meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Escola de Fernando de Noronha recomeça aulas presenciais e é pioneira no estado de Pernambuco

    aula


    Nesta terça-feira (22), recomeçaram as aulas presenciais na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio de Fernando de Noronha (EREFM). Dos 25 alunos do primeiro ano do ensino médio que eram esperados, 23 estiveram presentes. Todos receberam um novo kit escolar e orientações dos gestores da instituição em relação ao protocolo de segurança. A EREFM é a primeira escola do estado a reabrir.

    “Iniciar a retomada das aulas por Noronha é uma responsabilidade muito grande, mas aos mesmo tempo é motivo de orgulho pela situação que a Ilha vive atualmente.  As nossas últimas semanas foram de muitas expectativas e muito trabalho. Para receber os alunos, a equipe trabalhou em conjunto com muita dedicação na preparação dessa nova estrutura. A recepção dos estudantes foi muito emocionante pois observamos a recompensa de todo o esforço da equipe para trazê-los de volta” disse a superintendente de Educação, Rúbia Uchoa.

    Ao chegar na escola, os alunos aguardaram a entrada nas marcações indicadas no chão. Na medida em que entravam, tinham a temperatura medida, recebiam orientações sobre o protocolo e eram direcionados ao totem de álcool gel para fazer a devida higienização das mãos. Na sala de aula, respeitaram o distanciamento adequado entre as cadeiras. Além desses cuidados, o refeitório também teve sua estrutura modificada com os bancos marcados.

    “Esse retorno superou as minhas expectativas. Os gestores fizeram tudo com muita cautela respeitando todo protocolo e segurança para nos receber. Fui a primeira aluna a chegar na escola para ver como ficou a estrutura e me surpreendi. Estou muito feliz”, comemora Andreza Beatriz, Presidente do Grêmio Estudantil.

    A retomada começou por etapas, iniciando hoje pelo ensino médio. Em seguida com os anos finais do ensino fundamental (29/09) e depois os anos iniciais do mesmo nível (06/10). De acordo com a funcionária da coordenação da escola, Priscila Soares, esse é um passo muito importante nesse recomeço.

    “Vale a pena tentar o novo normal pela educação e vamos gradativamente vendo o que vai acontecer. Essa semana é o ponto de partida e vamos vendo no decorrer dos dias com os pais e os alunos se conseguimos retornar as atividades normais”, afirma Priscila.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • INFORME SES-PE - COVID-19

     
    TERÇA-FEIRA, 22.09.2020

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (22.09), 711 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 25 (3,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os outros 686 (96,5%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar. Agora, Pernambuco totaliza 142.488 casos confirmados, sendo 26.096 graves e 116.392 leves.

    Também foram confirmados 30 óbitos, ocorridos desde o dia 8 de maio. Do total de mortes do informe de hoje, oito (27%) foram registradas nos últimos três dias, sendo 4 na segunda-feira (21/09), duas em 20/09 e duas em 19/09. Todos os outros 22 registros (73%) ocorreram entre os dias 8/05 e 18/09. Com isso, o Estado totaliza 8.055 óbitos pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Terceiro encontro sobre centenário de Clarice Lispector acontece nesta quinta-feira (24)

     

    Próximo evento de “CLARICE LISPECTOR 100 anos - A paixão segundo...” contará com participação de Teresa Montero e Taciana Oliveira

     

    Acontece nesta quinta-feira (24) o terceiro de uma sequência de eventos virtuais em homenagem ao centenário de Clarice Lispector organizados pela Coordenadoria de Literatura, vinculada à Gerencia de Política Cultural, da Secult-PE. Nesta edição do “CLARICE LISPECTOR 100 anos – A paixão segundo…”, as convidadas serão Teresa Monteiro (professora, atriz e biógrafa) e Taciana Oliveira (cineasta, comunicóloga e diretora do documentário “A Descoberta do Mundo”, sobre Clarice Lispector). O evento virtual, devido às medidas de enfrentamento à pandemia do Covid-19, será transmitido no canal oficial da Secult-PE/Fundarpe no YouTube, www.youtube.com/SecultPE, às 20h.

    “Nesta semana teremos um formato inédito, com a participação de duas entrevistadas. Teresa Montero, que escreveu uma das biografias mais importantes sobre nossa homenageada, “Eu Sou Uma Pergunta: Uma Biografia Sobre Clarice Lispector”. É uma pesquisa riquíssima, que conseguiu chegar aos documentos originais de Clarice quando ela chegou no Brasil. E Taciana Oliveira, que fez um filme chamado “A Descoberta do Mundo”, com roteiro da própria Teresa Montero. A gente sai do universo restrito da literatura para ganhar a dimensão de Clarice na produção audiovisual”, destaca Roberto Azoubel, coordenador de Literatura da Secult-PE/Fundarpe.

    O aniversário acontece em 10 de dezembro, mas “CLARICE LISPECTOR 100 anos – A paixão segundo…” começou no dia 10 de setembro, com a participação de Fátima Quintas, coordenadora do Grupo de Estudos Clarice Lispector do Espaço Cultura Nordestina. Na semana passada, foi a vez da jornalista, escritora e cineasta Geórgia Alves. Para quem não assistiu ou quer rever, seguem abaixo os vídeos na íntegra:

    Fátima Quintas: https://youtu.be/AkforqIuh-Q

    Geórgia Alves: https://youtu.be/caHw_dM8eTM

     

    Serviço:

    “CLARICE LISPECTOR 100 anos – A paixão segundo Teresa Montero e Taciana Oliveira”

    Quando: quinta-feira (24/9), às 20h

    Exibição no canal oficial da Secult-PE/Fundarpe no YouTube (www.youtube.com/SecultPE)

     

    *Esta ação da Coordenadoria de Literatura responde ao Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB), no que diz respeito ao seu Eixo 4 – VALORIZAÇÃO DA LITERATURA: Objetivo Estratégico 4.2. Difusão, circulação e intercâmbio.

    a. Fortalecer as ações de circulação de autores e da produção literária locais em escolas, bibliotecas e outros espaços de fruição.

    c. Estimular a realização de encontros e residências para intercâmbio de conhecimento entre profissionais dos elos criativo e produtivo do livro.    

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE promove ação alertando sobre como evitar conflitos no trânsito

     detran

     

    Dando continuidade à Semana Nacional de Trânsito – SNT, 2020, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, realizou hoje (22), no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, ação preventiva/educativa com objetivo de alertar aos condutores sobre como evitar conflitos no trânsito.

    Para Roberto Fontelles, Diretor Presidente do DETRAN-PE, dirigir é um exercício diário de respeito ao próximo, com base nisso,  também foram preparados filmes com formato digital, que estão sendo veiculados no site do DETRAN-PE e em mídias sociais com postagens educativas, conscientizando e informando. Já no Instagram da Escola Pública de Trânsito (@eptdetranpe), serão realizadas lives, abordando temas de relevância para se ter um trânsito mais seguro para todos, como mecânica básica e primeiros socorros.

    No local, sempre cumprindo as medidas de isolamento social para o enfrentamento ao Covid-19, seguindo todas as determinações do decreto do Governo de Pernambuco, no sentido de evitar aglomerações com foco no distanciamento social, agentes de trânsito, especialistas em educação de trânsito e psicólogos do Órgão realizaram abordagens à motoristas e motociclistas, quando foi realizada mini palestra, no modelo drive thru, além da distribuição de máscara e álcool 70%, em parceria com a Secretaria de Políticas de Prevenção a Violência e às Drogas – SPVD-PE, e da Central Única das Favelas – CUFA.

    Juliana Guimarães, Gerente de Psicomédica do DETRAN-PE e Presidente da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego de Pernambuco – Abrapsit-PE, destacou que o trânsito é um espaço de convivência e que a ação foi pensada para sensibilizar os condutores na questão de saúde no trânsito, uma vez que, o trânsito é um problema de saúde pública mundial. Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, apontam que 5% da população tem hábito comportamental agressivo ao volante e que mais de 90% dos acidentes são causados por falha humana. “1.35 milhões morrem por ano no mundo, com 30 a 50 milhões de feridos e sequelados. Ela destacou que a morte no trânsito está em 8º lugar no mundo e, no Brasil, está em 5º e 1º em morte de 5 a 29 anos”, ressaltou.

    Participaram do evento o Departamento de Estrada e Rodagem – DER; Secretaria de Saúde, por meio da Operação Lei Seca – OLS; Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran; e Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife – CTTU.    

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de PE coloca em funcionamento drive-thru para testagem da Covid-19

     drive

    Serviço, no Centro de Convenções, recebe a população todos os dias da semana. A capacidade diária é de 200 atendimentos

     

    Já está em funcionamento o drive-thru para testagem da Covid-19 no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O serviço funcionará diariamente, inclusive aos sábados e domingo, das 8h às 17h e o acesso ao estacionamento será pela  Avenida Professor Andrade Bezerra.

    A demanda no Cecon é espontânea, ou seja, não precisa fazer agendamento prévio, e o acolhimento é para todos aqueles que têm o indicativo para a testagem, seja a pessoa sintomática ou aquela que teve contato domiciliar com um caso confirmado da doença. No início das atividades, nesta terça (22.09), entre as 8h e 11h, foram feitos 92 testes, sendo 36 de biologia molecular (RT-PCR) e 56 rápidos. A capacidade é de cerca de 200 atendimentos diários. Desde a abertura desse Centro de Testagem, em abril, já foram mais de 9,1 mil exames realizados.

    O objetivo da iniciativa é dar mais celeridade ao processo de testagem, além de ser mais uma comodidade ao usuário, que não precisará sair do veículo. “Dentro do Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco, a ampliação da testagem é ponto crucial para que possamos garantir um retorno seguro das atividades. Para isso, o Governo de Pernambuco investiu na modernização do parque tecnológico do Laboratório de Saúde Pública do Estado, automatizando todo o processamento dos exames moleculares RT-PCR, que quadruplicaram a capacidade de testagem do nosso Estado. Com isto, nesta terça-feira, a população de Pernambuco tem mais uma opção para realizar a testagem da Covid-19, com a ampliação do funcionamento do nosso Centro de Testagem do Centro de Convenções, na divisa de Recife e Olinda, com o esquema de drive-thru. Nosso objetivo é dar maior comodidade, facilitando o acesso à população. O serviço está aberto todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, das 8h às 17h, e o atendimento é realizado sem necessidade de marcação, com demanda espontânea. Podem realizar o teste todas as pessoas com sintomas sugestivos da Covid-19, mesmo que apenas com sintomas leves, além de todos que tiveram contato domiciliar com casos confirmados do novo coronavírus, independentemente de estar apresentando sintomas”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

    O resultado do teste rápido sai em até 15 minutos após a coleta. Já o resultado do exame molecular RT-PCR será enviado via e-mail ou será disponibilizado no local para retirada.

    Desde o último dia 11 de setembro, o Estado ampliou a população prioritária para a testagem da Covid-19. Desde março, já são cerca de 430 mil testes realizados em Pernambuco. Além do drive-trhu do Cecon, o Governo de Pernambuco ainda mantém outros dois centros de testagem abertos à população: no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), na Boa Vista, com funcionamento todos os dias da semana das 8h às 17h; e no Ceasa, no Curado, de segunda a sexta, das das 7h às 15h.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Balcão de Direitos aportará no próximo sábado (26) em Paulista

     balcao

    Os interessados para os serviços deverão realizar o agendamento no site do PE Cidadão

    Com o objetivo de promover cidadania, que o programa Balcão de Direitos, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), estará no próximo sábado (26), na ação do Governo Presente, com serviços para a emissão gratuita de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito. Para participar, os interessados deverão realizar o agendamento no  https://pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento . A ação será realizada na Escola de Referência Professor José de Alencar, localizada na Rua Cinquenta e Dois, nº 510, Maranguape I, Paulista, Região Metropolitana do Recife, das 8h às 12h. .

    A atividade atende todas as medidas de prevenção estabelecidas pelo Governo de Pernambuco, no combate ao novo coronavírus, tais como: será obrigatório o uso de máscara, distanciamento social, disponibilização de álcool 70%, medição da temperatura, frequente higienização do ambiente, dentre outros.

    “O Governo de Pernambuco está sensível às necessidades da população e retomando suas atividades gradativamente, com todo o cuidado necessário. Para continuar avançando precisamos contar também com o apoio da população”, salienta o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.  

    No dia da ação, a população que optar pelo atendimento de certidões de nascimento, casamento e óbito deverá comparecer ao local de posse do documento antigo ou de identidade, original ou xerox. Na ocasião, também serão realizados serviços para certidão negativa de roubos e furtos de veículos, seguro desemprego, emissão de carteira de identidade 1ª e 2ª vias (sendo a 1ª via gratuita e a partir da 2ª será preciso pagar uma taxa), atendimento com a Compesa, Procon-PE, Detran, orientação ao empreendedor, recebimento da carteira de trabalho e outros.

    Serviço:

    Data: 26/09/2020

    Local: Escola de Referência Professor José de Alencar

    Endereço: Rua Cinquenta e Dois, n° 510, Maranguape I - Paulista

    Horário: 08h às 12h

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Live ambiental debate importância dos zoológicos na conservação da fauna silvestre

     

    Encontro desta quinta-feira (24), às 16h, integra programação da Semana da Fauna realizada pela Semas e Agência CPRH, com transmissão pelas redes sociais

    A Semana da Fauna – promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), debate, nesta quinta-feira (24/09), a partir das 16h, o tema “A importância dos zoológicos para a conservação da fauna silvestre”. A live ambiental contará com a mediação de Joice Brito, chefe de fiscalização de fauna da CPRH, e terá como convidados o médico veterinário Márcio Silva e o biólogo Leonardo Melo, pelo Parque Estadual de Dois Irmãos, além da professora e pesquisadora Maria Adélia Oliveira Cruz, da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. A transmissão do encontro on-line acontece simultaneamente pelos perfis do YouTube, Facebook e Twitter da Semas, e pelo YouTube e Facebook da CPRH.

    O Parque de Dois Irmãos participa, atualmente, em parceria com instituições como Instituto Chico Mendes de Conservação da Natureza – ICMBio e Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil - AZAB, de dois importantes projetos de conservação de animais silvestres ameaçados de extinção. São eles: o Plano Nacional de Conservação dos Primatas do Nordeste - PanPriNE, coordenado pelo ICMBio; e o Acordo de Cooperação técnica voltado à conservação de 25 espécies ameaçadas da fauna brasileira, realizado pelo ICMbio e AZAB.

    No Parque de Dois Irmãos, equipamento administrado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, existem oito diferentes espécies de animais abrigados que integram os projetos de conservação. Eles seguem planos de manejo ex situ, ou seja, realizados fora do local de origem onde ocorrem as espécies na natureza, como zoológicos e criadouros autorizados. Entre os animais do parque estão: ararajuba, onça-pintada, lobo-guará, macaco-aranha-de-testa-branca, tamanduá-bandeira, jacutinga, além dos primatas macaco guariba-de-mãos-ruivas e macaco-prego-galego, que integram do PanPriNE.

    Já a Agência Estadual de Meio Ambiente, por meio das suas equipes de gestão e fiscalização de fauna e do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco – Cetas Tangará, realiza, há 10 anos, o projeto “Papagaio da Caatinga”. Neste período, foram reintegradas à natureza mais de 400 aves que foram vítimas do tráfico ilegal de animais silvestres e de cativeiro doméstico.

    CONHEÇA OS PARTICIPANTES DA LIVE:

    Joice Brito – CPRH

    Moderadora

    Chefe do setor de fiscalização de fauna da Agência CPRH. Analista em gestão ambiental da Agência Ambiental de Pernambuco, é bióloga com formação pela Universidade de Pernambuco – UPE (2004) e possui especialização em gestão ambiental pela FAFIRE (2008).

    Márcio Silva – Parque de Dois Irmãos

    Gerente Técnico de Manejo de Fauna do Parque Estadual Dois Irmãos. Possui graduação em medicina veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2004), mestrado (2009) e doutorado (2016) em Ciência Veterinária, pela UFRPE, com ênfase em medicina da conservação e zoonoses de animais silvestres. Tem experiência na área de medicina veterinária, com ênfase em medicina veterinária de animais selvagens, medicina da conservação e clínica médica de animais domésticos, silvestres e exóticos mantidos como Pets. Atua como professor da disciplina clínica médica dos animais silvestres no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). É conselheiro titular pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE) no Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Consema/PE), presidente da Comissão Regional de Animais Selvagens do CRMV-PE e membro da diretoria da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (ABRAVAS).

    Leonardo Melo – Parque de Dois Irmãos

    Biólogo do Parque Estadual de Dois Irmãos. É licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE (1996). Possui mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2002) e doutorado em Ciência Animal Tropical – UFRPE (em curso), ligado ao Laboratório de Ecofisiologia e Comportamento Animal – LECA / UFRPE. Desenvolve estudos com Manejo, Ecologia e Comportamento Animal; é colaborador do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas do Nordeste – PAN PRINE; consultor de Estudos da Fauna do Projeto Parque Capibaribe – UFPE/INCIT e Prefeitura da Cidade do Recife; integra a equipe de Mastofauna Terrestre e Alada do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) Rede Mata Atlântica Eixo Nordeste, Sítio Pernambuco: Riqueza Biológica e Dinâmica de Populações e Comunidades em Floresta Atlântica do Nordeste, Brasil. Desenvolve estudos sobre Plano de Manejo e Gestão de Unidades de Conservação em Pernambuco e Plano de Gestão Territorial e Ambiental em Território Indígena no Estado.

    Maria Adélia Oliveira Cruz - UFRPE

    É Professora Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE desde 1984 e Professora Sênior desde 2020. Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela UFRPE (1979), especialização em Conservação e Manejo de Primatas pela Universidade de Brasília - UNB (1985), mestrado em Fisiologia e Farmacologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1985) e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo - USP (1998). Atuou como pesquisadora colaboradora do Wisconsin Regional Primate Research Center, University of Wisconsin, Madison, USA (1993-1994) e no Molecular Ecology Laboratory, Queen Mary and Westfield School, London University, do Reino Unido - UK (1994-2000). É sócia fundadora da Associação Pernambucana de Defesa da Natureza - ASPAN (1979). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia (SBPr), entre 2012 e 2013, e exerceu o cargo de direção em diferentes gestões. Possui experiência na área de Zoologia, com ênfase em mamíferos, especialmente os primatas, nos temas ecologia, fisiologia, comportamento e conservação.

    Serviço – Semana da Fauna

    O que: Live debate o trabalho dos zoológicos para a conservação da fauna silvestre

    Participantes: Joice Brito (Mediadora – CPRH), Márcio Silva e Leonardo Melo (Parque de Dois Irmãos) e Maria Adélia Oliveira Cruz (UFRPE).

    Quando: 24/09, às 16h.

    Acompanhe pelos perfis nas redes sociais:

    youtube.com/SemasPernambuco

    youtube.com/CPRHOficial

    facebook.com/SemasPE

    facebook.com/CPRHPE

    facebook.com/ParqueZooDoisIrmaos

    twitter.com/SemasPernambuco

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Agência do Trabalho da Boa Vista abre 200 cadastros para os jovens ao mês

    Quando o perfil bater com as vagas oferecidas pelo empregador, o candidato recebe a carta de encaminhamento

    Um aspecto chama a atenção na reabertura da intermediação da mão de obra na Agência do Trabalho da Rua da Aurora, localizada no Centro do Recife, em frente ao Rio Capibaribe, após seis meses funcionando apenas para auxiliar os que precisavam dar entrada no Seguro Desemprego. Todos os dias, haverá 10 vagas disponíveis para cadastro do Jovem Aprendiz, 50 por semana. Presencialmente, o jovem poderá apresentar as opções as quais está preparado para trabalhar, levar seus documentos, endereço, escolaridade e, se o perfil encaixar com alguma vaga, receberá uma cartinha de encaminhamento. 

     

    Todos os serviços da Agência precisam ser previamente agendados pela internet para evitar que muitas pessoas fiquem próximas e se coloquem em risco. O Jovem Aprendiz deve se inscrever no botão de agendamento online do site www.seteq.pe.gov.br ou diretamente no Portal PE Cidadão. Atenção: É preciso se inscrever na aba "intermediação de mão de obra - Jovem Aprendiz" e escolher a Unidade Recife. Apenas a Agência da Boa Vista está oferecendo este serviço no momento. Ainda há vagas de agendamento para os dias 22, 24, 25, 28, 29 e 30 deste mês.



    "Antes da pandemia, os servidores das Agências do Trabalho foram treinados para ter um olhar diferenciado com os jovens, numa parceria com a NEO Brasil, e, agora, oportunidade chegou, de o servidor ter essa alegria de colocar um jovem pela primeira vez no mercado de trabalho", disse o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes. "A entrada dos jovens no mercado de trabalho reduz a desigualdade, forma mão de obra qualificada e ainda os insere no mercado consumidor. Todo mundo ganha", acrescentou o secretário.


    Jovem Aprendiz -  A Lei 10.097/2000, conhecida como Aprendiz Legal ou Jovem Aprendiz, visa auxiliar o crescimento profissional de pessoas entre 14 a 24 anos de idade. Para quem busca se tornar um Jovem Aprendiz, existem algumas regras que devem ser obedecidas. Quem quer ser beneficiado pela norma precisa estar cursando o Ensino Fundamental, o Ensino Médio ou o Ensino Técnico conveniado com a empresa.


    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • IPA dá suporte à Agricultura Familiar para superar desafios da pandemia

     

    Com apoio a acompanhamento técnico do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), os agricultores e as agricultoras familiares vêm superando os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, Apesar das dificuldades enfrentadas para comercialização dos produtos e de se adaptar a nova realidade de relação como os consumidores, inclusive no acesso a novas tecnologias, estes estão se reinventando e buscando soluções junto ao extensionistas do IPA e outras organizações. O instituto atende cerca de 50 mil famílias de agricultores/as de base familiar. “Nesse momento, o trabalho desenvolvido pelo IPA é imprescindível para que a agricultura familiar continue suas atividades. O setor vem impulsionando a interiorização do desenvolvimento em Pernambuco”, explica o presidente do IPA, Reginaldo Alves.

    O IPA reúne mais de 300 técnicos nos 185 municípios de Pernambuco, incluindo Fernando de Noronha. De acordo com o presidente do IPA, entre 80% e 90% dos alimentos que chegam à mesa dos pernambucanos são oriundos da Agricultura Familiar. “O principal objetivo de nossas ações, nesse contexto, é assegurar a renda dos agricultores e a qualidade e biossegurança dos alimentos que chegam à mesa dos pernambucanos e que são entregues ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, destaca Reginaldo.

    Nesse sentido, o IPA oferece suporte às famílias agricultoras que precisam se cadastrar nas políticas públicas por meio digital,  a exemplo dos processos de renovação de documentos e financiamentos, como também na criação de grupos no WhatsApp e eventos por videoconferência,  para prestação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) relacionados à produção, organização social e comercialização. Todas as ações são realizadas seguindo rigorosamente as determinações sanitárias de isolamento e saúde do Governo do Estado.

    “Estamos realizando ainda um trabalho, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, de atenção às feiras locais (agroecológicas e orgânicas), utilizando novos mecanismos de contato com o consumidor, seja presencial, por entregas em domicílio e relacionamento via plataformas virtuais.”

    Além disso, o IPA desenvolve e distribui digitalmente materiais em formato de cards para conscientização sobre o coronavírus e medidas preventivas, assim como, “orientações técnicas sobre o plantio da palma forrageira, boas práticas do pescado, fabricação de máscaras de tecidos, entre outros”, destaca o diretor de Extensão Rural do Instituto, Flávio Duarte. 

     
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Retomada do turismo: Pernambuco tem aumento de 443% na movimentação de passageiros no Aeroporto do Recife de abril a agosto

     

    Levantamento da Empetur foi feito a partir de dados da Aena Brasil. Destinos como Porto de Galinhas já sentem o retorno dos visitantes do Sudeste e Sul ao Estado 

    Recife, 22 de setembro de 2020 - A retomada gradual e com segurança do Turismo em Pernambuco segue firme e se fortalece com o crescimento da movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, principal porta de entrada do Estado. A análise mais recente do Governo do Estado, feita pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) a partir de dados da Aena Brasil, aponta o crescimento expressivo de 443,30% na movimentação de passageiros no Aeroporto do Recife de abril a agosto.

    Apenas durante o mês de agosto, o terminal da capital pernambucana contabilizou 240 mil pessoas chegando e partindo do aeroporto, bem acima dos números do início da pandemia, em abril, quando os registros beiravam os 44 mil (abril).

    Pernambuco desponta no Brasil como um dos destinos que mais se preocupa com o bem-estar dos visitantes. Para a retomada do turismo, dentro do Plano de Convivência do Turismo, foram criados 12 protocolos de segurança para o setor. As medidas contemplam segmentos como hotéis, atrativos turísticos, restaurantes e guias de turismo.

    “A retomada gradual das atividades do turismo em Pernambuco foi discutida pelo Governo do Estado com o trade turístico, para que pudéssemos oferecer a maior segurança para os visitantes e pernambucanos. Esse cuidado se reflete nos bons números que temos registrado na movimentação de passageiros a cada mês. Em agosto, tivemos a grata satisfação de alcançar 240 mil pessoas passando pelo Aeroporto do Recife. Somado a isso, nossa malha aérea também se expande e já permite observar a volta de turistas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Sul do Brasil a Porto de Galinhas”, afirma o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

    O crescimento da malha aérea do Estado em setembro, previsto para ser 33% maior que em agosto, aponta que os números seguirão num crescente. Estão previstos 81 pousos e decolagens diários neste mês, de acordo com a Anac.

    E para além dos números da malha aérea, outros dados permitem observar o ritmo de retomada do turismo em Pernambuco. Levantamento feito pelo IBGE revela o crescimento de 18,9% do índice de atividades turísticas em julho. O resultado colocou o Estado em primeiro lugar do País, ultrapassando a média nacional de 4,8%.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: