meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Escola de Controle Interno encerra 2019 com cerca de 2.800 capacitações

 scge

Desde que foi instituída, no dia 21 de fevereiro deste ano, a Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) promoveu a capacitação de cerca de 2.800 pessoas. Ao longo do ano de 2019, foram promovidos 72 eventos – incluindo cursos, palestras, oficinas e seminários –, dentro de um portfólio com mais de 30 temas distintos. “Esse é um trabalho que muito nos orgulha e mostra a assertiva da iniciativa. O fortalecimento do controle interno, seja no órgão central, seja nas unidades gestoras da administração direta e indireta, apoiando a administração pública, requer profissionais cada vez mais qualificados e a Escola surgiu para dar esse suporte”, comemorou a secretária Érika Lacet.

A coordenadora da ECI, Karla Sabino, enfatizou que a marca de 2.800 capacitações, aproximadamente, foi fechada semana passada, com a conclusão de quatro cursos, sendo três direcionados especialmente para os servidores da SCGE e um para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).

A programação de dezembro teve início no dia 02, com o curso “Regime de Adiantamento”, voltado para os militares do CBMPE. As aulas foram ministradas no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, Recife, até o dia 06. O conteúdo teórico e prático deste programa foi repassado por Jamerson Souza, da Coordenadoria de Orientação e Contas de Governo (COR/SCGE).

Já no período de 03 a 05, foi realizado o curso “Compliance: aspectos da iniciativa privada e da administração pública”, ministrado no auditório da Controladoria, no bairro do Espinheiro, Recife, por Daniel Tiné, que integra a Diretoria de Correição (DCOR/SCGE). Também no auditório da SCGE, nos dias 06, 09 e 10, a ECI promoveu o curso “Gestão de Riscos: conceitos e papel da auditoria interna”. Programa ministrado por Allisson Procópio, da equipe da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI).

E, fechando a agenda de eventos do mês de dezembro, no período de 11 a 13, foi realizado o curso “Gestão de Ouvidorias e Acesso à Informação”. Como instrutoras, Isis Andrade e Ana Luiza Trapiá, que atuam na Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE). Encerrada a agenda de 2019, a Escola de Controle Interno já estrutura a programação mensal de 2020. “Nosso calendário irá sempre atender as perspectivas do público interno, dentro das necessidades apresentadas pelas diretorias da SCGE; e do público externo, oferecendo temas na nossa linha de atuação –auditoria, correição, ouvidoria e controladoria”, disse Thayse Galvão, diretora de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE).

PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a ECI conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife, a Polícia Civil de Pernambuco e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área qualificação governamental.

Assuntos: scge, capacitacao, escola de controle interno
Compartilhe: Link para o post: