meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Paulo Câmara: “Estamos seguros de que, com união e determinação, vamos avançar contra a violência em Pernambuco”

    | Segurança
    PC posse

    Governador defendeu o compromisso do Estado com a segurança pública durante a transmissão de cargo do novo chefe da Polícia Civil, nesta quarta (22.02), no Recife

    Após nomear o coronel Vanildo Maranhão como o novo comandante da Polícia Militar, na última segunda-feira (20.02), o governador Paulo Câmara presidiu, na tarde desta quarta-feira (22.02), a solenidade de transmissão de cargo do novo Chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kehrle do Amaral. Durante a cerimônia, realizada no prédio da Chefia de Polícia Civil, no bairro da Boa Vista, o chefe do Executivo estadual avaliou a missão na nova gestão como árdua, mas essencial para a manutenção da paz no Estado. Amaral substitui o delegado Antônio Barros.
     
    “A gente tem confiança no caminho que estamos construindo no âmbito do Pacto pela Vida e estamos buscando os resultados de maneira incansável. O delegado Joselito vem com essa missão de continuar o trabalho iniciado pelo delegado Barros e avançar, dando respostas mais rápidas para a população. Vamos prender quem tiver que prender, combater o crime organizado, o tráfico de drogas e impedir que a bandidagem continue atuando no nosso Estado”, pontuou o governador.
     
    Paulo defendeu, ainda, que o trabalho do governo no combate à violência contará com a união efetiva dos forças policiais. “Estamos seguros que, com união e determinação, vamos avançar contra a violência em Pernambuco. Temos a consciência que o trabalho é árduo e que vai pedir muita dedicação de todos os poderes responsáveis, mas estamos empenhados em oferecer mais tranquilidade à população”, disse.
     
    Na ocasião, o secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, afirmou que o Estado tem buscado, cada vez mais, uma relação mais intensa e colaborativa entre as polícias. “O nosso objetivo é combater o crime organizado. E é com essa energia que recebemos o delegado Joselito para que, juntos, possamos também continuar operando para oferecer a segurança necessária aos pernambucanos. É isso o que se espera das forças policiais de Pernambuco”, registrou.
     
    Ciente da nova missão, o delegado Joselito Kehrle do Amaral disse estar confiante e destacou o valor da equipe que passa a comandar a partir de hoje. “Eu tenho a certeza de que esses competentes policiais, homens e mulheres, estarão comigo nessa nova missão. A responsabilidade é grande, mas o valor que tem intrínseco em cada colega de trabalho que se encontra aqui, hoje, fará a diferença no resultado final”, afirmou. 

    Fotos: Wagner Ramos/SEI

    --
    Assuntos: paulo camara, governador de pernambuco, segurança, angelo gioia, transmissão de cargo, Vanildo Maranhão, joselito amaral,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dados do Governo de Pernambuco ainda mais transparentes

    | Administração
    As páginas da lei de Acesso à Informação, que permitem ao cidadão o acesso aos dados públicos, são periodicamente avaliadas pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). Com isso, é possível garantir a transparência e, consequentemente, o fomento ao controle social e o combate à corrupção. Em 2016, órgãos e entidades do Poder Executivo de Pernambuco registraram um crescimento de mais de 100%, no comparativo com o ano anterior, no grau de transparência ativa, que é a divulgação de informações por iniciativa própria.
    Em Pernambuco, são 67 órgãos e entidades públicas estaduais com páginas da LAI. Obtiveram a pontuação máxima no cumprimento das exigências legais, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), a Secretaria das Cidades (SECID), a Secretaria da Casa Militar (CAMIL), a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), a Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe), o Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco (CBMPE), a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Qualificação e Trabalho (SEMPETQ), a Secretaria de Transporte (SETRA), a Agência de Fomento de Pernambuco (AGEFEPE), a Secretaria de Imprensa (SEI), a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), a Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart), a Secretaria da Mulher (SECMULHER), a Secretaria de Habitação, além da própria SCGE. Ainda é importante ressaltar que 96% dos órgãos e entidades apresentaram melhoria significativa na transparência ativa, quando comparados com 2015.
    A Lei de Acesso à Informação determina que sejam divulgadas informações de interesse da sociedade, garantindo, assim, o exercício do controle social pelo cidadão. Esses dados mostram uma mudança cultural de gestão e o compromisso do Governo do Estado com a transparência. Um governo transparente é capaz de exercer um maior combate à corrupção”, destacou o Secretário da Controladoria-Geral, Ruy Bezerra.
    De acordo com critérios definidos pela lei, é realizada a medição do grau de transparência de cada unidade, com base na publicação de um conjunto de informações mínimas, previstas no Decreto 38.787/12. A avaliação considera 16 seções disponíveis nas páginas da LAI, tais como estrutura organizacional, ações e programas, convênios, execução orçamentária e financeira, servidores, licitações, entre outras.
    O resultado completo da avaliação está disponível no Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.pe.gov.br), banner Lei de Acesso à Informação/ Avaliação das Páginas de Acesso à Informação.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer realiza recepção surpresa para os turistas na semana pré-carnavalesca

    | Turismo

     Turismo

    Cores, sons e surpresas. Esses são os ingredientes escolhidos pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, para recepcionar os turistas que chegam no Aeroporto Internacional do Recife para aproveitar os dias de Carnaval.

    A ação, que começou na terça-feira (21) e vai até esta quinta-feira (23), tem início no desembarque da aeronave, quando todos os passageiros são agraciados com adereços típicos da Folia de Momo. Ao chegarem à esteira para retirada das bagagens, todos os visitantes são surpreendidos por uma caixa com um interruptor. Ao acionarem o botão, bailarinos e promotores saem de dentro de totens (decorados com imagens de ícones da folia) e uma orquestra de frevo surge formando o bloco “Pernambuco, Coração da Folia”.

    Para o secretário Felipe Carreras, a criatividade é a principal essência do Carnaval de Pernambuco. “Pelo segundo ano criamos ações criativas e lúdicas para receber os turistas. Neste ano, resolvemos apresentar o verdadeiro carnaval de rua de Pernambuco, promovendo nosso bloco e apresentando aos nossos visitantes que temos a folia de Momo mais democrática do País”, comenta Carreras.

    A ação é realizada em dois voos por dia. A expectativa é de contemplar uma média de mil turistas.

    DECORAÇÃO - O clima do Carnaval de Pernambuco invadiu o Aeroporto Internacional do Recife. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco, tem a preocupação de receber da melhor forma o turista que chega para curtir os dias de Momo no Estado. A decoração começa no conector. O local recebeu sombrinhas de frevo e imagens do carnaval de Pernambuco. A área comum do aeroporto ganhou um letreiro com o tema da folia no Estado e uma réplica do galo da madrugada, para a alegria dos foliões.

    Do chão ao teto, o conector do aeroporto está enfeitado. Adesivos simulando confetes estão espalhados no chão, que recebeu também outros adesivos com a saudação “Bem-Vindo” em português, inglês e espanhol. Nas paredes, foram penduradas imagens dos carnavais de Pernambuco, convidando os visitantes para registrarem sua chegada em grande estilo. Além disso, três mil sombrinhas de frevo, máscaras e serpentinas estão suspensas no teto para animar mais a recepção.

    A área comum do aeroporto também recebeu uma atenção especial. O slogan da campanha do Carnaval de Pernambuco: “Aqui o Carnaval vibra mais forte” está estampada nas escadas rolantes do equipamento. Os portões de desembarque também receberam adesivos com o tema da campanha. Um letreiro com a mensagem “Pernambuco, coração da folia” foi instalado na área principal entre as escadas rolantes. O espaço é um grande atrativo para os visitantes registrarem a chegada ao Estado, assim como uma réplica do galo da madrugada, instalada logo ao lado do letreiro.

    “Queremos impactar nossos visitantes já na chegada. O Aeroporto do Recife é a principal porta de entrada dos turistas que chegam a Pernambuco e um importante cartão de visita que dá uma boa ideia dos dias de folia. A cada ano buscamos superar nossas ações. A meta é cativar o visitante desde o primeiro momento”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    A área externa do aeroporto também recebe uma decoração especial. Adesivos com ícones do carnaval foram espalhados nas colunas de sustentação do equipamento. A ideia é que o visitante que está de saída para a folia e os que já estão voltando continuem no clima contagiante do Carnaval de Pernambuco. 

    Fotos: Hesíodo Góes / Seturel-PE

    Assuntos: turismo, carnaval, felipe carreras,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cultura Popular e artistas pernambucanos dão o tom de mais um Carnaval no Estado

    Folia em mais de 40 municípios vai contar com o incentivo do Governo de Pernambuco, que já contratou mais de 300 artistas e grupos culturais.

    Este ano, a brincadeira tradicional nas cidades da Região Metropolitana ao Sertão, passando pelo Agreste e Zona da Mata, está garantida pelo investimento na ordem de R$ 15,5 milhões do tesouro estadual. Um aporte que vai possibilitar a circulação de cerca de 300 artistas de palco, orquestras e agremiações por mais de 40 municípios. Ao final, terá contribuído ainda para fomentar o turismo, impulsionar empreendimentos criativos e a economia local de todas as regiões.

    “Chegamos a mais um Carnaval com a alegria de termos realizado um processo transparente, com amplo diálogo entre os segmentos artísticos e participação da sociedade civil, que compôs a Comissão de Análise da Convocatória Estadual e definiu, por exemplo, os grupos aptos a serem contratados pelo Estado”, celebra Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura.

    Jorge Farias

    Jorge Farias

    Caboclinho 7 Flexas do Recife

    Pela primeira vez, o instrumento de seleção pública orientou que 30% dos recursos fossem destinados à categoria de Cultura Popular; 40% a representantes da Música da Tradição Carnavalesca; 10% para Orquestras de Frevo; e 20% aos grupos e artistas da Música Popular Brasileira. Ainda de acordo com a Convocatória, não se enquadraram nas categorias descritas os gêneros: Forró Eletrônico, Forró Estilizado, Brega, Swingueira, Arrocha, Funk, Sertanejo e Pagode Estilizado.

    Para a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, “a acertada decisão de prestigiar o que é próprio do nosso carnaval está em sintonia com a política cultural em curso nos últimos anos, atenta à necessidade de fortalecer cadeias produtivas e fazedores de arte e cultura que carecem, inclusive, de ainda mais visibilidade nos meios tradicionais de comunicação”.

    “A expectativa do número de turistas para o Carnaval é de mais de 1,7 milhão de visitantes com uma ocupação hoteleira com cerca de 100% durante o período momesco. Pernambuco vem trabalhando de forma intensa para divulgar suas potencialidades, como é o caso do Carnaval, um dos principais eventos do nosso calendário festivo e que atrai milhares de turistas para as mais variadas regiões”, diz o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras.

    A festa nos municípios é uma realização das prefeituras e dos grupos culturais independentes, cabendo ao Governo do Estado o papel de apoiador das programações. Neste formato, questões como montagem dos palcos, som, iluminação, segurança privada e ordenamento do trânsito são responsabilidades assumidas pelas prefeituras com o intuito de acolher bem artistas e público.

    DESTAQUES DO CARNAVAL 2017 NOS MUNICÍPIOS

    SHOWS
    Para incrementar o Carnaval das cidades, o Governo contratou grandes atrações de palco, tais como Elba Ramalho, Mundo Livre S.A., Almir Rouche, Nação Zumbi, Marrom Brasileiro, Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Spok Frevo Orquestra, Silvério Pessoa, Karynna Spinelli, Siba, Jorge Riba, Maciel Salu, Nono Germano, Coco de Umbigada, Nando Cordel, Nena Queiroga, Gustavo Travassos, André Rio, Belo Xis, Glorinha do Coco, Derico Alves, Orquestra Henrique Dias, Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Gerlane Lops, Aurinha do Coco, Bongar, Orquestra 100% Mulher, A Trombonada, Dudu do Acordeon, Cila do Coco, Paulo Pecado, As Netas de Selma do Coco, Cristina Amaral, Ylana Queiroga, Beto Hortis, Zeca do Rolete, Banda de Pau e Corda, Ana Lucia do Coco, Quinteto Violado, Novinho da Paraíba, Marcia Samppayo, Romero Ferro, Asas da América, Nádia Maia, entre outros.

    CORTEJOS
    Ruas e praças dos municípios serão ocupadas por toda a diversidade da cultura popular pernambucana. Entre os grupos contratados pelo Governo do Estado, estão Maracambuco, Ceroula de Olinda, Bloco das Flores, Boi Maracatu, Bloco Lírico Flabelo Encantado, Conxitas, Cordas e Retalhos, Maracatu de Baque Virado Baque Mulher, O Bonde, Escola de Samba Galeria do Ritmo, Bloco Mugunzá de Zuza Miranda e Thais, Um Bloco em Poesia, Maracatu Cambindinha de Araçoiaba, Boi Dourado de Limoeiro, Tribo de Índios Tupiniquim, Escola de Samba do Preto Velho, Boi Diamante de Arcoverde, Maracatu de Baque Solto Pinguim, Maracatu Feminino Coração Nazareno, Afoxé Povo de Ogunté, Caboclinho Cahetés de Goiana, Afoxé Oxun Pandá, Maracatu Nação Camaleão, Caboclinhos Tapuias Camarás, Troça A Bela da Tarde e Seus Bonecos Gigantes, Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro.

    PATRIMÔNIOS VIVOS NA PROGRAMAÇÃO

    Moradores e turistas terão a oportunidade de conferir de perto apresentações de 18 grupos e mestres da cultura pernambucana considerados Patrimônios Vivos do Estado com tradição carnavalesca. Por meio da Secult-PE e da Fundarpe, o Governo contratou Claudionor Germano, Lia de Itamaracá, Mestre Galo Preto, O Homem da Meia Noite, Clube de Bonecos Seu Malaquias, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Maestro Duda, Banda Musical XV de Novembro, Caboclinho 7 Flexas, Orquestra Revoltosa, Banda Musical Curica, Maestro Ademir Araújo, Clube Indígena de Canindé, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Troça Cariri Olindense, Orquestra Capa Bode, Maracatu Leão Coroado e Orquestra Euterpina de Timbaúba.

    Jan Ribeiro

    Jan Ribeiro

    Claudionor Germano, patrimônio vivo de Pernambuco

    CARNAVAL NA CASA DA CULTURA

    Até a próxima quinta-feira, 23/2, a Casa da Cultura acolhe uma programação diversa, que anima um dos polos turísticos mais frequentados da capital pernambucana. Dezoito agremiações, entre orquestras de frevo, grupos de ursos, bois, afoxés, maracatus, coco e blocos líricos recebem os visitantes que vão em busca de acessórios carnavalescos e peças de artesanato, sempre a partir das 14h. Saiba mais.

    Jan Ribeiro

    Jan Ribeiro

    Visitantes interagem com a programação na Casa da Cultura

    EXPOCARNAVAL NA TORRE MALAKOFF

    Um desfile de moda democrática, versátil e inclusiva, com participação de 11 marcas pernambucanas, abriu a programação da ExpoCarnaval 2017, que ocupa a Torre Malakoff até a quinta-feira (23). Das 15h às 20h, o público pode visitar estandes e adquirir produtos de 24 artesãos e empreendedores da moda, embalado por troças carnavalescas, grupos de maracatu, orquestras de frevo, cavalo marinho, caiporas, blocos líricos, entre outras expressões tradicionais do nosso Carnaval. Saiba mais.

    Jan Ribeiro

    Jan Ribeiro

    ExpoCarnaval 2017 movimenta a Torre Malakoff

    ENCONTRO DE MARACATU DE BAQUE VIRADO

    O Pátio de São Pedro, no Recife, vai viver uma noite de reverência ao nosso Maracatu de Baque Virado, Patrimônio Imaterial do Brasil. Na quinta-feira, 23/2, a partir das 17h, 16 nações vão realizar mais um tradicional Encontro de Carnaval. Entre os grupos contratados pela Secult/Fundarpe estão os maracatus Nação Estrela Brilhante do Recife, Encanto do Pina, Raízes de Pai Adão, Tigre, Aurora Africana, Porto Rico, Almirante do Forte e Sol Nascente. Saiba mais. 

    CARNAVAL NA CASA DA RABECA

    O domingo e a segunda-feira de Carnaval na Cidade Tabajara, em Olinda, serão de muita festa da cultura popular. Sempre a partir das 9h, a Casa da Rabeca, com o incentivo do Governo do Estado, vai promover apresentações de grupos de maracatu, caboclinhos, cavalo marinho e tribos indígenas. Entre as atrações confirmadas, destaque para o Cavalo Marinho Boi Pintado, o Maracatu Leão da Fortaleza, Bloco Caravana Andaluza e o Caboclinho Tupan. A entrada é gratuita! Saiba mais. 

    ENCONTRO DE AFOXÉS

    A quarta-feira de cinzas no sítio histórico de Olinda será marcada por mais um encontro de Afoxés. Dez grupos contratados pela Secult/Fundarpe vão animar a despedida do Carnaval na cidade alta, a partir das 19h. Entre eles, os afoxés Ara Odé, Alafin Oyó, Oxum Pandá, Omó Obadé, Povo de Ogunté, Oba Irôko, Filhos de Xangô, Obá Ayrá, Omim Sabá e Ogbon Obá. Saiba mais.

    ESPAÇO PASÁRGADA

    Em mais uma edição, a Troça Bacanal do Bandeira espalhou poesia e lirismo pelas ruas da Boa Vista. Além do tradicional desfile, saindo do Espaço Pasárgada, o Bloco ofereceu ainda uma oficina gratuita de interpretação teatral, com a atriz e arte-educadora Ana Nogueira.

    Jan Ribeiro

    Jan Ribeiro

    Troça em homenagem ao poeta Manuel Bandeira ganhou novamente as ruas do Recife

    ENCONTRO ‘OS BOIS BRILHAM’

    Contratados pelo Governo do Estado, onze grupos de Boi da Região Metropolitana do Recife animaram diversos pontos da capital entre os dias 18 e 19 de fevereiro, como o Mercado de São José, o Metrô do Recife, o Terminal Integrado de Passageiros e bairros mais afastados do centro, como Ibura e Cordeiro.

    TURISMO NO CARNAVAL

    A intenção é conquistar os foliões dos estados que não possuem um Carnaval consolidado e incentivar os próprios pernambucanos a descobrir suas folias. Para isso, foram criadas diversas ações de divulgações e de boas-vindas para receber da melhor forma quem escolheu o Estado para aproveitar os dias de festa.

    AÇÃO DE RECEPTIVO NO AEROPORTO – A ação tem início no desembarque da aeronave, quando todos os passageiros são agraciados com adereços típicos do Carnaval, como sombrinhas de frevo, serpentinas e confetes. Ao chegarem à esteira para retirada das bagagens, todos os visitantes são surpreendidos por uma caixa com um interruptor. Ao acionarem o botão, bailarinos e promotores saem de dentro de totens (decorados com imagens de ícones da folia) e uma orquestra de frevo surge formando o bloco “Pernambuco, Coração da Folia”. A ação acontece nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, sendo realizada em dois voos por dia. A expectativa é de contemplar uma média de mil turistas.

    DECORAÇÃO DO AEROPORTO – A decoração começa no conector e segue pelas áreas comuns do terminal. Do chão ao teto, o conector do aeroporto está enfeitado. Adesivos simulando confetes foram espalhados no chão, que recebeu também outros adesivos com a saudação “Bem-Vindo” em português, inglês e espanhol. Nas paredes, foram penduradas imagens dos carnavais de Pernambuco, convidando os visitantes para registrarem sua chegada em grande estilo. Além disso, três mil sombrinhas de frevo, máscaras e serpentinas foram suspensas no teto para animar ainda mais a recepção. A área comum do aeroporto também recebeu uma atenção especial. O slogan da campanha do Carnaval de Pernambuco: “Aqui o Carnaval vibra mais forte” está estampado nas escadas rolantes do equipamento. Os portões de desembarque também receberam adesivos com o tema da campanha. Um letreiro com a mensagem “Pernambuco, coração da folia” foi instalado na área principal entre as escadas rolantes. O espaço é um grande atrativo para os visitantes registrarem a chegada ao Estado, assim como uma réplica do Galo da Madrugada, instalada logo ao lado do letreiro. A área externa do aeroporto também recebeu uma decoração especial. Adesivos com ícones do carnaval foram espalhados nas colunas de sustentação do equipamento. A ideia é que o visitante que está de saída para a folia e os que já estão voltando continuem no clima contagiante do Carnaval de Pernambuco.

    GUIA DE BOLSO DA FOLIA – Pensando em facilitar a experiência dos turistas durante o Carnaval em Pernambuco, a Seturel-PE, por meio da Empetur, lançou uma cartilha de bolso informativa recheada de instruções, dicas e respostas às dúvidas mais frequentes dos visitantes. O material conta com diversas informações, como meios de transporte, hospedagem, alimentação, segurança e lista de telefones úteis. A cartilha conta ainda com recomendações de segurança e dicas de como o turista deve agir em caso de perda de documentos ou incidentes. Além do português, as cartilhas também foram traduzidas para inglês e espanhol. Elas estão sendo distribuídas, em primeira mão, na área de desembarque norte do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, e também podem ser encontradas nos Centro de Atendimento ao Turistas (CATs). Ao todo foram produzidas 20 mil unidades que ficarão em circulação até o fim do Carnaval.

    CAMPANHA – A Seturel-PE também está divulgando o Carnaval de Pernambuco com campanha “Pernambuco, Coração da Folia” nas principais emissoras de TVs abertas do Estado e nos canais fechados do País. São várias veiculações diárias, durante o horário nobre. A intenção é conquistar os foliões dos estados que não possuem um período de Momo consolidado e incentivar os próprios pernambucanos a descobrir suas folias. A campanha apresenta as principais manifestações culturais do Carnaval de Pernambuco. Frevo, maracatu, ciranda, caboclinhos, caiporas, papangus e os bonecos gigantes aparecem como protagonistas da legítima festa de rua do Estado. O Jingle é animado e segue os passos da campanha de divulgação “Pernambuco, Coração do Nordeste”, lançada em 2016. A propaganda seguirá convidando os foliões das principais praças do País até 25 de fevereiro.

    REALITY SHOW – Em parceria com a Band, a Empetur promoveu o reality – Descubra Pernambuco – onde seis Webcelebridades participaram de uma votação e foram escolhidas para conhecer e vivenciar as potencialidades do destino Pernambuco. A ação tem como finalidade ampliar a presença da divulgação turística do Estado na TV e na internet, ambiente que influencia cada vez mais a decisão de compra dos viajantes. Os programas serão transmitidos no meio da programação da Band Nordeste e Band Sat durante a cobertura do Carnaval. As gravações aconteceram entres os dias 10 a 20 de fevereiro.

    FAMPRESS – Durantes os dias de Carnaval, a Empetur promove fampress com 8 jornalistas nacionais e internacionais (Uruguai). Os jornalistas conhecerão um pouco do Carnaval do Recife, Olinda, Bezerros e Nazaré da Mata, além da cultura e gastronomia de Pernambuco.

    CATS – Os Centros de Atendimento aos Turistas estarão abertos em horários especiais para o Carnaval com todo o material de divulgação do Estado. Os Cats fixos ficam nos aeroportos do Recife e Petrolina, no TIP, Praça de Boa Viagem, shoppings RioMar e Recife.

    HOTSITE  DESCUBRA PERNAMBUCO – Todos os detalhes do Carnaval pernambucano em um só lugar. É com este propósito que foi criado o hotsite “Descubra Pernambuco”. A página conta com uma série de informações voltadas para os turistas e foliões que virão passar os dias de Momo no Estado. O principal foco do hotsite é apresentar ao internauta as opções de folia e a diversidade cultural do Estado. Os foliões vão poder encontrar detalhes de como acontece o Carnaval nos principais polos pernambucanos, como Recife, Olinda, Bezerros, Nazaré da Mata, entre outras cidades do interior. Toda a manifestação cultural e de ritmos, seja através do frevo, maracatu, caboclinho ou cavalo-marinho, vão estar à disposição dos internautas em apenas um clique. Acesse o site.


    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDSCJ vai combater violações no Carnaval

     ​​sdscj

     

    A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, estará em ação, durante toda a folia pernambucana, para garantir o lema deste ano: "No Carnaval Pela Inclusão Não Entra Preconceito". Serão desenvolvidas diversas atividades pelas secretarias executivas que compõem a SDSCJ, com uma atenção redobrada às crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, público LGBT e afrodescendentes.

    As campanhas direcionadas aos diversos segmentos de Pernambuco foram lançadas na manhã desta terça-feira (21/02), no Centro de Artesanato, no Recife Antigo, ao som de frevo com passistas e papangus de Bezerros, e o grupo de maracatu formado por 20 jovens especiais, da APABB. Ao todo estavam presentes 25 municípios de várias Regiões de Desenvolvimento do Estado.

    O chefe de Gabinete Cláudio Carraly, representando Roberto Franca, conclamou a todos na abertura a denunciarem violações em grandes eventos. “Neste período do Carnaval, 17% das denúncias do Disque 100 são relacionadas à violência sexual de crianças e adolescentes. Este é o papel de toda sociedade: divulgar os canais de denúncia e estar atenta a estas e outras violações”.

    Na abertura, houve ainda a participação dos secretários executivos João Suassuna, de Políticas Para Criança e Juventude (SEPCJ), e Sérgio Moura, de Segmentos Sociais, que apresentaram as ações de suas respectivas secretarias no período do Carnaval. Além de representantes da Secretaria de Turismo (Empetur), da Prefeitura do Recife e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).  

    O coordenador do PETI de Bezerros, Edvan Silva, trouxe a experiência de sucesso na proteção de crianças e adolescentes durante grandes eventos da Prefeitura de Bezerros. Para encerrar o evento, o advogado Alexandre Nápoles, gerente de Criança e Adolescente da Prefeitura do Recife, falou sobre os aspectos jurídicos da proteção deste público e da importância do investimento em prevenção para o desenvolvimento infantil.   

    Atenção Redobrada – Representantes de 25 municípios vieram ao Recife para saber mais sobre o programa e entender como desenvolver ações preventivas de enfrentamento às violações de direitos às crianças e aos adolescentes no Carnaval. “Essas ações são planejadas antes, durante e depois do evento, e articuladas entre o Estado e os Municípios, numa parceria conjunta”, disse João Suassuna (SEPCJ). Serão sete espaços de proteção no Recife, Olinda, Bezerros, Araçoiaba e Paudalho  O material de divulgação distribuído tem o foco nos casos de trabalho infantil, exploração sexual e venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes no Carnaval.

    SESES - A Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESES) vai atuar, por meio da Sead Pernambuco, nos Camarotes da Acessibilidade do Recife (Galo da Madrugada), Bezerros, Olinda, Surubim, Salgueiro e Vitória de Santo Antão; e na Estação Central do Metrô do Recife (25/2), com equipe qualificada para atender à população surda, através de intérprete de Libras.  “A SESES estará com 20 profissionais promovendo ainda divulgação corpo a corpo, por meio de panfletagem e sensibilização das questões raciais e de gênero em Bezerros, Olinda e Recife. Este trabalho se iniciou com uma formação nas secretarias de Saúde e Defesa Social (GT Racismo)”, disse Sérgio Moura (SESES).

    Em Olinda, os foliões poderão contar com atividade de delegacia, equipe para orientações voltadas aos segmentos sociais, distribuição de material explicativo, preservativos, lubrificantes e encaminhamentos aos serviços necessários. Já no Recife, atuação da SESES será no Pátio São Pedro e do Terço, onde acontecem as festividades da cultura negra. Serão ações de conscientização sobre o respeito racial, combate à intolerância religiosa, através da sensibilização, também, para valorização da cultura afro.

    Além disso, foi lançada a campanha "Discriminar ou Negligenciar a Pessoa Idosa é Crime”. Coordenada pela Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, a campanha levará informação, defesa e proteção dos direitos da pessoa idosa para todo o Estado de Pernambuco. A Superintendência, que integra a SESES da SDSCJ, vai divulgar a campanha também no Baile Municipal da Pessoa Idosa, da Prefeitura do Recife, amanhã (22/02) à tarde.

    PLANTÃO 24 HORAS PARA DENÚNCIAS

    A Ouvidoria da SDSCJ estará de plantão no Carnaval através dos telefones 0800.081.4421/ 98494-1298. Ou através do Whatsapp (exclusivamente destinado às pessoas surdas): 98494-1955. O anonimato é garantido.

    A Ouvidoria também estará atendendo nos seguintes locais:

    Recife: Galo da Madrugada - Juizado do Folião (25/02);
    Estação Central do Metrô e Fórum Thomaz de Aquino;
    Bezerros: Camarote da Acessibilidade e Pátio de eventos (26/02);
    Olinda: Camarote da Acessibilidade - Praça do Carmo (25 a 28/02).

    Outra forma de denunciar violações de direitos humanos é o Disque 100. Após serem examinadas, as denúncias recebidas são encaminhadas para as autoridades competentes. O Disque 100 funciona 24 horas todos os dias da semana.

    Em 2016, foram registrados 77.290 relatos de violação dos direitos das crianças e adolescentes. O número é 3% menor em relação ao registro do ano anterior. O período entre 5 e 24 de fevereiro de 2016, temporada de carnaval, foi responsável por 17,4% de todas as denúncias do ano. Os dados são do Governo Federal.

    Texto: Daniela Almeida
    Fotos: Marcelo Vidal

    Assuntos: sdscj, roberto franca, No Carnaval Pela Inclusão Não Entra Preconceito, seses,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Encontro discute apoio de instituições religiosas no processo de ressocialização

    | Direitos Humanos
    Ressocialização


    O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, recebeu na manhã desta terça-feira (21), representantes do Movimento Cristãos em Ação (MCA), grupo que realiza ações missionárias nas unidades prisionais de Pernambuco. O encontro aconteceu na sede da Secretaria, na Praça do Arsenal, no bairro do Recife. O presidente do MCA, Israel Guerra, entregou uma proposta de ampliação de parceria entre o Governo do Estado e o MCA, com o objetivo de promover melhorias do processo de ressocialização através da evangelização.

    Entre os pontos levantados pelo Movimento estão: a criação de novas oportunidades de qualificação profissional, a promoção de eventos de assistência religiosa para os reeducandos, a instalação do serviço de capelania dentro das unidades, o trabalho de conscientização da atividade religiosa junto aos gestores das unidades prisionais e a realização de campanha para arrecadação de livros que posteriormente deverão ser utilizados dentro dos estabelecimentos prisionais.

    O secretário Pedro Eurico salientou a importância do trabalho de grupos religiosos junto aos privados de liberdade. “Estamos imanados por uma formação cristã que nos une. Este grupo é um exemplo de pessoas sedentas por justiça e empenhados no respeito à pluralidade. O Estado deve ser o porta-voz das questões da sociedade”, afirmou.

    Para o presidente do MCA, Israel Guerra, “Estado e sociedade civil devem estar alinhadas no processo de solução das questões que envolvam o sistema prisional no país”. Também compareceram à reunião a secretária-executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Mariana Pontual, e representantes do Círculo Católico de Pernambuco (Circape) e do Centro Profissional de Desenvolvimento Familiar, Habitacional e Direitos Humanos (Cendefa-DH).

     
    Assuntos: pedro eurico, justiça e direitos humanos, mca, israel guerra, ressocialização,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Carnaval 2017 terá um efetivo policial superior a 30 mil

    | Segurança, Cultura
    Carnaval sds

    Esquema especial garantirá a segurança do folião entre 24 de fevereiro e 5 de março. Decreto do governador torna obrigatório o cumprimento das escalas durante esse período como também em outros grandes eventos, a exemplo do São João

    Com o lema “Vai na Folia, Vai na Paz”, o planejamento operacional da Secretaria de Defesa Social (SDS) contará, no período de 24 fevereiro a 5 de março, com um efetivo de 31.213 policiais e bombeiros militares, distribuídos na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Interior. Eles atuarão de forma integrada aos demais órgãos do Estado e das prefeituras, garantindo a tranquilidade e a segurança com forte ostensividade no Galo da Madrugada, Recife Antigo e Olinda, além de outras cinco cidades da RMR e 17 do Interior. Nesta terça-feira (22), foi publicado, no Diário Oficial do Estado, o decreto 44.128, assinado pelo governador Paulo Câmara, que torna obrigatório aos servidores das polícias Militar, Civil, Científica e Corpo e Bombeiros, o cumprimento das jornadas para as quais foram escalados nesse período de 10 dias.

    “Fizemos um planejamento com muito cuidado e dedicação, com uso de toda força policial especializada, duas plataformas elevadas, câmeras de videomonitoramento, unidades avançadas nos focos de folia, uso de dois helicópteros, agentes de inteligência infiltrados entre os foliões e reforço da frota de veículos. Temos um efetivo bem próximo ao de anos anteriores, só que, proporcionalmente, teremos mais policiamento, uma vez que diversas cidades, a exemplo de São Lourenço da Mata e Carpina, cancelaram os festejos por falta de recursos financeiros. Temos uma mensagem bem simples e direta aos milhões de foliões pernambucanos e turistas que escolheram este Estado como destino: brinquem com muita alegria e imbuídos da cultura de paz. E aqueles que tentarem a desordem terão uma resposta rápida e efetiva da nossa tropa, que, a despeito dos alardes feitos por uma minoria pregadora de um suposto caos, está bastante motivada”, resumiu o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.

    Dos 31.213 postos de trabalho escalados para o Carnaval, 23.021 são dos quadros da PM, 4.692 são da Polícia Civil, 2.892 vêm do Corpo de Bombeiros, 443 pertencem à Polícia Científica, 118 atuam pela Corregedoria e 47 estão no Grupamento tático Aéreo (GTA). Para acompanhar em tempo real a Folia de Momo, estará em funcionamento, ininterruptamente, do dia 24 de fevereiro a 1º de março, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR, no Bairro de São José, o Centro de Operações do Carnaval. Lá, funcionarão, de forma integrada à SDS, diversos órgãos, a exemplo das polícias Federal e Rodoviária Federal, DER, Prefeitura do Recife, Consórcio Grande Recife e Metrorec.

    “No Centro de Operações, visualizaremos as câmeras de videomonitoramento instaladas em Olinda, no Sítio Histórico, no Recife Antigo e nas ruas do Centro da Capital por onde passará o Galo. Receberemos imagens captadas por duas plataformas elevadas (cada uma com 14 câmeras, a uma altura de 15 metros) instaladas na Praça do Carmo e próxima ao Marco Zero, além de informações coletadas pelos postos avançados e policiais responsáveis pelas rondas, nas mais diversas modalidades, como a cavalo, a pé, com uso de cães e motorizados”, explica o secretário executivo da SDS, João Luiz Caetano.

    POLOS - Somente no Recife, foi feito um planejamento operacional para os 47 polos da Capital, sendo os principais no Marco Zero, Pátio de São Pedro, Arsenal da Marinha, Cais da Alfândega, Rua da Moeda, Praça da Independência, Campo Grande, Ibura, Cordeiro, Brasília Teimosa, Várzea, Linha do Tiro, Lagoa do Araçá, Alto José do Pinho, Jaqueira, Macaxeira, Dona Lindu e Santana. Na RMR, terão maior reforço, além de Recife e Olinda, as cidades de Araçoiaba, Camaragibe, Itamaracá Ipojuca, Moreno e Itapissuma. No Interior, considerando o porte de suas festas, os municípios com maior ostensividade são: Vitória de Santo Antão, Nazaré da Mata, Goiana, Paudalho, Bezerros, Timbaúba, Catende, Tamandaré, Pesqueira, Surubim, Arcoverde, Triunfo, Belém do São Francisco, Salgueiro, Trindade, Serra Talhada e Petrolina.

    “Em todas as cidades de Pernambuco, teremos policiamento, além de delegacias regionais em plena atividade, perícias criminais dando suporte às investigações e a presença do Corpo de Bombeiros, fiscalizando bares, trios elétricos e camarotes, além dos resgates, salvamentos e operações em caso de incêndios e desastres”, detalha Angelo Gioia.

    GALO DA MADRUGADA – No maior bloco carnavalesco do mundo, o efetivo de segurança será composto de 4.254 profissionais (sendo 3.106 PMs), interligados a dois centros de comando, localizados no fórum Thomaz de Aquino e na Estação Central do Metrô do Recife. Nesses dois pontos, onde atuarão as forças de segurança acrescidas do Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público, também funcionará o Juizado do Folião, projeto que completa, em 2017, 10 carnavais. No juizado, serão atendidos os delitos de menor potencial ofensivo (não ultrapassam a pena de dois anos de prisão), garantindo o devido processo legal às prisões e detenções realizadas pelas polícias.
    Assuntos: esquema carnaval, sds, vai na folia vai na paz, paulo camara,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Obras em rodovia sertaneja em fase de conclusão

    | Transporte

     Flores

    O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, concluirá até o final deste mês de fevereiro, as obras de implantação e pavimentação da estrada vicinal VPE-366, no trecho  de 12,07 quilômetros, que vai do entroncamento com a PE-337 (Sítio dos Nunes) ao distrito de Fátima. O investimento nesta intervenção é de R$ 6,2 milhões. 

    Iniciadas em julho de 2016, as obras da rodovia vicinal de Fátima representa o atendimento a um antigo pleito da população sertaneja, que sofria com uma estrada de terra. A via recebeu novos pavimento e sistema de drenagem. Resta finalizar a implantação da sinalização. 

    Concluída, a nova rodovia vai facilitar o acesso a Fátima e o escoamento da produção agrícola daquele distrito, que tem população aproximada de três mil habitantes. A localidade é muito conhecido na região por manter vários poços artesianos e pela fonte de água mineral, produto comercializado em várias cidades. 

    A obra da VPE-366 vai contemplar o município de Flores, no Sertão do Pajeú, beneficiando mais de 22 mil habitantes. A estrada contará com boa estrutura para receber o tráfego de veículos pesados, proporcionando melhores condições de trafegabilidade para motoristas e usuários, com mais conforto e segurança.

    Cidades: Flores
    Assuntos: der, transportes, vpe-366, pe-337
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Agricultura dialoga com movimentos sociais

    | Agricultura

    Agricultura

    A secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco realizou mais uma reunião com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para acompanhamento das ações desenvolvidas pelo Estado em parceria com o Governo Federal. Com a participação de representantes da esfera governamental - Incra, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Educação e Iterpe -, foram discutidas melhorias para o setor agrário, sobretudo nas questões de acesso a terra, convênios e recursos hídricos. Além de iniciativas voltadas para a educação, saúde e segurança no campo.

    Essas reuniões, realizadas periodicamente, demonstram a disposição para o diálogo permanente, sempre com a perspectiva de avanços nas políticas de atendimento à população rural. “Estamos intensificando esses encontros com os movimentos sociais e ampliando as parcerias com o Governo Federal, para a promoção de ações efetivas nesse momento de adversidade, para que possamos alcançar ainda mais resultados positivos e avançar no processo de desenvolvimento no meio rural”, avaliou o secretário Nilton Mota.

    Estiveram presentes o coordenador do MST, Jaime Amorim, os superintendentes regionais do Incra de Pernambuco, Heliodoro Santos; de Petrolina, Bruno Medrado; e de Sergipe, André Luiz Ferreira; o procurador da Procuradoria Geral do Estado, Almir Bezerra; o gerente de Políticas Educacionais de Educação do Campo da secretaria de Educação; Jaílson Santos; o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Paulo Lócio; e o secretário executivo de Agricultura Familiar, José Cláudio, assentado da reforma agrária, além de representação do MST.


     

    Assuntos: agricultura, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), nilton mota,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-PE faz fiscalizações e atendimento durante o Carnaval

     

    O Procon-Pernambuco montou um esquema especial para os dias de Carnaval. A partir de amanhã (23), o órgão de defesa do consumidor estará com uma estrutura montada na Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

    Das 12h às 0h equipes do Procon estarão realizando fiscalizações educativas e punitivas, equipes do Procon Educa irão trabalhar tirando dúvidas e distribuindo cartilhas e o micro ônibus do Procon Móvel estará com profissionais a posto para abrir reclamações de consumidores que estiverem se sentindo lesados.

    Entre as orientações que o Procon dá para os foliões estão:

    - verificar sempre a validade dos produtos;
    - compare preços;
    - guardar os anúncios e propagandas dos eventos, bem como recibos e comprovante de pagamento, caso precise reclamar;
    - na compra virtual, imprima a página e guarde-a por segurança;
    - é proibida cobrança de taxa mínima de consumo;
    -  a cobrança de táxi deve ser feita pelo taxímetro;
    - verificar se os brinquedos como spray e buzinas e espumas artificias possuem selo do Inmetro; 
    - exigir sempre a nota fiscal

    Assuntos: Procon-pe, carnaval, procon educa, procon móvel,
    Compartilhe: Link para o post: