meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governo realiza a maior promoção da história da PM e dos Bombeiros



    O governador Paulo Câmara promoveu, nesta segunda-feira (20), 1.920 policiais militares e bombeiros, em mais uma demonstração da prioridade que a segurança pública terá na sua administração. Eles integram um grupo de 7.119, cuja ascensão na carreira já havia sido autorizada pelo chefe do Executivo estadual em março. Até o final do ano, quando esses profissionais assumirem seus novos postos, o Governo terá realizado a maior promoção da história das duas corporações em Pernambuco.

    À tarde, o governador condecorou 1.095 praças e oficiais da PM em cerimônia no Quartel Geral do Derby. Após entregar as insígnias aos policiais, Câmara foi ao Centro de Convenções presidir a mesa da formatura de 410 novos sargentos e 415 novos cabos do Corpo de Bombeiros.

    "Tenho a honra de, ainda no primeiro ano do meu governo, viabilizar a maior promoção da história da PM e dos Bombeiros. Junto com cada um de vocês vamos oferecer as condições para cuidar ainda mais da segurança dos pernambucanos. O povo de Pernambuco espera de nós um trabalho que melhore a sua vida. Não tenho dúvida que essas promoções concretizadas hoje nos colocam no caminho certo", cravou Paulo Câmara.

    De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, viabilizar as promoções não foi fácil. "Esse ato materializa a preocupação do Governo do Estado com a valorização das pessoas. Nenhuma instituição, por mais investimento que seja feito, será uma instituição respeitada se não houver essa prioridade", comentou.

    Comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Antônio Francisco Pereira Neto afirmou que as promoções representam o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela corporação. "É mais um gesto de sensibilidade do governador. E nós vamos responder à essa confiança", ponderou.

    Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Cunha, enalteceu "o gesto nobre" do governador. "Nós crescemos com a nossa emancipação, em 1994, e com a injeção de recursos por parte do Governo Eduardo Campos, em 2007. Agora, também crescemos como pessoas, através do resgate das promoções viabilizado por Paulo Câmara", frisou.



    INCLUSÃO - A solenidade do Corpo de Bombeiros também foi marcada por duas homenagens: ao ex-governador Eduardo Campos, representado pelo seu filho João Campos, e ao cabo Gil Sormany, que ficou afastado das suas atividades por cinco anos após perder a visão em decorrência de um tumor.

    Mesmo sendo considerado inválido para a atuar como bombeiro, Gil Sormany não desistiu de voltar às suas atividades. Em 2013, quando tomou conhecimento do desejo do militar de retornar ao trabalho, Eduardo Campos assinou um decreto que garante o retorno do qualquer bombeiro, policial civil ou militar, que tenha se tornado deficiente. Depois de passar por um treinamento, Gil Sormany se transformou no primeiro bombeiro reintegrado à corporação do Brasil.

    Fotos: Aluisio Moreira/SEI

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Recife na disputa para ser hub do Nordeste

    A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco já está se articulando para que Recife seja a cidade escolhida como o primeiro Hub – centro de conexões de voos domésticos e internacionais - do Nordeste para o grupo Latam Airlines (das companhias aéreas Tam e Lan). O grupo anunciou, na última sexta (dia 17), que está realizando um estudo de viabilidade para operacionalizar a ampliação de sua atuação em voos entre a América do Sul e a Europa. “O governador Paulo Câmara fará uma reunião com a presidente da Tam, Claudia Sender, para mostrar as vantagens se formos escolhidos como o novo hub da empresa. Em paralelo, desde o início do ano que estamos negociando com a companhia para aumentar nossas frequências de voos”, afirma o secretário Felipe Carreras.

    Entre os critérios que serão analisados estão localização geográfica, infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento, bem como fatores como competitividade de custos. Além da posição estratégica geográfica de Pernambuco, recentemente o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre foi escolhido, pela Secretaria de Aviação Civil do Governo Federal, como o melhor aeroporto do Brasil. Para a escolha, foram entrevistados 64.539 passageiros, ao longo de 2014, de voos domésticos e internacionais nos 15 aeroportos de maior movimentação no Brasil, que respondem por 80% do fluxo aeroviário nacional.

    Entre as vantagens para atrair o hub está a possível concessão de benefícios fiscais sobre o combustível. Inclusive, já está em tramitação um acordo com a Tam para o voo internacional Recife/Buenos Aires, cuja operação foi iniciada em janeiro deste ano. Uma contrapartida da companhia é o reforço no número de voos ligando Recife a outros destinos.“Para o passageiro, uma grande vantagem é viajar, partindo do Recife, em voos com tempos menores para a Europa, sem precisar ir para São Paulo ou Rio de Janeiro, além de aumentar as possibilidades de escolhas de conexões e horários”, comenta Carreras.

    Além do Recife, o estudo do grupo analisa outras duas cidades, Fortaleza e Natal. A previsão é que a escolha seja feita até o fim deste ano, para que as operações comecem em dezembro de 2016. No próximo dia 5 de junho, será inaugurada a nova rota Recife – Cabo Verde. Com ela, Pernambuco passará a contar com seis voos diretos para destinos internacionais: Lisboa, operado pela TAP; Miami, via American Airlines; Cidade do Panamá, através da Copa Airlines;  Frankfurt, operado pela Condor, e Buenos Aires, através da TAM. No total, Pernambuco está conectado a 63 destinos em 30 países em todo o mundo.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos serão escolhidos dia 27

    A eleição para a escolha dos integrantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos, biênio 2015-2017, será no dia 27 de Abril, na Assembléia Legislativa do estado. Vão participar da eleição Entidades Não Governamentais de Promoção e Defesa de Direitos Humanos, que tem sede e desenvolvem atividades no Estado de Pernambuco, filiadas ao Movimento Nacional de Direitos Humanos; ou aquelas estatutariamente constituídas, há pelo menos 03 (três) anos, como entidades de direitos humanos. As inscrições terminaram no último dia 17 deste mês.

    O Conselho, que é vinculado a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Executiva de Direitos Humanos, é tripartite. Além das Entidades Não Governamentais, é formado por representantes do Governo Estadual, que já foram indicados; e dos Povos Tradicionais, cujos representantes estão sendo enviados esta semana, conforme orientação do gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Secretaria Executiva, Luciano Freitas, que se reuniu com eles, semana passada. Será uma vaga para cada grupo: Etnia Africana, Indígena, Comunidade Quilombola e Povo Cigano.

    A eleição no dia 27 será das 09h às 13h, no auditório da Assembléia Legislativa, sendo conduzida pela Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fórum metropolitano define planejamento de 2015

    Por ser menina no Brasil. Este será o tema do Fórum de Gestoras de Políticas Municipais para Mulheres da Região Metropolitana do Recife e municípios de Goiana, Caruaru, Garanhuns e Petrolina a ser realizado no dia 28 de abril, no Hotel Amoaras, em Paulista. O debate vai se basear na pesquisa sobre o tema da organização PLAN. À tarde, as gestoras irão participar de um momento de capacitação sobre "Execução Orçamentária" e o "Plano de Trabalho do FEM Mulher".

    As definições acerca do próximo Fórum ocorreram durante uma reunião extraordinária realizada, nesta sexta-feira (17/04), na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim-PE), Bairro do Recife, com o objetivo de planejar os debates previstos para o ano de 2015. A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, participou da discussão.

    Para contribuir com o planejamento, a equipe da Gerência de Fortalecimento Sociopolítico das Mulheres da SecMulher-PE apresentou um levantamento das conquistas resultantes da criação do Fórum Metropolitano em 2013. A elevação do status dos organismos, a implementação de políticas municipais voltadas para as mulheres e a ampliação da campanha Maria da Penha vai à Escola foram alguns dos avanços contabilizados.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Campanha da SecMulher-PE chega a Sirinhaém e Lagoa dos Gatos

    Sirinhaém e Lagoa dos Gatos serão os municípios contemplados, esta semana, pela campanha Violência contra Mulher não dá Frutos promovida pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE). Moradoras de duas comunidades rurais de cada um desses municípios serão convocados para participar de uma roda de conversa para debater violência doméstica. 
     
    A ideia é sensibilizar e conscientizar a população rural, no sentido de criminalizar o machismo, divulgando os mecanismos garantidos na Lei Maria da Penha para a punição dos agressores.

    Como vem acontecendo desde setembro, equipes formadas por assistentes sociais e psicólogos promovem debates nos quais são repassados informações e esclarecimentos sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, Lei Maria da Penha e sua aplicação. Durante as rodas de conversa, também vem sendo divulgada a Rede Pernambucana de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. As mulheres que desejarem podem ser atendidas individualmente. 

    Saiba mais 
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Força-tarefa interdita 11 postos de combustível

    Uma força-tarefa envolvendo a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-PE), Polícia Militar e Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Deccot) interditou 11 postos de combustível, sendo dez no Sertão do Estado e um na Região Metropolitana do Recife.  Entre os motivos da interdição estão sonegação, fraudes e intervenções realizadas em bombas por empresa não credenciada e sem o devido lacre de controle. Também foram coletadas amostras de combustíveis, por técnicos da ANP, para análise de conformidade.
     
    A operação, realizada de 13 a 17 deste mês, contou com a participação de 101 agentes, entre os quais 64 auditores fiscais. Foram diligenciados 101 postos e em 35 deles foram encontradas irregularidades tributárias, com mais de 400 mil litros de diesel, etanol e gasolina apresentando problemas de omissão na entrada e/ou na saída. Foi apurado um crédito tributário com autuações no valor total de R$ 537,58 mil.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco no Batente é destaque em festival de Moçambique

    O institucional "Histórias do Programa Pernambuco no Batente" estréia no festival Instidoc - 2º Ciclo de Documentário Institucional de Moçambique, a ser realizado em Maputo, de 22 a 25 de abril. Coordenado pela Executiva de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento, Criança e Juventude – SDSCJ, o Programa de Inclusão Produtiva PE no Batente oferece capacitação profissional às pessoas em situação de vulnerabilidade, com geração de renda e incentivo ao empreendedorismo. 

    O vídeo sobre o Programa PE no Batente, do Banco Mundial e Governo de Pernambuco, será exibido na abertura do Instidoc, no dia 22 de abril. No vídeo, realizado por Julia Pá, ela entrevista três pessoas para mostrar como o programa ampliou os horizontes de moradores das cidades de Tamandaré, Catende e Chã Grande, com capacitação profissional adequada a região, financiamento de equipamentos e desenvolvimento de competências nas áreas de piscicultura,  têxtil e agricultura familiar. Para ver a abertura de um minuto do documentário, clique aqui

    Criado em 2007, o Programa de Inclusão Produtiva PE no Batente visa à qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica cadastradas no CadÚnico.  Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o PE no Batente incentiva a geração de renda o empreendedorismo, com base nas diretrizes da economia solidária, por meio do cofinanciamento de 43 centros de inclusão produtiva em diversas áreas como agroindústria de processamento de frutas, pesca, construção civil, turismo, estética, reciclagem de resíduos sólidos e outras.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cerca de mil alunos são classificados para o Programa Ganhe o Mundo 2015

    A Secretaria de Educação do Estado (SEE) informa que já está disponível a lista com os nomes dos estudantes classificados para intercâmbio no Programa Ganhe o Mundo (PGM) 2015. Para os estudantes classificados no PGM, o cronograma das reuniões de orientação para o pré-embarque serão divulgadas em breve, no site e nas redes sociais da SEE. Veja aqui a lista completa dos alunos classificados.

    Em 2015, o PGM encaminhou estudantes da Rede Pública Estadual para os Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia. Desde 2012, o programa embarcou 3.400 estudantes para destinos como: Espanha, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos, entre outros países.

    A SEE esclarece que, em virtude do cenário econômico vigente e da expressiva alta do dólar, foi necessário realizar ajuste nas vagas disponibilizadas para o PGM. Destacamos que o impacto econômico decorrente da variação cambial não reduziu o orçamento previsto para o PGM na edição neste ano.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria da Mulher prorroga prazo de inscrição para Passarela Fenearte

    A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), em parceria com a Coordenação de Design e Moda da Secretaria de Cultura (Secult-PE), estendeu, até a próxima sexta-feira (24), o prazo das inscrições para as associações/grupos de produtoras de moda artesanal, em nosso Estado, que tiverem interesse de participar do Desfile Passarela da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). A ação, que integra as atividades da Fenearte, e acontecerá entre os dias 2 e 12 julho, visa beneficiar as artesãs da moda perhambucana, não apenas com a comercialização, mas, pretende também possibilitar a elas uma oportunidade de aprendizado e divulgação de seus trabalhos. Os/as interessados/as deverão acessar aqui o manual de inscrição e enviar, devidamente preenchido, o formulário de inscrição e mais cinco fotos dos principais produtos para o e-mail: feneartemulher@gmail.com. As imagens devem estar nítidas.

    “Poderão participar do evento os organismos municipais de políticas públicas para mulheres que trabalham com grupos, artesãs, associações e/ou grupos de mulheres artesãs, bem como grupos de mulheres que trabalham com moda artesanal em Pernambuco”, disse Ana Luísa Cavalcanti, da Coordenadoria de Trabalho e Renda da SecMulher-PE.

    Feira - A Fenearte hoje se constitui a maior feira de artesanato da América Latina. Em 2014, atraiu um público de mais de 300 mil pessoas, ocupou uma área de 29.000 m², com mais de 800 espaços e com mais de 5 mil pessoas expondo produtos de todos os estados brasileiros e de 46 países. Neste ano, o evento prestará uma homenagem a Louro do Paje e ao Mestre Nuca.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • TV Pernambuco divulga nova programação e ganhadores do edital DOC. TV Inovação

    A nova programação da TV Pernambuco foi apresentada ontem (16/4), no auditório do Porto Mídia, no bairro do Recife. Na ocasião, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco e a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) anunciaram os três projetos selecionados pelo edital Doc. PE Inovação, contemplados com R$ 1,3 milhão para produção total de nove programas com, aproximadamente, quatro horas de programação inédita.

    As produções selecionadas foram: Na Contramão, da Rec Produtores Associados, roteiro de Rafael Marroquim, produção de Chico Ribeiro e direção de Marcelo Pinheiro. A série aborda o destino do jegue nas rodovias do sertão. Nosso Ofício, da Ateliê Produção, com direção de Tuca Siqueira, roteiro de Ricardo Melo e produção de Marcelo Barreto. Um olhar sob a resistência cultural de profissões. Anjos Humanos, da Urso Filmes, direção de Camilo Cavalcanti, roteiro de Camilo Cavalcanti e Carla Francine, produção de Alcir Lacerda Filho. Os programas desta série vão refletir sobre as possibilidades de interações de projetos sociais, arte e cultura contemporânea, orientada pela relação de artistas com os problemas sociais existentes no Brasil.

    Ao todo, 18 projetos concorreram ao DOC. TV Inovação, primeiro edital voltado prioritariamente para produção de conteúdo para a TV Pernambuco. Os recursos que viabilizarão o financiamento dos documentários são da SECTEC - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (R$ 425 mil), da Ancine, via Fundo Setorial do Audiovisual - FSA (R$ 850 mil) e da EPC - Empresa Pernambuco de Comunicação (R$ 30 mil).

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: