meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Procon-PE encontra produtos vencidos no Interior do Estado

    O Procon-PE está realizando durante toda essa uma série de ações no Interior de Pernambuco. Entre elas estão fiscalizações nos estabelecimentos comerciais. No município de Ouricuri, no Sertão do Estado, foram encontrados produtos vencidos e sem identificação de fabricação.

    No Supermercado Sertanejo, localizado no Centro da Cidade, a equipe de fiscais retirou de circulação 17 caixas de sucos; 12 embalagens de leite condensado; 20 caixas de chantilly e uma embalagem de pão de alho, todos vencidos. Alguns produtos estavam com data de validade de outubro de 2017.

    Já no estabelecimento Pajeú Ouricuri, uvas; frutas cristalizadas; morangos e maxixes foram recolhidos. Todos estavam embalados para venda, mas sem informações de fabricação e validade.

    O Procon-PE orienta todos os consumidores que antes de comprar qualquer produto verifique a data de validade e o local que foi fabricado. Se forem comprar produtos, como queijos, presuntos, mortadelas, antes de pedir para fatiar veja a data de validade da peça.  Qualquer dúvida é só ligar para o órgão: 0800.282.1512, de segunda a sexta das 8h às 17h.

    Cidades: Ouricuri
    Assuntos: sjdh, procon, fiscalizacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Filhote de bicho-preguiça nasce no Cetas Tangara, da CPRH

    preguiça

    Resgatada após levar uma queda de uma árvore na Várzea, semana passada, a preguiça-mãe ganhou o filhote nesta quinta (22).

     O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara) ganhou um novo ‘hóspede’ nesta quinta-feira (22). Mas não foi nenhuma ave apreendida em ação de combate ao tráfico de animais silvestres, nem algum animal resgatado por ter sofrido acidente. Nem mesmo um bicho entregue de forma voluntária por alguém que tomou consciência de que animal silvestre não deve viver em cativeiro. O novo morador temporário do Cetas é um filhote de bicho-preguiça que nasceu pela manhã, alegrando biólogos, veterinários, tratadores e demais funcionários do Centro, que funciona no Bairro da Guabiraba, na Zona Norte do Recife.

     A preguiça-mãe foi levada ao Cetas Tangara, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), na semana passada, por um morador de Jardim Petrópolis, comunidade na região da Várzea. No registro de entrega, Samuel Antônio Vidal, o morador, contou que ela caiu de uma árvore de aproximadamente catorze metros. Diante da cena, ele preocupou-se com a situação da preguiça e resolveu entregá-la aos cuidados do Centro de Triagem. Não se sabia que ela aguardava um filhote, o primeiro de bicho-preguiça que nasceu no local.

    Curiosamente, a preguiça resgatada seria devolvida à natureza nesta quinta, uma vez que apresenta-se em boas condições de saúde, apesar da queda. Quando funcionários do Cetas foram pegá-la para o transporte ao local da soltura, em área de mata, surpreenderam-se ao constatar que ela havia ganho um bebê. O filhote e a mãe passam bem e ficarão mais algum tempo no Centro de Triagem da CPRH, antes de seguir a vida em liberdade, em área apropriada para a espécie. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: cetas, cprh
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco é destaque nacional no Índice da Atividade Turística

    | Economia, Turismo, Cultura

    O crescimento do Estado rendeu o primeiro lugar nacional na receita das atividades turísticas e o segundo no ranking nacional da oferta de serviços

    O Índice da Atividade Turística da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgado pelo IBGE nesta semana, colocou Pernambuco na posição de destaque no Brasil. Mesmo diante de um cenário nacional de retração econômica, em 2017, Pernambuco foi destaque no Índice da atividade Turística nos índices de volume de serviços e receita nominal. No acumulado de janeiro a dezembro de 2017, Pernambuco lidera o ranking da receita nominal e foi 2º no volume de serviço da atividade. A colocação do Estado é significativa e representa na prática mais empregos, mais dinheiro circulando na economia, mais desenvolvimento e mais crescimento para todos.   

    A receita gerada com os serviços ofertados pelas empresas que desempenham atividades turísticas cresceu 18%, em relação ao mesmo período de 2016. Pernambuco também segue à frente na receita no comparativo com os outros estados do Nordeste. Estados como Ceará e Bahia fecharam o ano de 2017 com crescimento de 13% e 9%, respectivamente. No volume de serviços, Pernambuco cresceu 8 pontos percentuais em relação à 2016. O crescimento da oferta de serviços ligados ao turismo de Pernambuco segue na contramão do país. Enquanto Pernambuco cresceu, o Brasil registrou queda de 7%.  

    “Pernambuco vem apresentando resultados expressivos no turismo. O setor é responsável por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, um percentual superior, inclusive, ao de atividades como agricultura e agropecuária. O turismo vem sendo fortalecido através de ações promocionais diferenciadas na divulgação dos atrativos locais, captação de novos voos e capacitação profissional. O trabalho é diferenciado e o foco é sempre conquistar o turista”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    A pesquisa do IBGE considera os componentes para formação do Índice de Atividades Turísticas as atividades como serviços de alojamento e alimentação, transportes terrestre, aquaviário e aéreo, além de serviços de agenciamento turístico, agência de viagens e operadoras. Com base no crescimento geral de Pernambuco no índice, as empresas que trabalham nesses segmentos no Estado vêm oferecendo mais serviços na área de turismo. Além disso, novas empresas que atuam no setor estão surgindo no mercado.

    Assuntos: seturel, governo de pernambuco, destaque nacional, turismo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa É Meu Direito leva serviços gratuitos de cidadania e saúde para São Lourenço da Mata

    | Direitos Humanos

     Meu Direito

    O Governo do Estado realiza, neste sábado (24/02), mais uma edição do Programa É Meu Direito, que oferece gratuitamente serviços de promoção à cidadania, saúde, utilidade pública e cuidados pessoais para a população. A ação será realizada no município de São Lourenço da Mata. O atendimento acontece das 8h às 12h, Escola Municipal Ministro Apolônio. O programa é da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), executado através da Executiva de Direitos Humanos (SEDH).

    “Além de prestarmos o serviço, que é uma política de direitos humanos, nosso objetivo é aproximar cada vez mais o governo da comunidade, garantindo assim uma integração que possa também contribuir para o enfrentamento e combate a violência”, explica Anaelena Almeida, gerente geral de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da SEDH.

    No local será disponibilizada gratuitamente a emissão de 2ª vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, e do CPF através do programa Balcão de Direitos; e também de Registro Geral (RG) através de parceria com Secretaria de Defesa Social (SDS). Os advogados, psicólogos e assistentes sociais da SEDH também estarão no local realizando orientação e atendimento violações de casos de violações de direitos humanos.

    As unidades móveis do Detran, Procon, Compesa e Celpe também estarão no local. O Detran vai disponibilizar consultas de pontuação, agendamentos de serviços, emissão de nada consta, históricos de propriedade e emissão da segunda via de CNH. Já unidades do Procon, Compesa e Celpe vão oferecer orientação sobre consumo. Na área de saúde e bem estar, a população vai contar com aferição de pressão arterial, dosagem glicêmica, vacinação e saúde bucal. Na área de beleza, a ação oferece corte de cabelo, SPA de mãos e rosto.

    BALANÇO - Este ano já foram realizadas 13 ações do É Meu Direito em bairros da Região Metropolitana do Recife (RMR) em situação de vulnerabilidade social e municípios pernambucanos, resultando em 14.297 atendimentos entre serviços de saúde e bem-estar, além de emissão de documentos. As ações aconteceram em Recife/Nova Descoberta (08 e 29/04), Prazeres (06/05), Mustardinha (20/05), São Vicente Férrer (05/08), Carpina (19/08), Recife/Santo Amaro (02/09), Recife/Boa Viagem (16 e 23/09), Olinda (07/10), Piedade (21/10), Amaraji (17/11) e Vicência (02/12).

    SERVIÇO - É Meu Direito
    Data: Sábado (24/02)
    Horário: 8h às 12h.
    Local: Escola Municipal Ministro Apolônio Sales. Avenida Oito de Maio, s/nº,  Centro - São Lourenço da Mata.

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: sjdh, sedh, sds, programa é meu direito, cidadania, são lourenço da mata, direitos humanos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco realiza ações no mercado colombiano

     

    Com o objetivo de dar continuidade às relações estabelecidas por meio dos eventos de inauguração do voo Recife-Bogotá no fim de 2017, e de prospectar novos parceiros no mercado colombiano, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, participa amanhã, 23 de fevereiro, da 37º Anato que acontece na cidade de Bogotá, na Colômbia.

    Pernambuco estará presente no estande oficial da Embratur, no qual serão realizadas rodadas de negócio, capacitações, distribuição de materiais e brindes institucionais, gerando novas oportunidades para o trade Pernambucano.

    “Estamos iniciando nossa agenda de feiras e eventos internacionais e essa é uma excelente oportunidade de vender os atrativos de Pernambuco, visto que atualmente o destino conta com um voo direto conectando ao Recife”, afirma o Secretário Executivo de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, João Vinicius Figueiredo.  

    Assuntos: seturel, recife-bogota, colombia, empetur, 37 anato, bogotá
    Compartilhe: Link para o post:
  • Compesa finaliza remanejamento de adutora que abastece Cabo de Santo Agostinho

     

     Distrito Industrial

    Intervenção é necessária para construção de nova ponte de acesso ao Distrito Industrial; foi programada a suspensão do abastecimento de água para a cidade a partir das 8h da quarta (21) até às 8h da sexta-feira (23)

    A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai concluir, nesta semana, a obra para o remanejamento de um trecho da adutora do Sistema Pirapama que abastece o Cabo de Santo Agostinho. Esta ação atende a uma solicitação do Governo do Estado, que vai ampliar a infraestrutura de acesso ao Distrito Industrial do município, com a construção de uma nova ponte. Para realizar as interligações da adutora, foi preciso suspender por 48 horas o fornecimento de água para o Cabo de Santo Agostinho, período que se segue até às 8h dessa sexta-feira (23), exceto para as localidades da Charneca, Novo Horizonte, Rosário e Gaibu, que são atendidas por meio de outros sistemas de abastecimento de água.

    A tubulação (600 milímetros) que será remanejada - passava pela antiga ponte do Distrito Industrial, que será demolida - agora ficará instalada numa estrutura metálica aérea, com 40 metros de extensão, já implantada pela companhia sobre o Rio Pirapama. Trata-se de uma intervenção de grande porte e será executada por uma equipe de 20 profissionais, entre mecânicos, encanadores e soldadores. Além das interligações, o período de 48 horas é necessário para aguardar a cura do concreto (blocos de ancoragem). Após a finalização dos serviços, o abastecimento de água será restabelecido para a população, cerca de 130 mil pessoas.

    Cidades: Cabo de Santo Agostinho
    Assuntos: seplag, compesa, cabo de santo agostiinho, sistema pirapama, governo de pernambuco,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mais servidores garantem direito ao horário especial de trabalho

    | Administração, Direitos Humanos
     
     

    Nesta segunda (19) mais uma portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado concedendo o benefício aos agentes que possuem filhos ou dependentes com deficiência
     
     
    Desde o dia 06 de fevereiro o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração do Estado (SAD), vem publicando, no Diário Oficial, listas com as primeiras concessões de horário especial de trabalho para os servidores públicos que possuem filhos ou dependentes com deficiência. No total, após a publicação da primeira portaria de Nº 298, já foram publicadas mais duas: a de número 327, de 08/02/2018 e a Nº 389, DE 19/02/2018 que, juntas, garantem o benefício para servidores de diversas secretarias do Poder Executivo, entre elas a Secretaria de Educação do Estado (SEE); Secretaria de Defesa Social (SDS); Secretaria da Fazenda (SEFAZ); Secretaria de Saúde (SES); Secretaria de Ressocialização (SERES); para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco – Hemope, entre outros.
     
    De acordo com o secretário de Administração, Milton Coelho, a medida é um avanço nas garantias que o Governo vem empregando ao funcionalismo público no tocante às políticas sociais no Estado. “Esses são os primeiros frutos dessa ação que fortalece o relacionamento entre o poder público e os seus servidores. É mais um investimento do Governo para melhorar a qualidade de vida desses agentes e assegurar que os mesmos possam dar a devida atenção e amor aos seus filhos ou dependentes deficientes”, destacou o gestor da pasta. 
     
    A secretária executiva de Pessoal e Relações Institucionais do Estado (SERPI/SAD), Marília Lins, reforça que este é apenas o começo da construção de uma relação mais próxima e sólida com estes servidores. “É um desejo verdadeiro do Governo de Pernambuco realizar o que for possível para acolher e apoiar esses agentes que precisam do resguardo e alento da gestão pública”, pontuou Marília.
     
    SENSIBILIZAÇÃO – Com o objetivo de aproximar ainda mais os servidores que se enquadram nos requisitos da lei que concede o benefício da jornada de trabalho especial, a Secretaria de Administração (SAD), por meio da Secretaria Executiva de Pessoal e Relações Institucionais do Estado (SEPRI) e do Programa Mais Servidor, irá promover rodas de conversa para discutir diversos temas acerca das deficiências. 
     
    Já na próxima terça-feira (27), a partir das 9h, no auditório da SAD, irá ocorrer primeira palestra do programa Rodas de Conversa e o tema será  “A realidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no nosso contexto social”, abordado pela Enfermeira e Especialista em Saúde, Paula Carolina Aleixo. “Este é só o começo. Vamos promover ainda mais ações para discutir os tipos de deficiência com especialistas a fim de que todos possam estar informados”, concluiu a secretária de Pessoal e Relações Institucionais do Estado, Marília Lins.
    Assuntos: sad, benefício, filhos com deficiencia, horário especial, direito,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Balcão de Direitos leva emissão gratuita de documentos para cinco cidades pernambucanas

     

    Balcão de Dieitos

    Programa estará nas cidades de Palmerina, Correntes, Lagoa do Ouro, Brejão e Recife 

    O Governo de Pernambuco, através do programa Balcão de Direitos, realiza até sexta-feira (23/02), a emissão gratuita de documentos em cinco cidades pernambucanas. O atendimento será realizado das 8h às 12h, nas cidades de Palmerina, Correntes, Lagoa do Ouro, Brejão e Recife (ver endereços abaixo). A população poderá solicitar 2ª vias de registros de nascimento, casamento e óbito. É preciso apresentar a certidão antiga ou xerox, ou até mesmo o Registro Geral (RG).

    Gestora do Balcão de Direitos, Neide Andrade destaca que interiorizar as ações é uma prioridade. "Garantir o acesso à cidadania da população de maior vulnerabilidade social através  da emissão de documentos é uma ação prioritária do Governo de Pernambuco. Por isso o Balcão de Direitos, da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, tem ampliado suas ações, interiorizando seus serviços por todo o Estado”, explica.

    A ação é fruto de uma parceria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Executiva de Direitos Humanos (SEDH), com os programas Nenhuma Pernambucana sem Documento (SECMulher) e Resgatando Cidadania – Caravana da Paz (SDS).

    POSTO FIXO - O Balcão de Direitos também emite documentos gratuitamente no posto fixo da Rua Djalma Farias, nº 250, no bairro do Torreão. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 17h. No local pode ser solicitada a emissão gratuita de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, registro tardio para as pessoas que nunca tiraram certidão de nascimento, além da 2ª via do Registro Geral (RG), através do posto do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) no local.

    SERVIÇO

    Balcão de Direitos - emissão gratuita de 2ª via de documentos
    Dia: Terça (20/02)
    Horário: 8h às 12h
    Local: Escola Municipal Alonso Bernardo Silva. Avenida Desembargador João Paes de Carvalho, s/nº, Centro – Palmerina.                                                                                            

    SERVIÇO
    Balcão de Direitos - emissão gratuita de 2ª via de documentos
    Dia: Terça (20/02)
    Horário: 8h às 12h
    Local: Escola Municipal Darcy Ribeiro. Rua Odete Monteiro, 450, Cordeiro - Recife  

    SERVIÇO
    Balcão de Direitos - emissão gratuita de 2ª via de documentos
    Dia: Quarta (21/02)
    Horário: 8h às 12h
    Local: Prédio da Igreja Kerigma. Rua Quintino Boacaiúva, nº 75, Centro – Correntes.

    SERVIÇO
    Balcão de Direitos - emissão gratuita de 2ª via de documentos
    Dia: Quinta (22/02)
    Horário: 8h às 12h
    Local: CRAS. Rua José Renato Costa Wanderley, s/nº, Cohab II, Lagoa do Ouro. 

    SERVIÇO
    Balcão de Direitos - emissão gratuita de 2ª via de documentos
    Dia: Quinta (22/02)
    Horário: 8h às 12h
    Local: Escola de Referência em Ensino Médio Mariano Teixeira. Avenida Felipe Ferreira, s/nº, Vila Cardeal e Silva – Recife.

    SERVIÇO
    Balcão de Direitos - emissão gratuita de 2ª via de documentos
    Dia: Sexta (23/02)
    Horário: 8h às 12h
    Local: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.  Avenida Bacharel Francisco Pereira Lopes, s/nº, Brejão. (Vizinho ao Conselho Tutelar).

     

    Assuntos: sjdh, balcao de direitos, palmeirina, corentes, lagoa do outro, brejao, recife, documentos gratuitos, sedh, nehuma pernambucana sem documento, secmuher, resgatando cidadania,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Crianças agora devem tomar 2º dose de vacina contra varicela (catapora)

     

    Novo calendário também expandiu faixa etária de reforço da meningocócica C

    Para o ano de 2018, o calendário nacional de imunização passa a incluir a segunda dose da vacina contra a varicela (catapora). A aplicação deve ser feita em crianças de 4 até 6 anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). A primeira dose da varicela é ofertada aos 15 meses com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

    A varicela é uma doença exantemática, ou seja, que apresenta lesões avermelhadas na pele. Ela é uma enfermidade viral aguda e de fácil contágio (vias aéreas), apresentando, normalmente, febre moderada. A imunidade é permanente após o primeiro contágio. Com mais esse reforço vacinal, objetiva-se evitar surtos principalmente em ambientes escolares.

    Outra mudança no calendário vacinal é a ampliação da faixa etária para vacina meningocócia C, agora ofertada para adolescentes de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) – antes era a partir dos 12 anos. Para este grupo, deve ser administrado um reforço ou dose única, conforme situação vacinal encontrada. A vacina continua sendo aplicada, em duas doses, em crianças com 3 meses e 5 meses, além de um reforço aos 12 meses. 

    “É importante que toda a população, das crianças aos idosos, mantenha a caderneta de vacinação atualizada. Por meio da imunização, podemos evitar diversas doenças e também óbitos”, ressalta a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Patronato Penitenciário amplia convênio de empregabilidade para reeducandos do regime aberto no Recife e em Olinda

    | Emprego, Direitos Humanos

     

    Grupo de 40 reeducandos começaram a trabalhar, este mês, reforçando as equipes de limpeza urbana das duas cidades.  

    As equipes de limpeza urbana das Prefeituras do Recife e de Olinda receberam  reforço, este mês, nos serviços de varrição e capinação de ruas e praças. Um total de 40 reeducandos do regime aberto e livramento condicional, sendo 20 em cada instituição, foram contratados para as atividades. Agora somam 197 reeducandos no Recife; e 96 na Cidade Patrimônio Histórico.   

    A iniciativa é do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Patronato Penitenciário, em parcerias com os municípios. Além do Recife e de Olinda o órgão de execuções penais mantém convênio com Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Petrolina.

    Nas prefeituras, os reeducandos realizam serviços de varrição e capinação de ruas e praças e, em algumas, manutenção de brinquedos nas praças. Pelo serviço são remunerados com um salário mínimo (R$ 954,00), vale-transporte, vale refeição, fardamento e equipamento de proteção individual.   

    “Estamos buscando ampliar os convênios para que a inclusão produtiva dos reeducandos seja o fator que permita sua ressocialização. Além disso, vamos atuar fortemente também na educação e qualificação profissional. Trabalho, renda, educação e qualificação profissional, são os caminhos para resgatar a cidadania no reeducando do Patronato”, destaca Josafá Reis, superintendente do Patronato Penitenciário.

    Atualmente 523 reeducandos do regime aberto e livramento condicional estão no mercado de trabalho através de parcerias com empresas públicas e privadas.

    Cidades: Olinda, Recife
    Assuntos: sjdh, reeducandos, governo de pernambuco, patronato penitenciário,
    Compartilhe: Link para o post: