meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Bons resultados do Educação Integrada são destacados pela Unicef

| Educação

Unicef 

Ampliação da iniciativa foi discutida, nesta terça (30), durante reunião entre o governador Paulo Câmara e representante da entidade no Brasil

O governador Paulo Câmara recebeu, na tarde desta terça-feira (30.10), no Palácio do Campo das Princesas, a representante do Fundo das Nações Unidas de Infância (Unicef) no Brasil, Florence Bauer. Na audiência, ela falou sobre a importância do Programa Educação Integrada, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Unicef, e destacou, com entusiasmo, os resultados que pode constatar, a exemplo da redução da evasão e da repetência escolar. Também conversaram sobre a possibilidade de expandir a iniciativa para mais municípios. E o governador informou que pretende ampliar de 15 para 80 o número de cidades pernambucanas que participam do Programa.

Antes da reunião com o governador, Florence esteve em Bonito – uma das cidades atendidas pelo projeto –, no Agreste Central. Lá, juntamente com o secretário de Educação, Fred Amâncio, ela visitou as escolas, conheceu os trabalhos que estão sendo realizados e os seus resultados. “A experiência foi muito boa. Falamos tanto com as crianças da Educação Infantil como com crianças maiores, professores e diretores. Pude conferir um nível de empolgação e entusiasmo muito fortes, além de resultados concretos em termos de redução da evasão e da repetência escolar. E, por isso, discutimos com o governador Paulo Câmara sobre essa iniciativa e sobre como podemos ampliá-la para mais municípios”, afirmou a representante do Unicef.

A parceria entre a instituição e o Governo de Pernambuco é focada nos ciclos de Educação Infantil e de Alfabetização e pretende assegurar a crianças entre 4 e 10 anos de idade a conclusão dos estudos. “Damos apoio a esses municípios para melhorarmos a qualidade do Ensino Infantil e dos anos iniciais como, por exemplo, capacitação e metodologia. É um acompanhamento quase cotidiano para podermos ajudar os vários membros do setor educacional, como professores e diretores da escola, e melhorarmos todas essas fases da educação”, ressaltou Florence.

O secretário Fred Amâncio, que também participou da reunião com o governador, destacou que Bonito é um dos 15 municípios que mais avançou desde que o Programa foi instituído, há dois anos. “As escolas de Bonito saíram de resultados medianos: tiveram o melhor resultado em Pernambuco dos anos iniciais e ficaram entre os três primeiros dos anos finais”, justificou. O gestor da pasta reforçou que o projeto é extremamente importante para a melhoria da educação no Estado.

“Temos um desafio enorme com o Ensino Fundamental porque, aqui em Pernambuco, esse ciclo é ligado às redes municipais. Então, para a educação do Estado continuar avançando, não basta que as escolas do Ensino Médio sejam boas, as do Ensino Fundamental também precisam ser. E, para isso, precisamos construir pontes com os municípios e é aí que entra o Programa Educação Integrada”, frisou.

Além do Unicef, a iniciativa conta com a parceria de outras instituições: Grupo Neoenergia, Fundação Itaú Social e Instituto Natura. E, desde que foi lançada, em 2016, atende cerca de 93 mil estudantes nos municípios de Camaragibe, Itapissuma, Timbaúba, Tamandaré, Santa Cruz do Capibaribe, Bonito, São Bento do Uma, Bom Conselho, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Flores, Floresta, Salgueiro, Cabrobó e Trindade, representando assim todas as regiões de desenvolvimento do Estado.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

Assuntos: paulo camara, unicef, programa de educação integrada, governo de pernambuco,
Compartilhe: Link para o post: