacional de transito
    Compartilhe: Link para o post:
  • Adagro abre seleção simplificada para 74 técnicos agrícolas

    | Administração
    Vinculada à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) abriu seleção simplificada para 74 vagas de técnicos agrícolas. As inscrições já estão abertas e seguem até o próximo dia cinco de outubro, no site da entidade (www.adagro.pe.gov.br). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado no último sábado.
     
    Podem concorrer técnicos com formação na área agrícola ou agropecuária. As atribuições a serem desenvolvidas envolvem ações de auxílio nas atividades de defesa sanitária e fiscalização de produtos, subprodutos, insumos e derivados de origem animal e vegetal. A remuneração será de R$ 1.635,00 para uma carga horária de 40 horas semanais. 
     
    "Por meio dessa seleção simplificada, a Adagro vai fortalecer seus quadros e oferecer um serviço com ainda mais qualidade e eficiência à sociedade", destacou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota. 
     
    O titular da Agricultura ainda comemorou o desempenho da Agropecuária no PIB de Pernambuco do segundo semestre. "Com um crescimento registrado em 41,1%, a Agropecuária foi o segmento econômico responsável por alavancar o desempenho do estado. A liderança e a determinação do governador Paulo Câmara nos colocaram no caminho certo para enfrentamos os grandes desafios da crise", pontuou Nilton.
     
    A seleção simplificada faz parte da reestruturação Adagro, que, no fim do ano passado, deixou de ser unidade técnica e passou a ser uma autarquia especial. “A seleção simplificada é emergencial, estamos trabalhando para realizar no próximo ano o concurso definitivo para o cargo”, explicou a presidente da Adagro, Erivânia Camelo. 
     
    Quantidade de Vagas 
    Sanharó 
    Caruaru 5 
    Garanhuns 10 
    Ouricuri 6 
    Palmares 6 
    Petrolina 7 
    Sertânia 5
     Salgueiro 5
     Serra Talhada 6
     Surubim 6
     Recife 10
    Assuntos: sara, adargo, selecao simplificada, 74 vagas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sefaz-PE anuncia seleção pública simplificada

    | Administração

    A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE), em conjunto com a Secretaria de Administração (SAD-PE), anunciou hoje (15/09) a abertura de seleção pública simplificada para a contratação de 16 profissionais.  As inscrições terão início no dia 20 de setembro e seguirão até o dia 5 de outubro. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira.

    Do total de vagas disponíveis, dez são para nível superior, divididas nas funções de engenheiro civil, engenheiro eletromecânico, engenheiro elétrico, advogado e arquiteto. As outras seis vagas são para nível médio, distribuídas entre as funções de desenhista, tecnólogo, técnico em edificações, técnico em telecomunicações, técnico em refrigeração e técnico em contabilidade. Do total de vagas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (do total de vagas existentes por função/especialidade, no caso de oferta superior a uma vaga). A remuneração varia de acordo com o nível de ensino, podendo chegar a R$ 4.590.

    Os interessados em participar da seleção podem optar pela inscrição presencial, na Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) da Secretaria da Fazenda, localizada na Rua do Imperador Dom Pedro II, s/n, no bairro de Santo Antônio, no Recife, no horário das 8h às 16h, ou pela inscrição via Sedex com aviso de recebimento (AR). O processo seletivo será por meio de avaliação curricular em uma única etapa eliminatória e classificatória, com a divulgação final dos aprovados prevista para o dia 20 de novembro, a ser publicado na página da Sefaz-PE.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sefaz, sad, selecao publica simplificada, 16 vagas disponiveis
    Compartilhe: Link para o post:
  • Lei Seca realiza atividades na Semana Nacional do Trânsito

    | Saúde, Mobilidade, Trânsito

    Além da fiscalização, equipes educativas irão atuar em escolas da RMR e Interior 

    A partir desta segunda-feira (18/09), quando tem início a Semana Nacional do Trânsito, o Estado de Pernambuco mobiliza as equipes da Operação Lei Seca (OLS) para desenvolver atividades de conscientização de condutores, pedestres e estudantes. O tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para este ano, tem como mote “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. Em Pernambuco, a OLS, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), montou cronograma de palestras educativas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Interior do Estado. 

    Serão realizadas 86 atividades em escolas, universidades, empresas e associações por meio de seminários e palestras. Desse número, 51 instituições de ensino serão visitadas. Já na manhã desta segunda (18), ocorreu ação de panfletagem e orientação pela equipe educativa da OLS, no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa). Entre os dias 19 e 22, os municípios de Itapissuma e Olinda irão receber a Feira Nacional de Trânsito, conjunto de atividades direcionadas aos estudantes de escolas públicas e ao público circulante desses municípios com foco na prevenção de acidentes, uso da faixa de pedestre, utilização de cinto de segurança, uso de celular e consumo de bebidas alcoólicas. Demais cidades do interior mobilizam suas ações por meio das Gerências Regionais de Saúde (Geres), com apoio da OLS, órgãos e instituições parceiras.

    Dando continuidade às atividades, no sábado (23) a mobilização será por meio de uma blitz educativa, na avenida Agamenon Magalhães, em parceria com o Detran-PE, Corpo de Bombeiros, Samu, Política Militar de Pernambuco e Universidade de Pernambuco (UPE). Na ocasião, as equipes irão abordar condutores para realização de sensibilização sobre as leis de trânsito e respeito ao pedestre. “Nosso trabalho está focado na conscientização dos condutores a fim de motivá-los a refletir sobre a prevenção de casos de acidente. Em nossas ações educativas, nossos educadores que são pessoas com deficiência, cadeirantes e muletantes, que sofreram lesões ocasionadas por algum tipo de acidente de trânsito, vão demonstrar na prática o impacto pós-acidente e falar sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual”, salientou o coordenador da Operação Lei Seca, Fábio Bagetti. Em 2016, a Operação Lei Seca em ações durante a Semana Nacional de Trânsito sensibilizou 8.997 pessoas em palestras em escolas, blitz e ações educativas.

    Assuntos: ses, semana nacional do transito, operaçao lei seca, conscientizaçao, detran
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seminário vai marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

    | Juventude, Direitos Humanos, Infância
    A atividade, em parceria com a Prefeitura de Limoeiro, tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude
     
    Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência será realizado um Seminário, no próximo dia 21/09, no município de Limoeiro. O evento reunirá secretários e gestores municipais das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, coordenadores e técnicos dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONED), com o objetivo de fortalecer a Política da Pessoa com Deficiência.
    A atividade, em parceria com a Prefeitura de Limoeiro, tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, sob a gestão de Roberto Franca, por meio da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais, comandada por Sérgio Moura, e através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, dirigida por Edmilson Silva.
     
    DIA DE LUTA
    O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa de movimentos sociais, foi instituído em 1982 e oficializado pela Lei Nº 11.133, de Julho de 2005. Desde então, a data é comemorada e lembrada todos os anos e em todos os estados do País.
     
    SERVIÇO:
    Evento: Seminário do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. 
    Data:  21/09/2017. 
    Local: auditório do Instituto Padre Luis Cecchin, R. Profa. Rivadávia B de Paula, 155 - Jose Fernandes Salsa, Limoeiro - PE, 55700-000.
    Horário: 8h às 12h.
    Realização: SEAD em parceria com a Prefeitura de Limoeiro.
    Cidades: Limoeiro
    Assuntos: sdscj, dia nacional de luta da pessoa com deficiencia, cras, coned
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mata Norte tem atendimento gratuito de saúde nesta segunda-feira (18)

    | Social, Saúde

    Além de orientação nutricional, a Arena da Cidadania de Paudalho terá aferição de pressão e exame de glicose, além de assistência social com corte de cabelo e manicure, entre outros serviços

    Atendimentos gratuitos de saúde, assistência jurídica, assistência social e atividades esportivas estarão disponíveis gratuitamente para a população de Paudalho, na Zona da Mata Norte do Estado, a partir da próxima segunda-feira (18), na Arena da Cidadania de Paudalho. O evento, que segue até a quinta-feira (21) na quadra externa do Loteamento Primavera, é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Paudalho e com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social (ABDESM).

    Cerca de 800 jovens são esperados. As inscrições são gratuitas e realizadas no local das atividades, que ocorrem sempre entre 8h e 12h e entre 14h e 17h. Os atendimentos de saúde contarão com orientação nutricional, aferição de pressão e exame de glicose. Também haverá assistência social com corte de cabelo e manicure, entre outros serviços, e atividades esportivas como alongamento, futebol e gincanas. A assistência jurídica será prestada por especialistas disponíveis para esclarecimentos. 

    A ação visa contribuir com o fortalecimento do papel social dos jovens, resgatar a cidadania e desenvolver uma metodologia participativa da autoestima, despertando o sentimento comunitário com foco no bem comum. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 98136-5514.

    SERVIÇO: Arena da Cidadania de Paudalho

    Local: Quadra do Loteamento Primavera
    Horários: Entre 8h e 12h e entre 14h e 17h
    Programação: Atividades de saúde, assistência social e cidadania, atividades físicas e recreativas, corte de cabelo e manicure, entre outras.
    Informações: (81) 98136-5514.

    Cidades: Paudalho
    Assuntos: sdscj, arena da cidadania de paudalho, assistencia social
    Compartilhe: Link para o post:
  • Santa Filomena recebe obras de abastecimento de água e projetos de barragens

    | Agricultura
     
    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, visitou, nesta sexta-feira (15), o município de Santa Filomena, no Sertão do estado. Na cidade, o gestor, junto com o prefeito Cleomatson Coelho, autorizou o início das obras para implantação do sistema de abastecimento de água nos Sítio Riacho dos Negros, Sítio do Meio e Sítio Cercado. Nilton ainda autorizou a execução de estudos e projetos para construção de quatro barragens na zona rural de Santa Filomena e recebeu um pleito para a implantação de uma casa de farinha, demanda antiga da população.
     
    O sistema de abastecimento de água deverá beneficiar aproximadamente 70 famílias das localidades. O objetivo é levar água até a casa de moradores da zona rural que dependiam de carros-pipa, barragens ou açudes. Além disso, a Secretaria de Agricultura vai iniciar a elaboração de projetos para a construção de quatro barragens na região que vão beneficiar cerca de duas mil pessoas.
     
    "Foi uma visita importante na cidade onde autorizamos o início de obras de abastecimento e projetos de barragem. O governador Paulo Câmara tem nos orientado a executar essas parcerias importantes nos municípios e a população de Santa Filomena está confiante neste trabalho entre a Prefeitura, através do prefeito Cleomatson e o Governo do estado, com o apoio do deputado federal Fernando Monteiro", ressaltou Nilton.
     
    O secretário tratou ainda de algumas ações já iniciadas, como a elaboração dos títulos de propriedade, que serão entregues em breve a famílias da zona rural. O Programa do Leite, em que o município recebe 200 litros de leite por dia, também foi discutido no encontro, e o Programa de Aquisição de Alimentos, com investimentos de R$ 160 mil por ano para a compra de produtos da agricultura familiar, e que são distribuídos pela prefeitura para famílias mais necessitadas. 
     
    Nilton ainda acompanhou manifestações contrárias à privatização da Chesf. A fala do povo foi muito contundente contra a medida do Governo Federal. A  população entende que o poder público não pode perder a governança da companhia.
     
    Estiveram presentes no ato a vice-prefeita Alcilene do Sindicato, os vereadores Geandro de Genir, Irmão Edclécio e Ailton do Sindicato; além  do gerente regional da Compesa, João Virgílio, e do secretário de Agricultura do município, Arnael Rodrigues. Também participaram outras lideranças da região e presidentes de associações da zona rural do município.
    Cidades: Santa Filomena
    Assuntos: sara, obras, abastecimento de agua
    Compartilhe: Link para o post:
  • Aberta inscrição para seleção de estágio em Direito na Regional de Petrolina

    | Emprego, Administração

    Estão abertas, a partir desta segunda-feira (18), as inscrições para seleção pública de estudantes de Direito para estágio na 2ª Procuradoria Regional, com sede em Petrolina. Estudantes interessados podem se inscrever até 29 de setembro através do site da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) – www.pge.pe.gov.br/estagios.aspx –, onde também consta o edital do certame.

    Podem participar alunos matriculados em instituições de ensino superior que estejam cursando entre o 5º e 8º períodos ou 3º e 4º anos (se o regime universitário for seriado). É oferecida uma vaga para preenchimento imediato e os aprovados formarão cadastro de reserva.

    Os candidatos serão avaliados através de prova, com 50 questões objetivas e de múltipla escolha, a serem realizadas no dia 8 de outubro, das 8 às 12h, em local indicado no site da PGE-PE a partir de 4 de outubro. O conteúdo programático inclui Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil e Direito de Empresa, Direito Processual Civil, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho.

    O candidato selecionado integrará o programa de estágio da Procuradoria, supervisionado pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE-PE, e receberá bolsa mensal equivalente a R$ 840,00 mais auxílio transporte. O estágio terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

    Cidades: Petrolina
    Assuntos: pge, seleçao publica, procuradoria regional, estagio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Socioeducandos cultivam hortaliças e plantas medicinais em horta orgânica do Case Vitória

    | Juventude

    Além de valorizar a alimentação saudável e beneficiar o meio ambiente, a atividade é uma boa válvula de escape

    Semear, regar e colher. Desde janeiro deste ano, esse tem sido o exercício diário de 14 adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Vitória de Santo Antão. O grupo, guiado pelo técnico agrícola de formação e agente socioeducativo da unidade, Mauro Damião da Silva, participa de oficina que vem trabalhando em uma horta, cultivando uma variedade de hortaliças e plantas medicinais. Além de valorizar a alimentação saudável e beneficiar o meio ambiente, a atividade é uma válvula de escape para o estresse cotidiano e tem o poder de levar consciência e responsabilidade aos que praticam.

    O grupo de socioeducandos trabalha na horta em dois períodos, revezando os horários entre si. Lá eles praticam todas as etapas agrícolas, desde a preparação do solo, colheita, até a comercialização das plantas, que é feita entre os funcionários da unidade e demais unidades da Funase. O lucro é revertido para as necessidades da unidade e também para a compra de produtos e insumos, tornando a atividade auto-sustentável. Outra parte da colheita é destinada à cozinha do próprio Case, a fim de ser utilizada no preparo dos alimentos servidos aos socioeducandos e funcionários.

    A horta da unidade é dividida em duas partes, a de hortaliças e a de plantas medicinais. Na parte de hortaliça são cultivados coentro, cebolinha, alface, pimentão, quiabo, couve flor e pimenta biquinho. Já na parte de plantas medicinais, são cultivadas erva cidreira, capim santo, eparema, boldo do Chile, anador, terramicina, hortelã e hortelã grande. “Escolhemos essas culturas por serem de fácil adaptação ao tipo de solo e por serem mais resistentes a pragas, pois toda a horta é orgânica e não fazemos uso de agrotóxicos”, diz Mauro Damião da Silva, que ministra a oficina.

    Visando proporcionar ainda mais conhecimento sobre plantas, o Case realizou uma palestra sobre Fitoterapia, que consiste em utilizar plantas medicinais e saber os seus efeitos e aplicações. O evento contou com a participação de oito socioeducandos envolvidos diretamente na horta e foi ministrado por um representante da Secretaria do Meio Ambiente de Olinda. “O momento foi bastante produtivo, contando com a participação ativa dos adolescentes, conseguindo despertar o interesse dos mesmos pela fitoterapia e medicina popular”, conta o coordenador técnico do Case Vitória, Valdir Peixoto.

    A atividade vem trazendo muitos benefícios para os adolescentes. Além de trabalhar a disciplina dos participantes, também vem tornando-os mais responsáveis. Com tudo isso, tem despertado interesse profissional em alguns dos alunos. “Fazemos a oficina como a simulação de um real ambiente de trabalho, com todos fardados, horários e tudo. Alguns meninos estão se destacando e demonstram interesse de se profissionalizar na área, o que é uma coisa muito boa”, comenta Mauro.

    A oficina está crescendo. Neste momento, está sendo desenvolvida a ampliação da horta e a variedade de cultivo irá aumentar, com o plantio de berinjela, tomates e diversas espécies de alfaces e pimentas. Além disso, neste mês de setembro, será implantada a segunda etapa da proposta da oficina, na qual os adolescentes irão participar de momentos de discussão para definição do uso do orçamento oriundo da comercialização dos produtos, recebendo orientações sobre empreendedorismo.
     
    Cidades: Vitória de Santo Antão
    Assuntos: funase, case, socioeducandos
    Compartilhe: Link para o post: