meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Pernambuco será sede do 3º Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde

eduPernambuco foi escolhido entre outras regiões das Américas para receber o 3º Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde. A oficialização da realização do evento no estado aconteceu durante reunião do governador Eduardo Campos com integrantes do Comitê Gestor do Fórum, nesta quinta-feira (13), na Sede Provisória do Governo no Centro de Convenções. O encontro, que está previsto para acontecer em outubro de 2013, discutirá, entre outros temas, o desafio de formar mais profissionais de saúde em todo mundo.
 
A preocupação com a formação de recursos humanos é legítima. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o déficit de profissionais é de cinco milhões em todo o mundo. Para Eduardo, além do desafio de formar mais profissionais, é preciso priorizar a humanização da assistência. “Precisamos formar pessoas com a capacidade de assistir bem os usuários do Sistema Público de Saúde. Não compreendemos como o mesmo profissional atende de uma forma no hospital privado e de outra no hospital público. É inaceitável”, cravou.
 
Participaram da reunião com o governador o representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), David Evans; o representante da Aliança Global da Força de Trabalho da Saúde (GHWA) Masato Muginati; alem de Mozart Sales, secretário executivo do Ministério da Saúde, e o secretário de Saúde Antônio Figueira, entre outros.
 
A escolha de Pernambuco para sediar o evento levou em consideração a atenção que o Governo do Estado tem dado ao tema.  “O Governo do Estado investiu na contratação de servidores, na construção de novos equipamentos de saúde, em programas inovadores como o Forma SUS e, além disso, investiu na interiorização de cursos como Medicina e Enfermagem”, justificou Mozart Sales, secretário executivo do Ministério da Saúde. Mozart lembrou a implantação do curso de medicina em Garanhuns e das vagas também para o curso de medicina em Serra Talhada, que serão oferecidas pela UPE no vestibular deste ano.
 
A escolha de Pernambuco também levou em consideração a disponibilidade de comunicação aérea com a Europa e América do Norte. Além da formação de profissionais, o Fórum, que deverá reunir cerca de dois mil participantes de até 40 países, também debaterá a universalização da saúde com qualidade, a regulação profissional e o futuro das profissões de saúde.
 
A proposta de discutir a formação de profissionais de saúde foi estabelecida em 2006 pela OMS com o objetivo de compartilhar experiências e traçar caminhos, durante uma década (2006-2016), para zerar o saldo negativo. Os outros dois Fóruns Globais aconteceram nos continentes Africano e Asiático. O primeiro em Kampala, na Uganda e o segundo em Bangkok, na Tailândia. O Comitê continua em reunião preparatória para o evento até sexta-feira (14). Esse é o primeiro encontro formal do Comitê.https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_2465_tn_201209131428518ee5.jpg

Assuntos: pernambuco, america, forum, global, recursos humanos, saude, oms, encontro, ghwa, governo, estado, sus, forma sus, eduardo campos, centro de convencoes
Compartilhe: Link para o post: