meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Administrador de Noronha divulga reinauguração do Hospital São Lucas e programação do réveillon da ilha

    | Saúde, Balanço, Administração


    Na manhã dessa sexta-feira, 02, o Administrador de Fernando de Noronha, Luís Eduardo Antunes, anunciou para a imprensa local a entrega do Hospital São Lucas – HSL, que passou por reestruturação e a consulta pública para a implantação da casa de parto da ilha. As ações estão inseridas no balanço da gestão à frente da Administração do arquipélago há um ano. Na ocasião Antunes também divulgou a programação do réveillon de Noronha.

    A reinauguração do Hospital São Lucas será na próxima segunda-feira, 05, às 8h e em seguida, às 9h, acontecerá, no Auditório da Escola Arquipélago, a consulta pública. A unidade de saúde passou por remodelação em toda a estrutura física, ampliação da área para os serviços administrativos, acesso de pacientes para a sala vermelha, de estabilização com corredor exclusivo para facilitar a remoção da vítima da ambulância até o atendimento. “O hospital São Lucas estava na nossa lista de prioridade, desde 2009 o local não passava por manutenção, essa obra era imprescindível para o funcionamento adequado do HSL”, disse Luís Eduardo.

    Um dos assuntos principais do encontro foi a consulta pública para a implantação da casa de parto de Fernando de Noronha. Desde 2004 que o parto na ilha foi extinto. Atualmente as gestantes tem que deixar o arquipélago no sétimo mês de gestação. “O retorno de partos em Noronha é um anseio antigo da comunidade. Vamos nos reunir na presença do Secretário de Saúde de Pernambuco, Dr José Iran C. Júnior, para alinharmos como será a estrutura, quais as especificações legais para o local. Será uma casa para gestantes de baixo risco que possam ter o parto normal. As mães serão acompanhadas por médicos da saúde da família e terão todo auxílio necessário além da realização do pré-natal”, explicou o Administrador.

    Luís Eduardo destacou também outras ações de infraestrutura como a ampliação da creche Bem-Me-Quer, com a construção de 4 salas, com expectativa para inauguração em janeiro de 2017, a entrega do píer de embarque e desembarque, o reordenamento da praia do Porto de Santo Antônio e a inauguração da Academia Pernambuco Noronha Camilo Simões.

    Réveillon

    Banda Fulô de Mandacaru, Benil, Fernanda Abreu, DJ LaLa K e grupos locais: Capim Açú e Samba Depois da Missa serão as atrações da festa da virada 2017 da Administração da ilha, que acontece no Porto de Santo Antônio. O réveillon de Fernando de Noronha é uma das festas mais esperadas do ano. Uma época em que a ilha recebe uma grande de visitantes e que movimenta a economia local. “Procuramos sempre dar prioridade aos artistas locais. Nesse ano teremos a participação especial da cantora Fernanda Abreu, uma atração que está no gosto da comunidade. Ano passado a comemoração foi um sucesso, tenho certeza que esse réveillon vai superar nossas expectativas”, comentou Antunes. 

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: fernando de noronha, hospital são lucas, luis eduardo antunes, balanço gestão, reveillon Noronha, casa de parto de fernando de noronha,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospitais metropolitanos lançam campanha de Natal

    | Comunicação, Saúde

    Natal Solidário

    Objetivo é arrecadar donativos para ajudar instituições que acolhem idosos


    Até o próximo dia 20 de dezembro, os hospitais metropolitanos Miguel Arraes, em Paulista, Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, e Pelópidas Silveira, no Curado, estão arrecadando produtos de higiene pessoal, material de limpeza, fraldas geriátricas, roupas de cama e alimentos não perecíveis para ajudar instituições filantrópicas que acolhem idosos. A ação faz parte da Campanha Natal Solidário lançada esta semana pelas três unidades.  

    Tendo como tema, Um simples gesto. Um grande bem, o objetivo é envolver, através do espírito natalino, todo o corpo de funcionários dos três hospitais, além dos pacientes, acompanhantes e sociedade, incentivando gestos que fazem a diferença na vida de quem mais precisa. Cada hospital possui um ponto de coleta, na recepção, que destinará as doações recebidas para uma instituição em seu respectivo polo metropolitano.  

    As doações feitas no Hospital Miguel Arraes serão destinadas ao Abrigo Santa Rita de Cássia, em Paulista. O Pelópidas Silveira arrecadará em prol do Abrigo Cristo Redentor, em Jaboatão dos Guararapes, e o Hospital Dom Helder, está recolhendo para o Abrigo São Francisco, no Cabo de Santo Agostinho.

    Participe deste ato de solidariedade e faça o Natal do seu próximo mais feliz!

    PONTOS DE ARRECADAÇÃO:

    Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes
    Estrada da Fazendinha S/N, Jaguaribe, Paulista-PE

    Hospital Metropolitano Sul Dom Helder
    Km 28 da BR 101, Cabo de Santo Agostinho

    Hospital Metropolitano Oeste Pelópidas Silveira
    BR-232, KM 6, Curado – Recife/PE

    Cidades: Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Recife
    Assuntos: hospital miguel arraes, hospital pelopidas silveira, hospital dom helder camara, campanha natal, idosos, campanha natalssolidario,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Avanços na agricultura familiar

    | Agricultura

    Nilton Mota

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, participou da 7ª reunião do Fórum Regional dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais, realizado em Salvador, na Bahia. Na ocasião, foi discutida a comercialização dos produtos da agricultura familiar, com foco para as estratégias de acesso a mercados.

    Dentre os temas tratados na reunião, houve uma abordagem sobre a conjuntura das políticas de desenvolvimento rural, além de uma apresentação sobre operacionalização das ações e programas para aquisição pública de produtos do campo.

    A abertura contou com a presença da professora doutora Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que fez uma análise da conjuntura atual; dos secretários de agricultura dos estados do Nordeste e de Minas Gerais e sua equipes; do gerente de Programas do Fida no Brasil, Paolo Silveri; da representante do Banco Mundial, Fátima Amazonas; e do secretário executivo de Agricultura Familiar (Seaf) da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, José Cláudio.

    Pernambuco – O Estado possui cerca de 275 mil estabelecimentos rurais da agricultura familiar em uma área de 2,5 milhões de hectares. “O governador Paulo Câmara tem entre suas prioridades o fortalecimento das políticas públicas de apoio a esses agricultores, com foco na segurança alimentar e na melhoria de renda das famílias”, afirmou o secretário Nilton Mota.

    Fotos: Secretaria de Desenvolvimento Rural/BA

    Assuntos: Agricultura, Nilton Mota, forum agricultura familiar, paulo camara
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco para os pernambucanos

    pe 

    Começa a ser veiculada nesta sexta-feira, na TV aberta e nos cinemas, a nova campanha da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco voltada exclusivamente para os pernambucanos. São dois vídeos, de 30 segundos e 60 segundos, que vão apresentar alguns dos principais destinos turísticos do Estado. A intenção da Secretaria é fazer com que o pernambucano conheça melhor o próprio local onde mora, com viagens rápidas pelo próprio Estado. Para causar uma maior identificação com o público, nada melhor do que a narração do cantor, compositor, ator e escritor Alceu Valença. É ele quem apresenta todos os atrativos da campanha.

    O vídeo traz imagens dos mais variados destinos e pontos turísticos do Estado, tais como: Porto de Galinhas; Recife; Olinda; Fernando de Noronha; Bonito, Petrolândia; Arcoverde; Gravatá; Maria Farinha; Caruaru; Garanhuns; Santa Cruz do Capibaribe; Pesqueira; Fazenda Nova; Bezerros; Igarassu; Triunfo; Porção; Quipapá; Agrestina. Além dos locais propriamente ditos, o material também apresenta manifestações culturais, equipamentos turísticos e a gastronomia.

    "Esta campanha é voltada para o próprio pernambucano, para que ele conheça mais o Estado onde nasceu ou onde mora. Garanto que existem muitos pernambucanos que conhecem mais São Paulo, Rio de Janeiro, Disney e alguns países da Europa do que as belíssimas cachoeiras de Bonito, o Centro Histórico de Igarassu, a Feira de Caruaru e muitos outros locais do Estado. Esta é uma grande oportunidade para que o nosso turismo cresça nos próximos meses de férias", afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras.

    Além da campanha voltada para o público interno, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer segue com "Pernambuco, Coração do Nordeste", no Brasil e no exterior, e a do Recife Antigo, com Lenine.

     

     
     
    Assuntos: turismo, pernambuco, porto de galinhas, recife, olinda, fernando de noronha, bonito, petrollandia, arcoverde, gravatá, maria farinha, caurau, garanhusn santa cruz do capibaribe, pesqueira, fazenda nova, bezerros, igarassu, triunfo, porção, quipapa, agrestina, pernambuco coração do nordeste,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara recebe no Palácio os destaques da Olimpíada do Conhecimento do Senai

    Olimpiadas

    Com um total de seis medalhas, os jovens elevaram a unidade pernambucana à terceira colocação no ranking geral
     
    Alunos premiados na nona edição da Olimpíada do Conhecimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foram recebidos pelo governador Paulo Câmara, nesta sexta-feira (02.12), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. Realizada em Brasília, no início do mês de novembro, a competição reuniu 1,2 mil jovens de 26 Estados. A unidade pernambucana do Senai foi a melhor do Norte e Nordeste, assumindo a terceira colocação no ranking geral. Os pernambucanos conseguiram o total de seis medalhas: duas de ouro, três de prata e uma de bronze.
     
    "Essa conquista dos estudantes do Senai de Pernambuco serve de exemplo para outros jovens brasileiros. Eles participaram dessa olimpíada mostrando o que aprenderam na escola, mostrando que se dedicar dá resultado", destacou o chefe do Executivo estadual. Paulo Câmara frisou ainda:  "A educação é o que transforma a vida das pessoas".  
     
    Ouro individual no segmento de panificação, Leína Silva, de 22 anos, disse que é uma satisfação trazer uma medalha para o seu Estado. "Esse prêmio é o reconhecimento do nosso esforço. Estou feliz com o resultado ", disse a jovem, que é natural de Petrolina, no Sertão. Leína foi medalha de prata por equipe na modalidade festa saudável. "Eu aprendi bastante nos treinos para a olimpíada, gostei da área de panificação e vou levar para o resto da vida", disse a jovem.
     
    Natural de Santa Cruz de Capibaribe, no Agreste, Amanda Santos, de 20 anos, foi ouro por equipe na modalidade "moda e criatividade". A jovem contou que a competição foi mais uma forma de expor as potencialidades da região que vive da confecção. "A gente vive essa realidade em Santa Cruz, que é um grande polo de confecção. Desde criança que a gente vive fazendo roupas. Lá, nós mostramos apenas um pouco do nosso trabalho", destacou Amanda.
     Olimpiadas1

    O diretor-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger, ressaltou que o resultado da nona edição da competição colocou o Estado em evidência no segmento. "As nossas escolas estão atingindo um patamar competitivo ótimo. Com isso, nós esperamos preparar essa juventude para o mercado de trabalho", afirmou Ricardo.
     
    Além dos 12 medalhistas do Senai, participaram deste encontro com o governador o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Alexandre Valença; o secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; secretário executivo de Educação Profissional do Estado, Paulo Dutra; e o diretor regional do Senai, Sérgio Gaudêncio.

    Fotos: Aluisio Moreira/Sei
    Assuntos: paulo camara, olimpiada do conhecimento, senai-pe, fiepe, trabalho, empreendedorismo, qualificação
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo: “o Nordeste estava certo”


    Presidente da República recebe governadores e define que debate sobre a partilha da multa da repatriação será separado da negociação de novas medidas de ajuste fiscal


    “O resultado da conversa do presidente Michel Temer com os governadores representantes das cinco regiões do País mostra que os Governos do Nordeste estavam certos em defender a separação do debate sobre a divisão da multa da repatriação e a adoção de novas medidas de ajuste fiscal. É fundamental que esse diálogo entre Estados e Governo Federal seja transparente e permanente”, avaliou o governador Paulo Câmara, que, no último dia 25, reuniu os governadores nordestinos para tratar das questões relativas ao ajuste fiscal e a retomada do desenvolvimento do Brasil.

    O governador de Pernambuco lembrou um dos pontos da “Carta do Recife”, que defendia exatamente a discussão estadualizada sobre o ajuste fiscal, pois cada unidade da Federação tem uma realidade específica. Paulo Câmara conversou no último sábado (26.11), por telefone, com o presidente Temer para comunicar o resultado da reunião no Recife. Ficou acertado que o presidente receberia os governadores esta semana.

    “Pernambuco, por exemplo, vem fazendo seu dever de casa. O ajuste fiscal começou desde primeiro dia do nosso Governo. Adotamos um plano de contigenciamento, reduzimos os cargos comissionados. Em 2015, tivemos a maior redução de despesa de custeio do Brasil. Já em 2016, criamos o Fundo de Estabilização Fiscal, medidas que mostram o nosso compromisso com a responsabilidade fiscal”, disse o governador pernambucano.

    Paulo Câmara lembrou que os Estados do Nordeste têm suas dívidas muito abaixo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A dívida consolidada representa 11,16% da dívida total dos Estados, ao contrário do que acontece com os três maiores Estados da Federação, que respondem por 66% da dívida total e já ultrapassaram ou estão prestes a atingir este patamar.

    “Por mérito de seus governos estaduais, portanto, o Nordeste passou ao largo da crise da renegociação das dívidas estaduais, tendo sido, inclusive, prejudicado neste processo, já que as concessões feitas pelo Governo Federal no acordo então celebrado trouxeram benefícios muito pequenos e laterais a Estados que já tinham suas dívidas ajustadas”, argumentou Paulo.

    Para o governador pernambucano, o esforço fiscal dos Estados nordestinos, como vem sendo enfatizado pelos seus governadores, está expresso pelos números oficiais apurados pelo próprio Governo Federal. “De acordo com dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o conjunto dos Estados do Nordeste reduziu, em 2015, 90% do déficit primário apurado em 2014. Além disso, a despesa primária cresceu apenas 0,41% entre 2014 e 2015 – bem abaixo do IPCA, que ficou em 6,41% em 2014”, disse Paulo Câmara.

    Enquanto a despesa primária dos Estados do Nordeste cresceu apenas 0,41%, a receita líquida cresceu 3,74% em 2015. “E o mais importante: ante um crescimento de 5,15% nas receitas de arrecadação própria,  aquelas provenientes das transferências da União aos Estados registraram incremento de apenas 2,34% nominal no período”, concluiu o governador Paulo Câmara.
    Assuntos: paulo camara, estado de peranmbuco, repatriação, ajuste fiscal,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Agência Condepe/Fidem Representa Pernambuco em Seminário sobre Seca

    | Economia, Agricultura

     

    O presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo, está representando o Estado de Pernambuco no Seminário de Avaliação da Seca de 2010-2016 no Semiárido Brasileiro. Ele está acompanhado do presidente da Agência Estadual de Águas e Clima de Pernambuco – Apac, Marcelo Asfora. O evento vai até hoje (02), no Centro Administrativo do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza, Ceará. Estão presentes especialistas, técnicos governamentais, acadêmicos, políticos, estudantes, jornalistas especializados, representantes de entidades da sociedade civil e tomadores de decisão de nove estados nordestinos e mais Minas Gerais e Espírito Santo, além do Governo Federal e de instituições internacionais.

    O encontro objetiva discutir e documentar aspectos climáticos,
    econômicos, entre outros, visando ter subsídios para elaborar futuras estratégias de adaptação aos impactos das secas, contribuindo desta forma para o aperfeiçoamento da Política Nacional sobre Secas. O seminário é uma realização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e do Governo do Estado do Ceará, através da Funceme. Conta com o apoio do Banco Mundial, Banco do Nordeste, Agência Nacional de
    Águas (ANA), Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Integração.

    Consta na programação a realização de palestras, debates e mesas redondas que tratarão sobre temas relacionados aos aspectos climatológicos da Seca de 2010-2016; impactos econômicos, sociais e ambientais; respostas governamentais de instituições governamentais (União, Estados e municípios) e da sociedade.

    Flávio Figueiredo ministrará uma palestra sobre o tema Impacto da seca na economia do Estado de Pernambo. A apresentação mostra dados sobre a economia pernambucana e detalha a composição do Produto Interno Bruto PIB do período, com referência especial para os índices da produção agropecuária, onde a influência dos efeitos da seca é mais direta.

    O presidente da Agência Condepe/Fidem explicará as condições climáticas (as precipitações acumuladas em mm e desvio relativo (%); as perdas (R$) no faturamento por colapso no abastecimento de água; o desempenho da Economia Pernambucana entre 2008-2016, com destaque para a Agropecuária (composto por dados das lavouras e da pecuária), entre outros. “Em relação aos outros estados brasileiros a agricultura pernambucana é a 15ª do país, enquanto a pecuária é a 13ª. O setor agropecuário apresentou uma participação de 3,5% no PIB estadual, sendo 2,0% referente à agricultura e 1,4% à pecuária (últimos dados consolidados-2013)”, comenta o gestor.

    Sobre o Seminário, o presidente Flávio Figueiredo disse que é
    importante este diálogo nacional para o desenvolvimento de medidas produtivas contra a seca. "Os impactos da seca são sentidos em toda a economia”, registra.

    Cidades: Recife
    Assuntos: condepe/fidem, governo de pernambuco, Seminário de Avaliação da Seca de 2010-2016 no Semiárido Brasileiro, apac, seca,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco anuncia maior investimento privado do ano no Estado

    | Economia, Emprego

    Paulo Camara

    Com aporte de R$ 500 milhões, Aché Laboratórios implantará uma fábrica e uma central de distribuição no Complexo de Suape. Empreendimentos vão gerar 500 empregos diretos e outros 2,5 mil indiretos

    Na contramão da crise econômica que acomete o País, o Governo de Pernambuco segue anunciando investimentos e parcerias com o setor privado para a geração de emprego e renda. Em uma solenidade no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, na manhã desta sexta-feira (02.12), o governador Paulo Câmara e o presidente do Aché Laboratórios, Paulo Nigro, assinaram um acordo que assegura a implantação de uma planta industrial e uma central de distribuição do grupo no Complexo de Suape. Os dois empreendimentos vão gerar 500 postos de trabalhos diretos e outros 2,5 mil indiretos. O investimento inicial será de R$ 500 milhões - o maior confirmado pela iniciativa privada este ano no Estado.

    "Pernambuco mostrou mais uma vez que vale a pena investir aqui. O grupo Aché confia em nós, confia no potencial do nosso Estado e do Nordeste. Mostrou que confia na nossa infraestrutura, na capacidade de qualificar pessoas e de realizar parcerias", destacou o governador. Para Paulo, a fábrica, que será inaugurada em 24 meses, vai gerar novos oportunidades para o Estado. "Ela vai gerar emprego e renda em um segmento que é fundamental na vida das pessoas", completou Câmara.

    Ao destacar a importância desse novo empreendimento para o Estado, o chefe do Executivo pernambucano afirmou que as empresas percebem a estabilidade do Estado. "Com o que a gente se compromete, a gente faz", disse o gestor. Paulo frisou ainda que o Estado se manteve organizado, mesmo em meio à crise que atinge o Brasil. "Em dois anos, nós conseguimos fazer os ajustes necessários para que Pernambuco pudesse enfrentar a perda de receita e, ao mesmo tempo, manter as despesas controladas, os serviços funcionando e com as obrigações sendo cumpridas com o povo pernambucano", frisou Paulo.

    A expectativa é de que a nova unidade, quando estiver em plena operação, em 2021, aumente a capacidade produtiva da Aché em cerca de 50%. A produção pernambucana abastecerá o mercado nordestinoA nova planta - primeira em solo nordestino - será um importante reforço para o polo Farmacoquímico do Estado, que já conta com 11 empresas.

    O Aché é uma empresa 100% brasileira com 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Hoje, o grupo paulista, que emprega 4,5 mil pessoas, conta com quatro complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP), Londrina (PR) e Anápolis (GO). Bastante animado com a parceria estabelecida com o governo, o presidente do Aché adiantou que as obras serão iniciadas já em 2017 e a inauguração será em dezembro de 2018. "Esse é o investimento da década para o grupo. A unidade será a nossa base para a internacionalização da empresa", garantiu Paulo Nigro.

    A ida da industria de medicamentos Aché para o Complexo de Suape reforça a sua hegemonia no setor. A sua concepção de porto-indústria oferece condições ideais para a instalação de empreendimentos nos mais diversos segmentos. Com mais de 100 empresas, Suape é responsável pela manutenção de 25 mil empregos em Pernambuco. A localização estratégica do complexo o mantém conectado a mais de 160 portos em todos os continentes, com linhas diretas da Europa, América do Norte e África.

    Empolgado com a chegada do novo empreendimento a Suape, o secretário de Desenvolvimento Econômico e também presidente de Suape, Thiago Norões, contou que a prospecção desse investimento teve início em dezembro de 2015 e que a equipe trabalhou duro para atrair essa nova empresa. "As licenças necessárias estão em andamento e tudo vai transcorrer dentro do combinado. Após a inauguração do prédio, o grupo terá três anos para começar a comercializar os medicamentos", adiantou Norões. 

    Também estiveram presentes na solenidade os secretários Antonio Figueira (Casa Civil), Marcelo Barros (Fazenda), Lúcia Melo (Ciência, Tecnologia e Inovação), Iran Costa (Saúde), César Caúla (Procuradoria Geral do Estado), Francisco Papaléo (Cidades). E ainda o Chefe do Gabinete do Governo, João Campos; o Chefe das Assessorias Especiais, José Neto; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães; o vice-presidente de Suape, Evandro Avelar; o diretor-presidente do Lafepe, Roberto Fontelles; além do senador Fernando Bezerra Coelho e os deputados federais Fernando Monteiro e João Fernando Coutinho; e o diretor-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger.


    Fotos: Aluisio Moreira/SEI

     
    --
    Cidades: Cabo de Santo Agostinho
    Assuntos: aché laboratórios, suape, paulo camara, governo de pernambuco, thiago noroes, desenvolvimento economico,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulista recebe melhorias no sistema de esgotamento sanitário

    | Saúde

    Paulista

    A Compesa iniciou uma obra para conserto na rede coletora de esgoto no município de Paulista. A intervenção, que trará melhorias ao sistema de esgotamento sanitário da região, está sendo realizada na Rua 44, em Jardim Paulista Baixo, em frente ao número 55. A obra foi dividida em três etapas. Inicialmente, está sendo realizada a reconstrução total de um poço de visita (local por onde são feitas inspeções na rede coletora de esgoto) de cinco metros de profundidade. A primeira etapa tem previsão para ser concluída até o dia 15 de dezembro. 

    Foi interditado um trecho da via, com acesso permitido apenas aos moradores.  Após a conclusão, serão realizados mais dois reparos na rede, ainda no mês de dezembro, que preveem a troca de cerca de três metros de tubulação. A obra está sendo executada pela Odebrecht Ambiental, parceira da Compesa no programa Cidade Saneada  que tem como meta operar, manter, recuperar e ampliar o sistema de esgotamento sanitário de 15 municípios de Pernambuco.

     
    Cidades: Paulista
    Assuntos: compesa, esgoto, paulista, Jardim Paulista Baixo, cidade saneada
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretário Thiago Norões visita novo Terminal de Açúcar em Suape

    | Economia, Emprego, Suape

    Suape

    Visita sela o início das operações do novo terminal, que recebeu hoje o segundo navio  

    Em pré-operação na retroárea do Cais 5 do Porto de Suape, o Terminal de Açúcar, empreendimento da Odebrecht Transport e a Agrovia, recebeu o segundo navio para o carregamento de açúcar refinado produzido nas usinas da Mata Sul do Estado. O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Thiago Norões, junto com uma comitiva da SDEC e de Suape, acompanhou hoje (1º/12) o embarque do açúcar pernambucano, que será exportado para o continente africano. O navio Atacama, de bandeira maltesa, está sendo carregado com 32 mil toneladas do produto. 

    O novo terminal vai receber R$ 58 milhões de investimentos até fevereiro de 2017, quando entrará em funcionamento o shiploader, equipamento que terá capacidade para embarcar 2.500 sacos de açúcar por hora, reduzindo o tempo de carregamento dos navios de 15 dias para 5 ou 6 dias. Durante a fase de obras e operação, estão sendo gerados 150 empregos. 

    No encontro, Norões comentou a importância da instalação desse empreendimento. “Suape é a principal locomotiva da economia pernambucana, sendo o principal ponto de atração de investimentos no Estado. Estamos deixando de ser um dos estados da região mais pobres do Brasil, para se tornar um dos sete mais competitivos da nação. Este Terminal atrai empregos e movimenta a economia, iniciativas que fortalecem nosso desenvolvimento”, comentou. 

    Com capacidade para movimentar 750 mil toneladas por ano, o novo terminal tem a expectativa de movimentar 100 mil toneladas de açúcar refinado ensacado em seu primeiro ano de operação, atendendo uma parte da safra 2016/2017 das usinas da Mata Sul pernambucana. O empreendimento possui 72,5 mil metros quadrados e 355 metros de disponibilidade de berço de atracação.

    Durante a visita, o diretor do Terminal, João Gualberto, comentou a boa relação com o Governo de Pernambuco. “A vinda do secretário é importante pois é mais uma oportunidade de apresentar a produtividade do nosso Terminal. Escolhemos o Porto de Suape pois reconhecemos que este é um porto estratégico com calado que permite a atracação de navios de grande porte”, comentou.

    Primeira exportação - Em 18 de novembro, o primeiro navio carregado com açúcar refinado partiu do Porto de Suape, abrindo mais um canal de exportação para usinas do Nordeste em um momento de grande demanda internacional pelo produto. A carga foi transportada no navio Jumper, contratado pela trading francesa Sucden, carregado com 20 mil toneladas de açúcar refinado, com destino à Argentina.

     

     

     

    Cidades: Cabo de Santo Agostinho
    Assuntos: terminal de açúcar, suape, porto de suape, odebrecht transport, agrovia, thiago noroes, sdec,
    Compartilhe: Link para o post: