meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Sefaz lança Feira Orgânica em parceria com o TJ-PE

    | Agricultura, Meio Ambiente, Saúde

    Feira Orgânicos

    Pensando em oferecer mais qualidade de vida aos servidores e à população, a Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE) e o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJ-PE) acabam de abrir oficialmente a primeira edição da Feira Orgânica. O evento, lançado esta semana será realizado semanalmente, sempre às terças-feiras, das 10h às 15h, no estacionamento do Edf. Sede da Sefaz-PE.

    A inciativa, idealizada pela Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) da Sefaz, faz parte do Programa Qual Vida e tem como objetivo a conscientização da população e a oferta de produtos livres de agrotóxicos, respeitando a saúde do consumidor e o Meio Ambiente.

    Para Ana Paula Xavier, à frente da SGP, a primeira edição representa o início de projetos maiores que podem surgir, a partir de agora. “O dia de hoje superou tudo o que pensamos e só foi possível graças ao total apoio recebido pela SGP do secretário da Fazenda, Marcelo Barros, e do secretário executivo de Coordenação Institucional, Leonardo Santos. Estamos muito felizes, porque a SGP precisa de pessoas que acreditem em projetos como esse e que pensem no servidor”, revelou a superintendente.

    Ela também credita o sucesso da ação à parceria do TJ-PE. “Somos parceiros da ideia a três anos, realizando feiras orgânicas na Semana do Meio Ambiente, no entanto queríamos algo mais constante, que fizesse parte do dia a dia da Sefaz. Estamos realizando um sonho”, reforçou Ana Paula.

    Glaucia Ferraz, gerente de Desenvolvimento de Pessoas da SGP, disse que a ação contará com cinco barracas semanalmente, com o intuito de aumentar a oferta de produtos, de acordo com o aumento da procura. “Sou adepta dos orgânicos há muito tempo e por isso sei da importância da Feira. Os orgânicos trazem visivelmente mais sabor, mais qualidade à mesa e à saúde. É isso que queremos oferecer aos servidores e ao público externo”, explicou.

    Iracema Severina, produtora de bolos, pães e doces orgânicos, veio de Lagoa de Itaenga comercializar os seus produtos e elogiou a iniciativa da Sefaz. “Somos da ASSIM (Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores do Imbé, Marrecos e Sítios Vizinhos) e estamos felizes com a possibilidade de estar aqui. Nossa expectativa foi bem mais que superada e queremos voltar em todas as edições”, afirmou.

    Norma Mazzoni, da Esafaz, levou para casa legumes, hortaliças e bolos, prometendo também assiduidade. “Busco, na medida do possível, comprar orgânicos e hidropônicos no supermercado. Saber que agora posso comprar aqui é fantástico”, elogiou.

    Quem também voltou satisfeita para casa foi Erica Miranda, do TJ-PE. “Sou adepta dos orgânicos há alguns anos e só tenho que agradecer à Sefaz pela parceria e por nos oferecer esse espaço semanalmente”, disse.

    Os produtos comercializados são monitorados pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Três representantes da entidade compareceram ao evento e levaram amostras para análises técnicas.

    A Feira Orgânica contou, ainda, com o apoio da Pernambucred, na confecção de faixa, aventais usados pelos produtores, tocas e bolsas.

    Serviço:

    Feira Orgânica
    Data: todas às terças
    Horário: Das 10h às 15h
    Local: Edifício Sede da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, situado na Rua do Imperador Dom Pedro II, s/n, Santo Antônio

    Cidades: Lagoa de Itaenga, Recife
    Assuntos: sefaz, feira organica, tj-pe, sustentabilidade, feira, qual vida, agrotóxico, sgp, lagoa de itaenga, Adagro, sustentabilidade
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caravana da Inovação da Secti em Garanhuns

    | Tecnologia

    Inovação 

    Garanhuns recebeu nesta quinta-feira, 24/08, mais uma etapa da Caravana da Inovação da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O seminário, que já visitou as cidades de Petrolina, Araripina e Serra Talhada, chegou ao Agreste Meridional, realizado no auditório do Senai Garanhuns, com a participação de empresários e representantes das universidades locais.

    Na abertura, a secretária Lúcia Melo exaltou que todos os seminários realizados nas diversas regiões do estado estão sendo extremamente ricos de conteúdo. Uma prova, segundo ela, da capacidade do povo de Pernambuco de superar obstáculos e adaptar-se às novas tecnologias. "Nosso principal objetivo tem sido alcançado, que é deixar uma semente de trabalho articulado em cada região do estado", completou.

    Lúcia Melo destacou, ainda, que o grande desafio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação é dar continuidade ao trabalho iniciado com a Caravana da Inovação, principalmente na identificação das iniciativas regionais e a execução dos projetos propostos para cada território regional. 

    Presentes em Garanhuns, além da secretária Lúcia Melo, o reitor da Universidade de Pernambuco - UPE, Pedro Falcão, o presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco - ITEP, Antônio Vaz; o diretor do Senai Garanhuns, Edson Simões; a Secretária Executiva da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Carolina Soares; e Camila Lopes, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Pequena e Microempresas.

    Mais de oitenta pessoas participaram da Caravana da Inovação em Garanhuns, representando diversas instituições da região do Agreste Meridional. Além das contribuições para a Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, em elaboração pela Secti, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as linhas de financiamento para desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas, no Workshop da Inovação.

    Caravana da Inovação - A Caravana da Inovação é um evento promovido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, para discussão com a sociedade da Estratégia Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

    Cidades: Garanhuns
    Assuntos: caravana da invoação, garanhuns, secti, novas tecnologias, inovação, upe, itep, sdec, semptec, inovação e produtividade
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDSCJ realiza o "Dialoga Lésbica" no Centro de Artesanato de Pernambuco

    | Direitos Humanos
    lgbt 
     
    A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Isaltino Nascimento, vai promover, na próxima segunda-feira (29/08), o "Dialoga Lésbica", em alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica. O evento será realizado no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero, a partir das 14h. A coordenação é da Secretaria Exeutiva de Segmentos Sociais (SESES), dirigida pelo secretário executivo Sérgio Moura. Também participarçá da ação o coordenador LGBT da Secretaria, Marcone Menezes. A SESES integra os quadros da SDSCJ. 
     
    Haverá uma roda de diálogo com a participação média de 80 pessoas, onde as mulheres lésbicas colocarão suas propostas e críticas para o Secretario Isaltino, sobre as politicas voltadas para as mulheres lésbicas e bissexuais.

    Durante o evento será lançada a campanha “ Se você é lésbica, a/o profissional de saúde precisa saber”­. A campanha é articulada pela SDSCJ em parceria com a Secretaria de Saúde.
    Outro ponto será a mostra da visibilidade lésbica, que irá homenagear protagonistas do movimento lésbico.
     
    SERVIÇO:
    Evento: "Dialoga Lésbica"
    Quando: dia 29/08
    Onde: Centro de Artesanato, Recife Antigo.
    Horário:14h
     
    Cidades: Recife
    Assuntos: lgbt, lesbica, sdscj, dialoga lésbica, visibilidade, seses, bissexuais
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ato em homenagem a Miguel Arraes

    | Comunicação, Direitos Humanos
    Livro Arraes
    No centenário do ex-governador, iniciativas destacam sua importância na História do Brasil e de Pernambuco


    O governador Paulo Câmara comanda nesta sexta-feira (26.08), às 10h, no Palácio do Campo das Princesas, cerimônia que homenageará o ex-governador Miguel Arraes, em iniciativas da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara (CEMVDHC) e da bancada federal de Pernambuco.  A Comissão da Verdade entregará ao governador e aos familiares de Arraes exemplares do “5o. Caderno da Memória e Verdade – IBAD Interferência do Capital Estrangeiro nas Eleições do Brasil”. Já a bancada federal assinará projeto de lei para a inclusão do nome de Miguel Arraes no “Livro dos Heróis da Pátria”. O ato desta sexta-feira integra as comemorações do Centenário de Arraes.

    “Doutor Arraes é o personagem mais importante da História política de Pernambuco do século 20. Seu compromisso com os que mais precisam e a defesa que sempre fez dos interesses de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil continuam nos inspirando. E em momentos de crise, como o que vivemos, sua ausência é ainda mais sentida. Doutor Arraes é uma referência permanente”, disse o governador Paulo Câmara.

    O “Livro dos Heróis da Pátria” integra o acervo do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves”, localizado em Brasília. Trata-se de um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, inaugurado em 1986. Entre os personagens do livro estão: Tiradentes, Deodoro da Fonseca, Dom Pedro I, Duque de Caxias, Santos Dumont, José Bonifácio de Andrada e Silva e Leonel Brizola, entre outros.

    Já o lançamento do “5o. Caderno da Memória e Verdade – IBAD Interferência do Capital Estrangeiro nas Eleições do Brasil” é resultante do trabalho de investigação dos 17 volumes que compõem o dossiê do IBAD e faz parte da relatoria temática “IBAD/IPES: Preparação do Golpe, Financiamento da Repressão”. Editado pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), tem 320 páginas. Fernando Coelho, coordenador da CEMVDHC, é relator das investigações, em conjunto com os sub-relatores Henrique Mariano, Socorro Ferraz e Manoel Moraes, membros da Comissão pernambucana.

    O trabalho para elaboração do livro teve início em 6 de agosto de 2014, no Palácio do Congresso Nacional, quando integrantes da Comissão da Verdade Dom Helder Câmara, obtiveram, com exclusividade, cópia digitalizada da CPI do Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD) que, instaurada em 1963, funcionou no Congresso Nacional antes do Golpe Militar de 1964. O dossiê denuncia o financiamento na compra de apoio de candidatos opositores à esquerda em todos os estados brasileiros. 

    A publicação traz fotos que integram o acervo do Instituto Miguel Arraes de Alencar. Traz o depoimento do ex-governador de Pernambuco - transcrito na íntegra em 60 páginas; o histórico da CPI do IBAD; o parecer final do relator e deputado federal Pedro Aleixo, representante do partido da União Democrática Nacional, na Câmara Federal – com mais de cem páginas em fac-símile. 

    “O homem público que, mesmo deposto, preso e exilado em 1964, voltou a ser duas vezes governador de Pernambuco, marcando o seu tempo em benefício dos interesses nacionais”, afirma Fernando Coelho, coordenador CEMVDHC.

    --

    Cidades: Recife
    Assuntos: Miguel Arraes, cemvdhc, memoria da verdade, livro dos heróis da Patria, centenário de Arraes, ibad, Paulo Câmara
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria Estadual de Educação debate microcefalia nas escolas


    Atividade faz parte das ações da Semana da Pessoa com Deficiência

    Nesta quinta-feira (25), a partir das 9h, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) marca a Semana da Pessoa com Deficiência com uma programação especial. Com o tema “Direitos Humanos e Desenvolvimento Inclusivo: a microcefalia em debate na escola”, a pasta promove diversas atividades em sua sede, localizado no bairro da Várzea. O evento é coordenado pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), através da Gerência de Educação Inclusiva e Direitos Humanos (GEIDH), e tem como objetivo desenvolver formações para profissionais da educação numa perspectiva inclusiva.

    A abertura será realizada às 9h, com a presença do secretário de Educação, Fred Amancio, da secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, da gerente de Políticas Educacionais em Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania, Vera Braga, além de representantes das secretarias de Saúde; Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; SEAD e CONED.

    Após a solenidade de abertura, haverá o lançamento do projeto: “Direitos Humanos e Desenvolvimento Inclusivo: a microcefalia em debate na escola”, que será apresentado pelo técnico em direitos humanos da GEIDH, Luciano Freitas. Às 10h, será realizada mesa redonda com a temática: “Microcefalia em Debate: na escola, na saúde, na família e na sociedade”. Participam da discussão a médica infectologista do Hospital Osvaldo Cruz, Ângela Maria Rocha, a técnica pedagógica da GEIDH, Suzana Brainer, a gestora da GEIDH, Vera Braga, o gerente do Sistema Único de Assistência Social, Joelson Rodrigues, e o promotor do MPPE, Marcos Aurélio. As atividades encerram ao meio-dia.

     

    Serviço:

    Seminário Direitos Humanos e Desenvolvimento Inclusivo: a microcefalia em debate na escola
    Data: 25.08.16 (quinta-feira)
    Hora: 9h
    Local: Auditório da Secretaria Estadual de Educação – Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, Recife

     
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Poços operados pela Compesa na RMR serão automatizados

    POços

    Medida vai contemplar quase 50% do total de poços em operação na RMR

    A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa está implantando projetos para automação de 87 poços localizados na Região Metropolitana do Recife e no município de Goiana, na Zona da Mata Norte do estado. Com a iniciativa, a companhia busca aumentar a continuidade no abastecimento de água para a população, obter maior controle da qualidade da água e aumentar a conservação do manancial subterrâneo.

    Até o final deste ano, a Compesa concluirá a automatização de 16 poços localizados na Zona Leste do Recife. Esta ação está inserida em um projeto mais amplo, em andamento, que prevê a automação de 80 unidades operacionais, entre estações elevatórias, reservatórios e os próprios poços. Este projeto está orçado em R$ 12 milhões e está sendo financiado com recursos da Caixa Econômica Federal.

    Um segundo projeto, que também está em andamento, envolve a automação de 71 poços dos municípios de Olinda, Paulista e Goiana, além de outras unidades operacionais pertencentes ao Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da cidade de Goiana que também inclui os sistemas que abastecem o Polo Automotivo da Fiat e o Polo Farmacoquímico.

    Segundo o diretor Técnico e de Engenharia, Rômulo Aurélio Souza, os poços de Olinda, Paulista e o SAA Goiana, juntos, respondem pela vazão de 1,120 mil litros de água por segundo e atendem uma população de 412 mil pessoas. Para a implantação deste projeto serão investidos R$ 9,5 milhões, financiados com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

    A automação dos poços consiste na aplicação de ferramentas para o seu controle operacional, considerando a utilização de equipamentos eletrônicos e softwares dedicados que auxiliam os profissionais envolvidos na operação na realização de suas atividades. O objetivo da Compesa é ganhar mais eficiência no controle operacional e na exploração dos poços, e, consequentemente, ter condições de proporcionar maior continuidade na distribuição de água para a população.

    A implantação da tecnologia vai agregar outros benefícios para o sistema, como a redução dos gastos com energia elétrica, visto que haverá um controle mais preciso do funcionamento das bombas dos poços.

    Além disso, possibilitará maior segurança, confiabilidade e facilidade na operação do sistema, já que o controle será realizado através de equipamentos eletrônicos e também serão acompanhados à distância pelos operadores do Centro de Controle Operacional – CCO, situado no prédio administrativo da Estação de Tratamento de Água – ETA Castelo Branco, em Jaboatão dos Guararapes. Adicionalmente, os recursos de automação aplicados irão gerar informações importantes sobre toda a operação dos poços, que serão armazenadas num banco de dados e utilizadas para análise e planejamento da operação.

    Expansão - Com a aplicação da tecnologia nos primeiros 87 poços, a Compesa expande a automação para quase 50% dos 178 poços que existem em operação na Região Metropolitana do Recife e no município de Goiana.

    Trata-se de uma das ações previstas no Programa de Automação da Compesa (PROAUT), que teve início no ano de 2007, e desde então já realizou, dentre outras, as automações: de 150 estações elevatórias ao longo do estado de Pernambuco; dos sistemas produtores estratégicos da RMR (Pirapama, Tapacurá e Suape); do Sistema Adutor do Oeste (no Sertão), dos Sistemas Jucazinho e Integrados de Belo Jardim (no Agreste).

    Assuntos: agua, abastecimento, poços, compesa, automação poços, bid, eta, cco,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Curso ensina como reduzir gastos e se planejar financeiramente

    | Educação

    Cefospe

    Aulas sobre Educação Financeira foram ministradas no Cefospe. Nova turma será formada em outubro 

    Em tempos de crise econômica, é importante saber controlar as finanças e reduzir gastos. Pensando nisso, o Governo de Pernambuco, através do Centro de Formação do Servidor de Pernambuco (Cefospe) promoveu entre os dias 17 e 24 deste mês o curso de Educação Financeira com uso de Planilha Eletrônica. O objetivo foi repassar para os alunos a importância de gerir bem seus recursos financeiros em busca de uma melhor qualidade de vida. Além disso, eles vão poder aplicar também os conhecimentos adquiridos na capacitação na sua vida profissional, bem como sendo multiplicadores em seus respectivos órgãos públicos. O curso foi dividido em dois módulos: teórico e prático, que foram ministrados pelos instrutores Guilherme Alexandre e Petrônio Santiago, respectivamente.

    Durante as explanações, os instrutores focaram na questão de não exagerar nos gastos e no planejamento financeiro. Os alunos aprenderam, por exemplo, como organizar as compras de um modo em geral, sem excessos e sem consumismo. Ao final, eles trabalharam com a planilha eletrônica de educação financeira onde aplicaram os conhecimentos adquiridos.

    “Foi uma excelente iniciativa do Cefospe oferecer este curso aos servidores do Estado no momento em que o país passa por uma grave crise econômica. As pessoas, em sua maioria, não têm costume de lidar com dinheiro. Através da aplicação dessas planilhas eletrônicas o aluno vai poder se planejar financeiramente e aprender a controlar os seus gastos de uma maneira inteligente. O curso foi muito produtivo neste sentido”, afirmou o instrutor Petrônio Santiago.

    De acordo com a diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, existia uma demanda de curso na área financeira. “Essas aulas vão servir para que os servidores tenham um maior controle de suas finanças. Eles poderão aplicar melhor o seu dinheiro e, consequentemente obter um desempenho profissional mais satisfatório, sem endividamentos, proporcionando uma melhor qualidade de vida pessoal e uma maior produtividade dentro da gestão pública”, aponta Analúcia.

    Quando soube da abertura do curso no Cefospe, a analista previdenciária da Funape, Priscila Godoy, procurou fazer logo a sua inscrição. “Eu já vinha procurando um curso nesta área. O que aprendi no curso vai me ajudar a controlar minhas finanças pessoais e até no dia a dia do meu trabalho, já que estou trabalhando no setor de compras da Funape”, vislumbrou Priscila.

    Já o analista de Regulação e Fiscalização da Arpe, Argemiro Rivas, confessou que não tinha nenhum domínio da área de finanças, por isso, decidiu fazer o curso. “Estou dando os primeiros passos nessa área. Conheci ferramentas aqui que antes eu não sabia. Com isso vou poder desenvolver os conhecimentos que aprendi aqui tanto no trabalho quanto na minha vida pessoal”, disse o analista.

    Durante as aulas, foram abordados temas como: administrar bem as finanças, controle de gastos, plano de organização da situação financeira, estratégias para evitar o consumo exagerado, investimentos financeiros, entre outros assuntos. Servidores e empregados públicos do Poder Executivo do Estado de várias secretarias participaram das atividades.

    Assuntos: cefospe, educação financeira, sad, capacitação, educação, funape, arpe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • PE no Batente anuncia aula inaugural deste semestre

    | Educação, Emprego

    PE no Batente

    Moradores da Ilha de Deus e Vila da Imbiribeira são beneficiados pela proposta de inclusão produtiva da SDSCJ.

    Nesta quinta-feira (25), o Programa PE no Batente, da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEAS) da SDSCJ, realiza aula inaugural para anunciar turma de 150 beneficários, no Centro Social Urbano (CSU – Imbiribeira), às 18h30.

    Oportunidade de ocupação e geração de renda são os objetivos do Programa, que é destinado a pessoas de baixa renda, em situação de pobreza e vulnerabilidade social. A ação é d​esenvolvida​ a contemplar os moradores da Ilha e Deus e Vila da Imbiribeira – Grande Recife e foram responsáveis pela escolha dos cursos profissionalizantes deste semestre: pastelaria, refrigeração, beleza e estética, serigrafia, corte e costura, bordado e customização.

    No primeiro semestre deste ano, o Programa atendeu a 200 beneficiários. Além da qualificação social e profissional, também serão ofertadas atividades socioeducativas, socioassistencial, esportivas, culturais e de lazer. A efetiva execução do programa proporciona ao público atendido alternativas para oferta de políticas públicas com qualidade, promoção de geração de renda, oportunidade de inserção no mundo produtivo e empoderamento das famílias, numa ação que é meta prioritária do Governo do Estado de Pernambuco.

    Assuntos: Pernambuco no batente, capacitação, seas, sdscj, csu, ocupação, geração de renda, ilha de Deus, qualificação social, políticas públicas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco vai sediar encontro nacional de DETRANS

    Detran 

    Nos dias 25 e 26 de agosto, a Associação Nacional dos Detrans (AND) realiza no Hotel Grand Mercure Summerville, na Praia de Muro Alto – Ipojuca, o Encontro Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito – DETRANS. A abertura oficial será realizada pelo secretário Estadual das Cidades, André de Paula e o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Elmer Coelho Vicenzi.

    “Esse encontro é muito importante, pois contará com a participação de todos os estados, objetivando discussões nacionais e a elaboração de normativas conjuntas. Insistentemente, temos apontado esses diálogos como a principal forma de reduzir problemas, melhorar processos internos e o atendimento aos usuários”, explica o presidente da Associação e diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad. 

    “Cada Estado tem a sua singularidade, mas erramos menos quando interagimos mais e esta é a grande importância das reuniões da Associação e do trabalho conjunto com os órgãos executivos federais e municipais. Nossa missão é educar, garantir mais segurança no trânsito e, em especial, desburocratizar os serviços, facilitar a vida do cidadão”, completou Traad.

    Charles Ribeiro, diretor presidente do DETRAN-PE, destaca que é fundamental a participação dos órgãos estaduais em decisões nacionais. “Precisamos debater a realização e aplicação das leis, normativas e determinações federais, além do atendimento direto ao cidadão nas questões que envolvem habilitação, veículos e infrações. Esse encontro é a oportunidade para isso e vamos fazer o melhor proveito”, disse.

    Também estará presente no encontro o diretor substituto do Denatran, Olavo Andrade Lima Neto.

    Hoje acontece a abertura do evento, com todos os diretores estaduais. Estão previstas discussões e apresentações sobre as placas do Mercosul, o exame toxicológico obrigatório, o uso dos simuladores de direção, os Conselhos Estaduais de Trânsito e o II Congresso Nacional dos Detrans, que acontece em março de 2017, na Bahia.

    Amanha, os diretores debatem o cenário nacional de implantação dos simuladores de direção e recebem um representante do Ministério da Saúde para falar sobre cuidados com o mosquito transmissor da dengue nos pátios de veículos apreendidos.

    Serviço: Encontro Nacional dos Detrans em Pernambuco
    DATA: 25/08 (quinta-feira) 26/08 (sexta-feira)
    HORÁRIO: 9h.
    LOCAL: Hotel Grand Mercure Summerville. Estr. Ac. p/ Praia de Muro Alto e Camboa, s/n - Praia de Muro Alto, Ipojuca – PE.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parceria da SDS para ajudar crianças com microcefalia

    | Direitos Humanos, Infância, Saúde


    A UMAorganização criada por mães de crianças com microcefalia, recebe apoio da Secretaria de Defesa Social


    Palestra, sorteio de alimentos e objetos pessoais doados por uma entidade de São Paulo e, por meio da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária -GPAC, emissão de documentos das crianças, suas mães e de outros familiares. Tudo para ajudar e homenagear a União Mães de Anjos - UMA​, organização que reúne mulheres que tiveram filhos com microcefalia.

    A UMA surgiu na fila do Hospital Oswaldo Cruz, quando Germana Soares​, sua presidente, conheceu Gleic​y Kelly da Silva, e então as​ duas decidiram criar um grupo para se ajudarem e trocarem experiências. No começo eram apenas oito mães ​discutindo ideias e hoje são 319, espalhadas por vários locais do ​Estado,​ contando com ​representantes na Região Metropolitana,  Agreste e Sertão.

    A parceria começou com a Secretaria de Defesa Social, por meio da Polícia Militar, surgindo então a ideia de tirar a identidade dessas crianças. Ocasião em que foi marcada uma reunião, que contou com a participação do gerente da GPAC, João Evangelista, que de pronto se propôs a ​colaborar ​. “A equipe da Gerência não mede esforços para ajudar ​ess​as mães a tirar documentos’’, diz João.

    Mãe de uma criança com microcefalia, e membro da UMA, Valéria Gomes Ribeiro, confirma a importância dessa parceria. “A parceria é muito boa e ​também ​muito útil, pois só leite, remédios e fraldas já são muito caros e a SDS nos ajuda, nos leva a lugares mais longe para ajudar outras mães em necessidade’’, diz ela.

    Cidadania - Nest​a sexta-feira (26/08), acontecerá mais uma ação de cidadania desta parceria entre a UMA e SDS​, no Centro de Reabilitação Mens Sana​,​ no bairro de São Miguel, em Arcoverde, Sertão do Estado. Cerca de 30 crianças terão suas documentações ​emitidas através de ação da GPAC no município.

     

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes , Olinda, Recife
    Assuntos: uma, microcefalia, sds, gpac, mães dos anjos, cidadania, policia militar, são miguel, arco verde
    Compartilhe: Link para o post: