meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • No Dia Mundial da Água, Arena de Pernambuco é referência em termos de sustentabilidade

    | Meio Ambiente

    ARena de PE

    A preocupação com os recursos hídricos é uma das marcas registradas da Arena de Pernambuco. O empreendimento conta com sistemas modernos de aproveitamento de água da chuva, reaproveitamento de água da drenagem do gramado e reuso de esgoto tratado. Em uma data tão importante quanto o Dia Mundial da Água, a Arena de Pernambuco ratifica uma preocupação constante com este fator.

    Objetivando sempre o uso consciente da água, a Arena de Pernambuco possui uma estrutura eficiente para que o máximo possível deste bem seja reaproveitado. A água da chuva é coletada por calhas localizadas na cobertura e fechamento lateral da Arena, sendo utilizada nos banheiros e na irrigação do gramado.

    Após seu uso na irrigação do gramado, a água segue sendo reutilizada. A mesma passa por tratamento, que consiste em peneiramento e filtração para remoção dos sólidos em suspensão. Após isso, a água está apta novamente para nova irrigação no gramado, em um processo que se denomina “ciclo fechado”. Então determinada quantidade de água coletada da chuva é utilizada várias vezes, acarretando assim em economia e uso consciente deste bem tão importante.

    Já o reuso do esgoto gerado pelos vestiários é encaminhado para uma Estação de Tratamento de Efluentes, onde passa por um tratamento biológico e cloração no final, sendo também reutilizado posteriormente no gramado e nos mictórios e bacias sanitárias dos banheiros. Essas ações chegam a consumir aproximadamente 600m³ de água, gerando uma economia de até 70% no uso de água potável.

    "O uso consciente de água é um dos pontos fundamentais que fizeram a Arena de Pernambuco obter o selo LEED, emitido pelo Green Building Council, às construções e empreendimentos sustentáveis", explica o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras”. Este é o selo de maior reconhecimento internacional em termos de certificação ambiental e atesta que as obras executadas e a operação da Arena de Pernambuco foram e são realizadas em alinhamento com os princípios do desenvolvimento sustentável.

    Assuntos: arena de pernambuco, dia mundial da água, sustentabilidade,
    Compartilhe: Link para o post:
  • SJDH implanta Central voltada para homens autores de violência doméstica no Recife

     pedro eurico

    A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), implantam nesta terça-feira (21), a Central de Apoio às Medidas e Penas Alternativas (Ceapa) Especializada em Violência Doméstica e Familiar. A ação faz parte do Projeto Novo Horiz ♂nte promovido pela 2ª Vara de Violência Doméstica do Recife.

    A nova Central receberá cumpridores encaminhados por determinação judicial através de medida cautelar dentro das medidas protetivas aplicadas. A Ceapa especializada em violência contra a mulher funciona na Rua Dom Manoel Pereira, nº 170, Santo Amaro - Recife/PE.  Pernambuco conta, ainda, com outras três unidades especializadas nos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Caruaru.

    O serviço envolve o trabalho dos Grupos Reflexivos de Educação e Responsabilização que têm como objetivo proporcionar ponderações sobre os diversos temas: gênero, família, cultura e contexto social, visando desnaturar os padrões violentos e contribuir para a sua responsabilização no cumprimento das alternativas penais. A equipe de trabalho conta com três psicólogos, servidores do Tribunal e uma assistente social da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

    “A decisão do Governo do Estado é de combater toda forma de violência. Buscamos com a criação desta Central de Apoio às Medidas e Penas Alternativas não somente acompanhar, mas, mais do que isso, orientar no aspecto psicossocial a figura do agressor. Se o ambiente familiar é repleto de agressividade causa um reflexo nas crianças, que passam a conviver com a violência institucionalizada dentro de seus lares”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

    “A equipe multidisciplinar, que reúne profissionais da Secretária e da 2ª Vara, vai estar sempre voltada para o acompanhamento desse homem agressor, promovendo palestras e ações que os façam refletir sobre sua conduta”, disse a juíza titular da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Marylúsia Feitosa.

    Também participaram da inauguração, a secretária-executiva de Justiça, Promoção e Direitos do Consumidor, Mariana Pontual, a gerente da Gepais, Raquel Brandão, e representantes da Polícia Militar, da Secretaria da Mulher, da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e do Centro Interdisciplinar de Acompanhamento a Penas e Medidas Alternativas (Capema), ligado a Vara de Execução de Penas Alternativas (VEPA). 

     
    Assuntos: sjdh, projeto horizonte,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Povos indígenas ganham representação no Conselho Estadual de Direitos Humanos

    | Direitos Humanos

    Maiza dos Santos Silva foi indicada pela população indígena como representante titular do segmento no Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH). Mariana Monteiro será a suplente. A oficialização aconteceu durante reunião no município de Cabrobó, no Sertão pernambucano, na sexta-feira (17/03). Composto por 15 integrantes, o CEDH, que é tripartite, já contava com representação da sociedade civil, órgão governamentais e dos povos tradicionais (ciganos, ribeirinhos, terreiro, quilombola e matriz africana), faltando apenas a representação indígena.

    “Muito importante estar representando o povo indígena de Pernambuco. Somos 45 mil. Vamos lutar pela defesa dos nossos direitos. A cada dia e desde muitos anos a gente passa por um processo de discriminação e aceitação na sociedade. E agora, vamos trabalhar para que os direitos sejam garantidos conforme diz a Constituição”, disse Maysa.  

    Cacique da aldeia Trucá, Gilberto Francisco da Silva, mais conhecido como Cacique Bertinho, avaliou positivamente o ingresso da representação indígena no CEDH. “É muito importante a representação da Maysa na defesa dos nossos direitos. Nós que somos de comunidades tradicionais, sofremos com o preconceito e a discriminação, e tendo um representante dentro dessa comissão vai ser muito bom para nos ajudar a enfrentar esses casos de violência que vivenciamos no dia a dia”, destacou.

    Na comitiva que participou da oficialização da nova integrante do conselho,  estavam os conselheiros Ary Siqueira, representante governamental; Enildo Santos, conselheiro titular do povo cigano; José Fernandes, conselheiro do povo ribeirinho.

    O CEDH - é um órgão autônomo e deliberativo da política estadual de Direitos Humanos. Segundo o artigo 1º da lei de criação do Conselho - 12.160 de 28 de dezembro de 2001, sua finalidade é “promover a eficácia das normas vigentes de defesa dos Direitos Humanos, consagrados na Constituição Federativa do Brasil, na Declaração Americana dos Direitos Humanos e Deveres Fundamentais do Homem e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    Cidades: Cabrobó
    Assuntos: população indigena, cedh,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Patronato Penitenciário: Economia na contratação de reeducandos pode chegar a 40%


    Entre as vantagens do convênio, regulamentado pela Lei de Execução Penal, estão: ausência de encargos trabalhistas e utilização da prática como responsabilidade social da empresa. 

    Empregar reeducandos do regime aberto e liberdade condicional traz vantagens para empregador e  apenado. O convênio é realizado através do Patronato Penitenciário, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), que fiscaliza o cumprimento da pena e promove palestras e cursos de qualificação, com vistas  à reinserção no mercado de trabalho.

    Com o convênio de empregabilidade, regulamentado pela Lei de Execução Penal, o empregador fica isento de encargos trabalhistas, como FGTS, 13º salário e férias. O que representa uma redução de aproximadamente 40% na despesa com o reeducando. Pode promover jornadas de trabalho de até 40 horas/semanais e utilizar a iniciativa como prática de responsabilidade social da empresa.

    “Aos reeducandos é inegável o crescimento pessoal e profissional, além da volta ao mercado de trabalho com atividade remunerada. Esse conjunto de ações facilita a ressocialização e a diminuição da reincidência criminal. Além disso, 03 dias de trabalho reduz um dia na pena” destaca o superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis. 

    De acordo com o órgão de execuções penais, atualmente o número de pessoas empregadas é de 589, mas já foi bem maior. Até o mês de dezembro de 2016 eram 815 e 26 instituições parceiras. Com a crise econômica, o número diminuiu e as 26 instituições parceiras se resumiram a 17.    

    Para a contratação, a empresa precisa entrar em contato com o Patronato Penitenciário, informar a necessidade de pessoal e o perfil do funcionário. Em seguida o órgão, que realiza palestras e cursos de qualificação, encaminha a pessoa que se encaixa exatamente nas características solicitadas. 

    A empresa Algo Bom, que fabrica panos de chão, em Paulista, por exemplo, emprega 20 reeducandos, nas funções de ajudante de operador e operador de gaiola (distribui linha nas máquinas para a confecção do produto). Um dos destaques da fábrica é Edvaldo Félix, que aproveitou bem a oportunidade e de ajudante de operador foi promovido para um cargo de confiança, o de porteiro.  A Algo Bom foi a primeira empresa da América Latina a assinar a carteira de uma reeducanda.

    Também contam com essa mão de obra as empresas: Zummi, fábrica de bicicleta; Pórtico, fabricante de esquadrias; a Granplast, empresa de plástico; e as prefeituras do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Os contratados recebem um salário mínimo (R$ 937,00), vale transporte e ticket alimentação. Algumas indústrias fornecem alimentação no próprio local de trabalho. O telefone do Patronato Penitenciário para informações é o 3182-7678.

     

    Assuntos: sjdh, patronato penitenciario, reeducandos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara cria Batalhão Integrado Especializado de Caruaru

    | Segurança
    Batalhão

    Nova estrutura reforçará o policiamento ostensivo no Agreste e regiões circunvizinhas


    O governador Paulo Câmara enviou, nesta terça-feira (21.03), à Assembleia Legislativa de Pernambuco,  Projeto de Lei Complementar nº 1211/2017, que cria o Batalhão Integrado Especializado (BIE) de Caruaru, na estrutura orgânica da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).  Com o objetivo de aperfeiçoar, quantitativa e qualitativamente, as ações voltadas à promoção da segurança pública e do bem-estar da população do Interior do Estado, a nova estrutura desempenhará suas atribuições no combate à criminalidade em Caruaru e  no Agreste, reforçando o policiamento ostensivo em grandes eventos, praças desportivas, unidades prisionais e demais espaços públicos.

    "Estamos criando o Batalhão Integrado Especializado de Caruaru para reforçar as ações da Polícia Militar no município e na região. O combate à violência é uma prioridade do Governo de Pernambuco, e vamos seguir implementado as ações necessárias para que a população do Agreste e todo o nosso Estado possa ter a segurança que desejamos", destacou o governador Paulo Câmara.

    O novo Batalhão também atuará no patrulhamento rural e de trânsito nas rodovias estaduais que cortam Caruaru e municípios da região, proporcionando às comunidades da área uma maior presença da Polícia Militar.  A ação foi discutida no programa Pacto Pela Vida, que conta com reuniões semanais comandadas pelo governador.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco receberá Missão de embaixadores da União Europeia

    União Europeia

    Governador Paulo Câmara e o representante do bloco no Brasil, João Cravinho, discutiram detalhes  da visita, que sinaliza possibilidades de novas parecerias entre o Estado e a UE 
     

    O Estado de Pernambuco foi escolhido para ser a Missão Anual dos Embaixadores da União Europeia (UE) no Brasil. O anúncio foi realizado, nesta  terça-feira (21.03), pelo embaixador da UE no Brasil, João Cravinho, durante reunião com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. O representante europeu explicou que a Missão, programada para o próximo mês de maio, prevê a aproximação e o fortalecimento dos laços entre a UE e Pernambuco, abrindo, também, possibilidades de novas parcerias nas áreas de economia criativa, cultura, turismo e indústria.

    "Será um momento importante, que nos dará a oportunidade de apresentar um pouco mais do nosso Estado para representantes da União Europeia. A escolha de Pernambuco para receber a Missão mostra, mais uma vez, o reconhecimento da nossa capacidade e empreender em diferentes setores, sempre com o mesmo afinco e determinação˜, ressaltou o governador Paulo Câmara.
     
    João Cravinho esclareceu que, todos os anos, os embaixadores da União Europeia no País visitam uma parte do Brasil com o propósito de conhecer e observar prováveis investimentos do bloco. “Este ano, escolhi Pernambuco, e a escolha foi muito bem recebida pelos meus colegas. É um dos Estados com maior riqueza cultural do Brasil e que possui experiências econômicas importantes”, destacou. Ele explicou que a Missão será realizada no período de 18 a 21 de maio deste ano e que a ideia é aprofundar os conhecimentos sobre a parte histórica, cultural, científica e econômica do Estado, com grandes possibilidades de negócios.

    “Tive a oportunidade de ser recebido pelo governador Paulo Câmara, que colocou o Governo de Pernambuco à disposição para a organização desse projeto. Então, vejo esta Missão Anual com grande expectativa. Estou confiante, pois temos todas as condições para fazer uma excelente visita a Pernambuco em maio”, frisou.
     
    Também participaram do encontro o vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; o secretário de Cultura, Marcelino Granja; o secretário-chefe da Assessoria Especial, José Neto; e a conselheira política e cultural da UE, Concepción Fernandez de La Puente.


    Fotos: Aluísio Moreira/SEI
    --
    Assuntos: governo de pernambuco, paulo camara, missão europeia, embaixador da UE, Joaõ Cravinho,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Administração de Noronha faz parceria para aumento da velocidade da internet em prédios públicos

    | Tecnologia, Administração


    Palácio São Miguel, sede administrativa do distrito, é um dos locais contemplados

    Está em fase de finalização a implementação de links de internet banda larga em cinco prédios públicos de Fernando de Noronha, executado pelo provedor Noronha Online, responsável pela distribuição do sinal da empresa O3B. A Administração do Distrito está dando apoio técnico e logístico. Os pontos de implantação da internet de alto desempenho são: Palácio São Miguel, Hospital São Lucas, Escola Arquipélago, Creche Bem-Me-Quer e Posto de Saúde da Família Dois Irmãos.

    A O3B instalou no ano passado um backbone, equipamento responsável por receber o sinal de satélite que circula numa órbita quatro vezes mais próxima da terra do que os satélites convencionais. Isso dá condições de fornecer uma velocidade equivalente ao do continente.

    A parceria com o provedor Noronha Online, portanto, passa a atender as demandas por uma Internet de qualidade em lugares essenciais do arquipélago, como nas áreas de educação e saúde, com todos os recursos necessários para uma boa qualidade de acesso. “Com a implementação dos links vamos ter um ganho de produtividade, além do aumento da velocidade no atendimento para os moradores e turistas, por conta da eliminação de interrupção da internet”, diz Rodrigo Valença, Superintendente de Tecnologia, Orçamento e Finanças da ilha.

    Noronha Connect

    O acesso à internet de qualidade sempre foi um dos principais questionamentos de quem visita o arquipélago, por isso a Administração da ilha sempre teve a preocupação pelo suporte de qualidade tecnológico. Atualmente nove pontos da rede WiFi estão disponíveis gratuitamente, pelo Noronha Connect, para quem mora e também visita a ilha, através de contrato firmado com o consórcio PE Conectado, projeto do Governo de Pernambuco, gerando dessa forma inclusão digital além de fortalecer a rede turística do distrito.

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: Fernando de Noronha, internet banda larga, noronha on line, noronha connected
    Compartilhe: Link para o post:
  • Quaternaglia Guitar Quarter se apresenta no Quartas Musicais do CPM

    quartas digitais

    Apresentação acontece nesta quarta-feira (22), a partir das 19h30, no Auditório Cussy de Almeida, no Conservatório Pernambucano de Música

    O Projeto Quartas Musicais desta semana traz o grupo paulista Quaternaglia Guitar Quartet (QGQ). Na estrada há mais de 25 anos, o quarteto – que utiliza três violões de seis cordas e um violão de sete cordas – é reconhecido pela excelência de suas interpretações de Villa-Lobos e Leo Brouwer, bem como performances especiais de renascença e música espanhola. A apresentação é gratuita e será no Auditório Cussy de Almeida, no Conservatório Pernambucano de Música (CPM). O show começa às 19h30.

    O grupo, formado pelos violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina, tem sido aclamado como um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade. Além dos estados brasileiros, o quarteto já se apresentou em quinze estados norte-americanos, como Arizona, Califórnia, Illinois, Ohio, Nova Iorque, Mississippi e Texas, e em países como Portugal, Espanha, Austrália, Cuba, Uruguai e Argentina.

    A apresentação da próxima quarta-feira será baseada no mais recente trabalho do Quaternaglia Guitar Quartet, “Xangô”, lançado em 2015 o que rendeu ao grupo a classificação na final do Prêmio da Música Brasileira.

    Serviço:

    Projeto Quartas Musicais – Quaternaglia Guitar Quarter (QGQ)
    Quarta-feira (22), às 19h30
    Auditório Cussy de Almeida/Conservatório Pernambucano de Música
    Entrada Gratuita

    Assuntos: see, conservatorio pernambucano de musica, quartas musicais, quaternaglia guitar quartet,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seminário vai debater os aspectos jurídicos da Revolução de Pernambucana de 1817


    Em 29 de março de 1817, os revolucionários pernambucanos que lutavam contra a Coroa Portuguesa promulgavam a Lei Orgânica da República de Pernambuco. Duzentos anos depois, a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE), a Faculdade de Direito de Pernambuco (FDR/UFPE) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) reúnem especialistas para debater os contornos jurídicos da República que durou 74 dias.

    O Seminário Aspectos Políticos e Metajurídicos da Revolução de 1817 acontecerá no dia 28 de março, às 19h no Salão Nobre da FDR/UFPE. Integrando o conjunto de eventos do Governo do Estado em comemoração ao bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817, o evento contará com palestra de Gilberto Bercovici, professor titular de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

    Em seguida, haverá debate com procurador do Estado Marcelo Casseb Continentino e com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unicap e procurador do Banco Central, Marcelo Labanca.

    O seminário é coordenado pelo diretor da FDR/UFPE, Francisco Queiroz Cavalcanti, e pelo procurador-geral do Estado de Pernambuco, César Caúla. O evento é aberto ao público.

    Assuntos: pge-pe, revolução de 1817,
    Compartilhe: Link para o post:
  • SAD e SEFAZ realizarão leilão de mercadorias apreendidas

    | Administração

    No próximo dia 30 de março, a Secretaria de Administração (SAD) e Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-PE) irão realizar leilão de mercadorias apreendidas. O certame, que irá acontecer no auditório da Sefaz-PE, localizado na Avenida Cruz Cabugá, nº 1419, bairro Santo Amaro, Recife - PE, a partir das 9h, contará com 165 lotes disponíveis para venda. Entre eles, destacam-se eletrodomésticos, equipamentos de informática, eletroportátil (rádios AM/FM, smartphones), equipamentos de som, peças colecionáveis e de vestuários. 

    Os licitantes poderão visitar o Depósito Central de Mercadorias Apreendidas da Sefaz-PE (localizado na Rua da Fundição, nº 510, bairro de Santo Amaro, Recife) onde os produtos estão alocados.  A visitação será permitida nos dias 27, 28 e 29 de março, das 9h às 12h e das 14h às 16h. 

    Pessoas físicas, acima de 18 anos e portando CPF, RG e comprovante de residência (originais e cópias), e jurídicas, com representante munido de procuração e os mesmos documentos citados acima, poderão participar e ofertar lances. O cadastro poderá ser feito no dia da realização do leilão. 

    Além do leilão presencial, os lances podem ser ofertados pela internet, através da página do leiloeiro oficial do Estado "www.coliseumleiloes.com.br". O edital, com todas as normas do leilão, poderá ser retirado tanto no site citado quanto na página oficial da Secretaria de Administração do Estado (www.sad.pe.gov.br). 
    Assuntos: sad, sefaz-pe, leilão mercadorias apreendidas,
    Compartilhe: Link para o post: