meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Grande Recife monta esquema de ônibus para o jogo Santa Cruz X ABC

    Neste sábado (19), o Estádio do Arruda recebe o jogo Santa Cruz X ABC, às 16h20, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da série B. Para ir ao campo, os torcedores contarão com um esquema de ônibus preparado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte.

    A partir das 14h30, 14 veículos estarão distribuídos nos seguintes terminais integrados: cinco no TI Afogados, dois no TI PE-15, um no TI Barro, um no TI Camaragibe, um no Terminal de Passageiros de Rio Doce e quatro no TI Macaxeira.

    A partir das 17h, 15 veículos estarão disponíveis no retorno para a casa, sendo nove no antigo prédio do DNOCS (na Rua Cônego Barata); quatro na Avenida Norte (sendo dois em frente ao posto 11 do antigo INSS e dois logo após a praça do Torreão) e dois aguardando os torcedores no TI Macaxeira.

    Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. Lembramos que a CAC funciona todos os dias, das 07h às 19h.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco inicia vacinação contra influenza na próxima terça (22)

    Começa, na próxima terça-feira (22/04), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Pernambuco, o objetivo é imunizar mais de dois milhões de pessoas, entre crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas aldeados, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem procurar um posto de vacinação. A campanha, que traz o tema Vacinação contra a gripe: você não pode faltar, segue até o dia 09 de maio.
     
    Para este ano, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação das crianças, que até o ano passado era de seis meses a menores de dois anos, e, agora, vai até os menores de cinco anos. A nova estratégia busca reduzir os casos graves e óbitos por gripe. “Esse era um grupo de risco que ainda não havia sido contemplado pela vacina. Agora, conseguimos contemplar toda a população prioritária para a vacina contra a influenza. Além disso, é importante lembrar que a imunização das crianças que estão tomando a vacina pela primeira vez é feita em duas doses, com um intervalo de trinta dias entre a primeira e a segunda”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina de Melo.
     
    Em Pernambuco, mais de 10 mil pontos, entre unidades de saúde e postos volantes, estarão aptos a fazer a vacinação. Ao todo, 2,2 milhões de doses da vacina foram enviadas ao Estado. A expectativa é imunizar mais de 80% do público alvo. A vacina irá imunizar contra três vírus da influenza (dois da sazonal – gripes comuns – e o da pandêmica H1N1). As contra-indicações são para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina.
     
    DIA D – O Ministério da Saúde (MS) marcou para o dia 26/04 a mobilização nacional contra a influenza.
     
    INFLUENZA – Trata-se de uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Para diminuir os riscos de contrair a doença, é importante adotar cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
     
    A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar e cefaléia.
     
    REAÇÕES ADVERSAS – Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas.  A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Zoo aberto durante o feriadão

    Informamos que o Parque Estadual de Dois Irmãos vai funcionar normalmente durante toda a Semana Santa e mais a segunda-feira (21/4), Dia de Tiradentes. O horário é o de sempre: das 8h às 16h _ sendo essa hora final a de fechamento da bilheteria, o que dá ao visitante que já está dentro do Zoo lá permanecer até as 17h.

    O valor do ingresso custa R$ 2 por pessoa, sendo gratuito para idosos, crianças com até 1 metro de altura e pessoas com deficiência e respectivos acompanhantes. É possível entrar com comida e bebida, exceto as alcoólicas. Assim como também não é permitido levar para dentro do Parque bolas de plástico, bexigas, balões de festa, apitos, instrumentos musicais ou qualquer outro tipo de equipamento sonoro.

    Para mais informações: www.facebook.com/ParqueZooDoisIrmaos

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caruaru recebe o projeto Mafuá do Matuto nesta quarta-feira (16)

    secultEm sua 6ª edição, o projeto “Mafuá do Matuto Visita Pernambuco” será realizado este ano na cidade de Caruaru, Agreste pernambucano. O local para a realização da programação será a Estação Ferroviária Polo Cultural, onde hoje (16), a partir das 18h, ocorre Cine Clube com exibição do documentário “Zé Monteiro – O homem que venceu as 5 mortes” e curtas pernambucanos.

    A programação também inclui recitais de poesia popular, com o declamador Espingarda do Cordel e a dupla de emboladores Bem-te-vi & Estrela da Poesia. Em seguida, ocorrem as apresentações dos grupos Forró do Mafuá e Fim de Feira. O cantor e compositor arcoverdense Clayton Barros (Ex-Cordel do Fogo Encantado), também fará participação especial junto com a Banda de Pífanos Zé do Estado.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, caruaru, recebe, projeto, mafua do matuto
    Compartilhe: Link para o post:
  • Igreja das Fronteiras abriga exposição sobre Dom Helder

    Na Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista, é possível visitar uma exposição permanente que celebra a história de Dom Helder Câmara, que em 1964 chegou a Pernambuco como Arcebispo de Recife e Olinda.

    O Memorial Dom Helder Câmara está aberto a visitação diariamente das 13h às 17h, na rua Henrique Dias, na Boa Vista.

    Saiba mais

    Assuntos: tvpe, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, divulga, igreja das fronteiras, exibe, abriga, exposicao, dom helder
    Compartilhe: Link para o post:
  • DER divulga ações para garantir a fluidez no trânsito durante a Semana Santa

    A Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), divulga as ações programadas pelo DER e em parceria com BPRV durante o período da semana santa.

    Tendo como objetivo disciplinar e dar fluidez ao trânsito, educadores de trânsito do DER estarão a partir dessa semana na Rodovia PE-145 orientando os motoristas que seguem com destino ao Espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, como também estarão em pontos-chaves das estradas que ligam ao litoral.

    Saiba mais

    Assuntos: der, departamento, estradas, dodagens, setra, secretaria, transportes, governo, estado, pernambuco, divulga, acoes, garantem, fluidez, transito, semana santa, feriado
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado está no combate ao Racismo e Intolerância Religiosa

    A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Gerência de Proteção e Mediação de Conflitos (GPMC) juntamente com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial, irão realizar, hoje (16), em Goiana, uma ação de monitoramento e proteção às Comunidades Tradicionais de Terreiros do município.

    A iniciativa deve-se ao ocorrido no último dia 31 de março, onde o terreiro de Jurema Tenda do Caboclo Boiadeiro de Tupi Goiá e Ilê Axé Ogum Toperinan, localizado em Goiana, foi incendiado por pessoas até então desconhecidas. O terreiro foi queimado cruelmente, em um ato evidente de racismo e intolerância religiosa por vândalos que destruíram imagens de mestres e mestras, objetos pessoais e sagrados.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, combate, racismo, intolerancia religiosa, goiana
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco de Todas as Paixões incentiva espetáculos em todo o Estado

    Uma das encenações mais antigas do mundo ganha força nesta época do ano, arrebatando e emocionando milhares de pessoas ao redor do planeta. Em Pernambuco, o Drama da Paixão de Cristo também é revivido nos mais variados formatos de apresentação. Reconhecendo esta tradição, há seis anos o Governo do Estado apoia as montagens, através do edital Pernambuco de Todas as Paixões. O roteiro é extenso: são 17 municípios, com apresentações que irão até 26 de abril, da RMR até o Sertão.

    Como parte dos ciclos festivos incentivados através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, são investidos R$ 450 mil nesta ação. Assim como todos os anos, a Secretaria de Cultura convidou cinco diretores de teatro para acompanhar o roteiro de apresentações. Além de assistirem aos espetáculos, eles terão momentos de diálogo e interação com os encenadores, atores e equipe das montagens. Irão observar aspectos técnicos da encenação, analisar como todo o espetáculo e avaliar de que forma os realizadores podem potencializar suas qualidades e aprimorar o trabalho apresentado.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, espetaculos, paixao de cristo, pernambuco de todas as paixoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Brejo da Madre de Deus recebe obras de melhoria no abastecimento

    compesaO município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste do estado, está recebendo melhorias em seu sistema de abastecimento. A obra inclui a implantação de 12 quilômetros de novas tubulações, a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a construção de um reservatório de 550 metros cúbicos. Atualmente, o município produz 10 litros de água por segundo, o que deverá ser ampliado para 22 litros até o final de 2015, beneficiando 45 mil moradores de Brejo da Madre de Deus e do distrito de Fazenda Nova.

    Um dos principais objetivos do projeto é ampliar a vazão de chegada no município, cuja captação de água é realizada no manancial do Santana II. Além disso, a obra irá aumentar a capacidade de tratamento das estações (ETAs) Brejo da Madre de Deus e Fazenda Nova, visando a melhoria na divisão da rede de distribuição, suprindo a demanda, reduzindo perdas e desperdícios no sistema. O empreendimento recebeu investimento de R$ 7,5 milhões, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Governo do Estado de Pernambuco e Compesa.

    Saiba mais

    Assuntos: compesa, companhia, governo, estado, pernambuco, abastecimento, agua, divulga, brejo da madre de deus, recebe, reforco, obras, melhoria
    Compartilhe: Link para o post:
  • Guitarrista Jon Gomm faz show na sexta-feira da paixão em Fernando de Noronha

    fernandoO guitarrista inglês Jon Gomm faz apresentação em Fernando de Noronha, na sexta-feira (18), logo após a tradicional encenação da Paixão de Cristo. O show será em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Quem leva o músico para a ilha é o produtor da Paradisus Noronha Festival Wildes Sampaio em parceria com a Administração da ilha.

    Gomm também é violonista, cantor e compositor, e utiliza apenas o violão para desenvolver um trabalho diferenciado, criando sons percussivos, linhas de baixo e melodias simultaneamente. As canções recorrem a influências e estilos, que incluem o blues, soul, rock e até mesmo o heavy metal. Outras informações sobre o músico no site www.jongomm.com.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, show, guitarrista, ingles, jon gomm
    Compartilhe: Link para o post: