meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Música Valenciana arrebata Publius

    secultO Eu Indico desta semana convidou o músico Publius Lentulus para escolher uma obra musical pernambucana que ele admira.

    Artista dos mais requisitados, Publius tem uma trajetória profícua e cheia de colaborações. Desde 1999 na estrada com projetos como Rabecado e Azabumba, ele tem mais de 100 composições gravadas em cerca de 50 discos de amigos e parceiros. Após passagens pelas bandas de Tonino Arcoverde, Izidro, Geraldo Maia e Sérgio Cassiano, ele alçoou voo solo no ano passado, com seu primeiro CD, “Solo”.

    Ao Cultura.PE e aos internautas, Publius indica o DVD “Valencianas”, de Alceu Valença. Gravado em 2012, no Teatro Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), o trabalho faz um passeio pela obra de Alceu, que ganha luxuosa vestimenta da Orquestra de Ouro Preto, sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, publius, musica valenciana, eu indico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Encontro marca a construção do Plano Estadual Decenal do Sistema Socioeducativo de Pernambuco

    scjPernambuco contará com o 1º Plano Estadual Decenal do Sistema Socioeducativo, que visa a integrar as políticas públicas voltadas aos adolescentes que cometeram atos infracionais e cumprem medidas socioeducativas em meio aberto e fechado. No estado, a Secretaria da Criança e da Juventude coordena os encontros, que vêm ocorrendo desde setembro, sendo a segunda reunião realizada na última quinta-feira (16), no auditório do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (CEFOSPE).

    A intenção é construir um Plano com a participação de representantes das políticas públicas intersetoriais, a partir das necessidades e desafios apontados no Sistema Socioeducativo do Estado, tendo por referência o Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo.  Com isso, são estabelecidas as metas e os compromissos nas áreas trabalhadas com todos os atores do Sistema de Garantia de Direitos, a exemplo das secretarias estaduais, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, entre outros.

    Saiba mais

    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, estado, pernambuco, divulga, encontro, construcao, plano estadual, sistema socieducativo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco participa do 2° Encontro Nacional de Clínicas do Testemunho

    O projeto Clínica do Testemunho em Pernambuco será apresentado nesta sexta-feira (24) e sábado (25), no 2° Encontro Nacional da Rede de Clínicas do Testemunho, na Escola de Saúde Mental, no Rio de Janeiro. A apresentação será feita pela coordenadora do Centro Estadual de Apoio as Vítimas de violência, CEAV, Tadzia Negromonte. A atividade contará com a participação das quatro Clínicas conveniadas com a Comissão da Anistia, PE, RJ, SP e RS,  o presidente da Comissão, Paulo Abrão e mais dois representantes do órgão.

    O objetivo geral é mostrar o funcionamento e a experiência de cada projeto nos atendimentos, nas atividades de difusão e de capacitação, destacando algumas linhas de investigação, que possam subsidiar as recomendações e encaminhamentos para a criação de uma política pública.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, participa, encontro nacional, clinicas do testemunho
    Compartilhe: Link para o post:
  • Divulgados gabaritos e cadernos de provas do Supletivo 2014

    Já está disponível para consulta os gabaritos e os cadernos de provas do exame Supletivo 2014. Confira aqui.

    Para o Supletivo 2014, a Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), responsável pela elaboração e aplicação do exame, recebeu 21.273 inscrições, das quais 1.554 – correspondentes a 7,3% do total – foram de candidatos em situação prisional.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, gabaritos, caderno de prova, supletivo, 2014
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seminário debate desenvolvimento urbano sustentável com foco na mobilidade

    Teve início na manhã de hoje (22) o I Seminário de Desenvolvimento Urbano Sustentável, com foco nas áreas de mobilidade e infraestrutura urbana. O evento é uma parceria entre os governos de Pernambuco e Baden-Wurttemberg, da Alemanha. Sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), conta com o apoio do Instituto Fraunhofer, considerado o maior organismo de inovação do mundo – com mais de 60 unidades focadas em trabalhar soluções para o mercado, nas mais diversas áreas. O seminário ocorre durante todo dia de hoje no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), no Bairro do Recife.

    O secretário de Ciência e Tecnologia, José Bertotti, deu as boas vindas para delegação alemã reafirmando o compromisso de Pernambuco de adensar os ambientes de inovação fortalecendo as cadeias produtivas locais promovendo novas oportunidades de negócios.

    Saiba mais

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, espaco ciencia, divulga, seminario, debate, desenvolvimento urbano, mobilidade
    Compartilhe: Link para o post:
  • Revista Outros Críticos debate o improviso na nova edição

    secultA revista Outros Críticos traz como tema da sua 5ª edição “O improviso como forma”. A publicação é lançada nesta quarta-feira (22), às 19h, no Orbe Coworking, no centro do Recife. Como é de costume, o lançamento conta com debate seguido de apresentação musical, desta vez jam session. Os convidados são os músicos Areia (baixista no Arei, Grupo de Música Aberta e Mundo Livre S/A), Hugo Medeiros (baterista da banda Rua), Luciano Emerson (saxofonista) e Bruno Vitorino (baixista do Nebulosa Quinteto). Como Vitorino, também é crítico musical na revista Outros Críticos e no blog Variações para 4, será o responsável pela mediação do debate. A entrada no evento é gratuita. A revista é vendida por R$ 10.

    Editada por Carlos Gomes com projeto gráfico de Fernanda Maia, a publicação é lançada com patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo do estado de Pernambuco. Ainda conta com o apoio da AESO – Barros Melo, Orbe Coworking, Corujas, Jacaré Vídeo, FacForm Gráfica e AltoVolts.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, revista, outros criticos, edicao
    Compartilhe: Link para o post:
  • ProRural recebe missão do Banco Mundial

    A secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural recebe, durante a semana de 20 a 24/10, uma missão formada por representantes do Banco Mundial. Na pauta, as ações do projeto Pernambuco Rural Sustentável (PRS), objeto de acordo de empréstimo entre o Governo de Pernambuco e o Bird com o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável. A parceria compreende o financiamento de US$ 100 milhões a serem aplicados para o fortalecimento das redes produtivas e obras de infraestrutura hídrica.

    Participam da missão, os representantes da instituição financeira, Diego Arias, Mário Castejon, Marilin Renfelth, Vinicius Moura, Agnes Velloso, Maria Presmanes, Wilson Rocha e Juliana Garrido. Dividido em dois grupos, a agenda de trabalho será formada por reuniões técnicas e visitas as organizações de produtores familiares beneficiadas com as iniciativas do PRS, pactuadas nas matrizes de investimento das Redes Produtivas. O grupo está sendo acompanhado nas visitas, pelo gerente geral do ProRural, Walmar Jucá, a superintendente técnica, Rita Guilherme e o gerente técnico, Joseilton Evangelista.

    Saiba mais

    Assuntos: sara, secretaria, agricultura, reforma agraria, governo, estado, pernambuco, prorural, divulga, missao, banco mundial
    Compartilhe: Link para o post:
  • Casa da Cultura é opção turística para quem curte artesanato e história

    seturA Casa da Cultura é reconhecida como um dos mais interessantes cartões postais do Recife. Além de abrigar uma variedade de artesanatos, que vão desde as rendas e bordados a objetos em barro ou madeira, o prédio tem grande riqueza arquitetônica e histórica, por ter sido utilizado, até 1973, como a Casa de Detenção da Capital Pernambucana.

    Localizado no Bairro de Santo Antônio, o prédio em estilo neoclássico tem arquitetura marcante, com estrutura construída em três andares no formato de cruz. Na época, o projeto foi concebido segundo o modelo mais moderno de penitenciária, com quatro alas correspondestes aos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste). As alas – ou raios, como são chamadas – se encontram no saguão central, de onde podiam ser facilmente vigiadas.

    Saiba mais

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, casa da cultura, opcao turistica, artesanato, historia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Reeducandos fabricam jeans na Capital do Agreste

    sedsdhOportunidade. É o que estão tendo 55 reeducandos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), situada em Caruaru, na região Agreste do Estado. Numa parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio de sua Executiva de Ressocialização (Seres) e a fábrica de Wendell Jeans, a mão de obra carcerária vem sendo utilizada na confecção de roupas.

    Anderson Wendell é ex reeducando e hoje proprietário da fábrica naquela penitenciária desde 2010. Inicialmente, 20 pessoas trabalhavam na produção das peças. De acordo com Anderson, desde a instalação até os dias de hoje mais de 500 detentos tiveram oportunidade de trabalho. “O nosso objetivo é profissionalizar os reeducandos para que eles possam ser aproveitados pelo mercado quando estiverem em liberdade, dando início a uma nova vida, uma vez que a vocação econômica da região é jeans”, ressaltou o empresário.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, reeducandos, fabrica, jeans, oportunidade, agreste
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes da EREM Amaury de Medeiros visitam casas de acolhimento

    seeEstudantes 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Amaury de Medeiros realizaram, na manhã da última semana, uma visita solidária às casas de acolhimento do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC/PCR), que atendem a crianças e adolescentes. Eles conheceram as casas do Cordeiro, Raio de Luz, e Novos Rumos.

    O projeto intitulado Caravana da Alegria levou presentes e atividades lúdicas como brincadeiras, jogos e rodas de diálogos aos locais. A ação foi coordenada pelos professores Sandro Eloi, de Direitos Humanos, Laurenilda Gomes, de Sociologia, e Elizabeth Matias, de Filosofia.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, erem, estudantes, visitam, casas de acolhimento
    Compartilhe: Link para o post: