meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Livro Asas da Liberdade reúne poesias de detentos de Pernambuco

| Cultura, Direitos Humanos

livro

A obra é do poeta Edgar Diniz e dispõe de poesias de detentos de seis unidades prisionais, Creed e Casa de Recuperação Cristo Liberta

É Nas Asas da Liberdade que os detentos de diversas unidades prisionais de Pernambuco apresentam suas ideias com versos e ritmos harmoniosos, suas poesias. É nesse livro, criado pelo poeta Edgar Diniz, que, deixando de lado as gírias cotidianas da prisão, os detentos de seis estabelecimentos penais falam de amor, saudade, religião, liberdade, educação e o que mais vier à cabeça e ao coração.

Além dos detentos ligados à Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), são contemplados no material com 128 páginas participantes da Casa de Recuperação Cristo Liberta e do Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed). “Achei maravilhoso participar do livro porque foi um grande reconhecimento a nós reeducandas. A leitura para mim significa conhecimento e sabedoria, leio desde quando cheguei aqui”, afirmou a detenta Cinthia Thamires Leite da Silva, 26 anos, na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima desde 2012. Na sua poesia, Cinthia fala da felicidade de encontrar a liberdade. “Sou filho de livreiro e acredito que o poder das palavras salva, liberta” diz o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.  

Toda a produção do livro durou cerca de um ano e seis meses englobando oficinas, digitação, diagramação e confecção. Há mais de dez anos Edgar desenvolve o Educando em Cordel, projeto de poesias nas unidades prisionais. Em seguida, vieram as oficinas culminando com o lançamento do livro Asas da Liberdade. Para Edgar “o projeto “nasceu da necessidade de levar para os estudantes a arte da poesia popular e as várias possibilidades dos alunos socializarem suas experiências por meio da poesia popular nordestina”.

POETA - Edgar Ferreira Diniz Junior, 47 anos, é poeta, cordelista, escritor e professor. Ele atua na Gerência Regional Metropolitana Norte, da Secretaria de Educação de Pernambuco. Natural de Patos, na Paraíba, é radicado em Pernambuco há 20 anos.

Possui licenciatura em História com pós-graduação em História do Nordeste. Desde 2009 atua na área da educação com aulas de literatura de cordel, através do projeto Educando em Cordel. Em seu currículo está a publicação de mais de 100 títulos de cordéis, três CDs de poesia, dois livros Educando em Cordel e o livro de poesia Inspiração.

Assuntos: sjdh, seres, poesia
Compartilhe: Link para o post: