meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • João Lyra Neto participa de homenagem da Câmara Federal ao ex-governador Eduardo Campos

    "Um guerreiro que honrou a melhor tradição pernambucana". Foi o que disse o governador João Lyra Neto sobre seu antecessor, o ex-governador Eduardo Campos, após sessão solene em homenagem ao ex-gestor, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira (02/09). O ato do Poder Legislativo também prestou homenagem ao ex-deputado federal pelo estado de Sergipe, Pedro Valadares, falecido na tragédia aérea que também vitimou três assessores do ex-governador e dois pilotos, em Santos, no último dia 13.

    Solicitada pela Liderança do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara, a sessão solene, realizada no Auditório Nereu Ramos, contou com a presença de familiares de Eduardo Campos e Pedro Valadares, além de parlamentares federais, lideranças políticas e admiradores. "Este é um dos atos mais difíceis de nossas vidas enquanto parlamentares. Mas devemos este reconhecimento a dois grandes amigos que fizemos nesta Casa legislativa, e que muito ainda tinham  a contribuir com o Brasil", afirmou o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves.

    Antes de governar Pernambuco por dois mandatos, entre janeiro de 2007 e abril de 2014, Eduardo Campos exerceu três mandatos de deputado federal, entre 1995 e 2006. Por sua vez, Pedro Valadares também exerceu três mandatos federais, e nos últimos meses vinha atuando na campanha de Eduardo à Presidência da República. Os familiares receberam do presidente da Câmara placas em agradecimento pelos serviços prestados ao Poder Legislativo e à população brasileira.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Réveillon: moradores de Fernando de Noronha vão definir perfil musical da grande festa

    fernandoUm cenário perfeito para receber o novo ano: boa música e gente bonita em uma ilha paradisíaca. Assim é o tradicional réveillon em Fernando de Noronha, que todos os anos, movimenta bastante o arquipélago, sendo considerada uma das festas mais cobiçadas do país. Pensando nisso, a Administração da ilha, por meio da Coordenadoria de Ecoturismo, se antecipou e está realizando uma pesquisa com os moradores com objetivo de identificar o gosto musical da comunidade para a produção da programação da “viradinha do ano”.

    “Esta iniciativa surgiu do interesse em dar voz à comunidade. Saber dos noronhenses que tipo de atração musical pode fazer desse um réveillon inesquecível. Esta é uma das festas que mais movimentam a ilha devido ao período de alta estação”, afirmou a Coordenadora de Ecoturismo da ilha, Manuela Fay.

    Quatro funcionários do Posto de Informações Turísticas estão abordando os moradores da ilha, seja por visita em residências ou em estabelecimentos comerciais, aplicando os questionários. Ao todo, serão colhidas mil opiniões no decorrer dessa semana.

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, moradores, definem, perfil musical, reveillon
    Compartilhe: Link para o post:
  • João Paraibano deixa poesia popular como herança

    secult“Estou ficando cansado / o corpo sem energia / Jesus pintou meu cabelo / no final da boemia / pintou mas nem perguntou / qual era a cor que eu queria!”. A poesia nordestina entra de luto nesta terça-feira (2) com a morte do poeta João Pereira da Luz, mais conhecido como João Paraibano, aos 62 anos. A causa da morte foi uma infecção generalizada, decorrente de um atropelamento por moto sofrido pelo poeta no último dia 3 de agosto.

    “Perdemos grandes nomes da nossa cultura este ano. Para conviver com essas faltas, só mesmo engrandecendo e elevando cada vez mais o que os mestres nos deixam. Que a poesia de João Paraibano esteja sempre entre nós”, diz o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelo Canuto.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, joao paraibano, poesia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Provas da seleção para cursos técnicos a distância já começaram

    seeOs candidatos que se inscreveram para concorrer a uma das 5.670 vagas de cursos técnicos a distância, oferecidas pela secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), devem ficar atentos ao horário e data de realização da prova indicado do cartão de inscrição. As provas começaram a ser realizadas nesta segunda-feira (1) e seguem até a quarta-feira (10), de acordo com o agendamento realizado pelo candidato no momento da inscrição.

    Não haverá alteração das datas e horários, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a viabilização do local para realização da prova, sob os seguintes requisitos: computador conectado a internet com velocidade mínima de 256Kbps; Software navegador para internet Mozilla Firefox (a partir da versão 20), Internet Explorer (a partir da versão 7) ou Google Chrome (a partir da versão 27); todos com configuração padrão com permissão de abertura de janelas tipo popup e gravação de arquivos do tipo cookies.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, provas, selecao, cursos tecnicos, ead, distancia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Servidores nascidos em setembro devem fazer recadastramento

    Teve início a partir do dia 1º de setembro o processo de recadastramento para os servidores nascidos no mês. Os servidores deverão confirmar ou atualizar seus dados cadastrais no Portal do Servidor. O processo, anual e obrigatório, faz parte do Programa de Recadastramento Permanente do Governo do Estado.

    No dia 1° do mês seguinte, tem início o prazo para os aniversariantes do mês de outubro. É importante salientar que a atualização da data de nascimento, o recadastramento dos professores da Secretaria de Educação ou a avaliação de desempenho são processos independentes e não dispensam o servidor da efetuação do Recadastramento Permanente do Governo do Estado.

    Devem realizar o recadastramento colaboradores efetivos da ativa, militares, comissionados e temporários, inclusive cedidos, licenciados e afastados.  Para sua realização, o servidor deve acessar o link www.recadastramento.pe.gov.br e preenchê-lo com CPF e senha (mesma utilizada para visualização do contracheque). Aposentados e pensionistas estão dispensados do procedimento.

    Saiba mais

    Assuntos: sad, secretaria, administracao, governo, estado, pernambuco, divulga, recadastramento, servidores, setembro, data de nascimento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência abre vagas para monitoria voluntária na SNCT

    O Espaço Ciência, um dos polos principais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco, abre vagas para monitores voluntários. Os interessados, que deverão estar cursando nível superior, poderão se inscrever até dia 13/09 através de formulário eletrônico disponível no site do Espaço Ciência.

    Os monitores atuarão no Espaço Ciência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento promovido anualmente pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que tem como objetivo mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. A programação do Espaço Ciência envolve exposições e oficinas temáticas.

    Cronograma
    02 a 13/09 - Inscrições no site do Espaço Ciência
    15 a 19/09 - Treinamento dos monitores voluntários com os Coordenadores do Espaço Ciência
    13 a 19/10 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, espaco ciencia, divulga, vagas, monitoria, voluntaria, snct
    Compartilhe: Link para o post:
  • Site-jogo Contos de Ifá será lançado no próximo fim de semana (6), em Guadalupe, Olinda

    O projeto conta com a criação do site-jogo baseado na Matriz Africana Contos de Ifá, além de oficinas e interação com a comunidade de Olinda. O lançamento do projeto será no próximo sábado, 6, com entrada gratuita na Sambada de Coco, em Guadalupe, Olinda, e contará com uma roda de conversas com a própria comunidade sobre o projeto.

    Contos de Ifá é uma plataforma educativa de jogos de aventura baseada na mitologia de matriz africana construída a partir de uma narrativa lúdica com 4 fases as quais representam, cada uma, a história de um orixá: Exu, Ogun, Oxóssi e Omolu. Esta é a primeira versão do jogo.

    A plataforma é uma iniciativa do Terreiro Ilê Axé de Oxum Karê, do Centro Cultural Coco de Umbigada de Olinda e da 3Ecologias, empresa que desenvolve ambientes de interação na web e aplicativos para computação ubíqua.

    Saiba mais

    Assuntos: tvpe, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, divulga, lancamento, site, jogo, olinda
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital Agamenon Magalhães se conecta a Rede Rute

    sesCredenciado pelos ministérios da Educação e da Saúde como instituição de ensino e pesquisa, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM), localizado na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, passa a fazer parte, nesta terça-feira (2), da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). A cerimônia de implantação será presidida via teleconferência, a partir de Brasília, pelo médico Luiz Ary Messina, coordenador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que faz parte do programa Telessaúde Brasil Redes.

    “É um fato importante para a nossa comunidade e vai contribuir bastante com a missão de ensino e pesquisa. Tanto com os alunos da graduação quanto nas especialidades das residências”, comemora a gerente do Centro de Estudos e coordenadora da sala de teleconferências do HAM, Aparecida Lacerda. Cerca de 50 estudantes participam das atividades de ensino e pesquisa do Agamenon Magalhães a cada mês.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, hospital, agamenon magalhaes, conecta, rede rute
    Compartilhe: Link para o post:
  • Proerd oferece IV Curso Nacional de Instrutor

    Visando formar novos multiplicadores da cultura de paz, o Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, estará oferecendo de 15 a 26 de setembro o Curso Nacional de Instrutores. Esse é o 4º curso realizado pelo Programa em 2014, que já formou 60 novos instrutores nesse ano.

    O Proerd é formado por policiais militares voluntários que desenvolvem palestras preventivas contra o uso de drogas, em escolas públicas e privadas. De acordo com o coordenador Regional do Programa, capitão Fábio Carneiro, o PROERD atende à crianças e adolescentes trabalhando temas como: tabaco, álcool, maconha, crack e outras drogas; além de bulling e autoestima. O objetivo das palestras é habilitar os jovens a resistirem às drogas e capacitá-los a tomarem decisões seguras e conscientes.

    Saiba mais

    Assuntos: sds, secretaria, defesa, social, governo, estado, pernambuco, divulga, proerd, oferece, curso, nacional, instrutor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ave Sangria voa alto novamente

    secultHá quatro décadas, os corações do Recife sangravam ao som de uma música que soava meio que entre o rock’n'roll e o baião nordestino. Seis jovens – Marco Polo, Paulo Rafael, Ivson Wanderley, Almir de Oliveira, Agrício Noya e Israel Semente Proibida – subiam ao palco do pomposo Teatro de Santa Isabel, nos dias 28 e 29 de dezembro de 1974, para o que seria o derradeiro voo da Ave Sangria. Sob o nome de “Perfumes Y Baratchos”, aqueles foram os dois últimos shows da banda, uma das pontas de lança do udigrudi pernambucano. Quase quarenta anos depois, a Ave Sangria se reencontra, nesta terça (2), no mesmo Teatro de Santa Isabel, para realizar um show que, por toda a carga histórica que possui, já promete ser antológico. O show faz parte de um projeto incentivado pelo Governo do Estado, através do Funcultura, que prevê também o relançamento do primeiro álbum da banda, homônimo, de 1974, e lançamento oficial, em disco, do show “Perfumes Y Baratchos”. Ambos, em CD e vinil. A apresentação, que começa às 20h, vai reunir um numeroso público, ávido por rememorar – ou ver, pela primeira vez – essas lendas da música pernambucana, juntas novamente.

    Da formação original, sobem ao palco Marco Polo (voz), Almir (violão), Paulo Rafael (guitarra) e Ivinho (guitarra) – Israel Semente faleceu em 1995, e Agrício não participará devido a problemas de saúde. A expectativa é grande, não apenas por parte do público – que esgotou todos os ingressos – mas também da banda. Marco Polo, vocalista e responsável pela maioria das letras do Ave Sangria, conta que o clima de reencontro nos ensaios, tem sido prazeroso. “É muito gratificante pra gente fazer esse show. Pelo fato de estarmos juntos novamente, e, mesmo depois de tanto tempo, percebermos que ainda existe uma química musical entre nós“, conta.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, ave sangria, musica
    Compartilhe: Link para o post: