meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Oito jovens aprendizes aprovados no Lafepe

    | Saúde

    ciee

    A coordenadoria de Recursos Humanos do Lafepe recebeu, na manhã da última segunda-feira (23), oito jovens aprendizes, com idades entre 18 e 24 anos, selecionados para formação técnico-profissional, nas fábricas do laboratório pernambucano. O grupo está inserido no programa Aprendiz Legal, que tem como referencial jurídico a Lei de Aprendizagem Federal nº 10.097/2000. Esses jovens terão garantidos os direitos trabalhistas e previdenciários, durante o contrato de aprendizagem, com duração de até 2 anos.

    A formação técnico-profissional contempla a etapa teórica, antes do direcionamento para setores produtivos do laboratório. Até o fim de maio, os jovens estarão em treinamento no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), para depois serem inseridos na rotina das divisões de produção dos medicamentos e óculos. O programa Aprendiz Legal tem como objetivo oferecer uma preparação para o exercício profissional, garantindo inclusão social com empregabilidade.

    Assuntos: ses, lafepe, saude, ciee, aprendiz,
    Compartilhe: Link para o post:
  • SEMAS entrega Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos para o município de Caruaru e região

    | Meio Ambiente

    card


    O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS, entrega amanhã (25/04), às 9h, em seminário no Museu da Criatividade, no Polo Caruaru, o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos (PIRS) para o agrupamento três, que abrange a Capital do Agreste e outras 22 cidades. Até o momento, já foram realizados pela SEMAS seminários para entrega dos documentos norteadores para a destinação dos resíduos sólidos nos municípios de Salgueiro (Agreste Central), Tamandaré (Litoral Sul), Garanhuns (Agreste Meridional) e Arcoverde (Sertão do Moxotó). Com mais esta entrega, são 106 municípios pernambucanos beneficiados e, até junho, os gestores das regiões do Agreste Setentrional e do Sertão do Araripe receberão os Planos dos agrupamentos 1 e 8, abrangendo um total de 153 municípios.

    Os PIRS foram contratados pela SEMAS, com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e da Caixa Econômica Federal e elaborados pelas consultorias RECITEC e FECOPE. Os documentos técnicos são considerados requisitos para que os municípios cumpram a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei Nº 12.305, de 2/8/2010), implantem processos de coleta seletiva e reciclagem de lixo e possam ter acesso aos recursos da União destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. Foram investidos na elaboração dos sete Planos recursos de R$ 1, 082 milhão do MMA/Caixa, com contrapartida do Governo do Estado no valor de R$ 799 mil.

    Para o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Carlos André Cavalcanti, “é com muita alegria que SEMAS faz a entrega dos Planos Intermunicipaisrepresentando o Governador Paulo Câmara para que tenhamos os 153 municípios do interior de Pernambuco com este instrumento de gestão na área de resíduos sólidos.Com o documento em mãos, as prefeituras podem captar recursos da União para melhorar os seus equipamentos, os serviços de limpeza urbana e a coleta seletiva, na perspectivada da destinação adequada dos resíduos, pensando de maneira integrada a gestão do seu território”, ressaltou.

    Entre as diretrizes e metas apresentadas pelos PIRS, está a proposta de regionalização, que prevê a implantação de um aterro sanitário na cidade de Brejo da Madre de Deus, que venha atender também o município da Jataúba, além da ampliação dos aterros sanitários Caruaru, Agrestina, Sairé, Gravatá, Pesqueira e Belo Jardim, a serem utilizados de forma consorciada. O Plano também prevê metas de curto e médio prazos, para o período 2018/2020, para implantação do plano de limpeza urbana e programas de coleta seletiva e de educação ambiental para o agrupamento 3.

    SERVIÇO - SEMINÁRIO DE ENTREGA DO PLANO INTERMUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS / PE  PARA O AGRUPAMENTO 3 - CARUARU:

    25/04 - CARUARU - Seminário de Entrega do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos (PIRS)

    Local: Armazém da Criatividade - Polo Caruaru - Rodovia BR 104, Km 62 - Nova Caruaru - Caruaru/PE

    Horário: 9h

    Número de municípios beneficiados (25): Alagoinha, Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus,  Camocim de São Félix, Chã Grande, Caruaru, Cupira, Gravatá, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas,  Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, São Caetano, São Joaquim do Monte e Tacaimbó.

    Assuntos: semas, governo de pernambuco, paulo camara, seminario, museu da criatividade, pirs, recitec, fecope,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parceria inédita entre Funase e IFPE Caruaru insere jovens em curso de profissionalização

    | Direitos Humanos

    curso

    Socioeducandos terão 50 horas/aula sobre Eletricidade Veicular e sairão com certificados

    Uma parceria inédita entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) viabilizou uma chance de profissionalização para cinco jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru. Os adolescentes estão participando do curso técnico de Eletricidade Veicular, ministrado por professores da instituição de ensino. O curso terá 50 horas/aula, sempre às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h.

    A recepção aos socioeducandos teve a presença do coordenador do Eixo de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque, da coordenadora técnica do Case Caruaru, Thaysa Vila Nova, do juiz da Vara Regional da Infância e Juventude de Caruaru, José Fernando Santos, da diretora do IFPE Caruaru, Elaine Rocha, e dos gestores da Divisão de Extensão do instituto, Danilo Abreu e Fátima Verônica Pereira. Na ocasião, além de tomarem conhecimento sobre noções iniciais e possibilidades de trabalho proporcionadas pelo curso, os alunos conheceram laboratórios como o de eletrônica, o de máquinas e acionamentos elétricos e o de instalações e comandos elétricos.

    Para Normando Albuquerque, o novo curso é resultado da busca da Funase em firmar parcerias de qualidade, com professores e ambientes diferenciados, para atender aos socioeducandos. "Tem muita gente aqui trabalhando na perspectiva de cuidar de vocês. Então, é uma oportunidade de vocês aprenderem não somente a eletricidade veicular, mas também a ser, a se relacionar com as outras pessoas", declarou aos adolescentes, acrescentando que, após a conclusão de todas as aulas, os socioeducandos receberão certificados.

    Citando suas experiências pessoais, o juiz José Fernando Santos lembrou que estudar é o caminho para transformar os rumos da vida. "Só por vocês terem dado esse passo e estarem aqui, vocês já progrediram. Todos nós que estamos aqui vencemos estudando. Entrar nessa instituição não é fácil. Tem um vestibular para fazer. Então, aproveitem este privilégio que é estar aqui por meio dessa iniciativa", afirmou.

    A diretora do Campus Caruaru do IFPE, Elaine Rocha, destacou que a instituição acredita no potencial dos socioeducandos. "A gente agradece essa parceria porque acreditamos que, pela educação, a gente muda o mundo", ressaltou.

    O jovem V.P., 17 anos, disse que a aula inaugural foi muito positiva. "Fiquei com ainda mais vontade de fazer esse curso", opinou. O socioeducando J.D., 18 anos, vê o aprendizado que terá como uma chance única. "É algo com que a gente pode trabalhar no futuro. É muito importante estar aqui", resumiu.

     Thaysa Vila Nova, coordenadora técnica do Case Caruaru, disse ter a expectativa de que novas parcerias beneficiem socioeducandos da unidade. "Estamos trabalhando como facilitadores do empenho desses meninos. Esperamos que mais portas se abram e que possamos trazer mais jovens para esse e outros cursos", avaliou.

    Assuntos: sdscj, funase, ifpe, cursos profissionalizantes, eletricidade, socioeducandos
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE promove reunião sobre o Maio Amarelo 2018

    | Trânsito

    maio amarelo

    Nesta terça-feira, 24, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE promoveu no auditório do Órgão, reunião para discutir os últimos detalhes do planejamento do Maio Amarelo 2018. A coordenadora de educação, Luciana Carvalho, que representou o Diretor Presidente do Órgão, Charles Ribeiro, explicou todos os detalhes das ações de abertura e encerramento das atividades no mês de maio.

    Com a participação de representantes Rotary/Fenacor/Valle; Moto Clubes; Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife – CTTU; Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran; Operação Lei Seca; Consórcio Grande Recife; Honda; Shineray; Polícia Rodoviária Federal – PRF (ônibus); FEPEM; Universidade Maurício de Nassau – UNINASSAU; Porto Seguro; Escoteiros Chico Science; Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana – Emlurb; Polícia Militar de Pernambuco – PMPE; 99App; Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal – EPTI; ONG DNA; Hospital Dom Hélder; Rota dos Coqueiros; Secretaria de Trânsito de Olinda; Federação de Voleibol de Pernambuco – FEVEPE; ONG Nova; Rota do Atlântico; e SEST/SENAT.

    Segundo Luciana, acontecerão Blitz’s Educativa, iluminação de prédios públicos com a cor amarela e distribuição de materiais como: encostos de cabeça, fitilhos; cartazes; panfletos; bandeiras e cabides para carro; praguinhas, além de bafômetros descartáveis, laços de fitilho amarelo, lixeira para veículos e cancela para pedágios, são algumas das ações que haverá durante o Maio Amarelo.

    Segundo o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguro, Carlos Valle, no ultimo ano, houve uma redução de 13% nos acidentes de trânsito. “É gratificante saber que as vidas foram salvas com ações de educação de trânsito”.  

     Por que Maio Amarelo?

    A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo.

    Assuntos: secid, detran, maio amarelo, segurança no transito
    Compartilhe: Link para o post:
  • Compesa realiza novo concurso público

    compesa

    Foram disponibilizadas 63 vagas para níveis médio, médio técnico e superior.

     O edital para o novo concurso público da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi publicado hoje (24), no Diário Oficial do Estado, para ampliação e renovação do quadro profissional da empresa. Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a companhia segue seu planejamento estratégico de expansão e melhoria da governança corporativa: “Temos realizado concursos a cada dois anos para fazer face ao grande volume de investimentos do programa do governador Paulo Câmara, oxigenando e ampliando o quadro de colaboradores”, ressaltou Tavares.

    Foram disponibilizadas 63 vagas para os níveis médio, médio técnico e superior, com salários que variam de R$ 1.442,36 a R$ 6.743,28 - também está prevista a reserva de vagas para pessoas com deficiência. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (30/04) e podem ser feitas até o dia 4 de junho de 2018, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame. O edital também já está disponível no site da  FGV  http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/compesa2018

    O prazo limite para pagamento do boleto referente à inscrição é o dia 06 de junho. O valor da inscrição é de R$ 69,00 para nível médio e médio técnico, R$ 79,00 para Analista de Gestão e R$ 89,00 para Analista de Saneamento. Foram disponibilizadas 28 vagas para o cargo de Assistente de Saneamento e Gestão (nível médio), cuja especialidade é de Assistente de Gestão e Serviços Comerciais, e outras 11 vagas para Assistente de Saneamento e Gestão (nível médio técnico) distribuídas nas especialidades de Técnico em Contabilidade e Técnico Operacional com habilitação em Desenho Técnico, habilitação em Topografia, habilitação em Mecânica, e habilitação em Edificações.

    Para os cargos de nível superior, foram disponibilizadas 24 vagas, sendo nove para Analisa de Gestão e 15 para Analista de Saneamento. Para concorrer a uma das vagas de Analista de Saneamento, os profissionais precisam ter formação nas engenharias Elétrica com habilitação em Eletrônica, Elétrica com habilitação em Eletrotécnica, Química, Civil e Cartográfica. Já para as vagas de Analista de Gestão, os candidatos precisam ter formação em Administração, Ciência da Computação ou Sistema da Informação e Enfermagem com espacialização em Enfermagem do Trabalho. O prazo de vigência do concurso será o período de um ano, sendo prorrogável por mais um ano e as primeiras contratações estão previstas para 2019.

    Como a Compesa é uma sociedade de economia mista, os contratados serão submetidos ao regime jurídico estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê o cumprimento da carga horária de 200 horas, por mês. Além da remuneração inicial, os empregados da companhia são contemplados com política que prevê progressões salariais por mérito e antiguidade, bem como participação nos resultados. Os funcionários recebem atualmente os benefícios de vale-alimentação ou refeição, auxílio-educação e plano de saúde, plano odontológico (empregado e dependentes) e previdência privada – sendo estes três últimos benefícios opcionais, mediante contribuição por parte do empregado. O salário e os benefícios têm como base de referência o mês de janeiro de 2018 e podem sofrer alterações de conteúdo ou de valores, inclusive por atualização do Acordo Coletivo de Trabalho.

     As vagas oferecidas são para atuação em qualquer uma das unidades da Compesa em Pernambuco, e serão alocadas de acordo com a necessidade da companhia. A última vez que a Compesa realizou um concurso público foi no ano de 2016 – os anteriores foram nos anos de 2006, 2007, 2009, 2012 e 2014.

     

    Assuntos: seplag, compesa, paulo camara, concurso publico, emprego,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Iterpe se reúne com a Perpart e discute reforço institucional

    | Administração

    sara

    Nesta segunda-feira (23),  o presidente do Iterpe, André Negromonte, junto com sua assessoria, reuniu-se com o presidente interino da Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart), Marcus Sampaio. O encontro teve o objetivo de reforçar o quadro de profissionais com expertises na área de regularização fundiária e potencializar as ações de acesso à terra do Governo de Pernambuco.

    “Estamos empenhados em viabilizar com mais agilidade os projetos e programas que possuem um grau de complexidade e importância muito expressivo para o Estado, onde os resultados esperados são de ampliar a garantia do acesso à terra dos trabalhadores rurais e consequentemente fortalecer a agricultura familiar em Pernambuco”, explicou Negromonte.

    O Iterpe é o órgão responsável pela execução da política agrária, de regularização, ordenação e reordenação fundiária rural do Estado de Pernambuco. O resultado das ações do instituto representa a ampliação do protagonismo social e econômico das famílias de agricultores do estado, que ao receberam o título de terra emitido pelo órgão, se beneficiam com a possibilidade de acessarem as políticas de desenvolvimento rural.

    Assuntos: sad, perpart, governo de pernambuco, protagonismo social, encontro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Alunos do Passe Livre têm até a próxima semana para solicitar Carteira de Estudante

    | Transporte

     Termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para que alunos beneficiados pelo VEM Passe Livre, do Governo do Estado, possam solicitar a sua Carteira de Estudante 2018. A prorrogação proposta pelo Grande Recife Consórcio de Transportes se fez necessária por conta da baixa adesão deste público ao processo de emissão do documento e, consequentemente, a possível perda do benefício. Por decreto, a partir deste ano, todos os estudantes que fazem parte do programa devem ter a Carteira de Estudante.

    Atualmente, 93.757 estudantes da rede pública estadual e cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE) estão aptos a receberem o benefício. Desses, apenas 21.284 alunos, o que representa em média 24%, solicitaram a Carteira de Estudante 2018 pelo site do Grande Recife e fizeram o pagamento do boleto, referente à aquisição do documento.

    “Ao garantir, diariamente, a ida e a volta do aluno à escola, nós entendemos que o Passe Livre é um importante benefício concedido pelo Governo do Estado. Por isso, estendemos o prazo até o dia 30 deste mês para que os estudantes assistidos pelo programa possam solicitar a Carteira de Estudante 2018”, afirma o diretor de Gestão Organizacional do Grande Recife, Carlos Eduardo Figueiredo.

     Devido ao Decreto nº 44.107/2017, a partir deste ano, os beneficiários do VEM Passe Livre deverão ter a Carteira de Estudante. A medida é uma forma de equiparar todos os alunos que têm direito ao benefício àqueles que pagam meia passagem nos ônibus por meio do VEM Estudantil.

    “Desde o início do ano, quando iniciamos o processo no site do Grande Recife para a solicitação da Carteira de Estudante, nós tivemos um forte apoio da imprensa na difusão destas informações. Ainda assim, a procura foi baixa e muitos alunos deixaram para a última hora. Então, contamos mais uma vez com a ajuda de todos”, argumentou Carlos Eduardo.

     A Carteira de Estudante 2018 pode ser solicitada pelo site www.granderecife.pe.gov.br, no link “Carteira Mais Prática”, fornecendo o nome completo e data de nascimento. Se as informações que surgirem estiverem corretas, basta o solicitante confirmar e um boleto no valor de R$ 12,45 será gerado. O título pode ser pago em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. A partir do momento que a pessoa paga o boleto emitido, a Carteira fica pronta em até 30 dias.

     Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife Consórcio, por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou Whatsapp (99488.3999), somente para reclamações.

    Assuntos: sistema sei, grande recife, passe livre, carteira de estudante
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seres realiza mutirão carcerário no Presídio de Pesqueira

    | Direitos Humanos

    mutirão

    A ação é uma parceria da Seres com a Defensoria Pública da União e visa atender a toda população carcerária.

    A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), vinculada à Justiça e Direitos Humanos, promove, desta quarta (25/04) a sexta (27/04), a partir das 9h, um mutirão carcerário no Presídio Desembargador Augusto Duque (PDAD), em Pesqueira, no Agreste do Estado. A ação atende à meta do Governo de Pernambuco de contribuir para o desencarceramento responsável desafogando as unidades prisionais.   

    Na ação, resultado da parceria da Seres com a Defensoria Pública da União, 12 profissionais da área jurídica avaliarão as pastas carcerárias e atenderão toda a população carcerária a fim de dar maior agilidade no andamento dos processos. O PDAD possui 144 vagas e registra cerca de 930 detentos.  

    Ao todo, cinco advogados da Seres, quatro defensores e três assessores técnicos da União realizarão os atendimentos visando a oferta de benefícios como habeas corpus, livramento condicional, progressão de regime, extinção de pena, remição de pena. Em janeiro, o mutirão ocorreu na Colônia Penal Feminina do Recife onde todas as pastas foram avaliadas.  

    Assuntos: sjdh, seres, governo de pernambuco, mutirao carcerario,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sead comemora Dia da Libras com oficina para servidores públicos

    libras

    Atividade aconteceu na manhã de hoje (24), no auditório da SDSCJ

     A Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) comemorou nesta terça-feira (24), o Dia Nacional da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) com uma sensibilização junto aos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e suas Executivas.

    Foram realizadas, no auditório da SDSCJ, uma oficina e dinâmicas com os servidores, divulgada a “Lei da Libras” e discutidas as dificuldades enfrentadas pelos surdos no dia a dia. Além disso foi apresentado o trabalho realizado pela Central de Interpretação de Libras (CIL), um dos serviços oferecidos pela Sead, no Recife, em Caruaru e Petrolina.

    Nesse encontro procuramos sensibilizar os servidores públicos para as inúmeras e grandes dificuldades de acessibilidade que os cidadãos surdos enfrentam no seu dia a dia, no processo de socialização, seja na escola, na busca de um atendimento de saúde ou no ambiente de trabalho”, explica o superintendente estadual Sead, Edmilson Silva.

    O Dia Nacional da Libras é comemorado em 24 de abril, data em que foi sancionada a lei nº 10.436/2002, que reconhece como “meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais e outros recursos de expressão a ela associados”.

    Serviços – A Central de Interpretação de Libras (CIL) funciona nas dependências da Sead. Atende e acompanha usuários surdos e surdos-cegos, que necessitam de atendimentos no âmbito do serviço público, nas áreas de saúde, justiça e cidadania - repartições públicas, escolas, INSS, hospitais, postos de emissão de documentos, cartórios, agência de empregos e delegacias. Não são feitos atendimentos de serviços privados, como bancos e eventos.

    Para utilizar o serviço da CIL/Sead é preciso fazer agendamento prévio. Mensalmente são realizados, em média, 100 atendimentos externos. O atendimento interno está relacionado a orientações e esclarecimento de dúvidas aos usuários. Paralelamente, a Sead promove palestras de sensibilização, em escolas, associações, empresas e organizações da sociedade civil sobre os serviços prestados. A CIL atende de segunda a sexta-feira, da 8h às 17h

    Serviço:

    - CIL – Recife: Avenida Norte, s/n – Santo Amaro. Tel.: 3183.3208

    - CIL – Caruaru: Rua Nossa Senhora de Fátima nº 400 – Maurício de Nassau. Cel: 81.9.9837.5361

    - CIL – Petrolina: Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio nº 100 – Centro. Cel.: 87. 9.8803.9144 e 9. 8118.4402 (WhatsApp)

    Assuntos: sdscj, sead, libras, acessibilidade, dia nacional da libras
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hipertensão arterial em discussão no Hospital Miguel Arraes

    Quinta-feira, 26 de abril, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 32,5% dos mais de 208 milhões 914 mil brasileiros sofrem com a doença, silenciosa e progressiva.

    Para alertar os usuários do sistema de saúde, o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, promove uma palestra na quinta-feira, a partir das 10h, no internamento do 4º andar. O objetivo é chamar atenção para a doença, que é responsável direta ou indiretamente por 50% das mortes cardiovasculares no Brasil. Má alimentação, obesidade, sedentarismo, álcool e fumo são motivos que podem elevar o número de pessoas com hipertensão.

    A atividade é uma iniciativa conjunta do Serviço Social, Nutrição e Clínica Médica. Para o coordenador de Clínica Médica do Hospital Miguel Arraes, Fábio Queiroga, toda a sociedade deve se voltar para a conscientização, a prevenção e o tratamento da pressão alta. “A doença é determinada pelos altos níveis da pressão sanguínea nas artérias. Porém, muitas vezes é assintomática e age silenciosamente, podendo causar acidente vascular cerebral (AVC), enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca”.  

    Todo indivíduo adulto deve, pelo menos uma vez a cada um ou dois anos, medir sua pressão arterial. Se for fumante, obeso, diabético ou se tiver história familiar de hipertensão, a pressão deve ser medida cerca de duas vezes por ano. Já os pacientes sabiamente hipertensos devem medir a pressão arterial pelo menos uma vez por semana para saber se a hipertensão está sob controle.

    MENORES

     A hipertensão também tem atingido cada vez mais crianças e adolescentes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, de 6 a 8% dos jovens brasileiros, entre 7 e 20 anos, apresentam pressão alta. O índice é quase o dobro dos últimos 20 anos na faixa de idade e possui relação direta com o consumo de alimentos industrializados e com o sedentarismo. Na adolescência, o uso de anabolizantes e anticoncepcionais, além do consumo de bebidas alcoólicas pesam sobre a doença.

    Para evitar a pressão alta, as pessoas precisam ficar atentas a alguns cuidados. Das ações de prevenção, as principais são os hábitos saudáveis de vida: atividade física regular, 30 minutos de caminhada moderada por dia pelo menos cinco vezes por semana e uma alimentação saudável, especialmente com pouca quantidade de sal”, orienta Fábio Queiroga.

    Assuntos: ses, hma, palestra, servico social, hipertensao
    Compartilhe: Link para o post: