meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Paulo Câmara ressalta alegria do folião pernambucano na abertura do Carnaval de Olinda

    olinda

    Cortejo do tradicional Homem da Meia Noite abriu os festejos na Marim dos Caetés, com a presença do governador e do prefeito Professor Lupércio

    O governador Paulo Câmara prestigiou, na noite desta quinta-feira (20.02), a abertura do Carnaval de Olinda, ao lado do anfitrião da noite, o prefeito Professor Lupércio, secretários e parlamentares. A festa na Marim dos Caetés começou com o cortejo do Homem da Meia-Noite, arrastando foliões até a Praça do Carmo, palco principal do carnaval na cidade. Com o tema “O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo”, são homenageados Ivo de Xambá e Byll de Olinda (in memoriam). Para este ano, a Prefeitura estima ter 3,7 milhões de pessoas brincando nas ladeiras.

    “Vamos ter mais um carnaval de muita alegria em Pernambuco, mantendo a tradição de fazer uma festa de paz. As pessoas podem ir às ruas e se divertir, está tudo pronto, só esperando pela alegria do povo pernambucano. E Olinda, mais uma vez, está de parabéns! Tenho certeza de que o carnaval da cidade será um sucesso. Parabéns à Prefeitura, que se organizou e se preparou. Com certeza serão dias de muita alegria”, afirmou o governador, ressaltando ainda a importância econômica do carnaval enquanto movimentador da economia, tanto no setor de turismo quanto no comércio.

    O prefeito Lupércio reforçou essa questão, destacando a relevância da festa mais popular do mundo para aquecer a economia local. “Estamos recebendo gente de outros estados e de outros países”, disse o prefeito para, em seguida, agradecer a presença do governador, ressaltando que não poderia ser diferente. “Em todos os anos o governador Paulo Câmara tem estado conosco, prestigiando o Carnaval de Olinda, além de nos dar todo apoio dentro do que é possível”, frisou Lupércio, reiterando que a cidade está totalmente preparada para receber os foliões. “Estamos com uma expectativa muito grande de que esse será o melhor carnaval da nossa gestão”, frisou.

    Foto: Heudes Regis/SEI

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, carnaval, olinda
    Compartilhe: Link para o post:
  • Lojas de atendimento da Compesa não abrem no Carnaval

     compesa

    Durante as festividades do Carnaval, as Lojas de Atendimento da Compesa não funcionarão. Em todo o Estado, a lojas encerram as atividades a partir das 14h desta sexta-feira (21) até a Quarta-Feira de Cinzas (26). No entanto, é importante lembrar que os serviços essenciais serão mantidos, assim como as equipes de plantão formada por 200 profissionais que vão para atuar nas situações emergenciais. As atividades voltarão ao normal na quinta-feira (27), às 8h.

    Os Expressos Cidadão Boa Vista e Olinda encerram as atividades a partir das 14h desta sexta-feira (21). Já os Expressos Cidadão RioMar, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Petrolina funcionarão até às 18h desta sexta-feira (21). Todos as unidades retomam as atividades na Quarta-Feira de Cinzas (26), às 14h.

    Durante o Carnaval, os clientes também poderão contar com o serviço de atendimento pelo call center (teleatendimento) que funcionará 24 horas por dia. As reclamações sobre extravasamento de esgoto e vazamentos devem ser feitas pelo telefone 0800 081 0185. Para os demais serviços e informações os clientes precisam ligar para 0800 081 0195.

    Assuntos: compesa, loja de atendimento, carnaval
    Compartilhe: Link para o post:
  • Visita de inspeção a Operação Prevenção no Carnaval 2020

    | Trânsito

    visita

    O Diretor de Engenharia e Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, Sérgio Lins, representando o Diretor Presidente do Órgão, Roberto Fontelles, realizou hoje (21), visita de inspeção a Operação Prevenção “Segundos que Salvam Vidas”, em Olinda, na frente do Mercado Eufrásio Barbosa, quando conferiu as cadeirinhas, material gráfico e o etilômetro, que serão utilizados na Operação Carnaval 2020, que acontecerá em Olinda e Recife. 

    Serão designados para trabalharem, durante o período de 20 a 25 de fevereiro, nas festividades carnavalescas, cento e oitenta agentes de trânsito, 38 viaturas, 12 reboques, 38 motocicletas e 2 PK’s (doblòs móveis para fiscalização eletrônica) das Operações Prevenção “Segundos que salvam vidas”, Rota de Fuga e Trânsito Seguro, para atuarem em pontos estratégicos do Recife e Região Metropolitana – RMR, além das principais praias do litoral norte e sul, e demais regiões do Estado. 

    Em todas as blitzes da Operação Prevenção serão disponibilizados o etilômetro, caso o folião esteja em dúvida se pode conduzir o veículo ou não, além de distribuição de panfletos com dicas de boas práticas no trânsito. A ação é coordenada pela Diretoria de Fiscalização, em parceria com a Operação Lei Seca, o Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTRAN, Batalhão da Polícia Rodoviária – BPRV, e Departamento de Estrada e Rodagem – DER, para atuarem em pontos estratégicos do Recife e Região Metropolitana – RMR, além das principais praias do litoral norte e sul, e demais regiões do Estado. Durante todo os festejos, a Diretoria de Fiscalização realizará 250 operações.

    50 funcionários das Diretoria de Operações e Atendimento estarão com o Detran Itinerante - DI, nas ações da Operação Prevenção, que vai acontecer em Olinda, nas proximidades do Mercado Eufrázio Barbosa, e em Recife, na Av. Rio Branco. O DI consiste em um caminhão equipado com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso a internet para fazer o atendimento interligado com a base de dados do DETRAN-PE, que vai oferecer ao folião os serviços de emissão de Nada Consta, solicitação da 2ª via da CNH, emissão de taxas, multas e agendamento de serviço, além de poder consultar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

    Durante todos os festejos, a Diretoria de Fiscalização, por meio das Operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro, estarão nos municípios de Caruaru, Vitória, Bezerros, Pesqueira, Ipojuca (Porto de Galinhas), Paulista (Janga e Maria Farinha), Ilha de Itamaracá e Nazaré da Mata.

    Cidades: Olinda, Recife
    Assuntos: seduh, detran, operacao prevencao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Carnaval em unidades da Funase tem desfiles de blocos e troças

    | Cultura

    carnaval

    Atividades prezaram pelo contato de socioeducandos e funcionários da instituição com elementos da cultura popular

    Desfiles de blocos, troças, bois e ursos estão marcando o período carnavalesco na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Em todo o Estado, adolescentes e funcionários da instituição aproveitaram a chegada da festa para colocar a criatividade em ação, por meio de oficinas artísticas, da ornamentação das unidades de atendimento e de ações integradas à comunidade.

    Em todas as alas do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, por exemplo, houve o desfile do bloco Enquanto Lili não chega, em alusão ao desejo dos socioeducandos pela conquista da liberdade. Na unidade ao lado, o Case Pirapama, o Carnaval 2020 foi o primeiro da troça Bicho de Pé, resultado de uma parceria com a escola que funciona na unidade.

    No Case Santa Luzia, no Recife, as socioeducandas desfilaram no Bloco das Santinhas e com o Boi Luzia. Também teve concurso de fantasia e de frevo. Unidade também destinada ao público feminino, o Centro de Internação Provisória (Cenip) Santa Luzia integrou o período festivo às atividades desenvolvidas em sala de aula, com apresentação de dança e um desfile de máscaras.

    Na Casa de Semiliberdade (Casem) Casa Amarela, socioeducandos levaram um desfile da La Ursa para a Rua da Harmonia, juntando-se a funcionários da unidade e a outros foliões. Na Casem Rosarinho, também no Recife, a festa teve a participação de passistas professores do Compaz, que falaram sobre a história do frevo e ainda aprenderam o passinho com os adolescentes.

    Na Casem Areias, no Recife, e na Casem Petrolina, no Sertão do Estado, houve participação ativa dos adolescentes na ornamentação do espaço. Já na Casem Olinda, 14 socioeducandos participaram de uma roda de diálogo sobre a política de redução de danos, prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e como evitar comportamentos de risco no Carnaval.

    No Cenip Recife, houve uma semana inteira de atividades, com oficinas de máscaras e marchas com foco na cultura popular. Adolescentes do Cenip Caruaru também expuseram máscaras produzidas por eles durante a festa da unidade, que teve a presença da orquestra de frevo da Fundação de Cultura do município. Socioeducandos ainda fizeram apresentações de flauta e de percussão.

    Ao longo do Carnaval, que tem seu auge na próxima terça (25), outras unidades da Funase ainda devem promover ações alusivas à festa. Além disso, uma exposição da Casem Caruaru estará disponível ao público no Caruaru Shopping, conforme os horários de funcionamento do espaço. O catálogo contém máscaras carnavalescas produzidas pelos socioeducandos e outros itens artesanais.

    Assuntos: sdscj, funase, carnaval
    Compartilhe: Link para o post:
  • Operações do Detran-PE no Carnaval 2020

    | Trânsito

     Sob a Coordenação da Diretoria de Fiscalização, serão designados para trabalharem durante o período de 20 a 25 de fevereiro, nas festividades carnavalescas, cento e oitenta agentes de trânsito, 38 viaturas, 12 reboques, 38 motocicletas e 2 PK’s (doblòs móveis para fiscalização eletrônica) das Operações Prevenção “Segundos que salvam vidas”, Rota de Fuga e Trânsito Seguro, para atuarem em pontos estratégicos do Recife e Região Metropolitana – RMR, além das principais praias do litoral norte e sul, e demais regiões do Estado. Em todas as blitzes da Operação Prevenção serão disponibilizados o etilômetro, caso o folião esteja em dúvida se pode conduzir o veículo ou não, além de distribuição de panfletos com dicas de boas práticas no trânsito. A ação é coordenada pela Diretoria de Fiscalização, em parceria com a Operação Lei Seca, o Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTRAN, Batalhão da Polícia Rodoviária – BPRV, e Departamento de Estrada e Rodagem – DER, para atuarem em pontos estratégicos do Recife e Região Metropolitana – RMR, além das principais praias do litoral norte e sul, e demais regiões do Estado. Durante todo os festejos, a Diretoria de Fiscalização realizará 250 operações.

    50 funcionários das Diretoria de Operações e Atendimento estarão com o Detran Itinerante - DI, nas ações da Operação Prevenção, que vai acontecer em Olinda, nas proximidades do Mercado Eufrázio Barbosa, e em Recife, na Av. Rio Branco. O DI consiste em um caminhão equipado com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso a internet para fazer o atendimento interligado com a base de dados do DETRAN-PE, que vai oferecer ao folião os serviços de emissão de Nada Consta, solicitação da 2ª via da CNH, emissão de taxas, multas e agendamento de serviço, além de poder consultar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

    Durante todos os festejos, a Diretoria de Fiscalização, por meio das Operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro, estarão nos municípios de Caruaru, Vitória, Bezerros, Pesqueira, Ipojuca (Porto de Galinhas), Paulista (Janga e Maria Farinha), Ilha de Itamaracá e Nazaré da Mata.

    A Coordenadoria de Educação para o Trânsito estará com 22 técnicos educadores em Olinda, (na Praça do Carmo), e em Recife (na Av. Alfredo Lisboa, próximo ao museu Cais do Sertão, quando convidarão os foliões para dentro do Caminhão da Turma do Fom-Fom para realizarem teste de bafômetros. Além disso, serão distribuídos para a população, bafômetros descartáveis, leque contendo informações sobre segurança no trânsito e telefones úteis, adesivos e preservativos.

    Operação Prevenção “Segundos que Salvam Vidas”

    Operação Prevenção “Segundos que Salvam Vidas” acontecerá de 20 a 25 de fevereiro e vai contar com dois Caminhões do Detran Itinerante, onde serão oferecidos serviços de emissão de Nada Consta, solicitação da 2ª via da CNH, emissão de taxas, multas e agendamento de serviço, além de poder consultar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

    Será realizado testes de alcoolemia com a população, antes de pegarem o veículo, e agentes de trânsito esclarecerão dúvidas sobre legislação de trânsito. 

    A Operação Prevenção “ Segundos que salvam vidas” criada em 2019, pelo DETRAN PE, busca em primeiro lugar, contribuir com a redução dos acidentes de trânsito de forma preventiva, criando estratégias de aproximação do Agente de Transito com os condutores, passageiros e até mesmo os pedestres.

    detran

    Assuntos: seduh, detran, operacoes, carnaval
    Compartilhe: Link para o post:
  • Compesa reforça o abastecimento de água na Ilha de Itamaracá com a entregue de obras de melhoria no sistema

    itamaracá

    O abastecimento da Ilha de Itamaracá será reforçado durante e após o carnaval. O compromisso foi formalizado ontem (19) durante uma vistoria técnica da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ao arquipélago. Acompanhada pelo prefeito Mosar Tato, a diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes, garantiu a conclusão de duas importantes intervenções na ilha para beneficiar a população com mais água nas torneiras, ainda desta sexta-feira (21).

    Entre as ações, iniciadas há pouco mais de 15 dias, estão a execução da primeira interligação do poço Alto Bela Vista ao sistema de abastecimento da ilha, além da substituição da bomba que atende as localidades de Forno da Cal, parte do Forte e do Rio Âmbar que permitirá o aumento da vazão de água. Juntas, as intervenções vão proporcionar um incremento significativo de água durante a folia de momo e ainda, de forma permanente, após os festejos, como explica Nyadja Menezes. “Apenas a interligação do poço Alto Bela Vista ao sistema representará um incremento de seis litros por segundo na vazão atual de água. Durante o carnaval, cerca de 60% da ilha terá abastecimento diário em horários específicos, mesmo com o elevado número de visitantes esperados nos próximos dias. Com o fim dos festejos, vamos conseguir ofertar muito mais água à população, uma vez que a intervenção é permanente”, explicou Nyadja.

    A ligação do Alto Bela Vista é um investimento da ordem de R$ 250 mil seguindo uma lista de obras que serão executadas pela Diretoria Regional Metropolitana da Compesa, até o próximo mês de julho. No total, 14 municípios da RMR serão contemplados com serviços de curta duração considerados de pequeno porte, como substituição de bombas e redes, mas que geram um impacto significativo no fornecimento de água da região e na melhoria da qualidade de vida da população.

    REFORÇO EM ITAMARACÁ - Além dos trabalhos em campo em Itamaracá, a Compesa ainda atuará durante os dias de folia com uma equipe do posto avançado especialmente designada para atender situações pontuais de falta de água. Também reforçará o abastecimento via carro-pipa em todos os bairros da ilha, incluindo as localidades que ainda não possuem rede, que poderão ser solicitados pelo 0800 081 0195. A loja de atendimento da cidade também funcionará todos os dias de carnaval em horário comercial. O calendário especial para os dias de momo já está disponível no site www.compesa.com.br.

    Para o prefeito Mosar Tato, o carnaval será uma boa oportunidade para avaliar a parceria entre o município e a Compesa. “Estamos iniciando mais um período de grande fluxo na ilha com o salto da população de 25 mil para 150 mil, considerando os visitantes. Recuperamos a confiança do povo em quesitos importantes, como segurança e limpeza urbana, e agora será o momento de mostrar nosso compromisso com a questão da água. Confiamos no trabalho sério da Compesa para executar o plano especial de fornecimento de água para a nossa cidade”, defendeu Tato.

    Cidades: Itamaracá
    Assuntos: seinfra, compesa, abastecimento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Carnaval de Pernambuco é marcado pela interiorização

    | Cultura

     Governo do Estado promove as manifestações populares do ciclo carnavalesco nos municípios, do litoral ao Sertão

    A tradição de celebrar o Carnaval faz de Pernambuco um dos berços do reinado de Momo, período que se configura numa das principais identidades do Brasil. Desde o centenário Frevo, passando pelos tambores e vestimentas do Macaratu, pela religiosidade dos Afoxés, pelos Bonecos Gigantes ou pelos milhares de blocos de mascarados – que a depender de onde estejam ganham nomes de Papangus, Caretas, Caiporas, Tabaqueiros ou La Ursas –, é aqui que inúmeras manifestações carnavalescas estão representadas.

    Sabendo disso, o Governo de Pernambuco, por meio da Secult/Fundarpe e da Setur/Empetur, apoia as festividades realizadas em 65 municípios, assinalando um número recorde de regiões com incentivo do Estado. Além dos polos propriamente ditos, há ainda a realização de encontros de cultura popular na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. Os valores investidos pelas duas pastas somam R$ 10 milhões.

    O secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freyre Neto, reforça a importância do processo de seleção dos artistas e grupos que participam da programação do Carnaval de Pernambuco. “Toda a programação é feita por meio de edital público, onde o artista ou grupo interessado em participar da grade se inscreve e é avaliado por uma comissão formada por representantes da sociedade civil e do poder público. Tudo é feito de forma muito transparente”, comentou.

    Já o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, ressalta a valorização da participação dos grupos de cultura popular como grande contribuição do Governo de Pernambuco no ciclo carnavalesco. “Incentivar os grupos de cultura popular do Estado é nosso papel, enquanto gestores públicos. Cada um desses integrantes é responsável por carregar nossos símbolos mais marcantes: a diversidade cultural e o respeito às tradições”, disse.

    O secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, que também preside a Empetur, salienta a importância de o Governo do Estado expandir a sua participação nas festas realizadas em todas as regiões de Pernambuco. “A nossa festa é uma das mais ricas do País, mais variada e democrática. O Governo do Estado fez um esforço e estará presente em 65 localidades, reafirmando o seu compromisso com a cultura e com o turismo, que movimenta a nossa economia. Só neste Carnaval, a nossa expectativa é receber quase dois milhões de visitantes e de atingir uma movimentação financeira em torno de R$ 2 bilhões”, diz Novaes. 

    ENCONTROS - Além de incluir dezenas de artista e grupos na programação promovida pelos municípios, o Governo de Pernambuco também apoia encontros tradicionais de cultura popular. Em sua 30ª edição, o Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco conta com a presença de 99 maracatus de baque solto de 24 cidades do Estado, além de um grupo da Paraíba. O evento acontece em Aliança, no Domingo (23/2) e na Terça Feira Gorda (25/2) e em Olinda, na Segunda-Feira (24/2). O evento é uma realização da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco.

    Também em Olinda, o 20º Encontro Estadual de Afoxés de Pernambuco - promovido pela União dos Afoxés de Pernambuco, será realizado na Quarta-Feira de Cinzas (26/2), no Sítio Histórico, com a participação de 15 afoxés da Região Metropolitana do Recife.

    Ainda em Olinda, mais precisamente na Cidade Tabajara, acontece o 16º Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca, no Centro Cultural Casa da Rabeca do Brasil, reunindo 17 maracatus de baque solto, além de caboclinhos, bois e cavalos marinhos de 12 municípios pernambucanos. O evento ocorre no domingo (23/2) e segunda (24/2), sempre a partir das 8h.

    Na Terça-feira Gorda (25/2), Bom Jardim recebe o 7º Encontro de Burrinhas, Caboclinhos, Catirinas e Maracatus de Pernambuco. O evento começa às 8h e conta com Noé da Ciranda, Boi Dourado de Limoeiro e Maracatu Carneiro da Serra de Gloria do Goitá. 

    PRÉVIAS – Com o objetivo de preparar o clima para a Folia de Momo, diversos eventos que recebem apoio do Governo de Pernambuco acontecem durante as semanas anteriores ao Carnaval.  

    A Casa da Cultura, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, é palco, até sexta-feira (21/2), de programação carnavalesca com atrações que representam manifestações culturais pernambucanas. Todos os dias, haverá apresentação de grupos como orquestras, bloco lírico, afoxé e grupos de dança na área externa do espaço, com entrada gratuita. A programação teve início na última quarta-feira e acontece diariamente das 11h às 15h.

    Dos encontros de Cultura Popular, destaca-se o Encontro de Blocos Líricos Aurora dos Carnavais, na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista, no Recife, reunindo cerca de 30 blocos líricos do Estado. O evento ocorreu no último dia 7/2.

    Outro evento, realizado no último sábado (15/2) e domingo (16/2) simultaneamente nas cidades do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão e Timbaúba, promoveu apresentações de Bois de Carnaval em seus terreiros. Em sua 6ª edição, o projeto “Os Bois Brilham no Carnaval de Todos” é realizado pela Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco (Fecbois) com a participação de 13 grupos. A proposta é fomentar a cultura dessas agremiações, valorizando a presença dos grupos em seu território.

    No Pátio de São Pedro, no Recife, quinze grupos de Maracatu Nação e Maracatu Rural celebraram seu brinquedo durante o 8º Encontro dos Mestres. O evento ocorreu na última segunda (17/2).

    MUNICÍPIOS QUE RECEBEM A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE PERNAMBUCO:

    RMR
    ARAÇOIABA
    CABO DE SANTO AGOSTINHO 
    ILHA DE ITAMARACÁ
    ITAPISSUMA
    OLINDA
    PAULISTA

    ZONA DA MATA NORTE
    CARPINA
    GLÓRIA DE GOITÁ
    ITAMBÉ
    LAGOA DE ITAENGA
    MACAPARANA
    NAZARÉ DA MATA
    PAUDALHO
    TIMBAÚBA 

    ZONA DA MATA SUL
    AMARAJI 
    BARREIROS 
    CATENDE 
    CHÃ DE ALEGRIA 
    CORTÊS 
    ESCADA 
    GAMELEIRA 
    JAQUEIRA 
    PRIMAVERA 
    RIBEIRÃO 
    RIO FORMOSO 
    SÃO BENEDITO DO SUL
    SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE 
    SIRINHAÉM 
    TAMANDARÉ
    VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

    AGRESTE SETENTRIONAL
    LIMOEIRO
    PASSIRA
    SURUBIM
    SANTA MARIA DO CAMBUCÁ
    VERTENTE DO LÉRIO

    AGRESTE CENTRAL
    BEZERROS
    LAGOA DOS GATOS 
    SAIRÉ
    SANHARÓ 
    SÃO CAETANO 
    TACAIMBÓ 

    AGRESTE MERIDIONAL
    ÁGUAS BELAS
    BOM CONSELHO
    CANHOTINHO
    JUCATI
    PARANAMIRIM
    TUPANATINGA

    SERTÃO DO MOXOTÓ
    ARCOVERDE
    BUÍQUE
    SERTÂNIA

    SERTÃO DO PAJEÚ
    AFOGADOS DA INGAZEIRA
    INGAZEIRA
    SANTA TEREZINHA
    TABIRA
    TRIUNFO

    SERTÃO DE ITAPARICA
    JATOBÁ

    SERTÃO DO ARARIPE
    TRINDADE

    SERTÃO DO SÃO FRANCISCO 
    BELÉM DE SÃO FRANCISCO
    SANTA MARIA DA BOA VISTA

    Assuntos: governo de pernambuco, secult, carnaval, programacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Iterpe realiza I Capacitação de Regularização Fundiária no Sertão do Pajeú

     iterpe

    Nos dias 18 e 19, o Iterpe realizou a I Capacitação de Cadastro e Georreferenciamento de Imóveis Rurais de Regularização Fundiária, nas sedes das prefeituras dos municípios de Afogados da Ingazeira e Solidão. A capacitação compõe o conjunto de ações previstas na parceria firmada, em 2019, junto às prefeituras desses municípios, com vistas a implementar as ações do Propriedade Legal no Sertão do Pajeú, programa do Governo de Pernambuco que prevê a regularização fundiária de 65 mil imóveis rurais e urbanos em todo o estado.

    “A capacitação contou com um conteúdo programático teórico e prático, voltado a formar novos técnicos de campo para atuar nos trabalhos de geocadastramento dos imóveis e famílias rurais que vivem em áreas consideradas passíveis da regularização fundiária”, explicou o gerente de Ações Fundiárias e Engenheiro Agrimensor do Iterpe, Ivison Silva.

    A programação contou com Seminário de Instrução de Cadastro, Seminário de Instrução de georreferenciamento e visita técnica para Cadastro e Georreferenciamento dos Imóveis em áreas devolutas, ministrado por Ivison Silva; Aline Priscilla (analista de cadastro do SNCR e contadora), Margarida Cerqueira (chefe da Unidade de Titulação ITERPE); José Nelmont (especialista de Georreferenciamento e técnico agrícola) e Ricardo Góes (técnico agrícola do Iterpe).

    Os investimentos das ações da Regularização Fundiária, nas regiões do Sertão do Pajeú e do Agreste Meridional, são resultado do convênio firmado, em 2018, entre o Iterpe e a União, voltado a promover a titulação definitiva e contribuir para a permanência de 3,5 mil famílias rurais. Com o intuito de expandir a execução dos trabalhos, o Iterpe firmou, em 2019, parceria com as prefeituras municipais de Iati; Bom Conselho; Jupi; Exu; Carnaíba; Afogados e Solidão, firmadas por meio de Termos de Cooperação Técnica, instrumento utilizado para fomentar o Propriedade Legal nas regiões do Agreste Meridional, Sertão do Araripe e Pajeú.

    Assuntos: iterpe, capacitacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Abre e fecha do DETRAN-PE no Carnaval 2020

    | Trânsito

    Em virtude das festividades carnavalescas (22, 23, 24, 25, 26 de fevereiro de 2020), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, informa o abre e fecha da Sede do Órgão, localizado na Estrada do Barbalho, 889 - Iputinga - Recife – PE, assim como as Ciretrans no Interior do Estado, a Unidade de Táxi – DUAT, as lojas de atendimento dos Shoppings e postos nos Expressos Cidadão.

    Já as Operações Prevenção “Segundos que Salvam Vidas”, Rota de Fuga e Trânsito Seguro estarão com seus agentes nas ruas para garantir aos foliões mais tranquilidade. É importante que cada um faça seu papel. Prudência na hora de dirigir e não fazer uso da mistura fatal álcool e direção.

    detran

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Alunos da Escola Arquipélago, em Fernando de Noronha, produzem confete ecológico

     noronha

    Um dos itens que não podem faltar no carnaval é o confete, pequenos círculos de papel que deixam ainda mais colorida a festa de Momo. Em Fernando de Noronha essa tradição foi adaptada para não agredir o meio ambiente. Alunos do 5º ano da Escola Arquipélago produziram pela primeira vez confetes ecológicos, confeccionado com folhas secas.

    Os jovens, que têm entre nove e onze anos de idade, fizeram os confetes a partir do tema do carnaval deste ano da escola,"Educação em valores: o caminho para a cidadania", que busca, além dos ensinamentos teóricos, reutilizar materiais na confecção de diversos objetos carnavalescos, como tampas de isopor, caixas de papelão, pedaços de tecido, entre outros itens. Usar as folhas secas como confete foi uma espécie de projeto-piloto, que naturalmente pode ser inserido de forma ampla nos anos seguintes.

    “A nossa ideia foi despertar a consciência deles (os alunos) para o desperdício de papel que esse item tão simbólico do carnaval pode gerar, além da poluição da nossa ilha. Fizemos os confetes em pouca quantidade, mas já despertamos o interesse dos jovens. Faremos com outras turmas nos próximos carnavais”, disse Fabiane Vilela, educadora ambiental da Escola Arquipélago.

    Nesta sexta-feira (20), vai acontecer o bloquinho de carnaval dos alunos na quadra da escola. Eles vão usar adereços referenciais às lendas de Noronha criados com os materiais reutilizados e também utilizar os confetes para animar as brincadeiras.  

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: fernando de noronha, escola arquipelago, carnaval, confete ecologico
    Compartilhe: Link para o post: