meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Ariano, Ariano!

    foto1Bastaram alguns dias e, numa só pancada, Deus convocou três dos bons para estar com Ele. De João Ubaldo, o primeiro da lista, escrevi semana passada. Publicado, relia o escrito, quando a indesejada clamou por Rubem Alves. O professor, andava rondando há algum tempo. Esperou por dia bonito, azulado, como gostava. Dizia não ter medo. Da morte, só não queria experimentar sofrimento demorado. Quem quer? Medo, medo, não adianta ter. É inexorável. Caetana, nome que os nordestinos lhe dão, não avisa. Chega. Chega e pronto. Melhor, então, ensinou Ariano, é supô-la bela, esguia, oferecendo prazeres e luz. Se a imagina feia, brava, com cara de má amiga, o furdunço se instala no peito e na alma e vira atormentação que não acaba.

    Rubem Alves gostava de dia ajeitando alegria, azul, sol esbanjando vida, flores, abelhas, pássaros, tudo que a natureza oferece e nem todos veem. Pois o danado do velho com seu olhar de anjo e sua voz macia, via detalhes inimagináveis e anunciava a feitura de Deus em seus escritos. Luz absoluta, não mais revelará escrevendo, o que via e vê.

    Folha e flor, o desenho da folha, o molde da flor, o encantamento da larva ao explodir, transformada, panapanã colorida, ou outro nome qualquer que lhe queiram chamar, não importa, importa a beleza na forma e na cor, esteja sozinha, em bando, sugando sais minerais em terra úmida, na beira de rios ou beijando a flor.

    Sem mergulhar, descobria a luz alumiando o escuro das cavernas para impor-se e provar, no concreto, como Deus se apresenta ao espírito do homem. É a fresta aberta no íntimo da rocha, no grotão, no rasgo do rio, no profundo escuro da caverna procurando caminhos em busca da luz. Metáfora feita, Rubem vibrava com o entendimento do Espírito e sua luz.

    Num fim de tarde destes da semana passada, num átimo, Deus se deu conta de que faltava um: “Ariano? Oxente! Falta Ariano!” Era a hora. Queria Ariano a seu lado porque entende arte como missão, vocação e festa. E o levou, rapidinho o levou.

    Ariano, observado por uma multidão atônita, solta no pasto afogueado, marchando reverente, o seu cavalo. Poeta, professor, ser privilegiado se entrega a Deus. Com ele, em pacote fechado, a alma do seu povo, o povo brasileiro.

    Imagino a Senhora de Nazaré toda em azul celeste, do jeito mesmo como a concebeu um dia no seu Auto, ali, à chegada dele, recebendo-o para que não sentisse medo da solidão, medo do medo, tão humano, medo do depois da morte. Ao avistar o Filho, por certo, pediu sua intercessão, com simplicidade e formosura iguais às de João Grilo, no Auto da Compadecida.

    Penso aqui, onde esteve ele e onde permaneço, que Ariano não necessitou do compadecimento da Senhora. Havia emoção, muita emoção, no Recife, no Brasil, mas não tristeza. Na noite imensa de sua morte, o Sport Clube do Recife fez da camisa seu ato de louvor em honra dele. As crianças, os torcedores nas arquibancadas, nas ruas e praças do Brasil inteiro. O assunto era Ariano, agora, na companhia próxima de João Ubaldo e Rubem Alves.

    Aquietado em meu canto, respondi-lhe:
    Com esporas, não tocarei no dorso/ os seus cavalos./ /Montado ao meu,/ pela memória,/ trarei para o meu pasto, os seus,/ sem tocá-los.// Quando for meu, o tempo de partir,/ chamo os seus, para junto do meu / e aviso que vou.//Outros tantos saberão amá-los/ no galopar do tempo, na esperança de nos prados de Deus,/ nos encontrarmos.

    David Chagas



    “Quando eu morrer, não soltem meu cavalo
    nas pedras do meu pasto incendiado:
    fustiguem-lhe seu dorso alardeado,
    com a espora de ouro, até matá-lo.”
    Ariano Suassuna.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Comunidade de Fernando de Noronha recebe serviços de emissão de documentos

    O Centro Geração e Renda de Fernando de Noronha está fazendo uma ação social conjunta com o Instituto Tavares Buril, através do projeto Resgatando a Cidadania. Nos dias 4 e 5 de agosto toda a comunidade noronhenses vai poder garantir a 1ª e 2ª vias do documento de identidade.

    De acordo com a Coordenadora do Centro Geração e Renda, Mitsy Medeiros, a ação foi pensada para a comodidade de quem precisa do documento. “Para que as pessoas não precisem se deslocar para o continente, apenas por esse motivo, resolvemos trazer esse serviço para Fernando de Noronha. Serão sete profissionais à disposição. Além de fazerem todo o processo para a emissão do documento também estão responsáveis pelas fotografias. A meta é emitir mais de 200 carteiras de identidade”, disse.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, comunidade, recebe, servicos, emissao, documentos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Gestores da Perpart apresentam artigo sobre convergência contábil na USP

    O diretor financeiro da Perpart e coordenador geral do Grupo de Trabalho GTCon Estatais de Pernambuco, Caio Mulatinho, e o gerente do Grupo, Dimmitre Morant, apresentaram em São Paulo, na última semana, o artigo “Adoção Inicial das Normas de Contabilidade Convergidas aos Padrões Internacionais: desafios das empresas públicas e sociedades de economia mista dependentes do tesouro”. O documento foi escolhido para compor o XIV Congresso de Controladoria e Contabilidade da USP, maior da área no País.

    Escrito por gestores da Perpart e profissionais que compõem o GTCon Estatais de Pernambuco, o artigo trata dos desafios na implementação da convergência contábil nas Empresas Estatais Dependentes (EEDs). “Esperamos que tenhamos contribuído para o fortalecimento do processo de convergência contábil das estatais brasileiras”, disse Dimmitre.

    Saiba mais

    Assuntos: perpart, pernambuco, participacoes, investimentos, secretaria, administracao, sad, governo, estado, divulga, gestores, apresentam, artigo, convergencia contabil, usp
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cinema Pernambucano ganha mostra em Curitiba

    secultA CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 29 de julho a 3 de agosto, a Mostra do Cinema de Pernambuco, com exibição de alguns dos mais premiados filmes de realizadores pernambucanos. Serão exibidos 36 filmes, alguns raros, que compõem o Ciclo do Recife, produzidos na década de 20; outros do período Super-8, além de longas e curtas produzidos a partir da Retomada do Cinema Pernambucano. A idealização da Mostra é da produtora cultural Valéria Luna, que também assina a curadoria, ao lado do realizador pernambucano Petrônio Lorena.

    Aclamadas pela crítica especializada e pelo público em geral, as produções contemporâneas pernambucanas brilham nos festivais nacionais e internacionais. “Promover esta mostra é prestigiar o cinema brasileiro, trazendo para o público de Curitiba um dos maiores representantes da nossa cinematografia, que é o cinema pernambucano”, afirma Valeria Luna.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, cinema pernambucano, mostra, curitiba, parana
    Compartilhe: Link para o post:
  • APAC divulga apresentação do Diagnóstico Integrado do Plano Urbano Ambiental do Município de Toritama

    A secretaria de infraestrutura do Estado de Pernambuco-SEINFRA, a APAC, o Comitê do Capibaribe e a Prefeitura de Toritama convidam todos para participar da apresentação do diagnóstico integrado do Plano Urbano Ambiental do Município de Toritama. Na oportunidade representantes do poder público, entidades empresariais, organizações não- governamentais e lideranças locais irão debater sobre a problemática hidroambiental do município.

    Data: 30/07/2014
    Horário: 9 às 12:00 horas
    Local: Câmara de Vereadores de Toritama

    Assuntos: apac, agencia, pernambucana, aguas, clima, governo, estado, pernambuco, divulga, apresentacao, diagnostico, toritama
    Compartilhe: Link para o post:
  • Premiados do Naíde Teodósio serão conhecidos no próximo sábado

    O resultado do prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero será divulgado no próximo dia 2. A mudança no calendário foi necessária em virtude do grande número de inscritos o que demandou mais tempo para o julgamento dos trabalhos.
     
    Mais de novecentos candidatos concorrem à 7ª edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero instituído em 2007 pela Secretária da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) . Ao todo 1.004 estudantes e professores se inscreveram e 949 candidaturas foram aceitas.

    Saiba mais

    Assuntos: secmulher, secretaria, mulher, governo, estado, pernambuco, divulga, premio, niede teodosio, estudos, genero
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estão abertas as inscrições para o Projovem Urbano 2014

    Uma oportunidade para quem tem entre 18 e 29 anos e pretende concluir o ensino fundamental. Estão abertas até o próximo dia 30 de agosto as inscrições para 9 mil vagas oferecidas pelo Programa Projovem Urbano em Pernambuco. As vagas estão distribuídas em 69 escolas de 67 municípios do Estado.

    Para se inscrever, além de exigir idade entre 18 e 29 anos, é preciso saber ler e escrever, e não ter concluído o ensino fundamental. Além de poder finalizar o ensino fundamental em 18 meses, o estudante será preparado para o mercado de trabalho através de um curso de iniciação à qualificação profissional. Ele receberá uma bolsa mensal de R$ 100,00, caso cumpra as frequências e trabalhos previstos pelo programa.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, inscricoes abertas, projovem urbano, 2014
    Compartilhe: Link para o post:
  • UPE divulga resultado final das bolsas de iniciação científica

    A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade de Pernambuco (Propege/UPE) divulgou nesta terça-feira (29), o resultado final dos projetos contemplados com bolsa no edital PIBIC e PIBIC-Ações Afirmativas 2014-2015. Foram 122 projetos PIBIC e 10 projetos PIBIC-AF.

    Os alunos que tiveram seus projetos selecionados devem estar com seu Currículo Lattes atualizado e enviado ao CNPq. O CNPq notificará os estudantes através de e-mail para solicitar suas informações bancárias, que, obrigatoriamente, deve ser uma conta corrente individual no Banco do Brasil. As bolsas tem a duração e 01 ano e serão implantadas a partir da primeira semana de agosto.

    Saiba mais

    Assuntos: upe, universidade, pernambuco, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, sectec, divulga, resultado, bolsa, iniciacao cientifica, pibic
    Compartilhe: Link para o post:
  • Oportunidades de cursos e emprego em Petrolina no Coletivo de Direitos

    Em parceria com entidades privadas e as secretarias estadual e municipal, a Estação de Petrolina do Programa Governo Presente realizará na próxima quarta-feira (30), o Coletivo de Direitos, uma ação de oportunidades em qualificação e emprego à comunidade de São Gonçalo. Será na Escola João Batista dos Santos (Rua 26, s/nº), das 8h às 12h.

    Os interessados poderão assistir diversas palestras, das 8h às 10h, sobre qualificação profissional, conduta profissional em entrevista de emprego (Agência do Trabalho) e como se tornar um Microempreendedor Individual – MEI (Sebrae). Após às 10h estarão abertas as inscrições de alunos para estágios e cursos de qualificação pelo Centro Integrado Empresa Escola - CIEE e cadastro dos trabalhadores na Agência do Trabalho. Além disso serão divulgados os cursos do segundo semestre do Instituto Federal do Sertão e da Fundação Nilo Coelho.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, oportunidades, curso, emprego, petrolina, sertao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Alunos da ETE Gravatá trabalham ações de combate à violência dentro das escolas

    Direitos humanos também é tema de campanha na Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça, em Gravatá. Educadores e jovens estudantes vão realizar diversas atividades pedagógicas de prevenção e redução da violência nas escolas, durante a Semana do Estudante. O projeto consiste em uma série de ações que vão ajudar os alunos a sensibilizarem outros colegas para o tema da campanha.

    O evento, que começa nesta quarta-feira (30) e segue com programação até o dia 8 de agosto, faz parte do projeto Jovem Protagonista por uma Escola Legal, que amplia a discussão sobre a violência dentro do âmbito escolar e leva, também, para além dos muros da escola. Na programação constam mostras de vídeos, produção de material informativo, murais, painéis e seminários temáticos, entrevistas, palestras e oficinas, que serão trabalhadas pelas turmas de ensino médio da ETE Gravatá.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, alunos, ete, gravata, agreste, combate, violencia
    Compartilhe: Link para o post: