meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Suape lidera movimentação de cargas entre portos do Norte/Nordeste

    Suape assumiu a liderança na movimentação de cargas entre os 17 portos públicos do Norte/Nordeste. O porto pernambucano registrou 10,4 milhões de toneladas de produtos no primeiro semestre deste ano, marca superior aos 10,3 milhões de toneladas do Porto de Itaqui (MA), até então primeiro colocado em ranking com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) nas regiões. Entre os 37 portos públicos de todo o País, Suape subiu de sexto para o quinto lugar em movimentação, ficando atrás apenas de Santos (SP), Itaguaí (RJ), Paranaguá (SC) e Rio Grande (RS). O porto pernambucano obteve, ainda, o segundo maior volume de granéis líquidos do Brasil no período, com 7,6 milhões de toneladas, distribuídas sobretudo entre óleo diesel, óleo combustível, óleo bruto de petróleo, GLP (gás de cozinha), querosene de aviação. Isso representa uma alta de 68% ante o primeiro semestre de 2014. O primeiro porto em granéis líquidos foi Santos, com 7,8 milhões de toneladas.

    Com o resultado de janeiro a junho deste ano, Suape volta a bater seu recorde semestral de movimentação de cargas, com um incremento de 38% ante o mesmo período de 2014, quando 7,5 milhões de toneladas passaram pelo porto. Também atinge em junho um novo recorde mensal, quando acumulou 1,9 milhão de toneladas de cargas, o maior volume em um único mês. Essa marca é 72% maior que a registrada em junho de 2014 e 17% superior a maio deste ano.

    “Essa é uma conquista histórica que demonstra a importância de Suape não só para as regiões Norte e Nordeste, mas também para o País inteiro. Mesmo neste cenário econômico difícil, nosso porto bate recordes e avança para se consolidar como um hub port (concentrador e distribuidor de cargas) nas regiões Norte/Nordeste. Esperamos crescer mais de 30% este ano, chegando a 20 milhões de toneladas até dezembro”, comemorou Thiago Norões, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape. Em 2014, Suape encerrou o ano com 15,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas.

    A Refinaria Abreu e Lima é a principal responsável por esses desempenhos de Suape. Desde que entrou em operação, em dezembro passado, a unidade de refino proporcionou o aumento do volume de óleo bruto de petróleo e de derivados de petróleo em geral transportado por via marítima, ocasionando recordes sucessivos de movimentação no porto pernambucano. O total de óleo bruto de petróleo circulando pelo porto chegou a 1,3 milhão de toneladas neste semestre, produto que, até o fim do ano passado, não estava na lista das principais cargas de Suape e que hoje se configura como o quarto item mais importante entre os granéis líquidos. Além dele, destacam-se o óleo diesel, item de maior movimentação, com 2,1 milhões de toneladas; o óleo combustível, com 1,4 milhão de toneladas; GLP, com 1 milhão de toneladas; e o querosene de aviação, com 664,8 mil toneladas.

    CONTÊINEIRES – Além do aumento no volume dos granéis líquidos, Suape comemora a ligeira alta de 0,24% na movimentação de contêineres no primeiro semestre, ante o mesmo período de 2014. Assim, o porto fechou os seis primeiros meses do ano com 203,2 mil TEUs (unidade de medida para contêineres de 20 pés, do inglês Twenty Foot Equivalent Unit).

    EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES – Outro fato a comemorar em Suape no primeiro semestre foi o aumento de 132% nas exportações, com 628,9 mil toneladas movimentadas, mais que o dobro do acumulado nos seis primeiros meses de 2014, quando foram registradas 270 mil toneladas. As cargas mais exportadas foram óleo combustível, contêineres, óleo bruto de petróleo, açúcar e óleo diesel, que tiveram como principais destino as Antilhas Holandesas, a Holanda, a Argentina, a Itália e a Espanha. “Esse momento de desvalorização do real ante o dólar favorece uma mudança para exportação”, explicou o diretor de Gestão Portuária de Suape, Paulo Coimbra.

    “Estamos trabalhando em Suape para consolidar uma estrutura comercial e de negócios dentro do porto dedicada à exportação e à consolidação de cargas. Até o fim deste ano, a tendência é que as exportações aumentem ainda mais”, complementou o vice-presidente de Suape, Bernardo D’Almeida.

    A importação, por sua vez, somou 3,2 milhões de toneladas, uma alta de 1,8% ante os seis primeiros meses de 2014. As cargas mais importadas foram contêineres, óleo diesel, GLP e querosene de aviação. Os principais países de origem das cargas foram os Estados Unidos, Argentina, Emirados Árabes, Antilhas Holandesas, México, China e Índia.

    A cabotagem, que é a navegação costeira entre portos do mesmo país, registrou 6,5 milhões de toneladas entre embarques e desembarques, crescendo 59%. A quantidade de atracações de 2015, por sua vez, foi 5,5% maior que 2014, passando de 758 para 800 navios, o que equivale a aproximadamente 135 embarcações por mês no porto pernambucano. O Porto de Suape opera 24 horas por dia, sete dias por semana, tendo capacidade para receber navios de até 170 mil toneladas por porte bruto (TPBs) e 305 metros de comprimento.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Saúde Coletiva: alunos da UPE atuarão na Secretaria Estadual de Saúde

    Nesta terça-feira (28/07), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu uma equipe da Universidade de Pernambuco (UPE) para tratar das atividades práticas dos alunos do curso de graduação em Saúde Coletiva. Nove estudantes do quinto período, a partir do dia 12 de agosto, irão realizar a prática em serviço dos componentes curriculares nas três diretorias da Secretaria Executiva de Coordenação Geral da SES. 
     
    Segundo a coordenadora da graduação, Joselma Cordeiro, os alunos, futuros sanitaristas, terão a oportunidade de vivenciar na prática diversas atividades relacionadas à profissão. Já a secretaria executiva de Coordenação Geral da SES, Ana Cláudia Calou, cita as áreas de Telesaúde, Economia e Informação em Saúde, orçamento e o funcionamento da Gerência Regional de Saúde como algumas das áreas de aprendizado dos estudantes.  
     
    Também participaram da reunião a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES, Ricarda Samara, e a professora e coordenadora da prática em serviços dos componentes curriculares da UPE, Cristina Sette.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • PGE promove curso sobre RDC nesta semana

    O Regime Diferenciado de Contratações (RDC) é o tema do curso que será ministrado nestas quinta (30) e sexta-feira (31), na Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE). Promovida pelo Centro de Estudos Jurídicos (CEJ) da PGE-PE, a programação tem como público-alvo procuradores, advogados dos setores jurídicos das secretarias estaduais e servidores que lidam com RDC.

    O objetivo do curso é promover o debate sobre as principais inovações nas licitações e contratos, com base na Lei nº 12.462/2011. O tema será apresentado pelo diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT), Marcelo Bruto Correia da Costa, em encontros que acontecerão das 14h às 18h, no auditório do edifício-sede da PGE-PE, localizado na Rua do Sol, 143, bairro de Santo Antônio.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDEC amplia diálogo com empresas norte-americanas em Pernambuco

    As vantagens competitivas, as políticas públicas que tornam Pernambuco um ambiente de negócios diferenciado no Brasil e as perspectivas de novos investimentos foram alvo de debate na manhã desta quinta-feira (28) no U.S. Business Forum. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, apresentou os avanços registrados pelo Estado para executivos de empresas norte-americanas com operações em Pernambuco. O encontro, promovido pelo Serviço Comercial do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, aconteceu no campus da FBV/Devry Brasil.

    Thiago Norões dedicou atenção especial ao Complexo Industrial Portuário de Suape em sua explanação. Além de contar com cerca de 200 empresas instaladas e em implantação em seu território e área de influência, R$ 2,2 bilhões em investimentos públicos e 10 polos industriais consolidados, o Porto registra recordes sucessivos de movimentação de cargas.

    “Em 2014 foram 15,2 milhões de toneladas. E neste primeiro semestre já atingimos 10 milhões de toneladas movimentadas. O início de operação da Refinaria foi determinante. Nossa expectativa é ampliar em quase um terço a movimentação em Suape em 2015”, pontuou o secretário.

    A inclusão de cinco novos terminais em Suape no Plano de Investimento em Logística (PIL) do Governo Federal, descortina, segundo Norões, um novo ciclo de aportes e geração de emprego na construção civil, aliado à sinalização da Petrobras de retomada nas obras do segundo trem da Refinaria Abreu e Lima.

    Setores eleitos como estratégicos, o pioneirismo em políticas de incentivo às energias renováveis, a gestão integrada dos recursos hídricos e o novo modelo de gestão pública de Pernambuco foram outros temas presentes na apresentação do secretário. Em seguida, executivos de empresas como Alcoa, Marriott, Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Walmart, Fedex, Coca-Cola e American Airlines debateram o cenário macroeconômico do País, mudanças no sistema tributário e projetos de infraestrutura.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mais de mil servidores capacitados no primeiro semestre

    O Centro de Formação dos Servidores Estaduais de Pernambuco (CEFOSPE) aproveitou o II Encontro do Cefospe com Gestores de RH’s do Estado para divulgar o balanço do primeiro semestre.  Segundo a diretora, Analúcia Cabral, de janeiro a junho foram 1.094 servidores capacitados de 73 órgãos e entidades estaduais. “Todo nosso trabalho é embasado na premissa de valorizar o servidor através da educação corporativa. Fechamos o primeiro semestre de 2015 com avaliação de metodologia acima de 9.0”, celebra.

    Ainda de acordo com Cabral, a Secretaria de Administração (SAD) é o órgão que mais demanda cursos na instituição. Outro destaque do Encontro foi a palestra sobre Desenvolvimento Humano Organizacional, ministrada pela psicóloga e mestra em Planejamento e Gestão Organizacional pela Universidade de Madri, Tereza Nunes.

    Além de trabalhar o emocional dos presentes com poemas e textos motivadores, a psicóloga também discorreu sobre Gestão Estratégica de RH e seus desafios, como a definição de estratégias de gestão de pessoas. “Fomentar o desenvolvimento dos líderes e gerar impactos reais na organização é o nosso dever. Por isso as estratégias são tão importantes. Elas nos permitem dominar os preceitos do negócio e estabelecer ações assertivas para determinado tipo de problema, buscando aperfeiçoar processos”, explica.

    Para a gestora do setor de Gestão de Pessoas da SAD, Fernanda Almeida, a palestra “foi importantíssima para que possamos tomar mais consciência do nosso papel nas instituições e desenvolver a valorização dos servidores”. O evento contou a presença da Secretária Executiva de Pessoal e Relações Institucionais da SAD, Marília Lins.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo defende ações integradas entre a Sudene e os governos do Nordeste

    Durante a posse do novo titular da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), João Paulo, o governador Paulo Câmara defendeu mais ações integradas entre a entidade e os governos do Nordeste. O ato foi realizado nesta terça-feira (28), na sede do órgão, no Recife.

    "Queremos um Nordeste cada vez mais forte; nós, governadores, estamos mais unidos. Queremos ajudar o Brasil a superar os desafios dos próximos anos. Sabemos que é possível e vamos estar juntos fazendo parcerias em favor do Nordeste e do Brasil. Queremos governabilidade e instituições mais fortes", argumentou Paulo Câmara.

    Para o chefe do Executivo pernambucano, é preciso manter o foco no planejamento para se proporcionar um ambiente econômico animador. "O Nordeste é uma região que cresce mais do que o Brasil e que tem gerado oportunidades para os brasileiros. No entanto, apesar dos avanços obtidos nos últimos anos, muito ainda temos a fazer. A região tem 28% da população brasileira e apenas 13% do PIB do País. Esse processo de desigualdade precisa ser parado e o planejamento tem que ser focado no desenvolvimento social e econômico", cravou Paulo.

    O governador de Pernambuco falou ainda sobre o valor do Nordeste para o Brasil. "Eu não me canso de repetir o que o ex-governador Eduardo Campos dizia: 'O Nordeste não é mais o problema, o Nordeste é parte da solução do Brasil'", salientou.

    Sobre a posse de João Paulo, o governador disse estar animado com a presença de um pernambucano na importante instituição. "É uma felicidade nós termos novamente no comando da Sudene um pernambucano, a quem desejo sorte nesse novo desafio", afirmou Paulo Câmara, pontuando ainda os avanços da gestão do alagoano José Márcio, que antecedeu João Paulo.

    Além de Paulo Câmara, participaram da solenidade os governadores Ricardo Coutinho (Paraíba) e Camilo Santana (Ceará); o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi; os vice-governadores João Leão (Bahia) e Margarete Coelho (Piauí); a senadora Fátima Bezerra (RN); além dos prefeitos Geraldo Julio (Recife) e Renildo Calheiros (Olinda); do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa; e de deputados federais, estaduais e vereadores.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Prêmio Pelópidas Silveira aceita inscrições até o dia 31 de agosto

    O prazo para as inscrições no I Prêmio Pelópidas da Silveira em Planejamento e Gestão Urbana e Regional entra em sua fase final. Os interessados terão até o próximo dia 31 de agosto para enviar seus trabalhos para a Secretaria Planejamento Orçamento e Gestão que, através da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas (Condepe/Fidem), é responsável pela iniciativa. O Prêmio, que recompensará estudos e práticas bem-sucedidas na área de planejamento urbano de todo o País, faz parte da comemoração do centenário de nascimento do engenheiro e duas vezes prefeito do Recife, Pelópidas Silveira.

    As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos sites www.condepefidem.pe.gov.br ou www.seplag.pe.gov.br. Podem concorrer ao prêmio estudantes do ensino médio, técnico e superior, graduados, pós-graduados e profissionais atuantes na área. São três modalidades disponíveis, redações, artigos científicos e projetos de experiências exitosas.

    Os trabalhos apresentados devem contemplar cinco eixos temáticos: o Estatuto das Metrópoles: Oportunidades e Desafios; o sistema de Informações Geográficas como Instrumento do Planejamento Urbano e Regional; o Fortalecimento Institucional, Planejamento e Gestão Urbana e Regional; a Utilização dos Espaços Residuais em Áreas Urbanas; e a Urbanização de Áreas de Assentamentos de Interesse Social. Além disso, deverão corresponder a diferentes tipos de ações governamentais, tais como: promoção e apoio à governança metropolitana; gestão do uso e ocupação do solo; fortalecimento da gestão de ações consorciadas em Regiões Metropolitanas e em Regiões de Desenvolvimento; e planos e projetos de desenvolvimento local sustentável.

    Os resultados serão divulgados no dia 1º de fevereiro de 2016. Já a entrega dos prêmios ocorrerá em 16 de abril do próximo ano, no encerramento das comemorações pelo centenário de Pelópidas Silveira. Serão premiadas até três redações com um tablet, com sistema operacional instalado; até três artigos científicos no valor de R$ 5 mil cada e até três projetos de experiência exitosa no valor de R$ 8 mil cada.

    O Prêmio é realizado em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto de Arquitetos do Brasil e a Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE).

    Memória
    Nascido em 15 de abril de 1915, Pelópidas Silveira administrou o Recife pela primeira vez em 1946, nomeado pelo então governador José Domingues da Silva. Permaneceu seis meses no cargo. Na primeira eleição popular para a Prefeitura da capital, em 1955, Pelópidas foi eleito com 81 mil votos. Em sua gestão, contribuiu para o desenvolvimento urbanístico do Recife. Ficou conhecido pelo alargamento da Avenida Conde da Boa Vista e a abertura da Avenida Dantas Barreto, na área central da cidade. Outras intervenções, como a instalação do bonde elétrico e a higienização de feiras públicas, também marcaram a administração de Pelópidas. Ele também é reconhecido por promover a primeira iniciativa de participação popular no Estado, com o estímulo à formação de associações de bairro, um modelo que inspirou o Seminário Todos por Pernambuco, do Governo do Estado. Pelópidas faleceu em setembro de 2008.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Tudo pronto para o 8º Festival de Cinema de Triunfo

    Amantes do cinema e moradores do sertão do Pajeú vão mergulhar num intenso circuito de exibições, debates e oficinas audiovisuais. É que começa já na próxima semana, 3 de agosto, a 8ª edição de um dos mais charmosos e admirados festivais de cinema brasileiro, o Festival de Cinema de Triunfo. Trinta e quatro filmes, de onze estados brasileiros, vão integrar as mostras competitivas e concorrer a uma premiação total de 40 mil reais.

    Até o sábado, 8 de agosto, o evento vai ocupar um dos mais belos cinemas de rua do estado, o Cine Theatro Guarany, e homenagear duas personalidades que tanto contribuíram para os atuais prestígio e êxito do cinema pernambucano: Fernando Monteiro e Kátia Mesel. Fernando é escritor e cineasta, um dos principais nomes da chamada “Geração 65”, movimento literário contracultural originado em Jaboatão dos Guararapes e que até hoje inspira artistas das mais diversas linguagens e expressões culturais. Kátia é artista gráfica, arquiteta e primeira mulher cineasta de Pernambuco a participar de um festival de cinema nacional – a II Jornada de Cinema da Bahia, em 1973.  Seu documentário Recife de Dentro pra Fora é o curta-metragem em 35mm, mais premiado da década de 90.

    A grade de debates e oficinas, diferencial que tem contribuído para o fomento e a sustentabilidade da nossa produção audiovisual, também é destaque este ano. Para o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, “a nova edição do festival reafirma seu papel de difundir e valorizar o cinema contemporâneo, mas olha pra frente e também assume a responsabilidade de contribuir para a formação de novos realizadores e críticos na área”. Além de dois seminários e um Master Class com o diretor Hilton Lacerda, a programação deste eixo vai oferecer oficinas gratuitas de “Mídias Móveis”, com Marlom Meirelles; “Elaboração de Projetos para o Funcultura do ponto de vista da Produção Executiva” e Direção para Documentários”, com Marcelo Pedroso, esta última fruto de uma parceria institucional com o Centro de Audiovisual Norte e Nordeste (Cannes/Fundação Joaquim Nabuco). Além do já tradicional minicurso de “Crítica de Cinema”, do qual estudantes e professores da rede pública saem para compor o Júri Popular do festival.

    De acordo com Márcia Souto, presidente da Fundarpe, “outra diretriz do evento é incluir novos públicos, ir além dos espaços tradicionais das salas de cinema e de aula”. Nesse sentido, além das mostras competitivas e especiais (Animage, Stop Motion e Museu do Cais do Sertão), também vão acontecer, em parceria com o Sesc, sessões itinerantes do Cinema na Estrada (mostra Cine Jardim), que vai alcançar moradores de bairros/distritos mais afastados do centro de Triunfo e até um outro município, Santa Cruz da Baixa Verde. “Fortalecer a cadeia do audiovisual em Pernambuco não se trata apenas de ampliar os recursos do Funcultura Audiovisual, por exemplo, mas contribuir para que o cinema esteja cada vez mais no dia a dia de todos os pernambucanos”, complementa a presidente.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Ganhe o Mundo embarca 49 estudantes para o Chile

    O sorriso largo de Daniel Rodrigues, 16 anos, estudante da Escola de Referência em Ensino Médio Capitão Nestor Valverde de Carvalho, em Floresta, no Sertão, mostrou que o Programa Ganhe o Mundo (PGM), da Secretaria Estadual de Educação (SEE), é, de fato, uma fábrica constante de sonhos. Daniel, que nunca saiu de Pernambuco, embarcou, no último sábado (25), para o Chile onde passará um período letivo aperfeiçoando o espanhol e aprendendo uma nova cultura.

    “Estou feliz. Quero aproveitar a oportunidade. Chegar até aqui não foi nada fácil, mas agora quero conhecer a cultura do Chile e estudar bastante. As oportunidades que aparecerem eu vou aproveitar. O intercâmbio é o início de um futuro promissor que poderei ter se souber aproveitar a chance que estou tendo”, disse o jovem que embarcou com outros 48 estudantes da Rede Estadual de Educação.

    A oportunidade que Daniel teve também foi a mesma que, no mesmo dia, foi oferecida aos estudantes dos assentamentos Vida Nova e Terra Nova. Júlio Cesar Cruz e José Edson Izidorio, respectivamente. Assim como o colega, eles também foram “ganhar o mundo” e descobrir novas oportunidades, além das que eles tiveram em São José do Belmonte, no Sertão, cidade onde eles moram com a família. “Conseguir a vaga não fácil. Mas ser aprovado mostrou que somos capazes de realizar os nossos sonhos. Para isso, basta ter foco, direcionamento e objetivo”, disse Júlio Cesar.

    PGM - Na edição de 2015 do PGM, 1.011 alunos terão a oportunidade de participar do programa. Criado em 2011, o Programa Ganhe o Mundo já beneficiou 3,4 mil estudantes do ensino médio. Os selecionados têm todas as despesas pagas pelo Governo do Estado, desde passagem aérea, até hospedagem em casa de família, matrícula em escola de ensino médio, seguro de saúde, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ação marca Dia Contra as Hepatites Virais

    A hepatite é uma doença silenciosa, que pode ser causada por vírus e pelo abuso de medicamentos, álcool e outras drogas. E pode ser transmitida pelo contato com sangue contaminado ou sexo sem proteção. Para chamar atenção da população e marcar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, nesta terça-feira (28/07), uma ação de prevenção e testagem para hepatites B e C, na Estação Central do Metrô, no Centro do Recife, a partir das 9h.

    Ainda durante a mobilização, que conta com a parceria do Metrorec, serão distribuídos material informativo e camisinhas. “Em alguns casos, as hepatites podem não apresentar sintomas e o diagnostico precoce é muito importante para o tratamento da doença. Assim, é fundamental se prevenir e fazer os testes de detecção, que podem ser feitos nos centros municipais de Testagem e Aconselhamento (CTAs) ou nos postos de saúde mais próximo a sua casa”, comenta o coordenador de DST/Aids da SES, François Figueroa.

    No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B, C e D e a evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. A hepatite B é a mais comum, sendo 90% dos casos curáveis. A principal forma de contágio é pela relação sexual sem preservativos, pelo sangue ou é passada da mão para o filho durante a gravidez (congênita). Já a hepatite C é prioritariamente transmitida pelo contato com sangue contaminado, vias sexuais e transmissão vertical (da mãe para o bebê). No caso da hepatite A, a infecção é fecal-oral pela ingestão de água ou alimentos contaminados.

    Os postos de saúde disponibilizam vacina para a hepatite B. A hepatite C ainda não possui vacina.

    As principais formas de se proteger contra as hepatites são:
    a) Uso correto e sistemático de preservativos em toda relação sexual;
    b) Tomar vacina contra hepatite B (são 03 doses)
    C) Não compartilhar nada que fure ou corte (material de uso pessoal como: alicates de unha, lâminas de barbear, escovas de dente, tesourinhas de unha; material para tatuagem e piercing).

    Sintomas: Quando apresentam sintomas, as hepatites podem provocar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: