meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Hospital Miguel Arraes alerta para acidentes com motos

    | Saúde, Transporte, Balanço, Mobilidade, Trânsito

    Moto

    O Brasil comemora, neste 27 de julho, o Dia do Motociclista. No entanto, o que se tem para destacar em torno do transporte escolhido por esses motoristas não é nada animador.

     

    O número de mortos e feridos em acidentes com motos mais que triplicou no país entre os anos de 2002 e 2013. Os dados são do estudo “Retrato da Segurança Viária no Brasil” realizado pela ONG Observatório Nacional de Segurança Viária, que se dedica ao desenvolvimento e à gestão de ações de segurança viária e veicular. Das 43.075 mortes no trânsito ocorridas no Brasil em 2013, 12.040, ou 28% do total, foram motociclistas ou passageiros de motos. Esse número é três vezes mais que os mortos em 2002, quando 3.773 pessoas perderam a vida nesse transporte. Já o número de feridos em acidentes com motos quadruplicou: de 21.692 para 88.682.

    De 2002 a 2013, período abordado pelo estudo, acidentes com motos passaram a ser a principal causa de morte do país quando o motivo é acidente de trânsito. Em 2002, os acidentes com motos representavam 17% do total de mortes. Hoje, são 37%. Na região Nordeste, 49% das vítimas mortas em acidentes de trânsito estavam em motos. Em Pernambuco, no ano de 2015, 719 pessoas morreram em acidentes de motos.
     

    Localizado na bifurcação da PE-15 com a BR-101, em Paulista, o Hospital Miguel Arraes (HMA) é referência em Traumato-Ortopedia, Cirurgia Geral e Clínica Médica e, por isso, a unidade de saúde mais procurada pelas vítimas de acidentes de trânsito ocorridos na região. No ano de 2015, o HMA notificou 1.251 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, sejam com carros, motocicletas, bicicletas e pedestres. Porém, os acidentados com motos lideraram os registros: foram 959 casos, 76,7% do total. Desses, 88,9% foram do sexo masculino, com idades entre 20 e 39 anos.

    A maior parte das notificações com motociclistas ocorreu por colisão/ abalroamento (586) e, em 19,9% dos casos, o motorista estava sem habilitação. De acordo com o Núcleo de Epidemiologia e Informações Hospitalares (NEPI/ HMA), apenas um óbito dentre as vítimas de acidentes com motos internadas foi registrado no ano passado. Porém, o setor não dispõe de dados sobre vítimas com membros amputados devido à gravidade do acidente.

    Este ano, os números não diferem muito. De janeiro a abril de 2016, o HMA registrou 423 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. As motocicletas continuam sendo as principais vilãs. Foram 303 notificações de acidentes com motociclistas e o perfil é o mesmo: a maior parte do sexo masculino, entre 20 e 39 anos e sem habilitação. Não houve registro de mortos no período.
      

    De acordo com o cirurgião Petrus Lima, diretor médico do HMA, somente no ano passado, mais de 4.700 cirurgias em traumato-ortopedia foram realizadas, grande parte atendendo vítimas de acidentes de trânsito. “Os dados são preocupantes. É importante que o motorista entenda o quanto é necessário dirigir com cuidado e atenção, principalmente os motociclistas. E não esquecerem os equipamentos de segurança, a exemplo do capacete”, analisa Petrus.

    Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba , Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe , Igarassu, Ipojuca , Itamaracá , Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes , Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: moto, acidente, motociclista, segurança viária, transito, passageiros, hma, hospital miguel arraes
    Compartilhe: Link para o post:
  • SES oferece exames de hepatite B e C no Pátio do Carmo

    | Saúde
    Hepatite viral

    Para lembrar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, nesta quinta-feira (28.07), o Programa Estadual de IST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde (SES) oferecerá testagem rápida das hepatites B e C. A ação será das 9h às 15h, no Pátio do Carmo, no Centro do Recife, na unidade móvel "Prevenção Para Tod@s". Serão oferecidos 100 exames de cada enfermidade. Em casos positivos, os pacientes serão encaminhados para os serviços de referência para complementação diagnóstica e acompanhamento especializado.
     

    Nº de Casos

     

     

    Ano do Diagnóstico

     

     

    2014

     

     

    2015

     

     

    2016*

     

     

    Notificados

     

     

    Hepatite A

     

     

    839

     

     

    144

     

     

    23

     

     

    Hepatite B ou C

     

     

    3554

     

     

    1130

     

     

    179

     

     

    Confirmados

     

     

    Hepatite A

     

     

    256

     

     

    39

     

     

    1

     

     

    Hepatite B

     

     

    366

     

     

    112

     

     

    28

     

     

    Hepatite C

     

     

    368

     

     

    149

     

     

    31

     

     

     

     * Dados preliminares. Sujeitos a alteração. 
    Cidades: Recife
    Assuntos: hepatite, ses, prevenção para todos, ist, aids, saúde, hepatite b e c
    Compartilhe: Link para o post:
  • Porto de Suape supera marca da movimentação de veículos

    | Economia, Emprego, Suape, Balanço, Mobilidade, Administração

    Suape


    O Porto de Suape fechou o balanço do primeiro semestre de 2016 com número além do esperado na movimentação de veículos. De janeiro a junho deste ano, passaram pelo Porto 23.529 veículos por meio de operações das montadoras General Motors, Toyota, Fiat e Jeep, essas últimas do grupo Fiat Chrysler Automobiles. Deste total, 9.044 veículos foram importados da Argentina e 14.485 foram exportados com destino a seis países na América do Sul e dois na América Central. São eles: Argentina, México, Chile, Peru, Uruguai, Colômbia, Panamá e Costa Rica.  

    O incremento neste tipo de carga foi de 366% em relação ao total registrado no mesmo período em 2015, que foi de 6.427 automóveis. Até junho deste ano foi superado, inclusive, o volume total registrado em 2015, quando foram movimentados 22.124 carros (de janeiro a dezembro).

    O sucesso das operações portuárias está atrelado diretamente à capacidade que o Porto possui para receber esses veículos e abrigá-los em uma área segura. Em 2015, Suape ampliou o Pátio Público de Veículos de 3,7 para 18,7 hectares, com possibilidade de expansão para até 23,7 hectares e capacidade para movimentar mais de 250 mil veículos por ano. Mais de 70 pessoas estão envolvidas em todo o processo de logística na movimentação deste tipo de carga, incluindo profissionais da administração do Complexo de Suape, órgãos anuentes, trabalhadores portuários do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) Suape, empresas de logística e as transportadoras.

    CARGA GERAL BRUTA - O crescimento da movimentação de carga geral bruta (todos os tipos de cargas) vem se mantendo ao longo do ano em comparação com os resultados obtidos em 2015. No período de janeiro a junho de 2016, esse número totalizou em 11,02 milhões de toneladas, um montante superior em 575 mil toneladas ao número registrado no mesmo período de 2015.

     

     
    Cidades: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca
    Assuntos: Suape, porto de suape, veiculos, toyota, general motors, fiat, jeep
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pronto Atendimento da UPAE de Petrolina atende 300 pacientes por dia

    | Saúde
    UPA Petrolina

    A urgência e emergência clínica da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) é um serviço de complexidade intermediária entre a atenção básica e a rede hospitalar, compondo com estas um sistema organizado de atenção à saúde. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e recebe uma demanda de, em média, 300 pacientes por dia. Desde a inauguração, em 29 de julho de 2013, a Unidade já realizou mais de 260 mil atendimentos.

    “Somos a referência secundária de urgência e emergência em clínica médica e odontologia para população de Petrolina e região. Prestamos atendimento aos pacientes que apresentam quadros agudos ou crônicos agudizados; e realizamos procedimentos de baixa e média complexidade. Isso significa que recebemos os casos que precisam de observação por um período de até 24h, mas que não caracterizam internação hospitalar”, esclarece a coordenadora geral da UPAE, Magnilde Alves.

    A unidade possui 4 leitos para atendimento de emergência, 14 leitos para urgência e 1 leito de isolamento. Também dispõe de 3 consultórios de clínica médica; 1 consultório de urgências odontológicas; sala de raio-X; posto de coleta do laboratório; farmácia e posto de enfermagem. Como apoio diagnóstico e terapêutico, os pacientes contam com laboratório de patologia clínica de urgência, radiologia e eletrocardiograma.

    “Essa estrutura faz com que tenhamos uma resolutividade de 97,57% dentro da própria unidade. No período de julho de 2013 a dezembro de 2015, dos 55.707 pacientes classificados como vermelho e amarelo, que são passíveis de atendimento em instituições de maior complexidade, aconteceram apenas 1.355 remoções [2,43%]”, ressalta Magnilde.

    Ainda segundo dados estatísticos, mais de 90% dos pacientes que chegam à UPAE residem em Petrolina e mais de 70% são classificados como verde. Os vermelhos correspondem a menos de 2% do total e os amarelos a cerca de 20%. Em média, 6% das classificações são azuis [não urgentes]. Nesse último caso, o paciente é encaminhado ao serviço social e contra referenciado de forma responsável para atenção básica.  

    “Adotamos o Protocolo de Acolhimento com classificação de risco, que considera a identificação do paciente que necessita do atendimento imediato, estabelecendo o potencial de risco, garantindo assim, uma assistência resolutiva e humanizada na urgência e emergência. Em outras palavras, a classificação de risco tem o objetivo de tirar o paciente da fila de espera, priorizando o atendimento conforme a gravidade. Isso é feito através da avaliação dos sinais e sintomas ainda no acolhimento do paciente na emergência”, ratifica.

    “Estamos no mês de aniversário da unidade e para comemorar decidimos abordar os serviços prestados, apresentando os resultados do esforço e do trabalho de toda a equipe que faz a UPAE. Dessa forma, também prestamos contas à sociedade e tiramos algumas dúvidas da população”, justifica Magnilde. Além do Pronto Atendimento, a Unidade também dispõe do ambulatório com 17 especialidades médicas, bloco cirúrgico, e do serviço de exames diagnósticos (Bioimagem).

    Cidades: Petrolina
    Assuntos: atendimento, emergencia, urgencia, upae, saude, pacientes,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ganhe o Mundo embarca mais 23 estudantes para a Argentina

    | Educação, Juventude

    Ganhe O Mundo

    Alunos de sete municípios do Estado vão estudar espanhol na província de Córdoba

    A 5ª edição do Programa Ganhe o Mundo (PGM) encaminhou, nesta terça-feira (26.07), mais 23 estudantes para o intercâmbio do exterior. Desta vez, os contemplados vão cursar um semestre letivo na modalidade Hight School em Córdoba, na Argentina. Formado por 11 meninas e 12 meninos, o grupo reúne jovens representantes de sete municípios do Agreste e Sertão pernambucano, são eles: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro. O embarque, realizado ás 15h30, no Aeroporto Internacional Recife/Guararapes - Gilberto Freyre -, foi acompanhado pelo governador Paulo Câmara e familiares dos alunos.

    “Fico muito feliz em poder participar desse momento de tanta alegria e, ao mesmo tempo, de muitas expectativas para esses jovens. Só no início desta edição, já embarcamos mais de 130 alunos da rede pública. A nossa expectativa é de que, até o final do ano, outros 900 jovens viajem para o Canadá, Estados Unidos, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália”, ressaltou o chefe do Executivo estadual. Câmara garantiu, ainda, o esforço do Governo do Estado em aprimorar políticas como o Ganhe o Mundo. “O programa, ao longo dos anos, tem contribuído muito na formação de qualidade desses alunos. E é isso que nós queremos para Pernambuco: vidas sendo transformadas através dos estudos, da dedicação”, completou.

    Além do curso, o Governo do Estado também garante aos estudantes seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host Family) com todas as refeições garantidas, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00. “A gente percebe que o Ganhe o Mundo promove uma cadeia de benefícios, não só para os participantes, mas, principalmente, para Pernambuco que vai receber de volta jovens bilíngues, mais preparados e cheios de sonhos”, declarou o secretário estadual de Educação, Fred Amancio, quando questionado sobre os efeitos da experiência promovida pelo programa.

    Ainda no aeroporto, intercambistas e parentes aguardavam ansiosos pelo embarque. Emocionada, Mirele Kerollayne, de 15 anos, aluna da EREM Garanhuns, contou que está realizando um sonho de família. “Dedico essa conquista a meus familiares que tanto me incentivaram. Espero conhecer novas pessoas e culturas diferentes e voltar craque no espanhol, claro”, disse. Pai da Mirelle, Moacir da Silva compartilhou o mesmo sentimento da filha. “Mirele sempre foi muito estudiosa e determinada. Se ela chegou até aqui, hoje, foi por merecimento. Eu confio e admiro muito sua coragem em querer desbravar o mundo. Já que eu não tive essa oportunidade, eu desejo que ela aproveite o máximo possível disso tudo”, declarou Moacir.

    PGM - Criado em 2012, o Ganhe o Mundo é uma oportunidade para os estudantes da Rede Pública Estadual aprofundarem os conhecimentos em um segundo idioma, através do intercâmbio em países de língua inglesa e espanhola. De 2012 a 2015, a iniciativa já embarcou cerca de cinco mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália. Para 2016, a expectativa embarcar um total de 1.030 alunos, sendo 1.000 do PGM, 20 PGM Esportivo e 10 PGM Musical.

    Fotos: Aluísio Moreira/SEI


    Cidades: Afogados da Ingazeira, Araripina, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro
    Assuntos: alunos, ganhe o mundo, estudantes, educaçao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco vai invadir as Olimpíadas do Rio de Janeiro


    Pernambuco vai invadir as Olimpíadas Rio-2016. Durante o maior evento poliesportivo do mundo, que aporta no Rio de Janeiro neste segundo semestre, vão ser realizadas ações promocionais e institucionais com o objetivo de divulgar o Estado para os turistas. A ação começa com um espaço no Rio Media Center, o Centro de Mídia das Olimpíadas, entre os dias 1 e 5 de agosto. 

    Durante esse período, haverá um balcão de atendimento com assessores de imprensa  e turismólogos da Empetur, para atender os mais de oito mil jornalistas do mundo todo credenciados.  Além disso, está programada a entrega de um presskit em um pen-drive temático para cada profissional. O conteúdo do material será apresentado em três línguas, português, inglês e espanhol, e abordará as principais informações sobre os destinos turísticos do Estado. Nesse caso, além de textos, haverá imagens e vídeos de Pernambuco. 

    No dia 2/08, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, promoverá um momento especial no Rio Media Center. Entrará em cena o "Happy Hour de Pernambuco" com apresentações culturais da bailarina Josy Caxiado e do ator e bailarino Adriano Cabral, que vão mostrar toda a diversidade cultural pernambucana. Além disso,  com o apoio da APETURR (Associação Pernambucana de Turismo Rural), a programação ainda conta com uma mesa com degustação da gastronomia rural, uma oficina de caipirinha oferecida pela APAR (Associação dos Produtores de Aguardente de Pernambuco) e uma exposição itinerante com fotos dos principais destinos indutores do Estado: Fernando de Noronha, Recife, Olinda, Litoral Norte, Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas. 

    "As Olimpíadas envolvem uma grande circulação de jornalistas do mundo todo. Por isso, vamos apresentar ainda mais detalhes do nosso Estado para todos eles, com o intuito de fazê-los escolher Pernambuco como destino. O Rio Media Center será o local de fluxo de informações e queremos marcar o nome do Estado na memória de cada jornalista", ressaltou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Bombeiros mais fortes na Mata Norte

    | Social, Segurança, Transporte

    Bombeiros

    Indústria Klabin realiza cerimônia de entrega de cinco viaturas à corporação que vão beneficiar 200 mil pessoas de doze cidades

    Esta sexta-feira (22/07) foi de boas notícias para a  Zona da Mata Norte. Foram entregues, em solenidade ocorrida nas dependências da fábrica da Klabin, em Goiana, cinco novas viaturas para o Corpo de Bombeiros Militar. Os veículos, doados pela indústria anfitriã, vão prestar valorosos serviços não apenas à cidade Patrimônio Histórico Nacional – título que ostenta desde 1938 -, como também  a outros onze municípios: Timbaúba, Aliança, Condado, Machado, São Vicente Ferrer, Ferreiros, Macaparana, Itaquitinga, Vicência, Itambé e Camutanga.

    Fruto de um processo de negociação e de estudos que duraram pouco mais de um ano, a doação contemplou dois veículos Ford Ranger (destinados para serviços de vistoria e comando), com valor de, juntos, R$ 204.920,00; um Mercedes Benz Sprinter (destinado ao serviço de resgate),  de R$ 262.500,00;  um Ford F-4000 (para o serviço de salvamento), de 394.000,00; e um Caminhão  Volkswagen 17.280 (de combate a incêndio), de R$ 585.000,00.

    Bastante satisfeito, o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, elogiou a postura da Klabin no processo.  “É Uma felicidade ver a concretização de uma ação de empresa”, destacou o secretário, lembrando que a Klabin procurou saber como poderia ajudar da melhor maneira na prestação do serviço dos Bombeiros, e entrou de forma decisiva para que tudo fosse “projetado para atender às diversas missões da corporação”. Por fim, Alessandro lembrou  que a decisão da indústria pode servir de exemplo: “Em um momento como esse que o País atravessa, todas as parcerias deste tipo são muito importantes para a sociedade”, disse o Secretário.

    Para o gerente industrial regional Norte e Nordeste da Klabin, Ângelo Antônio Brustolin, foi uma honra ajudar o Estado de Pernambuco, entregando viaturas que beneficiarão mais de 200 mil pessoas.  “Essa solenidade reforça o compromisso da Klabin com a sociedade e o desenvolvimento da região, disse o executivo da maior unidade da América Latina no segmento de papelão ondulado.

    Já o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Manoel Cunha, falou empolgado pela possibilidade de ampliar bastante os serviços prestados à população. “Meu desejo é que a iniciativa da Klabin contamine todo o Estado de Pernambuco”, afirmou o comandante, defendendo a aproximação da iniciativa privada: “Quanto mais perto do poder público melhor para todos”, enalteceu.

    Estiveram também presentes à solenidade, que teve ainda um passeio para apresentação da fábrica aos convidados, a prefeita de Condado, Sandra Félix da Silva; o prefeito de Timbaúba, João Rodrigues da Silva Junior; o secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Enéias Leite; o secretário executivo de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento, Anderson Alencar; o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, Marcílio Rossini; o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel André Cavalcanti; o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros; o subchefe da Polícia Civil, Luís Andrey Viana; o gerente geral em exercício da Polícia Científica, João Cézar Ferreira; o corregedor geral adjunto da SDS, coronel Frederico Sérgio Malta; e os dirigentes da Klabin Margareth Bezerra, diretora executiva, Rodrigo Oliveira, gerente industrial  de Papel Reciclado e  Ronaldo Soares, gerente industrial de Embalagens.  

     

     

     

    Centro Integrado de Comunicação da SDS

    Cidades: Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, Machados, Timbaúba, Vicência
    Assuntos: klabin, bombeiros, veiculos, carros, corporaçao,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fernando de Noronha terá acesso de qualidade à Internet

    | Social, Meio Ambiente, Administração

    Noronha 

    O Arquipélago de Fernando de Noronha irá contar com conectividade banda larga para acesso gratuito de moradores e turistas à Internet, denominada de Noronha Connect, por meio de contrato firmado com o consórcio PEConectado. A assinatura da Ordem de Serviço foi realizada nesta segunda-feira (25) pelo administrador da ilha, Luís Eduardo Antunes, com a empresa Vectra Consultoria e Serviços, representada pelo gerente de negócios Erick Grapiúna Prazeres. A empresa tem trinta dias para implantar a rede de WiFi em nove pontos estratégicos do arquipélago. 

    Com uma conectividade de qualidade garantida nos principais pontos da ilha, além do fortalecimento da rede turística local, a Noronha Connect viabilizará avanços significativos para a inclusão digital da população noronhense. O acesso à Grande Rede sempre foi um dos principais questionamentos dos visitantes do arquipélago, por isso a Administração da Ilha não mediu esforços para conseguir implantar o Noronha Connect. “Vai ser uma contribuição significativa para turistas do mundo todo. A Ilha a partir de agora terá um grande suporte de Internet. Será um marco para Fernando de Noronha como destino turístico”, afirma o administrador do Arquipélago, Luís Eduardo Antunes.

    Fernando de Noronha, portanto, vai atender as demandas por uma Internet de qualidade, essencial nos dias de hoje. Isso vai fazer da ilha um destino agradável tanto pela exuberância de suas paisagens, quanto pelo aspecto da conectividade digital, que é uma exigência do mundo moderno. “O WiFi é muito mais que acesso à Internet. Vai existir uma base de dados com informações dos usuários, onde será possível ver o que cada um necessita. Com isso, pode ser oferecido para o turista o melhor suporte para a estadia dele na ilha, com dicas de novos roteiros, passeios etc.”, comentou o gerente de negócios da Vectra, Erick Grapiúna.

    Com o Noronha Connect, a Ilha entra definitivamente no roteiro dos destinos conectados, com todos os recursos necessários para uma boa qualidade de acesso. O PEConectado ficará responsável por instalar rotadores, pontos de acesso, softwares e demais componentes necessários para o funcionamento da banda larga. “Noronha possui peculiaridades por ser uma comunidade insular. A partir do momento que oferecemos um acesso estruturado à Internet, de boa qualidade, fornecemos condições de modificar positivamente a história da Ilha”, disse Rodrigo Valença, Diretor de Tecnologia, Orçamento e Finanças de Fernando de Noronha. “Em época de crise econômica tivemos que buscar alternativas para viabilizar o projeto. Os links atualmente já utilizados pela Administração receberão um reforço de 6MB a 10 MB, dependendo da necessidade, e serão compartilhados através de load balance (balanceamento de carga), garantindo, assim uma navegação tranquila e de alta velocidade”, completou.

     

    Pontos de conectividade do Noronha Connect: 

    Palácio São Miguel. 
    Museu Noronhense (Complexo do Cachorro).
    Praça Parque Noronha.
    Praça Flamboyant.
    Aeroporto.
    Porto de Santo Antônio 
    Forte 
    Praça Biblioteca Digital.
    Bairro dos Três Paus

    Assuntos: noronha, internet, wifi, noronha connect, peconectado, arquipelago
    Compartilhe: Link para o post:
  • Experiência do Ganhe o Mundo ajuda estudante da Rede Estadual a acumular conquistas

    | Educação
    Ganhe o Mundo
    Durante encontro com o governador Paulo Câmara, nesta quarta-feira (26.05), Jonas Tavares detalhou as oportunidades abertas pelo programa 

    O estudante Jonas Tavares tem apenas 18 anos, mas já acumula vivências que mostram toda a sua determinação para superar os desafios impostos pela vida. Ex-intercambista do Programa Ganhe o Mundo, o jovem acaba de voltar de Xangai, na China, onde passou cerca de dez meses e concluiu o Ensino Médio. A façanha é fruto dos bons resultados obtidos durante intercâmbio pelo Programa Ganhe o Mundo, em 2015, quando passou um semestre letivo nos Estados Unidos. Por ter se destacado, Jonas foi convidado pelo diretor da instituição para participar da seleção que o levou para cursar o último período letivo no país asiático. Nesta terça-feira (26.07), o governador Paulo Câmara recebeu, ao lado da primeira-dama Ana Luiza, o estudante e seus pais, no Palácio do Campo das Princesas, para dar mais uma boa notícia: a concessão de uma bolsa no Instituto Confúcio para aprofundar o estudo da língua chinesa.

    O curso, que tem início no próximo dia 20 de agosto, vai ajudar Jonas na realização de mais um sonho: se tornar um diplomata. O jovem tem pretensões de cursar Relações Internacionais. “Quando implantamos o Programa Ganhe o Mundo, ainda no governo Eduardo Campos, tínhamos o objetivo de fazer com que nossos jovens acreditassem que, com seu esforço, dedicação e priorização, é possível alcançar sonhos. E Jonas é um exemplo disso. Como governador de Pernambuco, a gente só tem orgulho e quer que o exemplo de Jonas se repita em todas as nossas escolas, com todos os nossos alunos.  E a gente deseja que ele possa fazer parte dessa nova geração de pernambucanos que  estarão cada vez mais preparados para os desafios do mundo moderno”, destacou Paulo Câmara.

    Ao lado dos pais, o pintor aposentado João Bernardino e a costureira Inalda do Nascimento, o ex-estudante da Escola Estadual Dom Sebastião Leme, no Ibura, fez questão de deixar uma mensagem para os jovens estudantes da rede pública que, assim como ele, têm o sonho de “ganhar o mundo”.  “A educação é o único caminho. Nunca desistam. Se a gente tem um sonho e é realmente o que queremos, nós conseguimos. E é através do estudo que as oportunidades vão vir”, ressaltou Jonas.

    Emocionada com as conquistas do filho caçula - ele possui três irmãos, Inalda do Nascimento não esconde o orgulho e a gratidão. “Em primeiro lugar Deus, que é dono de tudo. Em segundo lugar, esse Ganhe o Mundo, que abriu as portas e as janelas. Foi através dele que o meu filho conseguiu chegar onde chegou. Eu sempre digo que a escola pública ensina, mas depende muito do aluno querer aprender. Mas que ensina, ensina. A prova está aí no meu filho e no seu empenho. Eu nunca tive condições de pagar uma escola particular ou um curso para ele, mas veja onde ele está”, disse, com olhos marejados. 

    Acompanharam o encontro o secretário estadual de Educação, Fred Amancio, e o Chefe da Assessoria Especial, José Neto, além de outros auxiliares do governador Paulo Câmara. 

    BOLSA – Jonas Tavares também foi um dos contemplados pela instituição "Estudar Fora", que seleciona estudantes brasileiros que desejem uma experiência acadêmica em outro país. A instituição concedeu uma bolsa que financiará os custos do estudante com as aplicações para universidades estrangeiras. Seriam apenas 25 contemplados, mas Jonas foi incluído como 26º integrante.

    PGM - Criado em 2012, o Ganhe o Mundo é uma oportunidade para os estudantes da rede pública aprofundarem os conhecimentos em um segundo idioma, através do intercâmbio em países de língua inglesa e espanhola. De 2012 a 2015, a iniciativa já embarcou cerca de cinco mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália. O Governo do Estado também garante aos estudantes seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host Family) com todas as refeições garantidas, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00.

    Fotos: Wagner Ramos/Sei

    Assuntos: ganhe o mundo, escola, intercambio, jonas tavares, ensino medio, bolsa, estudar fora
    Compartilhe: Link para o post:
  • Oito novos sistemas de dessalinização estão em implantação em Pernambuco

    | Social, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura, Tecnologia

    Dessalinizador 

    Com o objetivo de garantir água potável aos pernambucanos, o programa de dessalinização capitaneado pelo Governo Paulo Câmara e executado pela Secretaria Executiva de Recursos Hídricos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), já beneficia mais de 208 mil pessoas em todo o interior do Estado. E, em agosto, entram em funcionamento mais oito dessalinizadores que estão sendo implantados pela SDEC nos municípios de Bodocó, Exu, Surubim e Venturosa.

    Em Bodocó, serão três sistemas em Cacimba Nova, Inhame e Lagoa Trancada. No município de Surubim serão beneficiados os povoados de Lagoa da Vaca e Capoeira do Milho. Já Venturosa receberá dois equipamentos, no Sítio Ouro Branco e na comunidade Pedra Fiche. Exu, por sua vez, terá o Sítio Barrilha contemplado.
     

    Com a operação destes equipamentos, Pernambuco somará mais de 230 sistemas de dessalinização em pleno funcionamento, sendo umas das mais eficazes ações de enfretamento à seca em vigor. Atualmente é produzido um volume superior a 140 mil litros de água potável por hora, beneficiando a população da zona rural do semiárido pernambucano.

    Mais 100 equipamentos foram contratados para instalação no Agreste e Sertão do Estado e, em paralelo, está em vigor um contrato de manutenção preventiva e corretiva com foco no bom funcionamento dos dessalinizadores. Cada um deles atende, em média, entre 250 e 7.500 pessoas, dependendo da vazão do poço e do porte do equipamento.
    Cidades: Bodocó, Surubim, Venturosa
    Assuntos: Dessalinizador, sdec, seca, água
    Compartilhe: Link para o post: