meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governo de Estado firma parceria para troca de experiências com região francesa

    Pela primeira vez, Pernambuco firma um acordo de cooperação  técnica internacional  descentralizado - que se dá na forma de instâncias subregionais (um Estado brasileiro e uma região francesa), consolidando acordo já existente entre os dois países. A articulação e troca de experiências do Governo do Estado se dará com uma região da França reconhecida pela dinâmica de sua cultura e economia: Midi-Pirinéus. O acordo foi assinado pelo governador João Lyra Neto e o presidente da região, Martin Malvy, nesta quinta-feira (24/04), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas.

    O ineditismo do acordo-quadro (termo utilizado na diplomacia) não está apenas na articulação, mas também em sua abrangência. Além de relações econômicas entre as regiões, o acordo também prevê a troca de experiências nas áreas de turismo, ciência e tecnologia, desenvolvimento social, direitos humanos, tecnologia da informação e agricultura familiar. "Iniciamos com a França uma relação muito importante, que nos legará um futuro muito promissor", comemorou o governador João Lyra Neto.

    Em seu discurso, o presidente da região francesa, Martin Malvy, alegou "muitas razões" para a escolha por Pernambuco. "Uma delas é fato do Estado ter vivido esse 'boom' econômico e de desenvolvimento", disse Malvy, ao destacar que Pernambuco também "oferece grandes e novas oportunidades", tendo em vista a centralização desse tipo de acordo em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

    Entre os pontos do acordo na área de educação, está a implantação, em Pernambuco, do escritório de representação da Universidade de Toulouse para a América Latina. A universidade engloba uma comunidade de instituições francesas de ensino superior na região Midi-Pirinéus, e sua chegada ao Estado favorece ao desenvolvimento de pesquisa e de relações na área acadêmica. O escritório está sediado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife.

    Na âmbito cultural, o acordo prevê o fortalecimento das manifestações circenses-populares, enquanto que na agricultura familiar o foco será um projeto de cultivo de macaxeira e psicultura - projeto este que será implementado na Mata Sul pernambucana. Esta região também será beneficiada com um Centro de Referência de Direitos Humanos e Assistência Social, instalado no município de Maraial.

    Por sua vez, o desenvolvimento de iniciativas de geração de energia renováveis no arquipélago de Fernando de Noronha materializará a atenção para a ciência e tecnologia prevista no acordo. As ações visam a autonomia da ilha no tocante à geração de energia, rompendo com a dependência da geração térmica.

    Outro foco será na rodada de negócio realizada entre empresários pernambucanos e franceses nos setores de energias renováveis, tecnologia da informação e aeroespacial, metal mecânico, tratamento de resíduos sólidos, farmacêutico, recursos hídricos e sistemas de irrigação, construção civil, meio ambiente, automotivo, implante cirúrgico e telecomunicações.

    A solenidade também marcou a assinatura de acordo de parceria entre a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) e a Agência de Água Adour-Garonne, de Midi-Pirinéus, para o desenvolvimento de programas e projetos na área de gestão de recursos hídricos e saneamento básico. "Isso nos interessa muito, já que nós temos uma carência muito grande no semiárido de Pernambuco", disse João Lyra Neto. Também foi firmado protocolo de cooperação acadêmico-científico entre o Hospital das Clínicas da UFPE e o Centro Hospitalar Universitário de Toulouse.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parques eólicos em discussão amanhã (25) no Itep

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) promove, amanhã (25), às 10h, a edição de abril do Seminário Tecnologia Tropical, discutindo o tema “Tecnologias na Medição do Recurso Eólico e Avanços nos Estudos de Modelagem”, com os engenheiros de projetos da Impsa Pollyanna Silva e Lucas Maia.
     
    Coordenado pelo diretor técnico-científico do Itep, Geraldo Eugênio, o seminário visa debater e apontar soluções para as questões estratégicas em tecnologia e inovação aplicáveis ao Estado de Pernambuco e às regiões tropicais do país, notadamente o Nordeste e o Norte. Este ano, a Inovação em Engenharias é o tema em debate.
     
    Minicurrículo dos palestrantes:
    Pollyanna Kelly de Oliveira Silva - graduada em Estatística pela UEPB (2008), graduada e mestre em Meteorologia pela UFCG (2009 e 2011) e atualmente é doutoranda em Meteorologia pela UFCG. Atua na Impsa, fabricante de aerogeradores, desde 2012 no Departamento de Engenharia de Projetos, que gerencia. Tem participado do desenvolvimento de campanhas de medição do recurso eólico no Nordeste e Sul do Brasil, bem como no acompanhamento climatológico e ambiental nestas áreas.
     
    Lucas Espínola de Carvalho Maia - graduado em Engenharia Eletrotécnica pela UPE (2011), certificado pela Universidade Técnica da Dinamarca na metodologia WAsP® de projetos eólicos e é mestrando em Engenharia Mecânica pela UFPE. Atua na Impsa, fabricante de aerogeradores, desde 2010 no Departamento de Engenharia de Projetos. Participou da concepção e projeto de parques eólicos no Nordeste e Sul do Brasil, América do Sul e Ásia, bem como participou e ministrou cursos em modelagem de parques eólicos.

    Assuntos: itep, instituto, tecnologia, pernambuco, estado, governo, divulga, parques eolicos, discussao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran convoca Pernambuco para tingir o Maio de Amarelo em prol da segurança de trânsito

    O Detran-PE estará à frente das ações do projeto Pernambuco Amarelo, marcando a adesão do Estado ao Movimento Internacional Maio Amarelo. O objetivo é promover ações durante todo o mês com base nas propostas da Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com apoio do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). O Detran-PE, em parceria com o Rotary de Pernambuco, convoca órgãos públicos, shoppings e outras empresas, entidades de classe, associações e demais representantes da sociedade civil organizada para, junto ao Órgão, formatarem a agenda de eventos para o Maio Amarelo. A ideia é que cada participante, com sua criatividade, ajude a promover a segurança no trânsito, tingindo o Maio de Amarelo. Neste sentido, será fundamental o apoio das diferentes mídias (rádio, jornal, TVs e Internet), ajudando a divulgar o Pernambuco Amarelo, cujo tema de lançamento é: Eu Tenho Cuidado!
     
    Os interessados em se unir ao projeto podem entrar em contato com a Coordenadoria de Educação do Detran-PE por meio dos telefones 3184.8117 ou 3184.8082 e dos e-mails ascom@detran.pe.gov.br e contato@pernambucoamarelo.com.br. No site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br), está disponível, para uso livre e gratuito, a identidade visual (logo) do Pernambuco Amarelo para adesivos, camisetas e outras peças. Nesta identidade visual, além da marca do Detran-PE há espaço para que seja adicionada a logo dos parceiros que aderirem ao projeto. A ideia é que todos ajudem a virulizar o Pernambuco Amarelo, colaborando por meio da produção das fitas amarelas, da confecção de camisas e da impressão de adesivos com a marca do Movimento.
     
    Ações para o Maio Amarelo - O Detran-PE já definiu um roteiro prévio de ações para o Maio Amarelo, dentre as quais:
    1. Distribuição de adesivos com a marca do Movimento Pernambuco Amarelo, de laços amarelos (símbolo principal do Movimento) e de material educativo em todas as unidades de atendimento do Detran-PE, em Centros de Formação de Condutores (CFCs), universidades, escolas das redes estadual e municipal de ensino (nos ensinos fundamental e médio).

    2. Operações de Fiscalização – As blitze serão baseadas em temas sensíveis como Segurança Infantil e Atenção no trânsito. Os agentes do Detran estarão com boné amarelo em referência ao Movimento Pernambuco Amarelo. Os “amarelinhos” (agentes da CTTU) também estarão auxiliando o Detran-PE. O Detran divulgará junto aos órgãos municipais de trânsito as temáticas das fiscalizações, para que haja um procedimento uniforme em todo o Estado.

    3. Eventos paralelos como passeios ciclísticos e desfiles de carros e motocicletas.

    Já confirmaram sua adesão ao movimento Pernambuco Amarelo diversos órgãos públicos, a exemplo da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Departamento de Estradas de Rodagem  (DER-PE), Secretaria de Saúde e Polícia Militar, além de representantes de Centros de Formação de Condutores (CFCs), de clubes de futebol, empresas e entidades como o sistema Sest/Senat, dentre outros.
     
    Além de mobilizar órgãos de trânsito de diferentes esferas (municipal, estadual e federal), o Pernambuco Amarelo articulará escolas das redes pública e privada, universidades públicas e particulares, meios de comunicação, sindicatos, times de futebol e empresas em geral. Qualquer empresa, órgão ou entidade pode apoiar o movimento. A ideia é cada um usar a criatividade para fazer alusão ao Maio Amarelo, dentro de suas possibilidades.
     
    O Detran-PE também está pronto para receber sugestões e orientar como pôr em prática ações para o Maio Amarelo. O Órgão também pede que os órgãos públicos e empresas que tiverem monumentos ou torres de transmissão possam iluminá-los de amarelo ao longo do mês: especialmente no dia 25 de maio, eleito como ápice das ações do Maio Amarelo.
     
    Apoio dos meios de Comunicação – O Detran-PE e o Movimento Pernambuco Amarelo contam com auxílio da mídia pernambucana para divulgação das ações. “Uma forma de participar é divulgando o lema do Movimento e preparando as pessoas para a chegada do mês de maio com o slogan: ‘Faça parte do Maio Amarelo e ajude a promover um trânsito mais seguro: uma iniciativa do Detran-PE com apoio de (acrescenta-se o nome do órgão, entidade ou empresa apoiadora)”, explica a Coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-PE, Fernanda Cordeiro.
     
    Sobre o Maio Amarelo - Inspirado em movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas Câncer de Mama e Câncer de Próstata, o Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito. Isso considerando que os acidentes de trânsito assumem, no momento atual, o perfil de uma epidemia para a qual deve haver medidas preventivas e combativas.  Por este motivo, o símbolo do Movimento é um laço na cor amarela, ressaltando que a segurança no trânsito, a exemplo da Aids e outras doenças, também é uma questão de saúde.
     
    Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo e a primeira causa de mortes entre jovens de 15 a 24 anos. Além do prejuízo humano, os acidentes representam um prejuízo financeiro, tendo em vista que respondem por gastos da ordem de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).
     
    Sites para informações:
    www.detran.pe.gov.br – Aqui estará disponível a identidade visual (marca) do movimento Pernambuco Amarelo, além da atualização do roteiro de ações do movimento.
    http://www.pernambucoamarelo.com.br/ -  traz informações gerais sobre o movimento Pernambuco Amarelo, além de abrir espaço para que os internautas enviem vídeos de curta duração, abordando o Maio Amarelo e a Segurança no Trânsito.
    http://maioamarelo.com/ - página do Movimento Internacional Maio Amarelo.

    Assuntos: secid, secretaria, cidades, governo, estado, pernambuco, divulga, detran, convoca, tingir, amarelo, maio, seguranca, transito, acoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Zoo festeja Dia do Índio com programação até domingo (27)

    Como já é tradição, as comemorações pelo Dia do Índio (19 de Abril) do Parque Dois Irmãos levam ao Zoológico um grupo Fulni-ô, para apresentar suas danças, cânticos e artesanato tradicionais. A programação começa nesta quinta-feira (24) e vai até domingo (27), pela manhã e à tarde.

    “Como a data coincidiu com a Semana Santa, resolvemos festejar agora, até para poder melhor atender as escolas, que buscam conhecer mais sobre a cultura dos índios e o que eles têm a nos ensinar sobre preservação da natureza”, diz a gerente do Parque, Silvana Silva.

    As apresentações, este ano, acontecem em novo local, na altura do Serpentário, próximo à rua principal do Zoológico _ até o ano passado, era na Cidade da Criança, no final do Zoo. Para assistir, basta pagar o ingresso ao Parque, mas os organizadores pedem que quem puder, contribua com 1 kg de alimento não-perecível, a ser doado aos Fulni-ô, que vive em região atingida pela seca (Agreste).

    O ingresso ao Parque Dois Irmãos custa R$ 2,00 por pessoa, e é gratuito para crianças com até 1 metro de altura, idosos e pessoas com deficiência e o respectivo acompanhante. Mais informações pelo telefone: 3184.7750 / 7754.

    Assuntos: zoo, semas, secretaria, meio ambiente, sustentabilidade, governo, estado, pernambuco, dois irmaos, parque, divulga, festeja, dia do indio, programacao, tribo, funio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Estadual de Defensores de Direitos Humanos lança carta aos povos indígenas de Pernambuco

    Como parte do mês da luta indígena no Brasil, o Programa Estadual de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (PEPDDH/PE), gerido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio de sua Executiva de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com o Governo Federal, lança Carta aos Povos Indígenas do Estado. Uma forma de reconhecimento e valorização da cultura, permeada pelas pautas da religiosidade, territorialidade e educação.

    Deste modo, tal manifestação faz referência a todos os povos indígenas do estado de Pernambuco, bem como suas lideranças. Nesta perspectiva, a vida e luta de três defensores de direitos humanos representam de maneira simbólica este reconhecimento.

    O Cacique Marcos Xucuru, da tribo Xucurú de Ororubá, situada em Pesqueira; a Cacique Hilda Pankararu, da tribo Pankararu Entre Serras, de Petrolânida; e o professor Chico Truká, da tribo Truká de Cabrobó. Todos atualmente sob a proteção do PEPDDH/PE. São lideranças que escolheram continuar a lutar pelos direitos dos Povos Indígenas de Pernambuco e do Brasil, em detrimento de suas escolhas individuais.

    “Assim, nos propomos a contribuir, por um lado, com a construção de uma nova forma de ver, ser e sentir, a cultura, o “bem viver”, ou seja, o contexto de vida dos Povos Indígenas, e por outro lado, contribuir para afirmação da importância do defensor e da defensora de direitos humanos e das causas que defendem, no anseio que um dia, não haja relação entre defesa de direitos e ameaça”, afirma a coordenadora do PEPDDH/PE, Maria das Neves Chaves.

    A coordenadora completa: “Neste sentido, o PEPDDH/PE assume o trabalho junto a defensores e defensoras de direitos humanos, debruçando-se na construção de mecanismos que assegurem direitos para a transformação da realidade”.

    O Programa Estadual de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (PEPDDH/PE), completa em 2014 nove anos de existência no estado. É parte integrante do Sistema Estadual de Proteção a Pessoa – SEPP.

    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, divulga, defensores, dh, lanca, carta, povos indigenas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições para seleção pública do Mecanismo de Combate à Tortura seguem até 09 de Maio

    Segue até o dia 09 de Maio, na sede da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, na Rua Benfica, 133. Madalena, as inscrições para a seleção pública dos membros que farão parte do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. O mecanismo foi instituído pelo governo de Pernambuco, em Dezembro de 2012, através da Lei nº 14.863, que também redefiniu o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, adequando-o aos parâmetros estabelecidos pela ONU.

    Para participar da seleção as pessoas devem residir no estado de Pernambuco; e ter notório conhecimento, atuação e experiência na defesa dos direitos humanos, ligada ao combate e prevenção à tortura; e reputação ilibada.

    A ficha de inscrição está disponível no site www.sedsdh.pe.gov.br, ou na sede da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH.  O candidato deve anexar à ficha de inscrição os seguintes documentos: cópia da Carteira de Identidade e do CPF, duas fotos 3x4, comprovante de residência, Certidão Negativa de antecedentes criminais e Currículo de no máximo 03 laudas, além de uma carta de apresentação de no máximo uma lauda.

    A prova escrita e a entrevista com os candidatos serão realizadas no período de 22 a 26 de Maio.

    O processo de seleção dos membros do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura de Pernambuco resultará numa lista com até 12 nomes, de onde 06 serão nomeados pelo Governador do Estado para compor o órgão. O resultado final da relação dos candidatos será divulgado no dia 28 de Maio. O Mecanismo será coordenador pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH.

    O órgão terá como atribuição planejar, realizar e conduzir visitas periódicas e regulares a pessoas privadas de liberdade, qualquer que seja a forma ou fundamento de detenção e aprisionamento, em estabelecimento público ou privado, vigilância, internação, abrigo ou tratamento, para verificar as condições de fato e de direito a que se encontram submetidas. Além disso poderá requisitar da autoridade competente a instauração imediata de procedimento criminal e administrativo, caso se constate indícios da prática de tortura ou tratamento cruel, desumano e degradante.

    Outras informações sobre a seleção para o Mecanismo de Combate à Tortura, através do edital disponível no site www.sedsdh.pe.gov.br

    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, divulga, inscricao, selecao publica, mecanismo, combate, tortura
    Compartilhe: Link para o post:
  • Proposta quer revitalizar o Rio Paratibe

    cprhCerca de 800 pessoas acompanharam no último dia 16 de abril, no Clube Municipal de Paratibe, em Paulista, audiência Pública que apresentou proposta de Plano Urbanístico que se baseia na revitalização do rio Paratibe e na implantação da Via Parque, projeto este que vai abranger uma área que vai desde a BR-101, no cruzamento com o Rio Paratibe, até a PE-001 na Ponte do Janga.

    A audiência foi conduzida pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), representada pelo diretor de Gestão Territorial e Recursos Hídricos, Nelson Maricevich. A prefeitura de Paulista, empreendedora do projeto, esteve presente na ocasião por meio do prefeito do município, Junior Matuto; do vice-prefeito, Jorge Carreiro; e do Secretário de Meio Ambiente, Fábio Barros. Além da apresentação da proposta da Via Parque Paratibe, a dinâmica da audiência permitiu a apresentação do Estudo e o do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do projeto de implantação de ações estruturadoras previstas para o local.

    Saiba mais

    Assuntos: cprh, agencia, estadual, meio ambiente, governo, estado, pernambuco, divulga, projeto, proposta, revitalizacao, rio paratibe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde avalia projetos de pesquisa com a Universidade de Montreal

    Até a sexta-feira (25), ocorre a Oficina de Trabalho sobre Avaliação de Desempenho de Intervenções em Saúde, que integra o protocolo de cooperação técnica estabelecido entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por intermédio da Secretaria-Executiva de Vigilância em Saúde (SEVS), e a Universidade de Montreal (Canadá), com o apoio da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip), onde estão sendo realizadas as atividades.
     
    Durante o encontro, estão sendo analisados e debatidos seis projetos de pesquisa, que se constituíram em dissertações de mestrado de profissionais, técnicos da Sevs/SES-PE, que trabalham na Vigilância em Saúde em Pernambuco. A oficina conta com a presença dos professores François Champagne e Geneviéve Ste. Marie, da Universidade de Montreal e dos docentes do programa de pós-graduação em Avaliação em Saúde do Imip, onde os técnicos da Sevs concluíram o mestrado profissional em Avaliação em Saúde.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, avalia, projetos, pesquisa, universidade, montreal, canada
    Compartilhe: Link para o post:
  • Travestis e Transexuais conquistaram o direito de mudança do nome

    Vinculado à Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, que é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, o Centro Estadual de Combate à Homofobia – CECH realizou um levantamento demonstrando que apenas em 2013, 50% das travestis, 73% das mulheres transexuais e 67% dos homens transexuais, procuraram o centro para realizar a alteração em seus documentos de identificação pessoal.

    A estatística surge para comprovar como é urgente e necessária a adequação do “nome social” em documentos oficiais para aqueles que vivenciam essa realidade, pois a ausência do mesmo causa diariamente uma série de transtornos e constrangimentos.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, travestis, transexuais, conquistam, direito, mudanca, nome
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes da EREM de Bezerros participam de oficina sobre mídias móveis

    Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Bezerros, localizada no município homônimo, estão recebendo entre os dias 21 e 25 de abril a oficina Mídias Móveis, ministrada pelo cineasta Marlom Meirelles. Conhecimentos práticos e teóricos da produção de obras audiovisuais a partir da utilização de dispositivos móveis como celulares e tablets, estão sendo repassados na ocasião.

    “A ideia é capacitar os alunos para a produção de obras em novos formatos, promovendo uma reflexão sobre o audiovisual contemporâneo, pois o primordial é ter originalidade e boas ideias, não apenas qualidade técnica. Esse curso visa à criatividade e o bom uso das tecnologias que estão em nossas mãos”, destaca Meirelles. Segundo o cineasta, a preservação da memória e a valorização da cultura pernambucana, atrelado ao incentivo das produções independentes de vídeos, são algumas das metas da oficina.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, governo, pernambuco, estado, divulga, erem, bezerros, participam, alunos, oficina, midias moveis
    Compartilhe: Link para o post: