meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governador apresenta balanço de oito anos de gestão e destaca momento de Pernambuco

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_12077_tn_2014112418574989fa.jpg

    O governador João Lyra Neto apresentou, nesta segunda-feira (24/11), durante debate promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) Pernambuco, as condições de competitividade de Pernambuco em 2015. O chefe do Executivo estadual, homenageado no evento, fez um balanço dos oito anos da atual foto1gestão, iniciada em 2007 pelo ex-governador Eduardo Campos - que se desincompatibilizou do cargo no mês de abril - e que será finalizada em 31 de dezembro. Lyra Neto considerou o período como "absolutamente significativo" e destacou o "papel de solidariedade" que a sociedade e as instituições desempenharam para o momento que Pernambuco vive.

    "Me sinto muito honrado e feliz por concluir esse ciclo de governança, iniciado por Eduardo em 2007. Apesar do momento que passamos na economia brasileira, Pernambuco tem se apresentado diferente de todo o Brasil. Em todos os anos, o nosso Produto Interno Bruto (PIB) foi igual ou maior que o PIB brasileiro. Encerraremos o ano de 2014 com um crescimento de 3%, enquanto o Brasil fechará com 0,3%. E há uma projeção para 2015 de 1,5% para o País, enquanto o nosso estado deve crescer 3%", afirmou João Lyra Neto. "E nesses sete anos, crescemos 39,4%, enquanto o País cresceu 27,2%. Também fomos o Estado que mais contraiu investimentos privados no Brasil durante esses quase oito anos", completou.foto2

    O governador foi saudado no evento pelo presidente da Adlim, Jonas Alvarenga, e pelo presidente do Lide Pernambuco, Drayton Nejaim. Lyra Neto destacou outros dados, como o crescimento do mercado de trabalho (48,7%), a redução da taxa de homicídios (39,1%), a redução da mortalidade infantil (47,5%). "Ainda temos muito o que fazer na área da segurança pública, mas o Pacto Pela Vida se tornou uma política de estado importante para que possamos garantir uma melhor segurança, uma melhor qualidade de vida e mais tranquilidade para o cidadão", afirmou. "Na área da educação, somos o estado com a menor taxa de evasão da rede pública. Dezenas de escolas em tempo integral, bônus de educação e outras medidas que tomamos motivaram professores e alunos, e esse é o resultado", afirmou Lyra Neto.

    "Não foi mérito só nosso, de governo, mas fundamentalmente da sociedade pernambucana, a qual agradecem os por tudo o que ela fez. Com certeza a sociedade pernambucana está motivada para o futuro foto3que se avizinha já a partir de 2015. Vamos concluir esses oito anos de mandato honrando integralmente todos os compromissos financeiros assumidos que nos competem em 2014. Cumpriremos integralmente a Lei de Responsabilidade Fiscal, e olhe que temos informações que dão conta de que muitos estados não conseguirão isso ", concluiu o chefe do Executivo pernambucano.

    HOMENAGEM - Durante a solenidade, o governador João Lyra Neto recebeu o título de membro de honra do Conselho de Gestão do Lide. A honraria foi entregue pelos fundadores do grupo, Halim Nagem (presidente da Nagem) e Múcio Aguiar. "O governador João Lyra Neto sempre apoiou o nosso grupo, sempre se fez presente em nossas reuniões, e esta é uma justa homenagem para alguém que tem grande contribuição para a vida pública de Pernambuco", exaltou Drayton Nejaim. "Só tenho a agradecer não só por esta honra e desejar que o Lide continue sua trajetória de sucesso e contribuição com os pernambucanos", disse o governador.

    Assuntos: governador, joao lyra neto, governo, estado, pernambuco, apresenta, balanco, gestao, lide
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dia do Rio é comemorado em evento no município de Tacaimbó

    A Compesa promove, nesta terça-feira (25), um dia diferente para a população do município de Tacaimbó, Agreste de Pernambuco. Trata-se do evento em comemoração ao Dia do Rio, voltado especialmente para crianças e adolescentes, mas também aberto ao público em geral. Ações como oficinas com materiais recicláveis, exibição de filmes socioeducativos, concurso de desenho, encenação de peça teatral, entre outras atividades, estão na programação. Quem também estará presente em Tacaimbó é o Robô Bio da Compesa, personagem que de forma interativa explica ao público infanto-juvenil sobre a importância da preservação da água e do meio ambiente. Ele ficará em um dos cinco stands que serão montados em frente à praça Francelino Araújo, a principal da cidade.

    O objetivo principal do evento é chamar a atenção da população para a situação atual do Rio Ipojuca. Apesar de ser um dos principais do estado, o manancial não vive seus melhores dias, ocupando, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o posto de terceiro rio mais poluído do Brasil. Com cerca de 320 km de extensão, o Rio Ipojuca nasce no município de Arcoverde e passa por outras 24 cidades do Agreste e da Mata Sul de Pernambuco.

    Saiba mais

    Assuntos: compesa, companhia, abastecimento, agua, secretaria, infraestrutura, governo, estado, pernambuco, divulga, comemoracao, dia do rio, tacaimbo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seminário “50 anos do Golpe: em que avançamos?” reúne historiadores em Garanhuns e Caruaru

    Historiadores, advogados, professores, defensores e psicólogos se reúnem, nesta terça-feira (25), a partir das 14h, no Seminário “50 anos do Golpe: em que avançamos?”, no Campus da UPE, em Garanhuns, no Agreste.

    O evento faz parte da IV Jornada de Direitos Humanos, que até o dia 10 de Dezembro tem ações em todo o estado. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.    

    Entre os debatedores estão: Tadzia Negromonte, mestra em Psicologia pela UFPE e coordenadora do Centro Estadual de Apoio as Vítimas da Violência e da Clínica do Testemunho de Pernambuco; Maria Lana, mestra em História pela UFPE, docente da UPE e faz parte do Núcleo de Diversidade e Identidades Sociais – NIDS/UPE; Marcelo Santa Cruz, advogado, vereador de Olinda, defensor de direitos humanos, participante ativo da luta pela anistia aos perseguidos políticos pela ditadura; e Clovis Gomes, diretor da UPE.

    Na ocasião também será apresentado, ás 18h, o Cine Debate: com o curta “30 anos da Anistia”, que faz um resgate do período militar no Brasil.

    Já na quarta (26), o Seminário chega a Asces - Associação Caruaruense de Ensino Superior, das  14h às 17h. No encontro estarão presentes, além de Tadzia Negromonte, coordenadora do CEAV, Marcília Gama, coordenadora de gestão documental e memória do TRT/6ª região e professora do Departamento de História da UFRPE; o advogado Marcelo Santa; e Aristóteles Veloso, mestre em sociologia pela UFPE e docente da FAVIP e gerente em DH da Secretaria Especial da Mulher.

    Depois de Caruaru, o Seminário “50 anos do Golpe: em que avançamos?” vai para Palmares, dia 4 de Dezembro.

    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, divulga, seminario, golpe militar, historiadores, garanhuns, caruaru
    Compartilhe: Link para o post:
  • “Maria da Penha vai à Escola” e estimula debate entre alunos do ensino médio

    Objetivando fomentar debate e discussão acerca do tema da violência de gênero, envolvendo um público de adolescentes de ambos os sexos das Escolas da rede pública, o projeto “Maria da Penha Vai à Escola” chega, nesta terça-feira (25), a escola Luís Alves, em Santa Cruz do Capibaribe, a partir das 9h.
     
    A atividade tem início com uma apresentação dos diversos tipos de violência contra a mulher, oportunizando o debate e as discussões, através da participação ativa dos jovens. Em seguida os grupos são formados para a elaboração de fanzinnis, e o resultado fica por conta da criatividade de cada um.
     
    A ação já contemplou 04 dos 10 municípios que serão visitados, e faz parte da Jornada de Direitos Humanos, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, e da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social, em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado. O projeto espera atingir cerca de 400 alunos na faixa etária entre 15 e 18 anos.
     
    Segundo a gerente da GEPAIS, Cristina Vasconcelos, o trabalho tem sido bem aceito pelos estudantes, bem como pela direção das escolas, que compreendem a necessidade de ampliar e fortalecer a conscientização do grupo jovem a respeito da violência doméstica contra a mulher, no sentido de prevenir esse tipo de crime.

    O trabalho já foi realizado em Petrolina, Sertânia, Garanhuns e Timbaúba e os próximos municípios contemplados com o projeto “Maria da Penha vai à Escola” serão:
    Santa Cruz do Capibaribe – 25 de Novembro
    Escada -  28 de Novembro
    Arcoverde - 02 de Dezembro
    Goiana – 04 de Dezembro
    Caruaru -  09 de Dezembro
    Belo Jardim – 10 de Dezembro

    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, divulga, maria da penha, escola, alunos, ensino medio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Expresso Empreendedor do Recife oferece novos serviços neste fim de ano

    A unidade Recife do Expresso Empreendedor oferece, a partir da próxima semana, novos serviços voltados aos micro e pequenos empreendedores. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), profissionais de contabilidade e consultoria estarão disponíveis para prestar serviços e orientações gratuitas ao público.

    Todas as segundas-feiras, a partir do dia 24, um profissional de contabilidade do Sebrae vai dar esclarecimentos ao público sobre gestão financeira. O atendimento será por ordem de chegada, das 8 às 14h.

    Já nas sextas-feiras, a partir do dia 28, um consultor especializado, também do Sebrae, vai fornecer orientações para  que empreendedores possam elaborar um Plano de Negócios, que compreende a gestão financeira, de pessoal e de marketing da futura empresa. O serviço será oferecido das 14 às 18h, até o dia 12 de dezembro. O atendimento é realizado por agendamento, através do número 3184 -7879.

    Segundo o secretário da Micro e Pequena Empresa, Osíris Caldas, os novos serviços confirmam a importância do Expresso Empreendedor para estimular a iniciativa empresarial e fomentar novas parcerias de interesse para micro e pequenos empreendedores. “São novos caminhos para o empreendedor ter acesso a uma melhor capacitação e gestão de sua empresa, partes importantes das dificuldades que os que sonham em serem gestores do próprio negócio enfrentam atualmente”, afirmou.

    O Expresso Empreendedor concentra serviços essenciais voltados aos micro e pequenos empreendedores e àqueles que desejam se formalizar. A central de atendimento tem como parceiros os principais órgãos voltados ao segmento, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e a Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe). Na unidade, além de encontrar informações sobre gestão e capacitação empresarial, o público pode realizar procedimentos como abertura, alteração e fechamento de CNPJ, análise de crédito, inscrição no cadastro de fornecedores do estado, entre outros.

    A unidade do Expresso Empreendedor do Recife, inaugurada no último dia 5, está integrada ao Expresso Cidadão do Shopping Riomar. O local também oferece palestras sobre o regime do Microempreendedor Individual (MEI), todas as quartas-feiras das 16h às 18h e aos sábados das 09h às 11h, no auditório do Expresso Cidadão.

    Assuntos: sempe, secretaria, micro, pequena, empresa, governo, estado, pernambuco, divulga, expresso empreendedor, recife, novos servicos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Polícia Militar de Fernando de Noronha circula com veículo híbrido

    fernandoA frota da Polícia Militar de Fernando de Noronha ganhou um novo integrante. O veículo Toyota Prius, cedidos à Secretaria de Defesa Social, por meio de uma parceria com a empresa japonesa, vai realizar o patrulhamento nas regiões do arquipélago. Além deste, um outro veículo é utilizado na vigilância do Recife Antigo e Boa Viagem, bairros da capital pernambucana.

    Silenciosamente e respeitando o meio ambiente, os dois veículos são de um dos modelos mais vendidos no mundo por sua tecnologia híbrida, responsável pela emissão de 50% menos dióxido de carbono, principal agressor do meio ambiente.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, policia militar, veiculo hibrido
    Compartilhe: Link para o post:
  • Itep publica Manual de Procedimentos de programa de inspeção de frutas para exportação

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) produziu o Manual de Procedimentos do Programa Qualifruit.com, objetivando reunir, numa só publicação, informações sobre o programa relativas às funções de cada agente, orientações gerais para os produtores que tiverem interesse em aderir ao programa de inspeção de frutas exportadas para a Europa e atividades desenvolvidas de supervisão das condições e da qualidade das frutas exportadas. A publicação está disponível no site do Itep (http://www.youblisher.com/p/1020460-Manual-de-Procedimentos-do-Programa-de-Roterda-2014/).

    Executado desde 2010, o programa atende a uma demanda dos produtores-exportadores do Vale do São Francisco apresentada ao Governo do Estado e tem garantido apoio à consolidação e à expansão de mercados para os produtores -exportadores do Vale do São Francisco, com resultados bem satisfatórios. O trabalho desenvolvido pelo Itep tem possibilitado o controle dos processos e a garantia da rastreabilidade das frutas até o centro consumidor, reduzindo perdas na exportação.

    Saiba mais

    Assuntos: itep, instituto, tecnologia, pernambuco, estado, governo, divulga, exportacao de frutas, manual, procedimentos, inspecao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fernando de Noronha recebe palestra sobre combate à exploração sexual

    Será realizada hoje (24), em Fernando de Noronha, a última palestra de sensibilização do projeto Turismo Protetor. Criada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), tem o objetivo de alertar o trade turístico do Estado quanto ao combate à exploração sexual.

    O encontro é voltado para instituições de ensino que possuem os cursos de turismo, hotelaria e gastronomia; entidades públicas e privadas ligadas à atividade turística e à sociedade em geral. O evento está marcado para as 19h, no auditório da Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago Fernando de Noronha.

    Saiba mais

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, fernando de noronha, palestra, combate, exploracao sexual, turismo protetor
    Compartilhe: Link para o post:
  • CEMIT ganha novo presidente

    O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões – CEMIT realiza, na manhã desta terça-feira (25), no auditório da Secretaria de Defesa Social – SDS, a 81ª reunião ordinária, para tratar de assuntos gerais relacionados aos trabalhos realizados pelo Comitê no Estado.

    Na ocasião será apresentado o novo presidente do CEMIT, o coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Clovis Fernandes Dias Ramalho.

    Saiba mais

    Assuntos: sds, secretaria, defesa, social, governo, estado, pernambuco, divulga, cemit, comite, estadual, monitoramento, incidentes, tubaroes, novo presidente
    Compartilhe: Link para o post:
  • Esafaz realiza reunião de Priorização 2015

    A Escola Fazendária (Esafaz), através da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) da Secretaria da Fazenda, realizou na manhã desta segunda-feira (24), a reunião sobre a Priorização 2015. O encontro, que trata dos processos para levantamento das demandas de capacitação da instituição, foi direcionado para os diretores da Sefaz e contou com a presença da secretária executiva de Coordenação Institucional, Mona Lygia Carvalho, do superintendente da SGP, Benôni Cavalcanti, do diretor da Esafaz, João Carlos Cavalcanti.
     
    Na ocasião, Bênoni Cavalcanti ministrou a palestra “Educação Corporativa: Priorizando o Desenvolvimento das Competências Organizacionais” e pontuou a importância da Educação Corporativa no desenvolvimento das instituições e como isso é refletido no crescimento e eficiência do serviço público.  “Não é possível trabalhar com adultos apenas despejando uma grande carga de informações. É preciso questionar, e fazê-los interagir e refletir sobre os temas abordados. Para ensinar servidores é necessário tirá-los da sua comodidade e do seu cotidiano, levando-os a movimentar seu raciocínio”, explica.

    Saiba mais

    Assuntos: sefaz, secretaria, fazenda, estado, pernambuco, governo, divulga, esafaz, reuniao, priorizacao, 2015
    Compartilhe: Link para o post: