meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

UPA do Ibura passa a atender emergências oftalmológicas

| Saúde

upa ibura

Serviço tem capacidade para realizar até 144 atendimentos diários, totalizando mais de 4,3 mil por mês. Iniciativa é a primeira etapa para descentralizar a assistência oftalmológica no Estado

Nesta semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ibura, na Zona Sul do Recife, passou a fazer atendimentos oftalmológicos de urgência. Essa é a primeira emergência pública ligada à rede estadual de saúde a ofertar essa especialidade 24 horas por dia, 7 dias por semana. A novidade faz parte do processo de descentralização do serviço oftalmológico em Pernambuco, que visa ampliar o acesso à assistência especializada de forma oportuna com o diagnóstico e o tratamento precoces, buscando, assim, evitar a progressão de lesões oculares e proporcionar o tratamento eficaz e a recuperação mais rápida do paciente. Para lançar o plano de descentralização da oftalmologia e conferir o atendimento na unidade, o secretário estadual de Saúde, André Longo, visitou a UPA Ibura nesta manhã.

Por ano, o investimento do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), na UPA do Ibura será de mais de R$ 2,8 milhões, necessários para pagamento da folha de profissionais e aquisição dos insumos específicos. Ainda foram repassados R$ 50 mil para aquisição de mobiliário e equipamentos.

A UPA do Ibura tem dois médicos oftalmologistas de plantão 24 horas para acolher os pacientes com queixas oculares, como conjuntivite, traumas (contusão ou perfurocortante), lesões agudas e infecções, acidentes com químicos e corpo estranho no olho. Por dia, a unidade tem uma capacidade instalada para realizar até 144 atendimentos, totalizando 4,3 mil mensalmente.

A expectativa é que o serviço tenha uma resolutividade de 95%, ou seja, apenas 5% precisarão de transferência para dar continuidade ao tratamento. Casos que precisem de internações ou procedimentos cirúrgicos, por exemplo, serão intermediados pela Central de Regulação do Estado. Já os casos ambulatoriais, para monitoramento de condições pré-existentes ou prescrição de óculos, continuam sendo de competência dos serviços ambulatoriais, com marcação prévia.

"O Governo de Pernambuco tem trabalhando fortemente para qualificar a assistência oftalmológica no Estado, ampliando e regionalizando os serviços, além de evitar grandes deslocamentos dos pacientes. Incluímos a especialidade nos atendimentos ambulatoriais das nossas UPAEs, mantemos convênios com diversos serviços e, a partir de agora, estamos atuando para descentralizar as urgências. A UPA do Ibura é o primeiro de três serviços a serem abertos ainda no primeiro semestre de 2020. Também vamos ofertar oftalmologia na UPA de Paulista e em um terceiro local ainda em estudo",  afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

É importante destacar, também, que, desde 2019, a SES-PE vem investindo na capacitação dos médicos da Atenção Primária, que são os serviços ofertados pelos municípios, e da rede de emergência para o acolhimento da população com queixas oculares, visando, principalmente, a resolução do caso no próprio território.

UPA - A Unidade de Pronto Atendimento do Ibura, que completa 9 anos em março de 2020, ainda atende a população nas especialidades de clínica médica, pediatria e traumato-ortopedia. Por mês, essas especialidades realizam mais de 12,5 mil atendimentos. Com a inclusão da oftalmologia, o número deve subir para mais de 16,8 mil.

DESCENTRALIZAÇÃO - A inclusão do atendimento oftalmológico na UPA do Ibura não é uma ação isolada, sendo parte de um plano de descentralização para essa especialidade em todo o Estado. No interior, já há esse tipo de assistência, de forma ambulatorial, nas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) de Garanhuns, Petrolina, Caruaru, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Belo Jardim e Limoeiro. Nas UPAEs, as consultas são agendadas pelos municípios, por meio da Regulação Ambulatorial do Estado.

Pernambuco ainda contratualiza serviços com o Instituto de Olhos do Recife (IOR), Serviço Oftalmológico de Pernambuco (Seope), Hospital de Olhos Santa Luzia e Fundação Altino Ventura (FAV).

MUTIRÃO - Também como parte do processo de qualificação do serviço oftalmológico em Pernambuco, a SES-PE realizou, no segundo semestre de 2019, um mutirão de cirurgias de catarata em oito serviços na capital e interior do Estado. Mais de 2 mil cirurgias foram realizadas no Seope, IOR, FAV, Santa Luzia e Hospital das Clínicas (HC), além das UPAEs de Garanhuns, Petrolina e Caruaru.

Cidades: Recife
Assuntos: ses, upa ibura, emergencias oftalmologicas
Compartilhe: Link para o post: