meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Fernando de Noronha apresenta fluxo turístico de 2019

| Turismo
noronha

Fernando de Noronha se mostra mais uma vez como um dos destinos preferidos dos brasileiros, como comprova o balanço anual do fluxo turístico apresentado pela Administração Distrital. Em 2019, a paradisíaca ilha pernambucana recebeu mais de 106 mil turistas, a maior parte oriunda do próprio território nacional. 
 
Só em dezembro, o arquipélago foi destino de 9.195 visitantes. Destes, 92% de turistas brasileiros e 8% de estrangeiros. Na média geral, do ano inteiro, mais de 90% de turistas brasileiros visitaram a ilha, com uma média de permanência de quase cinco dias. A região Sudeste apresentou o maior índice, com 45% dos visitantes. Seguido pelo Nordeste (34%), Sul (13%), Centro-Oeste (5%) e Norte (3%). O principal estado emissor de turistas para Noronha continua sendo São Paulo, seguido por Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará. 
 
Entre os visitantes estrangeiros, cujo acumulado do ano alcançou o número de 9.612 turistas, se destacam os Europeus, com 47 % de turistas. Seguidos pelos viajantes da América do Sul (32%), América do Norte (16%), Oceania e África, com 2% cada. Os argentinos ficaram em primeiro lugar entre os visitantes mais assíduos, levando para a ilha no ano passado 2.326 turistas, seguido pelo Estados Unidos, com 1.330 visitantes. Em terceiro aparece a Itália, que mandou para o arquipélago 1.039 turistas. França, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Uruguai, Portugal e Suíça completam o ranking dos dez países que mais visitaram Fernando de Noronha. 
 
Declarado como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, Fernando de Noronha é um dos locais mais procurados por suas paisagens exuberantes e a preservação da vida marinha. Através de campanhas de marketing realizadas pela Administração em parceria com o trade turístico local em eventos nacionais e internacionais, a visitação ao arquipélago tem se mantido permanente ao longo do ano. De acordo com o administrador geral da ilha, Guilherme Rocha, a grande procura não se limita apenas nos meses de férias como dezembro e janeiro. “Os números apontam, e comprovam, o nosso trabalho para fazer de Noronha um destino cobiçado durante os doze meses, com diversas opções de lazer. Eventos como o Campeonato Mundial de Surfe, o Hang Loose pro Contest, colocou a ilha novamente na rota dos amantes desse esporte, por exemplo”, analisou Guilherme. 
 
“Mesmo com leve alta no fluxo turístico em relação aos anos anteriores, o nosso compromisso continua sendo com o meio ambiente, por isso que adotamos medidas urgentes como o Plástico Zero, proibindo a utilização dos plásticos descartáveis, com a fiscalização a partir do aeroporto, que se estende aos bares e restaurantes. E a longo prazo o Carbono Zero, que vai tirar da ilha os carros movidos a combustão. Mostramos com isso que é possível fazer turismo sem agredir o nosso principal bem que é o meio ambiente”, finaliza o administrador. 
 
A superintendente de Turismo, Cultura e Esportes de Fernando de Noronha, Giovanna Rodrigues, diz que o fluxo turístico correspondeu ao esperado para o ano, principalmente nos estados emissores de turistas para a ilha, como São Paulo, que continua liderando há alguns anos. “É um dado interessante, mostra que a ilha continua agradando paulistas e paulistanos. São Paulo é um mercado muito importante para nós. Assim como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e o nosso próprio estado, que ocupa o segundo lugar entre os visitantes. Mas recebemos também visitantes de todos os estados e do Distrito Federal. Além disso, turistas de quase cinquenta países passaram por Noronha em 2019. É um número impressionante, que reforça a nossa ideia de divulgar a ilha cada vez mais no mercado internacional. Mostrando, sobretudo, que o nosso turismo é sustentável”, destacou Giovanna. 
 
Levantamento -  O documento elaborado pela Administração da Ilha contém dados do quantitativos de visitantes desembarcados no Aeroporto Governador Carlos Wilson Campos, em Fernando de Noronha, contabilizado através do Controle Migratório. O levantamento é realizado pela área de turismo da Ilha mês a mês e, após o encerramento do ano, os números são consolidados em um documento oficial, disponibilizado pela Administração da Ilha para empresas, veículos de comunicação e pesquisadores.
Cidades: Fernando de Noronha
Assuntos: fernando de noronha, fluxo turistico
Compartilhe: Link para o post: