meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Reeducandos trabalham na recuperação ambiental do antigo Lixão de Muribeca

    | Meio Ambiente

    Muribeca 

    Um total de nove hectares foi replantado por eles, que cumprem pena no regime aberto.

    Uma área insalubre no Aterro de Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, poluída e dominada pelo chorume, líquido proveniente da decomposição de matéria orgânica está dando lugar a um cenário agradável, cercado por espécies como: sabiá, coentro, jaca, cajá, mamão, tudo cultivado pelas mãos de reeducandos do regime aberto, atendidos pelo Patronato Penitenciário de Pernambuco.

    Dos 62 hectares de área do aterro, 50 já foram recuperados, sendo nove hectares pelos privados de liberdade. O trabalho de replantio faz parte de um convênio entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e a Emlurb para utilização dessa mão de obra. 

    Atualmente quatro estão empenhados no plantio, na limpeza da área e na utilização de dois carros pipa, diariamente, para evitar incêndios no local. Os serviços já foram realizados por 18 reeducandos, responsáveis pelo cultivo das árvores espalhadas pelo antigo lixão.

    Para o plantio foi necessário o aterro de 30 a 40 cm do solo para que não houvesse contaminação das plantas com o chorume, ainda presente na terra.  “O replantio começou em 2009, em cumprimento ao Termo de Ajuste de Conduta determinado pelo Ministério Público, e, atualmente já temos, aqui, mais de 2.500 plantas”, explica Rodrigo Matos Filizzola. Estamos, inclusive, trabalhando no cultivo de gramas que vão auxiliar no plantio das espécies”, informa.

    E.A. N, 54, encontra-se há dois anos e meio trazendo vida para o aterro de Muribeca. “Aprendi a roçar o mato, a plantar mudas, e quando cheguei aqui não tinha essa plantação, era tudo diferente”.

    Os resíduos que antes eram jogados no Lixão de Muribeca passou a ser enviado para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR Candeias), que fica próximo ao aterro.   

    FOTOS: Ray Evllyn e Divulgação

    Assuntos: sjdh, aterro da muribeca, reeducando, sustentabilidade,
    Compartilhe: Link para o post:
  • MEI recebe isenção de taxas

    | Economia, Emprego

    MEI 

    Devido à uma solicitação nacional de diversas entidades, incluindo o Fórum Estadual da Micro e Pequena Empresa de Pernambuco (Fempe), ao Comitê para a Gestão Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM) foi formalizada a redução, a zero, para o MEI, de todos os custos referentes ao licenciamento e baixa de empreendimentos enquadrados nesta classificação.

    Isso inclui taxas de abertura, inscrição, registro, alvará de funcionamento, licença, cadastro, alterações e procedimentos de baixa e encerramento, licença de funcionamento do Corpo de Bombeiros (exceto serviços de vistoria técnica e análise de projeto), emolumentos e demais contribuições relativos ao MEI, de qualquer um dos entes da federação – União, Estados, Distrito Federal ou Municípios.

    A medida foi positivada com a inclusão do §3º do artigo 4º da lei 123/2006, a qual institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, e representa um estímulo à valorização da micro e pequena empresa no País. Lembrando que essa resolução não se aplica ao pagamento da contribuição mensal referente ao INSS e impostos tais como ICMS e ISS, do seu DASN.

    Assuntos: sempetq, mei, reducao taxas,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara anuncia pacote de ações contra a corrupção

    | Administração
     anticorrupção
     
    Governador assinou decretos que regulamentam aspectos da Lei Estadual Anticorrupção e fomentam a modernização e
     profissionalização da gestão pública. Iniciativa antecede o Dia Internacional Contra a Corrupção, neste domingo (09).

    Visando fortalecer a política de combate a práticas ilícitas contra a administração pública, o governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (07.12), cinco decretos que regulamentam aspectos da Lei Estadual Anticorrupção, de Nº 16.309/2018. Fundamental para promover um maior controle social e ético na administração do Estado, a medida dialoga ainda com a modernização e profissionalização da gestão pública, um dos pilares estratégicos para as ações de prevenção à corrupção. Os decretos assinados pelo governador, no Palácio do Campo das Princesas, estão em sintonia com as ações do Dia Internacional Contra a Corrupção, a ser celebrado neste domingo, 9 de dezembro. Essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar sobre a corrupção em nível mundial.

    “Assinamos hoje, cinco decretos que vão ao encontro daquilo que tanto prezamos no serviço público, que é o combate às más práticas e o olhar que precisa ser dado para a ética e a integridade na administração pública. Então, é uma modernização da nossa legislação, alinhada com o que nós queremos, que é fomentar servidores cada vez mais engajados, trabalhando e oferecendo melhores serviços públicos, com ética e integridade. O Governo do Estado é incansável nessas ações. Isso é primordial para servir bem a população”, destacou o governador.

    Os decretos dispõem principalmente sobre a atuação e a conduta dos agentes públicos, de acordo com os aspectos tratados na Lei. São eles: Código de Ética dos Agentes Públicos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual (Nº 46852/2018); Sistema de Gestão de Ética dos Agentes Públicos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual (Nº 46853/2018); Código de Conduta da Alta Administração do Poder Executivo Estadual (Nº 46854/2018); Política de Governança da Administração Pública Estadual Direta, Autárquica e Fundacional (Nº 46855/2018); e Critérios de Avaliação do Programa de Integridade no âmbito do Poder Executivo Estadual (Nº 46856/2018).

    O secretário da Controladoria Geral do Estado, Ruy Bezerra, ratificou a importância dos decretos no aprimoramento do controle social e de ética na administração pública. “Diante dessa temática de trabalhar a administração pública na prevenção e no combate à corrupção, o governador está editando, na passagem do Dia Internacional contra a Corrupção, cinco decretos que têm uma temática muito ligada à nossa Lei. Entre eles, um que trata da modernização e profissionalização da gestão pública, com a implantação dos programas de governança, iniciativa que ainda não existia em âmbito estadual no Brasil, apenas na Federação. Ou seja, Pernambuco está sendo pioneiro e vai trabalhar essa questão da governança também em todos os órgãos e entidades da administração pública”, explicou.

    DECRETOS – O Código de Ética serve como base para a administração pública, trazendo um ganho exponencial na questão da orientação do agente, servindo também como parâmetro para a solução de problemas. Além desse, a Lei prevê o Código de Conduta da Alta Administração, que aplica-se aos Secretários de Estado; titulares de cargos de natureza especial, ocupantes de cargo de Direção e Assessoramento Superiores e Presidentes e Diretores de Autarquias, inclusive as especiais, e de Fundações Públicas ou autoridades hierarquia equivalentes; Presidentes e Diretores de Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista, dependentes ou independentes do Tesouro Estadual. Partindo da premissa de que a postura das autoridades serve como exemplo, o código versa sobre transparência dos atos praticados e comportamento.

    A partir desses normativos, foi desenvolvido pela Secretaria da Controladoria-Geral, com apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Administração (SAD), o Sistema de Gestão de Ética, que traz a estrutura operacional necessária para atuação das comissões de ética, além da criação da Comissão de Ética Pública (CEP), composta por sete brasileiros de reconhecida idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública, designados pelo Governador do Estado, constituindo ainda a Rede de Ética do Poder Executivo Estadual.

    Em uma iniciativa pioneira no âmbito estadual, está o decreto que regulamenta a Política de Governança da Administração Pública Estadual Direta, Autárquica e Fundacional. A iniciativa pretende, entre outros aspectos, direcionar ações para a busca de resultados para a sociedade, encontrando soluções tempestivas e inovadoras para lidar com a limitação de recursos e com as mudanças de prioridades; promover a simplificação administrativa, a modernização da gestão pública e a integração dos serviços públicos, especialmente aqueles prestados por meio eletrônico.

    Finalizando o pacote, está o decreto sobre os critérios de avaliação do Programa de Integridade no âmbito do Poder Executivo Estadual. Com isso, ficam estabelecidos procedimentos internos implementados pelas empresas com o intuito de evitar, detectar e sanar práticas de desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos em geral por seus administradores, empregados, representantes e, até mesmo, fornecedores e prestadores de serviços, contra a administração pública.

    Foto: Aluisio Moreira/SEI

    -- 

    Assuntos: sei, paulo camara, governo de pernambuco, lei estadual anticorrupção, administração publica,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Expresso Empreendedor Recife comemora quatro anos com palestra para microempresários

    | Economia, Emprego

     empreendedor

    Sexta-feira também de comemorações em Caruaru, Petrolina e Ipojuca 

    Comemorando quatro anos de funcionamento, o Expresso Empreendedor Recife, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq), realizou duas palestras com os respectivos temas: "Estratégias de Marketing Digital para o Sucesso da sua Empresa" e "Tome CHA! Trabalhando características empreendedoras". O evento foi realizado nesta sexta-feira (7), no auditório da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe).

    Depois de dar boas-vindas aos presentes, Murilo Nóbrega, gestor das unidades do Expresso Empreendedor, falou sobre os avanços conquistados ao longo desses quatro anos. "Sinto-me orgulhoso pelo trabalho desempenhado. Atendemos a classe empresarial pernambucana, fizemos palestras, tiramos dúvidas e contribuímos para o crescimento econômico do Estado”, disse Murilo.

    Rafaela Airola, supervisora do Expresso Empreendedor Recife, depois de agradecer a equipe de trabalho, destacou a importância das palestras para os Micro Empreendedores Individuais (MEIs). "A palestra tem o objetivo de preparar os novos empresários para o mercado, com explicações detalhadas, contribuindo efetivamente para deixá-los mais capacitados para os desafios do dia a dia", lembra.

    Iniciando a manhã de palestras, a socióloga e consultora de empresas Simone Pires abordou a importância do planejamento de ações através do marketing digital. "Fazer com que o público conheça o seu produto é imprescindível para quem almeja crescer e expandir o seu nicho. Uma maneira de realizar maior divulgação com pouco investimento é algo tentador, porém é realidade na internet. Produzir panfletos e outros tipos de divulgação nem sempre gera um resultado esperado, quando na maioria das vezes, com menos recurso você pode atingir um público imensamente maior através de redes sociais" constata Simone.

    Dando continuidade às palestras, a coach e consultora de empresas Leide Laura destacou a necessidade de saber se colocar no mercado empresarial. “Realmente não é fácil, às vezes encontramos pessoas desmotivadas, mas é preciso continuar firme e jamais desistir dos sonhos", finalizou.

    A empreendedora Maria José Cavalcanti possui MEI há três anos “Irei começar a minha confecção de fraldas descartáveis a partir de janeiro de 2019, e foi crucial vir para essa palestra neste dia tão especial. Ajudou a sanar todas as minhas dúvidas", concluiu a empresária.

    Além do Recife, foram realizados nesta sexta-feira eventos de comemoração aos aniversários no Expresso Empreendedor em Petrolina, Caruaru e Ipojuca com palestras sobre como administrar bem o seu negócio e empreendedorismo. Na próxima semana, na quarta-feira (12), será a vez da comemoração de um ano da Agência de Empreendedorismo, localizada no Recife. O tema da palestra será “Empreender em tempo de crise”, das 8h30 às 11h30, na Rua da União, 293, na Boa Vista. As vagas são limitadas. Garanta já a sua.

    Assuntos: sempetq, expresso empreendedor, caruaru, petrolina, ipojuca,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Socioeducandos do Case/Cenip Arcoverde aprendem técnicas em origami

    | Juventude, Direitos Humanos

    oRIGAMI 

    Trabalho em equipe, cultura de paz, criatividade e harmonia foram temas abordados na oficina

    Oito adolescentes do Case/Cenip Arcoverde, uma das unidades administradas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), participaram de uma oficina de origami. Pássaros e artigos natalinos foram peças produzidas pelos jovens. O objetivo da ação foi trabalhar com os socioeducandos valores de reintegração social por meio da arte.

    As aulas foram ministradas pela professora da Secretaria de Ação Social de Arcoverde Juliana Aguiar e por uma ajudante. Trabalho em equipe, cultura de paz, criatividade e harmonia foram temas trabalhados. É a primeira vez que a ação acontece no Case/Cenip Arcoverde. A realização da atividade veio por meio de um convite feito pelo anexo da Escola Estadual Antônio Japiassú.

    Para a coordenadora técnica do Case/Cenip Arcoverde, Maria Nailma, os valores trabalhados na oficina são essenciais para os adolescentes. “O origami tem uma filosofia muito importante: trabalhar com os alunos a harmonia interior. O grande papel das oficinas em nossa unidade é ajudar os jovens a cumprir a medida socioeducativa de uma forma mais criativa e pedagógica”, ressaltou.

     

    Imagem: Divulgação/Funase

    Assuntos: sjdh, funase, socioeducando, case, cenip, arcoverde, origami
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara é diplomado pelo TRE-PE para seu segundo mandato

    | Administração

     

    Na cerimônia, realizada na tarde desta quinta, também foram diplomados deputados estaduais e federais e um senador

    O governador Paulo Câmara foi diplomado, nesta quinta-feira (06.12) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), para ser reconduzido ao segundo mandato como chefe do Executivo estadual, durante solenidade no Classic Hall, em Olinda. Também foram diplomados a vice-governadora do Estado, Luciana Santos, deputados federais e estaduais e o senador Humberto Costa, eleitos nas eleições de 2018. O senador Jarbas Vasconcelos foi diplomado, antecipadamente, a pedido, em decorrência de uma agenda fora do País. O ato – último do processo eleitoral para legitimar os candidatos a tomarem posse em 2019 – foi conduzido pelo presidente do TRE-PE, Luiz Carlos de Barros Figueiredo.

    “Vamos continuar o nosso trabalho, pois o povo de Pernambuco assim nos conduziu. Agora, é cumprir a nova etapa, a nova tarefa, enfrentar os desafios de governar o Estado de Pernambuco diante, ainda, de um cenário econômico adverso no âmbito do Brasil e buscar melhorar os serviços públicos. Essa é a nossa missão essencial: ajudar a população e buscar manter Pernambuco na frente, equilibrado, mantendo as contas em dia”, afirmou o governador Paulo Câmara.

    Em seu discurso, ressaltou, ainda, que os palanques estão desmontados e as mãos abertas para outras mãos de boa fé, que queiram ajudar a resolver as questões mais urgentes. Uma delas é a retomada do diálogo nas relações políticas. “Fomos levados a um nível exacerbado de intolerância que deixou rastros profundos em toda parte. Muitos simplesmente não querem ouvir a voz contrária. E sem ouvir a voz contrária, como fortalecer a democracia, um sistema político que se consolida com o embate dos argumentos?”, enfatizou.

    “Estamos prontos para trabalhar a favor destes acordos no plano nacional, quando estiverem em jogo decisões de relevância para o futuro do Brasil. Estamos prontos para fazer o mesmo no nosso Estado, procurando reunir todos dispostos a contribuir, de alguma forma, para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Pernambuco”, disse o governador.

    Paulo Câmara finalizou seu discurso congratulando os colegas eleitos. “Quero parabenizar a minha vice-governadora, Luciana Santos, primeira mulher eleita para esse cargo, os senadores eleitos, Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa, todos os deputados estaduais e deputados federais. Desejo sucesso e temperança a todos no exercício dos mandatos populares legitimados pelos votos das pernambucanas e dos pernambucanos”.

    Ao todo, foram diplomados 49 deputados estaduais e 23 deputados federais. Além dos deputados federais reeleitos Daniel Coelho e Augusto Coutinho, que foram, excepcionalmente, diplomados no último dia 3 de dezembro. O TRE-PE também entregou certificados aos sete conselheiros distritais eleitos em Fernando de Noronha e a mais um suplente.

    Fotos: Aluisio Moreira/SEI


    -- 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • 13º do Estado será pago no próximo dia 18

    | Economia, Administração

    PH 

    Contabilizando os salários de novembro, dezembro e o 13º, Governo injetará R$ 2,5 bilhões na economia estadual. Anúncio foi feito hoje pelo governador Paulo Câmara

    O governador Paulo Câmara anunciou hoje (06/12) que o 13º salário do funcionalismo estadual será pago no próximo dia 18. “Diante do compromisso do nosso Governo em manter o equilíbrio das contas públicas, assim como o pagamento do funcionalismo estadual em dia, vamos cumprir, rigorosamente, o que fazemos todos os anos, o pagamento do 13º salário dos servidores públicos no mês dezembro”, disse Paulo.

    Dentro desta premissa, o Governo do Estado divulgou na sexta, 30/11, o calendário de pagamento do salário do mês de novembro para serem pagos hoje  e amanhã. O governador de Pernambuco também assegurou que a folha do mês de dezembro será paga até o quinto dia útil do mês de janeiro de 2019.

    Desta forma, a previsão é de que sejam injetados na economia estadual e num período de 30 dias, cerca de R$ 2,5 bilhões referentes ao valor da soma das folhas de pagamento de novembro, dezembro e do décimo terceiro, trazendo mais robustez para o comércio e outros setores da economia do Estado.

    De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife), Cid Lôbo de Mendonça, esse incremento de receita no Estado vai dar uma grande movimentada na economia e trazer um novo fôlego para o varejo. “As pessoas poderão fazer suas compras para as festas de Natal e Ano Novo com tranquilidade e também quitar suas dívidas, restaurando crédito, para começar o ano novo no azul”, explicou Lôbo de Mendonça.

    Vale salientar que, mesmo diante de uma grave crise econômica que o Brasil enfrenta, Pernambuco é um dos poucos estados da Federação que vem mantendo suas contas públicas equilibradas, sempre observando e respeitando o teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

    O Estado de Pernambuco possui, hoje, 123.292 servidores ativos, 70.240 inativos e 26.316 pensionistas. Perfazendo um total de 219.848 servidores.

    Assuntos: sei, governo de pernambuco, paulo camara, 13ª salario, pagmento,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Famílias rurais de Ribeirão são beneficiadas com a entrega de 106 títulos de acesso à terra

    sara

    Na última terça-feira (04/09), o Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco entregou 106 títulos de Concessão de Direito Real de Uso da Terra (CDRU) aos agricultores que vivem nos assentamentos no município de Ribeirão, localizado na região da Mata Sul do estado. Do total de títulos, 76 beneficiaram as famílias do assentamento Serrinha e 30 agricultores do assentamento Águas Claras. A solenidade que aconteceu na Escola Municipal João Goulart, dentro da Agrovila Retiro, objetivou assegurar juridicamente os trabalhadores com a garantia de acesso à terra voltada à produção.

    “É nosso dever regularizar as famílias que vivem da agricultura nas terras do Estado e garantir que através do título de terra em mãos, possamos oportunizar a geração de mais alimentos que chegam às nossas mesas. Além disso, o título da terra representa a melhoria de vida de quem vive no campo, porque as famílias de agricultores conseguem participar de outras políticas públicas de desenvolvimento rural”, explicou o presidente do Iterpe, André Negromonte.

    Através do documento da terra, as famílias rurais estão aptas a acessarem as linhas de créditos junto aos agentes financiadores que apoiam produtores rurais e projetos de melhoria da produção. Os assentados da Reforma Agrária, com os títulos em mãos, também se empoderam com o acesso de políticas agrárias como o de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF); de contribuição ao escoamento da produção como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de Alimentação Escolar (PNAE); benefícios previdenciários, entre outras políticas.

    A solenidade contou com a presença do prefeito de Ribeirão, Marcelo Maranhão; o Deputado Estadual, Aluísio Lessa; o secretário executivo da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), Alvaro Jordão; o gerente de Reordenamento Agrário, Augusto Miranda; os presidentes das associações dos assentamentos, Carmem Lúcia e Paulo Paciência. O Governo de Pernambuco já entregou mais de 12 mil títulos de acesso à terra de 2015 até o momento.

    Assuntos: sara, entrega de tutulos, ribeirão,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dezesseis socioeducandos da Funase concluem cursos do Qualifica Caruaru

    | Direitos Humanos

     Funase

    Formações, que tiveram momento de culminância com entrega de certificados, foram voltadas à empregabilidade na região

    Dezesseis adolescentes da Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru, administrada pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), estiveram entre os 191 concluintes de cursos profissionalizantes do Qualifica Caruaru, programa desenvolvido pela Prefeitura. A formatura ocorreu no auditório do Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra – Senac Caruaru e teve como auge a certificação dos alunos, que também receberam kits de iniciação profissional. O evento contou com apresentações culturais.

    A Funase foi contemplada com 20 vagas nos cursos de Informática Básica, Espanhol Básico, Desenvolvimento Web, Photoshop, Serigrafia, Mundo do Trabalho e Marketing pessoal. Dos 16 alunos, quatro participaram de mais de um curso, preenchendo o total de oportunidades. Representando a Funase, estiveram a coordenadora geral da Casem Caruaru, Anabel Brandão, a coordenadora técnica, Sileide Moreira, a pedagoga Aliny Garcia e agentes socioeducativos. A formatura foi prestigiada pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e pelo juiz titular da Vara Regional da Infância e Juventude, José Fernando Santos.

    “Os cursos foram realizados na Casa das Juventudes, abordando temas muito importantes na economia da nossa região, como as temáticas voltadas à empregabilidade. A profissionalização contribui de maneira decisiva no processo de cumprimento de uma medida socioeducativa. Ela afasta os jovens de um cenário de exclusão social”, avaliou Anabel Brandão.

     

    Imagem: Divulgação/Funase


     

    Assuntos: funase, casem, caruaru, socioeducando,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: “A festa do Morro é um momento para agradecer e pedir pelo nosso povo”

     morro

    Governador participou, nesta quinta-feira, de Missa no Santuário dedicado à santa, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife

    Mantendo a tradição de subir o Morro da Conceição todos os anos, no mês de dezembro, para agradecer e homenagear a santa que dá nome ao local, o governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza dedicaram a manhã desta quinta-feira (06.12), para participar de Missa no Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. A solenidade, presidida pelo padre Renato Azevedo, integrou a programação do 8º dia do novenário, que se encerra no próximo sábado, 8 de dezembro, dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição em todo o mundo. Com o tema: "Somos Igreja do amor que nasceu de Ti", a festividade chega, este ano, à sua 114ª edição.

    "Para todo pernambucano, recifense, os devotos de Nossa Senhora da Conceição, essa época é um momento importante, de vir agradecer a Deus pelo ano e pedir energias para os próximos. Para que o Brasil volte a crescer e gerar emprego. Isso é o que a gente está precisando aqui, em Pernambuco, gerar muito emprego para que a população tenha condições melhores de vida, e possamos oferecer melhores serviços", destacou o governador.

    Paulo ainda ressaltou a importância da fé e da esperança na construção de um futuro melhor e mais igual para todos. "A festa do Morro é um momento para agradecer e pedir pelo nosso povo. Temos muito o que fazer, mas sabemos que com o apoio do povo, com o apoio de Deus e de Nossa Senhora da Conceição, vamos continuar superando os desafios", cravou.

    O presidente da celebração e pároco do Santuário, padre Renato Azevedo, contou que a participação dos fieis tem sido cada vez maior. "A Igreja no Brasil dedicou 2018 para o Ano do Laicato, que são todos os leigos, todos os batizados na Igreja. Então o tema da festa deste ano homenageia e valoriza todos os leigos, todas as pessoas, todos os voluntários que se envolvem, afirmando sempre que eles são os protagonistas, são a representação da Igreja, do amor de Jesus Cristo que nasce de Nossa Senhora", disse.

    E completou: "A festa, como a gente costuma dizer aqui, está toda redondinha. A Prefeitura e o Governo do Estado fazendo um trabalho belíssimo, nos ajudando na festa, com segurança, com limpeza e com controle urbano. Então está tudo muito arrumadinho, tudo muito bonito. E chegando sempre mais devotos. Esperamos chegar a 1,7 milhão pessoas até o final da programação".

    O aposentado Manoel Mendes Souza, 78, é um devoto fiel de Nossa Senhora da Conceição. Todos os anos ele vem com sua família pedir e agradecer. "A gente tem fé. Faz muito tempo que eu venho aqui. Moro longe, em Jaboatão, então prefiro vir antes por conta do tumulto. Sou devoto e venho todos os anos. Hoje trouxe minha esposa e minha neta", disse. O mesmo espírito de gratidão foi compartilhado pela operadora de caixa Thaís Josefa, 38, que sobe o Morro há dez anos. "É uma emoção muito grande, um sentimento de alegria e agradecimento. Meu filho tem 10 anos, e se não fosse por Nossa Senhora ele não estava aqui. A fé é muito grande, sem explicação", confessou.

    Na oportunidade, Paulo esteve acompanhado também do prefeito do Recife, Geraldo Julio; da primeira-dama do Recife, Cristina Melo; da vice-primeira-dama do Estado, Luiza Nogueira; da ex-primeira-dama do Estado, Renata Campos; e do deputado federal eleito João Campos. Estiveram presentes também os secretários estaduais Fred Amâncio (Educação), Antônio de Pádua (Defesa Social), Bruno Lisboa (Habitação), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Cloves Benevides (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude) e Marcelo Canuto (executivo da Casa Civil).

     

    Fotos: Hélia Scheppa/SEI

    Assuntos: paulo camara, sei, governo de pernambuco, nossa senhora da conceição,
    Compartilhe: Link para o post: