meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Inaugurado serviço de cartório do Hospital da Mulher

    Certidão 

    O Hospital da Mulher do Recife inaugurou, hoje (quarta-feira), o seu serviço de cartório, permitindo que todos os bebês nascidos na unidade saiam oficialmente registrados. Um menino, Guilherme, e uma menina, Mariana, foram os primeiros recém-nascidos registrados no HMR. “O documento é instrumento de cidadania e também uma ferramenta prática para que a família não tenha preocupação no pós-parto”, explicou a diretora do Hospital, Isabela Coutinho. O secretário executivo de politicas para Criança e Juventude, João Suassuna, cuja Pasta coordena o Programa Minha Certidão, participou do evento.

    O programa é responsável pela implantação dos cartórios nas maternidades. No HMR, o serviço vai funcionar das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. “A primeira infância é foco primordial da Secretaria, daí a importância deste trabalho que é rápido, grátis e seguro”, informou João Suassuna.

    Segundo Isabela Coutinho, ao dar entrada no hospital, ainda no setor de admissão, a mãe recebe as primeiras orientações sobre o registro civil, a importância, a documentação necessária.

    Foi assim com Mauro Medeiros Silva do Nascimento e Marília Karolina de Sá, pais de Guilherme, filho único do casal. A criança foi a primeira a ser registrada no HMR. “É uma sensação única, meu filho já sair da maternidade com tudo certinho, toda documentação dele”, afirmou Marília, que teve parto normal e deverá receber alta, nesta quinta-feira. Ela elogiou o serviço do cartório e todo o atendimento recebido no HMR. A unidade, da Prefeitura do Recife, tem gestão do Hospital do Câncer.

    Registro Civil – Durante a inaguração, o secretário João Suassuna destacou a redução no índice de subregistros no Estado, desde a implantação do Programa Minha Certidão, em 2008. Naquele ano, Pernambuco tinha um subregistro de 11,13%. Atualmente, de acordo com o IBGE, este índice caiu para 4,3% (dados de 2014). Se comparado com os dados do Nordeste, o avanço positivo de Pernambuco fica ainda mais evidente. 

    Programa -   O Minha Certidão visa garantir a universalização do acesso ao registro civil de nascimento, reduzindo o subregistro, por meio da implantação de Unidades Interligadas nas maternidades públicas e/ou privadas conveniadas ao SUS aos cartórios de registro civil de pessoas naturais. Em cada maternidade, é instalada uma unidade interligada de atendimento, que utiliza o Sistema Estadual de Registro Civil (SERC), software desenvolvido pela Agência de Tecnologia do Estado -ATI, permitindo a comunicação com os cartórios.

    Hoje, já são 87 Unidades Interligadas no Estado, 141 cartórios, mais de 100 municípios e o subregistro, que em 2008 (ano da criação do Programa) era de 11.13% no Estado, está em 4.3%. Para efeito comparativo, o índice de subregistro na região Nordeste é de 11.9%. Atualmente, já passamos da marca de 196 mil registros de nascimento.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Novos Talentos oferece 100 vagas de formação profissional

    Travessia

    Vagas são para o Projeto Florescer, em Camaragibe 

    O Programa Novos Talentos, realizado pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq) em parceria com entidades do Sistema S (Senai, Senac e Sest/Senat), abre inscrições, na próxima terça (28), até a quarta (29), para 100 vagas em cursos de formação profissional. 

    As vagas disponibilizadas são para cursos de assistente administrativo, vendedor, operador de caixa, e promotor de vendas. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no município de Camaragibe, com carga horária que varia entre 160 a 240 horas-aula. 

    As vagas fazem parte do Projeto Florescer, uma parceria entre o Governo do Estado, Reserva Camará, Prefeitura de Camaragibe, Senai, Senac e Sinduscon, que tem como foco qualificar mão de obra para atuar nas operações comerciais do Camará Shopping, nos eixos administrativo, operador e lojista. 

    O programa atende a jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, com ensino fundamental concluído. A inscrição será realizada apenas pela internet. O aluno deverá acessar o site da Sempetq (www.sempetq.pe.gov.br) ou do Camará Shopping (www.camarashopping.com.br). Quem se cadastrar deverá fornecer um e-mail válido, que servirá para realização de pesquisas de desempenho e aprimoramento do programa, para, em seguida, ter acesso aos cursos disponíveis. 

    Serviço:

    Abertura das inscrições: 28/06/2016

    Procedimento de inscrição no site da Sempetq:

    O aluno deverá se dirigir ao site https://sistemas.sempetq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/ e se cadastrar.

    Deverá preencher formulário com CPF, senha, nome e filiação, sexo, data de nascimento, estado civil, nacionalidade, naturalidade, se portador de deficiência, se na condição de baixa renda, nível de escolaridade, RG, se possui ou não Carteira de Trabalho, endereço e e-mail. Após a inclusão correta dos dados ficará disponível para o candidato a opção dos “Cursos Disponíveis” onde poderá visualizar as vagas abertas para inscrição no momento. Após o candidato ser cadastrado, ele poderá alterar seus dados, inscrever-se em cursos, imprimir comprovantes de inscrição a qualquer momento, bastando preencher seu login (CPF) e senha.

    Alunos já cadastrados em anos anteriores:

    Para alunos inscritos no programa Novos Talentos em anos anteriores, não é necessário realizar novo cadastro. Favor clicar na parte “Já sou Cadastrado” e preencher o login (número do CPF) e a senha. Caso o aluno não se lembre da senha, e tenha cadastrado seu e-mail válido, deverá clicar no link: “Esqueci minha Senha”. Será enviada uma nova senha de acesso.

    Caso o aluno não se lembre da senha e do próprio e-mail, ou não tenha informado nenhum e-mail anteriormente, deverá clicar no link: “Esqueci meu email”. Será exibida uma tela para confirmação do CPF e da data de nascimento, com outro campo para o candidato preencher o e-mail válido, para o qual será enviada uma nova senha de acesso.

     

    Quadro de vagas (28 a 29 de junho de 2016)

    Quantitativo: 100 vagas gratuitas

    Município: Camaragibe

     

    Cursos ofertados:

    Assistente Administrativo - 25 vagas

    Turno: tarde

    Carga Horária: 240h

    Vendedor - 25 vagas

    Turno: manhã

    Carga Horária: 160h

    Operador de Caixa – 25 vagas

    Turno: manhã

    Carga Horária: 160h

    Promotor de vendas - 25 vagas

    Turno: tarde

    Carga Horária: 160h​
     
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Um FIG para Naná Vasconcelos

    Nana Vasconcelos

    Mais um memorável Festival de Inverno se avizinha. Consolidado como um dos maiores eventos de arte e cultura do país, o FIG 2016 vai tomar conta de Garanhuns entre os dias 21 e 30 de julho. Este ano, artistas e público vão aproveitar os dez dias de programação para reverenciar o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, eterno ícone da diversidade e da riqueza cultural do povo brasileiro.

    "Sua dedicação às artes, seu empenho em revelar ao mundo toda a força da nossa cultura inspiram este momento de construção do FIG. Qualidades que, certamente, estarão refletidas em uma programação diversa, plural, que vai ampliar diálogos entre tradição e novidade nas mais diversas linguagens da arte e da cultura, do jeito que Naná nos ensinou", ressalta Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura.

    Falecido no último 9 de março, Naná Vasconcelos dedicou mais de 50 anos de sua vida à arte e à cultura. Sua última participação no FIG foi em 2014, presenteando o público do Palco Instrumental com um show em parceria com o carioca Lui Coimbra. Um momento inesquecível, uma verdadeira celebração musical marcada por sons da natureza em pleno Parque Ruben van der Linden, belo ponto turístico da cidade. 

    "Em um só dia de festival, por exemplo, era possível conferir uma apresentação de Naná no Instrumental, dançar com um grupo de percussão impulsionado por ele no Palco de Cultura Popular, assistir a um espetáculo de dança com trilha sonora desenvolvida pelo artista.. Enfim, Naná representou e vai representar para sempre essa grandeza do artista que desenvolve seus talentos e os aperfeiçoa na troca, no diálogo, na percepção do mundo, da natureza e da sociedade", comenta a Presidente da Fundarpe, Márcia Souto.

    PROGRAMAÇÃO

    A abertura do Festival de Inverno de Garanhuns 2016 será na quinta-feira (21/7), com um concerto/espetáculo magno na Catedral de Santo Antônio, que contará com a presença do Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Na sexta-feira (22), o Palco Mestre Dominguinhos terá uma noite de shows em homenagem a Naná Vasconcelos.

    Em mais uma edição, o o FIG também vai ofertar um vasto leque de ações formativas, como oficinas, encontros e seminários. A programação está sendo construída tendo como referência a Convocatória do FIG 2016, que habilitou mais de 700 propostas de grupos e artistas nordestinos. Além de uma convocatória específica para Pontos de Cultura do estado; um Chamado para ocupação dos espaços de Artesanato e de Literatura; e ainda a Convocatória realizada pela Prefeitura Municipal de Garanhuns, importante parceira do evento.

    Todas as informações oficiais sobre o festival continuarão sendo divulgadas primeiramente no site: www.cultura.pe.gov.br/fig2016 e nos canais do FIG nas redes sociais: FACEBOOK  TWITTER 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ato público para conscientização da doença Falciforme

    Falciforme

    Ato público sobre a conscientização da doença acontece nesta quarta-feira (22) das 9h às 11h na Praça do Diário

    Um ato público será realizado nesta quarta-feira (22), das 9h às 11h, na Praça do Diário para conscientização das pessoas sobre a doença Falciforme que atinge mais a população negra e parda.  A doença falciforme ainda é pouco conhecida. Entre os principais sintomas estão fortes dores nos ossos, músculos e articulações, infecções frequentes, pele e olhos amarelos.

    Para conscientizar as pessoas da importância do diagnóstico precoce, a Secretaria da Mulher do Estado e o Comitê das Mulheres Negras Metropolitana estão realizando o ato público. Na ocasião, a população receberá material informativo sobre a doença e orientação sobre os locais que oferecem tratamento. A ação faz parte de uma campanha de conscientização referente ao Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme (19 de junho) com ações em todo o Estado através da distribuição de cartazes nos ônibus da Região Metropolitana do Recife, unidades de saúde, instituições de ensino, entidades governamentais e não governamentais, associações de bairro e instituições do poder público. Também está sendo feita a divulgação de Spot sobre a campanha nas rádios do interior do Estado e através dos 179 Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres.

    Para evitar complicações no parto, as gestantes precisam realizar o exame da eletroforese da hemoglobina. No caso de diagnóstico positivo, ela precisa fazer o pré-natal de alto risco. Os recém-nascidos também têm de fazer o teste do pezinho. Os exames estão disponíveis na rede pública de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, 60% da mortalidade materna ocorrem entre mulheres negras, contra 34% da mortalidade entre mães brancas. Entre as atendidas pelo SUS, 56% das gestantes negras e 55% das pardas afirmaram que realizaram menos consultas pré-natal do que as brancas. O diagnóstico e o tratamento da doença são fundamentais para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.

    Serviço:

    Campanha do Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme

    Local: Praça do Diário

    Horário: 9h às 11h

    Contatos para entrevista:

    Dr. Aderson Araújo - Hematologista do Hemope 9976-5136

    Fabiana Jansen - subcoordenadora regional da RMR - 97409898 - 985664596

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parque Estadual de Dois Irmãos recebe especialistas em bem estar animal

    Dois Irmãos 

     

    O Parque Estadual de Dois Irmãos realizou nesta segunda-feira (21/06), no seu Centro de Educação Ambiental, mais uma edição da Roda de Conversa - momento de integração que acontece mensalmente e no qual a sociedade, pesquisadores e membros de organizações não governamentais têm a oportunidade de conversar, interagir e apresentar sugestões à equipe técnica do zoológico. O encontro contou com as participações especiais de Dave Morgan, diretor executivo da organização americana Wild Welfare, e de Jason Watters, vice-presidente de Bem Estar e Comportamento Animal do Zoológico de São Francisco, na Califórnia. Ao final da reunião, os especialistas foram recebidos pelo secretário de estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier. 

    O biólogo sul-africano Dave Morgan, especialista e consultor de zoológicos para ações de bem estar de animais selvagens em cativeiro realizou, em julho de 2015, uma visita técnica ao Parque de Dois Irmãos que gerou um relatório de recomendações ao gestor da unidade de conservação. Este ano, Morgan realizou visita entre os dias 17 e 21 de junho às dependências e recintos de Dois Irmãos, para avaliar as ações realizadas e apresentar novas contribuições. Na reunião de ontem, que contou com representantes do Movimento por um Novo Parque, Morgan destacou que estava satisfeito com as melhorias encontradas após um ano, especialmente com relação a intervenções sobre enriquecimento e adequações nos recintos, como por exemplo, a colocação de obstáculos, troncos e cipós, que ajudam na locomoção das espécies, além de aproximar o espaço do habitat de onde o animal foi retirado da natureza. 

    Já Jason Watter, professor do departamento de zootecnia da Universidade da Califórnia, visitou o zoológico entre os dias 18 e 21/06 e interagiu com a equipe técnica do zoo. Watters, que é especialista em comportamento animal e vida selvagem, elogiou a equipe técnica do Parque em realizar uma reunião a portas abertas, onde membros da universidade, pesquisadores e sociedade civil podem questionar e contribuir com a gestão. Segundo ele, este formato não existe na Califórnia e deve ser mantido pelos pesquisadores pernambucanos.

    De acordo com George do Rêgo Barros, gerente do Parque, através do atendimento às recomendações de Dave Morgan o objetivo é que o zoológico volte a integrar a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil. Atualmente, são realizados contatos com zoológicos de outros estados para troca ou doações de animais que possam formar casais para as espécies que continuam solitárias nos recintos. Esta deve ser uma das recomendações de Morgan para constar no relatório de visita deste ano. O documento será encaminhado formalmente num prazo de 30 a 60 dias contendo as recomendações feitas pela ONG Wild Welfare.

     

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Arena de Pernambuco recebe Jogo do Bem, com Hernanes, Hulk, Lucas, Miranda e Safadão

    Arena PE1 

    Alguns dos maiores nomes do futebol brasileiro estarão na Arena de Pernambuco, no próximo dia 29 de junho, às 20h, para a disputa do Jogo do Bem. A partida beneficente será promovida pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, em parceria com a love.fútbol e seu embaixador, o jogador Hernanes (Juventus/ITA). O evento contará com a presença de nomes importantes do futebol brasileiro, como o atacante Hulk, do Zenit, da Rússia, Lucas, do Paris Saint-Germain, da França, e o zagueiro Miranda, da Inter de Milão, da Itália, além do próprio Hernanes. Para reforçar as equipes, estão confirmados os cantores Wesley Safadão, Toni Garrido e Canibal.

    Este será o primeiro evento na Arena de Pernambuco sob a gestão do Governo do Estado. A intenção do secretário Felipe Carreras é começar com o pé direito e levar milhares de pessoas para as arquibancadas. “Estamos montando uma partida especial, cheia de atrações dentro e fora de campo. Nossa intenção é que o pernambucano compareça ao Jogo do Bem, ajude as entidades beneficiadas e ainda tenha uma noite especial”, afirmou Carreras.

    Como embaixador da love.fútbol, Hernanes iniciou a mobilização para realizar um jogo beneficente em que reunisse jogadores amigos em prol da organização. Mas o Jogo do Bem surgiu como uma oportunidade de ir além, ampliando o número de projetos alcançados no Estado. “A love.fútbol está chegando a dez anos de história e queremos celebrar todas as conquistas e luta até aqui. Mas, além disso, queremos promover o que a organização representa na sua essência - o futebol do amor, da paz, da alegria e da esperança, e incentivar que essa poderosa ferramenta de transformação social seja espalhada pelos quatro cantos do nosso estado”, afirmou o meia da Juventus.

    Além dos jogadores já citados, também participarão do Jogo do Bem o tetracampeão mundial Ricardo Rocha, os pentacampeões mundiais Edmílson (volante) e Edílson (atacante). Os ídolos do futebol pernambucano, Zé do Carmo, Sandro, Araújo, Dênis Marques, Adriano, Chiquinho, Russo e Kuki já confirmaram presença no espetáculo. A goleira pernambucana Bárbara, titular da Seleção Brasileira, será a representante das mulheres no confronto. O humorista Murilo Gun também vai estar em campo. A arbitragem ficará por conta de Wilson Souza. Outros nomes estão sendo confirmados e devem ser anunciados nos próximos dias.

    O Jogo do Bem contará com três tipos de ingressos. O “Ingresso Solidário” custará R$ 5 e dará direito a assistir à partida na arquibancada inferior. O “Ingresso Solidário Premium” vai custar R$ 30 e o torcedor terá direito a acompanhar o confronto no Lounge Premium. Já quem desejar o “Ingresso Amigos do Bem” vai precisar realizar uma doação de R$ 200. Este bilhete dá direito a acompanhar a partida na Lounge Premium, uma vaga no estacionamento coberto (subsolo 2) e ter acesso a um bate-papo exclusivo com Hernanes e convidados.

    Independente do ingresso adquirido, o torcedor terá a oportunidade de contribuir com as instituições com um quilo de alimento no dia do jogo. Além disso, a torcida também poderá participar diretamente do Projeto Arena Verde, com a doação de garrafas PETs, que serão repassadas diretamente para a Associação dos Catadores da Dignidade - CAD Recicla São Lourenço da Mata.

    Toda a renda e os alimentos arrecadados serão divididos entre as instituições beneficiadas, sendo elas a love.fútbol, a Aliança das Mães e Famílias Raras (Amar), a Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Afeto) e uma série de projetos esportivos desenvolvidos no Estado, a serem definidos pela Secretaria.

    A venda dos bilhetes começa nesta quarta-feira e será realizada de forma virtual, no site www.bilheteriadigital.com.br, e nas lojas Figueiras Calçados Figueiras Calçados dos Shoppings Recife e Tacaruna, e também na unidade da Rua da Imperatriz, no Centro do Recife.

    EXPOSIÇÃO – Quem for ao Jogo do Bem terá a oportunidade de ver uma exposição taças e artigos históricos do Sport, Santa Cruz e Náutico. Os objetos ficarão à disposição para fotografias no setor (double deck – setor sul), a partir das 18h até as 22h30.

    MOBILIDADE – Está confirmado o translado do Terminal Integrado Cosme e Damião para a Arena, com quatro ônibus realizando o trajeto. Caso seja necessário, será promovido o reforço desta frota de veículos.

    ENTIDADES BENEFICIADAS
    love.fútbol - A love.fútbol desenvolve, em parceria com as comunidades, campos e quadras de futebol, que agem como centros comunitários e catalisadores para mudanças sociais sustentáveis. A comunidade é capacitada para ter um papel de liderança no planejamento, construção e gestão dos espaços. Mais do que campos de futebol, os projetos simbolizam conquistas comunitárias e promovem o sentimento de apropriação e valorização do espaço público. Desde 2006, a organização já alcançou 25 comunidades rurais e urbanas, em 8 línguas diferentes, na Guatemala, Brasil e Argentina.
    Amar – Com cerca de 3,5 mil mulheres cadastradas, a Amar foi criada há três anos. A instituição funciona como um grande grupo para as famílias se ajudarem e tirarem dúvidas sobre doenças raras ao diagnosticar algum caso na família.

    Afeto – Fundada em 13 de maio de 2005, é uma associação sem fins lucrativos, de famílias composta por pais e parentes de pessoas com diagnóstico de Autismo. A associação surgiu pela necessidade de proporcionar um tratamento adequado às pessoas que tem a síndrome, e que necessitam de um acompanhamento especializado para que elas consigam ser inseridas na sociedade.

    CREDENCIAMENTO – As equipes de jornalismo interessadas em cobrir o evento devem realizar o credenciamento até o dia 28 de junho. Para confirmar cobertura do Jogo do Bem, os interessados devem enviar um e-mail com nome completo, função e RG para o e-mail imprensa.arenadepe@gmail.com. A entrada no dia da partida será validada por meio do crachá funcional ou carteira de identidade.

    Serviço
    Jogo do Bem
    Data: 20/06/2016 (quarta-feira)
    Horário de abertura dos portões: 18h
    Início do jogo: 20h

    Ingressos:
    Ingresso Solidário – R$ 5
    - Ingresso para acompanhar a partida na arquibancada inferior;
    - Acesso a exposição dos clubes (Sport, Náutico e Santa Cruz)
    Ingresso Solidário Premium – R$ 30
    - Ingresso para acompanhar a partida no Lounge Premium;
    - Acesso a exposição dos clubes (Sport, Náutico e Santa Cruz)
    Ingresso “Amigos do Bem” – R$ 200
    - Ingresso para acompanhar a partida na Lounge Premium;
    - Bate-papo exclusivo com Hernanes e convidados;
    - Acesso a exposição dos clubes (Sport, Náutico e Santa Cruz);
    - 1 vaga no Estacionamento Coberto – Subsolo 2
    OBS: todos os torcedores terão a oportunidade de contribuir com as instituições atendidas com a doação de um quilo de alimento e garrafas PETs para o projeto Arena Verde.

    Locais de venda:
    Internet: www.bilheteriadigital.com.br
    Lojas Físicas:
    Figueiras Calçados (Shop. Recife) - Rua Padre Carapuceiro, nº 777 – (81) 3467-2537
    Figueiras Calçados (Shop. Tacaruna) - Av. Agamenom Magalhães, nº 153 – (81) 3421 – 3384
    Figueiras Calçados (Rua da Imperatriz) - Rua da Imperatriz, nº 94, Boa Vista – (81) 3423-8050

    _
    FOTO: Hesíodo Góes

     

     
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo: Planejamento estratégico é caminho para o Nordeste superar suas dificuldades

    Forum TCU

    Governador defende o programa Pernambuco 2035 durante evento promovido pelo TCU e Banco do Nordeste

    Durante o seminário “Nordeste 2030: Desafios e Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável", promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), o governador Paulo Câmara defendeu o planejamento estratégico de longo prazo como o melhor caminho para o Nordeste superar suas atuais limitações. “A verdade é que o Nordeste não é problema. Nossa região faz parte da solução dos desafios do Brasil”, destacou.

    Paulo lembrou que muito ainda precisa ser feito, pois o Nordeste conta com 28% da população brasileira, mas representa pouco mais de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. “Precisamos de um olhar de longo prazo. E foi o que fizemos em Pernambuco, a partir de 2013, quando o então governador Eduardo Campos lançou o programa Pernambuco 2035”, argumentou Câmara, acrescentando que esse planejamento envolve o crescimento econômico, o desenvolvimento social, além da proteção e do uso sustentável do meio-ambiente.

    “Não basta o Poder Executivo trabalhar sozinho nessa direção. É preciso envolver os demais poderes e, principalmente, a sociedade. É assim que vamos melhorar a vida daqueles que mais precisam do poder público”, afirmou o governador de Pernambuco.

    Para Paulo Câmara, é possível ampliar a integração entre os Estados do Nordeste, que já vêm se reuinindo num fórum regional de governadores para a definição de estratégias conjuntas de atuação. “Avançamos muito, mas, sim, é possível estabelecer novas ações conjuntas. Para isso, precisamos de instituições fortes, que cumpram seus papeis”.

    A plateia do seminário foi composta por todos os governadores do Nordeste, equipes do Banco do Nordeste, ministros do Tribunal de Contas da União, técnicos e conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados nordestinos, além de representantes dos governos estaduais. O próprio Paulo Câmara é, na origem, auditor concursado das contas públicas do TCE-PE. O seminário foi uma ideia do ministro do TCU José Múcio Monteiro, que pretende levar a iniciativa para outras regiões do País.



    -- 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estado promove Leilão de Energia Solar

    Comercializadora da AD Diper disponibiliza energia de Tacaratu ao mercado

    A comercializadora de energia da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec), está realizando uma chamada pública para a venda de energia solar no dia 5 de julho, com resultado previsto para o dia 8/7. O edital foi publicado hoje (21), no Diário Oficial do Estado. Será comercializado cerca de 1 MW/med produzido pelos parques Fontes Solar I e II, da Enel Green Power, em Tacaratu, para o período de julho a 1º de janeiro de 2017. Durante este tempo, o Governo do Estado intensificará os trabalhos para migrar espaços da administração pública para o mercado livre. Estas unidades deverão consumir esta energia a partir do próximo ano, dentro da política de fomento estadual, que visa o incentivo às matrizes renováveis e a racionalização dos gastos.
     
    “Mais uma vez somos pioneiros no que diz respeito à energia limpa, já que esta é a primeira comercializadora de um estado a vender energia de subsídio solar. Desta forma também teremos tempo para trabalhar as unidades para que se transfiram ao mercado livre, passando a consumir energia mais barata e renovável”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões.
     
    O restante da geração média anual de 1,8 MW/med oriunda de Tacaratu já é consumido pelo Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE) desde 1º de junho. O espaço público foi o primeiro da gestão estadual a se transformar em “consumidor especial” e fazer parte do mercado livre, tendo toda a sua energia produzida pelos parques da Enel Green. A transferência permitirá ao Cecon uma economia de 60% ao ano na conta de energia. Para a migração, os estabelecimentos passam por análises envolvendo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).
     
    Parques de Tacaratu - A Enel Green Power foi uma das vencedoras do primeiro Leilão de Energia Solar do país, promovido pelo Governo de Pernambuco, em 2013, sendo o primeiro resultado concreto do programa PE Sustentável. São duas plantas solares fotovoltaicas de 5,5 MW cada, em Tacaratu, Sertão de Itaparica. A geração destes parques solares evita a emissão de mais de cinco mil toneladas de CO² na atmosfera a cada ano. O empreendimento também é o primeiro parque híbrido do Brasil, pois está interligado a uma planta eólica na mesma área física de instalação.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco é todo o São João

    São JOão 16

    Em 2016, o turista vai ganhar motivos a mais para aproveitar a estadia em Pernambuco. Plataformas online serão a versão moderna do tradicional arrasta pé do Estado

    Tradicional nos festejos populares do Brasil, Pernambuco não cansa de surpreender os visitantes todo mês de junho. E no São João 2016 não vai ser diferente. O público que se prepara para passar as festas juninas no Estado terá bons motivos para aproveitar muito mais a estadia. O turista vai contar com o suporte de um hotsite com informações sobre os principais destinos da festa, programação e dicas de roteiros, além dos tradicionais Centros de Atendimento ao Turista (CATs). Outros recursos tecnológicos à disposição do visitante serão os aplicativos Spotify e Telegram. Para entrar no clima junino, antes mesmo da festa, oito artistas pernambucanos se uniram para cantar o tema do São João de Pernambuco 2016. Ao som de “Pernambuco é todo São João”, o coro dos cantadores do forró convida a todos para o arrasta pé. O convite para aproveitar a festa está sendo reforçado também nos voos para Pernambuco. Desde o início de junho, os passageiros da Azul Linhas Aéreas estão recebendo as boas vindas ao Estado em clima junino, além de informações sobre as tradições da festa. A ação será realizada nos 500 voos da companhia, até o fim do mês.

    Para reunir os detalhes do São João pernambucano, em um só lugar, foi criado o hotsite “São João em Pernambuco”. A página apresenta informações para os visitantes que irão passar festejos juninos no Estado. No conteúdo, detalhes sobre a história, programação dos municípios, principais roteiros e informações úteis.  O endereço é www.saojoaoempernambuco.com.br. Também foram criadas contas de Pernambuco nos aplicativos Spotify e Telegram. No Spotify, foi criada uma playlist com muito forró pé de serra, com os mais variados artistas pernambucanos e nacionais, como Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Dominguinhos. Já no Telegram, os usuários podem encontrar informações e a programação de São João através do@SJEmPernambucoBot. Nas redes sociais oficiais do “Descubra Pernambuco”, os turistas encontram destinos, dicas de comidas típicas e simpatias do período junino.

    Com o intuito de atender bem os visitantes que vêm para as festas juninas no Estado, foram instalados Centros de Atendimento ao Turista (CATs) temporários nos principais destinos juninos. Os postos de atendimento fixos foram decorados com o tema da campanha do São João de Pernambuco.  Os CATs móveis funcionarão entre os dias 22 a 26 de junho. Os CATs temporários serão instalados em Caruaru, no Polo Cultural, com parceria da prefeitura do município, em Arcorverde, funcionará o CAT móvel (triciclo), na Praça da Bandeira, principal polo de animação junino, das 14h às 23h. Já em Gravatá, o Triciclo ficará no Rei das Coxinhas, na BR 232, das 10h às 17h. 

    Além dos guias e mapas distribuídos durante todo o ano nos CATs, no período junino os turistas contarão com um material exclusivo com informações da festa. O folder “Pernambuco é todo São João. Aqui a tradição bate mais forte”, estará disponível em todos os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) do Estado, além dos totens no Aeroporto do Recife e Terminal Integrado de Passageiros (TIP).  A publicação reúne dicas sobre as cidades que possuem grandes festas juninas, telefones úteis, próximos eventos do calendário festivo, além de informações sobre os diversos destinos turísticos do Estado.

    “Atualmente, Pernambuco conta com 11 Centros de Atendimento ao Turista, sendo oito permanentes e três temporários, com atendentes trilíngues que ajudam a divulgar os principais destinos de Pernambuco. Além de distribuir informações sobre a festa, aproveitamos o bom fluxo turístico do São João para divulgar os roteiros diferenciados do Estado”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. 

    O convite para aproveitar o São João de Pernambuco não poderia ser diferente. As belas vozes do autêntico forró do Estado entoam juntas o tema “Pernambuco é todo São João”. A música que dará o tom da festa desse ano foi gravada pelos músicos Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Jorge de Altinho, Geraldinho Lins, Santana, Irah Caldeira, Rogério Rangel e Liv Moraes. A versão foi captada em clima de descontração, mas com a característica dedicação à cultura pernambucana de todos. Nenhum dos artistas cobrou cachê de participação no jingle.

    DECORAÇÃO - As duas principais entradas de turistas no Estado, o Aeroporto e o TIP, receberam uma decoração toda especial para o São João. A Secretaria de Turismo, de Felipe Carreras, instalou painéis com imagens do período junino, colocou milhares de bandeirinhas e ainda disponibilizou um espaço interativo, onde o visitante pode tirar fotos como se já estivesse na festa. Todo o material está localizado na área de desembarque dos dois locais.



    -- 

    SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO 
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Saude realiza seleção simplificada para médicos


    Os profissionais serão lotados em cinco Regionais de Saúde
     

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), publicou, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (21.06), edital de seleção pública simplificada para contratação temporária de 58 médicos plantonistas. As inscrições podem ser feitas de 21 de junho a 08 de julho. O certame busca sete médicos cirurgiões gerais, cinco médicos cirurgiões vasculares, quatro médicos clínicos geral, cinco médicos intensivistas de adulto, nove médicos pediatras e vinte e oito médicos tocoginecologistas. O processo foi motivado pelo fim do banco de cadastro de reserva do último concurso da categoria realizado pela SES.

    Os profissionais serão lotados em hospitais localizados nas Regionais de Saúde do Recife (tocoginecologista), Limoeiro (tocoginecologista), Caruaru (cirurgião geral, cirurgião vascular e tocoginecologista), Garanhuns (clínico geral, intensivista de adulto e pediatra) e Afogados da Ingazeira (tocoginecologista).

    A seleção pública será realizada em uma única etapa, por meio de uma avaliação curricular, de caráter classificatório e eliminatório. O candidato precisa já estar formado em medicina e possuir o registro no Conselho Regional de Medicina e/ou declaração de inscrição. Das vagas, 5% serão destinadas a pessoas com deficiência.

    A jornada de trabalho será em regime de plantão, sendo um plantão de 24 horas semanais ou dois plantões de 12 horas semanais. Já a remuneração é de 7.514,74, já inclusa a gratificação de plantão. A seleção terá a duração de dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois.

     As inscrições serão gratuitas e realizadas via SEDEX, com aviso de recebimento (AR), encaminhadas à Diretoria Geral de Gestão do Trabalho, situada na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi - Recife/PE, CEP–50.751-530, e/ou presencial nos endereços e horários constantes no edital. 

    O resultado preliminar do certame será divulgado dia 22 de julho. Entre 25 e 27 de julho, os candidatos poderão apresentar recurso. O resultado final será apresentado em 10 de agosto.

     
    Secretaria Estadual de Saúde - PE
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: