meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Grande Recife reforça linhas para primeiros dias da Festa do Morro

    As festividades em comemoração ao dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade do Recife, já começam neste final de semana. A 110ª edição da festa, que segue até o próximo dia 8 de dezembro, acontecerá no alto do Morro da Conceição, Zona Norte da cidade.

    A celebração contará com 56 missas e 9 shows na programação cultural. Para atender ao público que comparecerá nestes dois primeiros dias de festa, sábado e domingo (29 e 30 de novembro), o Grande Recife reforçará 9 linhas que atendem as proximidades do morro. Ao todo, 160 veículos irão realizar 1.432 viagens, ou seja, 29 ônibus e 181 viagens a mais do que um fim de semana normal. Durante a semana, o reforço será apenas nas linhas 612 – Morro da Conceição e 640 – Guapiraba/Derby. Elas realizarão um total de 13 viagens a mais por dia.

    Saiba mais

    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo, estado, pernambuco, divulga, reforca linhas, festa, morro da conceicao, casa amarela, recife
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde disponibiliza teste rápido de HIV no Pátio do Carmo

    Nesta segunda-feira (1º/12), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) levará o ônibus Prevenção para Tod@s para o Pátio da Igreja do Carmo, no centro do Recife, para disponibilizar testagem rápida de HIV à população. A expectativa é que 200 pessoas sejam atendidas no local, das 9h às 16h. Ainda serão distribuídas sete mil camisinhas, além de folders informativos.
     
    Ainda na manhã de segunda, o Programa Estadual de DST/Aids, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego, distribuirá três mil camisinhas e folders na agência de Empregos da rua da Aurora, também no Recife. Ainda haverá palestras e encanações de prevenção às DST/Aids entre o público da agência.
     
    “As ações de prevenção buscam trazer a mensagem da necessidade do uso da camisinha em toda relação sexual, como também a necessidade de fazer o teste de HIV. A infecção pelo HIV pode passar muito tempo sem provocar sintomas. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o controle dessa infecção e melhor a qualidade de vida e sobrevida desse paciente”, afirma o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueiroa.
     
    Segundo François Figueiroa, qualquer pessoa que teve relação sexual desprotegida, compartilhou algo que fure ou corte (alicate, seringa) ou que está com suspeita ou diagnóstico de tuberculose deve fazer a testagem rápida de HIV. “Qualquer casal que planeja uma gravidez também deveria fazer a testagem, além da gestante, no pré-natal”, reforça.
     
    ESTADO – Mensalmente, a SES disponibiliza para os municípios 1,5 milhão de camisinhas. Para as atividades do Dia Mundial, que devem se estender durante toda a semana, foi encaminhada uma cota extra de 450 mil preservativos masculinos, além de 192 mil folders, 37 mil cartazes, 75 mil portas-cartão de gestante, para prevenção da transmissão vertical de HIV, e 20 mil cartazes “Alô, Doutor”, de estímulo a testagem e diagnóstico precoce da enfermidade.
     
    TRATAMENTO – O acompanhamento dos casos de HIV/Aids é feito nos 31 Serviços de Atenção Especializada (SAE), geridos pelos municípios. Os casos graves podem ser acompanhados nos hospitais Correia Picanço, das Clínicas, Oswaldo Cruz e Imip.
     
    DADOS – De 1983 a novembro de 2014, em Pernambuco, foram registrados 21.235 casos de aids, sendo 13.771 no público do sexo masculino e 7.464 do feminino.
     
    Casos
    2011 – 1.317 (815 homens e 502 mulheres)
    2012 – 1.523 (923 homens e 600 mulheres)
    2013 – 1.537 (949 homens e 588 mulheres)
    2014 – 770* (467 homens e 303 mulheres)
     
    Óbitos
    2011 – 473 (317 homens e 156 mulheres)
    2012 – 554 (362 homens e 192 mulheres)    
    2013 – 524 (359 homens e 165 mulheres)    
    2014 – 407* (264 homens e 143 mulheres)
    * Dados até novembro de 2014.

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, hiv, teste rapido, patio do carmo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Audiência pública apresenta nova barragem para combate à seca

    A seca que atingiu Pernambuco e o Nordeste nos últimos anos teve repercussão nacional. Plantações e criações de gado pereceram na seca, que foi considerada a pior dos últimos 50 anos, segundo dados da Organização Meteorológica Mundial. Para enfrentar este problema secular, o Governo de Pernambuco está construindo uma série de barragens que integram o Sistema de Contenção de Enchentes e Prevenção aos Efeitos da Seca do Estado de Pernambuco.

    No dia 25 deste mês, foram apresentados, em audiência pública, os estudos ambientais realizados pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) para a instalação de um novo empreendimento: a Barragem São Bento do Una, que será construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a partir de março de 2015 no município de mesmo nome, no Agreste pernambucano. A audiência pública foi realizada na Quadra Poliesportiva Prefeito José Alfredo Cintra, da Escola Cônego João Rodrigues, localizada no município de São Bento do Uma.

    Saiba mais

    Assuntos: itep, instituto, tecnologia, pernambuco, estado, governo, divulga, audiencia publica, barragem, combate, seca
    Compartilhe: Link para o post:
  • Livro sobre Educação Integral no Estado de Pernambuco é lançado em Recife

    seeO mestre em Educação Pública, Paulo Fernando Vasconcelos Dutra, lançou, na última quinta-feira (27), na sede do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, seu primeiro livro intitulado “Educação Integral no Estado de Pernambuco – Uma Política Pública para o Ensino”. A obra é uma narrativa de seus 34 anos de vida dedicados à educação pública no Estado e a implantação pioneira de políticas de ensino médio integral em Pernambuco. Paulo Dutra é atual Secretário Executivo de Educação Profissional de Pernambuco.

    O autor usa como metodologia de pesquisa estudo de caso realizado em duas escolas do ensino médio integral que apresentaram a mais alta e a mais baixa média alcançada na Avaliação Externa no Índice de Desenvolvimento Educacional de Pernambuco (IDEPE – 2012).  A experiência adquirida pela atuação em diversas funções na rede pública, Dutra também apresenta em sua narrativa as experiências educacionais que lhe deram alicerce para promover mudanças necessárias à oferta de ensino médio público integral de qualidade para os jovens pernambucanos.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, livro, lancamento, educacao integral, paulo dutra
    Compartilhe: Link para o post:
  • Novo voo direto ligará Pernambuco à Buenos Aires, na Argentina

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_12133_tn_20141128174447d0e8.jpg

    Ocupando o terceiro lugar no ranking internacional e a primeira posição entre os países da América Latina que mais enviam turistas ao Estado, a Argentina deverá ficar ainda mais próxima de Pernambuco. Nesta sexta-feira (28/11), o governador João Lyra Neto assinou protocolo de intenções com a presidente da TAM Linhas Aéreas, Claudia Sender. O documento prevê que a companhia ofereça, pelo menos, um voo semanal direto ligando a capital pernambucana à Buenos Aires, na Argentina. Hoje, os voos entre Recife e Buenos Aires são realizados com conexão em São Paulo ou Rio de Janeiro.
    foto1
    Com a parceria, o governador acredita que o fluxo de visitantes oriundos da Argentina será ampliado, fomentando o desenvolvimento econômico do Recife e de todo o Estado. "O turismo não é apenas hospedagem, tem uma cadeia ampla e é uma das atividades que mais cresce no Mundo. Pernambuco se insere em um novo contexto nessa ligação com a Argentina. É um processo que vai continuar e render muitos frutos para gente", afirmou Lyra Neto.

    A nova rota será operada por um Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros. Com previsão de iniciar as atividades em 24 de janeiro de 2015 e duração estimada em pouco mais de cinco horas, o voo JJ8120 deverá decolar semanalmente, aos sábados, com saída do Recife às 15h10 e chegada no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, às 20h30, horário local. O retorno a capital portenha será sempre aos domingos, no voo de número JJ8121, com saída às 2h40 de Ezeiza e chegada à capital pernambucana às 7h50, horário local.

    A presidente da TAM, Claudia Sender, destacou o potencial de Pernambuco. "Nosso expectativa é de que esse voo seja um sucesso. Acreditamos muito no potencial da demanda de argentinos aqui em Pernambuco, dada a qualidade das praias e as oportunidades de turismo que existem no Estado. E confiante também que a Argentina continua sendo um dos principais destinos para turistas brasileiros", disse, garantindo que a empresa vai "facilitar muito" o acesso dos pernambucanos à cidade portenha, com preços de passagens "bastante competitivos". O valor e a data de comercialização do novo voo serão divulgados posteriormente pela companhia aérea.

    foto2Presente na solenidade, o secretário estadual de Turismo, Romeu Baptista, destacou que o protocolo de intenções também contempla, a partir de janeiro, o aumento do fluxo de 20 frequências mensais dos voos de Recife com destino à cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. "Isso dá expansão e elasticidade ao mercado", comemorou Baptista, lembrando que o turismo de saúde e negócios também será impactado. Já o presidente do Recife Convention Bureau, Bruno Herbert, parabenizou a parceria entre o Estado e a companhia aérea. "É uma iniciativa pioneira, um divisor de águas no turismo de Pernambuco", exaltou, estimando um incremento de cerca de 30% no número de visitantes argentinos em Pernambuco, que anualmente já recebe cerca de 40 mil turistas da Capital do Tango.

    Com a nova rota Recife - Buenos Aires, Pernambuco passa a contar com cinco voos diretos para destinos internacionais. São eles: Lisboa, operado pela TAP; Miami, via American Airlines; cidade do Panamá, através da Copa Airlines; e Frankfurt, operado pela Condor. No total, Pernambuco está conectado a 62 destinos em 29 países em todo o continente americano.

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_12134_tn_20141128174447c9df.jpg

    Assuntos: governador, joao lyra neto, governo, estado, pernambuco, assina, protoolo de intencoes, tam, voo, argentina
    Compartilhe: Link para o post:
  • Beberibe recebe Ocupação Social de Impacto do Governo Presente

    Os moradores das comunidades de Beberibe, zona norte do Recife, receberão a última Ocupação Social do Governo Presente deste ano, naquele território. O mutirão de serviços, que leva as políticas públicas das diversas secretarias estaduais em parceria com a Prefeitura do Recife e outras instituições, será realizado no próximo sábado (29), na Escola Estadual Pedro Celso (Rua Uriel de Holanda, s/nº), no bairro Beberibe. Durante toda a manhã diversos serviços de prevenção e cuidados com a saúde, orientação de direitos humanos e emissão de documentação serão disponibilizados. As senhas para atendimento serão entregues às 8h.

    Além de inscrição para a carteira de habilitação popular, renovação, adição e mudança da categoria, serão oferecidos emissão de carteira de identidade e profissional (CTPS). Quem procura emprego poderá se inscrever no sistema Mais Emprego e aqueles não-alfabetizados receberão orientações para conclusão dos estudos com a equipe do programa Paulo Freire. Quem tiver notas fiscais poderá se inscrever no programa Todos com a Nota e depois, trocar por ingressos para assistir aos jogos de futebol pernambucano.

    Quem desejar saber o que fazer para enfrentar e superar situações de violência ou de enfrentamento ao álcool e outras drogas a Ocupação Social contará com o reforço do programa Atitude, da Mediação de Conflitos e dos centros de combate à homofobia, de atenção ao idoso e de apoio às vítimas de violência. Se desejar poderá também receber atendimento psicossocial.

    Haverá ainda vacinação contra hepatite B e influenza e teste rápido anti-HIV e sífilis. As mulheres poderão fazer o preventivo contra câncer de colo de útero. Para isso elas não poderão ter tido relação sexual dois dias antes, não estar menstruada e não usar duchas ou medicamentos vaginais, nos três dias anteriores ao exame. Quem for a Ocupação Social de Cajueiro poderá cuidar dos cabelos e participar da oficina de unhas artesanais. E quem estiver com pendências com a Celpe poderá resolver questões de troca de titularidade, ligação e desligamento de energia, segunda via da conta e se inscrever para troca de geladeira.

    A Ocupação Social de Impacto é uma das ações de atendimento direto à população em situação de vulnerabilidade do programa Governo Presente. Ele é coordenado pela Executiva de Articulação Social da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social que conta, para o próximo sábado (29) com a parceria da Prefeitura do Recife, da Celpe e da Escola Profissionalizante Zuleide Gomes Monteiro. Além destas, estarão presentes as secretarias estaduais de Defesa Social, Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Educação e Esportes, Fazenda, Cidades/Detran e Saúde.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Campanha de Natal dos Correios mobiliza colaboradores do Itep

    O espírito natalino contaminou novamente os colaboradores do Itep, que se mostraram interessados, este ano, em participar da Campanha de Natal dos Correios, que completa 25 anos agora em dezembro. Para participar, é simples. Basta escolher uma das cartinhas disponíveis na Coordenação de Integração e Qualidade de Vida e depois colocá-la no painel localizado na entrada do bloco "A".
     
    Inicialmente, o Itep recebeu 50 cartas, mas já solicitou mais 20 diante da procura pelos colaboradores, interessados em fazer uma criança feliz neste Natal. A entrega dos presentes pode ser feita logo, para que todas crianças recebam antes da maior festa da cristandade.

    Saiba mais

    Assuntos: itep, instituto, tecnologia, pernambuco, estado, governo, divulga, campanha, natal dos correios, colaboradores
    Compartilhe: Link para o post:
  • ETE de Serra Talhada promove Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho

    seeOs estudantes do curso técnico de Segurança do Trabalho da Escola Técnica Estadual Clóvis Nogueira Alves, que fica na cidade sertaneja de Serra Talhada, estão participando de 25 a 28 de novembro, da Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento  está sendo realizado no auditório da instituição, e tem como objetivo conscientizar o público participante sobre a necessidade da prevenção de acidentes no local de trabalho. Além disso, conta com palestras, avaliação de saúde, procedimentos de segurança e também sorteio de brindes.

    Na programação consta diversas participações como a do representante da Justiça do Trabalho, Damião Moura da Silva, com a palestra Os Direitos do Empregado na CLT; do engenheiro eletricista e pós-graduado em Segurança do Trabalho, Eugênio Marinho, com a palestra Acidente Zero; do fisioterapeuta Elter Macedo, com a palestra A Importância da Ergonomia no Trabalho, Soluções e Proposta para um Trabalho Melhor e com o tenente do Corpo de Bombeiros Demétrio Martins, com a palestraA Importância dos Primeiros-socorros.A Sipat termina nesta sexta-feira(28), com o evento Agita, que tem o objetivo de incentivar a prática da atividade física.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, ete, serra talhada, semana, prevencao, acidentes de trabalho
    Compartilhe: Link para o post:
  • Incubatep recebe propostas para incubação até segunda-feira (1º)

    A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Pernambuco (Incubatep), vinculada ao Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), lançou o seu edital 2014, oferecendo dez vagas para o processo de incubação e mais seis vagas para a pré-incubação de novos empreendimentos. Os interessados devem enviar os projetos até a próxima segunda-feira (1º), via modelo eletrônico (http://www.itep.br/incubatepsis/).
     
    O edital está disponível no site do Itep (www.itep.br) Os candidatos às vagas podem apresentar projetos como pessoa física ou pessoa jurídica.
     
    O gerente da Incubatep, Geraldo Magela, explica que, em função do estágio de desenvolvimento do projeto apresentado, por decisão da Comissão de Avaliação, o empreendimento a ser incubado poderá ser enquadrado na modalidade de pré-incubação, desde que sejam identificadas as viabilidades técnica, mercadológica e financeira, bem como no que se refere aos indicadores de grau de inovação do empreendimento. A ideia é investir nestes projetos por seis meses e, após análise técnica, estes poderão ser enquadrados na incubação, com o direito de permanência por dois anos.

    Saiba mais

    Assuntos: itep, instituto, tecnologia, pernambuco, estado, governo, divulga, incubatep, incubacao, inscricoa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde discute assistência jurídica em processos de doação de órgãos

    sesO auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), localizada no bairro do Bongi, recebeu, nesta sexta-feira (28), representantes do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública do Estado para discutir o termo de cooperação assinada entre os órgãos que busca dar mais agilidade, na via judicial, às autorizações necessárias para o implemento das doações de órgãos e transplantes em Pernambuco que só podem ser feitas com autorização judicial. O encontro.
     
    O encontro ainda contou com a presença da coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, Eliana Régis, e do Defensor Público do Ceará, Régis Pinheiro. “Foi um momento importante de troca de experiências. A Defensoria Pública e a Central de Transplantes do Ceará vieram apresentar suas experiências com esse termo de cooperação, em que são pioneiros em todo o País”, explica a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco, Noemy Gomes. 

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, assistencia juridica, processos, doacao de orgaos
    Compartilhe: Link para o post: