meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Exposição “Minha casa tem ciência?” E quase 30 oficinas e atividades fazem a programação de férias

| Tecnologia

minha casa tem ciência  

Tem início, no dia 2 de janeiro, a programação de férias do Espaço Ciência. O destaque da programação é a nova exposição “Minha  Casa tem Ciência?”. Adquirida do Museu da Vida/RJ, ela mostra de forma lúdica e divertida a presença da Ciência em nosso dia-a-dia e em nosso lar.

A exposição reproduz diferentes ambientes de uma casa e mostra, com experimentos, vídeos e ferramentas interativas, a Ciência nos alimentos, nos produtos de higiene, nos medicamentos, nos cuidados com a limpeza da casa ou das roupas, no amor e em muitas outras ações cotidianas.

SAIBA MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO

Além de todas as exposições e atrações permanentes do Museu, a programação de férias inclui quase 30 oficinas e atividades distribuídas ao longo do mês. Em média, são oferecidas duas a três oficinas por dia, cada uma delas com 25 vagas. Os interessados devem adquirir sua senha na Recepção, assim como senhas para as sessões de Planetário e passeio de barco.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

O Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco faz parte da Secretaria  de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado. Funciona no Parque Memorial Arcoverde, de segunda a sexta de 8h às 12h e de 13h às 17h; e nos fins de semana, de 13:30h às 17h. A entrada no Museu é gratuita.e limitada até 16h.

CONFIRA AS OFICINAS/ATIVIDADES:

  • Montando um barco de Motor Elástico (5 a 10 anos): Os visitantes serão convidados a construir um barco com materiais recicláveis e perceber como atua a força elástica na movimentação dos remos, unidos por uma liga.
  • Damas recicláveis (7 a 13 anos): Os participantes construirão um jogo de Damas com materiais recicláveis para se divertir com este jogo de estratégias.
  • Brincando com Edição de Fotos (10 a 14 anos): noções de edição de fotografias com uso do Photoshop
  • Aprendendo a voar (A partir de 7 anos): Que tal fabricar seu avião-pipa e aprender um pouco sobre a história da aviação e aerodinâmica?
  • Oficina de Nós (07 a 11 anos): O grupo “Escoteiros do Mar Duarte Coelho” ensina a conhecer e fazer diferentes tipos de nós: qual a utilidade de cada um deles?
  • Pioneira (11 a 16 anos): Mais uma atividade do grupo “Escoteiros do Mar Duarte Coelho”, com montagem de estruturas com bambus ou bastões de madeira
  • Aventura Pelo Corpo Humano (7 a 12 anos): Nesta oficina, os participantes descobrirão, de forma prática e divertida, sobre o funcionamento dos pulmões, a dureza dos ossos, os batimentos do coração, os cromossomos e a genética.
  • CSI- Investigação Criminal (A partir de 6 anos): Nesta atividade, cada participante se transforma em um perito e ajudará a elucidar  um crime, coletando impressões digitais, utilizando reagentes para observação, realizando extração de DNA, identificando manchas de sangue, fazendo teste de drogas e descobrindo se houve disparo de armas de fogo.
  • Matemágica (6 a 12 anos): Que tal aprender matemática com truques mágicos e Jogo da Memória?
  • Som no Copo (a partir dos 10 anos): Com materiais recicláveis, os participantes fabricarão amplificadores de som do celular e aprenderão sobre difração sonora
  • Brincando com os 3 R´s (A partir de 8 anos): em uma gincana divertida, os visitantes são estimulados a separar e reaproveitar o lixo.
  • Arco-iris: Branco ou Colorido? (A partir de 8 anos): Venha construir um disco de Newton e perceber como as cores se misturam e separam
  • Criando Mudas (Livre): Na oficina, os participantes aprenderão a construir mudas. PS: importante que cada um traga seu recipiente reciclado ou reutilizado
  • Construindo pilhas a partir de alimentos (A partir de 10 anos): Os participantes construirão pilhas usando moedas, parafusos e restos de alimentos.
  • Pesque e Aprenda (4 a 12 anos): Os visitantes poderão pescar um peixe no Espelho D’água, aprender um pouco sobre ele e depois devolvê-lo ao habitat
  • Diversão com Areia Cinética (a partir dos 8 anos): Nesta oficina, os participantes constroem uma areia cinética, daquelas que é possível moldar e dar formas, e aprendem sobre as propriedades de sólidos, líquidos e gases.
  • Introdução a Robótica (9 a 14 anos): Venha fazer circuitos eletrônicos por meio da plataforma Arduíno.
  • Sinais de Pista (11 a 16 anos): Ministrada pelo grupo “Escoteiros do Mar Duarte Coelho”, consiste em utilizar objetos encontrados no local para sinalizar trilhas.
  • Enxergando e Entendendo As Partes da Célula ( a partir de 7 anos): Que tal observar células ao microscópio e realizar atividades interativas sobre isso?
  • Comida Mateira (11 a 16 anos): O grupo “Escoteiros do Mar Duarte Coelho” ensina novas estratégias para preparar comida em acampamento
  • Jardim Sensorial (6 a 10 anos): Que tal aprender sobre as plantas usando cada um dos órgãos sensoriais?
  • Semáfora (11 a 16 anos): Em mais uma oficina do grupo “Escoteiros do Mar Duarte Coelho”, os visitantes aprenderão a usar bandeiras de sinalização e enviar mensagens a longas distâncias
  • Brincando de programar (10 a 14 anos): Com um software didático, os participantes têm noções de programação e criação de games
  • Plantando girassóis (6 a 10 anos): Aqui a meninada vai fazer arte e plantar girassóis.
  • Foguete de garrafa pet (7 a 14 anos): Venha construir e lançar seu foguete feito de garrafa pet
  • Observatório indígena (7 a 12 anos): Como os povos antigos acompanhavam as estações do ano? Venha construir seu próprio Observatório Indígena
  • Relógio solar (8 a 14 anos): Construa seu relógio solar e aprenda a saber as horas apenas pela posição do sol.
Cidades: Recife
Assuntos: secti, espaço ciencia, minha casa tem ciencia, exposiçao, programaçao
Compartilhe: Link para o post: