meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Joana Velozo oferece oficina de encadernação artesanal no Coletivo Sexto Andar

    Designer, ilustradora e artesã, a pernambucana Joana Velozo vai promover, no dia 14 de março, uma oficina de encadernação artesanal, no Coletivo Sexto Andar (Recife). O mini-curso, de 4 horas-aulas, possibilitará ao participante confeccionar, através da técnica de costura aparente, cadernos resistentes e cheios de estilo. “Essa técnica é muito prazerosa e de fácil manuseio. Não é necessário nenhum conhecimento prévio para se inscrever na oficina, porém, como lidamos com instrumentos pontiagudos (furadores e agulhas) e martelos, o recomendável é que os participantes tenham mais de oito anos”, disse Joana sobre a metodologia do workshop. O investimento é de R$ 200.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, governo, estado, pernambuco, funcultura, divulga, oficina, encadernacao artesanal, joana veloso
    Compartilhe: Link para o post:
  • Noronha começa a aplicar segunda dose da vacina contra o HPV nesta segunda-feira (2)

    A segunda dose da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV, na sigla em inglês), responsável por quase 95% dos casos de câncer de colo de útero no mundo, começa a ser aplicada em Fernando de Noronha nesta segunda-feira (2). A vacinação destinada a meninas que tenham entre 09 e 11 anos, e mulheres de 14 a 26 anos que tenham o vírus da Aids.

    As vacinas já se encontram na Unidade de Saúde da Família (USF Dois Irmãos), localizada na região de Floresta Nova, cujo horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e às sextas, das 8h às 12h.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, ilha, arquipelago, administracao, governo, estado, pernambuco, divulga, vacina, hpv, segunda dose
    Compartilhe: Link para o post:
  • IPA promove mais qualidade para os produtos das feiras orgânicas do Recife

    Produtores, que comercializam seus produtos nas feiras orgânicas do Recife serão capacitados pelos técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Eles também terão acesso aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), prestados pelo Instituto. A iniciativa integra o projeto de ordenamento das feiras orgânicas, realizado em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, por meio da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), que ficará encarregada da fiscalização das feiras orgânicas.

    “Além de organizar, a busca é pela elevação da qualidade dos produtos, ampliação de mercado e garantia da segurança alimentar para os consumidores”, explica o presidente do IPA, Gabriel Maciel. Nesse processo, o IPA também ficará encarregado de viabilizar que os agricultores sejam inseridos em Sistema Agroecológico de Produção. Ou seja, utilizem práticas sustentáveis, visando às questões sociais, econômicas e ambientais. As capacitações serão realizadas por meio de cursos e oficinas, com aulas teóricas e práticas, intercâmbios e visitas técnicas a propriedades, que já utilizem com sucesso sistemas agroecológicos.

    Nesse primeiro momento, todos os participantes das 24 feiras orgânicas, que funcionam no Recife, serão cadastrados. Para isso, o IPA entregará, até o dia 10 de março, o formulário de cadastro aos coordenadores das feiras, que ficarão responsáveis pela distribuição e aplicação. O número exato de agricultores será apresentado após a realização do cadastro.

    A ação será executada por meio da parceria firmada entre o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a Prefeitura do Recife, através da CSURB. O ponta pé inicial para a implementação do projeto foi durante reunião realizada na sede do Instituto, com a participação do presidente do IPA, Gabriel Maciel, do secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, e do presidente da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), Luiz Alexandre Almeida. Também participaram técnicos do IPA, representantes de ONG’s e coordenadores de feiras orgânicas.

    Assuntos: ipa, instituto, agranomico, secretaria, agricultura, reforma agraria, governo, estado, pernambuco, divulga, capacitacao, produtores, feiras organicas, recife
    Compartilhe: Link para o post:
  • Lançado o edital de concurso para construção do Lacqua

    Foi lançado o  edital do concurso público que vai escolher o melhor projeto arquitetônico do edifício sede do L’acqua, o centro de estudos e pesquisas sobre água, saneamento e meio ambiente que será feito pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os interessados em participar da seleção, que é de abrangência nacional, devem se inscrever até 11 de março. As propostas serão recebidas até o dia 18 do mesmo mês. A equipe vencedora receberá um financiamento de R$ 105 mil. O edital já está disponível no site da Compesa, na seção Arquivos e Publicações - Concursos.

    A primeira etapa do concurso compreenderá a seleção de ideias para um projeto de arquitetura, em nível de estudo preliminar, que apresente a melhor proposta conceitual para o edifício que abrigará o L’Acqua. Já a segunda, a ser desenvolvida pela equipe vencedora da etapa anterior, corresponderá à elaboração de um projeto básico de arquitetura visando a realização de Licitação Pública para a construção do edifício. A equipe deve elaborar e entregar o projeto em até 90 dias.

    Saiba mais

    Assuntos: compesa, pernambucana, saneamento, seinfra, secretaria, infraestrutura, governo, estado, pernambuco, divulga, lanca, edital, construcao, lacqua, concurso publico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escola Arquipélago oferece Educação de Jovens e Adultos

    Uma das modalidades de ensino oferecidas pela Escola Arquipélago em Fernando de Noronha é a Educação de Jovens e Adultos, EJA. O modelo oportuniza jovens, adultos e idosos que não completaram os anos da educação básica na idade apropriada a retomarem os estudos de onde pararam.

    A direção da Escola Arquipélago realizou um levantamento no primeiro mês do ano letivo sobre a quantidade de inscritos na modalidade EJA. De acordo com o diretor da instituição Paulo Bruno, ainda existe um grande número de vagas disponíveis nas turmas do período da noite. “Essa é uma grande oportunidade para aqueles que desejam retomar os estudos. Muitos não tiveram condições de dar continuidade por inúmeros motivos, um deles a necessidade de trabalhar e ajudar na renda familiar desde a infância. A educação e o conhecimento são essenciais para o desenvolvimento do ser humano e o resgate a cidadania”, disse.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, ilha, arquipelago, administracao, governo, estado, pernambuco, divulga, escola, oferece, educacao, jovens, adultos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Funcultura divulga projetos habilitados no edital Audiovisual

    A Secretaria de Cultura e a Fundarpe divulgam nesta quinta-feira (26) o resultado da primeira etapa de avaliação dos projetos inscritos no 8° Edital do Programa de Fomento ao Audiovisual de Pernambuco – Funcultura 2014/2015. Após a análise documental dos 314 projetos inscritos, 255 foram habilitados para a segunda etapa do edital. Entre os habilitados, 100 propostas são de curta-metragem, 46 de difusão, 31 de formação, 8 de pesquisa, 22 na categoria “Revelando os Pernambucos” e 48 de cineclubismo. Confira a lista dos projetos habilitados AQUI.

    Os projetos de longa-metragem e produto para TV ainda não foram analisados, tendo em vista que as inscrições para estas categorias foram prorrogadas até 02 de março.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, governo, estado, pernambuco, funcultura, divulga, projetos, habilitados, edital, audiovisual
    Compartilhe: Link para o post:
  • Abril Pro Rock 2015 divulga primeiras atrações

    Na tarde desta quarta (25), o festival Abril Pro Rock (APR) divulgou os primeiros nomes da programação de sua 23ª edição, que acontece nos dias 24 e 25 de abril, no Chevrolet Hall. Pato Fu (MG), Far From Alaska (RN), Marduk (Suécia), Coroner (Suíça), Câmbio Negro HC (PE) e Dead Fish (ES) são as atrações já confirmadas. Com apresentação da Petrobras, o Abril Pro Rock 2015 é uma realização da Astronave Iniciativas Culturais e tem patrocínio do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe, Prefeitura do Recife, Copergás e Pitu.

    Segundo o produtor Paulo André Pires, idealizador do APR, nesta edição o festival vem referendar a sua vocação inicial: ser uma vitrine para bandas iniciantes, com foco no bom e velho rock. “Este ano, a curadoria se concentra na origem do que é o Abril: dar espaço para bandas novas, agradar ao público jovem e também focar numa programação mais rock”, diz. A afirmação ganha respaldo no som das primeiras atrações anunciadas.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, governo, estado, pernambuco, funcultura, divulga, atracoes, abril pro rock
    Compartilhe: Link para o post:
  • Presidente da Jucepe reúne-se com representantes da Associação dos Contabilistas de Caruaru

    Uma comitiva da Associação dos Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco (Accape) foi re cebida pela presidente da Jucepe, Terezinha Nunes, na última segunda-feira (23) na sede da Autarquia. A visita teve como objetivo estreitar o relacionamento e a cooperação entre as duas instituições no esforço de aperfeiçoar cada vez mais os serviços prestados pela Junta Comercial.

    Participaram do encontro a presidente da Accape, Michele Arruda; Albérico Xavier, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap); Geraldo de Paula Batista, presidente do Conselho Regional de Contabilidade; André Aires, secretário-geral da Jucepe e o gerente do escritório regional da Junta em Caruaru, Raffiê Dellon, além de associados da Accape.

    Saiba mais

    Assuntos: jucepe, junta comercial, secretaria, desenvolvimento, economico, governo, estado, pernambuco, divulga, associacao, contabilistas, caruaru
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fernando de Noronha: Marinha abrirá cursos para formação de aquaviários

    fernandoO controle e a segurança da navegação, assim como a salvaguarda da vida humana são assuntos que Administração de Fernando de Noronha preza a fim de garantir a qualidade de vida dos moradores da ilha e daqueles que visitam o paraíso. Pensando nisso, em parceria com a Marinha do Brasil, será realizada, nesta sexta-feira (27), uma pré-inscrição para os interessados em participar dos Cursos de Formação de Aquaviários. Os candidatos devem se dirigir ao auditório da Escola Arquipélago, às 19h.

    De acordo com o suboficial da Marinha, Eduardo Ferreira, trinta vagas estão sendo ofertadas em três modalidades: Marinheiro Regional de Convés, Marinheiro Auxiliar de Máquinas, e Pescador Profissional e Segurança de Embarcação de Passageiros.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, ilha, arquipelago, administracao, governo, estado, pernambuco, divulga, marinha, curso, aquaviarios, formacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Tecnologias de som para artes visuais são foco da Semana Criativa Britânica no Portomídia

    Promover o intercâmbio de conhecimento entre profissionais de Pernambuco e especialistas britânicos, além de estimular o desenvolvimento de habilidades conceituais e práticas nas áreas de sound design aplicadas a games, animação, cinema e instalações artísticas. Esta é a proposta da Semana Criativa Britânica no Portomídia, promovida de 09 a 13 de março pelo Porto Digital, em parceria com a Embaixada Britânica, através do Prosperity Fund, e o UKTI.
     
    Durante uma semana, serão realizados workshops e palestras com renomados especialistas britânicos. Entre os convidados, profissionais como: Annabelle Pangborn, compositora, sound designer e editora de efeitos; Nye Parry, compositor e artista sonoro; e Robin O'Donoghue, diretor de pós-produção e mixador de filmes como "Shakespeare Apaixonado", "Simplesmente Amor" e "Um Lugar Chamado Notting Hill".

    Saiba mais

    Assuntos: porto digital, secretaria, ciencia, tecnologia, inovacao, governo, estado, pernambuco, divulga, tecnologias, som, artes visuais, semana criativa, britanica, portomidia
    Compartilhe: Link para o post: