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Governo do Estado divulga resultado da Pesquisa Situacional para o retorno das atividades presenciais no Poder Executivo Estadual

 pesquisa

Sondagem foi realizada com mais de 33 mil servidores, militares e empregados públicos

 

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), divulgou na última quinta-feira (03), os resultados da Pesquisa Situacional, realizada entre os dias 18 e 31 de julho, com um total de 33.209 servidores, militares e empregados públicos, vinculados a 66 órgãos e entidades da administração estadual direta e indireta, inclusive empresas estatais independentes. A pesquisa teve por objetivo conhecer melhor os efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus na vida daqueles que fazem parte do Poder Executivo Estadual.

 A sondagem trouxe um retrato do quadro funcional, nos 184 municípios e no distrito estadual de Fernando de Noronha, com destaque para a Capital pernambucana, onde cerca de um terço (1/3) dos colaboradores do Poder Executivo desenvolvem suas atividades (39%) ou residem (32%). Os participantes da sondagem possuem, em sua maioria, vínculo permanente com a administração estadual, seja estatutário (53%), militar (8%) ou celetista (5%).

De acordo com a secretária de Administração, Marília Lins, as respostas fornecidas pelos servidores, empregados públicos e militares, nesta pesquisa, deram subsídio para uma amostra satisfatória de relevantes informações a subsidiar a tomada de decisões estratégicas na retomada das atividades presenciais no setor público. “Foi muito importante o envolvimento dos nossos colaboradores neste levantamento. Houve a participação de mais de 33 mil pessoas de todos os órgãos e entidades da administração estadual. Os resultados dessa pesquisa irão ajudar bastante os gestores no planejamento da retomada das atividades presenciais”, ressaltou Marília Lins.

A pesquisa, entre outras questões, abordou o nível de contaminação dos servidores do Poder Executivo, de seus familiares e de pessoas próximas. Foi apontado que 4,68% deles desenvolveram algum tipo de sintoma e testaram positivo para a Covid-19. Também ficou evidenciado que o percentual de contaminação se mostrou mais elevado entre profissionais de segurança pública (10,23%) e profissionais de saúde (17,75%). O estudo apontou, ainda, que 6,5% dos servidores manifestaram que pessoas que moram com eles apresentaram sintomas e testaram positivo para a Covid-19.

O secretário Executivo de Pessoal e Relações Institucionais, Adailton Feitosa, destacou que a pesquisa levou em consideração primordialmente o bem-estar e a segurança com os servidores neste momento difícil de pandemia. “Esta sondagem norteou as ações que estão sendo implementadas para uma retomada dos serviços presenciais nos órgãos com segurança e os devidos protocolos. Temos que nos preocupar com todos os servidores, independentemente de serem ou não do grupo de risco. O papel do Estado é dar atenção e promover a qualidade de vida dos servidores”, pontuou Adailton.

 

HISTÓRICO

Com o objetivo de conter o avanço do Coronavírus dentro do Poder Executivo Estadual, o Governo de Pernambuco, através do Decreto n° 48.835, de 22 de março de 2020, estabeleceu medidas restritivas voltadas para os servidores e empregados públicos, que passaram a valer a partir de 23 de março de 2020, determinando que o atendimento presencial prestado por órgãos e entidades estaduais deveria ser substituído, sempre que possível, por atendimento remoto.

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