meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Galpão das Artes reabre com programação intensa

    blogA Trupe Cara & Coragem foi escalada para encenar, nesta quinta-feira (18), o espetáculo Um minuto pra dizer que te amo, na reabertura da nova sede do Centro de Criação Galpão das Artes, em Limoeiro. Com direção de Jailson Vidigal, texto de Luiz Navarro e direção musical de Nice Albano e Zé Caetano, a montagem conta a história de Lúcio e seu pai portador de Alzheimer. Os dois embarcam numa aventura lúdica em busca das melhores lembranças e se deparam com conflitos e a certeza de que só um amor incondicional é capaz de transformar todas as adversidades. A sessão terá início às 20h e os ingressos (R$ 15) estão à venda na bilheteria do Galpão.

    A programação segue na sexta-feira (19), com a peça Quando o sol vem à janela, às 20h. Assim como Um minuto pra dizer que te amo, o espetáculo retrata a relação de Guida, uma senhora com Mal de Alzheimer, e de sua amiga Amélia. O texto da peça, escrito por Luiz de Lima Navarro, também diretor da peça, mostra que a amizade, o companheirismo e dedicação são peças-chaves no tratamento de qualquer enfermidade.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, galpao das artes, reabre, programacao, limoeiro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Complexo de Suape amplia área alfandegada

    suapeO Complexo de Suape ganhou um novo porto seco, ampliando sua área destinada à importação e à exportação de mercadorias em 9%, passando de 557,2 mil metros quadrados para 607,2 mil metros quadrados. A área alfandegada, localizada às margens da PE-60, foi construída pela Wilson Sons Logística e possui 50 mil metros quadrados. A autorização concedida pela Receita Federal foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 11/9 e a previsão de início das operações é imediata.

    Batizada de Estação Aduaneira de Interior (Eadi) Suape, o espaço recebeu um investimento de R$ 11 milhões e está preparado para receber, principalmente, produtos químicos, farmacêuticos, bebidas, cosméticos e cargas de projeto, com capacidade de movimentar 29 mil TEUs por ano. “Uma nova área de alfandegamento trás mais opções para as empresas, tornando Suape um porto ainda mais competitivo”, destacou o diretor de Gestão Portuária de Suape, Leonardo Cerquinho.

    Saiba mais

    Assuntos: suape, governo, estado, pernambuco, ipojuca, complexo, porto, portuario, divulga, amplia, area, alfandegada
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semas inova com o lançamento do Projeto Relix

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_11489_tn_201409181615261ec4.jpg

    Lançado, nesta terça-feira (16), no Ginásio Pernambucano, o Projeto Relix que, além da ação educativa de conscientização do tratamento adequado do lixo, com a exibição em escolas públicas e industriais do espetáculo teatral Relix, oferece à população baixar aplicativo no sistema versão android e IOS e selecionar associação ou cooperativa de catadores mais próxima para atender demanda de coleta seletiva do lixo. O Relix prevê, ainda, a distribuição de 100 ciclolix ? bicicletas mecânicas adaptadas para coleta seletiva -, no próximo mês de novembro, às cooperativas de catadores de materiais recicláveis, fortalecendo o segmento. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Serviço Social da Indústria (Sesi).
     
    Em latim, Liz significa cinzas. Relix é recusar, repensar, reciclar, reduzir e reutilizar, daí a escolha do nome do projeto. "Essa é mais uma ação de educação ambiental e, ao mesmo tempo, de incentivo a economia verde, a partir do estímulo a prática da reciclagem e fortalecimento do segmento dos catadores de materiais recicláveis, que dependem da coleta seletiva para garantir renda e sustentar suas famílias. Estamos muito orgulhosos de colocar em prática o Relix para o bem e a sustentabilidade de todos?, afirma o secretário Carlos Cavalcanti. Para ele, o novo projeto chega, também, para potencializar o Recicla-PE que já vinha atuando em 12 municípios do Estado.

    Saiba mais

    Assuntos: semas, secretaria, meio ambente, sustentabilidade, estado, pernambuco, governo, divulga, inova, lancamento, projeto, relix
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estado inaugura a Casa das Juventudes em São Vicente Férrer

    Dando continuidade ao fortalecimento dos movimentos juvenis, será inaugurada neste sábado (20) a Casa das Juventudes em São Vicente Férrer, localizado no Agreste Setentrional pernambucano. O Programa é uma iniciativa da Secretaria da Criança e da Juventude do Estado e no município foi estabelecido um convênio com a Secretaria de Juventude, Cultura e Inclusão.

    Para a abertura do evento, marcado às 10h, foram agendadas apresentações de grupos locais de música e de dança, além da presença de representantes da Secretaria da Criança e da Juventude e de lideranças locais.

    Após a abertura da Casa, a expectativa é que sejam oferecidas oficinas de formação em Coco de Roda, Grafitagem e de circo, atividades que já são realizadas pelo município e serão redirecionadas para o novo equipamento social.

    Saiba mais

    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, estado, pernambuco, divulga, inaugura, casa das juventudes, sao vicente ferrer
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco tem a menor taxa de abandono escolar do Brasil

    Pernambuco tem hoje a rede estadual de ensino mais atrativa do Brasil. É o que confirmam os dados do Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep). A instituição aponta Pernambuco como sendo o Estado da federação com o menor índice de abandono escolar em 2013 para as escolas estaduais do ensino médio: 5,20%.
     
    "Em 2007, quando Eduardo Campos assumiu o Governo do Estado, Pernambuco tinha a segunda pior colocação nesse mesmo ranking, com 24% de taxa de abandono escolar. Hoje, sete anos depois, o Estado alcança a melhor posição. Isso representa mais um dado significativo para a nossa educação, que é um compromisso fundamental de nossa gestão desde 2007. Esse avanço é mais um reflexo dessa luta incansável, mas que nos deixa muito felizes e animados com o que virá pela frente", comemorou o governador João Lyra Neto.
     
    O governador ressaltou a série de boas notícias na área da educação no mês de setembro. “No último dia 5, o Inep já havia divulgado o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), revelando que Pernambuco bateu todas as metas do Ministério da Educação (MEC) nos três níveis de ensino. No Ensino Médio, o Estado se destacou com o maior crescimento percentual dentre todos os estados, saltando da 16ª posição para a 4ª colocação no ranking nacional do Ensino Médio, antecipando inclusive a meta proposta para 2015. Portanto, hoje foi mais uma vitória”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
     
    O Modelo de Gestão do Governo do Estado de Pernambuco se consolida definitivamente no âmbito da Secretaria de Educação a partir das contribuições do Pacto pela Educação, política lançada em 2011, voltada para a qualidade da educação, com foco na melhoria do ensino, das aprendizagens dos estudantes e dos ambientes pedagógicos.
     
    Segundo o secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, programas como o Ganhe o Mundo, P3D, Robótica, Professor Autor e Tablets/PC usados como ferramentas pedagógicas tornaram a sala de aula mais atrativa, além de investimentos na infraestrutura física das escolas que também colaboraram decisivamente para esse excelente resultado. "A partir do Pacto pela Educação, o compromisso e dedicação dos professores do Estado de Pernambuco puderam ser melhor direcionados ao atendimento das necessidades dos nossos estudantes", disse o secretário.
     
    Isso demonstra que, com um ambiente propício à convivência, aprendizagem e cidadania, a taxa de abandono torna-se cada vez menor, motivando os estudantes a continuar na escola e concluir o ano letivo. Vale ressaltar, também, que Pernambuco é o Estado que oferece a maior média de hora-aula para os estudantes do Ensino Médio do País.https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_11488_tn_201409181538332b17.png

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_11487_tn_201409181538335d00.png

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Rede credenciada do Sessepe canha novos prestadores

    O presidente do Instituto de Recursos Humanos (IRH,) Francisco Papaléo, assinou três contratos com prestadores de serviços médicos, que agora passam a atuar no Sistema de Assistência de Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe). Os acordos foram fechados com o Banco de Sangue Hemato, com a União Beneficente dos Trabalhadores de Moreno e com o Grupo Fernandes Vieira, que se tornam novas alternativas para atendimento médico aos usuários do Sassepe.

    A negociação com o Banco de Sangue trará ao servidor público mais uma opção, na cidade do Recife, para quando for necessário realizar procedimentos de transfusão hospitalar e ambulatorial de hemocomponentes, assim como preparo de hemocomponentes para cirurgias.

    Saiba mais

    Assuntos: irh, instituto, recursos humanos, secretaria, administracao, sad, governo, estado, pernambuco, divulga, sassepe, amplia, prestadores
    Compartilhe: Link para o post:
  • Comunidade em Petrolina recebe o projeto Compesa no Meu Bairro

    compesaCorte de cabelo, escova, informações sobre aposentadoria, licença maternidade, afastamento por invalidez. Esses e muitos outros serviços serão disponibilizados, no próximo sábado (20), para os moradores da localidade de Izacolândia, em Petrolina, durante o projeto Compesa no Meu Bairro. Os atendimentos ocorrerão das 9h às 12h na Escola Guido Alves Cardoso.
     
    Realizada pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Compesa, em parceria com o Senac e o INSS, a ação social tem como objetivo aproximar a companhia da comunidade. “Estamos levando um dia diferente para os moradores, além de serviços importantes em que eles poderão tirar dúvidas sem precisar se deslocar até a área urbana, bem como resolver pendências ou solicitar serviços de forma prática e eficiente”, afirma a assistente social da Compesa em Petrolina, Lucy Calazans.
     
    Durante todo o dia, a Compesa irá repassar informações sobre os direitos e deveres com relação aos serviços de água e esgoto, além de orientações sobre a tarifa social.

    Assuntos: compesa, companhia, abastecimento, agua, secretaria, infraestrutura, governo, estado, pernambuco, divulga, comunidade, petrolina, recebe, projeto, meu bairro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Moradores de Fernando de Noronha escolhem ritmos para atrações do réveillon 2015

    O réveillon é umas das festas mais baladas de Fernando de Noronha, época em que o arquipélago recebe uma quantidade grande de turistas. A virada do ano também é um momento especial para a comunidade noronhense. Foi pensando em dar voz e identificar o gosto musical dos moradores da ilha que a a Administração, através da Coordenadoria de Ecoturismo, realizou uma pesquisa para saber qual será a atração do réveillon 2015.

    O Porto de Santo Antônio, local onde acontecem a maioria dos eventos da ilha, inclusive o réveillon, teve 90% dos votos como o espaço ideal para a festa da virada. Muitos foram os artistas e ritmos que já abrilhantaram o momento como a banda Calypso, Musa, Gerlane Lops, Elba Ramalho, Fernanda Abreu, entre outros. Mas no show da virada os moradores querem dançar ao som de muito forró. Em segundo lugar ficou o pagode o o samba e logo em seguida, o pop rock.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, moradores, escolhem, ritmo, reveillon, 2015
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde promove debate sobre Diversidade e Cidadania

    A Diretoria Geral de Controle de Doenças e Agravos, através do Programa Estadual de DST/AIDS, promove, nesta sexta-feira (19), a partir das 10h, o IV Debate e Mesa Redonda sobre Diversidade e Cidadania.

    O encontro é direcionado a funcionários da Secretaria Estadual de Saúde e será realizado no auditório da SES Bongi, destacando o tema da Parada da Diversidade deste ano - Onde houver ódio que eu leve o amor: Por um Pernambuco sem homofobia!

    A mesa terá como convidados Thiago Fragoso (psicólogo do Centro Estadual de Combate à Homofobia/SEJDH) e Thiago Rocha (Fórum LGBT/PE). A SES estará representada por François Figueiroa, como moderador, e Bethania Cunha, na coordenação das atividades. O evento faz parte da ação coordenada entre as Secretarias de Estado, integrando a programação da Semana da Diversidade.

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, promove, debate, diversidade, cidadania
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sefaz alerta para Indisponibilidade do Sistema de Autorização da NF-E

    A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz PE) informa que o seu sistema de autorização de NF-e ficará indisponível no próximo sábado (20), das 08h às 12h.

    Serão disponibilizados o modo de contingência SCAN e modo de contingência SVC-RS. A interrupção ocorrerá devido a manutenção programada que será realizada nos servidores que atendem ao sistema da nota fiscal eletrônica.

    É importante ressaltar que o Sistema de Contingência do Ambiente Nacional (SCAN) e o modo de Contingência SVC-RS estarão disponíveis a partir do dia 19/09, a partir das 18h. Poderão ser utilizadas, ainda, as demais formas de contingência, como DPEC e Formulário de Segurança.

    Saiba mais

    Assuntos: sefaz, secretaria, fazenda, estado, pernambuco, governo, divulga, indisponibilidade, sistema, autorizacao, nf e
    Compartilhe: Link para o post: