meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Seminário “Direitos Humanos e Democracia” reúne gestores e sociedade civil de Caruaru

    O Seminário Regional: “Direitos Humanos e Democracia” será realizado, nesta sexta-feira, 11, a partir das 08h, no auditório da Faculdade de Filosofia de Caruaru, FAFICA. Gestores e a sociedade civil vão se reunir, dentro da programação das Semanas de Direitos Humanos, para avaliar as ações nesta área em Pernambuco, e ouvir as demandas sobre violações de direitos nos municípios.

    A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH.

    Entre os assuntos discutidos está o atendimento a casos de violações em geral, e principalmente contra o público idoso, criança e adolescente, pessoas com deficiência, LGBT, reeducandos do Sistema Penitenciário.

    O seminário vai contemplar todas as regiões do estado até o mês de Setembro, sendo realizado dentro das Semanas de Direitos Humanos, evento que disponibiliza aos moradores mutirão de documentação, oficinas, rodas de diálogo, exposições, orientações para apenados em regime aberto e livramento condicional e feira de cidadania.

    Segundo o secretário executivo da SEJUDH, Paulo Moraes, essas atividades promovem a sensibilização das redes parceiras e da sociedade civil sobre a importância da preservação da cidadania através do combate às violações. Prioriza também a interiorização das ações, buscando transformar as relações sociais em torno dos direitos humanos e elevando os níveis de respeito a esses direitos, difundindo-os junto à população. Acrescenta Paulo Moraes.

    O Seminário “Direitos Humanos e Democracia” também é um espaço para sugestões e troca de experiências entre os municípios.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Empetur leva alunos de escolas públicas para visitar feira de artesanato

    Através do projeto “Turismo Convida”, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empetur, leva hoje (10), mais de cem alunos de escolas estaduais para conhecer a 15ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece no Centro de Convenções de PE até o próximo sábado (12). O objetivo é proporcionar aos estudantes uma tarde de imersão na cultura popular do Estado e de outras regiões.

    A Escola Técnica Epitácio Pessoa, Escola de Referência em Ensino Médio Nóbrega, Escola de Referência em Ensino Médio Sizenando Silveira, Escola de Referência em Ensino Médio Santa Paula Frassinetti e a Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães são as instituições contempladas para a visita da feira.

    TURISMO CONVIDA - O Projeto, criado em 2011, tem por finalidade possibilitar que estudantes de escolas públicas e instituições sociais do Estado de Pernambuco tenham acesso gratuito a lazer e a cultura através da disponibilização de ingressos para eventos culturais e shows patrocinados pela Setur/ Empetur. Em 2013, a ação atendeu mais de dez mil pessoas.

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, turismo convida, alunos, fenearte, feira, artesanato, centro de convencoes, olinda
    Compartilhe: Link para o post:
  • Campanha Atenção Redobrada chama atenção de crianças e jovens da Ilha de Fernando de Noronha

    fernandoCuidar dos jovens é uma das atenções da Administração de Fernando de Noronha com a comunidade. Pensando nisso, o Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, em parceria com a Secretaria da Criança e da Juventude, promove ações com o objetivo de combater violações de Direitos às Crianças e Adolescentes no arquipélago. Uma delas é a campanha Atenção Redobrada, que será realizada até o final do mês.

    Para o administrador da Ilha, Reginaldo Valença Jr., a ação é muito importante: “visa informar aos moradores sobre a prevenção e os cuidados com os Direitos Humanos das crianças e adolescentes da comunidade”. Além disso, estes órgãos apoiam as ações preventivas de enfrentamento ao trabalho infantil, exploração sexual, consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e outras violações de direitos nos grandes e médios eventos realizados no Estado.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, programa, atencao redobrada, criancas, jovens
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições para Supletivo 2014 começam nesta quinta-feira (10)

    Interessados em concluir o ensino fundamental e médio por meio do exame Supletivo 2014 podem se inscrever a partir desta quinta-feira (10). As inscrições seguem até o dia 10 de agosto exclusivamente pelo endereço eletrônico (www.educacao.pe.gov.br), exceto para participantes em regime carcerário, que poderão se inscrever no respectivo presídio ou cadeia pública.

    Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher todos os campos do formulário online, indicando o nível de ensino, os componentes curriculares de sua opção e o local de realização da prova, conforme o estabelecido no edital. Para ter acesso ao local de prova, o participante deverá imprimir o cartão de inscrição disponível em www.educacao.pe.gov.br a partir de 8 de setembro, excetuando-se aqueles em regime carcerário, que receberão o cartão de inscrição na própria unidade prisional.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, imscricoes, supletivo, 2014, inicio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pontos de Cultura vão enriquecer a programação do FIG 2014

    secultO Programa Cultura Viva estadual, sob a coordenação da Secult-PE e Fundarpe, divulgou nesta quarta-feira (9), a programação das oficinas e apresentações que vão compor a grade artística do 24º Festival de Inverno de Garanhuns.

    Para participar de uma das cinco oficinas oferecidas, é necessário que o interessado faça a inscrição presencialmente na Secretaria de Cultura de Garanhuns, onde irá preencher a ficha de inscrição necessária, no período de 14 a 18 de julho, das 8h às 17h. Cada oficina possui a carga horária de 20 horas/aulas e será realizada na Escola Professor Henrique Dias, no período de 21 a 25 de julho, das 13h às 17h.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, pontos de cultura, programacao, fig, 2014
    Compartilhe: Link para o post:
  • IPA e universidade do Texas debatem acordo de cooperação técnica

    Os pesquisadores e professores, Charles Alon e Raghavan Srinivsan, da Texas A&M University, visitaram na manhã desta quinta-feira (10/07), a sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Recife. A vinda dos acadêmicos a instituição tem como objetivo viabilizar uma parceria técnico-cientifica, por meio de um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições.

    Participaram do encontro os diretores de Infraestrutura Hídrica e de Pesquisa, Albérico Rocha e Antônio Santana, respectivamente, o gerente de pesquisa e pesquisador de Socioeconomia do IPA, Geraldo Majella, o extensionista, Josimar Gurgel, além do presidente do Itep, Frederico Montenegro.

    Assuntos: ipa, pernambuco, instituto, agronomico, secretaria, agricultura, reforma agraria, sara, governo, estado, divulga, debate, acordo, cooperacao tecnica, universidade, texas, usa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cinema ao alcance dos olhos, mãos e imaginação

    secultO cinema é uma arte essencialmente visual. Porém, não recorre apenas aos olhos do espectador para se comunicar com ele. Uma profusão de códigos sensoriais são mediados para dar vida a uma obra cinematográfica. Por isso, é possível, sim, ir além da tela grande e também fazer cinema para se ouvir ou para se tocar. Seguindo esta tendência, o 24º Festival de Inverno de Garanhuns, apresenta, este ano, a inédita mostra Sonhos Possíveis, com filmes que apresentam os recursos de audiodescrição, Libras e prototipagem 3D, promovendo acessibilidade para todos os tipos de público. Além disso, compondo a grade deste ano, a tradicional Mostra de Cinema do FIG chega à sua 10ª edição, com filmes locais, nacionais e estrangeiros. E o Cinema na Estrada levará produções cinematográficas às mais longínquas comunidades da região. Todas as atividades acontecem, gratuitamente, no período de 18 a 25 de julho.

    Abrindo a programação de audiovisual no festival, está a 10ª Mostra de Cinema do FIG, que acontecerá de 18 a 24 de julho, no Cine Eldorado 2, com a exibição de 11 longas inéditos em Garanhuns. As sessões acontecerão sempre em três horários: 17h, 19h e 21h. O destaque vai para duas importantes produções pernambucanas: “Tatuagem”, de Hilton Lacerda (19/7, às 21h), e “Amor, plástico e barulho”, de Renata Pinheiro (20/7, às 21h). Após a exibição desses filmes, os diretores participarão de um debate com o público. Além dos pernambucanos, outros filmes brasileiros estão na programação, como “Getúlio” , que traz Tony Ramos no papel do ex-presidente brasileiro, e o documentário “Dominguinhos”, sobre o sanfoneiro, natural de Garanhuns. Representando o cinema estrangeiro, compõem a grade produções de vários países. Entre eles, o francês “Azul é a cor mais quente”, a produção chilena “Gloria” e o filme indiano “Lunchbox”.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, cinema, alcance, olhos, maos, imaginacao, fig, garanhuns
    Compartilhe: Link para o post:
  • SAD implanta Programa de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

    sadAtenta às necessidades dos servidores e buscando oferecer um conjunto de atividades voltadas para a promoção e prevenção em saúde, a Secretaria da Administração (SAD), através da Gerência de Gestão de Pessoas (GESPE), está implantando o Programa de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (PSQVT). O lançamento do programa acontece no próximo dia 08 de agosto, no auditório da SAD. Na ocasião, será realizada uma palestra sobre Educação Nutricional e ainda serão prestados serviços como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, medição do IMC e massagem shiatsu.

    A iniciativa pretende contribuir para a adoção de um estilo de vida saudável, por meio de mudanças de comportamentos e educação em saúde. Para isso, o Programa será trabalhado em cima de três pilares: prevenção em saúde, práticas corporais e distensionamento e lazer. Palestras bimestrais abordando temas diversos, campanhas educativas, realização de exames, praticas corporais (ginástica laboral) e a implantação de um espaço de convivência serão as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento.

    Saiba mais

    Assuntos: sad, secretaria, administracao, governo, estado, pernambuco, divulga, implanta, programa, promocao, saude, qualidade de vida
    Compartilhe: Link para o post:
  • FIG 2014 terá camarote de acessibilidade e oficinas para pessoas com deficiência

    Numa parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, por meio da sua executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, e a prefeitura de Garanhuns, será montado durante toda a programação da 24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, pela quarta vez, o Camarote da Acessibilidade, que tem como objetivo fortalecer a participação da pessoa com deficiência, promovendo cultura e lazer, além da acessibilidade e inclusão social.

    Segundo Bernardo D’Almeida, secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o espaço será coordenado pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, e Prefeitura do Município, responsável pela montagem do camarote. “Com capacidade para cerca de 45 pessoas, o camarote ficará na Praça Guadalajara  e funcionará em dois momentos: na parte da tarde para visita pedagógica e oficinas e à noite durante a programação dos shows. Na estrutura haverá banheiro químico adaptado, intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e segurança, além de transporte”, destacou.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parques do Recife recebem Procon-Móvel

    O Procon-Móvel, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Justiça, estará atendendo e orientando os moradores do entorno  Parque da Macaxeira e do Parque Santana, que tiverem problemas de consumo.

    As unidades móveis, que são micro-ônibus adaptados para atendimento – inclusive com acessibilidade, estarão na quinta (10), no Parque da Macaxeira e na sexta (11), no Parque Santana, sempre das 09h às 12h. Na ocasião o consumidor poderá relatar seu problema para os atendentes, que juntamente com os advogados irão analisar o caso e direcionar para a resolução do conflito e buscar entendimento entre as partes.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: