meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Oficinas ampliadas vão debater implantação de Corredor Ecológico na APA Aldeia-Beberibe

| Meio Ambiente

apa

Com a participação de moradores, órgãos públicos e entidades representativas, as cinco oficinas serão realizadas na próxima semana, de segunda (7) à sexta (11).

O processo de discussão para implantação do primeiro corredor ecológico de Pernambuco, na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, terá  uma importante etapa na próxima semana,  com a realização de cinco oficinas ampliadas. Elas serão realizadas da segunda (7) à sexta-feira (11), das 8h às 16h, envolvendo representantes de associações, comunidade acadêmica, órgãos públicos, produtores e proprietários rurais, agentes ambientais e o Conselho Gestor da APA, entre outros. A primeira será no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).  A divisão das oficinas (veja cronograma abaixo) foi feita por grupos focais e não será necessária inscrição prévia para participação e os interessados podem comparecer a quantas desejarem.

Os corredores ecológicos são áreas que unem os fragmentos florestais ou unidades de conservação separados por interferências humanas, a exemplo de estradas e atividades agrícolas. São criados a partir de estudos sobre deslocamento de espécies e as localizações populacionais e visam, sobretudo, minimizar os impactos ambientais das atividades humanas, promovendo a ligação entre diferentes áreas, de forma a garantir o aumento da cobertura vegetal, a dispersão de sementes e o deslocamento de animais. A regulamentação é feita a partir do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC).

O projeto do Governo de Pernambuco para a implantação do Corredor Ecológico da APA Aldeia-Beberibe está sendo desenvolvido pela NBL Engenharia Ambiental, vencedora de processo licitatório do Programa de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco (PSHPE). Nas oficinas, ao longo da próxima semana, serão discutidos os planos de ação propostos para a implantação. A recomendação de criação de uma Zona de Corredor Ecológico na APA Aldeia-Beberibe foi feita a partir do levantamento de dados da vegetação, de uso e ocupação do solo e de dados socioeconômicos da região.

Com uma área de mais de 31 mil hectares, abrangendo parte dos municípios de Recife, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, Paudalho, São Lourenço da Mata, Igarassu e Araçoiaba, a APA Aldeia-Beberibe é uma UC de uso sustentável, tendo importante papel para preservação da Mata Atlântica no Estado.

CRONOGRAMA DAS OFICINAS 

Segunda (7/5) – Local:  Auditório da Semas  (Av. Rosa e Silva, 1339) - 8h às 16h – Grupos: CPRH, Semas, APAC , órgãos do Governo do Estado, de prefeituras, CEGRA/PE, Consema, Comitê de Bacias, Compesa

Terça (8/5) – Local: Auditório da Pró-Reitoria de Extensão PRAE da UFRPE - 8h às 16h – Grupos: Comunidade Acadêmica, turma de formação dos Agentes Populares em Educação Ambiental (Cepan)   

Quarta (9/5)  – Local: Centro de Artes de Igarassu (Rua São Sebastião, 1149, Centro, Igarassu – 8h às 16h – Grupos: Assentamentos, produtores e proprietários rurais

Quinta (10/5)  – Local: Auditório do Sindaçúcar (Rua Cais da Alfândega, 130, Bairro do Recife) – 8h às 16h – Grupos: Usinas, Sindaçúcar Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool), Associação dos Fornecedores de Cana, Fiepe, Transpetro

Sexta (11/5)  – Local: Pousada Aldeia dos Camarás (Rua Alcides Maia, 301, Aldeia dos Camarás, Camaragibe) – 8h30 às 16h – Grupos: Conselho Gestor da APA, Fórum Socioambiental, Associação de Condomínios de Aldeia                

Assuntos: sprh, corredor ecologico, semas, protecao ambiental, seuc, oficinas
Compartilhe: Link para o post: