meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Ipem e Procon inspecionam balanças e retiram alimentos vencidos de circulação

    ipem

    Equipes do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) e Procon/PE, ambos vinculados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), estiveram, na manhã desta sexta (22.03), nos bairros de Beberibe e Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, numa fiscalização em mercados públicos e supermercados.

    A ação visa garantir a segurança na qualidade dos produtos e que o consumidor não seja lesado na hora da compra. Durante a fiscalização, o Ipem inspecionou 62 balanças, quatro foram notificadas por não estarem com o display visível ao consumidor, e uma por apresentar o lacre rompido. Entre os produtos pré-embalados, dois estabelecimentos foram vistoriados, sem registro de irregularidade.

    Acompanharam a inspeção o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, a secretária-executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Mariana Pontual, além de gerentes e coordenadores dos dois órgãos. “Infelizmente encontramos irregularidades que lesam o consumidor e colocam em risco a sua saúde”, afirmou Eurico.  

    Os técnicos do Procon retiraram de circulação cerca de 30 quilos de produtos vencidos, entre sobrecoxa de frango, salsicha, carne de sol e molho de tomate, esse último com prazo expirado no dia 19 de março. Esta semana, equipes do Procon/PE também estiveram em Petrolina e Goiana ondedescartaram diversas bebidas como refrigerantes e sucos vencidos.

    OUTRAS APREENSÕES – No último sábado (16.03), uma fiscalização do Procon/PE e Ipem/PE, nos mercados de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, e de São José, centro do Recife, apreenderam 35 balanças e descartaram cerca de dez barras de queijos. 

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes , Recife
    Assuntos: sjdh, procon, ipem
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dia Mundial da Água celebrado com atividades de conscientização no Parque Dois Irmãos

    | Meio Ambiente

    parque

    Mais de 150 crianças participaram das atividades comemorativas, promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e pela Agência CPRH

    Conhecer dicas de uso consciente da água, passear pela mata e assistir a uma contação de história sobre o livro Herói de Sete Cores, que aborda as aventuras do pássaro pintor-verdadeiro, espécie ameaçada de extinção encontrada nas matas no Nordeste. Este foi um dia diferente na vida de 150 crianças que participaram das comemorações do Dia Mundial da Água, realizadas nesta sexta-feira (22/03), pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e pela Agência CPRH. A ação de conscientização e de educação ambiental aconteceu no Parque Estadual Dois Irmãos, unidade de conservação estadual localizada na Zona Norte do Recife.

    A programação teve início por volta das 9h30, com a garotada pulando e cantando com a narração do livro Herói de Sete Cores, realizada pela contadora de histórias Mônica Xavier. Os pequenos se divertiram e mostraram que entenderam bem a mensagem, como Pedro Henrique Silva, de 10 anos, que cursa o 5ª ano da escola Espaço Criativo Recife, em Dois Irmãos. “Eu aprendi muita coisa boa sobre o meio ambiente e que é importante cuidar da natureza. Devemos sempre acreditar na capacidade das outras pessoas, e também na dos animais, como aconteceu na história do livro, em que o pássaro recuperou um lugar seco e infértil”, assegurou.

    De acordo com a secretária executiva da Semas, Inamara Mélo, atividades educativas, como esta que lotou o auditório Parque Dois Irmãos com alunos e professores, devem se tornar mais frequentes. “A Secretaria pretende fortalecer, com apoio da Agência CPRH, as ações de educação ambiental, seja no Dia da Água, quando refletimos sobre os limites de uso deste recurso natural, seja durante todo o ano, seguindo o calendário ecológico”, afirmou. Sobre a data comemorativa, ela ressaltou que as atividades, além de tratar do uso sustentável, buscou mostrar às crianças a importância de cuidar das florestas para manter vivo os mananciais.

    A mensagem ecológica também foi reforçada pelo presidente da Agência CPRH, Djalma Paes, que conversou com as crianças sobre as ações de sustentabilidade do Governo de Pernambuco. “Precisamos proteger a nossa água para garantir que as próximas gerações tenha acesso a ela. Esta é a nossa missão aqui, proteger o meio ambiente para que, no futuro, as pessoas tenham a oportunidade de ver um pintor-verdadeiro solto na natureza. Para isto, contamos com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara), que realiza um trabalho importantíssimo de garantir que os animais resgatados voltem para a natureza”, explicou.

    Ainda pela manhã, os estudantes assistiram à esquete teatral Água: E eu com isto?, encenada pelos atores Adriano Cabral, Raul Elvis e Cláudia Soares. O texto alertava sobre a importância das atitudes diárias no combate o desperdício da água, recurso natural essencial para vida de todos. O público também participou do jogo ambiental Pesque e Pense, realizado pela equipe de educação ambiental da Agência CPRH.

    Trilha das Nascentes - Na Região Metropolitana do Recife, 20 alunos da Escola Municipal Rita Neiva também participaram de um passeio especial pelas matas. Acompanhados da gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, Cinthia Lima, e de parceiros da Trilha Eco Verdejante e do Projeto Semear, eles percorreram a Trilha das Nascentes do Rio Bonança, em Abreu e Lima; passando também por área de Paudalho, Mata Norte, onde foi o ponto de partida. Ao longo do caminho, recolheram o lixo encontrado.

    A atividade fez parte da programação da Semana da Água e do nono aniversário da Unidade de Conservação. Durante aproximadamente duas horas, os estudantes percorreram pouco mais de três quilômetros, com paradas para explicações sobre a importância da água e de sua relação fundamental com as florestas e sobre o trabalho realizado pela Área de Proteção Ambiental, como o monitoramento e fiscalização para impedir agressões ao meio ambiente.

    Também teve momentos para um banho de bica e para o acompanhamento da soltura de dez animais silvestres que estavam sendo cuidados no Centro de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH – com mais informações, desta vez sobre a importância de se preservar as espécies. Foram devolvidas à natureza um filhote de iguana, uma cobra verde e oito pássaros, entre eles três canários-da-terra, um tiziu e um guriatã.

    Cidades: Recife
    Assuntos: semas, parque estadual dois irmaos, cprh
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caruaru recebe mutirão de atendimento de doenças neuromusculares

    neuro

    Ação, parceria da Donem com a SES, aconteceu na UPAE

    Doenças neuromusculares são aquelas que afetam o sistema nervoso periférico do paciente (músculos, junções neuromusculares e nervos periféricos). Apesar de, normalmente, não trazer danos à consciência, linguagem, raciocínio, pode provocar dificuldade ou perda de locomoção e de outras funções vitais do organismo. Para discutir o tema com estudantes e profissionais de saúde e levar atendimento especializado para casos suspeitos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) juntou-se ao Projeto InterAÇÃO, gestado pela Associação dos Amigos e Portadores de Doença Neuromusculares (Donem). 

    A primeira etapa da iniciativa ocorreu nesta sexta (22.03), das 8h às 15h, com atendimentos na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Caruaru, no Agreste pernambucano. Uma equipe multiprofissional - formada por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistente social, psicóloga e outros profissionais - atendeu os pacientes, auxiliando no diagnóstico ou dando continuidade ao tratamento. Além da assistência à saúde, o momento funcionou como um momento de prática para profissionais da região. 

    "A ideia é percorrer algumas regiões do Estado para avaliar os pacientes com doenças neuromusculares, reconhecer quais são as dificuldades e identificar quais são as necessidades. Nós também convidamos profissionais da rede especializada da IV e V Geres para acompanhar esses atendimentos. Esse primeiro dia funcionou como um treinamento para esses profissionais", pontuou a coordenadora do Núcleo de Atenção às Famílias de Crianças com Microcefalia da SES, Laura Patriota, que participou das atividades. Vale destacar que o paciente passará a ser acompanhado pela UPAE e terá os encaminhamentos necessários para continuar o seu tratamento na rede de saúde do Estado.

    Já no sábado (23.03), das 8h às 17h, estudantes e profissionais de saúde estarão reunidos no Centro Universitário Tabosa de Almeida (Campus III – Asces – Unita) para um ciclo de palestras. O evento teve inscrição prévia. Entre os temas que serão abordados, como diagnosticar e tratar doenças neuromusculares, os cuidados cardiológicos, os princípios de reabilitação motora, noções de fonoaudiologia e fisioterapia respiratória, entre outras. "O objetivo é disseminar conhecimento e desmistificar algumas dúvidas sobre as doenças neuromusculares para profissionais e estudantes da área de saúde. Acreditamos no impacto de uma ação como essa para aumentar a visibilidade das doenças e minimizar problemas com relação a distância", destaca a coordenadora da Donem, Suhellen Oliveira, que afirma existir cerca de 650 pessoas com doenças neuromusculares em Pernambuco.

    Entre os palestrantes, a cardiologista Ândrea Chaves, o ortopedista Epitácio Rolim, a neurologista pediátrica Ana Cláudia Gouveia, a terapeuta ocupacional Liliam Amorim, a fisioterapeuta Alessandra Calado, a fonoaudióloga Luciana Aguiar e o fisioterapeuta Allan Delano.

    Em ambos os dias, haverá uma equipe de assistência jurídica e social para dar informações sobre a lei brasileira de inclusão e auxiliar em outros aspectos que sejam necessários para os pacientes. “Apesar de ter seu curso descrito e do rápido avanço no conhecimento sobre genética das doenças neuromusculares, elas ainda não possuem cura. Muitos estudos têm sido realizados no intuito de desenvolver estratégias próprias de avaliação e tratamento medicamentoso e de reabilitação para esses pacientes com importantes limitações na sua funcionalidade, visando retardar a progressão das perdas, valorizar o seu potencial motor residual e melhorar a sua qualidade de vida”, pontua Suhellen Oliveira.

    Além da SES, a Donem conta com o apoio de diversas Alianças e Associações de doenças raras e neuromusculares para o Projeto InterAÇÃO, que percorrerá, ainda, os municípios de Arcoverde, Petrolina, Salgueiro e Recife.

    NOVOS CENTROS – Em 2018, o Governo de Pernambuco inaugurou dois importantes equipamentos, no Recife, voltados exclusivamente para pessoas que vivem com doenças raras. No Hospital Maria Lucinda, funciona o Centro de Doenças Raras de Pernambuco, enquanto que no Imip o atendimento é feito no Centro de Tratamento de Erros Inatos do Metabolismo. Por meio de convênio, ambos os equipamentos estão recebendo investimentos do Estado, em um aporte anual de cerca de R$ 5 milhões.

    As estruturas desenvolvem suas atividades de maneira integrada e complementar, com regulação da SES, realizando o acompanhamento clínico especializado multidisciplinar dos pacientes, além de atuarem na pesquisa e ensino científico, contribuindo, também, como pólo de difusão de conhecimento.

    ASSOCIAÇÃO  –  A Donem é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão divulgar as doenças neuromusculares, promover a conscientização e dar apoio a pessoas que convivem com a doença. A Donem trabalha para fortalecer o diagnóstico precoce, defender o tratamento adequado e para ampliar a qualidade de vida de pacientes, seus amigos e familiares. 
    Cidades: Caruaru
    Assuntos: ses, doencas neuromusculares, upae
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escola de Controle Interno conclui programação de curso e oficina

    escola

    A Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) encerrou nesta sexta-feira, dia 22, as aulas do curso presencial “Gestão de Risco” e da oficina sobre a “Lei de Acesso à Informação”, atividades que integraram a grade de programação de março. Mais de cem servidores de órgãos da administração estadual foram capacitados nesse período. Para o mês de abril, além de uma nova turma da formação em “Introdução à Gestão de Risco”, a Escola vai oferecer os cursos de “Técnicas de investigação” e “Prestação de contas”. Já as palestras terão como temas “O papel da SCGE no fortalecimento do compliance no Governo de Pernambuco” e “Tomada de contas especial”.

    Com carga horária de 20 horas, o curso “Gestão de Risco” foi direcionado para servidores da SCGE. Essa qualificação interna é um programa customizado, que tem o objetivo de aprimorar o trabalho realizado pela Controladoria, facilitando a compreensão da gestão de riscos nos órgãos e entidades públicas, com vistas a ajudar a melhorar a governança do setor. Ao longo de uma semana, o instrutor Otávio Cintra, integrante da equipe SCGE, mas atualmente cedido à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedur), apresentou aspectos conceituais e a metodologia proposta de gestão de riscos; bem como o desenvolvimento de método e sua aplicação em processos internos. As aulas, com conteúdo teórico e atividades práticas, foram ministradas no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Recife.

    Já a oficina sobre a LAI teve como público-alvo servidores que atuam como autoridades dessa lei nos órgãos do Poder Executivo Estadual, além dos que compõem a Rede de Ouvidorias do Estado. Foram quatro turmas distintas, com 30 participantes em cada uma. Na programação, o instrutor Airton Chaves, gestor governamental de Controle Interno da SCGE, deu ênfase às principais questões teóricas e práticas envolvendo a LAI. O objetivo da oficina foi capacitar os novos integrantes e reciclar os membros mais antigos. Prevista na Lei nº 14.804/2012, que regula o acesso a informações no âmbito do Poder Executivo Estadual, a capacitação é dever de todas as autoridades designadas, assim como os ouvidores da rede.

    FRAMEWORK - Finalizando a programação do mês de março, a Escola de Controle Interno promove, no período de 26 a 28, o curso “Framework COSO ICIF 2013” para 30 servidores da SCGE. Com carga horária de 20 horas, as aulas serão ministradas no auditório da Casa, pela professora doutora do programa de pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rossana Guerra. Ela também irá proferir palestra, no dia 26, das 9h às 11h, para 250 pessoas, em evento que acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

    Cidades: Recife
    Assuntos: scge, escola de controle interno, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: “Água traz vida e torna realidade o sonho do povo”

    adutora

    No Dia Mundial da Água, governador inaugura, no Sertão do Estado, importantes obras hídricas que garantirão abastecimento para 400 mil pessoas

    SERTÂNIA - Mais segurança hídrica para municípios do Sertão e do Agreste do Estado. Na manhã desta sexta-feira, 22 de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Água, o governador Paulo Câmara inaugurou a Adutora do Moxotó e a 1ª etapa da Adutora do Agreste. As obras vão possibilitar, inicialmente, o abastecimento de dez municípios: Arcoverde, Pedra, Venturosa, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano e São Bento do Una, utilizando as águas do Rio São Francisco. Cerca de 400 mil pessoas serão beneficiadas.

    Durante o ato de inauguração, na Estação Elevatória localizada no Eixo Leste da Transposição, em Sertânia – no Sertão do Moxotó – o governador destacou a importância para a população castigada com o extenso período de seca. “As obras começaram lá atrás, mas faltava o Ramal do Agreste. Então, se pensou em como fazer essa água chegar ao Agreste pernambucano. Foi quando nós imaginamos a solução, junto ao Governo Federal, de fazer a Adutora do Moxotó, que já permite a funcionalidade para mais de 20 municípios do Agreste e faz com que muitos que estavam convivendo com 100% do abastecimento via carro-pipa hoje tenham água do Rio São Francisco nas torneiras de casa. Uma água de qualidade, uma água que faz os sonhos se tornarem realidade”, afirmou.

    Nas obras foram investidos até o momento cerca de R$ 400 milhões, sendo mais de R$ 85 milhões destinados a Adutora do Moxotó. Os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Belo Jardim, Sanharó e Tacaimbó já estão em pleno funcionamento. Alagoinha e São Bento do Una estão em fase de teste, enquanto o sistema em Pedra, Venturosa e São Caetano começará a funcionar nos próximos dias.

    O governador esteve acompanhado da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, que comemorou as ações realizadas com o esforço do Governo do Estado para melhorar a qualidade de vida da população local. “Esse Dia Mundial da Água é um dia de reflexão. Com o empenho do governo estadual, essa obra está sendo inaugurada trazendo a melhoria não só na qualidade de vida, com um insumo importantíssimo. Estamos falando também de desenvolvimento, de saúde pública. É uma série de ações positivamente impactadas com a inauguração desse equipamento. Então, gostaria de agradecer ao governador Paulo Câmara, que tem dado toda a prioridade ao setor. Num momento de crise financeira, Pernambuco quase que semanalmente tem feito eventos importantíssimos como esse, levando água para quem precisa”, cravou a secretária.

    O presidente da Compesa, Roberto Tavares, também reforçou o discurso de agradecimento ao esforço do Estado em desenvolver esses projetos. “Queremos agradecer ao governador Paulo Câmara que, em 2015, ao assumir e ver a dificuldade que se teria com a não conclusão do Ramal do Agreste, tomou a decisão de replanejar todo o sistema da Adutora do Agreste para que a água do Rio São Francisco pudesse chegar às diversas cidades e mudar a realidade das pessoas”, ressaltou Tavares.

    A Adutora do Moxotó foi a alternativa adotada pelo Governo do Estado para antecipar a chegada da água do Rio São Francisco à região Agreste – mesmo sem a conclusão do Ramal do Agreste. O equipamento foi construído por meio de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e o Ministério da Integração Nacional.

    A inauguração contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. “É um orgulho estar aqui nesta cerimônia, celebrando a chegada da água e a garantia dela para tantas comunidades. São dez municípios atendidos agora e 23 ao término da primeira etapa da Adutora do Agreste. E na segunda etapa, chegaremos a 68 municípios”, assegurou.

    Além de Canuto, participaram também o senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado federal Fernando Rodolfo, os deputados estaduais Diogo Moraes, Waldemar Borges e Antônio Fernando, o secretário nacional de Segurança Hídrica, Marcelo Borges, o secretário estadual da Casa Civil, Nilton Mota, o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, além de diversos outros prefeitos e lideranças políticas da região.
    Assuntos: sei, paulo camara, adutora do agreste, adutora do moxoto, seinfra, compesa, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Abertas as inscrições para o 4º Torneio Virtual de Ciência

    | Educação, Tecnologia

    Está oficialmente lançado o 4º Torneio Virtual de Ciência. A competição, promovida pelo Espaço Ciência - Museu Interativo de Ciência do Estado de Pernambuco, é realizada por meio de ferramentas digitais e plataformas da Internet. A cada mês, os participantes são brindados com diferentes desafios, que propõem uma atividade experimental a partir de questões que relacionam a Ciência e problemas cotidianos.

    Os participantes conduzem a pesquisa ou atividade, gravam em vídeo, postam no Youtube e o link é enviado para a organização do Torneio. Os vídeos são postados na fanpage do TVC e recebem uma pontuação da equipe avaliadora. São sete desafios, em diferentes áreas do conhecimento. 

    A disputa vale para estudantes do Fundamental 2 e Ensino Médio e cada escola pode inscrever até cinco grupos, de séries diferentes. Embora a inscrição seja feita no nome de um professor e dois alunos, toda a turma pode participar do processo. O primeiro desafio do torneio já está lançado e, em clima da Semana da Água, convida os participantes a coletarem água de uma fonte natural e encontraram uma forma de tratá-la e deixá-la potável. Inscrições e informações pelo site: www.espacociencia.pe.gov.br.

    Cidades: Recife
    Assuntos: secti, espaco ciencia, torneio virtual de ciencia
    Compartilhe: Link para o post:
  • HMA apresenta Planejamento Estratégico em São Paulo

    | Saúde


    Dentro das atividades do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) do PROADI/SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), a direção do Hospital Miguel Arraes (HMA) participa até esta sexta-feira (22), em São Paulo, do 2º Módulo de Planejamento Estratégico promovido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). Durante dois dias, o HMA, representado pela diretora de Ensino e Pesquisa, Isly Lucena, e pela gerente de Risco do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Débora Guedes, estarão apresentando a missão, visão e os valores que regem a unidade de saúde localizada em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

    O Planejamento Estratégico do HMA foi construído em conjunto com todos os coordenadores e lideranças em oficinas internas, orientadas pelo HAOC. A partir desses encontros, chegou-se à missão do Hospital Miguel Arraes, que é prestar assistência com qualidade e segurança ao usuário do SUS em urgência e emergência, nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica e Traumatologia, de forma integral e resolutiva, unindo ensino e pesquisa ao cuidado. Dentre os valores, a humanização, a eficiência, a valorização das pessoas, a ética e a segurança do paciente.

    O HMA foi selecionado, no fim do ano passado, para o RHP, que beneficia mais de 20 instituições públicas em todo o país com orientações e capacitação para melhorias de gestão e, consequentemente, da qualidade no atendimento ao paciente. O Miguel Arraes foi um dos cinco hospitais escolhidos em Pernambuco para participar do projeto.

    Assuntos: ses, hma, planejamento estrategico, sao paulo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco é destaque em feira de Turismo em Portugal

    | Turismo


    Na última semana, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, participou de mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal. O Estado promoveu diversas ações para o público profissional e final nos cinco dias de evento.

    A cultura pernambucana ganhou destaque na BTL com uma apresentação do Balé Cultural de Pernambuco, que mostrou ritmos como forró, xaxado, caboclinho, maracatu e o frevo. O ritmo oficial do Carnaval ganhou uma versão inovadora, sendo executado no ar, com passistas evoluindo em malhas penduradas no teto do pavilhão da FIL (Feira Internacional de Lisboa), onde o evento foi realizado.

    Presente à BTL,o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, participou de várias reuniões com as principais operadoras portuguesas, além de cias. aéreas. Mais de 800 atendimentos foram feitos no estande de Pernambuco, que era cooperado com a Embratur. Foram distribuídos materiais promocionais e brindes para o público final, que participou de ação para redes sociais no @descubrapernambuco.

    Durante a feira também foi realizado o lançamento do stopover da TAP no Recife, iniciativa que vai permitir ao passageiro fazer parada de até cinco dias em Pernambuco antes de seguir viagem, sem custos adicionais. “O Programa Stopover pode funcionar como um impulsionador do turismo internacional em Pernambuco. Com o projeto, esperamos um aumento de até 15% na entrada de turistas estrangeiros no Estado”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

    “A BTL foi uma excelente oportunidade para divulgarmos os atrativos de Pernambuco, visto que atualmente o Estado está em um crescente desenvolvimento da sua infraestrutura turística e Portugal figura entre os principais mercados emissores de visitantes internacionais para o Estado. Um dos principais fatores desta participação importante são os voos diretos mantidos pela TAP para a capital pernambucana”, afirma Novaes.

    Assuntos: seturpe, empetur, bolsa de turismo de lisboa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Blitzes da ORF e OTS garantem mais fluidez e segurança no trânsito

    | Trânsito


    Com o objetivo de cooperar com a segurança evitando roubos de veículos, acidentes e outros tipos de violência, além de coibir o cometimento de infrações e auxiliar com a fluidez do tráfego, as Operações Rota de Fuga – ORF, e Trânsito Seguro – OTS, realizaram blitz em Caruaru, São Lourenço da Mata e Camaragibe.

    A operação realizada em Caruaru contou com o apoio da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes – DESTRA, e Polícia Militar de Pernambuco – PMPE. Na ação, foram realizados teste de alcoolemia para coibir a mistura de álcool e direção no trânsito. Já em São Lourenço da Mata e Camaragibe, a ação contou com o apoio da Polícia Civil. Juntos, a ORF e OTS, além de trabalharem na fluidez do trânsito, abordaram 345 veículos, desses, 111 condutores foram autuados cometendo infrações, como excesso de velocidade, conduzir o veículo falando ao celular e não uso do cinto de segurança. 26 motoristas realizaram o teste de alcoolemia e 6 Carteiras Nacionais de Habilitação – CNH, foram recolhidas e 24 veículos removidos para o depósito do Órgão.  

    De acordo com o Diretor de Engenharia e Fiscalização do Trânsito, Sérgio Lins, a ampliação do trabalho das OTS e ORF é uma determinação do Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, no que se refere as ações de segurança. “Os agentes de trânsito estão nas ruas para garantir aos cidadãos mais tranquilidade. É importante que cada um faça seu papel e pedimos aos condutores prudência na hora de dirigir, além de não ingerir bebida alcoólica”. 

    Cidades: Camaragibe , Caruaru, São Lourenço da Mata
    Assuntos: seduh, detran, blitz, operaçao rota de fuga, operaçao transito seguro
    Compartilhe: Link para o post:
  • HMA se volta para Dia de Combate à Tuberculose

    | Saúde


    Para marcar a passagem do Dia Mundial de Combate à Tuberculose neste domingo, 24 de março, o Hospital Miguel Arraes (HMA) vem realizando atividades junto aos usuários da unidade localizada em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. A próxima ação envolvendo o tema acontece na quinta-feira, 28 de março, às 10h, no internamento do 5º andar do hospital. 

    A atividade é uma parceria entre o Serviço Social e a Clínica Médica do HMA, e já teve seu primeiro momento na última segunda-feira, 18, com uma palestra ministrada pela médica Poliana Silvestre Cordeiro, no Ambulatório do HMA. A especialista tratou das formas de contágio, da prevenção e do tratamento à doença, que atinge cerca de 10 milhões de pessoas no mundo, provocando a morte de mais de um milhão.

    O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde aponta que, no ano passado, em Pernambuco, 5.026 casos da doença foram confirmados, representando um aumento de 9% em relação aos dados de 2015, quando 4.599 casos foram registrados. Para o coordenador de Clínica Médica do HMA, Fábio Queiroga, o aumento pode se dá ao fato da população estar mais consciente do problema e ter acesso mais facilitado ao sistema de saúde, ampliando, assim, o número de registros. “É fundamental que as pessoas estejam atentas aos sintomas. Tosse há duas semanas, febre no fim da tarde e perda de peso são sinais de alerta para a doença, e o paciente deve procurar imediatamente a atenção básica de saúde para realizar o diagnóstico precoce, que é primordial para o tratamento da tuberculose”, destacou o coordenador. 

    Cidades: Paulista
    Assuntos: ses, hma, dia de combate a tuberculose, programaçao
    Compartilhe: Link para o post: