meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Governo de Pernambuco divulga o resultado da análise das propostas do Ciclo Carnavalesco 2020

| Cultura

carnaval

Este ano o edital teve 891 propostas inscritas em cinco categorias diferentes

O Governo de Pernambuco, por meio da Secult/Fundarpe e Setur/Empetur, divulga, nesta terça-feira (29/01), o resultado da análise das propostas da Convocatória do Ciclo Carnavalesco 2020. O objetivo do edital é selecionar e contratar artistas, grupos, orquestras e agremiações tradicionais do ciclo carnavalesco, que poderão se apresentar em municípios nas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado. O resultado está disponível no Portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br/editais)

Os pedidos de recursos deverão ser enviados entre os dias 29 e 31 de janeiro para o e-mail recursocarnavalpe2020@gmail.com. O julgamento desses pedidos será realizado entre os dias 3 e 4 de fevereiro. Já o resultado final, divulgado no dia 5/02.

Foram aceitas inscrições em cinco categorias: 1) Cultura Popular; 2) Música de Tradição Carnavalesca; 3) Orquestras de Frevo; 4) Dança de Tradição Carnavalesca; e 5) Música Popular Brasileira (MPB).

O secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto, destaca que a partir dos editais do Governo de Pernambuco, as festividades nos municípios do estado recuperaram inúmeras tradições que estavam sendo esquecidas, e que têm no Carnaval seu momento de apoteose.

“Quando se fala em Carnaval de Pernambuco, os nossos símbolos são os caboclos de lança dos maracatus da Mata Norte, as tribos indígenas, maracatus e orquestras do Recife e Olinda, os Papangus em Bezerros, os Caretas em Triunfo, os Caiporas em Pesqueira. São dezenas de tradições que estão espalhadas por todo nosso território e precisam do aporte governamental para continuar a gerar essa representatividade”, avalia Gilberto.

“É um modelo que temos aprimorado a cada ano e vem dando muito certo, pois garante que os artistas da tradição carnavalesca possam chegar, durante o Carnaval, a municípios que provavelmente não se apresentariam, não fosse o Governo promovendo este modelo de apoio ao Carnaval das dezenas de prefeituras do estado”, avalia Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.

“Por mais um ano, a Secretaria de Turismo e a Empetur se unem à pasta de Cultura e à Fundarpe para, em nome do Governo do Estado, realizar a seleção para o maior Carnaval do Brasil”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Assuntos: secult, fundarpe, empetur, ciclo carnavalesco
Compartilhe: Link para o post: