meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Linha TI Caxangá (Centro) inicia operação com BRT Via Livre

    Os usuários do Terminal Integrado da Caxangá e os moradores da Av. Caxangá ganharão, a partir do  dia 27 deste mês, mais uma opção de deslocamento pelas linhas do Via Livre. A linha 437 – TI Caxangá (Centro) iniciará sua operação com veículos BRT.

    Neste primeiro momento, a linha 437 operará com nove BRTs e cinco veículos convencionais articulados. Os BRTs irão realizar embarque e desembarque em 11 das 12 estações em operação ao do corredor Leste/Oeste, são elas: Engenho Poeta, Riacho do Cavoco, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes. Já os veículos convencionais da linha seguirão expressos até a Av. Conde da Boa Vista onde realizarão embarque e desembarque nas paradas a partir da estação Padre Inglês.

    Saiba mais

    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo, estado, pernambuco, divulga, brt, via livre, caxanga, centro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto em Acessibilidade Praia Sem Barreiras chega à Tamandaré

    seturA praia de Tamandaré, no litoral sul do Estado, é a mais nova localidade contemplada com o projeto Praia Sem Barreiras, este referente ao Programa Turismo Acessível - Pernambuco Sem Barreiras. Idealizada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), a ação, voltada para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, garantirá momentos de lazer a todos que visitam o local.

    Em Tamandaré, o Praia Sem Barreiras fica localizado na Avenida Beira Mar, próximo a Igreja São José. O projeto está instalado em uma área com cerca de 150m² e funciona aos sábados, domingos e feriados, sempre na maré baixa. Os visitantes podem desfrutar, gratuitamente, de uma esteira de acesso ao mar, com 45 metros de comprimento, além de duas cadeiras anfíbias, uma piscina para o lazer de crianças e o banho de mar com o auxílio de profissionais qualificados.  

    “É uma meta do Turismo de Pernambuco garantir momentos de lazer a todos, residentes e turistas. O projeto vai muito além da instalação de toldos e esteiras, realizamos também a qualificação dos monitores que fazem o banho assistido e dos funcionários do trade turístico do entorno. Acreditamos que todos merecem ser respeitados e bem tratados, pois prezamos por um Pernambuco ainda mais igualitário”, concluiu o vice-presidente da Empetur, Eduardo Figueiredo.  

    Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 27% da população pernambucana possui algum tipo de deficiência, o que corresponde a 2.426.106 de pessoas. Lançado há um ano, o projeto já atendeu 2,5 mil usuários nas cinco praias contempladas com a ação (Boa Viagem, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Olinda e Candeias).

    O projeto conta com a parceria da Prefeitura de Tamandaré e do Instituto Oceanário. Com o objetivo de melhor atender aos usuários, quatro monitores da Secretaria de Saúde de Tamandaré passaram por oficinas de capacitação e são os responsáveis pelo trabalho de assistência durante o projeto.
     
    BANHO DE MAR COM SEGURANÇA – Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou os locais que oferecem mais segurança durante o banho de mar na praia de Tamandaré. Variáveis como: topografia da praia submarina, correntes da deriva e retorno, ações das ondas, marés, recifes e corais, arenitos e/ou artificiais, além do risco iminente do ataque de tubarão foram analisados para a escolha do local.

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, acessibilidade, praia sem barreiras, tamandare
    Compartilhe: Link para o post:
  • MAMAM oferecerá programação infantil no mês de janeiro

    secult

    Visando possibilitar novos atrativos para crianças a partir de 5 anos, durante o período de férias escolares, o Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM) realizará durante todo o mês de janeiro, a Colônia de Férias Vídeo-historinha. Em parceria da produtora Vídeo-clipes, as atividades incluirão oficina de vídeos animados, através de técnicas de stop motion e pixilations, além de jogos recreativos e muita música.

    Com a temática “Vivência criativa a partir da obra de artistas plásticos brasileiros”, a colônia de férias será oferecida de segunda a sexta-feira, no horário das 13h30 às 17h30. Para a inscrição, os pais ou responsável designado terá que preencher o formulário online: http://goo.gl/forms/Lu0Wjfhiob. A taxa semanal por criança é de R$250, incluindo os materiais de cada atividade. Também são oferecidos pacotes promocionais para quinzena ou mês completo.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, mamam, programacao infantil, janeiro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Vitória de Santo Antão iniciará operação do PE Conduz

    sedsdhO Programa PE Conduz realizará, nesta segunda-feira (22), a primeira rota de atendimento na cidade de Vitória do Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, localizada a 55 quilômetros do Recife. A ação do Governo do Estado garante, de forma gratuita, transporte adaptado e com segurança para pessoas com deficiência, usuários de cadeira de rodas, com severa mobilidade de locomoção. Na cidade, a van do PE Conduz transportará uma pessoa com deficiência, com severa mobilidade de locomoção, desde a sua casa até a Clínica Municipal de Fisioterapia Evandro Couceiro, às 13h50.

    A iniciativa criada pela lei estadual nº 14.218/2010 e regulamentada pala lei nº 15.106, de 20 de setembro de 2013, tem o objetivo de conduzir pessoas com severo comprometimento de mobilidade desde a residência até clínicas específicas para a realização de serviços de habilitação, reabilitação e tratamento de saúde. Além disso, nos finais de semana a ação também realiza rotas de lazer com os usuários cadastrados no programa.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, vitoria de santo antao, operacao, pe conduz
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Governo Presente apresenta balanço de 2014

    Na manhã da segunda-feira (22) o Programa Governo Presente apresentará os resultados do ano de 2014 na Câmara de Prevenção Social, a ser realizada no auditório da  Secretaria de Ciência e Tecnologia - SECTEC. O número total de atendimentos realizados nos Territórios Especiais de Cidadania (TECs) é de 330 mil, sendo 131.731 da cobertura territorial de Políticas Públicas Estaduais nos Territórios, 98.161 mil atendimentos e 84.803 difusões diretas dos programas e ações das políticas públicas nas 40 Ocupações Sociais de Impacto realizadas este ano. Além de 15.356 mil atendimentos nas outras ações de garantia de direitos, como Coletivos e Plantões de Oportunidades.
     
    Coordenado pela Executiva de Articulação Social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - Sedsdh, o Governo Presente se consolidou como uma política pública estratégica do estado de Pernambuco, inserido no Plano Estadual de Segurança Pública, o Pacto Pela Vida (PPV).  O Governo Presente será ampliado para cada uma das 12 microrregiões do estado, no segundo programa de governo Paulo Câmara.
     
    No calendário de 2014, o GP se materializou nos territórios através da realização de 135 Comitês Intra/intergovernamentais, 138 Fóruns Sociais Territoriais, 40 Ocupações Sociais, 37 Coletivos de Direitos. Esses frentes de atuação contaram com a participação de 68 parceiros do setor privado e da sociedade civil, articuladas pelas Equipes Técnicas das oito Estações do Governo Presente. Estas se constituem em estruturas físicas regionalizadas com sede em Santo Amaro/Coque (RPA-1), Cajueiro (RPA-2), Afogados (RPA-5), Ibura/Jordão (RPA-6) e a da Encruzilhada (Estação Central-Planejamento), além da de Jaboatão dos Guararapes, de Caruaru e Petrolina.
     
    Cadastro - A grande conquista do Programa Governo Presente em 2014 foi consolidar o Cadastro de Direitos, como uma pesquisa inovadora onde os Agentes de Direitos,  na interação com indivíduos e familiares, se tornam  indutores de acesso às políticas públicas. Ao produzir o diagnóstico das vulnerabilidades das famílias entrevistadas, eles retornam à casa de cada cidadão realizam uma busca ativa para inserção deles em programas e ações de governo. Com a contratação de 110 Agentes de Direitos foram feitos 76.985 mil cadastros nos Territórios Especiais de Cidadania (TECs) de junho até o dia 17 de dezembro de 2014.
     
    As informações coletadas na pesquisa são sistematizadas num banco de dados, chamado Sistema do Governo Presente (SGP), que geram, em tempo real, os relatórios de vulnerabilidades e potencialidades, tanto familiares quanto individuais, possibilitando a inclusão da população nas políticas públicas e ações do governo. Por exemplo, os relatórios foram gerados e os Agentes retornaram à casa das crianças e jovens fora da escola, para comunicar sobre o período de matrícula, referente ao plano da Secretaria de Educação - SEE, em 2015.
     
    Câmara - O planejamento, indução e monitoramento das ações de inclusão social dos cidadãos dos Territórios, é feito na dimensão estratégica, na Câmara de Prevenção, instância de gestão que trabalha na garantia do acesso à direitos, na prevenção da violência e na promoção da harmonia social. Neste ano de 2014, as 12 secretarias integradas participaram de 40 reuniões da Câmara de Prevenção do Pacto Pela Vida. Por meio desta atuação estratégica, o Governo Presente, de forma integrada e participativa, materializou a interatividade com 10.405 órgãos do poder público, setor produtivo, privado  e organizações sociais e o acesso aos direitos a 85.037 cidadãos dos 40 TECs com maiores índices de crimes violentos letais intencionais (CVLIs).
     
    As ações continuadas e pontuais das secretarias nos TECs envolveram 46.624 alunos das escolas estaduais com ações de contraturno escolar; 12.318 inserções educacionais de jovens (15 a 19 anos); 2.160 cidadãos inseridos nos programas de enfrentamento ao analfabetismo e 2.768 nos cursos de qualificação profissional. Também foram viabilizados 14.371 acessos à documentação cidadã e, na área de direitos humanos, realizaram 2.967 mediações de conflito, 3.321 ações de prevenção aos usuários de drogas e 508 inserções socioprodutivas dos universos prioritários – jovens, adolescentes e adultos provenientes dos sistemas de medidas socioeducativas e prisional, os que cumprem penas alternativas e os usuários de álcool e outras drogas.
     
    A presença do poder público, em escala e de forma sistemática, contribuíram para minimizar a cultura da violência nos Territórios Especiais de Cidadania (TECs) contemplados com ações de políticas pública, através das Estações do GP. As ações integradas de todo o executivo estadual, parceiros municipais, do setor privado e de organizações sociais contribuíram para a diminuição de 14,77% nos índices de CVLIs, no período de 2011 a 2013. De acordo com os dados da Secretaria de Defesa Social - SDS, a queda de CVLIs nos demais bairros, que ainda não possuem esse modelo implementado pelas Estações do Governo Presente, foi de 4,47%.
     
    Segundo pesquisas, 34% dos CVLIs são considerados crimes de proximidade, aquele que tem motivações atividades não criminais. Com a proposta educativa de prevenção de conflitos e construção de uma cultura de paz e diálogos, outra estratégia do programa foi a criação de Núcleos de Mediação de Conflitos, com 1.086 atendimentos diretos nas Estações do GP com 40 Agentes Mediadores de Conflitos Institucionais.
     
    Histórico - O Programa Governo Presente foi oficialmente institucionalizado através da lei nº 14.357, de 14 de julho de 2011, que o consolidou como política estratégica do estado de Pernambuco, inserido no Plano Estadual de Segurança Pública, o Pacto Pela Vida. Voltado à prevenção social da violência, a partir de intervenções estruturadoras ao exercício de cidadania das populações mais vulneráveis, é coordenado pela Secretaria Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que articula e integra mais de 58 programa/ações de 14 secretarias do Estado.  Atualmente, o Programa atua em 40 Territórios Especiais de Cidadania (TECs), no Recife, Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana), Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão do São Francisco), com foco no atendimento a 1.127.451 de pernambucanos - prioritariamente jovens inseridos na faixa etária de 15 a 29 anos.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeiras de Rodas reúne mais de 180 atletas

    Mais de dez times profissionais participam, até o próximo sábado (20), do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão de Basquete em Cadeiras de Rodas, na Faculdade Guararapes, Região Metropolitana do Recife. A disputa organizada pela Confederação Brasileira de Basquete segue com jogo nesta quinta-feira (18), às 14h30, com times de São Paulo e jogadores pernambucanos renomados, como Berguinho e Wandemberg Nascimento - este último é um craque da Seleção Brasileira e se apresentará com o time de Ribeirão Preto.

    O Campeonato teve a abertura realizada na noite dessa quarta-feira (17) e foi prestigiado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD). A primeira partida foi entre os times ADA (GO) e o Magic Hands (SP), que venceu por 64 x 59. O segundo jogo foi um embate entre dois times nordestinos, a ADDF (PE) e o CBPRN (RN), que bateu o time da casa por 51 x 28.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, campeonato, brasileiro, basquete, cadeira de rodas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dois pernambucanos brilham em Brasília

    BRASÍLIA – Pernambuco tem dois vencedores na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O resultado foi divulgado na tarde de ontem, em evento realizado na capital federal que contou com a presença do ministro da Educação, José Henrique Paim. Gustavo Messias de Amorim Barbosa, da Escola Estadual Antonio Correia de Araújo, em Camaragibe, Grande Recife, e Jullyo Cesar Ferreira da Silva, da Escola Municipal Irmã Luiza Gomes, de Petrolina, Sertão do Estado, escreveram textos na categoria poema. Eles concorreram com cerca de 64 mil estudantes de todo o Brasil que participaram somente desta categoria. Houve também inscrições para os gêneros textuais memórias literárias, artigos e crônicas. No total, a olimpíada contou com 170.266 participantes. Vinte foram vencedores (cinco em cada categoria).

    O Rio São Francisco e as atividades desenvolvidas no seu entorno são os assuntos abordados no poema “Lá vem...Lá vem...”, com o qual o estudante Jullyo Cesar venceu a competição. Ao ouvir seu nome anunciado no palco, o estudante demorou para acreditar. “Pode subir, é você mesmo, Jullyo!”, insistiu a apresentadora. “Foi um sonho realizado. Eu realmente não esperava. Aos meus colegas da escola e a todos os estudantes, deixo esse incentivo para que levem o estudo a sério”, declarou o jovem, que sonha em ser advogado. “Uma experiência fantástica. Sobretudo porque pude perceber a valorização do profissional de educação. Ter o nosso trabalho reconhecido nos deixa muito satisfeitos”, declarou a professora orientadora de Jullyo, Edelmize Rodrigues.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, brasilia, olimpiada, lingua portuguesa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Relix finaliza ações com entrega das Ciclolix

    semasPapelão, plástico, alumínio, pet, cobre. Todos esses materiais são fontes de renda para os cerca de 20 mil catadores de material reciclável que atuam em Pernambuco. E, pensando na conscientização e bem estar desses profissionais, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade desenvolveu, em parceria com o SESI, o Projeto Relix, que chega agora à sua última etapa, com a doação de 100 Ciclolix, bicicletas coletoras com capacidade de transportar até meia tonelada de material reciclável.
     
    As bicicletas foram desenvolvidas para atender o cotidiano de trabalho dos catadores, oferecendo um maior conforto e segurança a esses profissionais que atuam nas ruas coletando materiais recicláveis. As 100 unidades são equipadas com amassador de latinha e garrafa pet, além de possuir divisórias para papel, vidro, plástico e metal. No total 25 cooperativas e associações serão contempladas com as Ciclolix, em todo o Estado.

    Saiba mais

    Assuntos: semas, secretaria, meio ambente, sustentabilidade, estado, pernambuco, governo, divulga, projeto, relix, ciclolix, acoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Unidades avançadas do Porto Digital serão lançadas em Caruaru e Petrolina

    O primeiro passo para a interiorização do Porto Digital, com o lançamento de duas unidades do Armazém da Criatividade, tem data e local para acontecer. A primeira unidade será lançada no próximo dia 26, no Polo Comercial, em Caruaru, Agreste pernambucano. E no dia 29, vai ser a vez do Centro de Convenções, em Petrolina, no Sertão do São Francisco, receber a unidade avançada do Porto Digital. Os dois eventos vão contar com as presenças do governador João Lyra Neto e do presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, além de secretários estaduais e municipais e gestores locais.
     
    Financiados pelo Governo de Pernambuco, os dois complexos tecnológicos darão suporte à inovação e ao empreendedorismo, atuando de forma integrada com as instâncias de ensino, ciência e tecnologia, e em estreita articulação com setores produtivos e com as políticas públicas das duas regiões. O objetivo dessa interiorização do Porto Digital é reforçar a capacidade tecnológica de ambas as localidades, induzindo novas dinâmicas econômicas baseadas na criatividade, no conhecimento e na inovação. O público alvo são jovens com potencial empreendedor, egressos das universidades e escolas técnicas, e empreendedores inovadores.

    Saiba mais

    Assuntos: porto digital, pernambuco, sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, divulga, lanca, caruaru, petrolina, unidade avancada
    Compartilhe: Link para o post:
  • Profissionais que atuam em Noronha recebem certificação em Libras

    fernandoCom a missão de promover e possibilitar o acesso à informação e conhecimento nos mais diversos segmentos de atuação para os moradores da ilha, o Centro de Formação e Qualificação Profissional da ilha concluiu as atividades em 2014 com o grande êxito da realização do Curso de Libras. A solenidade de encerramento do curso, no auditório da Escola Arquipélago, conferiu a entrega de 58 certificados.

    A iniciativa foi realizada por meio de uma parceria com a Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária, da Secretaria de Defesa Social (SDS). Com carga horária de 80 horas/aula, o Curso de Libras, proferido pelas professoras do Programa Resgatando a Cidadania, Lucina Marma e Emanuella Tiné, foi dividido em duas turmas composta por profissionais de diversos segmentos da ilha.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, profissionais, certificacao, libras
    Compartilhe: Link para o post: