meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Aberta temporada 2014.2 de cursos de pilotagem defensiva para motociclistas

    O Detran-PE está iniciando a temporada 2014.2 (segundo semestre) de seus cursos de pilotagem defensiva, voltados especificamente para a melhoria do desempenho dos condutores de motocicleta. A primeira turma do Recife terá aulas teóricas e práticas nos dias 30 e 31 de julho. Já nos dias 01 e 02 de agosto, os moradores do Agreste setentrional poderão realizar o curso na cidade de Garanhuns, a primeira contemplada pela interiorização dos cursos de pilotagem defensiva.

    As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE (www.escoladetransito.pe.gov.br). Para cada turma, estão disponíveis 35 vagas. Quem for se inscrever deve ser habilitado(a) na categoria ‘A’ e não possuir restrições no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como, por exemplo, estar com o documento vencido há mais de trinta dias, ou com a CNH cassada ou suspensa.

    Saiba mais

    Assuntos: cidades, secretaria, transito, governo, estado, pernambuco, detran, divulga, curso, pilotagem defensiva, motociclistas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Literatura e Política é tema da V Mostra Sesc de Literatura Contemporânea

    O cinquentenário do Golpe Militar de 1964 deu o mote para a quinta edição da Mostra Sesc de Literatura Contemporânea. Em todas as falas estará presente a relação entre “Literatura e Política”, tema da Mostra. Uma novidade deste ano é a concentração das atividades no Teatro Arraial. O evento, que acontece de 29 de julho a 3 de agosto, integra a programação anual do Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, no Sesc Santa Rita, onde acontecem as ações formativas.

    Em consonância com a direção escolhida pelo Sesc Pernambuco para orientar toda a programação cultural do ano de 2014 – a Memória -, os curadores Cida Pedrosa e Sennor Ramos construíram o roteiro da Mostra em torno de autores que viveram a ditadura militar ou que a registram e refletem em suas obras na contemporaneidade. É o caso de Marcelo Mário Melo e Chico de Assis, jornalistas e poetas pernambucanos que foram presos e nunca se calaram.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, literatura, politica, tema, sesc, mostra
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições para Bolsa Atleta prorrogadas até 01 de agosto

    A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco adiou o prazo das inscrições para o Bolsa Atleta 2014/2015. Os atletas e paratletas pernambucanos têm até o dia 1º de agosto para se inscrever no programa. O edital está disponível no site www.esportes.pe.gov.br assim como a ficha de inscrição e os modelos das declarações necessárias. A seleção é destinada a atletas e paratletas praticantes de esporte de base, estudantil e rendimento, com prioridade para as modalidades olímpicas e paralímpicas. O benefício contempla ainda os atletas guia e auxiliares de atletas que competem e treinam junto aos paralímpicos com deficiência visual T11 e T12, e da bocha classe BC3.

    Os interessados poderão pleitear o benefício do Bolsa Atleta Estudantil (ouro, prata ou bronze nos Jogos da Juventude e Universitários), Regional (ouro em competições regionalizadas), Nacional “A” (ouro em campeonatos brasileiros ou no caso de competições em etapas), Nacional “B” (prata ou bronze em campeonatos brasileiros ou no caso de competições em etapas), Internacional “A” (ouro, prata ou bronze em campeonatos mundiais ou jogos panamericanos ou no caso de competições em etapas), Internacional “B”  (ouro, prata ou bronze em campeonatos panamericanos, sulamericanos ou universíades ou no caso de competições em etapas), Internacional “C” (integrantes da seleção brasileira ou representantes do Brasil em pelo menos duas competições internacionais) e Olímpico ou Paralímpico (participantes da última edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos).

    Para participar é preciso ter idade mínima de 13 anos, residir em Pernambuco, ser praticante de esporte de base, estudantil ou rendimento, estar vinculado à entidade de prática desportiva, não receber salário de entidade de prática desportiva e estar em plena atividade esportiva. As inscrições estão sendo realizadas de forma presencial, das 9h às 12h e das 14h às 16h, na sede da Secretaria Executiva de Esportes (Av. Montevidéu, 145, bairro da Boa Vista, Recife-PE). Mais informações pelo 3184-2677.

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, inscricoes, bolsa atleta, prorrogada
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran-PE terá plantão de vistoria veicular aos sábados

    Até 30 de agosto, a sede do Detran-PE, localizada no bairro da Iputinga, zona oeste de Recife, realizará, aos sábados, plantão de vistoria veicular: sempre das 8 às 14h. O objetivo é atender à população da Região Metropolitana (RMR), onde está localizada a maior parte da frota do Estado. Podem comparecer, para realizar a vistoria, automóveis, motocicletas e veículos utilitários.

    Não podem comparecer ao plantão veículos de grande porte, a exemplo de caminhões e veículos de transporte coletivo como ônibus e táxis. Estes só podem ser vistoriados, durante a semana, na Unidade de Táxis e Coletivos (DUAT) - que fica às margens da BR 101 (sentido Aeroporto, próximo à Avenida Caxangá) ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs) espalhadas pelo Estado.

    Saiba mais

    Assuntos: cidades, secretaria, transito, governo, estado, pernambuco, detran, divulga, funcionamento, unidades, horario, sabados
    Compartilhe: Link para o post:
  • Curta Doze e Meia apresenta duas sessões com o tema “Circuito Tela Verde”

    secultNesta semana o Curta Doze e Meia realizará duas sessões com o tema “Circuito Tela Verde”. A primeira delas é aberta ao público em geral e na programação está o documentário paulistano “À Margem do Lixo”, dirigido por Evaldo Mocarzel. O longa é a terceira parte de uma tetralogia que compõe um retrato do Brasil urbano e mostra a situação dos catadores de materiais recicláveis na cidade de São Paulo. A sessão acontece na próxima quinta-feira (31), a partir das 12h30, no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, com entrada gratuita.

    No mesmo dia, a partir das 15h, o cineclube dá início às sessões escolares do ano de 2014. Cerca de cinquenta estudantes da Escola Itinerante de Informática da RPA-6, pertencente à Rede Municipal de Educação da cidade de Recife, participarão de uma sessão composta por curtas-metragens relacionados à temática “Circuito Tela Verde”. A atividade busca incorporar à realidade dos jovens recifenses a discussão acerca do audiovisual e estimular a formação de cineclubes em ambientes educacionais.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, curta doze e meia, sessoes, tema, tela verde
    Compartilhe: Link para o post:
  • Itep lança novo processo seletivo de alunos para os Centros Tecnológicos

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) lançou novo processo seletivo para o preenchimento de 175 vagas em cursos técnicos de nível médio, oferecidos em quatro Centros Tecnológicos do Estado, geridos pelo Itep. As inscrições poderão ser feitas de segunda-feira (28) até o dia 8 de agosto, presencialmente nas sedes dos CTs, nos municípios do Recife, em Caruaru, em Garanhuns e em Araripina. O valor da taxa de inscrição é de R$ 24,00, a ser paga na rede bancária até o dia 11 de agosto. As provas serão realizadas no dia 17 de agosto. O edital está disponível no site do Itep (www.itep.br).

    Podem se candidatar estudantes que estejam cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio, para o ingresso nos cursos técnicos de nível médio, na forma concomitante ou subseqüente, respectivamente. Os candidatos que têm interesse em solicitar a isenção da inscrição devem indicar no formulário de inscrição o número do Cadastro Único para Programas Sociais e seguir o indicado no edital.

    Saiba mais

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, divulga, itep, lanca, processo seletivo, ct, centro tecnologico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Suape recebe mais de oito mil visitantes em 2014

    Mais de 8,3 mil pessoas, de Pernambuco e dos estados vizinhos, visitaram o Complexo Industrial Portuário de Suape no primeiro semestre desse ano. Este número é 32,3 % maior do que o registrado de janeiro a junho do ano passado, quando 6,2 mil visitantes estiveram em Suape. O maior número foi de estudantes e professores das instituições públicas e privadas de ensino, que somaram 99% dos interessados. Em 2013, eles compunham 97% do total. Neste segundo semestre, as visitas foram retomadas no dia 14 de julho, após a pausa para as férias escolares.

    O aumento entre os visitantes foi puxado principalmente pelo projeto Horizonte Profissional, voltado aos alunos das escolas estaduais de referência em ensino médio e técnicas, que está na quarta edição e prevê receber mais de 12 mil estudantes até o fim do ano. Para agendar uma visita ao Complexo, que é totalmente gratuita, os interessados podem ligar para o telefone (81) 3527.5068 ou enviar um e-mail para visita@suape.pe.gov.br. O responsável pelo grupo deve enviar um ofício assinado pelo diretor ou coordenador da instituição, com a data pretendida, quantidade de pessoas e a relação nominal com RG dos participantes.

    Saiba mais

    Assuntos: suape, governo, estado, pernambuco, ipojuca, complexo, porto, portuario, divulga, recebe, visitantes, 2014
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran libera remarcação gratuita dos exames teóricos e práticos em razão da greve dos ônibus da RMR

    Os moradores da Região Metropolitana de Recife (RMR) que não puderem comparecer ao Detran-PE para realizar os exames práticos e teóricos, em virtude da paralisação dos motoristas de ônibus da RMR, não serão prejudicados.  O Órgão informa que, ao final do dia, os exames serão automaticamente cancelados e o sistema do Detran não registrará a falta dos candidatos. Desta forma, eles poderão remarcar os exames sem o ônus do reteste. A marcação do exame teórico deve ser feita por meio do site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br) e a do exame prático deve ser feita junto ao Centro de Formação de Condutores (CFC) no qual o cidadão se inscreveu para realização das aulas teóricas e práticas.

    Assuntos: cidades, secretaria, transito, governo, estado, pernambuco, detran, divulga, remarcacao, exames, greve de onibus, rmr
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde capacita municípios em testagem rápida

    sesA Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, esta semana, dois treinamentos para capacitar profissionais municipais de saúde para a testagem rápida de Hepatite B e C, Sífilis e HIV. A primeira etapa começa nesta segunda-feira (28) e segue até a quarta-feira (30), no município de Gravatá. A expectativa é capacitar cerca de 40 profissionais. Já a segunda etapa, que acontece em Carpina, será realizada a partir da próxima quinta-feira (31) e prevê a capacitação de cem profissionais. Os encontros têm início às 8h e vão até o final da tarde.

    O foco do treinamento são os servidores que atuam nas maternidades, serviços de atenção básica, laboratórios e centros de testagem e aconselhamento dos dois municípios. De acordo com o técnico Felipe Ferreira, trata-se de um trabalho de rotina, que é desenvolvido pela SES, com o objetivo de possibilitar a realização desses testes, com segurança e eficiência, também nas cidades do interior pernambucano.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, capacita, municipios, testagem rapida, hepatite, b, c, sifilis, hiv
    Compartilhe: Link para o post:
  • Quilombo Timbó recebeu o Cinema na Estrada

    Para chegar à porta da pequena igreja de Nossa Senhora de Nazaré, que fica logo na entrada do Quilombo Timbó, um dos mais antigos de Pernambuco, é preciso subir uma escadaria. Às 19h, olhar de baixo a igreja e ver por cima o céu raro, escuro e estrelado de Timbó, fazia parecer que alguém havia apagado as luzes de uma verdadeira sala de cinema. Sentados na escadaria como em uma arquibancada, os moradores da comunidade esperavam começar o “Cinema na Estrada”, na noite de sábado (26). O público, composto sobretudo de crianças, parecia ansioso para o início da sessão.

    “Desde o ano passado que eu fiquei entusiasmado com o cinema aqui em Timbó. Acho um espetáculo!”, comenta seu Expedito Ferreira da Silva, um dos líderes comunitários do Quilombo, que acompanhou de perto toda a ação. Expedito também sublinhou a importância de programas de formação continuada nos quilombos. Lamentou, por exemplo, que não haja ainda nenhum professor formado de Timbó que possa repassar conhecimentos à comunidade partindo de dentro dela. Para ele, esse empoderamento é essencial para a sobrevivência dos quilombos. Ações como o “Cinema na Estrada” e a oficina de fotografia ministrada por Diego Di Niglio durante a semana são, segundo seu Expedito, essenciais para Timbó, pois abre os horizontes de possibilidades dos morados, principalmente dos jovens.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, quilombo, timbo, recebe, cinema na estrada, projeto, exibicao
    Compartilhe: Link para o post: